You are on page 1of 8

1

TEORIA E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

Texto 5
As fases da elaborao dos curricula
D'HAINAUT, L. (1980). Educao - Dos Fins aos Objectivos, Coimbra, Livraria Almedina.

Das consideraes precedentes podemos tirar um plano de elaborao dos curricula. 0 que ns propomos compreende catorze diligncias que podemos reagrupar em trs nveis: A. A anlise dos fins e a focagem dos objectivos. B. A investigao sobre os mtodos e os meios de ensino, compreendendo nisso, eventualmente, a realizao dos instrumentos C. A determinao dos mtodos e dos meios de avaliao, compreendendo tambm, eventualmente, a concretizao dos seus instrumentos. Estas diligncias e suas relaes so resumidas no ordinograma da figura abaixo. A montagem de um programa operacional no sentido que acima foi definido somente o primeiro nvel (A) deste plano. essencialmente deste nvel que tratar esta obra.

A. INVESTIGAO DOS FINS E DOS OBJECTIVOS

(1) A definio ou a anlise da poltica educativa

Este ponto de entrada no curriculum consiste em analisar, ou em fixar, consoante a poltica educativa imposta ou no: (1.1) As opes fundamentais que orientam a educao e particularmente as suas prioridades individuais ou sociais e as necessidades ou pretenses que ela deve satisfazer.

2 (1.2) Os valores em que ela se apoia e a liberdade que deixada ao aluno quanto escolha desses valores. (1.3) A concepo do conhecimento e da cultura que subjaz aco educativa.

Esta fase deveria assegurar a coerncia entre a aco educativa e os valores, a filosofia moral, poltica ou religiosa, assim como a cultura que a determinam.

(2) A objectividade dos alvos

Trata-se aqui de precisar o resultado esperado da aco educativa, em termos de perfis do aluno ou de programas pedaggicos funcionais: (2.1) Para este fim proceder-se- a uma anlise dos papis, das funes e das tarefas que o aluno dever poder preencher. (2.2) Esta anlise ser acompanhada de uma investigao das situaes nas quais ele ter que desempenhar esses papis, realizar essas funes e cumprir essas tarefas. (2.3) Ser necessrio, de igual modo, e nesta ocasio, determinar as atitudes necessrias ou desejveis que o aluno dever poder manifestar e os valores que as sustentam. (2.4) Enfim, cada um dos alvos deste modo encontrados dever ser avaliado, particularmente no que diz respeito sua coerncia com a poltica educativa.

(3) O estudo da populao visada

Trata-se aqui de recensear e estudar os caracteres da populao dos futuros alunos, o que deveria ser tomado em conta no estabelecimento dos alvos da educao, na escolha das matrias a ensinar e na concepo das experincias educativas que permitiro alcanar os alvos visados. Estes caracteres podem ser de natureza: psicolgica (maturao, percepo...) pedaggica (aquisio anterior, hbitos escolares...) cultural (valores veiculados, modo de pensamento privilegiado...) sociolgica (expectativas quanto educao, meio familiar...) lingustica (nvel de linguagem, estruturas da lngua...)

3 fisiolgica {idade, nutrio...).

Estes caracteres determinam condicionalismos ou, pelo contrrio, elementos catalisadores, que ser necessrio ter bem presentes no esprito em todo o trabalho de construo de um curriculum.

(4) A determinao e a anlise dos contedos

Os conhecimentos humanos e as operaes da inteligncia so organizados segundo estruturas e em classes que facilitam consideravelmente a aprendizagem, por um lado porque elas constituem uma organizao lgica, e por outro lado porque elas permitem transferncias. Todavia, estas estruturas constituem tambm factores condicionantes porque a forma que elas tm na matria no corresponde necessariamente maneira como se estruturar o conhecimento na aprendizagem. Por outro lado h muitas organizaes possveis para os conhecimentos: seja, por exemplo, vertical ou disciplinar, seja horizontal ou interdisciplinar. Qualquer que seja a abordagem preciso perguntar: que conhecimentos so indispensveis ao aluno para que possa alcanar os alvos visados? A esta questo pode responder-se pela enumerao de matrias que esto na base de uma disciplina, como se faz ainda na maior parte das vezes. Esta maneira de proceder demasiado cega e demasiado indiferenciada: compreende-se bem que certas partes ou certos aspectos de uma disciplina so indispensveis e, em lugar de procurar estas com preciso, inscreve-se toda a disciplina no programa, o que conduz a esquecer os alvos e a devotar-se cegamente ao ensino da disciplina por si mesma. preciso, pois, antes de tudo, tentar encontrar: os factos e as noes indispensveis as relaes a as estruturas que os ligam os operadores que o aluno dever poder pr em prtica - as situaes em que o aluno se vai encontrar as espcies de problemas que ele dever poder resolver.

4
Poltica Filosofia e religio

Valores

Cultura

FINS
1 - Determinao ou anlise da poltica educativa 3 - Estudo da populao visada

Psicologia Pedagogia Sociologia Lingustica Fisiologia

2 - Definio e seleco dos alvos pela anlise dos papis, tarefas e funes

4 - Determinao dos contedos

5 - Objectivao e seleco dos objectivos operacionais

MEIOS
6 - Inventrio os recursos e dos condicionalismos

7 - Estratgia dos mtodos e meios

8 - Estudo das condies de insero

9 - Determinao das situaes de aprendizagem 10 - Especificao rigorosa dos meios 11 - Realizao e colocao eventuais dos meios de aprendizagem e de ensino

AVALIAO

12 - Definio de um plano de avaliao 13 - Seleco ou realizao dos instrumentos 14 - Definio dos mtodos e dos instrumentos

(5) A elaborao dos objectivos operacionais

Recordemos que um objectivo operacional deve precisar o resultado esperado da aco educativa, em tais termos que se possa avaliar sem ambiguidade em que medida esse objectivo foi alcanado. A anlise dos alvos e a dos contedos deve, deste modo, conduzir, por um mtodo hierrquico descendente, a especificar de maneira muito precisa, as actividades cognitivas que o aluno deve poder exercer para alcanar os alvos pretendidos. Estas actividades constituem actos intelectuais elementares onde o aluno, partindo de um objecto includo numa situao, exerce uma operao intelectual que tem por resultado um produto. O objecto e o produto so observveis e veremos que a operao pode ser definida de maneira restrita pela relao que os liga. Objecto e produto so extrados da matria obtida pela anlise dos contedos, enquanto que a operao uma actividade intelectual simples, muito geral. Propomos mais adiante sete actividades deste tipo que, pelas suas combinaes, conduzem construo, no aluno, das actividades intelectuais complexas necessrias realizao das tarefas e execuo dos papis inscritos nos alvos da educao. Estes objectivos cognitivos devem ser acompanhados da especificao das atitudes que so a expresso dos alvos afectivos. Finalmente, os objectivos operacionais assim determinados devem ser objecto de uma avaliao que deve levar a seleccionar aqueles que so realmente pertinentes relativamente aos objectivos visados, demasiado largos no seu tempo de aplicao, e aceitveis por aqueles que esto implicados na aco educativa.

B. INVESTIGAO DOS MTODOS E DOS MEIOS

(6) Inventrio dos recursos e dos factores condicionantes

Antes de pesquisar os meios a utilizar para alcanar os objectivos, necessrio precisar os limites e os condicionalismos financeiros, administrativos, polticos e sociais do tempo de aco. preciso tambm fazer o inventrio dos recursos disponveis e, neste domnio, negligenciam-se demasiadas vezes os recursos que no passam pelo canal financeiro, tal como as possveis cooperaes de boa vontade ou at o fabrico de uma pequena parte do material com os recursos da regio.

(7) A estratgia dos mtodos e dos meios

Uma vez determinados os objectivos, postos em evidncia os condicionalismos e conhecidos os recursos, preciso investigar que mtodos e que meios so os mais

6 susceptveis de produzir os resultados esperados, tendo em conta os recursos disponveis e os condicionalismos impostos. Esta escolha das vias e dos meios deve ser real, deve operar-se por seleces entre o mais largo leque possvel de mtodos, dos mais pertinentes em relao aos objectivos, no pode em nenhum caso constituir a adopo quase incondicional de uma via que a priori se cr ser a melhor, porque corresponde melhor a convices pessoais, a uma moda ou ao material de que se dispe. A interaco dos mtodos e dos objectivos um problema difcil e complexo que est longe de ser elucidado, e que deveria constituir o objecto de um esforo prioritrio de investigao pedaggica. falta de uma base cientfica ou emprica suficiente, a escolha dever operar-se sobre critrios racionais e ser liberta de prejuzos e de vises estereotipadas que levem uns a adoptar e outros a rejeitar mtodos, ou porque so novos, ou porque so antigos. No falando j que a escolha dos mtodos e dos meios deve tambm ser determinada pelas caractersticas da populao visada, que foram objecto de uma anlise anterior.

(8) O estudo das condies de insero

Os melhores mtodos, os utenslios mais eficazes, as perspectivas mais pertinentes no levam a nada se no encontrarem o seu lugar e as suas articulaes na estrutura educativa em que se inserem: a dificuldade de pr em execuo meios de individualizao do ensino, de que toda a gente reconhece a necessidade, um exemplo notrio. No estudo das condies de insero, a funo do professor por um lado, e por outro a ponderao da sua interveno e dos outros meios postos em execuo, so factores essenciais mesmo se, aparentemente, a interveno do professor parece secundria no mtodo considerado (D'Hainaut, 1971). A harmonizao dos mtodos a pr em prtica com os que existem j e que subsistiro, um problema difcil que exige muitas vezes aces especificas de convico, de persuaso e de formao dos professores, dos directores de estabelecimento e dos inspectores. No aqui o lugar de estudar os problemas que a inovao pedaggica levanta e contentar-nos-emos, em evoc-los recordando a este propsito o interessante estudo de Eicholz e Rogers (1964) que puseram em evidncia as diferentes fases pelas quais passa a adopo de um novo meio educativo, assim como a obra de Huberman (1973) que um estudo sinttico dos processos de inovao em educao.

(9) A determinao das situaes de aprendizagem

Para alcanar os objectivos visados, o aluno dever ser colocado em situaes e num enquadramento que o levaro, mediante diferentes actividades, a alcanar a competncia que se lhe quer fazer adquirir. A determinao dessas situaes decorre dos objectivos

7 operacionais, seja directamente, seja aps uma anlise comportamental (anlise mattica de Gilbert, 1962, 1969) ou semntica (anlise de Le Xuan, 1965). As anlises hierrquicas efectuadas para passar das finalidades aos objectivos, ou para passar destes determinao das situaes, servem para construir uma progresso possvel na aprendizagem; s a experimentao permite julgar da convenincia desta progresso e da adequao da progressividade s possibilidades dos alunos. A natureza das situaes de aprendizagem e as motivaes a suscitar dependem da natureza dos objectivos visados e das caractersticas da populao qual se dirige. Deverse-, neste domnio, decidir dos modos de raciocnio que sero exigidos ao aluno e da natureza das ajudas que se lhe fornecer. Deveremos vigiar para que as actividades de aprendizagem induzam atitudes coerentes com as que os objectivos exigem e com as que so inscritas nas finalidades afectivas da aco educativa empreendida.

(10) A especificao rigorosa dos meios

Uma vez que a sequncia das situaes em que se colocar o aluno est determinada, podemos especificar com preciso que meios sero necessrios para as realizar.

(11) A realizao e a preparao dos meios

Esta fase da aco educativa nem sempre includa no curriculum, mas alguns incluem-na invocando o facto de que se trata de uma fase preparatria da aco. A realizao dos meios comporta quatro aspectos: a sua concepo a sua realizao material (fabricao) a sua experimentao o seu reajustamento.

A concepo est essencialmente contida nas duas fases precedentes, que ela se limita a precisar: por exemplo, se o meio considerado uma emisso de televiso, a concepo a elaborao daquilo que impropriamente se chama o cenrio e que est j contido implicitamente na escolha das situaes de aprendizagem. realizao dos meios de aprendizagem preciso acrescentar a dos meios de ensino tais como os livros do professor.

8 C. PREPARAO DA AVALIAO

(12) Elaborao do plano de avaliao

A avaliao uma fase da aco educativa que geralmente demasiado vaga; muitas vezes comandada por mobiles ou intenes no expressas e apoia-se sobre critrios implcitos. Esta confuso acrescentada complexidade e dificuldade da situao de avaliao corre bastante o risco de a transformar num negcio escuro. Importa pois exprimir claramente: as finalidades da avaliao as variveis sobre as quais ela oscilar os critrios sobre os quais ela se apoiar os mtodos a os instrumentos que por em execuo.

bem evidente que os factores contidos nas duas primeiras alneas devem determinar os factores contidos nas duas ltimas, mas infelizmente raramente assim . Numa avaliao funcional, o critrio essencial a realizao dos objectivos visados, mas esta muitas vezes prejudicada pelo juzo do mrito ou a apreciao da performance relativa.

(13) Seleco ou realizao dos instrumentos

Se existem instrumentos de avaliao correspondendo exactamente aos critrios adoptados, o curriculum dever precisar quais. Caso muito raro, devendo ento o curriculum especificar as caractersticas requeridas dos instrumentos de avaliao a construir. Eventualmente, a fabricao destes pode ser prevista no curriculum.

(14) Preparao dos mtodos e dos instrumentos de avaliao

Se o curriculum compreende a realizao dos instrumentos de avaliao, dever tambm incluir o seu ensaio experimental e a sua regulao luz deste ensaio. Esta servir igualmente pare testar os mtodos de avaliao preconizados. Efectua-se habitualmente sobre um modelo ocasional restrito, to conforme quanto possvel populao visada, mas no representativo.

You might also like