You are on page 1of 7

USO DA TCNICA DE FLUIDODINMICA COMPUTACIONAL NA ESTIMATIVA DA PERDA DE CARGA EM ACIDENTES

Ana Clara Soares Carneiro, 1Gustavo Cunha Alves, 1Jos Lucas Mognon, 2 Cludio Roberto Duarte

1 2

Aluno de Iniciao Cientfica, discente do curso de Engenharia Qumica da UFU/MG. Professor da Faculdade de Engenharia Qumica da UFU/MG.

Universidade Federal de Uberlndia, Faculdade de Engenharia Qumica, Av. Joo Naves de vila 2121, Bloco K, Uberlndia-MG, Brasil, CEP: 38400-100, Fax (34) 3239-4292 e-mail: claudiofequfu@gmail.com

1,2

RESUMO - A aplicao da tcnica de fluidodinmica computacional CFD, na previso da perda de carga envolvida em acidentes como vlvulas de grande interesse para projetos de unidades experimentais ou industriais. A literatura apresenta correlaes para este tipo de previso, relacionando os acidentes e um determinado comprimento equivalente em trecho reto. No entanto, alguns acidentes no possuem correlaes para a previso de sua perda de carga. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de previso da perda de carga associada ao escoamento de gua em um sistema contendo alguns acidentes. A dificuldade maior neste tipo de estudo a construo fidedigna da geometria interna dos acidentes, sendo que as simulaes foram feitas usando geometrias tridimensionais (3D). A simulao em 3D levou a uma excelente aproximao entre os valores simulados e aqueles obtidos experimentalmente. Em virtude da complexidade das geometrias das vlvulas as malhas aplicadas nestes acidentes tiveram que ser do tipo no estruturada, nos demais trechos foram aplicadas malhas estruturadas. A geometria e a aplicao da malha foram feitas no software GAMBIT e a simulao do escoamento e previso da perda de carga associada a cada trecho do sistema foi feita com o resolvedor numrico FLUENT. Palavras-Chave: perda de carga, malha computacional e CFD.

INTRODUO
O estudo da perda de carga envolvida em acidentes como vlvulas, joelhos, redues, etc de grande importncia para o projeto de unidades experimentais e industriais. Esses acessrios promovem uma perda de carga localizada, onde a energia eventualmente dissipada, ressaltando ainda os efeitos do atrito que tambm geram perda de carga no escoamento em tubos de seo constante. A aplicao da tcnica de fluidodinmica computacional CFD nesse tipo de estudo importante, pois nem sempre possvel reproduzir experimentalmente certos fenmenos, e ainda permite prever a perda de carga em alguns acidentes em particular, que no apresentam na literatura correlaes especficas entre os mesmos e um comprimento equivalente em trecho reto, e que podem afetar de forma significativa o perfil de escoamento do fluido ou mistura no interior das tubulaes. A simulao computacional nos proporciona outra vantagem que a visualizao tridimensional do escoamento, o que facilita a identificao plena das caractersticas do fluido e sua movimentao.

Caughey e Hafez (1994), citados por Neto et al. (2008) afirmam que vrios mtodos contriburam para consolidar a CFD Computational Fluid Dynamics ou Dinmica de Fluido Computacional na indstria. Segundo Foust et al. (1982) a vlvula um acessrio que, em geral, tem uma funo mais importante que a de simples ligao dos tubos. Ela usada para controlar a vazo ou para interromper o escoamento do fluido, segundo seu modelo bsico que dita o seu uso seja como dispositivo de interrupo seja como dispositivo de controle de vazo. Em nosso estudo tratamos especificamente das vlvulas do tipo gaveta e esfera. Ainda de acordo com Foust et al. (1982) a vlvula gaveta de modelo simples e tem um tampo que desliza em ngulo reto com a direo do escoamento e segundo Manaham (1956) apud Neto et al. (2008), elas so empregadas em diferentes dimetros em tubulaes de gua, leo e lquidos desde que no permitam a corroso ou a deposio de sedimentos. No segundo modelo de vlvula utilizado a parte mvel uma esfera na qual h um canal por onde passa o fluido quando h alinhamento com o tubo. Esses dispositivos, quando abertos, geram uma perda de carga muito baixa, mas quando

VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica


27 a 30 de julho de 2009 Uberlndia, Minas Gerais, Brasil.

parcialmente fechados, ocasionam perdas de carga considerveis as quais estudamos analiticamente no caso da literatura possuir a correlao ideal, experimentalmente e via simulao computacional para posteriores comparaes. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de previso da perda de carga associada ao escoamento de gua em um sistema contendo alguns acidentes. A dificuldade maior neste tipo de estudo a construo fidedigna da geometria interna dos acidentes, como por exemplo, uma vlvula do tipo gaveta. No caso particular deste trabalho as simulaes foram feitas usando geometrias tridimensionais (3D). Os valores obtidos pelas simulaes foram comparados com dados experimentais coletados em laboratrio. A simulao em 3D levou a uma excelente aproximao entre os valores simulados e aqueles obtidos experimentalmente. Em virtude da complexidade das geometrias das vlvulas construdas em 3D a malha aplicada nestes acidentes alguns casos tiveram que ser do tipo no estruturada, nos demais trechos foram aplicadas malhas estruturadas. A geometria e a aplicao da malha foram feitas no software GAMBIT e a simulao do escoamento e previso da perda de carga associada a cada trecho do sistema foi feita com o resolvedor numrico FLUENT.

Figura 2 Vlvula esfera Metodologia Experimental O experimento foi desenvolvido no Laboratrio de Engenharia Qumica da Faculdade de Engenharia Qumica UFU, Uberlndia MG. Utilizou-se de um reservatrio e uma bomba para possibilitar a passagem da gua pela tubulao PVC ( = 0,06 para o material do qual feito a tubulao) de dimetro interno e pelas vlvulas em cada experimento especfico. A vazo mssica para cada experimento foi obtida pelo escoamento de certa quantidade de lquido para um recipiente previamente pesado acompanhado de cronometragem, para que assim, aps nova pesagem do recipiente contendo o lquido, pudesse ser feita a determinao da vazo pela relao massa/tempo. Monitorou-se tambm a temperatura da gua, que foi utilizada para corrigir a viscosidade ( ) da gua nos clculos da perda de carga, mais especificamente, no clculo do nmero de Reynolds. Com o auxlio de um tubo em U contendo lquido manomtrico de densidade 13,6 g/cm e diviso de escalas de 1,0 mm, mediu-se a presso na entrada e sada do sistema e a conseqente diferena de presso entre os mesmos pontos, considerando-se que o fluido manomtrico mais denso que a gua a queda de presso entre esses pontos representada pela equao 1 onde h a altura lida em mm atravs da escala do manmetro.

MATERIAIS E MTODOS
As Figuras 1 e 2 se referem s vlvulas gaveta e esfera utilizadas nos estudos experimentais e de simulao.

Figura 1 Vlvula gaveta

PA PB = ( m f )gh

(1)

Foram realizados oito experimentos, sendo dois para cada situao especfica considerando as vlvulas abertas ou parcialmente fechadas. As condies experimentais, as quais tambm foram utilizadas na simulao computacional para posterior comparao, esto relatadas na Tabela 1.

Tabela 1 Condies Experimentais Tipo de Vlvula Vlvula Gaveta aberta Vlvula Gaveta 2/5 aberta Vlvula Esfera aberta Vlvula Esfera 42,7 fechada Metodologia Numrica dade relativa O clculo da perda de carga (soluo analtica do problema) foi realizado pela equao de Darcy (ou frmula universal) sendo a mesma vlida para qualquer escoamento incompressvel e reconhecida pela ABNT. O estudo da perda de carga distribuda, aqui denominada hf, parte das equaes da continuidade, energia e quantidade de movimento. A equao da continuidade deve ser aplicada considerando-se a velocidade constante no trecho escolhido para o clculo em questo. A equao da energia geral, baseada em hipteses previstas por Brunetti (2008) a equao de Bernoulli (Equao 2), que permite relacionar cotas, velocidades e presses entre duas sees do escoamento do fluido. Experimento 1 2 3 4 5 6 7 8 Vazo (Kg/s) 0,71 0,64 0,71 0,64 0,74 0,60 0.63 0,54 T(C) 25 26,5 25 26,5 25 25 24 24 Presso na entrada(Pa) 6545,96 5557,89 15068,06 13585,96 6051,92 4199,28 42363,36 30383,05 Presso na sada (Pa) 4446,31 4075,73 3211,23 3334,73 4816,83 3211,22 2346,66 1852,62

que obtida correlacionandoD

se fatores de rugosidades tabelados e o dimetro nominal da tubulao.

Re =

Dv

(4)

P1

P 1

v12 P v2 + h1 = 2 + 2 + h2 + h f 2g 2g

(2)

Onde

= g

e:

v2 = energia cintica por unidade de peso 2g h = energia potencial por unidade de peso

= energia de presso por unidade de peso

As perdas nos acessrios so determinadas com maior facilidade, em termos do comprimento equivalente de um tubo reto que obtido atravs de correlaes j pr-tabeladas pela literatura. O comprimento equivalente total Leq dado pelo somatrio dos comprimentos equivalentes dos acessrios e o comprimento do trecho reto. aqui que reside a limitao da soluo analtica, pois nem todos os acessrios tm essas correlaes pr-estabelecidas pela literatura, como o caso, por exemplo, da vlvula esfera estudada quando fechada 42,7 e ento o clculo do hf no possvel. Uma vez validada a tcnica de estimativa da perda de carga em acessrios via CFD, est poder se estender diferentes situaes sem a limitao de uma correlao ou tabela de equivalncia. Metodologia numrica empregada na tcnica de fluidodinmica computacional A malha computacional foi construda atravs do software GAMBIT onde foram seguidos entre outros os seguintes passos: 1. Definio das dimenses e criao das geometrias; 2. Determinao do tipo, quantidade e formato das clulas nas vrias partes do volume de controle; 3. Diviso do domnio em volumes de controle discreto usando uma malha computacional; 4. ;Determinao dos tipos de contornos que sero empregados na soluo numrica; (Para todos os casos estudados, foram definidos como condies de contorno a presso na sada da tubulao e a velocidade do fluido na entrada da tubulao); 5. Exportar a malha em um formato reconhecido pelo FLUENT.

h f = carga ou altura manomtrica, representa a


energia retirada. Por anlise dimensional chega-se equao 3 que a frmula universal.

hf =

fLeq v 2 2 Dg

(3)

Onde D o dimetro da tubulao, v a velocidade de escoamento do fluido, g a acelerao da gravidade, Leq o comprimento equivalente em trecho reto e f o coeficiente de atrito funo do nmero de Reynolds (equao 4) e da rugosi-

Uma vez lido o arquivo de malha computacional pelo resolvedor numrico FLUENT, os prximos passos foram: 1. Integrao das equaes governantes em volumes de controle individuais e construo de equaes algbricas para as variveis dependentes discretas (no conhecidas) assim como velocidade, presso e as grandezas escalares conservadas (k e epsilon); 2. Linearizao das equaes discretizadas e soluo do sistema de equaes lineares resultante para obter valores atualizados das variveis dependentes; Alm das equaes integrais governantes de conservao de massa e momento, quando apropriado empregou tambm as equaes de escalares como a turbulncia. O Modelo de Turbulncia adotado foi o k-epsilon e os parmetros do modelo foram aqueles sugeridos pelo defaut do software, que atende aos casos estudados neste trabalho. O acoplamento Presso-Velocidade foi feito usando o esquema Simple e os mtodos de discretizao empregados foram: para presso o up-wind de segunda ordem e de primeira ordem para energia cintica turbulenta e taxa de dissipao turbulenta. Para todas as simulaes definiu-se como critrio de convergncia para a. continuidade, K, epsilon e velocidades nas 3 direes o valor de 1E-04. A soluo empregada adota uma aproximao baseada na presso, sendo que a equao da presso obtida a partir das equaes da continuidade e do momento, de forma que o perfil de velocidade corrigido pela presso satisfaa a equao da continuidade. Desde que as equaes governantes so no-lineares e acopladas uma a outra, o processo de soluo envolve interaes sendo que as equaes governantes so resolvidas repetidamente at a soluo convergir. Neste trabalho empregou-se um algoritimo de soluo

onde as equaes governantes so resolvidas seqencialmente (segregada uma da outra). Pelo fato das equaes governantes serem nolineares e acopladas, a soluo exige um loop iterativo para obter a convergncia numrica desejada.

RESULTADOS E DISCUSSES
Para a resoluo do problema via CFD foram criadas malhas computacionais no software GAMBIT que buscando representar o mais fielmente possvel a geometria das vlvulas. Foram criadas quatro malhas, duas para a vlvula esfera e duas para a vlvula gaveta. No caso da vlvula esfera, a malha para esta completamente aberta (Figura 3) foi construda de forma estruturada e o volume de controle foi dividido em 78.376 clulas hexadricas e a Figura 4 representa a malha para a mesma, 42,7 fechada, onde foi construda uma malha em blocos (que consiste na subdiviso do volume de controle em volumes menores possibilitando assim a construo de um tipo de malha especfica para cada um), sendo aplicada uma malha estruturada hexadrica na geometria mais simples e uma malha tetradrica hbrida nas regies mais complexas, esta foi posteriormente convertida em polidrica devido a melhor adaptao da mesma a geometrias mais irregulares alm de reduzir consideravelmente o nmero total de clulas, que nesse caso ficou em 80.627. As malhas para a vlvula gaveta foram construdas de forma no-estruturada, sendo seus volumes divididos em clulas tetradricas hbridas devido complexidade de suas geometrias, totalizando 423.557 clulas para a vlvula aberta (Figura 5) e 402.669 clulas para a vlvula 2/5 aberta que podem ser vistas na Figura 6.

Figura 3 - Malha da vlvula esfera completamente aberta contendo 78.376 clulas

Figura 4 - Malha computacional da vlvula esfera 42,7 fechada contendo 80.627 clulas

Figura 5 - Malha da vlvula gaveta completamente aberta contendo 423.557 clulas.

Figura 6 - Malha da vlvula gaveta 2/5 aberta contendo 402.669 clulas.

A simulao computacional nos permite analisar graficamente o perfil de presso indicado pela Figura 7 de cada experimento e verificar a diferena de presso acentuada no caso da vlvula esfera 42,7 fechada, o que nos leva a crer que esse tipo de vlvula tem melhor rendimento completamente aberta e serve para interrupo total de vazo e no apenas controle da mesma. O perfil de velocidade do escoamento em cada uma das situaes tambm pode ser visto

atravs das Figuras 11, 12, 13 e 14 (perfis longitudinais), o que nos leva a confirmar a aplicao da equao da continuidade onde velocidades mdias e reas so inversamente proporcionais. Nos perfis de velocidade pode-se ver claramente que a diminuio da rea por onde passa o fluido acontece um aumento da velocidade mdia na seo e vice-versa.

Figura 7 - Perfil de presso na vlvula esfera completamente aberta - plano longitudinal

Figura 8 Perfil de presso na vlvula esfera 42,7 fechada - plano longitudinal

Figura 9 Perfil de presso na vlvula gaveta completamente aberta - plano longitudinal

Figura 10 Perfil de presso na vlvula gaveta 2/5 aberta - plano longitudinal

Figura 11 Perfil de velocidade na vlvula esfera completamente aberta - plano longitudinal

Figura 12 Perfil de velocidade na vlvula esfera 42,7 fechada - plano longitudinal

Figura 13 Perfil de velocidade na vlvula gaveta completamente aberta com plano de corte longitudinal

Figura 14 Perfil de velocidade na vlvula gaveta 2/5 aberta com plano de corte longitudinal

Aps a simulao, os valores obtidos para a presso de entrada foram comparados com os mesmos valores experimentais e analticos e esto relacionados na Tabela 2 considerando os respectivos erros relativos de cada experimento. Aqui, vale ressaltar que, por no haver correlaes especficas previstas pela literatura para os valores de comprimento equivalente no caso da vlvula esfera, considerou-se a mesma totalmente

aberta como um trecho reto para o clculo da perda de carga pela frmula de Darcy e isso no afetou os resultados como se pode ver na tabela em questo. E para essa mesma vlvula parcialmente fechada, comparou-se apenas os valores experimentais e simulados, uma vez que neste caso no foi possvel nem mesmo uma aproximao com uma correlao j existente.

Tabela 2 Comparativo entre dados experimentais, simulados e tericos. Presso na entrada (Pa): Erro relativo entre: Experimento Equao de Simulado e Equao de Darcy Experimental Simulado Darcy experimental Experimental 1 2 3 4 5 6 7 8 6545,96 5557,89 15068,06 13585,96 6051,92 4199,28 42363,36 30383,05 6082,44 5465,93 16474,68 14173,76 6053,16 4031,19 42703,67 30861,40 6793,46 6026,91 17710,80 15388,25 6666,58 4449,44 7,08% 1,65% 9,33% 4,33% 0,02% 4,00% 0,80% 1,57% 3,78% 8,44% 17,54% 13,26% 10,16% 5,96% -

CONCLUSES
A tcnica de fluidodinmica computacional apresentou boa capacidade de previso da perda de carga associada a acidentes do tipo vlvula esfera e gaveta. Os desvios encontrados via CFD foram inferiores quando comparados com aqueles obtidos pela equao de Darcy. Os resultados obtidos servem como motivao para a aplicao da tcnica de fluidodinmica computacional para o estudo e desenvolvimentos de trabalhos envolvendo o escoamento de fluidos no interior de tubulaes ou equipamentos tpicos da engenharia qu-

mica. Considerando, apenas os desvios entre valores experimentais e calculados, fica claro a boa capacidade de previso da equao de Darcy que por sua vez no necessita de grande esforo nos clculos. Por outro lado, a tcnica de fluidodinmica computacional exige um excelente treinamento na criao de geometrias e malhas e no resolvedor numrico Fluent. Apesar da tcnica de fluidodinmica computacional ser mais precisa na previso dos valores de queda de presso, a justificativa para este tipo de estudo vai alm do resultado obtido neste trabalho. A maior motivao o aprendizado desta tcnica para no futuro expandir este tipo de estudo s situaes mais complexas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
NETO, H. J.; ALENCAR, H. S.; BERNARDES, M. E. C.; SILVA, F. G. B. Modelagem e simulao do comportamento de uma vlvula de fluxo hidrulica com o uso de ferramenta de hidroinformtica. Revista Tecnologia, Fortaleza, v. 29, p. 224-232, dez. 2008. FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L. B. Princpios das Operaes Unitrias. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Guanabara Dois, 1982. 483-486 p.

MANAHAM, G. J. Gate valve design and application. Sewage and Industrial Wastes, Columbia, v. 28, p. 225-231, 1956. CAUGHEY, D. A.; HAFEZ, M. M. Frontiers of computational fluid dynamics. Chichester: John Wiley & Sons, 1994, 634 p. BRUNETTI, F. Mecnica dos Fluidos. 2. ed. rev. So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2008. 8792 p.; 168-173 p.

You might also like