You are on page 1of 5

A Missa parte por parte

Com efeito, eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o po e, depois de dar graas, partiu-o e disse: Isto o meu corpo, que para vs; fazei isto em memria de mim. Do mesmo modo, aps a ceia, tambm tomou o clice dizendo: Este o clice da nova Aliana em meu sangue; todas em as vezes que deles beberdes, fazei-o em memria de mim. (1 Cor 11, 23-25)

O que a Missa? Ceia do Senhor ou Frao do Po (primeiros cristos); Eucaristia ou Ao de Graas (atualmente); Como nasceu a celebrao da Missa? o prprio Senhor Jesus quem Institui a Eucaristia (Mt 26, 26 28; Lc 22, 19 20; Mc 14, 22 - 24); Importncia de comungar o Corpo e Sangue e suas consequncias para a vida. (Jo 6, 51 58; 1Cor 11, 17 34); Frao do Po nas primeiras comunidades (At 2,42); Tambm faziam partilha de alimentos (1Cor 11, 17 34); Relao entre Missa e Pscoa do Senhor Missa Celebrao do Mistrio Pascal Paixo, morte, ressurreio e asceno do Senhor Jesus Pscoa do Senhor sua passagem da morte para a vida sua passagem deste mundo para o Pai

Jesus instituiu a Eucaristia numa celebrao da Pscoa dos Judeus. Enquanto os judeus celebram na sua Pscoa, a passagem da escravido para a liberdade, ns cristos, celebramos nossa Pscoa como libertao do pecado para a vida eterna. A celebrao da Eucaristia, tal como a celebramos hoje, no fruto da improvisao, mas resultado de uma caminhada que se iniciou com o prprio Jesus, continuou pela prtica dos apstolos e chegou at ns. O Dia do Senhor = O domingo o dia que d sentido e valor aos outros dias da semana (Mt 28, 1; 1 Cor 16,2; Ap 1,10). A Eucaristia como fonte e pice da vida crist (SC 10) de suma importncia para a vida dos cristos. Todas as vezes , pois, que comeis desse po e bebeis desse clice, anunciais a morte do Senhor at que ele venha. (1 Cor 11,26) > Continuamos celebrando a Eucaristia obedecendo ordem do Senhor Jesus, quando diz: Fazei isto em memria de mim (Lc 22, 19c) e quando rezamos Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreio. Vinde Senhor Jesus! revivemos os mistrios da Paixo, morte e ressurreio, a sua Pscoa e a nossa. Quem celebra a Eucaristia? O grande celebrante o prprio Jesus Cristo (SC 7) que se entrega e se oferece ao Pai por ns. O sacerdote preside assembleia em nome de Cristo. (SC 33) O ministro ordenado (Bispo e Presbtero) quem preside a celebrao e a assembleia dos batizados participa enquanto sacerdcio real, logo todos celebram a seu modo, como participantes conscientes, piedosos e ativos (SC 48), como membros do corpo de Cristo, que a Igreja. A Eucaristia (SC 26, 27) essencialmente um ato comunitrio, por isso chama-se assembleia, pois se rene para ouvir a Palavra do Senhor e partilhar o po (At 2,42 44)

As partes da Celebrao Eucarstica


Liturgia da Palavra - Mesa da Palavra Liturgia Eucarstica - Mesa da Eucaristia Apresentao das oferendas Orao sobre as oferendas Orao Eucarstica Doxologia Pai Nosso Abrao da paz Frao do po Cordeiro de Deus Comunho Orao ps -comunho

Primeira leitura Salmo responsorial Segunda Leitura Aclamao ao Evangelho Proclamao do Evangelho Homlia Profisso de f Preces

Ritos Iniciais e Ritos Finais


Ritos Iniciais Canto de entrada Sinal da cruz Saudao do presidente Ato penitencial Hino de louvor Orao de coleta Ritos Finais Beno final Despedida

Ritos Iniciais As equipes de liturgia geralmente preparam uma introduo e comentrios. Na introduo buscamos os motivos que nos levam a celebrar : o tempo litrgico, as pessoas, omunidades, aquilo que acontece nos pas, no mundo... importante estarmos bem motivados para celebrar. Muitas comunidades criaram o ministrio da acolhida, para receber bem as pessoas, orient-las se for preciso. Esse ministrio cria um clima de famlia e muito gratificante ser bem recebido. 1. Canto de entrada acolhe o presidente, cria ambiente de festa, de alegria, de famlia, de fraternidade, de comunho do Deus e as pessoas. Canta-se em p; costuma-se fazer procisso de entrada (nas festas). Deve estar sintonizado com o tema do dia. 2. Sinal da cruz porta d entrada e sada da missa; composto de gestos e palavras; marcamos nosso corpo consagrando-o Santssima Trindade; pode-se cantar. 3. Saudao sada a assembleia; comeo do dilogo que percorre toda celebrao; tirada das cartas do NT; a assembleia louva a Deus por t-la reunida no amor de Cristo. 4. Ato penitencial reunidos em nome da Trindade pedimos perdo; confisso de nossas faltas e profisso na misericrdia divina; pode ser cantado. 5. Hino de louvor conhecido como glria; grande doxologia da missa; canta-se nas festas e solenidades exceto no Advento e na Quaresma. Hino de louvor ao Pai por causa de Jesus Cristo, na fora do Esprito Santo; no deve ser substitudo por outro canto. 6. Orao chamada de coleta; primeira das trs oraes presidenciais, reservada a quem preside; deseja reunir e unir todas os sentimentos da comunidade que celebra

Liturgia da Palavra
Escuta, Israel Iahweh teu Deus quer falar...

1. Primeira leitura - nos domingos , festas e solenidades, a primeira leitura quase sempre do AT (exceo nos domingos da Pscoa); leitura do AT em funo do Evangelho; (sobretudo no Tempo Comum); dias da semana se divide em par e mpar (passagens mais significativas da Bblia, exceto os Evangelhos; as leituras terminam com Palavra do Senhor e a assembleia responde Graas a Deus. 2. Salmo responsorial - resposta orante da assembleia; pode ser outro hino da Bblia; deverias ser sempre cantado; no deve ser substitudo pro outro canto. 3. Segunda leitura - nos domingos e solenidades; no Tempo Comum (leitura contnua das cartas do NT); pretende iluminar a prtica pastoral das comunidades. 4. Aclamao ao Evangelho - de p a assembleia acolhe o Evangelho, o prprio Jesus que nos fala; canto alegre e vibrante: Aleluia! (exceto na Quaresma); nas missas solenes h a procisso do Evangelirio, usa-se incenso. 5. Evangelho - proclamado por um concelebrante ou dicono; pode ser cantado (festas); usa-se o incenso; um evangelho a cada ano (Mateus - Ano A; Marcos - Ano B; Lucas -Ano C); Joo - entra um pouco por tudo (particularmente na Quaresma e Tempo Pascal); nos dias da semana lemos praticamente todos os evangelhos, no intervalo de um ano; a persignao para expressar o desejo de que a Palavra nos guie nos pensamentos, palavras e aes; termina: Palavra da Salvao e assembleia responde: Glria a vs Senhor. 6. Homlia sentado, quem preside assembleia explica o sentido das leituras e ajuda comunidade a aprofundar a Palavra de Deus luz da nossa realidade; momento de escutar com ateno e respeito e procurar descobrir o que Deus nos diz. 7. Profisso de f - a homlia abriu nossos olhos e aqueceu nosso corao; de p, a assembleia professa rezando o Creio; Smbolo dos Apstolos (mais curto) e o Niceno-Constatinopolitano (mais longo) - Conclio de Nicia e Constantinopla; rezado todos os domingos e solenidades. 8. Preces da assembleia aos domingos e sempre que oportuno reza-se; fazem-se pedidos para a prpria comunidade e as pessoas que constituem; reza-se pelo mundo, a Igreja e por todos. Liturgia Eucarstica Da Mesa da Palavra passa-se Mesa da Eucaristia. Nossa ateno se concentra agora no altar. Para solenizar esse momento faz-se a procisso das ofertas: po, vinho e smbolos da vida da comunidade. Cada cristo convidado a fazer-se oferta, segundo o pedido de Paulo:
Exorto-vos, portanto, irmos, pela misericrdia de Deus, a que ofereais vossos corpos como hstia viva, santa e agradvel a Deus: este o vosso culto espiritual. (1 Cor 12,1)

1. Canto e apresentao das oferendas durante a procisso de oferendas, canta-se o canto das ofertas; momento de oferta espontnea para a comunidade e para a Igreja; o presidente apresenta ao Pai do cu as oferta do po e do vinho, frutos da terra e do trabalho humano; ofertas que vo se transformar em po da vida (Corpo de Cristo) e clice da salvao (Sangue de Cristo); pode se incensar; lava-se as mos (quando o presidente oferecia produtos da terra , aps receb-los, o padre lavava as mos; sentido de purificao: Lavai-me, Senhor, das minhas faltas e purificai-me de meus pecados. 2. Orai, irmos... o presidente da celebrao convida a assembleia a se unir numa s o orao para que Deus aceite o sacrifcio que est sendo oferecido.

3. Orao sobre as oferendas segunda orao presidencial da missa; o presidente pede a Deus que aceite as ofertas do povo; a comunidade consente com o Amm! . 4. Orao Eucarstica centro de toda celebrao; assembleia fica de p e se ajoelha na consagrao; a comunidade rende graas a Deus mediante a orao eucarstica.
No Brasil, temos 14 oraes eucarsticas: 3 para crianas, 2 sobre reconciliao, 4 para diversas circunstncias; algumas delas tem prefcio prprio (por exemplo a 4).

Elementos comuns em todas as Oraes Eucarsticas: a. Prefcio abertura da orao eucarstica; o prefcio uma ao de graas ao Pai por Jesus Cristo e inicia-se com dilogo entre o presidente e a assembleia; prefcios: para os tempos litrgicos, solenidades , festas, etc b. Santo louvor csmico a Deus; a assembleia se une ao coral universal e canta a santidade de Deus: Santo, Santo, Santo...; deveria ser sempre cantado. c. Epiclese invocao do Esprito Santo sobre as oferendas. d. Narrativa da instituio e consagrao ponto alto da celebrao eucarstica; quem preside repete os gestos e palavras do Senhor na ltima ceia; o mistrio da nossa f, ao qual o povo responde com aclamaes. e. Anamnese (ou seja, memorial) o prprio Jesus ordenou: Fazei isto em memria de mim.
Todas as vezes, pois, que comeis desse po e bebeis desse clice, anunciais a morte do Senhor at que Ele venha. (1 Cor 11, 26)

f. Oblao (ou ofertrio) o prprio Cristo seu Corpo e seu Sangue oferecidos ao Pai, no Esprito, por ns. g. Intercesses em nome da asembleia, o presidente, faz as intercesses: pela Igreja, pelo povo de Deus, pela comunidade, pelo mundo todo e pelos fiis defuntos; terminam pedindo pela prpria comunidade que peregrina a caminho da vida eterna. h. Doxologia final breve hino de louvor: Por Cristo, com Cristo e em Cristo...; fecho da orao eucarstica; podese cantar o Amm. 5. Pai Nosso nos ensina a sermos famlia nica; chamada orao do Senhor; orao a seguir: ampliao do ltimo pedido do Pai Nosso: mas livrai -nos do mal; a assembleia responde: Vosso o Reino.... 6. Abrao da paz inicia-se com a orao Senhor Jesus Cristo, dissestes... o sacerdote convida a comunidade a se saudar fraternalmente com o abrao da paz; costume dos primeiros cristos.
Sadam-vos todos os irmos. Saudai-vos uns aos outros com sculo santo. (1 Cor 16, 20)

7. Frao do po repetindo o que Jesus fez na ltima ceia, o sacerdote parte o po (Mt 26, 26; At 2, 42); esse gesto nos compromete com a partilha; partilhar ato eucarstico; o sacerdote mistura um pedao de po ao vinho (corpo + sangue); enquanto isso a assembleia invoca: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo... 8. Convite Ceia aps o sacerdote rezar algumas oraes prprias, apresenta o Corpo do Senhor: Felizes os convidados...; a assembleia responde: Senhor, eu no sou digno... (cf. Lc 7, 6 7) 9. Comunho somente quem ama muito a Deus e se sente muito amado por Ele que comea a compreender o sentido inesgotvel da unio entre Deus e as pessoas na Eucaristia; por isso nos apresentamos alegres e cantando; aconselha-se que a comunho seja sob as duas espcies (SC 55).

10. Ao de graas Eucaristia significa ao de graas; momento para agradecer em silncio ou com canto. 11. Momento ps comunho terceira orao presidencial; se pede a graa de ser coerente com aquilo que celebramos (1 Cor 15,28). Ritos Finais 1. Bno - a bno final combina com o sinal da cruz dos Ritos Iniciais; no incio marcamos o corpo com sinal da cruz e com a presena da Trindade; na bno final a prpria Trindade que nos acompanha pela vida; h formulrios especiais de bnos (Advento, Natal, Pscoa, Pentecoste, festas de Maria, dos apstolos, etc. 2. Despedida o sacerdote ou o dicono despede a assembleia em paz; canta-se um hino; todos voltam para casa com alegria e com esperana; o primeiro a sair quem presidiu a celebrao e depois a comunidade.

You might also like