You are on page 1of 110

Educao Profissional Tcnica Mecatrnica

Processos de Usinagem PRU


Operaes

2o semestral

Processos de Usinagem Operaes

 SENAI- SP, 2000


Trabalho elaborado pela Escola SENAI Roberto Simonsen- Centro Nacional de Tecnologia em Mecnica, do Departamento Regional de So Paulo.

Coordenao Geral Coordenao

Dionisio Pretel Paulo Roberto Martins Valdir Peruzzi

Organizao

Adriano Ruiz Secco Slvio Audi

Editorao

Adriano Ruiz Secco cio Gomes Lemos da Silva Silvio Audi

Adaptado de Metalmecnica - Operao Caminho Betoneira

Escola SENAI Roberto Simonsen Centro Nacional de Tecnologia em Mecnica Rua Monsenhor Andrade, 298 Brs CEP 03008-000- So Paulo, SP Tel. 011 229-5099 Fax 011.229-5099 r 229 E-mail rsimonsen@senai101.com.br Home page: http:www.senai101.com.br



pgina
Limar superfcie plana Traar retas no plano e paralelas ao plano Puncionar Furar com furadeira Escarear furo Serrar manualmente Rebaixar furo Afiar ferramentas de uso manual Esmerilhar superfcie plana em ngulo Roscar manualmente com macho Roscar manualmente com cossinete Calibrar furo com alargador manual Facear Tornear superfcie cilndrica na placa universal Fazer furo de centro Tornear superfcie cilndrica na placa universal e contraponta Tornear superfcie cilndrica externa entre pontas Furar com auxlio do cabeote mvel Sangrar e cortar no torno Abrir rosca triangular externa por penetrao perpendicular Fresar superfcie plana Fresar rebaixos Fresar ranhuras retas Retificar superfcie plana paralela Referncias bibliogrficas 3 8 13 17 22 25 28 31 34 39 42 46 49 53 58 61 65 68 72 80 86 90 92 100 105


 
 

Apesar do uso das mquinas-ferramenta garantir qualidade e produtividade na fabricao de peas, existem ainda operaes manuais que precisam ser executadas em casos nos quais a mquina no pode ser usada. o caso da limagem, realizada pelo ferramenteiro, pelo ajustador ou mecnicos em geral e usada na reparao de mquinas, ajustes diversos e trabalhos de usinagem, na ferramentaria para o ajuste de gabaritos, chapelonas, matrizes, guias, chavetas.


Limar desbastar ou dar acabamento com o auxlio de uma ferramenta chamada lima. Essa operao realizada para produzir um plano com um grau de exatido determinado por meio de rguas e dispositivos especiais de verificao de planeza.






1. Prenda a pea, conservando a superfcie a ser limada na posio horizontal e acima do mordente da morsa.

Observaes


Ao prender peas com faces j acabadas, use mordentes de proteo. Antes de prender a pea, verifique se a morsa est na altura recomendada. Se necessrio, procure outro local de trabalho ou use um estrado, calo de madeira ou dispositivo regulador de altura para morsa.

2. Lime a superfcie, observando as seguintes orientaes. a) Segure a lima conforme a ilustrao. b) Apoie a lima sobre a pea. Observando a posio dos ps, posicione o corpo de forma a ficar equilibrado.

Precauo


Para evitar acidentes, verifique se o cabo da lima est bem preso.

3. Inicie o limado, com movimento para a frente, fazendo presso com a lima sobre a pea. No retorno, a lima deve deslizar livremente sobre a superfcie da pea. O limado pode ser transversal ou oblquo.

Observaes


Para desbastes grosseiros, o movimento da lima dado com o corpo. Para trabalhos de ajuste ou acabamentos, o movimento da lima executado somente pelos braos.

Para evitar riscos na superfcie limada, limpe os cavacos que se prendem ao picado da lima com o auxlio de uma escova ou raspador de lato ou cobre, levando em considerao a inclinao do picado.

Somente no retorno da lima, ela deve mudar de posio.

4. Lime por passes sucessivos, cobrindo toda a superfcie a ser limada e usando todo o comprimento da ferramenta. Observao


O ritmo do limado deve estar entre 50 e 60 golpes/minuto.

5. Verifique alternadamente a planeza da superfcie com a rgua de controle de fio e o desvio admissvel pela tolerncia de forma com o dispositivo apropriado. Observaes


Durante a verificao da planeza, tome cuidado para que o fio lapidado da rgua de controle toque suavemente a superfcie da pea.

Para verificar se a pea est dentro do desvio admissvel pela tolerncia de forma, use o mtodo indireto passano-passa ou apoie a pea sobre um dispositivo com relgio comparador a fim de obter o valor do desvio.


 
 
 

A traagem a base da usinagem. Por isso, antes que a pea seja usinada, o mecnico precisa, s vezes, executar um traado em uma ou mais faces da pea, para localizar, com rigor, rebaixos, ranhuras, furos, recortes, planos ou outras superfcies que lhe daro forma definitiva.


 
Traar retas no plano a operao por meio da qual so desenhadas, em um plano e em pontos previamente determinados, retas em diversas posies tendo como base uma linha ou face de referncia, utilizando diversos instrumentos.

Essa operao realizada como passo prvio para a execuo de outras operaes como cortar, dobrar, ajustar.






1. Pinte a face da pea com tinta de secagem instantnea. Observao


A face deve estar lisa e livre de gorduras.

2. Marque os pontos por onde vo ser traadas as retas.

3. No caso de um traado perpendicular, apoie a base do esquadro na face de referncia.

4. Trace com o riscador as retas, fazendo-as passar pelos pontos marcados.

Observaes
  

Ao traar, incline o riscador no sentido do trao. Os traos devem ser finos, ntidos e feitos de uma s vez. Para traar retas oblquas, usa-se a suta.

Para a confirmao do traado, na traagem de peas de ferro fundido, os traos devem ser ponteados com puno de bico.

 
  
Traar linhas paralelas a um plano de referncia a operao realizada com o auxlio do calibrador traador de altura, cantoneiras, blocos prismticos e desempeno. Essa operao executada para determinar os centros das peas e na traagem de ranhuras, rebaixos e furos.






1. Pinte as faces que sero traadas.

10

2. Posicione a pea diretamente sobre a mesa de traagem quando existir uma superfcie de referncia na pea.

Observaes


Quando a traagem realizada em chapas ou peas grandes, elas devem ser apoiadas em uma cantoneira. Quando a pea no tem superfcie de referncia, usam-se calos e macacos.

3. Prepare o calibrador traador seguindo os seguintes passos: a) solte o parafuso de fixao do cursor e faa-o descer suavemente at que a ponta do riscador toque no desempeno; b) verifique se o zero do nnio coincide com o zero da escala fixa. Se no estiver coincidindo, faa a correo movimentando a escala fixa e travando-a nessa posio; c) calibre o traador na dimenso determinada; 4. Coloque o traador em posio de uso. 5. Apoie a pea sobre o plano de referncia.
11

6. Execute o traado, movimentando o calibrador.

Observaes


No caso de peas cilndricas, estas devem ser apoiadas sobre um bloco prismtico. Dependendo das necessidades do traado, o plano de referncia pode ser horizontal, vertical ou inclinado.

12

 

Puncionar uma operao que consiste em marcar pontos de referncia no traado ou centros para furao de peas, por meio de pancadas na cabea do puno de bico com um martelo de peso apropriado.







  

 
      
    
1. Trace a pea, conferindo o traado com o paqumetro.

2. Apie a pea sobre o cepo e escolha o puno em funo do ngulo de ponta (60 ), verificando sua afiao e observando a concentricidade e regularidade.

13

3. Com a mo apoiada na pea, coloque o puno em posio inclinada sobre os traos, deslocando-o at encontrar os cruzamentos das linhas. Observao


Observe o posicionamento do puno na direo dos traos.

4. Faa uma leve presso com o puno sobre a pea, posicione-o verticalmente e bata o martelo com pequeno impacto.

Observaes


A marca do puno deve gerar um dimetro de aproximadamente 0,3mm. martelo deve ter uma massa entre 125 e 150g.

5. Com uma lupa, verifique se o puncionamento est correto.

14

Observao


A marca do puno deve ficar eqidistante em relao s linhas de centro traadas.

6. Utilizando o puno de 90 , confirme a marcao no tamanho desejado: de 0,6 a 1 mm de dimetro. Observao




Evite inclinar o puno no momento de confirmar para que no haja deslocamento da furao.

15

  

 


1. Trace a pea. 2. Apie a pea sobre o cepo e escolha o puno em funo do ngulo da ponta: 60 .

3. Coloque o puno em posio inclinada sobre os traos. 4. Posicione o puno verticalmente e bata com o martelo a fim de obter aproximadamente 0,6 mm de dimetro para evitar marcao aparente na borda da pea acabada.

16

  




Os furos so feitos quando se necessita roscar ou introduzir eixos, buchas, parafusos ou rebites em peas que podem funcionar isoladamente ou dentro de um conjunto mecnico qualquer. Furar na furadeira a operao pela qual se obtm furos cilndricos pela ao de rotao e avano de uma broca, presa a uma mquina-ferramenta chamada de furadeira.

17






1. Prenda a pea. Observaes


A fixao depende da forma e tamanho da pea; pode-se fixar na morsa da furadeira com grampos ou com morsa de mo.

Para evitar perfurar a morsa ou a mesa da furadeira, coloque a pea sobre calos paralelos. Se a furao for em chapas finas, coloque um pedao de madeira entre a chapa e a base de apoio da furadeira.

2. Prenda a broca no mandril.

18

Observaes


Verifique o dimetro da broca com o paqumetro, sem gir-la, medindo sobre as guias.

 

Verifique se a afiao est adequada ao material. Se usar broca de haste cnica, fixe-a diretamente no eixorvore da mquina, utilizando bucha cnica, se necessrio. Para furar chapas finas, selecione ou prepare a broca.

3. Selecione a rotao. Observao




Consulte a tabela de velocidade de corte e, com base no dimetro da broca e o material da pea, calcule a rotao ou consulte o nomograma de rotao para furadeira.

4. Para regular a profundidade de penetrao da broca, apoie a ponta da broca sobre a pea, acionando a alavanca de avano.

19

5. Gire a porca reguladora at uma distncia (H) do batente igual profundidade de penetrao (P), mais a altura (a) do cone da broca.

Observao


Quando o furo a ser executado passante, essa distncia (H) deve ter uma vez e meia a altura a mais a espessura da pea para assegurar a sada da broca.

6. Aproxime a broca da pea, acionando a alavanca de avano. 7. Centre a broca no ponto puncionado.

20

8. Ligue a furadeira e inicie o furo com avano lento. Precauo




A broca e a pea devem estar bem presas. Observaes Antes que toda a ponta da broca penetre na pea, verifique se o furo por ela produzido est no centro do traado.

Se a broca se desviar do centro, verifique se ela est bem afiada e corrija o desvio.

9. Termine o furo na profundidade desejada. Observaes


 

O fluido de corte deve ser adequado operao. Retire freqentemente a broca do furo para quebrar o cavaco, refrigerar a broca e limp-la com um pincel. Ao se aproximar o fim da furao, o avano da broca deve ser feito com mais ateno.

21

 
 

Escarear furo a operao que consiste em tornar cnica a extremidade de um furo, usando a furadeira e o escareador.

Essa operao necessria para permitir o embutimento de parafusos ou outros elementos de unio, cujas cabeas tenham formato cnico.

22





 
1. Prenda a pea. 2. Prenda o escareador no mandril. Observao


O escareador deve ter o mesmo ngulo que a cabea do parafuso ou rebite.

3. Selecione a rotao, baseando-se no dimetro maior do escareador. 4. Centre o escareador com o furo. 5. Regule a profundidade do escareado. 6. Ligue a mquina e execute o escareado.

Observaes
 

O avano deve ser lento. O fluido de corte deve ser de acordo com o material.

7. Verifique o escareado com o auxlio de um paqumetro ou do parafuso que vai ser usado no furo.

23

Observao


Para o alojamento de parafusos de cabea escareada, utiliza-se uma broca escalonada mltipla que forma simultaneamente o escareado de 90 e o dimetro da cabea do parafuso. Neste caso, a profundidade do rebaixo cilndrico verificado com o paqumetro.

24






Serrar manualmente uma operao que permite cortar um material utilizando o arco de serra. Emprega-se muito nos trabalhos mecnicos de bancada e quase sempre precede a realizao de outras operaes.






1. Selecione a lmina de serra de acordo com o material e sua espessura. 2. Monte a serra no arco, com os dentes voltados para a frente. 3. Tensione a lmina de serra, girando a porca-borboleta com a mo.

4. Trace e prenda o material na morsa.

25

Observaes


A parte que ser cortada deve estar junto aos mordentes.

Material de pouca espessura preso por meio de peas auxiliares, tais como calos de madeira e cantoneiras, a fim de evitar vibraes.

5. Serre. Observaes


Ao iniciar o corte, coloque a lmina junto ao trao, guiando-a com o dedo polegar e ligeiramente inclinada para a frente, a fim de evitar que os dentes se quebrem.

26

Quando o corte profundo e ultrapassa o limite do arco, a lmina deve ser montada na posio horizontal ao arco.

A presso da serra sobre o material feita apenas durante o avano e no deve ser excessiva. No retorno, a serra deve correr livremente sobre o material.

A serra deve ser usada em todo o seu comprimento, e o movimento deve ser dado apenas com os braos. O nmero de golpes deve ser de aproximadamente 60 por minuto.

Precauo


Ao se aproximar o trmino do corte, diminua a velocidade e a presso de corte para evitar acidentes.

27


 

Rebaixar furo a operao que consiste em aumentar o dimetro de um furo at uma profundidade determinada. Destina-se a executar um alojamento para cabeas de parafusos, rebites, porcas e peas diversas. Com esse rebaixo, as peas ficam embutidas, apresentam melhor aspecto e evita-se o perigo de partes salientes. Em alguns casos, o rebaixo serve para alojar buchas.






1. Prenda a pea e fure-a. Observao


O dimetro do furo deve ser 0,1mm maior que o dimetro do piloto do rebaixador.

28

2. Escolha o rebaixador adequado e prenda-o no mandril.

Observao


Se a haste da ferramenta for cnica, coloque-a diretamente no eixo da furadeira, usando bucha de reduo, se necessrio.

3. Selecione a rotao da furadeira em funo do dimetro do rebaixador e da velocidade de corte do material. 4. Introduza o piloto do rebaixador no furo at que as arestas de corte faam contato com a superfcie da pea e tome referncia na escala da furadeira.

29

5. Ligue a furadeira. 6. Exera pequena presso no brao de alavanca da furadeira, a fim de que o rebaixador penetre sem esforo. Observao


Use fluido de corte.

7. Verifique a profundidade do rebaixo com paqumetro ou com paqumetro de profundidade ou, se for o caso, com o parafuso que ser alojado.

Observao


Caso a medida da profundidade no tenha sido atingida, repita os passos 6 e 7 at obter o resultado desejado.

30

 




Afiar ferramentas de uso manual a operao que consiste em preparar ou reafiar as arestas ou a ponta da ferramenta, na esmerilhadora, com a finalidade de facilitar a penetrao ou dar condies de corte. Esta operao utilizada na afiao ou reafiao de raspadores, punes de bico, talhadeiras, pontas de compasso e riscadores.






1. Ligue a esmerilhadora. Precauo


Todos os trabalhos de esmerilhamento exigem uso de culos de proteo.

31

Observao


Sempre que a superfcie de corte do rebolo estiver irregular, necessrio dressar o rebolo.

2. Faa a ferramenta encostar no rebolo, segurando-a com as duas mos e mantendo-a sempre acima do centro. Precauo


A ferramenta deve ser segurada com firmeza e cuidadosamente aproximada do rebolo.

3. Movimente a ferramenta, conforme seja o caso de afiar puno de bico, ponta do compasso, riscador, talhadeira ou raspador.

32

Observaes


Utilize toda a face de trabalho do rebolo para no provocar desgaste irregular. Use somente a periferia do rebolo, conservando sua face. Encoste levemente a ferramenta no rebolo, para evitar superaquecimento da ferramenta. No mergulhe a ferramenta em gua, pois isto pode gerar microfissuras ocasionadas pelo aquecimento e resfriamento repentinos, diminuindo a vida til da ferramenta.

 

Precauo


Cuidado com a ponta da ferramenta depois de afiada.

4. Verifique o ngulo da ferramenta com verificador, gabarito ou gonimetro.

33



 
 
 

Esmerilhar superfcie plana em ngulo consiste em afiar a cunha cortante de uma ferramenta segundo ngulo preestabelecido, para fazer ou refazer as superfcies de corte. Esta operao feita para que as ferramentas tenham as condies ideais de corte, evitando conseqentemente maior aquecimento do material e da ferramenta, devido ao atrito pea-ferramenta.

O processo de execuo desta operao bsico, pois dever ser seguido para a afiao das demais ferramentas de ao rpido ou de metal duro, no caso de ser fixado no suporte por soldagem. Na indstria, quando h seo especializada, a afiao se faz geralmente em esmerilhadoras apropriadas ou afiadoras.

34






1. Segure o bite inclinado de modo a obter o ngulo de folga , observe o ngulo de posio  em relao face de trabalho do rebolo e esmerilhe os ngulos.

Observaes


Movimente o bite em relao face de trabalho do rebolo, a fim de que este possa ter um desgaste uniforme. As ferramentas de ao rpido ou de metal duro devem ser afiadas a seco ou com refrigerao constante porque podem aparecer microtrincas, produzidas pelas tenses impostas pelo aquecimento e resfriamento repentinos.

Utilize rebolo com composio adequada para cada tipo de material a ser esmerilhado.

Precaues
 

Use culos de proteo. Segure o bite com firmeza e observe que o apoio da ferramenta esteja a 2mm aproximadamente do rebolo.

35

2. Verifique o ngulo de posio  com gonimetro ou com verificador fixo, olhando contra a luz.

3. Verifique o ngulo de folga  com verificador fixo, estando o plano de base do bite geralmente apoiado sobre o desempeno.

4. Posicione o bite inclinado em relao face de trabalho do rebolo, de modo a obter o ngulo de folga do outro lado da ferramenta.

, o de posio s

36

Observao


Esmerilhe com movimentos uniformes, obtendo o angulo de ponta .

5. Verifique o ngulo obtido com auxlio de verificador fixo ou gonimetro. 6. Posicione a aresta principal de corte paralelamente ao apoio da ferramenta da esmerilhadora e incline o bite de modo a conseguir o ngulo de sada  positivo.

Observao


Esmerilhe com movimentos uniformes, obtendo o ngulo de cunha .

7. Verifique o ngulo  obtido com auxlio de verificador fixo ou gonimetro.

37

Observaes


Para obter o ngulo de inclinao  igual a zero, a aresta principal de corte deve estar paralela face de trabalho do rebolo.

Costuma-se tambm utilizar o rebolo tipo copo para que as faces esmerilhadas fiquem planas.

8. Retire as rebarbas e lapide a aresta principal utilizando uma lima abrasiva sobre a superfcie principal de folga e sobre a superfcie de sada.

38

 

  

Roscar manualmente com machos uma operao que consiste em abrir roscas internas para a introduo de parafusos de dimetros determinados. feita com um jogo de machos em furos previamente executados. Os machos so introduzidos progressivamente, por meio de movimentos circulares alternativos, acionados com o auxlio de um desandador.

Essa operao empregada na construo de flanges, porcas e peas de mquinas em geral.





 
1. Fixe a pea na morsa, se necessrio. Observao


Se possvel, mantenha o furo que ser roscado em posio vertical.

39

2. Selecione o macho. 3. Coloque o primeiro macho no desandador. Observao




tamanho do desandador deve ser proporcional ao tamanho do macho.

4. Introduza o macho no furo, exercendo leve presso e dando as voltas necessrias, at que inicie o corte.

5. Verifique a perpendicularidade e corrija-a, se necessrio.

6. Termine de passar o primeiro macho.

40

Observaes


fluido de corte deve ser selecionado segundo as caractersticas do material a roscar. Quando a resistncia ao corte grande, gire o macho ligeiramente no sentido contrrio, a fim de quebrar o cavaco.

Se o furo no for passante, aumente a ateno com relao ao primeiro macho, pois o esforo maior pode quebr-lo.

7. Passe o segundo macho com movimento circular alternativo. 8. Termine a rosca com o terceiro macho, se houver, com movimento circular contnuo.

Observao


Em caso de furos no passantes, ao se aproximar do fim do furo, gire o macho com mais cuidado a fim de evitar que ele se quebre.

41

 

  



Roscar manualmente com cossinete uma operao que consiste em abrir rosca na superfcie externa de peas cilndricas, utilizando uma ferramenta chamada cossinete, submetida a um movimento giratrio. Esta operao aplicada na construo de parafusos e peas similares.






1. 2. Mea o dimetro do material a ser roscado. Chanfre o material, para facilitar o incio da operao.

42

Observaes


O chanfro geralmente feito no torno, mas tambm possvel faz-lo na esmerilhadora. A circularidade do chanfro facilita o esquadrejamento da rosca.

3. 4.

Marque sobre o material o comprimento a roscar. Selecione o cossinete. Observao




Para selecionar o cossinete, devem-se levar em considerao o dimetro do material e o passo ou nmero de fios por polegada da rosca.

5.

Selecione o porta-cossinete. Observao




Seleciona-se o porta-cossinete levando-se em considerao o dimetro do cossinete.

6.

Monte o cossinete.

43

Observaes


A abertura do cossinete, quando houver, deve coincidir com o parafuso central de regulagem. As perfuraes da periferia do cossinete devem coincidir com os parafusos de fixao do porta-cossinete.

7.

Prenda o material. Observao




Quando o material for todo cilndrico, deve-se utilizar um dos mordentes em forma de V para evitar que ele gire.

8.

Coloque o cossinete sobre o chanfro do material.

9. Inicie a rosca, girando o cossinete no sentido horrio com movimento contnuo, fazendo presso, at conseguir abrir dois ou trs fios. Observao


Aplique fluido de corte.

10. Termine de roscar com movimentos alternativos.

44

Observao


movimento alternativo consiste em dar meia volta no sentido horrio e um quarto de volta no sentido antihorrio, a fim de quebrar o cavaco que se forma.

11. Retire o cossinete girando-o continuamente no sentido antihorrio, limpe a rosca com pincel e verifique-a. Observao


A verificao da rosca feita com uma porca calibrada ou com um calibrador de rosca.

12. Ajuste o cossinete e repasse, se necessrio.

45

!   

Calibrar furo com alargador manual dar dimenso, forma e baixa rugosidade a um furo por meio da rotao, do avano de uma ferramenta chamada de alargador.

Essa operao empregada quando se quer obter furos padronizados com classe de tolerncia H7, principalmente na produo em srie, com a finalidade de introduzir eixos ou buchas.






1. Prenda a pea, se necessrio. 2. Fure a pea, usando uma broca que deixe sobremetal para o alargamento. Observao


O sobremetal dever estar de acordo com os valores recomendados em tabelas.

46

3. Escolha o alargador de acordo com o dimetro desejado. Observao




Os alargadores trazem a medida do dimetro indicado na haste.

4. Selecione o desandador. Observao




As dimenses do desandador devem ser proporcionais ao dimetro a ao arraste quadrado da haste do alargador.

5. Monte o alargador no desandador. 6. Aplique o fluido de corte. Observao




Para bronze e ferro fundido, no h necessidade de usar fluido de corte. Para os demais materiais, deve-se consultar a tabela de fluidos de corte.

7. Introduza o alargador no furo, de modo que fique perpendicular superfcie da pea.

8. Inicie a operao, girando o alargador lenta e continuamente no sentido horrio e exercendo uma suave presso.

47

Observao


Gire a ferramenta sempre no sentido horrio, pois do contrrio, os cavacos que se encontram entre as navalhas podem quebrar os gumes cortantes do alargador e danificar o acabamento interno do furo.

9. Termine de passar o alargador. 10. Retire o alargador, girando-o tambm no sentido horrio e exercendo uma fora para fora do furo.

Observao


Sempre que retirar o alargador, limpe as navalhas com um pincel.

11. Limpe o furo. 12. Verifique as medidas com micrmetro interno ou com calibrador tampo.

48




Facear fazer no material uma superfcie plana perpendicular ao eixo geomtrico da pea, mediante a ao de uma ferramenta de corte que se desloca por meio do carro transversal. Esta operao realizada na maioria das peas que se executam no torno, tais como: eixos, parafusos, porcas e buchas.

O faceamento serve para obter uma face de referncia para medio ou, ainda, como passo prvio furao.

49






1. Prenda o material na placa universal, deixando para fora da placa um comprimento L inferior ou igual ao dimetro D do material.

Observao


O material dever estar centrado; caso contrrio, mude sua posio manualmente, fazendo-o girar um pouco sobre si mesmo e corrigindo, se necessrio.

Precauo


Certifique-se de que o material esteja em preso na placa.

2. Coloque a ferramenta no porta-ferramentas e prenda-a. Observao




A distncia b da ferramenta dever ser a menor possvel, a fim de evitar flexo da ferramenta e permitir melhor acabamento superficial.

50

3. Prenda o porta-ferramentas de modo que ele tenha o mximo de apoio sobre o carro superior.

Observaes


A ponta da ferramenta deve situar-se na altura do centro do torno; para isso, use a contraponta como referncia.

A aresta de corte da ferramenta deve ficar em ngulo com a face do material.

51

4. Desloque o carro principal para aproximar a ferramenta da pea e fixe-o no barramento. 5. Selecione a rotao adequada e ligue o torno. 6. Faa a ferramenta tocar na parte mais saliente da face do material e zere ou tome referncia no anel graduado do carro superior.

7. Avance a ferramenta at o centro do material e faa-a penetrar aproximadamente 0,2mm. 8. Desloque lentamente a ferramenta at a periferia da pea e repita os passos 7 e 8, at completar o faceamento. Observao


No caso de ser necessrio retirar muito material na face, o faceamento se realiza da periferia para o centro da pea, com a ferramenta adequada, ou inclinando o portaferramenta.

52



 
     "


Tornear superfcie cilndrica uma operao que consiste em dar forma cilndrica a um material em rotao, submetido ao de uma ferramenta de corte; uma das operaes mais executadas no torno. A superfcie feita na placa universal com a finalidade de obter formas cilndricas definitivas ou de preparar o material para outras operaes.

53






1. Prenda o material, deixando para fora das castanhas um comprimento maior que a parte que ser torneada, e que no supere em trs vezes o seu dimetro.

2. Centre o material, corrigindo, se necessrio. 3. Monte a ferramenta, deixando a ponta para fora o suficiente para que o porta-ferramentas no toque na castanha.

4. Fixe o porta-ferramentas no carro superior e regule a altura da ferramenta, verificando o balano do suporte portaferramenta.

54

5. Aproxime a ferramenta sem tocar na pea at o comprimento desejado, medindo com rgua graduada ou paqumetro.

6. Selecione a rotao adequada, ligue o torno, faa um risco de referncia com a ferramenta e afaste-a da pea.

7. Desloque a ferramenta at sua extremidade e tangencie a ponta da ferramenta na pea; em seguida, desloque a ferramenta para a direita, para que ela fique fora do material.

55

8. Acerte o trao zero do anel graduado pela linha de referncia e penetre a ferramenta em uma determinada profundidade.

9. Com avano manual, faa um rebaixo de aproximadamente 3mm de comprimento e recue a ferramenta.

10. Desligue a mquina e verifique, com o paqumetro, o dimetro obtido no rebaixo.

Precauo


Faa a medio com o torno parado.

56

11. Torneie, completando o passe at a primeira marca que determina o comprimento e verifique a cilindricidade e a circularidade. Observao


Use fluido de corte, se necessrio.

12. Repita o passo 11 tantas vezes quantas forem necessrias para atingir o dimetro desejado.

57

#
 



Fazer furo de centro abrir um orifcio de forma e dimenso determinadas, por meio de uma ferramenta denominada broca de centrar.

Esta operao feita geralmente em materiais que precisam ser trabalhados entre pontas ou na placa e ponta. s vezes, faz-se o furo de centro como passo prvio para furar com broca comum.






1. Centre e prenda o material. 2. Faceie.

58

3. Coloque o mandril porta-brocas no mangote e prenda a broca no mandril. Observao




Os cones do mangote e do mandril porta-brocas devem estar limpos.

4. Aproxime a broca do material, deslocando o cabeote mvel.

5. Trave o cabeote mvel no barramento. 6. Selecione a rotao adequada com base no dimetro menor da broca de centrar e ligue o torno. 7. Acione o volante do cabeote com movimento lento e uniforme, fazendo penetrar parte da broca, e faa o furo de centro.

59

Observao


A broca deve estar alinhada com o eixo do material. Caso contrrio, corrija o o alinhamento por meio dos parafusos de regulagem do cabeote.

8. Afaste a broca para permitir a sada dos cavacos e limp-la. Observao




A limpeza da broca feita com pincel.

9. Termine o furo de centro repetindo os passos 7 e 8, at obter a medida D, especificada no desenho ou conforme a norma ISO 866.

60



 
     "

  

Tornear superfcie cilndrica uma operao que consiste em dar forma cilndrica a um material em rotao, submetido ao de uma ferramenta de corte; uma das operaes mais executadas no torno. A superfcie feita na placa universal e contraponta com a finalidade de tornear material cujo comprimento exceda em trs vezes seu dimetro.






1. Faceie e faa o furo de centro na pea. 2. Coloque a contraponta no mangote. Observao


Os cones do mangote e da contraponta devem ser limpos com pano que no solte fiapos.

3. Prenda o material, apertando-o de maneira suave na placa universal. 4. Aproxime a contraponta deslocando o cabeote mvel e trave-o no barramento.

61

Observaes


Verifique o alinhamento da contraponta pela referncia A do cabeote e corrija-o, se necessrio.

O mangote deve ficar fora do cabeote no mximo duas vezes o seu dimetro.

5. Prenda a ferramenta no porta-ferramentas, fixe o portaferramentas no carro superior, regule a altura da ferramenta. 6. Introduza a contraponta no furo de centro da pea, girando o volante do cabeote mvel. 7. Verifique a concentricidade do furo com o dimetro externo da pea e fixe-a definitivamente na placa universal. 8. Lubrifique o furo de centro, ajuste a contraponta e trave o mangote por meio do manpulo. 9. Selecione a rotao adequada e ligue o torno.

62

10. Aproxime a ferramenta da pea, faa uma linha de referncia e zere o anel graduado. 11. Desloque a ferramenta, determine a profundidade de corte, tomando referncia dessa profundidade no anel graduado, e torneie a extremidade da pea. 12. Retire a ferramenta e desloque-a para realizar o outro torneado, com a mesma profundidade do corte anterior.

13. Recue a ferramenta e, com auxlio do paqumetro, mea os dimetros torneados, verificando sua cilindricidade e circularidade. Precauo


Faa a medio com o torno parado.

Observao


Se o dimetro torneado prximo contraponta for maior, desloque o cabeote mvel transversalmente na direo X; se o dimetro for menor, desloque o cabeote mvel na direo Y.

63

14. Torneie na medida. Observaes




A pea somente deve ser retirada da placa depois de terminada, para evitar nova fixao. Verifique freqentemente o ajuste da contraponta e a lubrificao. Refrigere a pea constantemente para evitar aumento excessivo de temperatura, que provoca dilatao linear e pode causar danos pea e contraponta.

64



 
   



 

Tornear superfcie cilndrica externa entre pontas uma operao que se realiza em materiais montados entre as pontas do torno, as quais giram arrastadas por um arrastador. Executase em peas que devem conservar os centros para fcil centragem posterior, com a finalidade de manter a coaxilidade entre os dimetros usinados.






1. Faa furos de centro nos extremos, conforme a NBR 12 288. 2. Monte a placa de arraste, a ponta e a contraponta no torno. Observaes


Limpe com um pano as roscas e os cones do eixo-rvore e do mangote.

65

Verifique a centragem e o alinhamento das pontas e corrija, se necessrio.

3. Afaste o cabeote mvel e fixe-o na posio adequada.

4. Coloque o arrastador na pea, sem fix-lo. 5. Ajuste o material entre as pontas e fixe o mangote. Observaes
 

Lubrifique os furos de centro com graxa. A pea deve girar livremente, sem folga entre as pontas.

6. Posicione e fixe o arrastador. Observao




Em caso de superfcies j usinadas e acabadas, use proteo entre o arrastador e a pea.

66

7. Monte a ferramenta e torneie a pea. Observaes




Com o torno desligado e a rvore em posio neutra, movimente a placa e verifique se a placa arrastadora e o arrastador esto bem presos, e se no batem no carro superior ou no porta-ferramentas.

Verifique a cilindricidade com o paqumetro ou micrmetro e corrija, se necessrio, no parafuso de alinhamento do cabeote mvel.

Verifique constantemente o ajuste das pontas e lubrifique-as, pois durante o torneamento, a pea se aquece e dilata, impedindo o deslizamento das superfcies dos furos de centro nas pontas; isto provoca aquecimento elevado, danificando as pontas e a pea.

67

   



 $"


Furar com auxlio do cabeote mvel uma operao que consiste em fazer um furo cilndrico por deslocamento de uma broca montada no cabeote mvel, com o material em rotao. Serve, em geral, de preparao do material para operaes posteriores de alargamento, torneamento e roscamento internos.






1. Faceie. 2. Faa um furo de centro. 3. Verifique a broca.

68

Observaes


A verificao da broca feita medindo o seu dimetro com o paqumetro, sem gir-la, medindo sobre as guias importante verificar se a afiao esta adequada ao material.

No caso de broca de mais de 12mm, necessrio fazer um furo inicial de dimetro um pouco maior que o da alma da broca.

4. Fixe a broca helicoidal. Observaes


 

A broca de haste cilndrica fixada no mandril. A broca de haste cnica fixada diretamente no cone do mangote ou com auxlio de bucha de reduo.

69

5. Selecione a rotao do torno, conforme o dimetro da broca e a velocidade de corte do material. 6. Aproxime o cabeote mvel, de modo que a ponta da broca fique a mais ou menos 10mm do material, e fixe-o.

Observao


O mangote deve ficar o mximo possvel dentro de seu alojamento.

7. Inicie o furo, fazendo a broca avanar com giro do volante do cabeote mvel, at que comece a cortar e continue at o furo atingir a profundidade necessria. Observaes


Retirar freqentemente a broca do furo para extrair os cavacos, evitando o engripamento da broca no furo.

Aplicar fluido de corte para refrigerar e lubrificar a broca e a pea.

70

A profundidade do furo pode ser verificada pela escala existente no mangote ou com uma referncia sobre a broca.

8. Afaste o cabeote mvel, limpe o furo e verifique a profundidade do furo com a haste de profundidade do paqumetro.

Observao


No caso de alargar ou roscar com machos, a medida da profundidade deve ser sempre a da parte cilndrica do furo, no levando em considerao a parte cnica da ponta da broca.

71

 
 

Sangrar e cortar no torno uma operao que consiste em abrir canais ou ranhuras por meio da ao de uma ferramenta especial que penetra no material perpendicularmente ao eixo de simetria da pea, podendo chegar a separar o material, caso em que se obtm o corte. Quando a ferramenta penetra paralelamente ao eixo de simetria da pea, usina-se um canal frontal. aplicada principalmente na confeco de arruelas, polias e eixos roscados e retificados.








   
  

 

1. Prenda o material, fixando-o de modo que o canal a fazer fique o mais prximo possvel da placa, para evitar flexo da pea.

72

2. Marque a largura do canal. Observao




A marcao pode ser feita tambm diretamente com a ferramenta.

3. Prenda a ferramenta. Observaes


 

O balano B deve ser o menor possvel. A aresta de corte da ferramenta deve estar na altura do eixo do torno.

O eixo da ferramenta deve ficar perpendicular ao eixo do torno.

73

4. Posicione a ferramenta entre as marcas do canal e fixe o carro principal do torno. 5. Selecione a rotao adequada e ligue o torno. 6. Avance a ferramenta at tocar de leve o material e tome referncia no anel graduado do carro transversal, zerando-o.

7. Avance a ferramenta cuidadosamente, prximo marcalimite, deixando material para o acabamento. Observao


Utilize fluido de corte.

74

8. Afaste a ferramenta, desloque-a para outro lado do canal e repita o passo 7.

9. Termine o canal, faceando primeiro os flancos e depois o fundo na profundidade desejada.

75

Observaes


Faa penetrar a ferramenta alternando os lados do canal para diminuir o esforo e evitar o atrito do cavaco com as paredes laterais da pea.

Verificar o corte da ferramenta e afi-la, se necessrio, antes de terminar a ranhura.

  




1. Faceie a pea. 2. Prepare a ferramenta, observando os dimetros do canal. Observaes


A largura do bedame deve ser menor que a largura do canal. A ferramenta deve ser afiada com os raios mximo e mnimo deslocados verticalmente em relao ao eixo geomtrico da pea, para que as superfcies de folga da ferramenta no toquem internamente no canal.

76

3. Prenda a ferramenta. Observao




A aresta de corte da ferramenta deve estar no centro da pea e posicionada paralelamente face usinada.

4. Selecione a rotao adequada, ligue o torno e marque a largura do canal com a prpria ferramenta.

77

5. Avance a ferramenta por meio do deslocamento do carro superior e toque a ferramenta na face da pea, zerando o anel graduado. 6. Avance a ferramenta prximo da marca-limite, deixando material para acabamento. Observao


A ferramenta deve penetrar de forma escalonada para diminuir o esforo de corte.

7. Termine o canal torneando os dimetros e depois o fundo, na profundidade desejada. Observao




Verificar o corte da ferramenta e, se necessrio, reafi-la antes de terminar a ranhura.

 
 

1. Afie a aresta de corte com uma inclinao de aproximadamente 5 para que a rebarba no fique presa na pea a ser segmentada. 2. Repita os passos 6 e 7 da operao de sangrar perpendicularmente no torno.

78

Observao


Uma outra maneira de cortar afiar a aresta de corte do bedame com um abaulado, que provoca um cavaco em forma de arco e reduz o atrito com as laterais da ranhura, produzindo melhor corte.

79

  



 



 

Abrir rosca triangular externa por penetrao perpendicular dar forma triangular ao filete da rosca, com uma ferramenta de perfil adequado, conduzida pelo carro principal, com penetrao perpendicular pea. O avano deve ser igual ao passo da rosca por volta completa do material. A relao entre os movimentos da ferramenta e o material se obtm com um jogo de engrenagens fixo na grade do recmbio. Esta operao necessria para a confeco das roscas de peas e parafusos e recomendada para roscas de passo menor que 3mm.






1. Torneie no dimetro. 2. Verifique se a espera ou carro superior est em posio paralela ao eixo da pea.

80

3. Monte a ferramenta no porta-ferramenta. Observaes




A ponta da aresta cortante deve estar na altura do eixo geomtrico da pea. O ngulo  deve estar com sua bissetriz perpendicular ao eixo geomtrico da pea.

Para auxiliar o posicionamento da ferramenta, utilize o escantilho.

4. Fixe a ferramenta. 5. Determine e regule o avano do torno. Observaes




Utilize a caixa de avanos; se o torno no tiver, monte o jogo de engrenagens calculado. O valor de avano no torno o prprio passo da rosca; esse valor encontrado em tabelas e catlogos tcnicos.

81

Precauo


Desligue a chave geral do torno na troca de engrenagens.

6. Selecione a rotao adequada para roscar. 7. Verifique a preparao e ligue o torno. Precauo


Assegure-se de que a proteo das engrenagens esteja colocada.

8. Encoste a ferramenta na pea. 9. Desloque manualmente a ferramenta para fora do material e registre a referncia zero no anel graduado. 10. Avance a ferramenta, dando uma profundidade de corte de 0,3mm. 11. Engate o carro principal. 12. Ligue o torno e deixe a ferramenta deslocar-se num comprimento de aproximadamente 10 filetes. 13. Afaste a ferramenta, desligue o torno e verifique o passo com a ajuda do verificador de roscas ou de uma rgua graduada.

14. Retorne a ferramenta ao ponto inicial de corte e desbaste a rosca.

82

Observao


Quando o passo da rosca confeccionada submltiplo do passo do fuso, o carro pode ser desengatado e colocado manualmente. Caso contrrio, para voltar ao ponto inicial de corte, o retorno se faz invertendo o sentido de rotao do motor e com o carro engatado.

15. D a profundidade de corte recomendada.

Observao


Para saber quando a profundidade dos sucessivos passos chega altura do filete, faa o controle por meio do anel graduado, observando os valores da altura do filete em tabelas e em catlogos tcnicos.

16. Ligue o torno e d um passe, interrompendo quando chegar ao comprimento previsto da rosca.

83

Observao


Durante todo o roscamento, use fluido de corte de acordo com o material.

17. Recue a ferramenta e d reverso para retornar ao ponto inicial, repetindo o passo 15. 18. D outro passe, com uma nova profundidade de corte, deslocando a ferramenta.

19. Repita os passos 17 e 18, porm deslocando a ferramenta longitudinalmente, em sentido contrrio ao do avano dado no passo 18.

Observao


Continue dando passes com o mesmo procedimento at que faltem alguns dcimos de milmetro para a altura do filete.

20. Coloque a ferramenta no centro do vo da rosca, com o carro em movimento.

84

21. D a menor profundidade de corte possvel, at que a ferramenta encoste nos flancos do filete a fim de reproduzir exatamente a sua forma, e faa a referncia no anel graduado. 22. Repasse toda a rosca com a mesma profundidade de corte, de acordo com o passo 21. 23. Verifique a rosca com uma porca calibradora ou com calibrador anel tipo passa-no-passa.

Observaes


A porca calibradora deve entrar de modo justo, porm no forado. Se necessrio, repasse a rosca dando o mnimo possvel de profundidade de corte at conseguir o ajuste.

85



 
 

Fresar superfcie plana horizontal usinar um material na fresadora a fim de obter uma superfcie plana paralela mesa da mquina, utilizando uma fresa frontal montada no cabeote universal da fresadora.

Essa operao tem a finalidade de gerar uma superfcie plana para servir como referncia para as operaes seguintes. Produz peas que tenham formato de prisma retangular.








   
1. Limpe a mesa e a base da morsa com trincha e panos. 2. Posicione a morsa sobre a mesa, de modo que as guias das morsas penetrem totalmente na ranhura da mesa.

86

Precauo


Transporte a morsa com a ajuda de outras pessoas para evitar esforo excessivo e quedas.

3. Coloque os parafusos na ranhura da mesa at que se encaixem nos rasgos da morsa. 4. Fixe a morsa, apertando as porcas ou os parafusos.

    
  
5. Abra as mandbulas e limpe a morsa. Observao


Se o material tiver rebarbas e impurezas na superfcie, estas devem ser eliminadas antes da fixao na morsa.

6. Posicione e fixe o material, apertando suavemente as mandbulas. Observao




Dependendo do formato do material, utilize o calo e o mordente adequados.

7. Assente o material dando golpes leves com um macete de lato ou plstico, procurando um bom apoio sobre os calos e a base da morsa. Observao


Se a mandbula mvel da morsa tiver folgas nas guias, ou se a pea tiver formato irregular, use calos cilndricos para facilitar o apoio.

87

8. Aperte fortemente o material. Observao




Na fixao do material, nunca bata com martelo na manivela de fixao da morsa, pois seu comprimento suficiente para a fixao manual.

      
9. Monte o cabeote universal. Precauo


Por se tratar de um acessrio muito pesado, solicite a ajuda de um colega.

10. Monte a fresa. Precauo




Ao montar a fresa, manuseie-a pela haste para evitar cortar a mo com as navalhas da ferramenta.

11. Selecione o nmero de rotaes por minuto. 12. Ligue a fresadora. Observao


Antes de pr a fresadora em funcionamento, verifique se a fresa no est em contato com o material.

13. Aproxime manualmente o material de modo que a fresa toque na parte mais alta da superfcie que se quer fresar. 14. Zere o anel graduado do fuso que aciona a mesa no sentido vertical. 15. Desligue a mquina.

88

16. Selecione o avano da mesa baseando-se no nmero de dentes da fresa e na rotao. 17. Ligue a fresadora. 18. Aproxime manualmente a pea da fresa para iniciar o corte por uma das extremidades e d a profundidade de corte. Observao


A profundidade de corte deve proporcionar a retirada da mnima quantidade possvel de material.

19. Fixe o carro do movimento vertical e o carro transversal. 20. Ponha em funcionamento o avano automtico longitudinal da mesa. Observao


No caso de ter de deixar uma medida determinada, inicie o corte manualmente e, em seguida, retroceda a mesa para medir a pea. Depois, aproxime manualmente a pea da fresa e ligue o avano automtico.

Precauo


A medida deve ser feita com a mquina desligada.

Observao


Use fluido de corte de acordo com a ferramenta e o material que est sendo usinado.

21. Pare a mquina, baixe a mesa e desloque-a longitudinalmente para levar o material posio inicial. Observao


D quantos passes forem necessrios para atingir a superfcie desejada.

89





Fresar rebaixos produzir superfcies planas combinadas, a distncias previstas, ou em relao a uma superfcie determinada. Essa operao pode ser feita por meio de fresagem frontal ou tangencial e de diferentes maneiras.

A fresagem de rebaixos aplica-se na construo de peas como: matrizes, chapas de fixao e calos escalonados.






1. Monte o material. Observao


Dependendo da forma e tamanho da pea, esta pode ser montada na morsa ou diretamente na mesa da fresadora.

2. Frese a superfcie de referncia, se necessrio. 3. Selecione e monte a ferramenta de acordo com o tipo de rebaixo. 4. Selecione o nmero de rotaes por minuto e a velocidade de avano.

90

5. Para iniciar o desbaste do rebaixo, toque levemente a superfcie horizontal a fresar e tome referncia no anel graduado.

6. D a profundidade, deixando 0,5 mm de sobremetal no fundo do rebaixo. Observao




Caso a profundidade seja superior que a mquina pode suportar, d tantos passes quantos sejam necessrios.

7. Com a fresa em movimento, toque levemente na superfcie vertical e tome referncia no anel graduado.

8. Com o auxlio do anel graduado, determine o comprimento do rebaixo, deixando 0,5 mm de sobremetal. Observao


Se necessrio, utilize fluido de corte. Inicie o corte com avano manual e, em seguida, ligue o avano automtico.

9. Verifique as medidas. 10. Termine o rebaixo com o auxlio do anel graduado, observando as dimenses finais.

91





Esta operao consiste em reproduzir, por meio do perfil de uma fresa, canais, rasgos ou entalhes retos denominados ranhuras retas, produzindo vrios perfis, de forma que atendam s mais diversas aplicaes como: encaixes para chavetas, guias para rgo de mquinas ou alojamento de parafusos, entre outras.






A execuo desta operao, dependendo da aplicao da ranhura reta, divide-se em trs casos:

             


Esta operao tambm serve como base para execuo de outros casos de fresagem de ranhuras retas. 1. Monte e alinhe a pea.

92

Observao


Dependendo do tamanho e da forma da pea pode-se mont-la na morsa, cabeote divisor ou diretamente na mesa da fresadora.

2. Selecione e monte o porta-fresa e a fresa. 3. Determine os parmetros de corte de acordo com a pea e a fresa utilizada. 4. Ligue a mquina. 5. Faa o contato da fresa com a superfcie de referncia, acerte em zero o anel graduado e desloque a medida X.

6. Faa contato com a fresa na parte superior da pea, e zere o anel graduado. 7. Posicione os limitadores.

93

Observao


No caso de ranhuras sem sada, fixe o limitador do avano automtico 1 ou 2 mm antes da medida final e, em seguida, termine o corte com avano manual.

8. Regule a profundidade de corte para o desbaste. 9. Inicie o corte com avano manual e, em seguida, ligue o avano automtico. Observaes
 

Aplique fluido de corte apropriado ao material. D vrias passadas at atingir a profundidade.

10. Verifique as medida e faa o acabamento.

   
     !"#
Este tipo de ranhura aplicado em mesas, acessrios e dispositivos de mquinas-ferramentas. 1. Monte e alinhe o material. Observao


Dependendo do tamanho e da forma da pea pode-se mont-la na morsa, cabeote divisor ou diretamente na mesa da fresadora.

2. Selecione e monte o porta-fresa e a fresa para ranhura retangular. 3. Determine os parmetros de corte de acordo com a pea e a fresa utilizada. 4. Frese a ranhura retangular.

94

Observaes
 

Aplique fluido de corte apropriado ao material. A largura da ranhura retangular deve ser compatvel com o dimetro menor da fresa para ranhuras em T. Deixe 0,5 mm de sobremetal na profundidade.

5. Faa a substituio da fresa. Observaes




Selecione uma fresa de menores dimenses que as da ranhura em T. Em alguns casos, a montagem da fresa para ranhuras em T implica a mudana de eixo de trabalho da fresadora, isto , muda do eixo horizontal para o eixo vertical.

6. Centre a fresa usando como referncia o eixo da ranhura retangular e posicione a uma profundidade 0,5 mm menor que a definitiva.

7. Determine os parmetros de corte de acordo com o material e a fresa para ranhuras em T. 8. Frese a ranhura em T.

95

Observaes


Inicie o corte com avano manual e, em seguida, ligue o avano automtico. Aplique fluido de corte de forma abundante para assegurar a retirada dos cavacos da ranhura. No caso de fresar materiais que no necessitem fluido de corte, pare a mquina para retirar os cavacos da ranhura.

9. Substitua a fresa. Observao




Se possvel, monte uma fresa que tenha as dimenses definitivas da ranhura.

10. Termine a ranhura. Observaes




A fresa deve ser posicionada na profundidade definitiva.

 

D o mnimo de avano nesta passada. Do mesmo modo que no desbaste, aplique fluido de corte de forma abundante, para assegurar a retirada dos cavacos da ranhura.

96

 $  
     % &
aplicada na construo de guias para elementos de mquinas, sendo as mais comuns as chamadas rabo-de-andorinha.

1. Monte e alinhe o material na fresadora. Observao




Dependendo do tamanho e da forma da pea pode-se mont-la na morsa, cabeote divisor ou diretamente na mesa da fresadora.

2. Selecione e monte o porta-fresa e a fresa para ranhura retangular. 3. Determine os parmetros de corte de acordo com o material e a fresa utilizada. 4. Frese a ranhura retangular, inscrita na seo trapezoidal. Observaes
 

Aplique fluido de corte apropriado ao material. Deve-se deixar um sobremetal de aproximadamente 0,5 mm para dar o acabamento com a fresa de forma.

97

5. Substitua a fresa por uma angular, de acordo com o perfil da ranhura. 6. Determine os parmetros de corte de acordo com a pea e a fresa . 7. Posicione a fresa de maneira que toque o fundo da ranhura retangular e o flanco sobre o qual vai fresar. Tome referncia nos anis graduados. Observao


Verifique o sentido de rotao da fresa e o avano do material, para que o corte se faa em movimento discordante.

8. Afaste a fresa do material e d a profundidade de corte, avanando para o flanco que se vai fresar. 9. Comece o corte com avano manual. Observao


Avance lentamente, pois os dentes deste tipo de fresa so muito agudos e frgeis.

10. Desbaste, aproximando o perfil do flanco da forma final. Observaes




Aplique fluido de corte de forma abundante para assegurar a retirada dos cavacos da ranhura.

98

No caso de fresar materiais que no necessitem fluido de corte, pare a mquina para retirar os cavacos da ranhura com uma trincha.

D tantos passes quantos forem necessrios, deixando sobremetal para o acabamento.

11. Desbaste o flanco oposto repetindo os passos 7, 8, 9 e 10. 12. Para dar o acabamento, faa penetrar a fresa at a profundidade final da ranhura. 13. Aproxime a fresa at que toque no flanco desbastado. 14. D um passe. 15. Termine o outro flanco. Observaes


Antes de dar o ltimo passe neste flanco, verifique a medida (m). Para verificar a dimenso (x), que previamente calculada, utilize dois cilindros.

99


  
 
  


Retificar superfcie plana sobre placa magntica a operao mais usual na retificadora plana universal, que permite obter superfcies com baixo valor de rugosidade e dimenses mais exatas, pela ao de um rebolo que remove o material excedente. Tampas de cilindros, bases e rguas so exemplos de aplicao desta operao.

No se deve esquecer que em todos os trabalhos de retificao necessrio utilizar sempre culos de segurana; em caso de retificao a seco, deve-se usar tambm mscara contra p ou um equipamento de aspirao de p. As mos devem ser mantidas afastadas do rebolo em movimento para evitar acidentes.

100






1. Dresse o rebolo.

Observaes


Verifique que o fluido de corte cubra a rea de contato do diamante com o rebolo. Sempre que puser a mquina em funcionamento, certifique-se de que as vlvulas estejam fechadas.

2. Monte a pea na placa magntica.

Observaes
 

Limpe a superfcie de contato com pincel ou pano sem felpas. Apie suavemente a pea sobre a placa magntica, com a superfcie a retificar voltada para cima. Faa atuar o magnetismo da placa por meio da alavanca ou boto de acionamento.

101

3. Aproxime o rebolo manualmente, sem tocar na pea.

4. Desloque manualmente a mesa para um dos lados e fixe os limitadores; em seguida, repita a ao no outro lado.

Observao


A referncia para o deslocamento o centro do rebolo, o qual deve exceder a pea em aproximadamente 10mm.

102

5. Ligue o rebolo. Precauo




Fique ao lado do rebolo pois, se ele quebrar, poder ferilo.

6. Acione o movimento da mesa. 7. Tangencie o rebolo com a parte mais alta da superfcie da pea.

Observaes


Gire o volante de acionamento vertical do cabeote porta-rebolo at que o rebolo se aproxime da pea. Movimente o boto de ajuste fino at tocar a pea.

8. Zere o anel graduado. 9. Desloque a pea longitudinal e transversalmente at que fique livre do rebolo. 10. Determine a profundidade do passe. 11. Regule o passo do avano transversal da mesa ou do cabeote porta-rebolo.
103

12. Regule a velocidade de deslocamento longitudinal da mesa por meio da vlvula reguladora de fluxo hidrulico. 13. Ligue a bomba de fluido de corte. 14. Retifique a superfcie. Observao


Repita os passos segundo a necessidade.

15. Pare a mquina, desligue o magnetismo da placa e retire a pea.

Precauo


Antes de colocar a mo na pea, certifique-se de que o rebolo esteja totalmente parado.

Observao


No deslize a pea sobre a placa magntica para evitar danos superfcie da placa.

16. Retifique a superfcie oposta, seguindo a mesma seqncia indicada para a primeira face. 17. Verifique a medida e o paralelismo com auxlio de relgio comparador ou micrmetro.

104



%  &  

SENAI-SP. Metalmecnica - Teoria Caminho Betoneira. V. 1. Por Regina Clia Roland Novaes e Selma Ziedas. So Paulo, 1997. SENAI-SP. Metalmecnica - Teoria Caminho Betoneira. V. 2. Por Ablio Jos Weber e Adriano Ruiz Secco. So Paulo, 1997.

105

Educao Profissional Tcnica


Curso Tcnico de Mecnica (diurno ou noturno) Curso Tcnico de Mecatrnica (diurno) Curso Tcnico de Telecomunicaes (diurno) Curso Tcnico de Eletroeletrnica (diurno)
Durao: 2 anos Candidatos devem ter concludo ou estar cursando o Ensino Mdio. Inscries: maio e novembro.

Programas Especiais

Educao Profissional Bsica


Mecnico de Usinagem (diurno) Eletricista de Manuteno (diurno) Marceneiro (diurno)
Durao: 2 anos Candidatos com idade entre 14 anos completos e 16 incompletos que tenham concludo a 8a srie do Ensino Fundamental. Inscries: incio de abril e de outubro.

Poltica da Qualidade
Desenvolver cultura voltada Qualidade. Promover a melhoria contnua dos processos de

prestao de servios de Educao Profissional de Tecnologia e de Informao, buscando a satisfao dos clientes do Departamento.

Escola SENAI Roberto Simonsen Rua Monsenhor Andrade, 298 - Brs 03008-000 So Paulo - SP E-mail: rsimonsen@senai101.com.br www.senai101.com.br Tel.(11) 229-5099 Fax (11) 229-4707

Inscries: O ano todo, de 2a a 6a das 8h s 21h e aos sbados das 8h s 17h.

You might also like