You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Fsica UFRGS EXPERIMENTO DE EMPUXO - PRINCPIO DE ARQUIMEDES Jennifer Carrion e Fernando

o Pagel Costa

Dados do teste:
- Massa especfica do ar: 1,22 kg/m3 - Massa especfica do lcool: 810 kg/m3 - Massa especfica da gua: 1000 kg/m3 - Massa especfica do alumnio: 2700 kg/m3 - Massa especfica do ferro: 7800 kg/m3 - Massa especfica do chumbo: 11.200 kg/m3

Questo 1: Duas esferas macias A e B, de massas iguais, flutuam em equilbrio na gua. Sabendo-se que o volume de A maior do que o de B, marque verdadeiro ou falso: a) ( ) A desloca mais lquido do que B. b) ( ) A e B possuem pesos diferentes. c) ( ) A e B possuem massas especficas diferentes. d) ( ) A e B sofrem foras de empuxo iguais.

Questo 2: Trs esferas macias e de mesmo tamanho, de isopor (1), alumnio (2) e chumbo (3), so depositadas num recipiente com gua. A esfera 1 flutua porque a massa especfica do isopor menor do que a da gua, mas as outras duas vo ao fundo (veja a figura a seguir) porque, embora a massa especfica do alumnio seja menor do que a do chumbo, ambas so maiores que a massa especfica da gua.

Com base na figura, correto afirmar que a intensidade do empuxo exercido pela gua na esfera de isopor ............. que na esfera de alumnio e a intensidade do empuxo exercido pela gua na esfera de alumnio .............. que na esfera de chumbo.

Qual alternativa preenche melhor as lacunas? a) menor - menor b) menor - igual c) maior - igual d) maior - maior

Questo 3: O valor da fora de empuxo exercida sobre um corpo parcialmente submerso em um lquido contido em um recipiente dado pela relao E = .g.V. A acelerao da gravidade representada pela letra g. Ento, e V representam, respectivamente: a) a massa especfica do liquido e o volume do corpo. b) a massa especfica do corpo e o volume do corpo. c) a massa especfica do corpo e o volume de lquido deslocado pelo corpo. d) a massa especfica do lquido e o volume de lquido deslocado pelo corpo.

Questo 4: Duas esferas macias e homogneas, A e B, de mesmo volume, flutuam em equilbrio na gua, conforme mostra a figura. Nessa situao, podemos afirmar que: a) ( )A desloca menos gua do que B. b) ( ) as foras peso de A e B so iguais. c) ( ) A e B possuem massas especficas diferentes. d) ( ) sobre A e B so exercidas foras de empuxo iguais.

Questo 5: Selecione a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas nas seguintes afirmaes referentes a lquidos em repouso.

1. Quando um corpo flutua num lquido, seu peso equilibrado pela fora de ................. . 2. Quando um corpo flutua parcialmente submerso num lquido e depois colocado num segundo lquido mais denso, ele afunda .................. que no primeiro. 3. A fora resultante exercida sobre um corpo que flutua totalmente submerso no interior de um lquido .................. . a) empuxo menos zero. b) empuxo mais zero. c) reao menos diferente de zero. d) reao mais diferente de zero. e) empuxo mais diferente de zero.

Questo 6: Analise as seguintes situaes e responda as respectivas perguntas. I Dois cilindros macios e de mesma massa, um de chumbo e outro de alumnio, esto suspensos nos braos (iguais) de uma balana. Essa balana est em equilbrio. Rompe-se esse equilbrio quando ambos so submersos simultaneamente na gua?

II Dois cilindros macios de alumnio e de mesmo volume esto suspensos nos braos (iguais) de uma balana. Essa balana est em equilbrio. Rompe-se esse equilbrio quando os cilindros so submersos simultaneamente um no lcool e outro na gua? III Dois cilindros macios de mesmo volume, um de ferro e outro de alumnio, so suspensos nos braos (iguais) de uma balana. Rompe-se essa situao quando os dois cilindros so submersos simultaneamente na gua?

As respostas s perguntas dos itens I, II e III so, respectivamente, a) sim sim sim. b) sim sim no. c) no no sim. d) no sim no. e) no no no.

Questo 7: Uma mesma esfera macia E, pendurada por uma corda, mergulhada e mantida em equilbrio na gua, no lcool etlico e no ar, conforme representado nas figuras 1, 2 e 3, respectivamente.

A respeito dessas situaes, marque verdadeiro (V) ou falso (F). a) ( )A tenso na corda da figura 1 menor do que na da figura 2. b) ( )O peso na esfera mergulhada no ar menor do que o peso na esfera mergulhada na gua. c) ( )O mdulo da fora de empuxo sobre a esfera o mesmo nas trs situaes. d) ( )O volume de gua deslocado pela esfera (figura 1) maior do que o volume de lcool deslocado por essa mesma esfera (figura 2).

Questo 8: Puxar uma ncora de navio relativamente fcil enquanto ela est dentro da gua, mas isso se torna mais difcil quando ela sai da gua. Em relao a esse fato, correto afirmar que: a) ( )a fora necessria para iar a ncora dentro da gua igual diferena entre seu peso e o empuxo que atua sobre ela. b) ( )o empuxo da gua sobre a ncora anula o seu peso. c) ( ) o material da ncora torna-se menos denso ao ser colocado dentro da gua. d) ( ) o peso da ncora menor quando ela se encontra dentro da gua.

Questo 9: A figura mostra um cilindro macio mergulhado na gua e que est preso a um copo cilndrico e vazio suspenso numa mola. Antes de mergulhar o cilindro macio na gua, a mola se estendia at a posio X0. Aps mergulh-lo

completamente na gua, notou-se que a mola comprimiu para X1, como mostra a figura. O copo cilndrico tem por dentro as mesmas dimenses que o cilindro macio tem por fora.

Quando se enche o copo cilndrico completamente com gua, com o cilindro macio ainda submerso, verifica-se que a elongao da mola : a) X1 b) X0 c) maior que X0 d) menor que X1 e) (X1 + X0) / 2

Questo 10: A figura seguinte representa um cilindro flutuando na superfcie da gua, preso ao fundo do recipiente por um fio tenso e inextensvel.

Acrescenta-se, aos poucos, mais gua ao recipiente, de forma que o seu nvel suba gradativamente. Sendo E o empuxo exercido pela gua sobre o cilindro, T a tenso exercida pelo fio sobre o cilindro e P o peso do cilindro, e admitindo-se que o fio no se rompe, pode-se afirmar que, at que o cilindro fique completamente imerso: a) o mdulo de todas as foras que atuam sobre ele aumenta. b) s o mdulo do empuxo aumenta e o mdulo das demais foras permanece constante. c) os mdulos do empuxo e da tenso aumentam, mas a diferena entre eles permanece constante. d) os mdulos do empuxo e da tenso aumentam, mas a soma deles permanece constante. e) o mdulo de todas as foras no se altera.

You might also like