You are on page 1of 7

Pedido de Liberdade Provisria Homicdio Qualificado Crime Hediondo

EXMA. SRA. DRA. JUZA DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CRIMINAL DE ........................ .

Protocolo .........................

.......................................... , brasileiro, solteiro, industririo, nascido em ................, filho de ........................... e ........................................., residente rua ................... n ...., BAIRRO ........., distrito de ...................., municpio de ..............., via de seu advogado in fine assinado, (m.j.), permissa mxima vnia, vem perante a conspcua e preclara presena de Vossa Excelncia, artigo 5, LVI, de nossa Carta Magna, combinado com o pargrafo nico do artigo 310 do Cdigo de Processo Penal, requerer:

LIBERDADE PROVISRIA VINCULADA SEM FIANA


face aos fatos, razes e fundamentos a seguir perfilados.

SMULA DOS FATOS


1 Conforme cpia do Auto de Priso em Flagrante, em apenso (doc. ...), o Requerente, foi preso e autuado em flagrante delito sob a acusao de ter infringido a norma incriminadora

do artigo 121 caput do Cdigo Penal Brasileiro, cuja inocncia ser provada, oportunamente, durante o persecutio criminis in judicio. 2 Embora o rgo Ministerial, na denncia, tenha dado classificao da conduta atribuda ao Requerente, como se fosse homicdio qualificado pelo motivo ftil e meio cruel, na narrativa dos fatos no se vislumbra de nenhum episdio que possa dar ensejo a existncia de tais qualificadoras. H neste caso excesso de acusao no que tange a capitulao provisria contida na denncia, podendo desta forma, o Juiz conceder o benefcio do art. 310 e seu pargrafo nico do CPP. 3 O requerente, exerce ocupao lcita (doc. ...), reside em lugar certo e sabido no distrito de .............., municpio de ................ ., (doc......), alm de ser primrio e de bons antecedentes, no existindo qualquer registro judicial de relevo que possa desabonar sua pessoa e ausente qualquer das hipteses autorizativas da priso preventiva insertos no artigo 312 do Cdigo de Processo Penal 4 O requerente, embora jovem, possui famlia constituda, com filhos menores, cuja subsistncia depende exclusivamente de sua atividade laborativa.

DO DIREITO
Se verdade que o Juiz no pode, na fase de recebimento da denncia, desclassificar o crime nela indicado, ou rejeitar a acusao por considerar menos exata a capitulao dada ao fato, no menos certo que "o despacho de recebimento da denncia no importa no reconhecimento de determinado crime com as conseqncias decorrentes da classificao provisria da inicial". Assim j entendia a jurisprudncia (RT 241/109) e a boa doutrina (Jos Frederico Marques, Elementos de direito processual penal, Forense, 1965, v. IV, p. 51), ao tempo da priso preventiva obrigatria. Por ser esta a tradio de nosso direito, os Tribunais Superiores, agora sob o imprio da chamada Lei dos Crimes Hediondos, voltou a proclamar, em v. acrdo da lavra do saudoso Des.

Dnio Garcia, que, "se se entender infundada a capitulao inicial, nem por isso deve ser rejeitada a denncia. Mas possvel, em tal caso, a concesso do benefcio previsto no artigo 310, par. n., do CPP. Da mesma forma, se duvidosa a hiptese, consoante as circunstncias concretas que o caso apresenta, pode ser aconselhvel a libertao do paciente" (RJTJSP 111/553). O entendimento vem encontrando eco no Colendo STJ (HC 5.356 - PR, 5 T., em 15.04.1997, rel. Min. Flix Fischer, DJU de 25.08.1997, p. 39.398 e HC 5.818 - DF, 6 T., 27.05.1997, rel. Min. William Patterson, DJU de 23.06.1997, p. 29.192) e deve ser adotado, sempre que o Juiz vislumbre excesso de acusao ou, como na hiptese, a capitulao motivadora da priso-custdia, ou impeditiva das contracautelas previstas em lei, aparea, sem a necessidade de exame aprofundado da prova, como capaz de no vir a prevalecer. tambm, de se admitir a existncia de jurisprudncia que nega, com esteio no disposto no artigo 2, II, da Lei n 8.072/90, possibilidade de concesso de liberdade provisria a autor de crime hediondo, no sendo necessrio invocar os pressupostos da priso preventiva para mant-lo custodiado luz de sua inerente periculosidade. Com o devido respeito, no esse o melhor entendimento. Longo o debate a respeito de ser permitida ou no a liberdade provisria nos casos de crimes catalogados como hediondos. Se firme a jurisprudncia acerca da constitucionalidade do regime integralmente fechado para os condenados pela prtica de delitos dessa natureza fixado pela Lei n 8.072/90, o mesmo no ocorre com relao vedao da liberdade provisria. Numerosos so os acrdos do Colendo STJ que no aceitam a negao da liberdade provisria com o fundamento nico de se tratar de crime hediondo. Confira-se:
"Processual penal. Priso processual. Crime hediondo. Motivao nica. Insuficincia. A negativa do direito de recorrer em liberdade sob fundamento nico de tratar-se de crime capitulado como hediondo representa constrangimento ilegal, porque o Juiz deve demonstrar in concreto a

necessidade de confinamento antes da deciso condenatria definitiva. Precedentes do STJ - RHC 2.472/SP e RHC 4.2613/SP.Recurso de habeas corpus provido" (6. T., RHC 5.723/SP, rel. Min. Fernando Gonalves, j. 17.09.1999, v.u., DJU 03.02.1997, p. 784). E: "Liberdade provisria - Crime hediondo Priso decretada na fase de pronncia Ausncia de fundamentao vlida e substanciosa a justificar a necessidade da custdia - Benefcio concedido. Os Juzes e Tribunais esto sujeitos, expressamente, ao dever de motivao dos atos constritivos do status libertatis do acusado, devendo sempre fundamentar a deciso que decretar, revogar ou deixar de ordenar a priso provisria do ru; assim, a priso decretada na sentena de pronncia, ainda que se trate de crime classificado como hediondo, no impede, por si s, a liberdade provisria se demonstrado que a deciso da custdia carece de fundamentao vlida e substanciosa a justificar a sua necessidade" (6. T.; HC 5.247-RJ; rel. Min. Willian Patterson; j. 16.12.1997; v.u.).

certo que esses arestos dizem respeito ao direito de apelar em liberdade, ou de no ser preso o ru por fora de sentena de pronncia. Mas o princpio que est afirmado que, para negar a liberdade provisria, seja ela em funo de que modalidade for de priso processual, e no importando o crime, preciso fundamentar em algum dos casos de priso preventiva. Perfilhado esse entendimento, vale dizer, no basta ter o crime qualificao de hediondo para que a liberdade provisria seja vedada, sendo imprescindvel fundamentar-se sua negao.

Pergunta-se, ento, em qualquer circunstncia, sendo o crime hediondo, descaber a liberdade provisria? No. Sempre ser necessrio que o Juiz fundamente a constrio, independentemente da natureza do crime. Neste perfil aconselhvel ouvir o insupervel mestre Tourinho Filho:
"E quanto aos crimes hediondos e ao trfico de drogas? O pargrafo segundo do artigo 2 da Lei n 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos) autoriza o Juiz, em deciso fundamentada, a permitir o apelo em liberdade. Quer-nos parecer haver inverso de valores: a Constituio exige que a priso seja fundamentada, e no que se fundamente para que o ru possa apelar em liberdade.

Ademais, de indagar: se nesses casos, que constituem, na orografia dos crimes, como diria Hungria, o seu ponto culminante, admite a lei possa o Juiz, em deciso fundamentada, permitir o apelo em liberdade, com muito mais razo poder conceder o benefcio da liberdade provisria. Face a digresso retro perfilada e a jurisprudncia dominante, no obstante tenha o ru sido denunciado por homicdio qualificado, admissvel a concesso da liberdade provisria, se o juiz, aps a anlise das provas, entender que o acusado primrio, de bons antecedentes, possui residncia fixa e ainda houver a possibilidade de desclassificao do crime pelo Tribunal do Jri. A hediondez do crime no pode ficar adstrita, to-somente, ao entendimento inicial do Ministrio Pblico, que assim se expressou na denncia. A definio tpica inicial inserta na pea acusatria no pode valer, por si s, como se imutvel fosse, o que, muitas vezes, no resiste apurao dos fatos at o desfecho do processo. Assim, deve o juiz da causa, depois de verificadas as circunstncias que envolveram o delito praticado e examinados os elementos probatrios, aferir a necessidade ou no de manter o acusado encarcerado at o julgamento, pois, em tese, poder at ocorrer a desclassificao da capitulao exordial considerada pelo Parquet.

Destarte, pelo acima alinhavado, seria indispensvel para a manuteno da segregao provisria do Requerente, que uma das circunstncias mencionadas aflorasse das provas at agora coligidas, o que no ocorreu, ou que ficasse demonstrado sua necessariedade, vez que se trata de medida drstica e excepcional, impondo-se, assim a concesso da liberdade provisria ora pleiteada. Hodiernamente, caminha o pensamento doutrinrio no sentido de que, preenchidos, os requisitos legais para a concesso da liberdade provisria, esta passa a ser direito pblico subjetivo do ru, independente da gravidade do delito, no ficando sujeito ao poder discricionrio do juiz a sua concesso, embora o texto legal, dado expresso poder, possa indicar. Neste diapaso, o pensamento do insupervel mestre Tourinho Filho, que assim leciona: sua concesso, a princpio pareceu-nos
mera faculdade do juiz. Meditando sobre o assunto, conclumos tratar-se de um verdadeiro direito pblico subjetivo do indiciado ou ru. Nem teria sentido ficassem satisfeitos todos os pressupostos para a obteno da liberdade provisria, sem necessidade da prestao da fiana e o juiz deixasse de lha conceder, por entender tratar-se de mera possibilidade de poder fazer, a ele conferida pelo texto legal. Seria uma rematada injustia permitir-se que a liberdade provisria ficasse na dependncia da boa ou m vontade do magistrado.... ( in Processo Penal, Vol. 3,

Ed. 16, pg. 451). Portanto, Excelncia, tendo sido demonstrado pelas argumentaes, fundamentos jurdicos e documentos que instruem o presente pedido, possui o Requerente, todos requisitos

legais para a concesso do benefcio da liberdade provisria e seu atendimento se torna imperioso e indeclinvel nos termos do artigo 5, LXVI, da Constituio Federal, combinado com artigo 310, pargrafo nico do CPP., j que dos autos no ressaem elementos idneos a demonstrar que a liberdade do Requerente importar em atentado ordem pblica, ao bom andamento da instruo criminal ou da reta aplicao da lei penal.

DIANTE DO EXPOSTO, espera o


Requerente seja o presente pedido recebido, e depois de ouvido o nobre representante do Ministrio Pblico, deferido concedendo-lhe LIBERDADE PROVISRIA, comprometendo-se desde j comparecer em todos atos ulteriores do processo, pois desta forma Vossa Excelncia, estar, como de costume editando decisrio, compatvel com mais elevados ditames da JUSTIA.

LOCAL E DATA

___________________________ OAB

You might also like