You are on page 1of 8

LIO 13

O Sacrifcio que Agrada a Deus


Caros colegas, professores de nossa EBD, outra vez; chegamos ao final de mais um trimestre de lies bblicas que nos veicularam o conhecimento de Deus contido nesta maravilhosa epstola, o qual teve como objetivo doutrinar os crentes daquela igreja local a viver alegremente no Senhor, e, a fortalecer a f, ou seja, a vida espiritual dos irmos filipenses ante os ataques dos falsos mestres. Nessa carta, o apstolo explica que a alegria crist transcende qualquer tipo de problema e deve ser vivenciada em tempos de fartura e em tempos escassez. Que Deus vos abenoe e ilumine suas mentes e seus coraes no estudo desta to maravilhosa lio bblica. Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei. Sl 119.18

REFLEXO
A liberalidade em contribuir com a obra de Deus se constitui e uma oblao de amor. Pr. Elienai Cabral

Leitura Bblica em Classe


14 Todavia, fizeste bem em tomar parte na minha aflio. 15 E bem sabeis tambm vs, filipenses, que, no princpio do evangelho, quando parti da Macednia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e receber, seno vs somente. 16 Porque tambm, uma e outra vez, me mandastes o necessrio a Tessalnica. 17 No que procure ddivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. 18 Mas bastante tenho recebido e tenho abundncia; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que de vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus. 19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em gloria, por Cristo Jesus. 20 Ora, a nosso Deus e Pai seja dada a glria para todo o sempre. Amm. 21 Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmos que esto comigo vos sadam. 22 Todos os santos vos sadam, mas principalmente os que so da casa de Csar.

23 A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm! Filipenses 4. 14-23.

Uma Oblao de Amor


A palavra oblao, na cultura religiosa judaica, faz parte dos vrios tipos de ofertas que existiam em alguns atos rituais e litrgicos na relao do povo de Israel com o prprio Deus. Cada oferta tinha sua finalidade e a sua importncia na liturgia judaica. Havia dois tipos de ofertas: as ofertas expiatrias e as ofertas de consagrao. As ofertas expiatrias eram identificadas como a oferta pelo pecado (Lv 4.1-35; 6.24-30) e a oferta pela culpa (Lv 5.14-16; 7.1-7). As ofertas de consagrao eram identificadas como holocaustos aquilo que sobe (Lv 1.3-17; 6.8-13) e as ofertas de manjares (oblao), feitas com cereais, animais e elementos que podiam ser comidos, especialmente, pelos sacerdotes e levitas (Gn 4.3-5; Jz 6.18; 1 Sm 2.17). Esta Carta contm assuntos doutrinrios e assuntos de carter pessoal da parte de Paulo, alm do preito de gratido e da alegria do Senhor que enchia o seu corao. No texto de 4.1013 temos uma das mais bonitas expresses de confiana e contentamento que se acha em toda a Bblia. Paulo revela, neste final de carta, sua vida de confiana em Cristo lhe dando fora interior para continuar a cumprir o seu ministrio. No versculo 13 ele declara que Cristo a razo de sua fortaleza moral e espiritual. No a sua idade, o seu conhecimento, a sua influncia, nem os seus talentos, mas Cristo. Neste final de carta, em especial, Paulo fala da oferta dos filipenses como uma oblao, como um sacrifcio agradvel a Deus.

Participando das Aflies do Ministrio (4.14-18)


Paulo agradecido a Deus declara fizeste bem reconhecendo que aquela ao dos irmos filipenses alm de ser um de ser um socorro de Deus para sua vida naquela priso romana, mas tambm demonstrava maturidade espiritual (1Co 13.11) que eles estavam sendo movidos, compelidos, guiados pelo amor Deus. Pois, o ato de dar voluntrio, ou seja, um ato da graa, um ato da misericrdia. quando permitimos que o Esprito Santo trabalhe em nossos coraes (Gl 2.20) de forma que a necessidade do nosso prximo seja tambm a nossa. Paulo em sua segunda carta a Timteo no captulo 2.3 diz: Sofre, pois, comigo, as aflies, como bom soldado de Jesus Cristo. Est identificao com o prximo to extraordinria que o prprio Senhor Jesus diz em Matheus captulo 25. 34-46: 34 ento, dir o Rei aos que estiverem sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possu por herana o Reino que vos est preparado desde a fundao do mundo; 35 porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede, e deste-me de beber; era estrangeiro, e hospedaste-me; 36 estava nu, e vestiste-me; adoeci, e visitaste-me; estive na priso, e fostes ver-me. 37 Ento, os justos lhe respondero, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?

39 E, quando te vimos enfermo ou na priso e fomos verte? 40 E, respondendo o Rei, lhes dir: em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizestes.

Paulo destaca a relao de dar e receber entre ele e os filipenses (vv. 15,16)
Nos tempos modernos, a igreja tem sofrido com obreiros que exploram as igrejas financeiramente. E uma realidade que vivemos e que precisa ser corrigida. Paulo d um exemplo de viver de modo a no tornar-se um mercenrio. Todo obreiro digno do seu salrio e isso princpio bblico. O que no admissvel que se faa a obra de Cristo por causa de dinheiro. Em relao a si mesmo, Paulo est dizendo igreja de Filipos que o recebimento da oferta enviada para ele tinha, acima de tudo, um carter espiritual. Ele a recebia como uma oblao de amor da parte dos filipenses. Ele no a recebia por cobia material: No que procure ddivas (v. 17). Era, na realidade, o exerccio de um sacerdcio com a coparticipao da igreja. Uma igreja que se fecha como um casulo, voltada apenas para os seus interesses internos, deixa de cumprir o seu papel sacerdotal de misericrdia. Em relao liderana, deve haver todo cuidado com as tentaes das ddivas e do dinheiro e, nesse sentido, Paulo era cuidadoso. Os servos de Deus que pregam e ensinam nas igrejas, e que dependem das ofertas para o seu sustento, ou mesmo os que pastoreiam igrejas e aqueles que exercem o ministrio da Palavra na itinerncia, precisam ter cuidado com o amor ao dinheiro. O sbio Salomo declarou: O que amar o dinheiro nunca se fartar de dinheiro (Ec 5.10). As igrejas devem respeitar e amar os que vivem apenas do ministrio, mas estes

no devem permitir que o dinheiro os escravize e se torne senhor de suas vidas. O dar e receber est dentro do contexto da mordomia crist que une trabalho e recompensa com o fim de colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. E preciso haver um total desprendimento material daqueles que servem na obra de Deus.

A oblao de Amor dos filipenses (17-19)


Segundo o dicionrio Luft a palavra oblao significa oferenda, sacrifcio a Deus. Sabemos que no contexto bblico uma palavra proveniente do sistema sacrifical levtico. Ela est contida no contexto da expresso cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel. No contexto bblico a oblao significa ddiva, a saber, o ofertante se dirigia ao ministro com sua oferta que poderia ser feita com cereais, animais e elementos que poderiam ser comidos, especialmente pelos sacerdotes e levitas (Lv 7. 11-21). No antigo testamento h dois tipos de ofertas oferecidos a Deus: a voluntria e a obrigatria. 1. Oferta Voluntria Eram ofertas frutos de uma deciso pessoal em demonstrar gratido, adorao e consagrao, e faziam com que o ofertante chegasse diante do ministro com um semblante de alegria. As ofertas voluntrias eram o holocausto (consagrao), a oferta de manjares (gratido) e a oferta pacfica (comunho). 2. Oferta Obrigatria Eram ofertas previstas e prescritas na lei do senhor para quando o ofertante desobedecesse lei e pecasse contra Deus; ele se chegava diante ministro com tristeza e quebrantamento

pela compaixo de Deus. Eram a oferta pelo pecado (perdo) e a oferta pela culpa (restaurao). Paulo usa expresses do culto a Deus e diz que a oferta dos filipenses era cheiro suave, como sacrifcio agradvel a Deus. A frase cheiro suave encontramos repetidamente no Antigo Testamento, a comear pelo sacrifcio de No depois que a arca pousou num dos montes Ararat (Gn 8.20,21). O texto de Gnesis diz que o Senhor cheirou o suave cheiro do sacrifcio que No lhe ofereceu. Na mente de Paulo, a ddiva dos filipenses exalava um aroma suave, como um sacrifcio aceitvel e aprazvel a Deus (Ex 29.18; Gn 4.4). Ele entendia, como uma prtica de justia e misericrdia, como sendo um sacrifcio agradvel ao Senhor. No Novo Testamento, Cristo sacrifcio pelos pecados do mundo e oblao de cheiro suave como oferta a Deus (Ef 5.2). A atitude dos filipenses era vista por Paulo como se fosse uma oferta de manjares oferecida a Deus que exalava um cheiro suave diante do Senhor.

A Recompensa da Generosidade dos Filipenses (v. 19)


A igreja em Filipos no tinha muitos recursos financeiros. Por isso, a sua contribuio envolvia sacrifcio e muito amor. Era uma igreja que dava, no do que sobrava, mas fazia alm do que tinha e o fazia com um sentimento de amor ao Senhor Jesus. O apstolo Paulo estava feliz pela generosidade dos filipenses e declara que aquela atitude de amor da parte deles lhes seria uma porta aberta para as suas vidas com todas as bnos e riquezas materiais e espirituais. Pois a palavra suprir significa fazer transbordar, ou seja, Paulo declara que Deus transbordar os filipenses com todas as bnos com as quais necessitavam para o viver cristo que estavam vivendo.

Louvor e Saudaes de Despedidas do Servo de Deus (20-23)

Nos versculos 20 ao 23 temos uma doxologia que Paulo faz a Deus em gratido por tudo quanto havia recebido em sua vida. Ele sada a todos os santos em Cristo e encerra sua carta com a tradicional saudao: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos (v. 23). A palavra nosso ganha um sentido especial, porque nesse contexto no se trata de um pronome possessivo, mas significa um pronome fraternal de relacionamento. Deus nosso Pai, e por Jesus Cristo, seu Filho amado, somos filhos de Deus; por isso, a palavra nosso est em nossos coraes. A Ele prestamos nosso louvor e glria que eterna pelos sculos dos sculos.

You might also like