You are on page 1of 3

CONCLUSO A sociologia uma das cincias humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda as inter-relaes sociais, o comportamento humano

o em funo do meio e os processos que interligam os indivduos em associaes, grupos e instituies. Enquanto o individuo na sua singularidade estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base terico-metodologica, que serve para estudar os fenmenos sociais, tentando explic-los, analisando os homens em suas relaes de interdependncia. Compreender as diferentes sociedades e culturas um dos objetivos da Sociologia.
A sociologia mostra a necessidade de assumir uma viso mais ampla sobre por que somos como somos e por que agimos. Ela nos ensina que aquilo que encaramos como natural, inevitvel, bom ou verdadeiro, pode no ser bem assim e que os dados de nossa vida so fortemente influenciados por foras histricas e sociais. (GIDDENS, p.24, 2006).

A sociologia e o direito so duas realidades inseparveis, pois evoluem com a sociedade. O direito so normas regulamentadoras da conduta humana. A sociologia esta ligada diretamente no processo de construo do direito, pois ao estudar suas relaes sociais visa-se uma sociedade justa e igualitria para todos os indivduos, alcanando o bem comum, ou seja, a cidadania. Sem o direito no existe a cidadania. O Direito e a Cidadania vm de um longo processo histrico de muito esforo para conseguir se consolidar diante da sociedade. Uma sociedade democrtica respeita a vontade de cada individuo, ou seja, cada um pode fazer o que quiser de sua vida desde que no viole nenhuma lei imposta pelo Estado. Outra forma de democratizao so as eleies, onde so eleitas pessoas que representam a populao em prol dos nossos interesses, em busca do bem da coletividade. O Estado tem por definio garantir a justia social e neutralizar por intermdio do direito as desigualdades ali existentes.
A definio da justia social como tarefa do Estado teve por efeito neutralizar a questo da igualdade numa lgica perversa em que as desigualdades so transfiguradas no registro de diferenas sacramentadas pela distribuio diferenciada dos beneficio, invisibilizando a matriz real das excluses. (TELLES, p.94)

Para garantir a conquista dos direitos e deveres necessria a educao cidad. Um cidado bem instrudo que entende sobre os seus direitos e seus deveres garantidos pela constituio ter condies para lutar pela construo de uma sociedade civilizada, contribuindo para se chegar a democracia.

Os estudantes de direito podem contribuir na orientao das pessoas de desconhecem seus direitos, buscando assim se chegar cidadania garantindo a cada cidado uma vida mais justa e honrosa. Serve como um intermediador dessas polticas pblicas, gerando um melhor entendimento da justia pela constituio para todos. Essa justia deve ser alcanada atrs de lutas incessantes para que indivduo no se acomode diante das injustias que acontecem na vida. Ao longo da nossa historia, muitas conquistas j foram alcanadas, mais permanece o sentimento de incompletude, pois falta um longo caminho a ser percorrido para se chegar a uma sociedade perfeita para todos.
Percorremos um longo caminho, 178 anos de historia do esforo para construir o cidado brasileiro. Chegamos ao final da jornada com a sensao desconfortvel de incompletude. Os progressos feitos so inegveis, mas foram lentos e no escondem o longo caminho que ainda falta percorrer [...]. (CARVALHO, p. 219, 2002).

Enfim, para se garantir o ordenamento social, deve se seguir regras que visam uma boa conduta humana, respeitando as diferenas na garantia de uma nova realidade social, com justia e ordem, principalmente sendo igualitria a todos os seus indivduos.

Referncias: CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil, o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p.219-229. GIDDENS, Antony. Sociologia. So Paulo: Artmed. 2006. TELLES, Vera da Silva. Direitos Sociais. Afinal do que se trata?. Pobreza e Cidadania: Figurao da Questo Social no Brasil Moderno. Editora UFMG.

You might also like