You are on page 1of 32

Alfabetizao Cientfica e a formao do cidado.

* Maria Cristina Lonardoni

Professora da Rede Pblica Estadual-Pr Professora PDE-2007

** Marcelo de Carvalho

Professor UEL Professor Orientador PDE - 2007

Resumo: Anlise de uma proposta simples, mas significativa, que nos leva a repensar nossas posturas diante do trabalho realizado em nossas aulas de Cincias e sua relevncia no processo de formao do aluno para cidadania. Conceitua e aborda aspectos importantes da Alfabetizao Cientfica e investiga se os conhecimentos cientficos so usados pelo aluno, na formao de suas opinies e crticas, sobre os diferentes problemas que atingem a nossa sociedade. Esse artigo uma anlise do Projeto de Interveno na Escola, entregue como parte do trabalho de concluso do Plano de Desenvolvimento da Educao - PDE2007, realizado com alunos da oitava srie - B, do Colgio Estadual Presidente Kennedy Rolndia, Paran. Summary: A simple, but meaningfull analysis of a proposal, leading us to review our postures and actitudes about the work done on our Science classes, and its relevance on the citizen formation process of the students. It takes forward some important aspects of Scientific Alfabetization and reveals if these concepts are being used by the student, in the construction of their critical thinking and opinion formation about the many problems that affects our modern society. This article is an analysis of the School Intervention Project, as part of the conclusion work of the Education Development Plan - PDE-2007, done with pupils of the eighth grade - class B, of the Colgio Estadual Presidente Kennedy - Rolndia, Paran. __________________________________________________________________________ Palavras-chave: Alfabetizao Cientfica, Cidadania, Cincia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

____________________________________________________________________

Introduo: Ao longo dos vinte anos de trabalho nas escolas pblicas na cidade de Rolndia, muitas dvidas estavam presentes em minhas aes como

professora, mas uma se destacava: Ser que meus alunos conseguem observar a Cincia no seu dia a dia e aplicar seus conhecimentos para resolver problemas reais, formar opinio (sem a interveno do professor), sem que, para isso, lhe seja necessrio tirar nota? No ano de 2007, quando foi oportunizado aos professores da Rede Pblica do Paran o Programa de Desenvolvimento da Educao - PDE, percebi que seria um momento propcio para estudos e pesquisas e, atravs das leituras, pude conhecer e me aprofundar sobre o tema Alfabetizao Cientfica e com isso encontrar algumas respostas sobre minhas dvidas. O termo alfabetizar, segundo Bueno (1996, p.38), significa ensinar a ler. Se juntarmos esse termo com a definio de Cincias citada por Chassot (2003) chegamos concluso que, Alfabetizao Cientfica : ensinar a ler e interpretar, a linguagem construda pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo. A Alfabetizao Cientfica estudada e definida por diversos autores. Hazel &Trefil (2005), assim a define:
... ter o conhecimento necessrio para entender os debates pblicos sobre as questes de cincia e tecnologia [...] O fato que fazer cincia inteiramente diferente de usar cincia. E a alfabetizao cientfica refere-se somente ao uso da cincias. (p.12)

No Brasil, a Alfabetizao Cientfica amplamente estudada e difundida por Attico Chassot. Em um dos seus artigos para a Revista Brasileira de Educao (2003), ele defende que ser alfabetizado cientificamente saber ler a linguagem em que est escrita a natureza. um analfabeto cientfico aquele incapaz de uma leitura do universo. E acrescenta:
... seria desejvel que os alfabetizados cientificamente no apenas tivessem facilitada leitura do mundo em que vivem, mas entendessem as necessidades de transform-lo e, preferencialmente, transform-lo em algo melhor. Tenho sido recorrente na defesa da exigncia de com a cincia melhorarmos a vida no planeta, e no torn-la mais perigosa, como ocorre, s vezes, com maus usos de algumas tecnologias. (p.94)

importante ressaltar que, ser alfabetizado cientificamente no implica em dominar todo o conhecimento cientfico, isso seria impossvel, pois nem os prprios cientistas tm domnio de todas as reas. Ser alfabetizado em cincia significa ter o mnimo do conhecimento necessrio para poder avaliar os avanos da cincia e tecnologia e suas implicaes na sociedade e ambiente. Hodson (apud Solbes, 2004, p. 338), assinala a necessidade de a educao cientfica levar o aluno a conhecer o impacto da cincia e da tecnologia na sociedade assim como a influncia da sociedade no desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Sabemos tambm que somente os anos em que os alunos freqentam a escola no so suficientes para uma completa alfabetizao, pois a Cincia dinmica e o amadurecimento humano e seus objetivos vm com tempo. Mas necessrio que a escola, ou mais precisamente os professores, estejam atentos sua responsabilidade de inici-la, e para isso uma proposta de currculo onde esteja priorizada a relao Cincia/Tecnologia/Sociedade/Ambiente C/T/S/A, se faz necessria. Essa proposta aparece claramente nas Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Paran para a disciplina de Cincias, 2006:
Recomenda-se que esses contedos sejam abordados de forma consistente, crtica, histrica, e relacionados cincia, tecnologia e sociedade. Desse modo, o currculo de Cincias pode propiciar condies para que professores e alunos discutam, analisem, argumentem e avancem na compreenso do seu papel frente s demandas sociais, pois questes de sade, sexualidade e meio ambiente, entre outras,so tradicionalmente incorporadas aos contedos especficos e, portanto, imprescindveis disciplina de Cincias. (p.25)

Como foi dito anteriormente, os anos de estudo nas escolas, no so suficientes para que o indivduo detenha os conhecimentos cientficos, e tambm, no o fato de se apropriar desses conhecimentos que far desse aluno, um cidado consciente do seu papel na sociedade. O que faz a diferena como esse aluno foi alfabetizado cientificamente. importante que esse aluno saiba, quando necessrio, buscar as informaes que necessita, desenvolver consensos e us-las de forma adequada para a soluo de seus problemas e da sociedade em que vive.

Aps diversas leituras sobre o tema Alfabetizao Cientfica e discusses com o orientador do trabalho, um Plano de Ao foi desenvolvido com os seguintes objetivos: Diagnosticar se o conhecimento cientfico adquirido na escola, faz parte da vida do aluno dentro e fora do ambiente escolar, e se ele percebe a relao C/T/S/A, no seu cotidiano. Refletir sobre, como a Alfabetizao Cientfica est sendo trabalhada em nossas escolas, a fim de criar novas estratgias que visem o seu aprimoramento e conseqentemente, melhore o entendimento dos alunos sobre a relao C/T/S/A. O Projeto de interveno na escola ocorreu durante o segundo semestre de 2008. Sua metodologia e resultados sero aqui descritos e analisados. Desenvolvimento: Vivemos hoje em um mundo com grande avano cientfico e tecnolgico, onde fantsticas modificaes ocorrem a todo o momento e grandes quantidades de informaes so despejadas em nosso meio atravs de jornais, revistas, televiso, internet, rdio etc. Ao abrirmos um jornal, folhearmos uma revista, assistirmos a programas de TV (novelas, desenhos animados, filmes, noticirios e outros), ou at mesmo em atividades corriqueiras como compras em supermercados, nos deparamos com muitos termos, como, por exemplo, mutantes, transgnicos, clones, internet, estatsticas, fsseis, transplantes, gorduras trans, cometas, planetas novos e aqueles que deixaram de ser planetas, aquecimento global, tomos, radiaes, efeito estufa, plantas medicinais, supercondutores, clulas tronco, alimentos orgnicos, animais em extino, Botox, Einstein, anabolizantes e tantas outras. No podemos negar que, para compreendermos esse mundo de informaes, conceitos, fatos e tecnologias que se forma a nossa volta, e muda a todo o momento e principalmente, entender como isso interfere ou no, em nossa vida, necessrio que tenhamos uma base de conhecimento sobre cincia e tecnologia, ou seja, necessrio que sejamos Alfabetizados em Cincias. Alguns autores destacam a importncia dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos e a necessidade de um mnimo de formao cientfica que possibilite o entendimento sobre as questes atuais. 4

Segundo Hazen & Trefil (2005) as questes cientficas e tecnolgicas esto ganhando importncia cada vez maior no quadro mundial, desde o efeito estufa at as ameaas econmicas representadas pelas tecnologias estrangeiras. Para Bowyer (apud PENICK, 1998) a alfabetizao em cincias e tecnologia importantssima para o desenvolvimento econmico na atualidade, principalmente se pensarmos em um desenvolvimento de forma sustentvel.
A escola ser tanto mais eficiente quanto mais estiver aberta s condies do pas e do mundo em que vivemos. O interesse pelos problemas atuais que afligem a humanidade no poder deixar de existir dentro da escola, na medida em que esta pretende formar pessoas para atuarem de forma construtiva na soluo desses problemas; a civilizao instigada a superar o desafio da busca pelo conhecimento, pela democracia e pela educao universal, num carter interdependente" (Rutherford, 1999:856, apud Bizzo, MLG, 2002, p. 307-314).

A citao acima nos faz refletir sobre o trabalho realizado em nossas escolas na atualidade. Sabemos que hoje a escola enfrenta muitos e diferentes desafios daqueles de tempos atrs. Situaes que nossos mestres no imaginariam passar, como a violncia, o desrespeito, a desmotivao de alunos e professores, a desestruturao familiar e outros. Muda a poca. Mudam as pessoas. Mudam os desafios e as estratgias para dar conta deste novo contexto. No entanto o que no deve mudar o objetivo principal da escola. Como est escrito no texto acima, funo da escola formar pessoas para atuarem de forma construtiva na soluo desses problemas. Se pegarmos o Projeto Poltico Pedaggico (PPP) de diferentes escolas veremos que, de uma forma ou de outra, em todos, estar escrito que o objetivo da escola formar pessoas crticas e conscientes, capazes de exercerem sua cidadania e intervierem no meio em que vivem, buscando assim, melhoria na sua qualidade de vida. Esse discurso tambm est presente no artigo 208 da Constituio do Brasil, de 1988, onde diz:

A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser provida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Quando falamos em cidadania ou em formar cidado, necessrio termos em mente as palavras de Attico Chassot (2003), o qual diz que, a cidadania s pode ser exercida plenamente se o cidado ou cidad tiver acesso ao conhecimento e no somente s informaes. Nesse aspecto a escola deve procurar no ser vista pela sociedade, como um local onde os conhecimentos acumulados so repassados de forma massiva, mas sim, um local onde o aluno encontre profissionais, que o ajude a transformar as informaes recebidas em conhecimento prticos, capazes de colaborar na sua formao e transformao, para melhor, do ambiente onde ele est inserido. Ao longo de sua existncia, o ser humano acumulou conhecimentos, frutos da sua curiosidade e necessidade de entender o mundo que o cerca. O conjunto desses conhecimentos acumulados capazes de explicar e interpretar os inmeros fenmenos que ocorrem com o homem e o ambiente onde vive deu origem a Cincia, ou como Chassott (2003) define: uma linguagem construda pelos homens e pelas mulheres para explicar o nosso mundo natural. A partir dessa definio, podemos analisar que, se uma pessoa quer compreender os fenmenos do mundo em que vive, necessrio ser alfabetizada em cincias, assim como, para entender um texto escrito em portugus, ingls ou alemo, deve dedicar-se ao estudo destas lnguas. Desde a produo do fogo e sua conservao, at os grandes avanos da gentica com a manipulao do DNA, a cincia vem modificando notoriamente a vida do seres humanos, e modificando tambm o meio em que vivem. O domnio e conservao do fogo, por exemplo, proporcionaram ao homem grandes avanos, desde a culinria at a fundio de metais para produo de instrumentos em geral que facilitam a sua vida. Os conhecimentos cientficos do sustentao ao grande desenvolvimento tecnolgico observado nos dia de hoje e que so os responsveis

pela transformao do ambiente e porque no dizer tambm, responsveis pela transformao social. No podemos falar em Cincias sem relacion-la com Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pois os conhecimentos cientficos no so desprovidos de intenes e objetivos. Esses conhecimentos quando aplicados em novas tecnologias, implicam em mudanas ao ambiente e s pessoas envolvidas que devem estar preparadas para tomar decises a cerca da suas aplicaes, como diz a Declarao de Budapeste (apud Solbes, 2004):
Hoje mais do que nunca necessrio fomentar e difundir a alfabetizao

cientfica em todas as culturas e em todos os setores da sociedade [...] a fim de melhor participao dos cidados em adotar decises relativas aplicao de novos conhecimentos. (p.338)

Portanto podemos perceber atravs dos textos acima, a importncia que o ensino de Cincias tem, no processo de formao do aluno para a cidadania. Este processo tem como objetivo a sua Alfabetizao Cientfica para que, uma vez, tendo se apropriado dos novos conhecimentos, esse cidado ou cidad, possa intervir na sociedade em que vive, buscando solues adequadas para os problemas que estejam enfrentando ou at mesmo evitar que os problemas ocorram. Percebemos a algum tempo que a escola no mais o nico centro de referncia para aquisio de novos conhecimentos. Muitas informaes chegam de diferentes fontes. Essas informaes muitas vezes no so bem compreendidas e segundo Lorenzetti e Delizoicov (2001), so necessrios especialistas para popularizar e desmistificar o conhecimento cientfico, para que o leigo possa utiliz-lo na sua vida cotidiana. Segundo Attico Chassot (2003, 91):
Acredito que se possa pensar mais amplamente nas possibilidades de fazer com que alunos e alunas, ao entenderem a cincia, possam compreender melhor as manifestaes do universo.

Nesse aspecto a escola possui um papel social fundamental, pois atravs dela (ou deveria ser), que informaes oriundas de diversas fontes, so interpretadas, dando ao aluno maior entendimento sobre os novos conhecimentos e

possibilidades de aplic-los. As Diretrizes Curriculares de Cincias do Paran (2006) na pgina 26, diz:
Nem todas as pessoas tm elementos para fazer uma leitura crtica da realidade social e de suas contradies intrnsecas, pois, mesmo no convvio cotidiano com vrios produtos cientficos e tecnolgicos ignoram os processos de produo e distribuio desses produtos e os problemas dele decorrentes.

Pensando em como superar as limitaes de nossos alunos e tambm as nossas, um trabalho simples foi desenvolvido em sala de aula com os alunos da oitava srie B, do Ensino Fundamental do Colgio Estadual Presidente Kennedy. Baseia-se principalmente em estudos de textos, artigos de revistas cientficas ou no, jornais, internet, filmes ou outros materiais que forneam subsdios para a interpretao e debates sobre diferentes assuntos que relacione Cincia / Tecnologia / Sociedade / Ambiente, e segue a seguinte metodologia: Escolha do tema: O tema escolhido para o trabalho deve ser significativo e atual. Deve gerar curiosidade e interesse entre os alunos. De preferncia, que seja escolhido pelos prprios alunos. Como esse foi o primeiro trabalho e o tempo tambm era pouco, o tema foi proposto por mim, mas para os prximos, alunos ou equipe pedaggica podero selecion-los conforme preferncia ou oportunidade. O tema proposto foi sobre Clulas Tronco. Essa escolha se justifica, pois naquela semana estava para ser votado pelo Supremo Tribunal Federal - STF, a liberao ou no da Manipulao de Embries no Brasil. Portanto era um assunto que se encontrava diariamente em evidncia nos noticirios da televiso e jornais. Era importante aproveitar essa ocasio com um assunto to polmico. Os textos selecionados foram retirados da internet e foram cuidadosamente escolhidos para que oferecessem diferentes opinies, ou seja, textos com posio favorvel e textos contrrios Manipulao de Embries em Laboratrio. Opinies de pessoas de diferentes setores da sociedade. Conhecimentos Prvios: Antes de dar incio s discusses sobre o tema escolhido, foi elaborado e entregue para a turma, um breve questionrio sobre o assunto, a fim de diagnosticar os conhecimentos prvios dos alunos.

Expliquei qual era o objetivo das mesmas e que fossem bastante sinceros, pois no valia nota. Simplesmente, precisava saber qual conhecimento tinham sobre o assunto e se estavam ligados aos fatos que ocorrem sua volta. Muitas vezes, os alunos no se sentem muito seguros com suas opinies e copiam as dos colegas e o resultado acaba no sendo o mais prximo da realidade. Para a aplicao deste questionrio, foram necessrios apenas 20 minutos que, depois de devolvido, deu-se o prosseguimento normal da aula. Um modelo se encontra no final deste artigo. Formao dos grupos e debate: Os alunos da oitava srie B foram divididos em grupos de quatro componentes cada. Os grupos receberam os 4 textos, curtos e selecionados na internet, sobre o assunto a ser trabalhado. Dois textos com posio contrria manipulao de embries e dois a favor, inclusive com explicaes bem simples sobre o que so clulas-tronco e outros conceitos. Esses textos encontram-se na integra em anexo a este artigo. O primeiro com o ttulo: Mentiras sobre as clulas-tronco de embries, escrito pela Dr. Alice Teixeira uma longa carta, como ela mesma diz, e endereada aos senadores, com o intuito de dar esclarecimentos sobre a utilizao de Embries Humanos em pesquisas. No incio da carta ela esclarece: Primeiro, quero tornar claro que no se trata de A luz da cincia
versus as trevas da religio. No pretendo fazer uma defesa ideolgica do embrio humano, ou seja, vou dar-lhe fatos e no dogmas.

O texto: Algumas reflexes sobre clulas-tronco, do Pe. Vando Valentini, coordenador do Ncleo F e Cultura da PUC, foi o segundo texto trabalhado e coloca a posio contrria da igreja no uso de embries em pesquisas cientficas. Ele defende pesquisas que levam cura de doenas, mas critica aquela que no respeita a vida humana:
... por que a Igreja contrria utilizao de clulas embrionrias? Porque o embrio um ser humano em sentido pleno. No se pode usar a vida de um homem para tratar a vida de um outro. Qualquer ser humano, rico ou pobre, jovem ou velho, de qualquer raa, tem um valor absoluto.

Para esclarecer algumas dvidas, o primeiro texto selecionado cuja posio a favor das clulas-tronco e uso de embries, traz breves

esclarecimentos sobre o assunto. uma entrevista com a pesquisadora da Fundao Zerbini/INCOR, Alexandra Viera, concedida ao site Terra. Ela responde a perguntas como: O que so clulas-tronco? Onde podem ser encontradas? Podem ajudar na terapia de doenas? Quais os argumentos dos cientistas, do ponto de vista tico, para defender o uso das clulastronco? Ao final da entrevista ela coloca cinco argumentos dos cientistas, do ponto de vista tico, para defender o uso das clulas-tronco. Entre esses argumentos temos: tico deixar um paciente afetado por uma doena letal morrer para preservar um embrio cujo destino o lixo? Ao utilizar clulas-tronco embrionrias para regenerar tecidos de um paciente no estaramos criando uma vida? Para finalizar, o e-mail mandado por um pesquisador comunidade cientfica, o ltimo texto entregue aos alunos, e tem parecer favorvel. O pesquisador faz um apelo aos colegas que apiam a utilizao de clulas-tronco embrionrias em pesquisas no Brasil, enviem na integra a mensagem aos Ministros do Supremo Tribunal Federal. A mensagem defende principalmente a soberania do Brasil frente s pesquisas: A comunidade cientfica no pode garantir quando os conhecimentos do processo de diferenciao tecidual resultar em mtodos seguros e acessveis para melhorar as condies de vida de portadores de doenas altamente incapacitantes. Todavia, podemos afirmar com segurana que preciso iniciar, o mais breve possvel, os estudos com clulas tronco embrionrias humanas com seriedade, competncia e tica. Trata-se tambm da soberania cientfica de nosso pas. No h porque ficarmos dependentes de outros, quando temos equipes de cientistas competentes que podem enfrentar esse desafio com grandes possibilidades de xito. Aps as leituras, foi pedido aos componentes do grupo que manifestassem suas opinies em um debate entre eles e que as anotassem em uma folha para que fosse entregue para a professora. At esse momento no fiz nenhuma interveno, para que suas conversas e discusses fossem as mais prximas possveis das idias e opinies de cada um. Para mim, esse foi o momento mais difcil, porque falo demais e gosto muito de dar palpites! Mas achei importante no interferir, para no expor 10

minha opinio, o que poderia influenci-los, pois muitas vezes os alunos dizem apenas o que o professor quer ouvir, e omitem suas prprias idias. Esse tema bastante polmico e no existe o certo e o errado, pois a nossa opinio, esta muito ligada aos valores que cada um de ns traz da formao moral e religiosa que recebemos de nossas famlias. Minhas nicas interferncias foram com relao s dvidas sobre o contedo trabalhado, quando surgiam. Anlise dos textos entregue pelos grupos: Vrios grupos apontaram as partes positivas da manipulao dos embries, mas em outros foi observado o no entendimento dos textos atravs de comentrios como: Pessoas que no podem ter filhos por uma doena gentica ou acontecimentos, a pessoa tem uma esperana de ter filhos e ser feliz. Ou: Nosso grupo a favor, pois quanto mais ele pesquisar mais vo descobrir coisas importantes. Outros apenas copiaram partes do texto, talvez achando que a atividade em questo estivesse valendo nota. Interferncia do professor. Aps analise dos textos entregues pelos alunos, percebi que seria necessrio uma interferncia, principalmente para esclarecer as dvidas que foram aparecendo nos grupos com relao tcnica de manipulao de embries. Para isso utilizei uma aula da semana. Esse momento importante, pois nessa hora que os conhecimentos no sistematizados, que o aluno traz do seu dia a dia, pelas informaes recebidas de diferentes fontes, sero sistematizadas com a ajuda do professor. Expliquei sobre a tcnica da manipulao de embries e outras dvidas, mas ainda achei conveniente ainda no expor minha opinio particular sobre o assunto. Reaplicao do questionrio:

11

Aps todo o trabalho realizado, para fazer uma avaliao dos resultados obtidos, o primeiro questionrio foi novamente aplicado e as respostas comparadas e analisadas. Neste dia choveu muito, e como a maioria de nossos alunos moram muito longe da escola, alguns faltaram. As questes 1, 2 e 6 no fizeram parte do segundo questionrio, pois so perguntas bastantes objetivas e no teriam respostas diferentes das anteriores. Para o desenvolvimento de novos trabalhos, foi introduzida uma nova questo, que pedia sugestes aos alunos de temas para serem debatidos em outros momentos. Segue abaixo o quadro com os resultados das respostas do primeiro e segundo momento da aplicao do questionrio. Logo aps uma anlise das respostas. As respostas da questo nmero seis, no aparecem no quadro , mais sero escritas na parte referente s anlises.

Respostas do questionrio: Primeiro momento Questes 1 38 alunos Sim- 97,36% (37) No- 2,63% (01) TV 84,21% (32) Escola 42,10% (16) Livros 39,47% (15) 2 Revistas 23,68% (9) Amigos 21,05% (8) Outros - 7,89% - internet(03) Concordo 63,15% (24) Discordo 21,05% (08) 3 No tem opinio formada sobre o assunto 15,78%(06) Concordo 76,66 (23) Discordo 20% (06) No tem opinio formada sobre o assunto 3,33% (01) Segundo momento 30 alunos -

12

Sim 100% 4 No 0% Sim 76,33% (29) No 13,15% (05) 5 No tem opinio formada sobre o assunto 10,52% (04)

Sim 100% No 0% Sim 53,33% (16) No 33,33% (10) No tem opinio formada sobre o assunto 13,33% (04)

Anlise dos dados obtidos atravs dos questionrios: Questo nmero 01: Verifica-se que o assunto tratado de conhecimento da maioria dos alunos dessa sala, apenas um diz desconhecer sobre clulas-tronco ou no uso de embries em pesquisas cientficas. Questo nmero 02: A Televiso o meio de comunicao que mais foi citado, com 84,21% dos alunos dizendo ter conhecimento sobre o assunto atravs dela, ganhando da escola, livros e revistas. Observa-se a credibilidade deste meio de comunicao atravs da resposta de um aluno pergunta 05: Porque o que passa na TV ajuda e s melhora. Nota-se que em 21,05% dos alunos, esse um assunto de conversa entre amigos. Outros buscam conhecimentos atravs da Internet 7,89%. Questo nmero 03: Analisando a tabela acima, verifica-se na questo 03 que, alunos que no tinham opinio formada sobre o assunto - 15,78% - passaram a ter, independente da posio assumida, restando apenas 3,33% sem opinio formada. Nessa questo, o aluno alm de dar sua opinio sobre o assunto, tambm deveria justific-la. Em suas justificativas ficou bem claro que muitos tm uma viso da manipulao de embrio como um meio de resolver um problema de fertilidade. Isso pode ser observado em vrias respostas como: Hoje em dia muitas mulheres no conseguem ter filhos em seus teros e tem muita vontade de ter um filho.

13

E ainda, a presena da religiosidade: Eu acho que ningum Deus para poder criar seres fora do modo tradicional. Se a pessoa quer ter filhos e no consegue, com f s pedir para Deus. Fazendo uma comparao das respostas obtidas no mesmo questionrio aplicado em momentos diferentes, observa-se mudana de opinies nesta terceira questo: Aluno A: - Primeiro momento: Discordo. Porque mata muitos embries e cada embrio uma vida. - Segundo momento: Concordo. Porque tanto como pode matar, como tambm pode salvar muitas vidas. Aluno B: - Primeiro momento: Concordo. Pode trazer coisas boas para as pessoas como: cura de doenas, ajudar pessoas que tem derrame. Pode servir para muitas coisas. - Segundo momento: Discordo. Porque acho que o embrio j tem vida. Aluno C: - Primeiro momento: Discordo. Isso est tirando a vida de algumas pessoas. Ah, e tambm sou contra o uso de animais. - Segundo momento: Ainda no tenho opinio formada sobre o assunto. Porque isso um assunto muito delicado.

Questo nmero 04: Nota-se que 100% dos alunos concordam que o assunto deve ser

discutido nas aulas de Cincias, porque a disciplina que fala sobre o corpo humano ou como diz o aluno D: 14

Porque os alunos devem ter conscincia do que o ser humano pode fazer, apesar de eu no concordar. Questo nmero 05: Essa foi a questo que mais me chamou a ateno, pois houve vrias mudanas de opinies entre os alunos sobre a credibilidade da Cincia, sem que o assunto fosse tratado diretamente nos textos. Opinies como dos alunos: E: No tenho opinio formada sobre o assunto. Porque alguns vo usar para benefcio da humanidade, outros iro fazer isso ilegalmente. Depois: No, porque sempre tem o lucro do homem. Eles no foram nos pobres, s para aqueles que tem capital para experimentar. F: Sim, eu acredito que sim, porque so vrias. Depois: No. Algumas so feitas no objetivo de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas e outras no so para melhorar. G: No, pois todas as pesquisas so inventadas. Depois: Sim, porque as pesquisas trazem qualidade de vida e menos doenas. H: No, existem experincias malficas ao ser humano. Depois: No tenho opinio formada sobre o assunto. Algumas sim, mas outras no.

Concluso: O desenvolvimento desse trabalho, apesar de simples,

possibilitou avaliar meus vinte anos de servio como professora. Observar os acertos onde ele existe, mas principalmente, os pontos mais frgeis, onde preciso melhorar ou at mesmo , mudar de postura. Possibilitou conhecer melhor cada aluno, pois a maioria dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula prioriza os conhecimentos cientficos que cada um aprendeu e esquecem (ou esquecemos) de considerar a opinio que cada

15

um tem a respeito sobre o assunto abordado e at mesmo, a relevncia em suas vidas. Na anlise das respostas apresentadas pelos alunos, pode-se observar que o tema clulas-tronco e uso de embries em laboratrio conhecido, mas de modo superficial ou at mesmo fazendo associaes equivocadas com outros temas, como o caso de alunos que relacionaram o uso e manipulao de embries para solucionar problemas de fertilidade. Isso demonstra que as informaes esto chegando at eles, mas no esto conseguindo sistematiz-las em conhecimento cientfico. Talvez pelo fato de chegarem principalmente pela TV, onde muitas vezes so apresentadas de forma superficial ou sensacionalista. Essa falha, detectada atravs das respostas ao questionrio inicial e pela sntese dos debates em grupo, pde ser solucionada atravs da interferncia da professora, apresentando os contedos necessrios para os esclarecimentos das dvidas dos alunos no momento planejado para isso. Fazendo comparao com as respostas apresentadas nos dois diferentes momentos do questionrio, observa-se nas questes quatro e cinco, mudanas de opinies aps a leitura e debate com o grupo. Isso demonstra que os textos apresentados e o trabalho com os colegas, auxiliaram os alunos nas discusses e na formao de opinio quanto ao uso de embries em laboratrio como tambm sobre a credibilidade da Cincia, mesmo no sendo este o tema principal abordado. Alguns fatos me chamaram muito a ateno. Primeiro: alunos que normalmente no expresso suas idias oralmente durante a aula, deram opinies muito coerentes e crticas, o que normalmente no fazem em aulas expositivas ou at mesmo em atividades avaliativas, talvez por vergonha de falar em grupos grandes e dar sua opinio, pois, muitos acreditam que se no falarem o que todos falam, esto errados e com isso, pagam mico. Segundo: alunos que normalmente no se destacam por suas boas notas, surpreenderam com respostas bem elaboradas, independente da posio defendida, mas que demonstram ter opinies claras e definidas sobre o assunto abordado. Essas observaes levaram-me a questionar o Sistema de Avaliao, que pouco ou quase nada, leva em considerao a opinio do aluno. Discutimos, debatemos, concordamos e discordamos. Criticamos. Mas, no momento 16

de quantificar a aprendizagem do aluno, nos apegamos em provas e trabalhos que, na maioria das vezes, somente avalia a capacidade de absorver contedos. Chassot (2003), em seu artigo sobre Alfabetizao Cientfica, faz uma colocao que nos faz pensar sobre como est o ensino de Cincia:
Quantas classificaes botnicas, quantas famlias zoolgicas cujos nomes ainda perambulam em nossas memrias com cadveres insepultos, quantas configuraes eletrnicas de elementos qumicos, quantas frmulas de fsica sabidas por um tempo at o dia de uma prova e depois desejadamente esquecidas. (p. 90) A formao de alunos crticos, capazes de fazer uma leitura do mundo, interferir na sociedade em que vivem e transform-la em um local cada vez melhor, o objetivo do ensino de Cincia. Mas como, ns professores, estamos agindo para que isso realmente ocorra? Estamos ajudando no processo de formao da cidadania de nossos alunos? Valorizamos suas opinies, mesmo que sejam diferentes das nossas, ou apenas avaliamos os contedos aprendidos? Como se realiza o processo de Alfabetizao Cientfica em nossas escolas? As respostas a essas questes e a muitas outras que surgiram e que ainda surgiro, continuaro a rondar minha mente, com o objetivo de oferecer cada vez mais uma educao de qualidade nas escolas pblicas do Paran.

9. Bibliografa: BORREGUERO, P. e RIVAS, F. Una aproximacin emprica a travs de las relaciones Ciencia-Tecnologa-Sociedad (CTS) en estudiantes de secundaria y universitarios valencianos. Enseanza de las Ciencias, 13 (3), 363-370, 1995. CAJAS, Fernando. Alfabetizacin Cientfica y Tecnolgica: La transposicin didctica del conocimiento Tecnolgico. Enseanza de las Ciencias, 19 (2), 243254, 2001. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (org.) Ensino de Cincias: Unindo a pesquisa e a Prtica. So Paulo: Thomson, 2006. CHASSOT, Attico. A Cincia atravs dos tempos. So Paulo: Moderna, 1994. Coleo Polmica.

17

___. Alfabetizao Cientfica: questes e desafios para a educao. Iju: Uniju, 2003. ___. Alfabetizao Cientfica: uma possibilidade para a incluso social. Revista Brasileira de Educao, jan./fev./mar/abr., n 22, 89-100, 2003. DSAUTELS, Jacques y LAROCHELLE, Marie. Educacin Cientfica: El regreso del ciudadano y de la ciudadana. Enseanza de las Ciencias, 21(1), 3-20, 2003. HAZEN, Robert M. e TREFIL, James. Saber Cincias. So Paulo: Editora de Cultura, 2005. LATORRE LATORRE, Angel y SANFLIX YUSTE, Fernando. Alfabetizacin Cientfico-Tecnolgica em estudiantes de secundria y universdad: um anlisis experimental. Enseanza de las Ciencias, 18 (1), 55-69, 2000. LORENZETTI, L. e DELIZOICOV, D. Alfabetizao Cientfica no contexto das sries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias. Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 1-17, 2001. MANASSERO MAS, Mara Antonia e VSQUEZ ALONSO, Angel. Instrumentos y Mtodos para la Evaluacin de las actitudes relacionadas con la Ciencias, la Tecnologa y la Sociedad. Enseanza de las Ciencias, 20 (1), p. 15-27, 2001. OLIVEIRA, Daisy Lara de (org.). Cincias nas salas de aula. Porto Alegre: Mediao, 2005. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran. Ensino Fundamental Cincias. Curitiba: Imprensa Oficial, 2006. PENICK, John E. Ensinando alfabetizao cientfica. Educar, Curitiba, n14, p.91 113, Editora da UFPR, 1998. SANTOS, Csar Stiro. Ensino de Cincias: Abordagem Histrico-Critica. Campinas, So Paulo: Armazm do Ip (Autores Associados), 2005. SOLBES, J.; VILCHES, A. El papel de las relaciones entre ciencia, tecnologa, sociedad y ambiente en la formacin ciudadana. Enseanza de las Ciencias, v. 22 (3), p. 337-348, 2004. - Sites pesquisados: - Constituio da Republica Federativa do Brasil. Acessado em novembro/2007 In: http:// www.planalto.gov/ccivil_03/constituicao/constituiao.html

18

- MidiaSemMascara.org. Acessado em abril/2008 http://www.providaanapolis.org.br/altsen.htm - Projeto Ghente: Acessado em abril/2008 http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/artigos_padre.htm

- Terra: Acessado em abril/2008 http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html

19

ANEXOS

20

ANEXO 01

- Questionrio dos conhecimentos prvios

Nome: ______________________________ srie: ______ Clulas -Tronco... uso de embries .... a favor ou contra? Leia as questes abaixo e responda. Por favor, seja sincero nas respostas! Obrigada pela colaborao! 1. Voc j ouviu falar em clulas-tronco ou no uso de embries em pesquisas cientficas? ( ) Sim ( ) No 2. Caso afirmativo, assinale onde: ( ) TV ( ) Escola ( ) Livros ( ) Revistas ( ) Amigos ( )Outros:__________________________ 3. Qual sua opinio sobre o uso de embries humanos em pesquisa de laboratrio? Concordo ( ) Discordo ( ) Ainda no tenho opinio formada sobre o assunto ( ) Porque ________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 4. Na sua opinio, esse um assunto que deve ser estudado nas aula de Cincias? Sim ( ) No ( ) Justifique sua resposta. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 5. Voc acredita que todas as pesquisas cientficas sejam feitas com o objetivo de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas? Sim ( ) No ( ) No tenho opinio formada sobre o assunto ( ) Justifique sua resposta. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 6. Caso queira fazer alguma pergunta sobre esse assunto, escreva nas linhas abaixo? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

21

TEXTOS NO FAVORVEIS AO USO DE EMBRIES EM LABORATRIO :


Texto 01 Mentiras sobre as clulas tronco de embries por Alice Teixeira em 27 de outubro de 2004 So Paulo, 2 de agosto de 2004 Caro senadores, Muito se tem falado e propagandeado sobre a utilizao de clulas-tronco HUMANAS em pesquisa e a certeza de que se obter lucros com patentes decorrentes de pesquisas com as mesmas. Por esta razo estou escrevendo esta LONGA carta de esclarecimento sobre a utilizao de embries humanos em tais pesquisas. Primeiro, quero tornar claro que no se trata de "A luz da cincia versus as trevas da religio".No pretendo fazer uma defesa ideolgica do embrio humano, ou seja, vou dar-lhe fatos e no dogmas. Segundo, a minha identificao:Sou mdica formada na Escola Paulista de Medicina, em 1967, tenho 62 anos e sou pesquisadora na rea Biomdica h 40 anos. Sou livredocente de Biofsica da UNIFESP/EPM, h 15 anos venho desenvolvendo pesquisa em Biologia Celular, tentando esclarecer os complexos mecanismos de sinalizao celular, que levam desde a diviso/multiplicao at a morte celular.Sou tambm coordenadora do Ncleo Interdisciplinar de Biotica da UNIFESP e professora de Biotica no Curso Biomdico nesta Universidade. Terceiro, agora um pouco de Histria:Assim como eu, muitos pesquisadores brasileiros e da Europa no nos deixamos levar pelos projetos de genomas.Tnhamos certeza que os resultados seriam pfios, pois trabalhando com animais transgnicos obtnhamos resultados inesperados, e mais, para um mesmo gene tnhamos expressas vrias protenas (a protena que estudamos tem 11 isoformas, todas com atividades e aes celulares diferentes).Nos EUA R. Lewontin e Evelin Fox Keller j colocavam em descrdito a ideologia do determinismo gentico. O Prof. Dr. Srgio Ferreira(1) aqui, no Brasil, j dizia que 35 milhes de dolares era um preo muito caro para uma capa na Nature. Foi o que custou o genoma da X.fastidiosa (a do amarelinho) e que no deu soluo aos laranjais. O nosso caipira j tem uma soluo mais barata: trs podas eliminam o amarelinho(2). Enquanto a moda era o genoma, os pesquisadores da biologia celular na Itlia, Alemanha, Frana descobriam as clulas-tronco adultas e suas potencialidades. Em setembro de 1999 ocorre o escndalo da terapia gnica, onde a morte do jovem Jesse Gelsinger leva descoberta de que 691 eventos adversos srios haviam ocorrido e no haviam sido comunicados ao NIH(3), e que este jovem no fora a primeira pessoa a ser morta por tal terapia. Juntando-se a falncia da perspectiva do genoma, que era to grande que levava a uma absurda corrida de obteno de patentes para genes de funo desconhecida, a to promissora terapia gnica foi abolida. Os pesquisadores que estavam envolvidos nestes projetos perderam assim o "trem da Histria". Vendo os bons e inesperados resultados dos biologistas celulares com as clulas-tronco adultas, voltam-se agora para as clulas-tronco embrionrias HUMANAS, pois por questes ticas e NO religiosas, ns, pesquisadores de clulas-tronco adultas, recusamos

22

utilizar como material de estudo, pois para tal temos de sacrificar embries humanos. Justificativas baseadas em fatos cientficos: 1) Quanto utilizao de clulas-tronco heterlogas obtidas de embries humanos que so descartados nas clnicas de reproduo assistida (RA). Estes embries na maioria das vezes no so congelados e tal informao no dada aos pais, haja vista o escndalo e processo que est sobre o Hospital Albert Einstein, em So Paulo, por ter jogado fora os embries de um casal, em agosto do ano passado (poca, 11 de agosto, 2003, pg. 12). No caso da utilizao das clulas de embries humanos que provm das RA, trata-se de um transplante heterlogo, com grande possibilidade de rejeio, visto que medida que estas clulas se diferenciam para substituir as lesadas (ou que desapareceram), num tecido degenerado, comeam a expressar as protenas responsveis pela rejeio(4) (MHC, major histocompatibility complex) Ref: PNAS, 23 July, 2002, Vol.99 pg. 9864. Em dezembro de 2003, Science publicou um artigo de Julie Clayton, com resultados mostrando que as CT humanas apresentam anormalidades medida que se diferenciam, havendo risco de se malignizarem (formao de teratomas). Justicando estas observaes, Allegrucci e col.na LANCET(2004) Jul 10; 364(9429) alertam sobre a metilao de histonas e citosinas do DNA(5) (imprint), alterando a expresso de genes nos embries congelados e que tais alteraes no so passveis ainda de deteco. No se tem idia do que estas podero produzir. fato conhecido que a RA produz trs vezes indivduos mal formados que a reproduo natural. H ALTERNATIVA: vem crescendo o nmero de trabalhos onde se verifica, com sucesso, a recuperao de tecidos ou rgos lesados utilizando as CT adultas. O prprio Boletim da FAPESP referiu o trabalho de Nadia Rosenthal, publicado no PNAS, sobre o sucesso em usar as CT adultas para recuperar tecido muscular: Regenerao de volta 06/02/2004 17:32 Agncia FAPESP - Cientistas do Laboratrio Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e da Universidade de Roma "La Sapienza" acabam de descobrir um modo de restaurar determinadas capacidades regenerativas de tecidos, que ocorrem naturalmente em animais em estgio embrionrio de desenvolvimento, mas que so perdidas aps o nascimento. O trabalho dos pesquisadores europeus, publicado na edio atual do peridico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), traz uma contribuio importante para entender de que forma as clulas-tronco podem ser utilizadas e como podem assumir determinadas funes num tecido. "Muitos laboratrios j descreveram a integrao de clulas-tronco em vrios tipos de tecidos, mas sempre em escalas reduzidas", disse a norte-americana Nadia Rosenthal, coordenadora do Programa de Camundongos do EMBL, em Monterotondo, na Itlia, em comunicado do EMBL. "Mas este o primeiro estudo a mostrar que as clulas-tronco podem ser utilizadas para atingir a regenerao em grande escala de um tecido danificado." O trabalho foi desenvolvido em colaborao com a equipe do italiano Antonio Musar, professor de histologia e embriologia da Universidade de Roma. Ao investigar tecidos musculares em camundongos, os cientistas descobriram que as clulas-tronco

23

percorrem grandes distncias at alcanar uma determinada rea lesionada. O trabalho dos pesquisadores europeus, porm, lana uma nova hiptese. "As clulas que observamos passaram por todas as etapas tpicas de especializao antes de se tornarem totalmente integradas ao novo tecido", disse Nadia Rosenthal [...]. Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=1330 Este trabalho pe por terra as principais crticas dos que querem usar CT humanas embrionrias: no existe hiperfuso(6) e as CT adultas proliferam adequadamente. No ms passado, no Congresso de Biologia Celular, o Prof. Dr. Radovan Borojevic mostrou os resultados de autotransplante de CT adultas na recuperao de pacientes infartados, na isquemia diabtica onde evita-se com esta terapia a amputao de membros inferiores e na recuperao de massa ssea. 2) Quanto clonagem teraputica: no se conseguiu at agora clonar um primata.Ao se tentar obtm-se meia dzia de clulas anaeplides (clulas cujos ncleos contm nmeros diferentes de cromossomos, diferente de 46 no caso humano). Assim, no se consegue um embrio humano na fase de blastocisto, cujas clulas seriam necessrias para se fazer um transplante homlogo de CT tiradas deste embrio clonado (produzido para tal finalidade), que para tal seria obviamente destrudo. A razo do insucesso foi explicada no artigo Science(2003), 11 Apr, 225: so necessrias protenas provenientes do espermatozoide para guiar a diviso celular da maneira adequada.Estas protenas no esto presentes no ovo que recebeu o ncleo transplantado, retirado de uma clula adulta do paciente. De acordo com NEWS FOCUS-Science, Vol. 303(23 Jan, 2004) pg. 457 - mesmo a clonagem de RATO (!) ainda um desafio tcnico de tal maneira que continuam desenvolvendo mtodos QUMICOS (!) que criam mutaes "randmicas" para gerar ratos mutantes e posteriormente selecionar os animais com defeito gentico de interesse. Logo, no existe a clonagem teraputica ainda em muitos animais de laboratrio. Na Coria do Sul, Hwan e cols. obtiveram de 16 mulheres, com estimulao hormonal, 256 vulos, que tiveram seus ncleos haplides substitudos por ncleos de clulas do cumulus(7) (que se encontram no folculo do ovrio, donde provieram os vulos), que so ncleos diplides, e conseguiu desenvolver 30 embries na fase de blastocisto.Destes embries destrudos para retirar suas clulas-tronco embrionrias, conseguiu desenvolver com sucesso somente uma linhagem em cultura de CT humanas. Assim, este pesquisador j afirma que levar muitos anos para se ter sucesso com a terapia com CT humanas autlogas. E atente para o fato de que foram obtidos embries do sexo feminino. Existe uma razo de este pesquisador conseguir s uma linhagem: estas clulas se diferenciam muito rapidamente, perdendo suas caractersticas de pluripotncia (capacidade de se transformar em outros tecidos) e muito provvel que ele no saiba a causa, seno teria mais linhagens indiferenciadas. 3)A biotica deve ter fundamento filosfico: O filsofo iluminista Emmanuel Kant diz sobre a dignidade humana: "o ser humano no deve ser utilizado como meio para atingir outro objetivo que no a sua prpria humanidade".Esta afirmativa exclui categoricamente qualquer instrumentalizao de seres humanos para objetivos outros seno aqueles para a sua prpria existncia. Isto , inaceitvel a procriao de embries humanos com o propsito de pesquisa cientfica.

24

Os sofistas tentam burlar Kant atravs de afirmativas como: no vida (o que entendem por vida?!), um amontoado de clulas, no um ser humano. S que se este embrio for implantado no tero de uma mulher poder resultar numa criana, num adolescente daqui uns anos, num velho daqui uns 90 anos. Obviamente no vai dar nada se implantado no tero de uma vaca, ovelha, gua. Finalmente, deixemos de lado a propaganda enganosa que levou-nos a caminhos tortuosos e sem sada da terapia gnica, do genoma, e tomemos conscincia que devemos continuar usando os procedimentos clssicos da pesquisa biolgica: investigando os processos fundamentais que determinam a diferenciao celular das CT, que so desconhecidos, estudando primeiro nos roedores (ratos, camundongos) passando por mamferos maiores at chegarmos ao homem. Devemos ter cuidado mesmo com os transplantes de CT adultas, pois muitos pesquisadores acham que elas esto na origem dos tumores. Nancy Reagan(8) no vai achar soluo para Alzheimer com as CT humanas.Afinal o corpo amilide(9) resulta do depsito de protenas normais que, por causa desconhecida, mudam sua conformao e precipitam nas clulas (atualmente sabe-se que tal no ocorre s nas nervosas). A soluo est em evitar que ocorra tal alterao, pois a mesma pode surgir nas CTs implantadas. Do ponto de vista econmico, um absurdo querer investir tanto dinheiro em aventuras como a clonagem teraputica, risco que as empresas norte-americanas no querem correr. A Nature de 8 de julho narra o impasse que est acontecendo na Califrnia: querem um financiamento pblico de 3 bilhes para 10 anos para os projetos de pesquisa com as CT embrionrias humanas. Com deficit econmico deste estado, isto significa mais impostos, o que o contribuinte no quer. Desta maneira os catlicos de l tm como aliados at os abortistas. O cancerologista Rex Greene afirma que os que tero lucro imediato so os pesquisadores envolvidos e o biotecnologistas que lhes vendero os aparelhos. Ns j vimos este filme quando a FAPESP gastou 35 milhes de dolares no genoma da X.fastidiosa. Este dinheiro seria muito mais bem empregado no combate da tuberculose, pesquisando a vacina gnica, como feito pelo pessoal de Ribeiro Preto, j que a moda era genes. Aqui tambm quem saiu ganhando foram os biotecnlogos e os pesquisadores envolvidos no projeto, que no s ampliaram seus laboratrios, como esto ganhando dinheiro com empresas que montaram com verbas deste projeto. A FAPESP acha at que um resultado positivo porque est dando empregos aos jovens doutores. Bem, a Universidade Pblica, que mais investiu na formao deles, os perdeu. Podemos honestamente considerar isto como bom resultado?! Notas: (1) Prof. Srgio Ferreira o farmacologista que descobriu o melhor remdio para tratamento da presso alta: o CAPTOPRIL (2) X.fastidiosa uma bactria que causa nas laranjeiras a doena do amarelinho. (3) NIH: Instituto Nacional de Saude dos EUA, responsvel pelo financiamento pblico das pesquisas em sade. (4) MHC uma protena do sistema imunolgico responsvel pela rejeio de transplantes heterlogos. (5) Histona a protena onde se enrola o DNA e citosina uma das bases do DNA. Quando o radical metila se liga a uma das duas impede a expresso do gene envolvido. O congelamento do embrio leva mitigao em grau e nmero desconhecido, pois no

25

se sabe ainda como detectar e medir tal alterao no embrio. (6) Hiperfuso a fuso de vrias clulas dando uma hiperclula com vrios ncleos. Na terapia com CTs adultas pode ocorrer com a freqncia de 1: 100.000, muito baixa, portanto. (7) "Cumulus" so clulas vizinhas ao vulo no folculo ovariano. (8) Nancy Reagan a viva do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan. (9) Corpo amilide uma estrutura encontrada em clulas onde surgem protenas anormais, txicas, que podem lev-las morte. Sabe-se agora que constituem uma espcie de lixeira que as clulas utilizam para se livrar destas proteinas.

26

Texto 02 - Algumas reflexes sobre clulas-tronco. Ao comear a refletir sobre estes temas to polmicos, gostaria de afirmar que a Igreja defende a pesquisa cientfica, sobretudo quando se pensa que essa pesquisa pode nos levar cura das doenas que afligem a humanidade.O que a Igreja quer frisar que a cincia tambm tem de respeitar os direitos do homem. No se trata, aqui, de defender a vida a partir de argumentos de f. Trata-se de usar a razo para defender o valor absoluto de cada pessoa humana.Quando a pesquisa cientfica diz respeito vida humana, os limites devem ser definidos de maneira muito clara, para evitar que se manipule a vida de um ser humano desprotegido em favor de outro ser humano mais favorecido.No devemos ter medo de pr limites cincia. Devemos ter medo, sim, de uma cincia que, sem reconhecer limites ticos, acaba pondo em risco a vida humana com os desequilbrios que provoca no sistema ecolgico, nos relacionamentos entre ricos e pobres, e com sua participao na produo de armas.Voltando ao problema da pesquisa com clulas-tronco, evidente que essa pesquisa representa uma grande possibilidade para o desenvolvimento da cincia mdica. Uma coisa que no se comenta que todos os tecidos do corpo humano produzem clulas-tronco. Os especialistas em medicina celular sabem que pesquisas com clulas-tronco de tecidos adultos j deram resultados muito melhores, porque menos sujeitos a produzirem tumores.Seja como for, por que a Igreja contrria utilizao de clulas embrionrias? Porque o embrio um ser humano em sentido pleno. No se pode usar a vida de um homem para tratar a vida de um outro. Qualquer ser humano, rico ou pobre, jovem ou velho, de qualquer raa, tem um valor absoluto.O problema, ento, reconhecer que o embrio j um ser humano.Quem define quando que a vida comea? Pela prpria cincia se pode chegar a uma concluso clara: quando o espermatozide se une ao vulo, nasce o embrio em sua primeira fase. O embrio, nesse momento, j est completo. Contm em si todas as informaes necessrias ao novo ser humano. O que falta apenas o tempo e a alimentao da vida para que chegue a seu pleno desenvolvimento.Mais uma vez, quero frisar que no estou usando argumentos "religiosos" ou de f para chegar a essa concluso: s olhar para o estgio de desenvolvimento da prpria pesquisa cientfica. Poderamos nos perguntar por que muitos cientistas reconhecem esse fato, ao passo que outros tantos no o reconhecem.O ponto em questo aquele pelo qual iniciei esta minha reflexo: deve a cincia respeitar limites ticos ou o que se deve defender seu progresso a qualquer custo? Como estabelecido na Declarao de Helsinque, a cincia que est em funo do ser humano, de cada homem, de cada mulher e no o ser humano que est em funo da Cincia.A mdia tem explorado os testemunhos de portadores de doenas crnicas para as quais ainda no existem tratamentos que, justa e honestamente, buscam a cura para seus males. Esses testemunhos muitas vezes visam sensibilizar a opinio pblica no sentido de se obter a rpida aprovao de leis que autorizem os cientistas a utilizarem embries humanos como se isso pudesse "apressar" os resultados desses trabalhos de pesquisa, o que no verdade porque as pesquisas com clulas-tronco retiradas de outros tecidos humanos (placenta, medula, entre outros) continuam se desenvolvendo a passos largos, no sentido de se alcanar os benefcios para a sade de todos, o que tambm o anseio da Igreja.O que fazer com as pessoas doentes que poderiam esperar ser curadas a partir do uso da vida de embries humanos? preciso cuidar delas. Tenho certeza de que ningum quer salvar sua vida custa da vida de outro homem inocente. So Paulo 01.07.04 Pe. Vando Valentini Coordenador do Ncleo F e Cultura da PUC/SP

27

TEXTOS FAVORVEIS AO USO DE EMBRIES EM LABORATRIO. Texto 03:

Clulas-tronco: o que so e para que servem


Elas so de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de clulas e promover a cura de diversas doenas como o cncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. Estamos falando das clulas-tronco, foco de discusses entre cientistas, leigos e polticos. O fato que a legislao brasileira sobre pesquisas com clulas-tronco de embries humanos, j aprovada no Congresso Nacional, permite o uso dessas clulas para qualquer fim. Mas a lei de Biossegurana aguarda aprovao na Cmara dos Deputados. E muita polmica ainda pode surgir, j que a Igreja e outros grupos so contra a utilizao de clulas-tronco embrionrias. Para explicar o que e para que serve a clula-tronco, entre outros temas, Alexandra Vieira, farmacutica e bioqumica, pesquisadora da Fundao Zerbini/INCOR, em So Paulo, concedeu esta entrevista exclusiva ao Terra. Confira! Terra: O que so clulas-tronco? Alexandra: De forma bem simplificada, clulas-tronco so clulas primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que do origem a outros tipos de clulas. Existem vrios tipos de clulas-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as clulas embrionrias e extra embrionrias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrio; 3. Multipotentes - podem produzir clulas de vrias linhagens; 4. Oligopotentes podem produzir clulas dentro de uma nica linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um nico tipo celular maduro. As clulas embrionrias so consideradas pluripotentes porque uma clula pode contribuir para formao de todas as clulas e tecidos no organismo. Terra: Para que servem as clulas-tronco? Alexandra: Uma das principais aplicaes produzir clulas e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, rgos e tecidos doados so freqentemente usados para repor aqueles que esto doentes ou destrudos. Infelizmente, o nmero de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o nmero de rgos disponveis para transplante. E as clulas pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposio de clulas e tecidos para tratar um grande nmero de doenas incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenas do corao, diabetes, osteoartrite e artrite reumatide. Terra: Onde as clulas-tronco podem ser encontradas? Alexandra: Em embries recm-fecundados (blastocistos), criados por fertilizao in vitro aqueles que no sero utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embries disponveis) ou criados especificamente para pesquisa; embries recm-fecundados criados por insero do ncleo celular de uma clula adulta em um vulo que teve seu ncleo removido - reposio de ncleo celular (denominado clonagem); clulas germinativas ou

28

rgos de fetos abortados; clulas sanguneas de cordo umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula ssea) e clulas maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de clulas-tronco. Terra: Qual a diferena entre clula-tronco embrionria e clula tronco adulta? Alexandra: Clula-tronco embrionria (pluripotente) so clulas primitivas (indiferenciadas) de embrio que tm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer rgo ou tecido do organismo. J a clula-tronco adulta (multipotente) uma clula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitao) diferenciar-se para produzir o tipo de clula especializada do tecido do qual se origina. Terra: Por que bom armazenar o sangue do cordo umbilical da criana? Alexandra: Porque no cordo umbilical se encontra um grande nmero de clulas-tronco hematopoiticas, fundamentais no transplante de medula ssea. Se houver necessidade do transplante, essas clulas de cordo ficam imediatamente disponveis e no h necessidade de localizar o doador compatvel e submet-lo retirada da medula ssea. Terra: As clulas-tronco podem ajudar na terapia de quais doenas? Como os tratamentos so feitos? Alexandra: Algumas doenas que seriam beneficiadas com a utilizao das clulas tronco embrionrias so: Cncer - para reconstruo dos tecidos; Doenas do corao - para reposio do tecido isqumico com clulas cardacas saudveis e para o crescimento de novos vasos; Osteoporose - por repopular o osso com clulas novas e fortes; Doena de Parkinson - para reposio das clulas cerebrais produtoras de dopamina; Diabetes - para infundir o pncreas com novas clulas produtoras de insulina; Cegueira - para repor as clulas da retina; Danos na medula espinhal - para reposio das clulas neurais da medula espinal; Doenas renais - para repor as clulas, tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenas hepticas - para repor as clulas hepticas ou o fgado todo; Esclerose lateral amiotrfica para a gerao de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo; Doena de Alzheimer - clulas-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposio e cura das clulas cerebrais; Distrofia muscular - para reposio de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoartrite - para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem; Doena auto-imune - para repopular as clulas do sangue e do sistema imune; Doena pulmonar - para o crescimento de um novo tecido pulmonar. Terra: Os tratamentos so muito caros? Alexandra: Sim. Para se ter uma idia dos valores seguidos nos Estados Unidos, coleta e processamento das clulas do cordo umbilical custam U$ 1.325 e a estocagem anual das clulas em nitrognio lquido U$ 95 por ano. Terapia celular para doadores autlogos, isto , que usam sua prpria medula ssea como fonte de clulas-tronco, aproximadamente U$ 80 mil e, se for transplante celular alognico, isto , de clulas provenientes de um doador compatvel que no ele prprio, de U$ 90 mil a US$ 150 mil. A procura por um doador compatvel varia de U$ 7 mil a U$ 9 mil. Terra: No Brasil, onde j se faz tratamentos com clulas-tronco? Alexandra: Aqui, os tratamentos com clulas-tronco so feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clnicos.

29

Recentemente, o Ministrio da Sade aprovou um oramento de R$ 13 milhes em trs anos para a pesquisa das clulas-tronco da qual participam alguns grandes hospitais brasileiros como o Instituto do Corao - SP, Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras - RJ, entre outros. Sero estudadas as cardiopatias chagsicas (decorrente da doena da Chagas), o infarto agudo do miocrdio, a cardiomiopatia dilatada e a doena isqumica crnica do corao. Como a terapia utiliza clulas-tronco autlogas, o estudo no sofre influncia da Lei de Biossegurana, recm-aprovada no Senado. Alm dessa grande pesquisa, o Brasil est investindo em terapia com clulas-tronco voltada a outras doenas, como o caso da distrofia muscular, esclerose mltipla, cncer, traumatismo de medula espinhal, diabetes etc. Terra: Qual o futuro da terapia com clulas-tronco? Alexandra: Alguns objetivos que seriam alcanados com a utilizao da terapia com as clulas-tronco so: Compreenso dos mecanismos de diferenciao e desenvolvimento; Identificao, isolamento e purificao dos diferentes tipos de clulas tronco adultas; Controle da diferenciao de clulas-tronco para tipos celulares alvo necessrios para o tratamento das doenas; Conhecimento para desenvolver transplantes de clulas-tronco compatveis; Nos transplantes de clulas-tronco: demonstrao do controle apropriado do crescimento, bem como a obteno do desenvolvimento e funo de clula normal; Confirmao dos resultados bem-sucedidos dos animais em seres humanos. Terra: Quais so os argumentos dos cientistas, do ponto de vista tico, para defender o uso das clulas-tronco? Alexandra: 1. Clulas tronco embrionrias possuem o atributo da pluripotncia, o que quer dizer que so capazes de originar qualquer tipo de clula do organismo, exceto a clula da placenta. 2. Sabe-se que 90% dos embries gerados em clnicas de fertilizao e que so inseridos em um tero, nas melhores condies, no geram vida. 3. Embries de m qualidade, que no tm potencial de gerar uma vida, mantm a capacidade de gerar linhagens de clulas-tronco embrionrias e, portanto, de gerar tecidos. 4. A certeza de que clulas-tronco embrionrias humanas podem produzir clulas e rgos que so geneticamente idnticos ao paciente ampliaria a lista de pacientes elegveis para tal terapia. 5. tico deixar um paciente afetado por uma doena letal morrer para preservar um embrio cujo destino o lixo? Ao utilizar clulas-tronco embrionrias para regenerar tecidos de um paciente no estaramos criando uma vida? Terra: Em quais pases j permitido usar clulas-tronco? Alexandra: Inglaterra, Austrlia, Canad, China, Japo, Holanda, frica do Sul, Alemanha e outros pases da Europa. Redao Terra

30

Texto 04: Clulas tronco embrionrias em pesquisa no Brasil Prezados amigos da comunidade cientfica, Como sabemos, est nas mos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal a possibilidade de utilizao de clulas tronco embrionrias em pesquisa no Brasil. Agora a hora da comunidade cientfica mostrar a sua fora atravs de manifestaes individuais com o envio da mensagem abaixo para todos os Ministros e seus assessores. Essa manifestao mostrar que estamos atentos e que queremos o desenvolvimento tecnolgico do pas dentro da tica, sempre presente em nossas atividades. Se voc apia a utilizao de clulas tronco embrionrias em pesquisa no Brasil, envie a mensagem abaixo (ou outra que queira formular) para a seguinte lista de e-mails dos Ministros do STF e seus assessores: manoel.castilho@stf.gov.br,webmaster@stf.gov.br,angelotabet@stf.gov.br,VilmarN@stf.gov. br,claudiom@stf.gov.br,fernandaR@stf.gov.br,ledam@stf.gov.br,mariangela@stf.gov.br,conc eicaosm@stf.gov.br,salomao@stf.gov.br,sergiog@stf.gov.br,soniama@stf.gov.br,walter@stf. gov.br,marizete@stf.gov.br,mgilmar@stf.gov.br,marisas@stf.gov.br,suelyc@stf.gov.br,rodrig om@stf.gov.br,carmemll@stf.gov.br,favetti@stf.gov.br,franke@stf.gov.br,eduardost@stf.gov. br,reginamv@stf.gov.br,mcelso@stf.gov.br,erich@stf.gov.br,raquelbc@stf.gov.br,eulerb@stf. gov.br,vivianem@stf.gov.br,alexandram@stf.gov.br,gaberosgrau@stf.gov.br,evas@stf.gov.br ,gabinetelewandowski@stf.gov.br,luisc@stf.gov.br,amandaf@stf.gov.br,dennys@stf.gov.br,manoelcarl os@stf.gov.br,davip@stf.gov.br,patriciaml@stf.gov.br,anavt@stf.gov.br,sergio.pedreira@stf. gov.br,clenio@stf.gov.br,ana@stf.gov.br,,joaobmc@stf.gov.br, adrianna@stf.gov.br,adrianeh@stf.gov.br,marcelor@stf.gov.br,flavioj@stf.gov.br,janeth@stf. gov.br,marcosp@stf.gov.br,paulop@stf.gov.br,martac@stf.gov.br,mpetcov@stf.gov.br,andre d@stf.gov.br,rogerg@stf.gov.br,carlak@stf.gov.br,gcarlosbritto@stf.gov.br,beatriz@stf.gov.br ,gabminjoaquim@stf.gov.br,marco@stf.gov.br,raquelj@stf.gov.br,viniciusg@stf.gov.br,francis col@stf.gov.br,lana@stf.gov.br,renata@stf.gov.br,marcoaurelio@stf.gov.br A Mensagem sugerida: Excelentssimos Ministros do Supremo Tribunal Federal Ns pesquisadores das reas mdica e biolgica reafirmamos a importncia do Supremo Tribunal Federal aprovar a regulamentao do uso de clulas tronco embrionrias humanas em atividades de pesquisa, de acordo com as restries que vm sendo amplamente discutidas, ou seja, utilizao de blastocistos( embries) que foram produzidos com a finalidade de fecundao "in vitro", estocados por mais de trs anos, cujos doadores no manisfestem qualquer interesse em sua utilizao para fins reprodutivos e concordem com a utilizao dos mesmos para a pesquisa. A fertilizao "in vitro" legal e regulamentada e, no Brasil, h gerao de vrios embries que jamais sero utilizados. Nossa defesa da utilizao de clulas tronco embrionrias humanas fundamenta-se essencialmente na necessidade de conhecer os mecanismos determinantes da diferenciao tecidual que resulta na formao dos diferentes tipos de tecidos a partir de clulas ainda indiferenciadas. Consideramos que a liberdade de conhecer no pode ser restringida por questes religiosas em um Estado laico. A comunidade cientfica no pode garantir quando os conhecimentos do processo de diferenciao tecidual resultar em mtodos seguros e acessveis para melhorar as condies de vida de portadores de doenas altamente incapacitantes. Todavia, podemos afirmar com segurana que preciso iniciar, o mais breve possvel, os estudos com clulas tronco embrionrias humanas com seriedade, competncia e tica. Trata-se tambm da soberania cientfica de nosso pas. No h porque ficarmos dependentes de outros, quando

31

temos equipes de cientistas competentes que podem enfrentar esse desafio com grandes possibilidades de xito. A discusso das atividades desenvolvidas pelos cientistas por toda a sociedade fundamental, visto ser um instrumento importante para o aprimoramento da reflexo sobre questes ticas. A comunidade cientfica considera, no entanto, que a discusso sobre a utilizao de clulas tronco embrionrias humanas tem sido rica o suficiente para que possamos serenamente defender a sua a utilizao dentro das restries j previstas.

32

You might also like