You are on page 1of 4

Vol. 101413-3555 No. 1, 2006 Avaliao Fisioteraputica de um Portador de Sndrome Otodental ISSN Rev. bras. fisioter. Vol.

10, No. 1 (2006), 133-136 Revista Brasileira de Fisioterapia

133

AVALIAO FISIOTERAPUTICA DOS SISTEMAS MASTIGATRIO E RESPIRATRIO DE UM PORTADOR DE SNDROME OTODENTAL: UM ESTUDO DE CASO

SILVA FB, SAMPAIO LMM, CARRASCOSA AC


Curso de Fisioterapia, Departamento de Cincias Exatas e Naturais, Centro Universitrio de Araraquara, Araraquara, SP Correspondncia para: Andra Corra Carrascosa, Rua D. Pedro II, 614, Centro, Araraquara, SP, CEP 14801-040, e-mail: acarrascosa@uniara.com.br Recebido: 10/12/2004 Aceito: 18/08/2005

RESUMO
Introduo: Sndrome Otodental uma sndrome autossmica rara de carter dominante que apresenta como principais manifestaes, anomalias dentrias e perda gradual da audio. Objetivos: Detectar atravs de avaliao fisioteraputica alteraes nos sistemas mastigatrio, respiratrio e postura corporal em uma portadora da Sndrome Otodental. Metodologia: Foram realizadas a avaliao postural e inspeo facial, palpao dos msculos mastigatrios e respiratrios, medidas de amplitude da articulao temporomandibular e cirtometria toracoabdominal, alm de coleta de dados na anamnese. Resultados e Discusso: Foram observados respirao bucal associada a maior mobilidade da regio axilar, e no foram encontrados sinais ou sintomas de desordens temporomandibulares. Os achados das caractersticas faciais e postura foram comuns aos de portadores de respirao bucal, sugerindo um desenvolvimento de alteraes respiratrias secundrias Sndrome Otodental. No entanto, a raridade desta patologia associada descrio na literatura restrita a rea odontolgica, dificultam uma anlise comparativa com os dados do presente estudo. Palavras-chave: sndrome otodental, sistema mastigatrio, sistema respiratrio, postura.

ABSTRACT Physiotherapeutic Evaluation of Masticatory and Respiratory Systems in a Patient with Otodental Syndrome: A Case Study
Background: Otodental syndrome is a rare autosomal syndrome of dominant characteristic in which dental anomalies and gradual loss of hearing are the main manifestations. Objective: To detect abnormalities in the masticatory and respiratory systems and posture of a patient with otodental syndrome, based on physiotherapeutic evaluation. Method: Posture was evaluated; facial inspection was performed; masticatory and respiratory muscles were palpated; temporomandibular joint range of movement was measured; and thoracoabdominal cirtometry was performed. Data were also obtained by anamnesis. Results and Discussion: Oral respiration was found to be associated with increased mobility in axillary region. No signs or symptoms of temporomandibular disorders were found. Facial and postural findings were common among patients presenting oral respiration, thus suggesting the development of respiratory alterations secondary to otodental Syndrome. However, the rarity of this pathological condition, together with descriptions in literature that are restricted to the field of dentistry, makes it difficult to comparatively analyze the data from the present study. Key words: otodental syndrome, masticatory system, respiratory system, posture.

134

Silva FB, Sampaio LMM, Carrascosa AC

Rev. bras. fisioter.

INTRODUO

Sndrome Otodental1, tambm chamada Otodentodisplasia2, Displasia Otodental3 e Globodontia4, foi citada como um tipo de displasia ectodrmica, com uma herana autossmica dominante de expressividade varivel2. Alguns autores1,5,6 descrevem as coroas dos caninos e dentes posteriores alargadas, bulbosas e malformadas, com mltiplos lbulos proeminentes. A relao entre cspides e as principais fissuras entre os dentes so eliminadas (por isso, o uso do termo globodontia)1. Os dentes pr-molares so freqentemente ausentes ou pequenos e ocorre, freqentemente, erupo tardia com m-formao dos dentes posteriores decduos e permanentes, alm da perda da audio a altas freqncias1,2,3,4,6,7. As alteraes na dentio decdua so mais intensas, acarretando alteraes faciais como anteverso das narinas, face alongada, um longo filtrum, bochechas protuberantes, mordida aberta anterior e contrao dos msculos orbiculares e mentoniano na tentativa de fechar a boca, esta dificuldade muitas vezes leva o indivduo a adotar uma mudana no padro respiratrio, a fim de facilitar as trocas gasosas, passando a utilizar assim, a respirao bucal4,6,8. Para facilitar a passagem do ar pela cavidade oral necessrio o aumento do espao funcional interoclusal. Para isto o indivduo respirador bucal realiza o abaixamento mandibular e a extenso da cabea prejudicando seu campo visual e, como compensao, ocorre a flexo cervical9. Estas sucessivas mudanas provocam desequilbrios em todo sistema estomatogntico, alterando a postura de repouso e as funes mastigao, fala e deglutio9. Os respiradores bucais apresentam alteraes no sistema estomatogntico, que se manifestam na conformao e estrutura dos rgos, fazendo com que o corpo saia de seu eixo, se estas alteraes no forem detectadas a tempo, podero transformar-se em deformidades esquelticas degenerativas, provocando graves conseqncias10. Este estudo tem por objetivo detectar possveis alteraes nos sistemas mastigatrio, respiratrio e na postura de um portador da Sndrome Otodental, e desta forma contribuir para o conhecimento cientfico sobre esta patologia.

Sndrome Otodental. A avaliao foi realizada por um nico examinador, previamente treinado. A ficha de avaliao elaborada para este estudo foi dividida em anamnese e exame fsico. Na anamnese foram colhidas informaes sobre problemas respiratrios e alteraes do sistema mastigatrio como dor na articulao temporomandibular ou msculos mastigatrios, dores de cabea e dificuldades na mastigao. No exame fsico foram realizadas inspeo geral da face, pescoo e trax, avaliao postural, investigao do tnus dos msculos mastigatrios e respiratrios, avaliao da amplitude da articulao temporomandibular e cirtometria toracoabdominal. Todas as medidas foram realizadas trs vezes, sendo considerada a mdia aritmtica dos valores obtidos. Na avaliao postural foram investigados a postura da cabea e coluna cervical, posio de ombros e pelve e alteraes das curvaturas da coluna. Na inspeo das caractersticas faciais foram observados a fisionomia, formato e altura da face, tnus muscular e assimetrias, e ainda, o padro respiratrio e o tipo de trax12. A palpao dos msculos acessrios da respirao12 e dos msculos masseter e temporal 11 foi realizada com o objetivo de determinar o tnus e a presena de dor muscular, e foi mensurada a amplitude dos movimentos da articulao temporomandibular com o auxlio de um paqumetro da marca Vonder11. A determinao do tnus dos msculos intercostais e diafragma foram realizados e graduados segundo parmetros e escala pr-determinada12. A cirtometria toracoabdominal foi realizada utilizandose uma fita mtrica nos nveis axilar, xifoideano e abdominal (cicatriz umbilical), sendo o dimetro da caixa torcica mensurado no repouso respiratrio e ao final da inspirao e expirao mximas12. Para garantir a confiabilidade dos valores obtidos, todas as medidas foram realizadas duas vezes, utilizando-se a mdia dos valores obtidos. RESULTADOS E DISCUSSO Atravs dos dados colhidos na anamnese foi relatada perda gradual da audio detectada em avaliao otorrinolaringolgica, o que representa um achado comum j descrito em outros estudos1,2,3,4,6,7, alm do atraso na erupo dentria primria e secundria2,4,6. A voluntria relatou ainda ser portadora de alteraes respiratrias como rinite alrgica e dificuldade na respirao nasal noturna. Sobre presena de hbitos parafuncionais do sistema mastigatrio foram relatados roer unhas, morder tampas de caneta e apoiar o queixo na mo.

METODOLOGIA A metodologia a seguir foi submetida avaliao e aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa do Centro Universitrio de Araraquara (protocolo n 252/2004). Foi realizada, na Clnica de Fisioterapia do Centro Universitrio de Araraquara, a avaliao fisioteraputica de uma criana, 10 anos de idade, sexo feminino, portadora da

Vol. 10 No. 1, 2006

Avaliao Fisioteraputica de um Portador de Sndrome Otodental

135

inspeo e nos registros fotogrficos foi observada fisionomia inexpressiva, face alongada, anteverso das narinas, longo filtrum, lbio superior hipotnico, bochechas flcidas e hiperatividade do msculo mentoniano ao cerramento labial, caractersticas estas, encontradas em outros indivduos portadores da Sndrome Otodental4 como tambm em respiradores bucais8,9,13 (Figura 1).

condies, podendo colaborar para o desenvolvimento das mesmas. Os achados das caractersticas faciais e postura da voluntria so comuns aos de portadores de respirao bucal 8,10 , sugerindo um desenvolvimento de alteraes respiratrias secundrias Sndrome Otodental. A relao encontrada entre as alteraes dentrias associada a desvios posturais e respirao bucal requerem diagnstico e interveno precoce, objetivando minimizar suas conseqncias. Contudo, maiores estudos devero ser realizados para garantir a confiabilidade dos achados em portadores de sndrome Otodental.

Figura 1. Alteraes faciais. Nota-se fisionomia inexpressiva, face alongada, anteverso das narinas, longo filtrum, lbio superior hipotnico, bochechas flcidas e hipertonicidade do msculo mentoniano ao cerramento labial.

Foram encontradas ainda caractersticas posturais coincidentes com as encontradas em respiradores bucais, j citadas na literatura10,13 como a anteriorizao da cabea com retificao de coluna cervical, protruso dos ombros, protruso abdominal e hiperlordose lombar com anteverso plvica (Figura 2). A cirtometria traco-abdominal evidenciou uma maior mobilidade da regio axilar, o que infere o padro apical da respirao, no sendo, no entanto, encontradas alterao do trax, anormalidades palpao dos msculos acessrios da respirao, nem dos msculos intercostais e diafragma que foram classificados como bons12. No foram encontradas alteraes do tnus dos msculos masseter e temporal palpao, o que contradiz alguns achados da literatura sobre respiradores bucais13, nem restrio da amplitude mandibular. Foi encontrado apenas aumento da sensibilidade dolorosa bilateral do msculo masseter, possivelmente devido presena dos hbitos parafuncionais10. Apesar de no terem sido encontrados sinais ou sintomas de desordens temporomandibulares, os hbitos parafuncionais so importantes fatores etiolgicos de tais

Figura 2. Alteraes posturais. Nota-se anteriorizao da cabea com retificao cervical, protruso dos ombros, protruso abdominal, hiperlordose lombar e anteverso plvica.

136

Silva FB, Sampaio LMM, Carrascosa AC

Rev. bras. fisioter.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. Gorlin RJ, Cohen MMJr, Hennekan RCM. Syndromes of Head and Neck. 3 ed. Ed. New York: Oxford University Press; 2001 p. 859-77. 2. Levin LS, Jorgenson RJ. Familial otodentodysplasia: A new syndrome. Am. J. Human Genetic 1972 Philadelphia p. 61 a. 3. Jorgenson RJ, Marsh SJ, Farrigton FH. Otodental dysplasia. Birth Defects 1975; 11: 115-9. 4. Witkop CJJr. Globodontia in the otodental syndrome. Oral Path 1976; 41: 472-83. 5. Toledo AO, Bausells HII, Vono RMG, Rocca RA. Anomalia dental mltipla em trs irmos: Caso clnico. Rev. Fac. Farm. Odont. Araraquara 1971; 5: 207-14. 6. Santos-Pinto L, Oviedo MDO, Santos-Pinto A, Iost HI, Seale NS, Reddy AK. Otodental syndrome: three familial case reports. Pediat. Dent 1998; 20(3): 208-11. 7. Cook RA, Cox JR, Jorgenson RJ. Otodental dysplasia: a five year study. Ear Hear 1981; 2: 90-94. 8. Arago W. Respirador bucal. J. Ped. Boston 1998; 64(8): 349-52. 9. Felcio CM. Fonoaudiologia Aplicada a Casos Odontolgicos. Ed. Pancast; 1999. p. 40-46. 10. Marins RS. Sndrome do respirador bucal e modificao posturais em crianas e adolescentes: a importncia da fisioterpica na equipe multidisciplinar. Fisio. em mov 2001; 14(1): p. 45-52. 11. Okeson JP. Tratamento das desordens temporomandibulares e ocluso. 4ed. So Paulo: Artes mdicas; 2000. p. 190-200. 12. Costa D. Fisioterapia Respiratria Bsica. So Paulo. Ed. Manole; 1999 p. 28-35. 13. Bianchini EMG. A cefalometria nas alteraes miofuncionais orais: diagnstico e tratamento fonoaudiolgico. Pr-Fono So Paulo 1993; p. 27-28.

You might also like