You are on page 1of 9

SEXUALIDADE

Deus fez o homem e a mulher sua imagem e semelhana (Gen 1, 26); isto , Ele foi buscar dentro de si mesmo o modelo para nos criar. Portanto, no poderia ter feito melhor. E como o interior de Deus? Amor! Deus amor (1 Jo 4, 8). Ora, como Deus nos quis sua imagem, ento, fez do amor a razo de ser da nossa vida. Assim, ao estabelecer na terra a humanidade, quis que a sua essncia fosse esse amor que Ele mesmo. E quando Ele o formou, deu-lhe toda uma sexualidade, atrao, genitalidade e todas as caractersticas humanas, e confiou aos homens e mulheres a graa da procriao, ou seja, o todo masculino e o todo feminino se unirem e gerarem vidas. Ele poderia muito bem despejar sobre a Terra de uma s vez as pessoas, sem precisar de ajuda alguma, mas quis precisar de ns. Entende o quanto isso importante? como o corpo que somos que podemos exercitar essa linda caracterstica da nossa natureza: amar! Isto esclarece porque ao criar o homem (=Ado), Deus disse: no bom que o homem esteja s; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada (Gen 2, 18). Essa ajuda adequada seria para o homem o seu complemento, e tambm, algum para amar, ou seja, para se doar. Depois Ado disse: Eis que agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne da minha carne; ela se chamar mulher, porque foi tirada do homem. (Gen 2, 23). Foi a primeira declarao de amor que o universo ouviu. Precisamos dizer aqui com todo o respeito para com os homossexuais que Deus assim quis o casal humano: homem (XY) mulher (XX). Como se sabe a Igreja de Cristo (Catlica) no condena nenhum homossexual, mas simplesmente no concorda com o comportamento homossexual. A Santa Igreja de Deus reconhece a prtica homossexual como depravao grave e int rinsicamente desordenada. No se trata de dio pessoa, mas rejeio ao comportamento sexual desvirtuado. Por isso importante dizer que ningum nasceu desvirtuado, doente ou sem sexo. A Biologia, especificamente a Gentica nos revela que ningum nasce homossexual. Mesmo os casos em que, por razes genticas, surge alguma alterao genital ou hormonal, a alma continua com um sexo bem definido. O corpo de um

homem habitado por uma alma masculina. O corpo de uma mulher habitado por uma alma feminina. Se porventura, ao longo do processo evolutivo, algo faa com que surjam comportamentos homossexuais, isso no significa que o poder divino tenha infundido uma alma em um corpo errado. durante o processo de amadurecimento emocional e psico-afetivo que podem surgir brechas e colapsos emocionais que desembocam nos casos de taras, bloqueios (frigidez sexual), homossexualismo, machismo ou feminismo. Deus no criou Seus (Suas) filhos (as) com almas hbridas ou corpos destinados perverso sexual. importante lembrar que estamos tratando simplesmente da esfera psicoemocional, no, trata-se tambm de uma realidade espiritual. No podemos negar que existem foras espirituais que podem interferir e prejudicar a maturao humana de todos ns.

Quando o Parlamento Europeu (1994) considerou juridicamente vlido o casamento de homossexuais, podendo at adotar filhos, o Papa Joo Paulo II no se calou e imediatamente condenou esta prtica: No moralmente admissvel a aprovao jurdica da prtica homossexual. Ser compreensivos com quem peca, e para com quem no capaz de libertar-se desta tendncia, no significa abdicar das exigncias da norma moral (...) No h dvida de que estamos diante de uma grande e terrvel tentao. (Discurso em 20/02/1994).

Portanto, esse o belo desgnio de Deus: fazer o planeta terra ser habitado pela humanidade que se desenvolve a partir do casal humano. Lamentavelmente a sociedade moderna, que abandonou a Lei de Deus, quer nos impor, goela-baixo, uma famlia alternativa, que no aquela instituda por Deus. Deus revela ao casal toda a grandeza e a beleza do desgnio que tinha para eles e para a humanidade. Deus disse-lhes: Por isso o homem deixa o seu pai e a sua me para se unir sua mulher; e j no so mais que uma s carne. (Gen 2, 24). Essas palavras de Deus revelam a essncia da vontade divina para o casal humano: na

vivncia do amor, ser uma s carne. O vnculo paternal substitudo pelo conjugal. De fato, Deus fez o homem para a mulher, e vice-versa: Esta a chave da humanidade, que jamais qualquer sociedade conseguiu quebrar ou destruir. no mistrio deste ser uma s carne que o homem e a mulher, juntos, se consumam em imagem e semelhana de Deus, na vivncia da doao recproca de si mesmos. Por outro lado, a primeira pgina da Sagrada Escritura nos ilumina para compreender as consequncias dessa unio to ntima do casal: o seu crescimento mtuo e a gerao dos filhos. Deus os abenoou: crescei, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. (Gen 1, 28). Aqui se completa o desgnio de Deus para o casal e para a humanidade: a famlia! A coisa mais importante nesse mundo o amor! Ns nos casamos por amor! Ns geramos os nossos filhos por amor! Mas o que o amor? O que a sexualidade? No mundo de hoje existe uma caricatura falsa do amor. Um amor que no Amor! Um amor que egosmo! Ento ns temos que aprender com Jesus o que amor. E o que foi que Jesus disse sobre o amor? Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo ) No como a novela ensina vocs a amar, mas sim (...) como eu vos amo (Jo ) E Jesus disse tambm: Ningum tem amor maior do que aquele que d a vida pelos seus amigos. (Jo ). O que amar ento? Amar dar a vida pelo outro! Esse o maior amor que existe no mundo e esse o amor verdadeiro. Amor no sentimento, amor DECISO, uma escolha! No um ato romntico. Cuidado com esse amor fantasiado, mentiroso, que as novelas colocam em nossa cabea. E ns levamos para o casamento uma mentalidade falsa do amor, achando que no casamento eu tenho que me unir a uma pessoa e ela tem que me dar muito prazer e a partir do momento em que ela no me der mais prazer eu descarto essa pessoa. Isso acontece porque ns estamos na civilizao do descarte, ns nos acostumamos a usar uma coisa e descart-la logo em seguida, ns corremos o risco de fazer isso tambm com as pessoas. Usar a pessoa e depois jogar a pessoa no lixo, mas a pessoa no um descartvel, a pessoa um filho de Deus, que tem que ser amada, a pessoa tem uma alma; um corao! por isso jovens, que muitos casamentos acabam. por isso que muitos lares se dissolvem, muitas famlias se destroem e por fim, ficam os traumas? porque ns, eu e vocs no estamos cuidando da planta do amor entre os casais. Ento todo cuidado pouco. Quando tem uma plantinha bem bonita em nossa casa e quando voc passa perto

dela, voc no passa de qualquer jeito, esbarrando, no! Voc desvia dela, para no bater nas folhas e no quebrar os galhos. Ser que voc faz isso no seu namoro? Na sua relao familiar? Com o seus amigos? Com a Igreja? Ou ser que voc passa derrubando, batendo, amassando e destruindo tudo?

Muitas pessoas e principalmente muito jovens no sabem viver sua sexualidade. No sabem e nem conseguem viver um namoro santo, conforme a vontade de Deus! Vocs sabem namorar? Vocs sabem o que o namoro? E porque muitos comeam a namorar, sem nem mesmo saber namorar?

Hoje, mais do que nunca na histria, necessrio que os cristos empreendam uma verdadeira cruzada em favor da pureza, da castidade, contra-arrastando os valores vigentes que tendem a reduzir a criatura humana a um nvel bestial.

Castidade sim! possvel! S os fortes conseguem se dominar, os covardes no se dominam, os covardes se entregam as paixes. Existe um brilho profundo por trs da castidade, que se fosse possvel escreveria aqui, mas daria pginas e mais pginas. Infelizmente hoje em dia existem muitos padres que dizem que casais de namorados estes bons fiis nem sempre encontram nos seus sacerdotes o eco do Sagrado Magistrio da Igreja para a resposta de seus questionamentos, deparando-se tantas vezes com opinies meramente pessoais. Diante de tanto relativismo moral, que infelizmente acaba penetrando na cabea das pessoas. Faz-se cada vez mais necessrio que os fiis estejam firmemente alicerados na slida doutrina que o Senhor mesmo confiou Sua Igreja. Quando os casais casados pelo Sacramento do Matrimnio celebram o seu amor no ato sexual uma orao, diz o Papa Joo Paulo II, a orao dos corpos dizendo a Deus: Ns estamos aqui fazendo a tua vontade: Sereis uma s carne.

Uma vez o Papa Joo Paulo II disse que uma iluso pensar que se pode construir uma verdadeira cultura da vida humana se no compreendemos e vivemos a sexualidade e o amor.

O objetivo desde breve escrito apresentar aos jovens cristos aquilo que a Igreja ensina sobre a grandeza da sexualidade, sua beleza, segundo a orientao de bons sacerdotes, mdicos cristos, alguns telogos. O mundo pode ser salvo pela vitria do amor!

Muitos casais cristos, e tambm jovens namorados e noivos, desejam ter uma vivncia sexual correta de acordo com a vontade de Deus, segundo o que ensina a Moral catlica. Graas a enorme globalizao de informaes que hoje vivemos, tudo chega a ns. Sabemos, por exemplo, que os hindus tm um manual de prticas sexuais, o famoso Kama Sutra. Ser que o catlico pode us-lo? Muitas pessoas e principalmente muito jovens no sabem viver sua sexualidade. Infelizmente estes bons fiis nem sempre encontram nos seus sacerdotes o eco do Sagrado Magistrio da Igreja para a resposta de seus questionamentos, deparando-se tantas vezes com opinies meramente pessoais. Diante de tanto relativismo moral, que infelizmente acaba penetrando na cabea das pessoas. Faz-se cada vez mais necessrio que os fiis estejam firmemente alicerados na slida doutrina que o Senhor mesmo confiou Sua Igreja. A nossa sexualidade est to deturpada que as vezes pensamos que o sexo suxo em todas as fases de nossa vida. Dizia o padre e mdico Joo Mohana que um casal de jovens casados quando iam ter relaes sexuais, tiravam todos os quadros e imagens de santos das paredes do quarto, como se o santo fosse ficar envergonhado. Mas claro que isso no acontece! Os quadros dos santos devem ser retirados dos quartos de motis. E no dos quartos dos casais casados pelo Sacramento do Matrimnio. Quando os casais casados pelo Sacramento do Matrimnio celebram o seu amor no ato sexual uma orao, diz o Papa Joo Paulo II, a orao dos corpos dizendo a Deus: Ns estamos aqui fazendo a tua vontade: Sereis uma s carne. O sexo expresso do amor, manifestao de amor entre o casal. Se no houver amor o sexo passa a ser chamado de prostituio (sexo sem amor). Simplesmente a pessoa vai l e paga para a prostituta (o) e vai embora e voc no quer saber se essa mulher amanh est doente, est desempregada, passando fome. O homem ou a mulher pagam somente pelo prazer, sem amor algum, isso tem nome: prostituio! O prazer tem que ser fruto do amor, por isso faz bem ao casal. Porque que hoje os mdicos, psiclogos, neurologistas esto chegando concluso que o ato sexual um vitalizante maravilhoso para os casais? Porque o sexo alimentado pelo amor entre o casal. E o amor constri o outro. O amor ns podemos comparar como uma rvore que voc planta num vaso. O que voc precisa fazer para que essa planta se desenvolva, cresa e d flores? Voc tem que ter carinho com essa planta, todos os dias voc precisa colocar um pouco de gua,

periodicamente colocar um pouco de adubo, voc precisa deixar o sol bater nela. Ser que a gente faz isso com o amor que ns temos pelas pessoas e em especial o nosso parceiro (a), namorado (a)? Ser que ns no estamos maltratando a plantinha do amor entre o casal? Ser que eu no estou esquecendo de colocar gua nela? Adubo? Ser que eu no estou batendo nessa flor, chutando-a, cuspindo nessa flor? Como voc quer que essa flor cresa? Como que eu quero que essa planta gere um verde bem cintilante? Como que voc quer que ela d bons frutos se voc arranca antes do tempo? Fere com a castidade no tempo errado? Falta com respeito com o outro e para com Deus? E desrespeita o seu prprio corpo? por isso jovens, que muitos casamentos acabam. por isso que muitos lares se dissolvem, muitas famlias se destroem e por fim, ficam os traumas? porque ns, eu e vocs no estamos cuidando da planta do amor entre os casais. Ento todo cuidado pouco. Quando tem uma plantinha bem bonita em nossa casa e quando voc passa perto dela, voc no passa de qualquer jeito, esbarrando, no! Voc desvia dela, para no bater nas folhas e no quebrar os galhos. Ser que voc faz isso no seu namoro? Na sua relao familiar? Com o seus amigos? Com a Igreja? Ou ser que voc passa derrubando, batendo, amassando e destruindo tudo? Alguns chegam inclusive a pensar que a Igreja seria contrria ao sexo... Se a Igreja fala tanto sobre a sexualidade humana, no porque ela seja contrria ao sexo. Ao contrrio, assim o faz porque tem muita estima essa dimenso do homem, que tem sido reduzida nos ltimos anos a um nvel cada vez mais degradante. Hoje, mais do que nunca na histria, necessrio que os cristos empreendam uma verdadeira cruzada em favor da pureza, da castidade, contra-arrastando os valores vigentes que tendem a reduzir a criatura humana a um nvel bestial. O sacramento do matrimnio to importante e produz tantos frutos bons que a Igreja quer recordar aos cnjuges que o amor de Cristo pela Sua Igreja deve ser referncia constante para o amor entre eles. O que deve mover o casal a busca da santidade. Nossa conduta no se baseia em evitar pecados, mas em buscar identificar-se sempre mais com Aquele que se encarnou para mostrar ao homem o que ser homem. Somente com o auxlio da graa de Deus os esposos podero viver de acordo com a verdade de sua sexualidade.

Uma vez o Papa Joo Paulo II disse que uma iluso pensar que se pode construir uma verdadeira cultura da vida humana se no compreendemos e vivemos a sexualidade e o amor. O casamento algo essencial para vida humana, ele revela o mistrio profundo do amor de Deus pela humanidade. As duas Alianas da Bblia (AT e NT) so simbolizadas pelo casamento. Jav que desposa Israel (AT), e Cristo que desposa a Igreja (NT). E no mago do casamento est a vida sexual, celebrao do amor conjugal e da gerao dos filhos de Deus. Para que tudo acontecesse, Deus criou a sexualidade, talvez voc possa confundir com genitalidade ou mesmo no entender o que seja. Genitalidade so os rgos sexuais: pnis (masculino) e vulva (feminino). Sexualidade masculina influenciado pelo hormnio chamado testosterona, que age na especificamente na adolescncia, alterando a voz, a musculatura, os cabelos, ou seja, tudo o que envolve o fsico, inclusive as genitlias, agindo em parte do sistema lmbico, que est ligado com o emocional e o psicolgico, que foram formados durante toda a vida, conforme a maneira de pensar, agir, sentir, compreender... J a sexualidade feminina, dar-se pela ao dos hormnios estrgenos e progesteronas, transformando toda a menina; vem a menstruao, que modifica o corpo, dando-lhe curvas, amadurece e prepara o aparelho reprodutor, a voz, o cabelo, as mamas, agindo tambm no emocional. Agora vos fao as perguntas necessrias: De que adiantaria tudo isso (e muito mais, se formos olhar com profundidade no ponto de vista clnico, psicolgico, anatmico, e bioqumico) se o masculino e o feminino no se aproximassem? Do que adiantaria toda essa qumica molecular diferente no homem e na mulher, se eles no se unissem? De nada valeria! E Deus, vendo que era preciso que esses dois universos (Mas. e Fem), com todas as suas qualidades e caractersticas prprias, se juntasse para que houvesse a procriao, a multiplicao da espcie humana, no matrimnio, e por consequncia a famlia, cria a atrao fsica. Por isso importante dizer que ningum nasceu desvirtuado, doente ou sem sexo. Mesmo os casos em que, por razes genticas, surge alguma alterao genital ou hormonal, a alma continua com um sexo bem definido. O corpo de um homem habitado por uma alma masculina. O corpo de uma mulher habitado por uma alma feminina. Se porventura, ao longo do processo evolutivo, algo faa com que surjam

comportamentos homossexuais, isso no significa que o poder divino tenha infundido uma alma em um corpo errado. durante o processo de amadurecimento emocional e psico-afetivo que podem surgir brechas e colapsos emocionais que desembocam nos casos de taras, bloqueios (frigidez sexual), homossexualismo, machismo ou feminismo. Deus no criou Seus (Suas) filhos (as) com almas hbridas ou corpos destinados perverso sexual. importante lembrar que estamos tratando simplesmente da esfera psicoemocional, no, trata-se tambm de uma realidade espiritual. No podemos negar que existem foras espirituais que podem interferir e prejudicar a maturao humana de todos ns. Como se sabe a Igreja de Cristo (Catlica) no condena nenhum homossexual, mas simplesmente no concorda com o comportamento homossexual. No se trata de dio pessoa, mas rejeio ao comportamento sexual desvirtuado. Jesus viveu muito bem a sua sexualidade, pois relacionava-se muito bem com homens e mulheres, fossem eles casados, solteiros, jovens, adultos, e tambm com as crianas. Era o homem de todos, sem deixar-se dominar por ningum. Sabia receber o carinho dos outros, e Ele lhes devolvia o afeto ofertado com o amor gape, reequilibrando os afetos e a libido dos que O rodeavam. Escolheu doze discpulos, doze homens, mas no deixou de valorizar o sexo feminino. Seu crculo de amizade era o mais variado, incluindo Sua Me Santssima, Marta, Maria e tantos outros que, embora no fizessem parte do grupo dos discpulos, no ficaram sem Seu carinho e Sua palavras de vida! Sabia valorizar a boa amizade, a ponto de chorar com Seus amigos e por causa deles. Ensinou e viveu o poder transformador do perdo, inclusive quando precisou dlo, por exemplo, aps o beijo maquiavlico de Judas. Jesus Cristo era um homem de verdade! Conseguiu amar de verdade. Amava e era feliz! S os fortes conseguem se dominar, os covardes no se dominam, os covardes se entregam as paixes. O mundo pode ser salvo pela vitria do amor!

O objetivo desde breve escrito apresentar aos jovens cristos aquilo que a Igreja ensina sobre a grandeza da sexualidade, sua beleza, segundo a orientao de bons sacerdotes, mdicos cristos, alguns telogos.

You might also like