You are on page 1of 28

Um pequeno dossi que um Design de Moda precisa para fazer uma boa coleo

Introduo
Design de Moda As Etapas das pesquisas de Moda Entenda as estaes da Moda O que a Tendncia da Moda A pesquisa de Tendncia Criao do Design de Moda A criao O processo da criao Planeando uma coleo PDF Como fazer o mapa de uma coleo Desenho Introduo ao Desenho Tcnico da Moda Desenho Anatmico e suas Propores Comeando a desenhar Desenho Tcnico no CorelDraw Papel de Desenho

Design de Moda
As pesquisas da Moda
Pesquisar moda pode parecer uma tarefa um pouco vaga ou algo muito previsvel, afinal, as tendncias vm e vo e tudo parece se repetir. Mas como fazer uma pesquisa consistente que faa a diferena no seu projeto de coleo? Ento vamos ao caminho das pedras

Conhea o assunto:
preciso garimpar muito para ter boas ideias. Procure ter conhecimento sobre histria, artes e a maior quantidade de assuntos que for possvel. Isso pode render muitas visitas a museus, galerias, passeios, horas na internet, mas valer muito pena. Tambm interessante conhecer o trabalho de outros designers, no para copiar suas ideias, mas para se atualizar sobre o que est sendo feito no mercado.

Encontre um tema
Ter um tema mantm o designer no foco, deixa o trabalho coeso. O tema pode ser de um assunto literal, at uma ideia abstrata. Procure ver as colees de outros designers e a maneira como estes trabalharam os seus temas. Para se escolher um tema vale tudo, desde revisitar pocas passadas, explorar a arquitetura, obras artsticas, culturas diversas ou escolher assuntos diversos como elementos da natureza e at temas mais abstratos e subjetivos.

Forme um conceito

Conceito o que podemos chamar de o esprito da coleo. So os valores que essa coleo traz, que so intrnsecos s criaes. Resuma o conceito a algumas palavras-chave.

Busque fontes de pesquisa


O lugar mais fcil para se iniciar uma pesquisa a internet, onde pode-se fazer um levantamento de imagens, livros e lugares a serem visitados para aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido. Depois interessante ir a alguns lugares para vivenciar algumas situaes para aguar a criatividade e acumular experincias que depois se convertero em boas ideias. As fontes de pesquisa dependero do tema e do conceito escolhido.

Faa um book de pesquisa


Alguns designers juntam fotografias, recortes, amostras de materiais e esboos que sero inspiraes para as suas criaes. Uma boa maneira de organizar essas matrias colecionlos num book de pesquisa, que possa ser levado a qualquer lugar e onde se possa fazer colagens, anotaes e esboos rapidamente. O objetivo no um caderno extremamente organizado, as imagens e anotaes podem ser colocadas aleatoriamente para que gerem novas ideias e possa ser sempre revisitado.

Exemplo de book de pesquisa

Faa um painel de inspirao


O painel de inspirao geralmente feito de colagens de imagens, podendo conter tambm amostras de materiais e de cores, bem como esboos e desenhos e at palavras-chave. Um painel pode ser feito manualmente ou no computador e quantas vezes forem necessrias at se chegar uma ideia que traduza sucintamente o conceito que se pretende passar.

Painis de inspirao

Faa muitos esboos


Os surgimentos das primeiras ideias pode ser um pouco frustrante, afinal quando no temos intimidade suficiente com o conceito encontramos alguma dificuldade em traduzi-lo para o papel. Por isso to importante desenhar muitos esboos, tanto para amadurecer as ideias, como tambm para explorar o maior nmero de possibilidades para cada elemento de estilo que se pretende trabalhar em cada famlia. Os esboos no tm compromisso com perfeio, apenas devem deixar clara a ideia que se quer transmitir para cada pea.

Os esboos no tm compromisso com perfeio

Defina as silhuetas
A definio da silhueta considerada fundamental na tomada de deciso de que tipos de peas formaro a coleo. importante refletir que partes do corpo sero realadas e que tipos de estruturas as roupas tero e porque, tudo isso deve estar de acordo com o conceito que se pretende passar.

Exemplos de silhuetas

Defina a proporo e as linhas


A proporo da roupa definida a partir da silhueta. Ao passo que a silhueta a conceo completa da roupa, ou o todo, a proporo pode ser considerada as partes, ou seja, as linhas, que podem ser horizontais, verticais, diagonais ou curvas. Alm disso deve-se pensar nos blocos de tecidos, ou seja, cada parte que compe a pea. A linha de uma roupa geralmente est relacionada ao seu corte e localizao de costuras, pences e os recortes.

Os detalhes devem ser estudados para definir os elementos de estilo de cada famlia

Defina os detalhes
Os detalhes da roupa podem ser decisivos para atrair os olhares e fazer com que as pessoas tenham interesse em experiment-la e consequentemente, possu-la. Deve-se pensar nos detalhes como uma considerao prtica de que tipo de fecho, bolso, boto ou qualquer outro elemento escolher para que a roupa assuma uma identidade nica e se torne atraente.

Defina os tecidos, as texturas e as cores


imprescindvel ao designer de moda conhecer tipos de tecidos, as diferentes texturas e estar a par das cores da estao. Isso porque importante pensar na disponibilidade de matria-prima para a Confeco das peas da coleo. Alm disso cada um desses itens devem estar em harmonia com o todo da coleo, ou seja, o seu conceito.

Entenda as Estaes da Moda


Todos falam em tendncias de moda, mudana de estaes, lanamento de colees. Mas voc sabe o que realmente significam estes termos? Se voc acha que essas coisas s interessam aos estilistas, bom rever os seus conceitos, pois entendendo o ciclo da moda voc poder planejar melhor suas compras e ter mais autonomia quando o assunto estar na moda. sempre bom lembrar que nem toda tendncia combina com o seu estilo, preciso filtrar e pensar bem antes de comprar! A moda ao mesmo tempo uma tendncia humana de diferenciao, imitao, desejo de aceitao e necessidade de mudana. Por isso a moda um fenmeno to efmero e passageiro. Para alavancar as vendas no setor de vesturio, as marcas lanam periodicamente suas colees. Segundo Rech (2002:68), coleo um conjunto de produtos, com harmon ia do ponto de vista esttico ou comercial, cuja fabricao e entrega so previstas para determinadas pocas do ano.* As colees so criadas aps uma pesquisa de tendncias. Estas tendncias so elaboradas segundo os artigos que sero lanados principalmente pela indstria txtil. Muitos profissionais esto envolvidos nas pesquisas de novos tecidos e novos pigmentos para dar cores a esses tecidos, alm de outras tecnologias envolvidas na produo de roupas.

Imagens do Premire Brasil

Para acompanhar todas as mudanas e caprichos da moda, a Indstria estabeleceu um calendrio que at hoje seguido nas principais capitais do mundo. Esse calendrio baseado nas estaes do ano, pois a indstria percebeu que era na poca de mudanas de estao que as pessoas procuravam comprar novas peas de roupas, para se adequar s variaes climticas. Mesmo nos pases como o Brasil onde essas variaes climticas no so to bruscas de uma estao para outra, esse calendrio de lanamento de colees mantido. Tudo isso comeou no sculo XIX com o estilista Charles Worth (182695). Ele instituiu a alta-costura e sentiu a necessidade de mostrar as suas criaes ao pblico, promovendo os lanamentos das colees divididos em duas temporadas. Aps difundir a alta-costura, Worth props um sistema para os lanamentos da moda que concentrava a criao e a divulgao das

novidades duas vezes ao ano, acompanhando as estaes climticas, primavera/vero e outono/inverno.

Charles Worth
Este calendrio serve para planejar o que est sendo vendido no presente e o que ser lanado no futuro. Veja o exemplo abaixo baseado no livro Inventando Moda de Doris Treptow: MS Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto COLEO EM VENDAS Promoo das peas que sobraram da coleo de altovero (fim de ano) Promoo das peas que sobraram da coleo de altovero (fim de ano) Lanamento da coleo de outono Venda da coleo de outono Lanamento da coleo de inverno Venda da coleo de inverno Promoo das peas que sobraram da coleo de outono/inverno Promoo das peas que sobraram da coleo de outono/inverno

Setembro Lanamento da coleo de primavera Outubro Lanamento da coleo de vero Novembro Lanamento da coleo de alto vero e festa (fim de ano)

Dezembro Venda da coleo de alto vero e festa (fim de ano)

Agora que voc j entende o ciclo da moda, pode acompanhar os lanamentos e aproveitar para aproveitar tambm as promoes de final de temporada!

O que Tendncia da Moda

As tendncias desempenham um papel importante no mundo da moda. Precisamos entender o funcionamento do sistema de moda para tirar melhor proveito da pesquisa de tendncias. Segundo o Oxford Dictionary of English, pesquisa a investigao sistemtica no estudo de materiais e fontes para estabelecer fatos e alcanar novas concluses. J o Dicionrio Ilustrado de Moda define tendncia como direo geral para a qual algo se movimenta ou evolui. Na moda, uma tendncia pode ser um estilo, uma cor, uma estampa ou uma patronagem que comea a ganhar aceitao ou adoo ampla. Dario Caldas em seu livro Observatrio de Sinais (pg. 23 a 26) analisa o termo que deu a origem palavra tendncia, que deriva do latim tendentia. Alguns significados atribudos a esse verbo so tender para, ser atrado por. Atualmente, alm desses significados, a palavra tendncia tambm passou a se relacionar com a ideia de evoluo. Resumindo, podemos entender uma tendncia como uma evoluo da moda que aponta para determinadas propostas estticas a cada temporada. Atualmente a tendncia de moda segue um ciclo. No h nada realmente indito e sim novas propostas em cima de estticas j existentes. Essas novas propostas so baseadas na observao dos desejos e das novas necessidades dos consumidores. Essas pesquisas so levadas muito a srio pelos bureaux de pesquisa que contam com profissionais de diversas reas. Estes buscam as macrotendncias, ou seja, detetam atravs da observao os novos comportamentos das pessoas e analisam que rumos tomaro os hbitos de consumo dessas pessoas. Essa pesquisa inicial est muito mais focada nos comportamentos das pessoas do que nos produtos. S depois que as aspiraes das pessoas sero traduzidas em tecidos, cores, texturas, etc, que so as tendncias de moda.

Os caadores de tendncias, ou coolhuntters, conseguem antever o que um grupo ou uma grande maioria de pessoas esto aspirando, o que elas desejaro num futuro prximo. Essas novidades so apresentadas primeiramente num bureaux de estilo para que profissionais especializados de diversas reas possam trabalhar seus respetivos produtos. As Macro Tendncias so super importantes de serem analisadas, porque estas referencias so as principais, aquelas que iro indicar o caminho a ser trilhado na Estao. Assim, essas tendncias sero mostradas, em primeira mo, nas mais diversas feiras dos mais variados segmentos como a Semana de Moda de Paris, a SPFW, Feira de Design de Milo, Casa Cor de So Paulo, Salo do Automvel de So Paulo, etc. Algumas mudanas podem permanecer por um longo perodo e outras explodem, so usadas e descartadas em um curto espao de tempo. Essa vida til inconstante das tendncias conhecida como ciclo de moda. Dentro do Ciclo de Moda podemos identificar diferentes categorias de tendncias examinando a vida til da tendncia e a velocidade entre a ascenso e o declnio do perodo de adoo. Uma tendncia pode vir a ser um estilo ou pode simplesmente ser esquecida rapidamente, como observamos nos modismos. Existem trs teorias da liderana de moda:

TrickleDown A moda se difunde de cima para baixo, ou seja, lanada nas passarelas e cai no gosto popular.

TrickleAcross TrickleUp

A moda se difunde entre todos os grupos ao mesmo tempo, como se fosse uma febre coletiva. A moda surge entre os pequenos grupos e sobe para as passarelas, como no exemplo dos punks da Inglaterra que inspiraram a estilista Vivienne Westwood e tornou-se um estilo. No dia-a-dia da indstria de moda a pesquisa tem um importante papel de revelar conceitos atravs de novas propostas de vesturio, atendendo cada vez melhor os anseios dos consumidores, o que um grande diferencial para as indstrias que buscam destaque no mercado cada vez mais competitivo. Acima de tudo a pesquisa estimula a mente e abre novos caminhos ao design. Bibliogrfia consultada: SEIVEWRIGHT, Simon. Pesquisa e Design. Porto Alegre: Bookman, 2009. NEWMAN, Alex; SHARIFF, Zakke. Dicionrio Ilustrado Moda de A a Z. So Paulo: Publifolha, 2011. CALDAS, Drio. Observatrio de Sinais. Teoria e Prtica da Pesquisa de Tendncias. So Paulo: Senac Nacional, 2004. Crdito das imagens: WGSN

A pesquisa da Tendncia

A pesquisa criativa o segredo ou truque que embasa todo design original. John Galliano.

Vou comear a falar da pesquisa necessria para iniciar uma coleo. Para muitos a pesquisa s um capricho, algo dispensvel. Porm ela que d originalidade s criaes. Quando falo em originalidade, no quero dizer que tudo que criamos deve ser indito, afinal, isso seria impossvel. Mas a originalidade de uma coleo est nos detalhes que so inspirados na pesquisa. Em primeiro lugar pesquisamos as tendncias. Na minha opinio o que deve ser mais levado em considerao nessa pesquisa so os shapes, ou seja, as formas predominantes, para guiar as silhuetas das modelagens, e as matrias-primas que estaro disponveis no mercado. Alm disso bom levarmos em considerao as peaschave da estao. Boas fontes de pesquisa so os portais de pesquisa de tendncias como Usefashion, WGSN, ViPreview, entre muitos outros. O importante darmos preferncia para pesquisar as macrotendncias da estao e delas tirar um tema para guiar todas a criao da coleo. A tendncia de moda no pode ser entendida como uma obrigatoriedade. Na minha opinio ela apenas aponta os rumos da moda, cabendo ao criador usar as informaes de acordo com a sua proposta. Com as informaes coletadas na pesquisa de tendncias, precisamos de um tema. O tema serve de embasamento, o que vai dar coerncia e harmonia a todas as peas. O tema precisa ser algo amplo e rico em referncias, pois ele que vai dar as ideias de cores, formas, silhuetas, texturas, etc. Costumo dizer que qualquer assunto pode servir de tema, basta saber explorar. O tema pode ser algo muito pessoal para o estilista, extrado de suas prprias experincias estticas. No caso desta coleo, o tema escolhido para a primeira coleo foi Areias. Esse tema surgiu de experimentos de modulagem que eu estava desenvolvendo com pregas e drapeados,

quando praticava as tcnicas que aprendi com o estilista Jum Nakao. Enquanto modelava e manipulava os tecidos, lembrei do dinamismo das areias que so modificadas pelo vento, formando diversas texturas. Desses experimentos cheguei a peas com efeitos de drapeados, pregas e camadas. Esse tema em si j bastante amplo e j daria muitas ideias. Mas para o tema se tornar ainda mais rico e consistente, pode ser associado a um subtema, que ir gerar outras ideias e propostas. Nesse caso o subtema da coleo Areias entrou para prestigiar o nosso tpico artesanato, as famosas garrafinhas de areias coloridas, de onde tirei a cartela de cores da coleo. Tenho sempre a sensao de que est faltando algo na coleo, de que eu poderia ter desenvolvido mais propostas e conversando com outros colegas estilistas, descobri que esse um sentimento comum de quem cria. Mas descobri que s vezes temos que nos tolhia um pouco, pois a quantidade de ideias s vezes no corresponde ao tempo e o recurso que temos. Por isso vale sempre guardar boas ideias para revisit-las em uma prxima coleo. Para que essas ideias sejam extradas do tema, cada estilista deve encontrar a sua maneira. A minha maneira de fazer isso buscando imagens sobre o assunto e colando-as no meu sketchbook, ou caderno de esboos. Essas colagens so bem aleatrias e ajudam a nos inspirar nas formas, cores, texturas, etc. Vale tudo: fotos, recortes de revistas, esboos, tecidos. Eu sou meio organizadinha, por mais que eu tente, no consigo jogar as informaes de qualquer jeito, mas no precisa ser assim. J vi sketchbooks de outros estilistas que so uma baguna, mas so verdadeiras obras de arte. Bom, cada um ao seu estilo. O meu sonho um dia conseguir fazer um sketchbook bagunado.

Sketchbook com colagens e anotaes sobre o tema da coleo

Imagens que inspiraram a escolha de tecidos e texturas

Imagens das garrafas de areias que inspiraram a escolha de cores

Depois de definir o tema e dele tirar as ideias, preciso pensar no conceito da coleo. O conceito como o estilista define a sua coleo. um resumo de tudo. O tema escolhido, o pblico-alvo e como pretendemos passar a ideia desse tema para o pblico. Eu diria que o clima ou o esprito da coleo. Quando trabalhamos o conceito de uma coleo, fazemos com que o pblico experimente sentimentos e sensaes ao visualizar o nosso trabalho. como quando assistimos a um filme que nos transporta para um mundo que foi criado pelo diretor. Precisamos transportar o nosso pblico-alvo para o mundo criado por ns, atravs da coleo. Para esta coleo poderamos definir o seu conceito como: uma coleo voltada para um pblico feminino jovem, atento s tendncias, porm, no escravo delas. Um pblico que valoriza muito mais a roupa de modelagem bem talhada e bom caimento, do que peas

descartveis que so usadas s durante uma estao. A atmosfera da coleo voltada natureza, porm, com um toque de sofisticao, considerando que a proposta de uma moda casual mais refinada. O nicho de mercado corresponde ao prt--porter, ou seja, roupas produzidas em quantidade, porm, com qualidade e relativa exclusividade, j que a produo pequena em relao s marcas que fazem produo em massa.

Criao do Design de Moda


Criao

O estilista que senta sua prancheta nos momentos de inspirao e tira ideias maravilhosas do nada, certo? TOTALMENTE ERRADO! O estilista um profissional que estudou muito e continua estudando, pesquisando, lendo, aperfeioando o seu trao, praticando modelagem e sempre testando novas possibilidades. A criao no assim to fantasiosa quanto se pensa. O nico glamour da vida desse profissional a ocasio do desfile de sua marca, que alis, s dura uns poucos minutos. A frase que todo estilista deveria aprender a dizer e repetir todos os dias eu no sei tudo e a atitude que deveria adotar diante dos desafios eu no sei isso, mas vou aprender. Depois da pesquisa feita espera-se ter bastante contedo para a criao, mas a verdade que a pesquisa deve continuar durante todo o processo do planeamento de uma coleo. Para isso um sketchbook ou caderno de esboos indispensvel para colocar todas as ideias que vierem cabea, sem limites. Dependendo da estao, construmos o clima da coleo, de acordo com o conceito trabalhado. Essa coleo de lanamento da loja um Preview de Primavera-Vero e por isso tem peas mais leves e uma cartela de cores mais aberta. Depois da pesquisa que fiz sobre o meu tema, comecei a fazer as definies de cores, silhuetas, detalhes, elementos de estilo e matria-

prima de cada famlia de peas, para a partir da comear a desenhar os croquis, que no incio so apenas rascunhos. Uma coleo um conjunto de roupas ou acessrios inspirados dentro de um tema ou conceito. Esse conjunto de peas deve ser esteticamente harmnico, tecnicamente vivel, ou seja, possvel de ser fabricado e vendvel. Alm disso deve ter bom corte e acabamento, para que tenha valor agregado. A criao uma etapa ao mesmo tempo ldica e racional, pois deve haver um equilbrio entre o que queremos fazer e o que realmente podemos fazer. A escolha de alguns tecidos e aviamentos pode significar uma aposta, mas o estilista tem que ter bastante poder de deciso na hora das compras. Toda a matria-prima tem que ser comprada com antecedncia, principalmente quando fazemos encomenda de grandes quantidades, para que tudo seja entregue nas datas planejadas para comear a fabricar. A quantidade tambm uma deciso bem difcil, pois no podemos correr o risco de comprar mais matria-prima do que necessrio, para evitar deixar capital parado.

Painel de inspirao da coleo Areias

Escolha das Cores


Montar a cartela de cores uma das primeiras decises a serem tomadas. interessante experimentar vrias combinaes de cores, para se chegar ao resultado ideal. O tema essencial para a escolha das cores. Nessa coleo prevaleceram os tons terrosos e neutros, mas cores mais quentes tambm entraram para equilibrar a cartela. Todas as cores refletem a personalidade da coleo. Os tons neutros como o marfim e o branco refletem a luminosidade do ambiente. Os tons terrosos remetem s falsias que oscilam suas cores entre marrom, ferrugem, caramelo e bege. O vermelho e o vinho entram representando a rica mistura de cores que se forma na natureza quando a palidez da areia clara iluminada pela luz quente em tons avermelhados no final da tarde.

A estampa costuma ilustrar a cartela de cores, os temas e as influncias recebidas durante a pesquisa. As estampas escolhidas para essa coleo foram os pois e os florais midos. Os pois como referncia s pedrinhas arredondadas que misturam-se s areias e os florais referem-se discreta vegetao que se expressa no ambiente explorado na pesquisa.

Escolha dos Tecidos


A escolha do tecido essencial para o sucesso de uma roupa. importante conhecer bem os tecidos sugeridos para a estao atual. Os tecidos escolhidos devem harmonizar com a proposta e o estilo das peas e ser adequados para os tipos de modelagem e detalhes que se pretende fazer. Saber qual o tecido ideal para cada modelo algo que aprendemos com a experincia. Nem sempre fazemos a escolha certa, por isso to importante realizar testes. Nessa coleo usei sarja acetinada, tricoline, linho, laise, crepe e seda sinttica.

Definio das Silhuetas


A silhueta da coleo segue numa tendncia ajustada e estruturada que evolui para formas mais fluidas. Vestidos, saias e corsets apresentam recortes sinuosos junto ao corpo, dando uma forma mais estruturada s peas. Mais tarde essas formas alargam-se, tornando-se esvoaantes, dando um ar da leveza prpria do vero. A traduo do conceito atravs das roupas direcionada pela construo da relao entre a silhueta, a estrutura das peas e os detalhes. A Silhueta o contorno ou forma da roupa e a primeira coisa a ser notada pelas pessoas. Ao definir uma silhueta devemos considerar todos os ngulos da pea, 360 graus. O desenvolvimento das silhuetas ajuda a criar uma identidade para a coleo. Neste caso o foco da silhueta a representao de uma mulher sensvel e romntica, com esprito livre, traduzido nos complementos do look, como os cabelos ao vento ou presos de forma desleixada. Cintura ajustada, cortes arredondados remetendo feminilidade, contrastam com a parte inferior da silhueta que sugere uma base firme com sandlias de saltos largos e presena marcante.

Definio da Proporo
Depois de definida as silhuetas que predominaro na coleo, eu parto para a relao entre propores e detalhes. O corpo dividido por linhas horizontais, verticais e diagonais e so essas divises que definem a proporo. A linha de uma roupa est relacionada ao seu corte e localizao de costuras, recortes e pences. A combinao de proporo, cores e texturas podem criar possibilidades infinitas. Nessa coleo foram usadas linhas curvas e enviesadas que tm carter feminino. No existem regras para a localizao de costuras, recortes e pences, podendo estes serem deslocados em torno do corpo. Esse processo exige estudo de tcnicas de modelagem e tempo gasto diante do manequim de moulage para experimentar as possibilidades. As linhas dessa coleo foram inspiradas no movimento das dunas, que formam diferentes desenhos de linhas curvas na

areia, o que eu levei para o tecido em forma de recortes nas peas mais estruturadas e cortes enviesados nas peas mais fluidas.

Definio dos Detalhes


Os detalhes so o diferencial de uma pea de roupa. So considerados detalhes de confeo pespontos, pregas, nervuras, drapeados, lapelas, tipos deferentes de abotoamentos, formas de palas, mangas e de bolsos, entre outros. Alm disso os aviamentos como zperes, botes, ilhoses, etc., podem tambm fazer a diferena em uma pea, dependendo da maneira como usamos. Para definir os detalhes das peas precisamos primeiro definir os elementos de estilo, que so elementos que escolhemos a partir do painel de inspirao da coleo e serviro de inspirao para a criao das peas. Comeo fazendo associaes dos elementos de estilo com solues que sejam possveis de serem conseguidas nos tecidos. Os elementos que trabalhei, como j mencionei, foram os desenhos curvos feitos na areia pelo vento, que viraram pregas; as pedrinhas arredondadas encontradas na praia, que viraram botes; a arquitetura natural das falsias, que viraram camadas de tecidos.

Alguns elementos de estilo que inspiraram as peas da coleo

Desenho dos Esboos


Os esboos so os primeiros desenhos feitos para uma coleo. Geralmente desenhamos muitas ideias, para ter muitas opes de escolha. Durante esse processo comum descartarmos muitas ideias. Fao os esboos divididos por famlia, assim eu consigo explorar

os elementos de estilo dessa famlia sem perder o foco. Fao os esboos diretamente nos meus ketchbook e trabalho cada famlia em uma mesma pgina. Se eu no ficar satisfeita com as ideias de uma famlia, deixo emstand by e vou desenhar outras coisas, para depois voltar para a ideia anterior. Algumas coisas que eu desenho e no gosto ficam l esquecidas e no entram na coleo, mas no jogo nada fora. Tudo fica registrado, at as ideias ruins.

Esboos de uma das famlias da coleo

Desenho dos Croquis


Croqui o desenho da roupa no manequim, feito para ilustrar, mostrar o caimento das peas
no corpo. No tem muito compromisso com os detalhes tcnicos, mesmo assim, para desenhar croquis preciso ter um bom conhecimento do corpo humano para fazer uma projeo de como cada pea vai cair no corpo. Nem todos os profissionais desenham croquis de suas colees, pois na indstria de vesturio, o que mais importa o desenho tcnico das peas e nem sempre h tempo para desenhar os croquis, devido ao ritmo acelerado da produo. No caso de um atelier mais fcil reservar tempo para isso, j que as colees so planejadas de forma mais minuciosa do que na indstria. Separei dois croquis para mostrar para vocs. Eles correspondem aos esboos que mostrei mais acima nesse post. Assim vocs podem ter uma ideia do processo de criao como um todo.

Processo da Criao
Muitos estudantes de moda e at profissionais tremem na base s de pensar no desafio que criar uma coleo de moda. Porm, o processo de criao de cada estilista pode variar muito e no h frmulas prontas para isso. O estilista precisa enxergar alm da roupa, pois a combinao novas texturas, estampas, tecidos, temas e materiais que realmente faz a grande diferena em uma coleo de moda. Mas de onde chegam tantas ideias? Existem vrias maneiras de desenvolver uma coleo de moda. O primeiro passo pesquisar temas e tendncias e depois colocar todas as ideias no papel. Mas como eu j falei, no h uma frmula e nem todos os profissionais percorrem os mesmos caminhos. Alguns estilistas baseiam suas criaes no passado, recorrendo histria do vesturio. Outros, se inspiram em estudos da histria da arte antiga para comear seu processo de criao e usam imagens do cenrio artstico como inspirao para elaborar o conceito das suas colees. Alguns profissionais pesquisam os materiais que vo ser usados na prxima coleo e mantm em seu escritrio um quadro visual de fotos e imagens para seguir o caminho do tema da sua coleo. Ostrower (1987) diz a respeito do processo de criao: Criar , basicamente, formar. poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse novo, de novas coerncias que se estabelecem para a mente humana, fenmenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. (OSTROWER, 1987). A criao tem um papel muito importante em qualquer segmento ligado moda, pois importante interpretar as tendncias de moda de maneira original e criativa, filtrando as informaes impostas pela indstria da moda. A pesquisa deve ser feita em vrias fontes, para que se tenha base para criar peas com viabilidade comercial e de acordo com esttica atual.

O trabalho de criao consiste em chegar a uma ideia que esteja de acordo com a proposta e o tema escolhido e procurar a melhor forma de exteriorizar esta ideia, levando em conta fatores como o pblico-alvo, o mercado, os recursos tecnolgicos e financeiros. A criao voltada para o mercado de consumo deve apresentar a caracterstica de ser til para a empresa e benfica para a sociedade. O design uma forma de agregar valor ao produto, sendo refletido no aspeto esttico. Porm, o design no se limita apenas ao aspeto esttico, mas busca otimizar todo o processo de produo. O designer de moda tem a funo de desenvolver um estilo compatvel com a marca, definindo estratgias de mercado, de criao e de produo de novas linhas de produtos.

Planeando uma coleo


Uma coleo consiste em todos os lanamentos de uma determinada estao. Mas porque se lanam colees?

Para acompanhar as inovaes das indstrias txtil e de aviamentos; Para acompanhar as tendncias de moda; Para se ter um melhor controle da produo, dando condies para o estabelecimento de metas (prazo de entregas das peas);

As colees so lanadas de acordo com um calendrio seguido pela maioria das confeces. O calendrio oficial para o lanamento de colees de trs em trs meses, ou seja, de acordo com as estaes do ano: primavera-vero, outono-inverno. Na regio Nordeste do pas no temos estas estaes muito definidas, ento fazemos sempre colees destinadas ao vero, por no termos necessidade de roupas de frio. Algumas empresas esto optando por lanarem mini-colees em um espao menor de tempo, o que pode ser uma boa estratgia para oferecer maior variedade de produtos para os clientes.

Quando vamos lanar uma coleo, devemos observar bem alguns fatores:
Estilo: aquilo que d caracterstica a uma roupa. Ex: estilo clssico, estilo punk, estilo anos 60, etc.; Linha: o tipo de roupa que se vai produzir. Ex: linha surf, linha sportwear, linha moda praia, linha aerbica, etc. Segmento: segmento masculino, segmento, feminino, segmento infantil, etc.; Pblico-alvo: so as pessoas para quem pretendemos vender a coleo que iremos lanar. Ex: homens, mulheres, adolescentes, etc.;

Faixa etria: a idade do pblico-alvo que deve ser definida para se possa modelar as peas nos tamanhos certos.

Composio da coleo
As colees precisam ser bem organizadas para facilitar o trabalho de modelagem e montagem das peas. Mas como se organiza uma coleo? Primeiro devemos dividi-la em partes que chamamos de famlias. Famlia: um grupo que deve ter pelo menos 4 peas que so confecionadas seguindo uma mesma programao visual, ou seja, usando mesmo tecido ou os mesmos aviamentos, diferindo no modelo e nas cores. O objetivo das famlias enfatizar as caractersticas da coleo, oferecendo ao cliente vrias opes de peas do mesmo estilo.

Variao dos produtos da coleo


Produto sazonal: lanado em perodos festivos. Produto de oportunidade: aqueles que so lanados por apresentadores e atores da televiso, cantores, etc. Estes produtos ficam pouco tempo na moda, por isso devem ser lanados e vendidos rapidamente. Produto de tendncia: inspirado nas pesquisas de tendncias atuais.

Desenvolvimento da Coleo
Quando vamos desenvolver uma coleo, precisamos definir algumas coisas antes para garantir que seremos bem-sucedidos em nossas vendas. A moda segue algumas tendncias que precisamos conhecer antes de produzir roupas destinadas para venda. Temos que escolher os tecidos, os aviamentos, as cores e os modelos de acordo com essas tendncias. As principais fontes de pesquisa so as publicaes de moda como revistas e catlogos, bem como os sites da internet especializados na rea. Depois de pesquisarmos as tendncias podemos escolher um tema ou assunto para a nossa coleo. A escolha de um tema ajuda a manter uma unidade na coleo. A produo de uma coleo segue vrias etapas. Pode haver algumas modificaes dependendo do tipo de empresa e de produto.

Cartela de cores
A cor exerce uma atrao psicolgica no ser humano. Esta muita alm de assumir apenas um papel decorativo ou esttico, est ligada expresso de valores sensuais e espirituais (FARINA, 1982). A cor pode ser utilizada de maneira simblica ou como forma de estmulo visual, pois o elemento que mais proporciona impacto e predomina numa imagem.

Portanto, a utilizao da cor no pode ser feita arbitrariamente numa coleo. preciso encontrar uma linguagem especfica por meio da qual se consiga atingir os objetivos desejados junto ao pblico-alvo. A simples pesquisa das tendncias atuais de moda no basta para definir a cartela de cores de uma coleo, pois necessrio levar em conta o pblico e suas particularidades, a personalidade da marca e o tema predominante na coleo. Por exemplo, se o pblico for jovem estima-se que a preferncia predominante por cores fortes, j que se trata de pessoas mais abertas a estmulos externos e mais propensas s influncias da moda, H uma reao corporal do jovem em relao s cores fortes, podendo ser este um fator decisivo no comportamento de compra. Pelas prprias exigncias da idade e porque sabe que poder substituir os objetos dentro de um prazo relativamente curto, ele se inclina ao uso de cores vivas (FARINA, 1982). Se o pblico for feminino essa tendncia se acentua. Segundo pesquisas j realizadas, as mulheres so mais recetivas s mudanas, o que parece explicar as rpidas mudanas na moda feminina. H uma grande variedade de cores para esta estao. Ao elaborar uma coleo deve-se pesquisar quais cores esto em moda, para definir a cartela de cores. Geralmente se trabalha com 8 cores, subdivididas em quatro tons frios e quatro quentes, podendo se acrescentar o preto e o branco, se este for o caso da coleo. As pessoas que trabalham com moda devem prestar muita ateno quando forem fazer combinao de cores, para que o resultado seja agradvel. Porm, o nmero de cores tambm no uma regra fixa, pois isso depender da proposta.

Matria-prima
Chamamos de matria-prima os aviamentos e os tecidos usados para confecionar as peas. A escolha da matria-prima deve levar em conta o pblico-alvo, o segmento, o estilo da coleo, a viabilidade de utilizao e principalmente se estes materiais so encontrados com facilidade no mercado. As caractersticas dessa matria-prima precisam tambm atender s exigncias do consumidor, e consequentemente aos padres de qualidade da empresa. As matrias-primas so selecionadas e especificadas na fase de desenvolvimento do produto, durante a confeo dos prottipos, de maneira clara e em linguagem escrita, constando sempre amostras.

Desenho dos Croquis


Chamamos de croquis os desenhos das peas da coleo. Antes de fazer os croquis definitivos, fazemos os esboos, que so as ideias iniciais, que sero selecionadas para compor a coleo. Os desenhos da coleo devem ser claros e de fcil compreenso, contendo indicao de costuras, detalhes, aviamentos, etc. A coleo tambm pode ser apresentada atravs de desenho tcnico, que deve seguir as regras de proporo. Alguns estilistas apresentam as suas colees tanto em croquis como em desenhos tcnicos.

Ficha Tcnica

Para melhor orientar a produo dos prottipos necessrio se fazer uma ficha tcnica para cada pea da coleo. A ficha tcnica muito importante para formar o arquivo das peas confecionadas e proporcionar fidelidade aos modelos elaborados. Por isso na ficha devem ser especificados todos os detalhes, como de linhas, cor, aviamentos e tecidos, dimenses, etc. Detalhes como bordados, aplicaes, entre outros, devem ser desenhados separadamente, de preferncia em tamanho real, com todas as especificaes necessrias execuo. A ficha tcnica s se mostrar eficaz quando utilizada na prtica, pois pode acontecer que sejam necessrias algumas alteraes para que esta atenda melhor o seu objetivo. Assim, essencial que nela constem as informaes mais importantes, evitando excesso de itens.

Temos ainda:

Ficha Tcnica em PDF Como fazer o mapa de uma coleo

Desenho
Introduo ao desenho Tcnico de Moda
Definio
O desenho tcnico um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normatizao e pela apropriao que faz das regras da geometria descritiva e espacial para a construo da representao grfica da vista frontal, posterior e lateral. Alm do conhecimento sobre a anatomia humana e tecnologia. Na moda, a tecnologia est relacionada ao conhecimento dos objetos que se est desenhando e suas partes como: botes, zper e punhos, entre outros. Neste campo conceitual tambm est ligado as tcnicas e modos de produo destas peas. Tal forma de desenho utilizada como base para a atividade projetar. O desenho tcnico, a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicao entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informaes referentes ao projeto. O cdigo, que diz respeito ao significado das linhas, espessuras, escalas, smbolos e padres, o principal assunto abordado pelas normas da ABNT para desenho tcnico, que so especficas para as reas de engenharia e arquitetura. Na rea de moda utilizam-se os mesmos recursos que um engenheiro ou arquiteto durante todo o processo de desenvolvimento do projeto de produto do vesturio, porm com particularidades especificas da rea. Para o desenho tcnico, no se utiliza a cor. O desenho deve ser monocromtico. Porm o desenho tcnico feito no computador, j aceita cores e detalhes como estampas, bordados devido plasticidade em testar combinaes e harmonias.

Normas
Para o desenhista tcnico de moda, a roupa deve ser entendida como um objeto que repousa sobre o volume do corpo, obedecendo as suas formas e articulaes. No desenvolvimento de seu trabalho, o profissional precisar lembrar que suas orientaes serviro de base para a confeo da roupa e que esta, fora do corpo, uma superfcie plana, mas que ganha volume quando vestida, tornando-se tridimensional. Assim, alm das medidas de altura, o desenho precisa reproduzir as reentrncias e os relevos do corpo. O desenho tcnico uma espcie de cdigo gentico da roupa, uma vez que nele esto inscritas todas as informaes necessrias reproduo de cpias idnticas. Atravs dele os diferentes profissionais e setores da cadeia txtil e de confeo tem preservado as informaes, o que possibilita uma comunicao precisa. Os desenhos tcnicos de produtos do vesturio so representados com caneta nanquim ou similar. Para uma maior clareza, prope-se a utilizao de quatro espessuras: 0.7 para contornos externos e 0.5 pespontos largos e 0,2 para linhas auxiliares e costuras finas. Porm, na prtica pode-se reduzir esta regra utilizao de apenas duas espessuras de canetas de livre escolha: a mais grossa para contornos e a mais fina para os detalhes. Os desenhos tcnicos de produtos do vesturio devem ser realizados em escala, necessitando tambm da representao numrica das dimenses das partes, evitando dessa forma erros na fabricao do prottipo.

Conceitos Bsicos
Proporo: Refere-se ao equilbrio ideal de tamanho entre as partes que compe um todo. No caso do corpo humano, a cabea estabelece uma relao de proporo com tronco e as pernas. No desenho, a cabea usada como unidade de medida que fornecer alturas e larguras do corpo. Na mulher brasileira, cuja altura mdia fica entre 1,60m e 1,75m, o corpo dividido em aproximadamente 8 cabeas. Simetria: Refere-se semelhana entre os lados direito e esquerdo. De um modo geral, o corpo humano no mantm exatamente as mesmas medidas de um lado e do outro; h pequenas diferenas, muitas vezes impercetveis quando se olha, mas percetveis quando se mede. No desenho, o eixo de simetria representado por uma linha vertical que vai da cabea, passando pelo nariz, at o espao entre os ps. Volumes e Concavidades: Referem-se s formas do corpo; suas curvas, reentrncias e relevos. No desenho, so as linhas sinuosas que o representam.

Base do Desenho Tcnico


O desenho tcnico manual pode ser feito atravs da representao tcnica com a observao de peas prontas, medi-la e utilizar escala reduzida ou pode ser feito sobre uma base que deve ter as propores corretas do corpo humano. O desenho tcnico deve evidenciar a linhas, as propores, o caimento, os acabamentos, aviamentos, decotes, fechamentos e todos os detalhes de aviamento necessrios para a leitura e construo do modelo idealizado.

Sero traadas linhas guia na folha, similares as linhas bases da modelagem, demarcando localizao do decote, ombros, cavas, cintura, quadril, joelhos e tornozelos.

Desenho Anatmico e suas Propores


Em primeiro lugar, quero esclarecer que o desenho anatmico no tem a nica finalidade de ser realista ao extremo. O mais importante que o desenho seja coerente, s isso. A realidade extrema ns deixamos para a cmara fotogrfica. Vamos ento falar da base do desenho anatmico, que a proporo. Proporo a relao de uma coisa em comparao com outra. Para comear a desenhar devemos estabelecer algumas propores. Tratarei aqui da anatomia do corpo humano adulto, pois o corpo infantil tem caractersticas muito particulares. Deixarei o desenho de crianas para outra ocasio. Em arte a unidade de proporo mais utilizada a cabea. Para o desenho anatmico da figura humana usaremos sete cabeas e meia, porm, o desenho de moda usa at nove cabeas, em virtude de a figura de moda ser mais alongada. Antes de estudar as propores interessante saber o nome dos principais ossos do corpo humano. No precisa decorar os nomes nem ler livros e mais livros de anatomia. Basta entender a estrutura e observar as diferenas entre a estrutura do homem e da mulher e as diferenas entre estas.

Propores do Homem
O corpo masculino mais largo na regio que fica um pouco abaixo dos ombros (deltoides), que corresponde a aproximadamente duas cabeas. Entre os quadris a largura de aproximadamente uma cabea e meia e entre os ombros, duas cabeas; O padro de uma pessoa com altura de sete cabeas e meia o seguinte: uma cabea para a cabea; duas cabeas e trs quartos para o pescoo e tronco; trs cabeas e trs quartos para os membros inferiores; Devem-se ter duas cabeas da ponta dos dedos ao cotovelo.

Propores da Mulher
Os ossos da mulher so mais curtos e tm superfcie menos speras que os do homem. O osso do peito (esterno) mais curto e mais curvo e a plvis mais longa e mais baixa, o que faz com que os quadris sejam mais largos; O sacro maior e se projeta para trs; As espinhas iladas posteriores e superiores e as espinhas iladas anteriores so mais separadas que as do homem; A distncia que vai da caixa torcica at a plvis maior, devido plvis ser mais baixa e mais larga; A distncia entre as espinhas ilacas aos grandes trocnteres dos quadris menor, pois as espinhas ilacas anteriores so maiores e mais baixas, e muito mais separadas; Os ligamentos de Poupart a prega da virilha so mais horizontais; Os ombros so mais estreitos e as clavculas mais retas e curtas. Por isso o pescoo mais longo e as espduas so mais arredondadas, em contraste com os ombros retos do homem; Os braos so mais curtos em relao ao troco. Isso ocorre porque o mero da mulher mais curto, fazendo com que o cotovelo seja mais elevado; As pernas so mais curtas e o crnio menor.

Comparao Entre as Propores


O centro da figura feminina fica acima do pbis e o da figura masculina fica quase no prprio pbis; A largura dos quadris da mulher aproximadamente igual medida do trax masculino mais a largura de um brao; A mulher tem ndegas com maior dimetro porque o sacro est colocado em maior ngulo do que o do homem. Alm disso, a mulher tem mais gordura nessa regio; O abdome da mulher mais arredondado do que o do homem; As pernas da mulher so mais grossas na parte de trs do que as do homem.

You might also like