You are on page 1of 11

Manual tcnico para mquinas de tatuar

Este manual foi desenvolvido para regulagem de mquinas de acordo com os diversos tipos de materiais existentes no mercado, todas as marcas podem ser reguladas seguindo este manual. Em primeiro lugar devemos conhecer o equipamento que desejamos regular. No possvel estabelecer um padro para a regulagem porque os equipamentos fornecidos no mercado variam muito entre si, ento devemos fazer testes para chegar a uma regulagem perfeita do equipamento. 1 Analisando a fonte de alimentao Em primeiro lugar devemos ver se a voltagem da fonte de fato a que est sendo marcada pela escala numrica. Ser necessrio para os testes um MULTIMETRO DIGITAL encontrado em lojas de eletrnica por um custo baixo, por volta de R$ 25,00 a R$ 40,00. Para estes testes usei o multmetro digital UNI-T DT830B Descobrindo a voltagem exata Ajuste a escala do multmetro em 20 volts e coloque o cabo vermelho que acompanha o multmetro em (vma 0.2A Max Fused 1000vdc 750vac) e o cabo preto em (com) lembrando que o cabo vermelho positivo e o cabo preto negativo. Ligue os cabos de acordo com a figura abaixo:

Gire o boto deslizante da fonte de alimentao e verifique se a voltagem mostrada pelo multmetro igual a voltagem mostrada na escala da fonte. Este teste apenas para termos uma porcentagem diferencial da fonte de alimentao, no sendo muito importante na prtica. 2 Amperagem da fonte de alimentao Agora descobriremos qual a amperagem real que sua fonte de alimentao suporta. Este teste muito importante, porque assim descobriremos se a fonte se ajusta ao tipo de mquina de voc esta usando. Para descobrir a amperagem exata de sua fonte, ajuste o multmetro para 10A, coloque o cabo vermelho que acompanha o multmetro em (10A DC 10A Max 10 seg EACH 15 min) e o cabo preto em (com). As ligaes entre o aparelho e a fonte devem ser como a figura abaixo:

Como voc pode observar a ligao a mesma da figura anterior, a diferena est nos ajustes feitos no multmetro. Para medir a amperagem, o multmetro coloca a fonte em curto-circuito, por este motivo voc no pode deixar a fonte ligada por mais de 10 segundos, pois existe o risco de danificar os diodos retificadores e os sistemas de CI que o dispositivo que controla a voltagem. Este procedimento seguro desde que sejam feitos testes de 5 ou 6 segundos, eliminando assim, riscos de danificar a fonte. normal na hora do teste sair uma pequena fasca de algum terminal da fonte. A voltagem da fonte para o teste deve ficar entre 9 a 12 volts, para uma leitura exata da amperagem. Com isso voc ter a amperagem mxima que sua fonte suporta. A Mquina de tatuar

Iremos agora analisar a mquina para ver se esta se ajusta fonte de alimentao. 1 Partes da mquina Na figura abaixo temos uma descrio dos componentes que formam uma mquina, est ilustrao apenas para voc se familiarizar com o equipamento:

2 Analisando as bobinas O sucesso da mquina depende muito da qualidade das bobinas, existem outros aspectos que determinam o bom ou mau funcionamento da mquina, mas as bobinas tm o papel principal no funcionamento. As bobinas transformam energia eltrica em energia magntica, transformando seu ncleo em im temporrio, por este motivo o batedor atrado contra os ncleos. Eu no vou aprofundar no assunto, pois estamos tratando apenas de regulagem e no de montagem e funcionamento. O fio esmaltado de cobre serve para enrolar as bobinas, determinam a voltagem de trabalho, a amperagem consumida e a fora eletromagntica da mquina. Quando as bobinas tm poucas voltas de fio esmaltado, elas tendem a consumir mais amperagem da fonte por gerar menos resistncia. Este tipo de bobina tem a vantagem de evitar aquecimento no corpo da mquina, mas por outro lado exige maior capacidade da fonte de alimentao. O dimetro do fio esmaltado tambm influncia no seu consumo, pois o fio mais grosso gera tambm pouca resistncia, sendo que o fio mais fino gera mais resistncia, consumindo menos amperagem. Quando as bobinas entram em funcionamento elas geram um campo magntico em volta de seus ncleos e gera tambm um efeito conhecido como (INDUO) que libera uma fasca no contato do rel que por sua vez fura a mola dianteira rapidamente e descarrega um leve choque no

tatuador e no tatuado. Para eliminar este tipo de impacto negativo que as mquinas geram usado um capacitor eletroltico que tem a funo de eliminar este choque e filtrar a descarga negativa evitando assim um excesso de fasca e impedindo que a mola dianteira seja furada pelo contato do rel. Na figura abaixo mostramos as ligaes entre as bobinas e o capacitor eletroltico:

Perceba que o capacitor eletroltico fica ligado em paralelo com as bobinas de induo. 3 Amperagem das bobinas Agora iremos fazer dois testes. O primeiro teste identificar qual a amperagem real que as bobinas consomem e o outro teste detectar qual a amperagem que as bobinas consomem em funcionamento. Para descobrir a amperagem real consumida pelas bobinas voc deve ajustar o multmetro em 10A e colocar o cabo vermelho que acompanha o multmetro em (10A DC 10A Max 10 seg EACH 15 min) e colocar o cabo preto em (com). Na figura abaixo mostramos a ligao entre a mquina e o multmetro:

aconselhvel que este teste no ultrapasse 15 segundos, pois se sua fonte no suportar a amperagem da mquina ela pode esquentar demais com risco de ser danificada desnecessariamente. Observe que para fazer o teste a mquina ligada, mas no pode bater, para isto voc deve colocar o dedo no batedor impedindo seu funcionamento. A fonte de alimentao deve ficar entre 9 e 12 volts para uma boa leitura. Realize o teste e veja qual a amperagem que o multmetro marca. Agora mantenha o multmetro com os mesmos ajustes que foram usados no teste acima para realizar o prximo teste. O prximo teste detectar qual amperagem as bobinas consomem enquanto esto funcionando. Este teste que realmente mostra o bom sincronismo entre a mquina e a fonte de alimentao. Para este teste faa a ligao mostrada na figura abaixo:

Como voc pode perceber a ligao a mesma do teste anterior, mas com a mquina livre para trabalhar. Com a mquina em funcionamento voc no precisa respeitar o limite de 15 segundos, voc pode deixar a mquina ligada por tempo indeterminado sem riscos para a fonte de alimentao. Agora a fonte deve estar ajustada em 9 volts para uma boa leitura. Faa o teste e verifique qual a amperagem que o multmetro indica. Concluso dos testes Para concluir os teste vamos dar alguns exemplos de resultados: 1 Vamos supor que sua fonte tenha carga mxima de 1A e que sua mquina em funcionamento consumiu 1A. Neste caso a mquina est consumindo a amperagem mxima da fonte ou a fonte no agentou fornecer a amperagem que a mquina necessitava para o bom funcionamento, neste caso troque a fonte. 2 Sua fonte tem carga mxima de 1.5A. e sua mquina consumiu 1A. Neste caso a fonte est com carga livre e pode trabalhar perfeitamente com a mquina sem perigo de perda de tenso. A mquina ideal aquela que consome no mximo de 1A a 1.5A. Caso sua mquina consuma uma amperagem superior a 1.8A, voc deve aumentar o avano do batedor para que ela consuma menos amperagem. A no ser que voc tenha uma fonte de alimentao de 3A.

Regulagem do "8" Voc j deve ter ouvido ou visto alguma dica falando do tal "8". Na verdade o 8 no existe apenas uma iluso de tica que mostra o ponto de regulagem padro das mquinas. Na figura abaixo mostra um ponto de regulagem que pode ser usado para pintura ou preenchimento.

Quando voc liga a mquina e olha de frente para o batedor, voc ver que formado o nmero 8 devido a velocidade rpida que o batedor atinge. A regulagem deve ser um 8 quase perfeito apenas um pouco mais esticado. Muitos tatuadores usam regulagem diferente para pintura e para trao. No meu caso eu tenho 4 mquinas com a mesma regulagem e utilizo as mesmas para trao, pintura ou sombra. A nica alterao que fao na voltagem da fonte. Para traar deixo a mquina mais forte e para sombrear e pintar mantenho a mquina mais fraca, mas sempre com fora para perfurar a pele sem dificuldades. Ajustes da mola traseira Para mudar a fora da mquina para mais ou para menos voc pode mudar a presso da mola traseira, mas esta tcnica somente deve ser usada em ltimo caso. Retire o contato do rel e pressione a mola para cima. Quando soltar o batedor ele deve ficar com o mesmo aspecto da figura abaixo:

Observe que a mola traseira est com muita presso, isto faz com que a mquina fique (turbinada), ou seja, ela ter uma velocidade muito mais alta do que o normal. O problema de usar a mola desta forma que o tatuador deve ter muita experincia, pois este tipo de regulagem pode machucar muito o local que est sendo tatuado. Outro ponto negativo para este tipo de regulagem que a mquina precisar de uma voltagem maior para trabalhar e a mola tende a durar menos tempo quebrando com muita rapidez. Observe agora a ilustrao abaixo e veja que o batedor no fica to alto como quando o mesmo solto:

Este tipo de presso da mola traseira a mais indicada, pois no fora muito a mola e no exige muita voltagem para a mquina trabalhar. s vezes sua mquina no entra em harmonia, pois precisa de uma pequena mudana de presso na mola traseira. Quando voc comprar uma mquina, procure comprar as molas do mesmo fornecedor, pois elas quase sempre j vm com a presso certa e no precisam ser reguladas. Regulagem do avano e contato.

Verificamos que o exemplo acima deve ser utilizado somente em ultimo caso. Veremos agora os ajustes que podem dar melhores resultados sem termos que alterar a presso da mola traseira. A ilustrao abaixo mostra onde fica o avano e o contato do rel:

Para este ajuste mostraremos apenas os dois tipos mais utilizados pelos tatuadores. Observando o desenho abaixo veremos que o avano da mquina grande e que o contato fica na ponta da mola dianteira:

Com esta regulagem teremos os seguintes aspectos: 1_ A mquina consumir menos amperagem e utilizar mais voltagem que satisfatrio. 2_ A mola dianteira vibrar de maneira mais uniforme melhorando seu tempo de vida. 3_ Quando for tatuar voc ter uma viso melhor da agulha saindo da biqueira, com isto voc ter melhores condies de trabalho em relao aos detalhes.

4_ A mquina ficar com a batida mais suave ideal para traar mais lentamente, para realizar pintura e para controlar melhor o sombreado. Observe na ilustrao abaixo que agora temos um avano menor e que o contato se encontra no meio da mola dianteira:

Com este tipo de regulagem teremos ento os seguintes aspectos: 1_ A mquina usar mais amperagem e menos voltagem que s saberemos se satisfatrio fazendo os teste com a fonte e com a mquina. 2_ A mola dianteira bater de forma menos regular gerando assim mais barulho e conseqentemente diminuindo seu tempo de vida. Caso goste de trabalhar com o contato neste local aconselhvel comprar uma mola frontal menor e no usar molas compridas neste tipo de regulagem. 3_ A mquina ficar com a batida mais potente que resultar na necessidade de melhor experincia para manuse-la. Este tipo de batida ideal para contornos mais rpidos e preenchimentos com maior nmero de agulhas. Em relao ao som emitido pela mquina, este barulho deve ser uniforme e sem variaes como o som de uma cigarra. Para diminuir o barulho natural que a mquina produz deve-se utilizar a borracha (O RING) que colocada para evitar o excesso de vibrao da mola dianteira. No desanime achando que sua mquina no presta, todas as mquinas em quaisquer condies so ajustveis, dependendo apenas de ajustes corretos. Teste de Fora O teste de fora indispensvel antes de comear uma tattoo para que a mesma tenha um resultado perfeito e sem falhas. Este teste evita traos pontilhados, falhas nos contornos, falhas nas pinturas e aumenta o rendimento do trabalho sem forar a mquina e nem a fonte.

Na figura abaixo est ilustrado o teste de fora:

Para traar ligue a mquina e pressione o dedo contra o batedor com presso mdia. A mquina no deve ficar fraca com a presso do dedo para que ela realize um trao perfeito e uniforme. Para pintura e sombreado padro, faa o mesmo teste com uma presso menor no batedor, da mesma forma a mquina no deve enfraquecer muito para que a pintura e o sombreado fiquem uniformes. Para um sombreado realista ou muito claro faa o mesmo teste para pintura, mas com a diferena de que quando colocado o dedo no batedor a mquina fique um pouco fraca, este tipo de regulagem permite ao tatuador com menos experincia evitar erros desnecessrios dando mais tranqilidade na hora de tatuar. Espero que este manual possa lhe ser til no dia-a-dia de trabalho.

Boas tatuagens! ! !

You might also like