You are on page 1of 9

TEXTO PARA INTERPRETAO A DESCOBERTA Eu era magrinho. Magrinho, o menor do colgio.

Tinha seis anos quando l entrei, diretamente na segunda srie primria. E porque era pequeno (e talvez tambm porque era filho de uma professora), os mais velhos debochavam de mim. Uma tarde, eu brincava no ptio, sozinho. Era hora do recreio; a meu redor, todos corriam, jogavam bola, mas eu, distrado, esgaravatava a terra com um graveto. De repente, achei uma moeda. Uma moeda de duzentos ris! Que sorte. E logo em seguida achei outra moeda. E outra, e mais outra! Imaginei que tinha descoberto um oculto tesouro, decerto ali enterrado pelos piratas em pocas remotas quando as ondas do mar vinham quebrar no ptio do colgio. Eu agora cavava furiosamente, gritando, sem poder me conter: Um tesouro! Achei um tesouro! No, no era um tesouro. Colocado atrs de mim, um garoto atirava habilidosamente as moedas que eu pensava estar encontrando. E de repente me dei conta: porque estavam todos a meu redor, rindo, rindo a valer. Fiquei furioso. E quando o garoto me pediu o dinheiro, no quis entreg-lo: era meu! Me arrancaram as moedas fora e foram embora, rindo. Fiquei sozinho no ptio, chorando. Mas eu realmente tinha encontrado um tesouro. No as moedas: a histria. Aquela, dos piratas Minha imaginao fervilhava: um tesouro. Moacir Scliar. Memrias de um aprendiz de escritor. So Paulo, Editora Nacional, 1984. __________________________________________________________________ Feita a leitura atenta do texto, resolva estas questes: Marque a nica alternativa que completa a frase: 1. O menino entrou diretamente na segunda srie primria porque a. ( ) tinha seis anos, era magrinho e o menor da escola. b. (x ) a me era professora e lhe deu bons ensinamentos em casa. c. ( ) filhos de professores so dispensados de frequentarem a primeira srie. d. ( ) isso era um incentivo dado a quem ia ser escritor. 2. O episdio das moedas acabou sendo um tesouro para o menino porque a. ( ) aprendeu a dar valor ao dinheiro, no o gastando toa. b. ( ) passou a agir com mais cuidado nos momentos importantes. c. (x ) surgiu dele a ideia de escrever uma histria de piratas. 3. Por dois motivos o menino no percebeu que as moedas eram postas no cho para que eles as achassem. Quais foram os dois motivos? R a) estava distrado b) o outro garoto as atirava habilidosamente 4. Por que o menino se negou a devolver as moedas mesmo j sabendo que no havia tesouro nenhum? R - Porque as considerava frutos de seu esforo: ele cavoucou a terra e as achou. 5. Ao final, o menino descobriu que havia encontrado outro tesouro. Qual? R - Descobriu que podia escrever histrias de piratas e muitas outras.

TEXTO PARA INTERPRETAO O CAVALO E O BURRO Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com a carga de quatro arrobas, e o burro coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse: No posso mais! Esta carga excede s minhas foras e o remdio repartirmos o peso irmanamente, seis arrobas para cada um. O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada. - Ingnuo! Quer ento que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo? O burro gemeu: - Egosta! Lembre-se que se eu morrer voc ter que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha. O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porm, o burro tropica, vem ao cho e rebenta. Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e sem demora arrumam as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egosta. E como o cavalo refuga, do-lhe de chicote em cima, sem d nem piedade. Bem feito! exclamou um papagaio. Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e no compreender que o verdadeiro motivo era alivi-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora (Monteiro Lobato, Fbulas. So Paulo, Editora Brasiliense, 1994) Responda s questes sobre o texto. 1. So famosas as fbulas de La Fontaine, Esopo, Monteiro Lobato, Millr Fernandes e outros autores. Na fbula acima, por que o cavalo e o burro se desentenderam? R - Uma vez que o burro levava mais peso que o cavalo, o burro sugeriu que a carga fosse dividida igualmente entre eles. Porm o cavalo no aceitou ajudar o burro. 2. A atitude do cavalo trouxe-lhe as consequncias previstas pelo burro. Que comportamento humano a atitude do cavalo representa? R- Representa um comportamento e atitude egosta. 3. Que ensinamento essa fbula transmite? R - Ensina que devemos ajudar nossos semelhantes em situaes em que ns mesmos poderemos precisar de ajuda. A atitude egosta do cavalo fez com que ele passasse pela mesma situao do burro. 4. Redija em apenas uma frase, a moral desta histria. R - No faa aos outros aquilo que voc no deseja para si mesmo. (outras frases podem ser apresentadas desde que sintetizem o assunto da fbula). 5. Personagem, espao e tempo esto presentes em todos os textos narrativos independentemente do gnero a que pertenam. Identifiquem nesta fbula esses elementos. R - Personagens o cavalo e o burro Espao - em uma estrada rumo cidade Tempo nesta histria no h referncia ao tempo em que acontece a ao.

TEXTO PARA INTERPRETAO O ESPETO Fazia um frio de rachar pedras. Acendeu-se uma grande fogueira e cada um tratou de chamuscar o seu pedao de carne. Eu sa a procurar um espeto para o meu assadinho. A noite era muito escura, mas graas ao claro da fogueira descobri uma pequena reboleira de mato, ali perto. Aproximei-me e quando ia cortar um galho qualquer, caiu-me ao cho a faca, abaixei-me para apanh-la dentre as ervas, e com tal sorte, que ao lado dela encontrei um pedao de pau tal e qual como eu queria: duma meia braa, grossinho, liso, e o que mais , j com a ponta feita. Por certo que seria um espeto j pronto que algum dos camaradas perdera; melhor para mim! E ainda bati com ele no cho para limp-lo duns capins secos, e terra que estava pegada. Voltando, atravessei o meu churrasco no meu espeto achado, e finquei-o na beirada do fogo. Vinha clareando o dia. Por toda a parte branqueava a geada, alta de dois dedos, geada farinhenta, que a mais fria de todas. Estava eu um pouco arriado, conversando, quando um cabo, baiano, que viera acender o cigarro numa brasa, gritou, olhando para o cho, admirado: - Olha o assado com o espeto, cadete Romualdo, que vai-se embora! Julguei que era algum gaiato que pretendia furtar-me o churrasco; mas o baiano repetiu: - Acuda, seu cadete, que o assado vai de trote! Corri, e que vi? O churrasco, sim senhor, borrifado de salmoura, j chiando na gordura, que ia andando pelo cho dava a ideia de um cgado sem pernas, mas de cabea e cauda mui compridas! Acudiram ento outros rapazes, muitos, quase todos; e todos viram o churrasco arrastando-se, fugindo da fogueira. Ento rompeu o sol. Foi quando se pde verificar a cousa: o espeto era uma cobra! (J. Simes Lopes Neto, Casos do Romualdo. Porto Alegre, Editora Globo, 1973) _____________________________________________________ Vocabulrio: Reboleira grupo de arbustos Meia braa medida antiga equivalente a 1 metro e dez centmetros (1,10 m) Arriado abaixado, acocorado, agachado Cabo militar superior ao soldado Cadete estudante militar Gaiato brincalho, travesso De trote depressa, rapidamente

Se voc leu o texto com cuidado, saber resolver estas questes:

1. Romualdo uma personagem criada pelo escritor gacho J. Simes Lopes Neto. Sua especialidade contar casos diversos, sempre exagerando a verdade Nesse texto, Romualdo aparece no tempo da Guerra do Paraguai (entre 1865 e 1870), fazendo parte de um regimento. Que posto ocupava Romualdo? 2. Embora fizesse muito frio naquela noite, Romualdo afastou-se da fogueira. Por qu? 3. Romualdo ia cortar um galho para fazer um espeto, mas no cortou. Por qu? 4. Quando o cabo baiano gritou admirado que o assado com os espeto ia-se embora, Romualdo correu para perto da fogueira. Que cena presenciou? 5. O acontecimento s se esclareceu quando rompeu o dia. O que havia acontecido? 6. caracterstica de Romualdo apresentar testemunhas dos casos que conta. Isso acontece nesse texto? Explique. _________________________________________________________________________________ Gabarito 1. 2. 3. 4. 5. Cadete Porque precisava providenciar um espeto. Porque, ao pegar a faca que cara, achou um pedao de pau como queria. O assado j chiando na gordura ia andando pelo cho, fugindo da fogueira. Como estava escuro, Romualdo encontrara um pau, mas na verdade era uma cobra congelada e a usou como espeto. No calor do fogo, ela descongelou-se e fugiu levando a carne que estava espetada no seu corpo. 6. Sim. Ele cita o testemunho de quase todos os companheiros.

TEXTO PARA INTERPRETAO A RECOMPENSA

Josias usava a abusava da solicitude da mulher. Costumava levar uma p de clientes para jantar, em sua casa, e com eles chegava em cima da hora, sem que Isaura os esperasse. Uma noite apareceu com trs. Enquanto bebericavam, Isaura vasculhou a geladeira e constatou que a carne e a sobremesa estava no aro. Chamou os filhos e recomendou: Escutem aqui: o pai trouxe os amigos dele para jantar, a carne est no fim, no vai chegar para todos ns; por isso, quando a me oferecer bife milanesa para vocs, no aceitem. Vejam bem: vocs no vo querer carne, mesmo que a me insista. Certo? Certo, sim senhora. Achando que fora bem explcita para aquelas cuquinhas de sete, seis e quatro anos, reforou o prato com um encorpado molho parmeso e serviu o jantar. A recusa dos pequerruchos era to veemente que Josias, no sei o que est havendo com essas crianas; na certa andam lambiscando por a Correu tudo muito bem, Isaura relaxou o seu estado interior e lembrou-se da sobremesa. Era o pudim de que os meninos mais gostavam e com o problema gravssimo da carne, a pobre se esquecera do outro. hora de servi-lo, encarou os filhos: olhinhos arregalados e sorridentes, esperavam o doce, o prmio de bom comportamento e obedincia. Dominou o pequeno pnico incipiente, juntou os sobrolhos e disse com firmeza: Vocs digam boa-noite e subam j, j, para o quarto; um castigo; quem no come carne no ganha sobremesa Lourdes Strozzi. Aspas, parnteses e reticncias. Curitiba, 1977. 1. No texto, a palavra bebericavam significa: a. ( ) molhavam os lbios sem beber. b. ( ) bebiam de pouquinho em pouquinho. c. ( ) engoliam a bebida num s gole. 2. Identifique, no texto, as palavras que tenham os significados abaixo: a) clara, visvel, expressa b) forte, enrgico, vigoroso c) terror, medo incontrolvel 3. Josias costumava levar clientes para jantar em sua casa e a. ( ) trazia comida pronta b. ( ) nunca avisava Isaura c. ( ) sempre avisava a esposa d. ( ) raramente avisava Isaura

4. Isaura fez um acordo com os filhos. Qual foi esse acordo? 5. Por que Isaura props esse acordo?

6. Tudo correu bem at que surgiu outro problema. Qual foi esse problema? 7. Os meninos sofreram um castigo por culpa: a. ( ) de Josias, que levou trs clientes para jantar e no avisou a esposa. b. ( ) de Isaura, que conhecia o costume de Josias e no se preparou. c. ( ) deles mesmos, pois no conseguiram cumprir o acordo feito. d. ( ) dos trs clientes de Josias, que chegaram sem ter avisado.

Gabarito 1. Alternativa B 2. a) explcita 3. Alternativa B 4. Eles deviam recusar o bife milanesa. 5. Porque a carne era insuficiente para todos. 6. A sobremesa de que os meninos mais gostavam tambm era insuficiente para todos. 7. Alternativa A. b) veemente c) pnico

TEXTO PARA INTERPRETAO O LEO INSISTE: O REI DAS SELVAS SOU EU!

1. Quem vocs imaginam que entrou, de repente, sem pedir licena nem nada, pela Redao do Jornal, bem na manh de segunda-feira??? Pois , o Leo. 2. Vinha bufando e a juba cheia, que lhe cobria a cabea, os ombros e o peito, balanava na medida em que sacudia o corpo. Estava irritado e nervoso, e todo mundo descobriu a razo: ele havia lido as declaraes do Elefante ao nosso jornal!! 3. Bem, bem (falou enquanto se sentava numa das cadeiras, ainda sem pedir licena) com que ento o Elefante o Rei! Pois exijo um retratao. Quero que vocs mesmos julguem com quem est a coroa. 4. E assim, cruzando as pernas com ar majestoso, olhando as pessoas que se reuniam sua volta, comeou tambm a contar suas glrias. 5. Nasci gordinho e peludo e antes de fazer um ano j tomava aulas de caa. Quando pequeno trepava muito bem em rvores; depois de grande perdi o jeito. Mas de caar eu no esqueci. 6. Gosto muito de caar sozinho, e muito difcil errar o bote. Os truques so muitos e s vezes minha mulher, Mame Leoa, me ajuda. Lembro-me de uma vez, quando nossos filhotes ainda eram pequenos, em que ela veio comigo caar uma zebra, meu prato predileto. Combinei que ficasse escondida, sempre contra o vento para as zebras no sentirem seu cheiro. Ento eu vim pelo outro lado e enxotei-as at Mame Leoa, que escolheu a mais fcil de pegar. 7. Em geral a leoa que mata suas presas; eu, o Rei, no preciso fazer isso Tambm, na hora do banquete, quando hienas, chacais e aves de rapina ficam espera, no dou confiana. S depois de devorar toda a carne boa, deixo os outros bichos ficarem com os restos 8. No sou como aquele outro bicho que deu a entrevista ridcula (era a primeira vez que se referia ao Elefante, e o fez com desprezo). Nunca trabalho durante o dia. Gosto de ficar estirado sobre a grama, durante a manh e a tarde, descansando com a famlia, como bem, assim, como um rei. Mas nem por isso perco tempo; fico espiando os animais que esto por perto e, na hora da fome, corro, fazendo at 80 km/h, para agarrar o animal escolhido. Ento, com apenas um salto e uma patada, quebro seu pescoo, e est no papo. 9. Com os homens tenho respeito (disse isso e olhou para todos ns que estvamos sua volta) mas j me disseram que muito mais fcil caar homens do que zebra. Alis, meu melhor amigo um maravilhoso comedor de homens. 10. Ora, vocs esto assustados??? (o Leo percebeu o mal-estar e ento deu um belo sorriso!). Todos na selva me acham inteligente, e muito simptico. 11. Concordamos imediatamente que o Leo era bastante charmoso e o verdadeiro Rei das Selvas. Tudo o que queramos era que sasse, e bem depressa. Mas ainda lhe perguntei, na sada, se caava elefantes. E o Leo, muito desapontado, disse que no gostava de lutar com o Elefante. (Jornal do Brasil, 12/Nov/1972) Aps a leitura, responda s questes abaixo. 1. Onde o Leo entrou, na manh de segunda-feira? a. ( ) na gerncia do jornal b. ( ) no local onde o jornal redigido c. ( ) nas oficinas onde o jornal impresso. 2. O Leo estava: a. ( ) nervoso b. ( ) tranquilo c. ( ) irritado e nervoso 3. Que motivo tinha o Leo para entrar assim no jornal? 4. O que poderia ter dito o Elefante em suas declaraes? 5. Transcreva do texto a frase de onde voc deduziu sua resposta questo anterior. 6. O Leo exigiu dos redatores do Jornal: a. ( ) uma confirmao da declarao do Elefante

b. ( ) um desmentido c. ( ) uma foto sua na primeira pgina 7. Em relao aos homens, podemos afirmar que o Leo: a. ( ) tinha-lhes respeito b. ( ) era um maravilhoso comedor da espcie humana d. ( ) no gostava de lutar com eles 8. Os redatores concordaram imediatamente com o Leo, quando este disse ser considerado inteligente e muito simptico por: a. ( ) ele ser realmente isso que afirmaram os outros animais b. ( ) cortesia c. ( ) estarem com medo e s quererem que ele fosse embora 9. Na sua opinio, por que o Leo respondeu que no gostava de lutar com o Elefante? 10. O Leo, no decorrer da visita, demonstrou (marque mais de uma resposta): a. ( ) tranquilidade d. ( ) humildade g. ( ) desapontamento b. ( ) irritao e. ( ) segurana h. ( ) insegurana c. ( ) vaidade f. ( ) autodomnio i. ( ) egosmo

11. O texto apresentado fico. Contudo, esse modo de escrever leva o leitor a comparaes e concluses reais. A que tipo de pessoa poderamos comparar o leo? 12. A palavra bote (pargrafo 6), usada pelo Leo, foi utilizada em que sentido? a. ( ) pequena canoa para transporte fluvial b. ( ) salto de animal sobre a presa 13. D o significado das palavras em destaque usadas nas frases abaixo: a. Gosto muito de caar sozinho. _________________________________ b. A Assembleia cassou o mandato do prefeito. ______________________ c. muito difcil errar o bote. _____________________________________ d. O bote no tinha colete salva-vidas. _____________________________ e. Em geral a leoa que mata suas presas. _________________________ f. As traficantes foram presas pela policia. __________________________ g. As presas do cachorro eram bem afiadas. ________________________ _________________________________________________________________________________________ GABARITO 1. letra b 2. Letra C 3. Ele havia lido as declaraes do Elefante no jornal. 4. Que o rei das Selvas era ele e no o Leo. 5. Bem, bem () com que ento o Elefante o Rei! (pargrafo 3) 6. letra b 7. letra a 8. letra c 9. Duas hipteses podem ser levantadas: 1a. o leo tinha medo do elefante por causa do tamanho do mesmo; 2a.

o leo j tinha sido surrado pelo elefante 10. letras b, c, g, h, i 11. Pode-se comparar a uma pessoa que: a) mal-educada: o leo entrou na redao e sentou em uma cadeira sem pedir licena b) no sabe controlar sua raiva, no tem auto-domnio: o leo entrou na sala bufando, irritado e nervoso c) se auto-elogia e se auto-promove, no humilde: o leo passou a informar suas qualidades de caador e a dizer que todos o achavam inteligente e simptico. d) egosta: o leo informou que ele comia primeiro que todos os que estivessem a sua volta, isto , ele em primeiro lugar, depois o resto. E alm disso, o melhor da comida era dele, os outros comiam o que ele deixasse. e) no admite suas fraquezas/deficincias: o leo disse que no gostava de lutar com o elefante, quando na verdade tinha medo do elefante. f) prepotente: o leo usou sua figura de animal feroz para exigir que os redatores do jornal publicassem um desmentido, ou melhor uma retratao. E ainda aventou a possibilidade de que os lees podem comer os homens. 12. letra b 13. a) perseguir animais para matar; buscar, procurar b) tornar nulo ou sem efeito os direitos polticos de algum c) ataque, investida d) pequena canoa ou escaler e) animal caado para alimentao f) mulheres encarceradas g) tipos de dente conhecidos como caninos, tambm existentes na arcada dentria dos humanos

You might also like