You are on page 1of 80

4

Mdulo
Temas Transversais

A proposta deste mdulo refletir sobre temas que esto relacionados ao uso de drogas e que, muitas vezes, passam despercebidos no nosso cotidiano. Dentre esses temas esto: os meios de comunicao, o trabalho infantil, a violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes e a mediao de conflitos.

18
Ana Regina Noto* Jairo Bouer

Unidade

AS DROGAS E OS MEIOS DE COMUNICAO

Ao m desta Unidade, voc ter subsdios para, em sua comunidade, proporcionar debates mais amplos e amadurecidos sobre o papel dos meios de comunicao na abordagem das intervenes de sade pblica. Estude, por isso, atentamente as temticas que sero abordadas: os meios de comunicao e a opinio pblica sobre drogas; o jornalismo em descompasso com a sade pblica; e os meios de comunicao, a preveno e a responsabilidade social.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

As drogas e os meios de comunicao

353

Os meios de comunicao e a opinio pblica sobre drogas


Voc j estudou que o uso abusivo de lcool e outras drogas uma questo que envolve vrios setores da sociedade. Abrange, com efeito, aspectos jurdicos, policiais, mdicos, educacionais, ocupacionais, familiares, entre outros. Trata-se, tambm, de um tema carregado de crenas, contedos emocionais e morais, que foram construdos e legitimados ao longo da histria. Atualmente, a postura social frente ao uso de bebidas alcolicas e de outras drogas marcada pela contradio do lcito e do ilcito, bem como pela diversidade de opinies a respeito de danos, benefcios, prazer e desprazer. Os meios de comunicao acompanham essas contradies. De um lado, a populao recebe uma srie de informaes sobre a violncia relacionada ao trfico e sobre os perigos das drogas; e, por outro lado, alvo de sofisticadas propagandas para estmulo da venda de bebidas alcolicas. Nesse contexto, esses grupos de drogas, semelhantes em vrios aspectos farmacolgicos, passam a ser encarados to distintamente na opinio pblica, o que gera posturas extremamente incoerentes sob a tica da sade. No Brasil, a ideia de uma suposta exploso de uso de drogas ilcitas a ser combatida foi aos poucos divulgada pela imprensa e assimilada pela opinio pblica. Os primeiros estudos epidemiolgicos realizados no Brasil, no final da dcada de 1980, mostraram que, at aquele momento, o nmero de estudantes usurios de substncias ilcitas era relativamente pequeno e estvel. Constata-se, no entanto, que alguns anos mais tarde, no incio da dcada de 1990, o nmero de usurios de maconha e cocana realmente comeou a aumentar. O fato de a imprensa ter alardeado um aumento do uso de algumas drogas, anos antes de acontecer, poderia ser encarado de vrias maneiras: a mdia como indutora do uso (incentivando o uso pelo excesso de informaes) ou a mdia como indicador epidemiolgico (teria sido

354

Mdulo 4 | Temas transversais

capaz de detectar um fenmeno antes de ser mensurado pela cincia). Na verdade, mdia, opinio pblica, comportamento de uso de drogas e polticas pblicas interligam-se em uma relao complexa. A imprensa, ao divulgar as inmeras matrias sobre drogas, no estabelece, necessariamente, o que a populao vai pensar, mas coloca em pauta o assunto a ser debatido, influenciando a chamada agenda pblica. Os temas so colocados em discusso e, dessa forma, so estabelecidas as prioridades.
Cinema, teatro e novelas tambm tm trabalhado questes relativas ao uso de drogas. Filmes como Parasos Artificiais e documentrios como Quebrando o Tabu so alguns exemplos de materiais artsticos que mobilizaram a opinio pblica sobre drogas no Brasil. Outro filme que aborda a questo do uso de drogas e, principalmente, a questo manicomial o filme Bicho de Sete-Cabeas. Mais informaes sobre esse filme podem ser acessadas no stio http://bichodesetecabecas.com.br/.

Diferentemente das demais formas de comunicao, a publicidade tem como objetivo explcito promover a mudana de comportamento. A publicidade de bebidas alcolicas, especialmente de cervejas, recebe considerveis investimentos e tem tido grande sucesso na promoo de seus produtos. Em outro contexto, o trabalho dos meios de comunicao com outros temas relacionados sade (como, por exemplo, AIDS e cncer de mama) tem sido de fundamental importncia para o sucesso das campanhas preventivas que ajudaram a populao a superar crenas e priorizar a sade. Nesse complexo cenrio das drogas na mdia, a opinio pblica construda, consolidando conceitos e crenas da populao. Apesar da relevncia dos meios de comunicao como um potencial instrumento auxiliar nas polticas pblicas, poucos esforos tm sido dedicados compreenso dessa questo.

As drogas e os meios de comunicao

355

Jornalismo em descompasso com a sade pblica


Com o objetivo de levantar subsdios para discusso a respeito dos meios de comunicao e sua relao com uso de drogas, foram iniciados, no Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas (CEBRID), estudos sobre as informaes divulgadas em jornais e revistas de todo o Pas. Nos anos de 1998, 2000, 2003 e 2006, foi observado um grande nmero de matrias gerais, sem focar alguma droga em especial, com utilizao de termos amplos como dependncia, vcio, txicos e trfico. Dentre as matrias que abordaram drogas especficas, foi observado, no entanto, um evidente predomnio do tabaco, na maioria das vezes, ressaltando os danos decorrentes do uso ou as estratgias para parar de fumar. O nmero de matrias sobre bebidas alcolicas, apesar de ter crescido ao longo dos anos, permaneceu aqum do esperado.
Embora no seja possvel determinar a frequncia ideal de artigos, ao menos seria esperada uma distribuio mais equilibrada, compatvel com os indicadores de sade pblica. As bebidas alcolicas deveriam ser as mais discutidas, uma vez que representam o maior foco de problemas de sade, seguidas pelo tabaco. Os solventes e os medicamentos psicotrpicos, amplamente usados de forma abusiva pelos jovens, tambm merecem maior discusso na imprensa.

Vale, todavia, ressaltar que, apesar de ainda estar descompassado com a sade pblica, o jornalismo avanou muito nas ltimas dcadas. Um estudo realizado por Carlini-Cotrim e colaboradores (1994), sobre as matrias jornalsticas das dcadas de 1970 e 1980, observou um nmero muito pequeno de matrias sobre tabaco e lcool; e, por outro lado, enfoques muito alarmistas para as drogas ilcitas. O fato de ter sido detectado um cenrio jornalstico menos tendencioso, nos anos de 2000 a

356

Mdulo 4 | Temas transversais

2006, sugere um amadurecimento e alinhamento gradativos entre imprensa e sade pblica.


Voc pode ler, na ntegra, o artigo Drogas e sade na imprensa brasileira: uma anlise de artigos publicados em jornais e revistas, de Noto e colaboradores (2003), em: <http://www. scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid-S01023 11X2003000100 008>.

Por outro lado, a utilizao de termos pejorativos e a nfase emocional estampada nos artigos jornalsticos fator que ainda merece ateno, principalmente por terem sido observadas com maior frequncia nos textos de especialistas (advogados, mdicos, dentre outros). Expresses como Trata-se de um abismo [...] e o flagelo das drogas so alguns exemplos do quanto o discurso sobre drogas recebe o tom emocional nos mais diferentes setores da nossa sociedade (NOTO et al., 2003).

Os debates especficos sobre lcool, maconha e cocana


As matrias sobre bebidas alcolicas foram abordadas na mdia, em diferentes perspectivas, com crescente enfoque em polticas pblicas. Alguns temas especficos receberam maior destaque, como as questes relativas ao trnsito. Essa abordagem vem acompanhada de uma mobilizao social, com a mensagem: se beber, no dirija; se dirigir, no beba, legitimada pela maior restrio para o lcool no trnsito. As matrias sobre maconha enfocaram a ilegalidade dessa droga. No ano de 2000, cerca de 2/3 das matrias envolveram questes relacionadas apreenso de droga e represso ao trfico. Possivelmente como sinal de mudana de viso mundial em relao ao assunto, foram observadas vrias matrias sobre uso teraputico (Remdio de maconha) e descriminalizao da maconha (Descriminalizao da maconha em debate). As consequncias negativas especficas do uso da maconha foram abordadas em menor proporo do que as observadas para o tabaco, a cocana e o lcool. A cocana e o crack so as drogas que mais recebem enfoque de represso ao trfico, apreenses, represso ao cultivo, represso ao uso e consequncias do trfico. As consequncias negativas do uso tambm foram alvo

As drogas e os meios de comunicao

357

de vrias manchetes. Os debates sobre como lidar com crack, com a cracolndia e a polmica que envolve a internao involuntria ganharam espao na mdia, mobilizando a opinio pblica nos ltimos anos.

O discurso sobre as formas de lidar com a questo


Nos jornais, foi observado, tambm, um nmero considervel de artigos destacando questes relativas ao trfico e represso. Esse tema chegou a superar os demais aspectos relativos ao uso de drogas, como sade, educao, polticas pblicas e legislao. Os focos desses artigos ficaram em torno das ocorrncias de apreenso, incinerao de drogas, erradicao de plantaes ou a priso de pessoas que estavam transportando drogas ilcitas. Essas matrias foram, em geral, publicadas em artigos relativamente pequenos, basicamente informativos, muitas vezes, sem especificar adequadamente a droga em questo e com abordagem pouco cuidadosa. Apesar do crescente nmero de matrias factuais e repressivas para a maconha e a cocana, entre 2000 e 2006, foi observado, para as bebidas alcolicas, aumento na frequncia de temas relativos s polticas pblicas. Isso significa uma melhora na cobertura jornalstica para o lcool nos ltimos anos (MASTROIANNI, 2006). Paralelamente, apesar do avano qualitativo observado nas ltimas dcadas, o jornalismo brasileiro carece de debates mais amplos e amadurecidos na abordagem das intervenes de sade pblica. Apesar dos avanos do debate sobre internao voluntria, involuntria, compulsria e outras formas de assistncia, a mdia parece negligenciar a diversidade de opes teraputicas e a possibilidade de recuperao. Essa carncia de debates se reflete na estreita perspectiva que a populao tem sobre como lidar com casos de dependentes.

358

Mdulo 4 | Temas transversais

Persecutria
Que envolve ou em que h perseguio (CALDAS AULETE, 2009, no paginado).

As matrias sobre preveno, embora mais trabalhadas, ainda poderiam oferecer uma viso menos persecutria e mais otimista, valorizando as potencialidades da comunidade, da escola e da famlia.

Os meios de comunicao, a preveno e a responsabilidade social


Apesar de diversos estudos apontarem os limites das intervenes preventivas puramente informativas sobre o uso de drogas, parece ser inegvel a importncia de seu papel. Como mencionado anteriormente, os meios de comunicao tm prestado auxlio a vrios programas de sade, seja por meio das informaes jornalsticas, seja por meio das campanhas publicitrias elaboradas, especificamente, com essa finalidade. Quando se trata, no entanto, do uso de drogas, os recursos da mdia vm sendo pouco estudados e explorados como instrumentos de preveno.
Em uma pesquisa qualitativa sobre a atitude dos jornalistas, Mastroianni (2006) observou que os profissionais consideravam superficial a cobertura sobre drogas em decorrncia, principalmente, da falta de tempo e da concorrncia entre os jornais/revistas. Esses dados mostram a necessidade de pesquisas e de debates que estimulem a qualidade das matrias sobre drogas no Pas. A responsabilidade social da mdia tem sido apontada, tambm, como um fator importante a ser considerado.

Para saber mais sobre os estudos realizados pela ANDI, acesse: <http://www.andi. org.br/>.

No setor jornalstico, vale salientar o trabalho da Agncia Nacional dos Direitos da Infncia (ANDI), que vem divulgando uma srie de estudos sobre mdia e mobilizao social. Essa iniciativa tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de comunicao a praticar um jornalismo socialmente responsvel frente s diferentes temticas relativas infncia e adolescncia.

As drogas e os meios de comunicao

359

A mdia como aliada


A mdia um poderoso instrumento nos tempos modernos, em que a informao parece ser a alma do negcio, tanto para o bem quanto para o mal. Quando pensamos em adolescentes e jovens, a fora da mdia ainda mais intensa.
Pare um pouco e reflita: um grande desafio que se coloca para quem trabalha com preveno ao uso de crack, lcool e de outras drogas de que forma possvel utilizar a mdia como aliada?. Se boa parte da mdia se ocupa em trazer mensagens, informaes e contedos que estimulam o consumo e a experincia com as drogas, como ganhar espao para falar de educao e preveno? Ao continuar a leitura, voc ter indicaes sobre como atuar nessas questes.

Nas letras de msica pop, a maconha idealizada. As propagandas de cerveja, trazendo situaes sempre paradisacas, invadem a casa e o imaginrio dos jovens sem interrupo. Os jornais noticiam, com frequncia, apreenses de drogas e priso de traficantes. Nesse universo, como pensar em um espao que possa educar e informar? interessante notar que, de alguns anos para c, a questo do lcool, do cigarro, do crack e de outras drogas ilcitas sensibilizou boa parte de quem decide na mdia brasileira. No h jornalista, editor ou dono de empresa de comunicao que no parou para pensar nessa questo. Alguns percebem que h um canal e um espao importante para esclarecer e tentar fazer preveno com seu pblico. Espaos que discutem a questo das drogas tm se tornado mais frequentes na mdia nacional, da mesma forma que a AIDS e o sexo protegido ganharam destaque a partir da dcada de 1980. Uma das grandes vedetes da mdia nacional, as novelas, tem se ocupado, seguidamente, da questo do lcool e de outras drogas. Personagens envolvidos com drogas e lcool, a repercusso da dependncia na famlia e na vida do usurio, tudo isso est l, quase que diariamente na telinha do brasileiro.

360

Mdulo 4 | Temas transversais

Nem sempre a abordagem em fico a melhor em termos de educao e preveno, mas a discusso do tema, por si s, j capaz de gerar impacto na populao.

Alm desse exemplo, vale a pena prestar ateno em atitudes de TVs segmentadas e de revistas e jornais para o pblico jovem que, embora gerem um impacto menor em termos de audincia, tm maior liberdade para ousar mais e arriscar projetos mais efetivos para informao e educao. A emissora MTV, por exemplo, h anos elabora algumas vinhetas e campanhas que mostram, de forma moderna e atraente, a discusso do impacto e do risco no uso de lcool e outras drogas. As TVs educativas, muitas vezes, trazem discusses sobre o assunto em sua grade de programao. Jornais e revistas tambm dedicam espaos para que o jovem possa se informar e discutir a questo das drogas, oferecendo servios especializados em sade com esclarecimentos semanais feitos por especialistas com dvidas do pblico (como o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, em So Paulo), assim como pginas direcionadas aos mais jovens que tambm ajudam nesse sentido. Trabalhos como esses podem, sem dvida alguma, gerar um aumento do nvel de informao e da discusso sobre a questo das drogas na populao brasileira. Nas ltimas duas dcadas, viu-se essa discusso acontecer de forma aberta, direta e com grande mobilizao dos veculos de comunicao e da populao na questo da AIDS.
O tom das abordagens mudou muito nesses trinta anos e a experincia acumulada foi fundamental para que o discurso ficasse mais afinado. Com a questo das drogas, talvez mais plural e complexa do que a questo da sexualidade, a tentativa de se achar a linguagem e o foco adequados esto apenas comeando. H um longo caminho a ser percorrido. Esse caminho ficar, efetivamente, mais rico e mais diverso se, a exemplo do que aconteceu na discusso sobre a AIDS, todos os setores da sociedade envolverem-se na discusso.

As drogas e os meios de comunicao

361

Talvez fique a impresso de que essas atitudes so modestas frente grande presso que outros setores da mdia exercem sobre o estmulo ao beber, ao fumar ou ao experimentar drogas. , contudo, com um olhar atento a essas experincias recentes e na receptividade que elas vo obter junto aos especialistas, autoridades, anunciantes e populao que se poder pensar e planejar estratgias de maior impacto.

A mdia um instrumento poderoso e, quando aliado, pode ser muito til para o campo da preveno
Durante a prxima semana, procure identificar, nos meios de comunicao, uma ou duas pautas factuais que abordem o tema drogas. Esto valendo matrias em revistas, jornais, stios jornalsticos ou na televiso (noticirio ou outros programas). Embasado no contedo desta Unidade, busque avaliar objetivamente a conduo da matria desenvolvida pelo meio de comunicao. O meio prestou um servio abordando o assunto? Esclareceu algum conceito para o leitor/espectador ou apenas trouxe informaes sem valor construtivo? Qual a leitura, enquanto conselheiro, que voc faz da abordagem desse assunto pelo meio de comunicao? E como voc acha que outras pessoas menos instrudas reagiram/podem reagir ao ler/assistir a essas informaes? Registre suas avaliaes por escrito e compartilhe-as (sem se esquecer de copiar ou descrever a matria avaliada) no frum do ambiente virtual. Se tiver dvidas sobre como fazer isso, procure o seu Tutor!

Participe das discusses nos Fruns.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade 19 deste Curso. Nesta etapa, voc estudou que os meios de comunicao, historicamente, avanaram no papel de esclarecer sociedade quanto ao uso de lcool, crack e de outras drogas, mas claramente ainda no cumprem todo o seu potencial

362

Mdulo 4 | Temas transversais

nesse sentido. Uma forma de avanar nesse caminho contribuir para que todos os setores da sociedade envolvam-se na discusso.

Exerccios de fixao
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. Um grande desafio que se coloca para quem trabalha com preveno do uso de crack, lcool e de outras drogas de que forma possvel utilizar a mdia como aliada?. Neste sentido, assinale com um X a proposta que pode ser considerada uma forma positiva e eficaz de utilizar a mdia como aliada para a preveno ao uso de lcool e outras drogas: a. ( ) A utilizao de letras de msica pop, em que a maconha idealizada, uma poderosa estratgia preventiva ao abuso desta substncia. b. ( ) As propagandas de cerveja, trazendo situaes sempre paradisacas, invadem a casa e o imaginrio dos jovens, e podem funcionar como estratgia de reduo de danos. c. ( ) Noticiar incansavelmente as apreenses de drogas e priso de traficantes evita que outros jovens envolvam-se com as drogas ilcitas. d. ( ) A estratgia da emissora MTV, que h anos elabora algumas vinhetas e campanhas que mostram a discusso do impacto e do risco no uso de lcool e outras drogas, um bom exemplo de uso da mdia como aliada na preveno do uso e abuso de lcool e outras drogas. e. ( ) As campanhas preventivas do tipo Drogas: cadeia ou caixo so as mais eficazes para atingir o pblico jovem. 2. Segundo o texto, os debates na mdia sobre lcool, maconha e cocana, versam sobre: ( ) As matrias sobre maconha enfocaram a defesa pela legalidade dessa droga.

As drogas e os meios de comunicao

363

( ) Foram observadas vrias matrias sobre uso teraputico e descriminalizao da maconha. ( ) As matrias sobre bebidas alcolicas vm acompanhadas de uma mobilizao social, com a mensagem: se beber, no dirija; se dirigir, no beba. ( ) A cocana e o crack so as drogas que mais recebem enfoque de represso ao trfico, apreenses, represso ao cultivo, represso ao uso e consequncias do trfico. ( ) Os debates sobre como lidar com crack, com a cracolndia, e a polmica que envolve a internao involuntria perderam espao na mdia nos ltimos anos. a. ( ) F, V, V, V, F b. ( ) V, V, V, V, F c. ( ) V, V, V, V, V d. ( ) F, F, F, V, F e. ( ) F, V, F, V, F

Referncias
Agncia Nacional dos Direitos da Infncia (ANDI). Equilbrio distante: tabaco, lcool e adolescncia no jornalismo brasileiro. So Paulo: Cortez, 2003. v. 3. (Srie Mdia e Mobilizao Social) ______. Mdia e drogas. So Paulo: Cortez, 2005. CALDAS AULETE, F. J. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa Caldas Aulete [Digital]. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009. Disponvel em: <http://www.auletedigital.com.br/download.html>. Acesso em: 11 jun. 2013. CARLINI-COTRIM, B; GALDURZ, J.; NOTO, A.; PINSKY, I. A mdia na fabricao do pnico de drogas: um estudo no Brasil. Comunicao & Poltica, n. 1, v. 2, p. 217-230, 1994. GORGULHO, M. The role of the media in promoting responsible alcohol use. In: BUNING, E; GORGULHO, M; MELCOP, A; OHARE, P. Alcohol and harm reduction: an approach for countries in transi-

364

Mdulo 4 | Temas transversais

tion. Amsterdam (NE): International Coalition on Alcohol and Harm Reduction (ICAHRE), 2003. p. 107-28. LACERDA, A; MASTROIANNI, F; NOTO, A. Tobacco in the media: analysis of journalistic texts. Cincia & Sade Coletiva, n. 15, v. 3, p. 725-731, 2010. MASTROIANNI, F. As drogas psicotrpicas e a imprensa brasileira: anlise do material publicado e do discurso dos profissionais da rea do jornalismo. 2006. Dissertao (Mestrado em Cincias da Sade) Universidade Federal de So Paulo, So Paulo, 2006. NOTO, A. et al. Drogas e sade na imprensa brasileira: uma anlise de artigos publicados em jornais e revistas. Cadernos de Sade Pblica, n. 19, p. 79-69, 2003. NOTO, A.; PINSKY, I.; MASTROIANNI, F. Drugs in the Brazilian print media: an exploratory survey of newspaper and magazine stories in the year 2000. Substance Use and Misuse, n. 41, 2006. RONZANI, T. et al. Media and drugs: a documental analysis of the Brazilian writing media between 1999 and 2003. Cincia & Sade Coletiva, n.14, v. 5, p. 1751-1761, 2009.

ANOTAES

19
Alissandra Alves Rodrigues* Deuzina da Silva Lopes Joaquim Travassos Leite

Unidade

TRABALHO INFANTIL: FATOR DE RISCO PARA A VIOLNCIA E PARA O USO DE LCOOL E OUTRAS DROGAS

Nesta Unidade, voc ver a importncia da erradicao do trabalho infantil, pois, alm de prejudicar a frequncia escola, os estudos, o lazer e a prpria convivncia familiar e comunitria, causa amadurecimento precoce. Voc estudar os seguintes assuntos: conceitos e consequncias do trabalho infantil; a rede de proteo da criana e do adolescente; as principais modalidades de trabalho infantil vericadas no Brasil; as formas de combate e denncia.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

369

Introduo
Entende-se como trabalho infantil todo trabalho executado em atividades econmicas e/ou atividades de sobrevivncia, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou no, realizadas por crianas ou adolescentes em idade inferior a dezesseis anos, ressalvada a condio de aprendiz a partir dos quatorze anos, independentemente da sua condio ocupacional. A legislao brasileira ratificou as disposies contidas nas convenes internacionais que tratam da defesa dos direitos da infncia, proibindo a utilizao da mo de obra de crianas e adolescentes, de acordo com as seguintes condies: at 14 anos, a criana e o adolescente no podem trabalhar independentemente do local de trabalho ou tipo de atividade; de 14 a 16 anos, o adolescente pode trabalhar exclusivamente na condio de aprendiz, experincia que deve ser devidamente registrada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), pois garantido ao aprendiz um contrato de trabalho especial com direitos trabalhistas. Parte do seu tempo deve ser dedicado realizao de um curso profissional e a outra parte a aprender e praticar, no local de trabalho, aquilo que foi ensinado no curso; de 16 a 18 anos, o adolescente poder exercer atividade remunerada, com registro na CTPS, no mais limitada apenas aprendizagem, desde que esta atividade no comprometa seu processo de formao e desenvolvimento fsico, psquico, moral e social. Vale lembrar que o Decreto n 6.481 foi aprovado em 12 de junho de 2008, relacionando as atividades consideradas como as piores formas de trabalho infantil, sendo proibidas a crianas e adolescentes. Contrariando os dispositivos legais, a mo de obra infantil ainda utilizada no campo e nas cidades das diferentes regies do Pas: na cultura da cana-de-acar, do fumo, da laranja, do sisal; nas carvoarias, madeireiras, olarias, pedreiras, lixes, casas de farinhas, feiras livres; como
Trabalho Infantil
Neste texto, optouse pela utilizao do termo trabalho infantil referindo-se s atividades realizadas por crianas e adolescentes at dezesseis anos de idade, distinguindo do trabalho permitido por lei aos adolescentes.

Mo de obra infantil
A utilizao da mo de obra infantil, especialmente nos meios rurais, enfocada de modo bastante singular no curta-metragem Vida Maria (2006), produzido por Mrcio Ramos e Joelma Ramos e dirigido por Mrcio Ramos. Voc pode assisti-lo em: http://www. youtube.com/ watch?v=rcCAOU ur2mg.

370

Mdulo 4 | Temas transversais

engraxates ou vendedores ambulantes; em servios domsticos ou em atividades ainda mais aviltantes, como a explorao sexual comercial, a pornografia ou outras atividades ilcitas, como o trfico de drogas, que comprometem seriamente sua formao e seu desenvolvimento.
A realidade do trabalho infantil complexa e violenta, reflexo das desigualdades sociais que conduzem crianas e adolescentes para o trabalho, oprimidos pela dura realidade da luta pela sobrevivncia e pelo desemprego ou subemprego dos pais. Crianas e adolescentes so excludos das atividades prprias da sua fase de desenvolvimento (como brincar, estudar, passear) e tm seu futuro comprometido por diversos problemas de sade. Sofrem a violncia da negao de seus direitos e convivem com a conivncia da sociedade que entende seu trabalho como inevitvel e at desejvel, em face da vulnerabilidade social de suas famlias. O cenrio de tristeza, insegurana e insatisfao com a vida, que aumenta medida que as expectativas de superao dessa condio diminuem; esse cenrio contribui, tambm, para o aumento da fragilidade dessas crianas e desses adolescentes diante dos vrios fatores de risco para a violncia e para o uso de lcool e de outras drogas.

A violncia praticada por adultos contra crianas e adolescentes, com o uso intencional da fora, do poder fsico e da ameaa, utilizada para mant-los trabalhando, puni-los ou control-los. E nesse contexto que crianas e adolescentes, especialmente as em situao de pobreza e/ou vulnerabilidade social, com vnculos afetivos e familiares fragilizados, convivendo com adultos que no tm o compromisso de proteg-los e mant-los a salvo de situaes aviltantes, podem buscar no uso de lcool ou de outras drogas o alvio para suas angstias, carncias e dificuldades de superao dos seus problemas. Por esses motivos, conhecer sua realidade e firmar o compromisso de assegurar os direitos garantidos a essa populao constitui no s um importante passo para a erradicao do trabalho infantil, mas tambm

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

371

para a preveno da violncia e do uso de lcool e de outras drogas nessa faixa etria.

A rede de proteo da criana e do adolescente e o trabalho infantil


Com o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), foi institudo o Sistema de Garantia de Direitos, organizado em um conjunto de aes governamentais e no governamentais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, com o objetivo de proteger crianas e adolescentes submetidos a violaes de direitos e tambm de prevenir a ocorrncia dessas violaes. Esse Sistema pode ser facilmente identificado como uma Rede de Garantia de Direitos, que deve ser articulada e integrada por: instituies governamentais; instituies no governamentais; Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente; Conselhos Tutelares. Situaes identificadas como explorao de trabalho infantil devem ser encaminhadas para a autoridade mais prxima, componente da Rede que poder tomar, dentre outras, as seguintes medidas: identificao e responsabilizao do empregador e/ou explorador; encaminhamento da criana, do adolescente e de sua famlia a programas de incluso social ou de profissionalizao; encaminhamento a unidades de sade, nos casos necessrios; encaminhamento a instituies oficiais de ensino. importante conhecer os principais componentes dessa Rede ou Sistema de Garantia de Direitos para acion-los sempre que necessrio.

372

Mdulo 4 | Temas transversais

Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente


Crianas e Adolescentes
Os Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente so rgos deliberativos responsveis por assegurar, na Unio, nos Estados e nos Municpios, prioridade para a infncia e a adolescncia. Previstos pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990), os conselhos formulam e acompanham a execuo das polticas pblicas de atendimento infncia e adolescncia. Ver mais em: <http://www. direitosdacrianca. org.br/conselhos/ conselhos-dos-direitos-da-crianca-edo-adolescente>.

Controlam e monitoram a execuo das aes previstas na poltica de atendimento a crianas e adolescentes nas trs esferas de governo: municipal, estadual e federal.

Conselhos Tutelares
Recebem denncias de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso e realizam suas atribuies executivas de atendimento e acompanhamento de cada caso para definir a melhor forma de resoluo do problema; podem, inclusive, requisitar servios pblicos nas reas de sade, educao, servio social, previdncia, trabalho e segurana.
Mesmo previstos em Lei, ainda no so todos os municpios que possuem Conselho Tutelar. Nesses casos, as atribuies a ele conferidas devem ser exercidas pela autoridade judiciria, ou seja, o Juiz da Infncia e da Juventude ou o Juiz que exerce essa funo na localidade (Art. 262 e 146 do ECA). No existe Conselho Tutelar nas esferas estadual e federal. Seus membros so escolhidos mediante processo eleitoral na prpria comunidade (Art. 131 a 140 do ECA).

Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego


rgos do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), onde esto lotados os Auditores Fiscais do Trabalho, responsveis pelas seguintes atribuies legais: executar aes de fiscalizao em locais onde haja a utilizao de mo de obra de crianas e adolescentes, abaixo da idade mnima

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

373

permitida pela legislao, em atividades que exijam ou no vnculo empregatcio, tanto no meio urbano quanto no rural; promover o afastamento imediato de crianas e adolescentes dos locais de trabalho prejudiciais e proibidos, nos quais estejam sendo explorados e fazer o consequente acionamento das entidades que compem a Rede de Garantia de Direitos, a fim de assegurar a insero dessas crianas e desses adolescentes em programas sociais; realizar a inspeo das condies e dos ambientes de trabalho visando promover os direitos trabalhistas dos adolescentes oriundos de relaes de emprego sem a proteo prevista na legislao; fiscalizar o cumprimento da obrigatoriedade de contratao de aprendizes pelas empresas, propiciando a garantia do direito profissionalizao de adolescentes.

Ministrio Pblico do Trabalho (MPT)


Atua no combate ao trabalho infantil e explorao do trabalhador adolescente com aes que vo desde o recebimento de denncias, a instaurao de procedimentos investigatrios, inquritos civis pblicos e outras medidas administrativas at o ajuizamento de aes judiciais, quando comprovada a irregularidade.

rgos Executores da Poltica de Assistncia Social


Desenvolvem suas aes visando garantir a proteo da infncia, da adolescncia e da famlia, que necessitam de algum amparo assistencial, com o objetivo de assegurar a no insero de crianas e adolescentes no trabalho ou o no retorno s atividades laborais proibidas. Podem, ainda, viabilizar o acesso das famlias aos programas de profissionalizao e de incluso social, como o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) e o Programa Bolsa Famlia.

374

Mdulo 4 | Temas transversais

PETI
No stio do Ministrio do Desenvolvimento Social, h mais informaes sobre o PETI e de como implement -lo. Acesse <http:// www.mds.gov.br/ assistenciasocial/ peti>.

Crianas e adolescentes encontrados em situao de trabalho infantil pela inspeo do trabalho possuem prioridade de incluso no PETI. Caso o municpio no seja atendido pelo PETI ou no tenha meta (vaga) disponvel para a incluso da criana ou do adolescente, o Conselho Tutelar poder oficiar o rgo gestor municipal ou a coordenao nacional do PETI, no Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), para as providncias cabveis.

Justia da Infncia e da Juventude


Composta por Varas especializadas do Poder Judicirio, aplicam a lei para a soluo de conflitos relacionados aos direitos da criana e do adolescente.

Escola
Uma de suas funes comunicar aos Conselhos Tutelares a ocorrncia de evaso escolar e de faltas injustificadas, que constituem, geralmente, fortes indcios da ocorrncia de trabalho infantil. Importante, tambm, o papel da escola para a divulgao de informaes sobre o tema, ao promover discusses com a comunidade escolar sobre: tpicos da legislao que prev a proteo das crianas e dos adolescentes; srios prejuzos fsicos, intelectuais e emocionais que o trabalho infantil pode causar; outros assuntos relacionados ao tema.

Estabelecimentos de sade
Ao promover a ateno integral sade, so capazes de identificar e encaminhar crianas e adolescentes explorados em atividades laborais

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

375

e prestar o atendimento necessrio. Podem, ainda, avaliar a associao entre o trabalho e os problemas de sade apresentados.

Os Agentes de Sade da Famlia


Podem ser grandes aliados da Rede de Garantia de Direitos no combate ao trabalho infantil, dada sua importante atuao e penetrao na comunidade, pois chegam a locais que poucos profissionais alcanam. Esse fato favorece a denncia de violao de direitos, fator vital para o acionamento e atuao dos demais rgos responsveis pela proteo da criana e do adolescente.

As principais modalidades de trabalho infantil verificadas no Brasil


De incio, o que fazer?
A localizao, a identificao, o diagnstico e o afastamento de crianas ou adolescentes de um local ou de uma atividade laboral proibida constituem o primeiro passo ou primeiro estgio de uma srie de aes que precisam ser deflagradas pelos rgos componentes da Rede para o resgate dos direitos violados. Dentre as diversas atividades em que se emprega a mo de obra de crianas e adolescentes no Brasil, destacamse as relacionadas a seguir.

O Trabalho Infantil Domstico (TID)


Existem atividades realizadas por crianas e adolescentes no mbito domstico que no afetam a sade, o desenvolvimento fsico, mental e emocional, no interferem no lazer e nem na educao (horrios de frequncia s aulas e escola e de estudos e/ou realizao das atividades escolares). Tais atividades no precisam ser combatidas e so diferentes do Trabalho

376

Mdulo 4 | Temas transversais

Infantil Domstico (TID), identificado como aquele que priva as crianas e os adolescentes da sua infncia e que nocivo ao seu desenvolvimento. Toda criana deve ser ensinada sobre deveres, obrigaes e sobre a importncia do trabalho. Alm disso, toda criana pode ajudar os pais em casa e participar de alguns afazeres domsticos, bem como pode brincar o tempo que quiser, desde que nada disso atrapalhe ou impea o seu tempo para estudo e frequncia na escola. Dessa forma, nenhum adulto tem o direito de usar em seu benefcio nem de sua famlia qualquer vantagem que se possa ganhar com o trabalho infantil. Sobrecarregar crianas ou adolescentes com tarefas do lar, como prioridade da sua vida, uma das piores formas de explorao do trabalho infantil, seja este trabalho pago ou no, seja ele para a prpria famlia ou para outras pessoas. O TID proibido para menores de dezoito anos em todas as modalidades: para a prpria famlia; em caso de terceiros, sem residir no domiclio do empregador; em caso de terceiros, quando a criana ou o adolescente reside no domiclio do empregador.
Voc pode ler o texto na ntegra acessando: <http://www. planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato20072010/2008/decre to/d6481.htm.>.

Uma importante preocupao nesse campo refere-se s violncias a que crianas e adolescentes ficam expostos, pois, alm de excludos da educao formal e submetidos ao trabalho pesado, muitos sofrem abusos psicolgicos (como agresses verbais de todos os tipos), abusos sexuais e fsicos. A proibio do TID para adolescentes de dezesseis e dezessete anos est prevista no Decreto n 6.481/2008.

A quem denunciar?
Em todas essas modalidades, os casos de suspeita ou de confirmao da explorao da mo de obra infantil devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar do Municpio e/ou ao Ministrio Pblico do Trabalho, para serem realizadas as aes cabveis tanto para a proteo das crian-

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

377

as e dos adolescentes envolvidos como para a ateno aos pais ou responsveis e para a responsabilizao dos empregadores. Nesses casos, o Conselho Tutelar poder aplicar as medidas de proteo previstas no art. 101 do ECA (exceto a medida prevista no inciso VIII colocao em famlia substituta, que privativa da autoridade judiciria).

ECA
Voc pode ler o texto na ntegra em: <http://bd.camara.gov.br/bd/ bitstream/handle/ bdcamara/785/estatuto_crianca_adolescente_7ed.pdf.>.

Medidas de proteo previstas no Art. 101 do ECA


Art. 101. Verificada qualquer das hipteses previstas no art. 98, a autoridade competente poder determinar, dentre outras, as seguintes medidas: 1. encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade;DADE 19 2. orientao, apoio e acompanhamento temporrios; 3. matrcula e frequncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; 4. incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; 5. requisio de tratamento mdico, psiquitrico ou psicolgico, em regime hospitalar ou ambulatorial; 6. incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; 7. abrigo em entidade (BRASIL, 2003 [1990], p. 62).

O trabalho infantil domstico deve ser combatido porque, alm de prejudicar a frequncia escola, aos estudos, ao lazer e prpria convivncia familiar e comunitria, causa amadurecimento precoce geralmente associado a um entristecimento da criana e do adolescente privados

378

Mdulo 4 | Temas transversais

das atividades tpicas de sua condio de desenvolvimento, como brincar, conviver com outras crianas, estudar e descansar adequadamente.

Trabalho infantil em regime de economia familiar


Consiste na utilizao da mo de obra de crianas e adolescentes em atividades econmicas direcionadas sobrevivncia e manuteno da prpria famlia. O produto do trabalho revertido para seu autoconsumo e sustento da famlia, sem existir, portanto, relao de emprego. Essas atividades so desenvolvidas, em sua maioria, na zona rural, onde, por questes culturais e tambm por necessidade de sobrevivncia, so toleradas e at incentivadas pela comunidade. Nas cidades, tambm muito comum encontrar pais com seus filhos vendendo produtos nas ruas, muitas vezes produzidos por eles mesmos. Nesses casos, cabe denncia ao Conselho Tutelar do Municpio e/ou ao Ministrio Pblico no Estado. Caso seja possvel identificar a existncia de beneficirios diretos do trabalho realizado pelos membros da famlia, com caracterizao de relao de emprego, devem-se encaminhar as denncias s Delegacias Regionais do Trabalho e/ou ao Ministrio Pblico do Trabalho para que as providncias legais sejam tomadas.

Trabalho de crianas e adolescentes em lixes


Essa modalidade no se restringe aos grandes centros urbanos. Est presente em muitos municpios que no possuem destino adequado para os resduos slidos, jogados em locais de depsito e armazenamento altamente insalubres. Relatos apontam inmeros casos de crianas e adolescentes intoxicados por consumirem alimentos deteriorados encontrados nos lixes. O Conselho Tutelar do Municpio pode solicitar diligncias para verificar nos lixes e aterros sanitrios a presena de crianas ou adolescentes

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

379

que trabalham e proceder com a imediata retirada e aplicao das medidas de proteo cabveis a cada caso. As denncias tambm podem ser encaminhadas ao Ministrio Pblico do Trabalho.

Trabalho de crianas e adolescentes no narcotrfico


A mo de obra infantil tambm utilizada por traficantes, que se aproveitam da condio peculiar da criana e do adolescente, considerados seres em desenvolvimento, bem como das suas garantias legais.
Crianas e adolescentes envolvidos na entrega e venda de drogas ou na segurana armada do trfico cometem, no entanto, ato infracional. Podem responder por esse ato, conforme previsto no ECA, que estabelece medidas judiciais diferenciadas de acordo com a faixa etria. A criana fica sujeita a medidas de proteo previstas no art. 101; e o adolescente, a medidas socioeducativas expressas no art. 112, que prev como medida mais severa a internao em estabelecimento educacional, por um perodo mximo de trs anos.

A quem denunciar?
As denncias de envolvimento de crianas e adolescentes com o narcotrfico devem ser encaminhadas s autoridades policiais e ao Ministrio Pblico para apurao, represso e persecuo criminal de adultos envolvidos. Alm disso, deve-se providenciar a apresentao das crianas e dos adolescentes encontrados em flagrante de ato infracional autoridade judiciria (Juiz da Infncia e Juventude). O envolvimento de crianas e adolescentes em atividades relacionadas com o trfico de drogas ocorre em um contexto de violncia e exposio a inmeras situaes de risco, que os tornam extremamente vulnerveis ao uso de drogas pelo acesso direto s mais variadas substncias. Muitas crianas se tornam dependentes e necessitam de tratamento especializado, o que requer o acionamento das instituies de sade.

380

Mdulo 4 | Temas transversais

As piores formas de trabalho infantil


A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) definiu, entre as diversas atividades laborais, as piores formas de trabalho infantil, que constituem violaes de direitos e situaes que os expem a graves riscos de sade, em funo da violncia a que geralmente so submetidos. So elas:
a) todas as formas de escravido ou prticas anlogas, como a venda e o trfico de crianas, a servido por dvida e a condio de servo, e o trabalho forado ou obrigatrio de crianas e seu recrutamento para serem utilizadas em conflitos armados; b) a utilizao, o recrutamento ou a oferta de crianas para a prostituio, a produo de pornografia ou atuaes pornogrficas; c) a utilizao, recrutamento ou a oferta de crianas para a realizao de atividades ilcitas, em particular, a produo e o trfico de drogas, como so definidos nos tratados internacionais pertinentes; d) o trabalho que, por sua natureza ou pelas condies em que realizado, suscetvel de prejudicar a sade, a segurana ou a moral das crianas [que, no caso do Brasil, esto relacionadas no anexo do Decreto n 6.481/2008] (OIT, 1999, no paginado).

Diante da falta de alternativas de subsistncia das famlias de baixa renda, crianas e adolescentes so, muitas vezes, empurrados para o mercado de trabalho. Em geral, as condies e circunstncias em que so desenvolvidas suas tarefas comprometem o desempenho escolar, exigem esforos superiores sua condio especfica de desenvolvimento e, sobretudo, os expem a ambientes e pessoas que violam o seu bem-estar e sua segurana. As dificuldades associadas condio de excluso e os sofrimentos vividos, relacionados com a baixa autoestima, com os reiterados fracassos nas tentativas de reinsero social, escolar e at mesmo familiar, e com

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

381

as angstias referentes ao futuro, configuram situaes em que o lcool e as outras drogas podem assumir uma dimenso relevante. As aes implementadas pelos agentes componentes da Rede de Garantia de Direitos das crianas e dos adolescentes devem, por isso, abranger no apenas as vtimas diretas, mas tambm seus familiares, para ampliar a proteo famlia, tentando mant-los distantes dos locais de explorao.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade 19 deste Curso. Nessa etapa, voc estudou as vrias formas de abuso relacionadas ao trabalho infantil e os consequentes reflexos negativos dessa prtica. E, o mais importante, como promover a denncia para esse tipo de agresso.

Exerccios de fixao
1. Complete as lacunas: O termo _______________ deve ser entendido como todo trabalho executado em atividades______________ e/ou atividades de ______________, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou no, por crianas ou adolescentes em idade inferior a ____________ anos, independentemente da sua condio social. a. ( ) Trabalho Escravo, sociais, recreao, quinze. b. ( ) Trabalho Infantil, econmicas, sobrevivncia, dezesseis. c. ( ) Trabalho Infantil, sociais, sobrevivncia, quatorze. d. ( ) Trabalho Escravo, recreao, lazer, dezesseis. e. ( ) Trabalho Infantil, sociais, econmicas, treze.
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

382

Mdulo 4 | Temas transversais

2. Situaes identificadas como explorao de trabalho infantil devem ser encaminhadas para a autoridade componente da Rede de proteo da criana e do adolescente e do trabalho infantil, que poder tomar as seguintes medidas: a. ( ) Identificao e responsabilizao do empregador e/ ou explorador. b. ( ) Encaminhamento da criana, do adolescente e de sua famlia a programas de incluso social ou de profissionalizao. c. ( ) Encaminhamento a unidades de sade, nos casos necessrios. d. ( ) Encaminhamento a instituies de ensino. e. ( ) Todas as alternativas esto corretas.

Referncias
ARAQUE, E. O direito de ser criana. Braslia (DF): Ministrio Pblico do Trabalho, 2003. Disponvel em: < http://www.pgt.mpt.gov.br/publicacoes/pub45.html.>. Acesso em: 11 jun. 2013. BRASIL. Cmara dos Deputados. Estatuto da criana e do adolescente: Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. 4. ed. Braslia: Cmara dos Deputados; Coordenao de Publicaes, 2003. ______. Gabinete de Segurana Institucional. Secretaria Nacional Antidrogas. Curso de formao em preveno do uso de drogas para educadores de escolas pblicas. Braslia: Secretaria Nacional Antidrogas, 2004. V.2. ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas estratgicas. Trabalho Infantil: diretrizes para ateno integral sade de crianas e adolescentes economicamente ativos. Braslia: Ministrio da Sade, 2005. ______. Plano Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil e Proteo ao Adolescente Trabalhador. Braslia: Ministrio do Trabalho e Emprego; Secretaria de Inspeo do Trabalho, 2004.

Trabalho infantil: fator de risco para a violncia e para o uso de lcool e outras drogas

383

______. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Decreto n 6.481, de 12 junho de 2008. Regulamenta os artigos 3o, alnea d, e 4o da Conveno 182 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) que trata da proibio das piores formas de trabalho infantil e ao imediata para sua eliminao, aprovada pelo Decreto Legislativo no 178, de 14 de dezembro de 1999, e promulgada pelo Decreto no 3.597, de 12 de setembro de 2000, e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia (DF), p. 1, 13 jun. 2008. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/decreto/d6481.htm>. Acesso em: 11 jun. 2013. LIMA, J. T. de M. Competncias, prerrogativas, deveres, monitoramento e controle das entidades componentes da rede de Proteo Integral a Crianas e Adolescentes no Brasil. Juiz de Fora: [s.n.], 2006. Disponvel em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fmpto.mp.br%2Fintranet%2Fcaopij%2Ftrab_infantil%2Fdoutrina%2FREDE%2520DE%2520PROTECAO%2520TRAB.%2520ADOL. doc&ei=77-1UcTOGKvr0QGz-IHYDw&usg=AFQjCNE3ypjKvCmFsfGVeD5X7WxeRc6yCA&sig2=Os61Z0lWOY2LrNcqhGevJg >. Acesso em: 10 de jun. 2013. ORGANIZAO Internacional do Trabalho (OIT). Conveno 182: proibio das piores formas de trabalho infantil e a ao imediata para a sua eliminao. Braslia (DF): OIT Brasil, 1999. Disponvel em: <http:// www.oit.org.br/node/518>. Acesso em: 11 jun. 2013. SANTOS, B. R. et al. Guia escolar: mtodos para identificao de sinais de abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes. 2. ed. Braslia: Secretaria Especial de Direitos Humanos; Ministrio da Educao, 2004. SCHWARTZMAN, S. Trabalho Infantil no Brasil. Braslia: OIT, 2000. VIDA Maria. Produo de Mrcio Ramos e Joelma Ramos e direo de Mrcio Ramos. Fortaleza: Trio Filmes; VIACG, 2006. 1 CD (9 min.): Ntsc, son., color. Port. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=rcCAOUur2mg>. Acesso em: 11 jun. 2013.

Unidade

20
Elizabeth Milward de Almeida Leito*

VIOLNCIA E EXPLORAO SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES

Nesta Unidade, abordaremos as principais formas de abuso sofridas por crianas e adolescentes, e mostraremos como agir para denunci-las. Os principais temas abordados so: os tipos de atos de violncia contra criana e adolescente; as formas de combate violncia; como denunciar abusos; e os direitos sexuais da criana e do adolescente.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

387

Violncia ou Violncias?
Hoje estou recuperada. Voltei para minha casa, cuido de meus dois filhos pequenos. Vocs que aqui esto no imaginam a que tivemos que nos submeter nesta vida. Tenho um corpo de 18 anos, mas uma alma velha, minha alma jamais ser completa (Depoimento na Comisso Parlamentar de Inqurito CPI/2004).

A sociedade est cada vez mais convencida de que a violncia sofrida por crianas e adolescentes alarmante e est presente em todas as camadas sociais, representada por atos, aes ou omisses praticados por adultos que violam esses direitos em formas diversas de violncias. Alm das violncias mais conhecidas fsica, sexual, psicolgica e negligncia , existe, tambm, a que expe a criana e o adolescente s drogas, tanto no consumo quanto na explorao da sua mo de obra para o trfico. Dados sobre infraes cometidas por crianas e adolescentes no Rio de Janeiro, durante os ltimos anos, mostram que houve um aumento dessas contravenes relacionadas ao uso de drogas e trfico, quando se comparam os dados obtidos no decorrer dos anos 1990 com os de 2000. Por outro lado, um nmero cada vez maior de crianas em idade precoce tem ingressado no narcotrfico: a mdia caiu de entre 15 e 16 anos, no incio da dcada de 1990, para entre 12 e 13 anos, no ano 2000 (SANTOS [20--]). Nesse contexto, os atos de violncia contra crianas e adolescentes, muitas vezes praticados por adolescentes mais velhos envolvidos em atividades ilcitas, abalam as famlias diretamente atingidas e a sociedade em sua totalidade. Vrios questionamentos surgem: mudar simplesmente a legislao? Infligir penas mais severas? A criana e o adolescente esto sendo cuidados com prioridade absoluta, como rezam a Constituio Federal e o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA)? A sociedade, a famlia e o Estado esto, de fato, compartilhando responsabilidades?

Pesquisa realizada pelo Ministrio da Sade, em 2011, aponta que o abuso sexual o segundo maior tipo de agresso sofrida por crianas no pas. Para saber mais, acesse: <http:// portalsaude.saude. gov.br/portalsaude/ texto/11319/783/ boletim-epidemiologico-_-volume-44-_no-9-_-2013.html>.

388

Mdulo 4 | Temas transversais

As respostas no so simples e envolvem, de modo fundamental, os mecanismos de defesa e de proteo da criana e do adolescente. Segundo Gadelha e Motti ([20--]), nenhuma resposta ser inovadora se no trouxer em seu arcabouo terico e metodolgico o rompimento com modelos culturais ultrapassados e carregados de preconceito e a consequente construo de um sistema integrado, reunindo instituies pblicas e privadas, no empreendimento de polticas, programas e aes que proporcionem: a proteo absoluta desse segmento da populao; a garantia de sua efetiva participao, protagonizando aes de alterao da atual realidade; e o exerccio de funes estratgicas na observncia e respeito aos seus direitos. Acompanhe, a seguir, os principais conceitos relacionados violncia, e entenda como diferenci-los!

Violncia domstica
a violncia praticada no mbito familiar por meio de atos, aes ou omisses de pais e/ou responsveis contra crianas e adolescentes. As principais formas de expresso desse tipo de violncia so o abuso fsico, o abuso sexual, o abuso psicolgico e a negligncia, que constitui a omisso dos pais ou responsveis pela criana ou adolescente em prover as necessidades bsicas para o seu desenvolvimento. Causar danos fsicos, sexuais e psicolgicos vtima representa, de um lado, uma transgresso do poder e do dever que adultos possuem sobre crianas e adolescentes para prestar-lhes cuidados, ateno e o provimento de suas necessidades. De outro lado, trata-se de uma coisificao da infncia e da adolescncia; ou seja, a ideia de que so objetos e podem ser depositrios de qualquer tipo de agresso ou ao dos adultos sua volta. Isso uma negao do direito garantido s crianas e aos

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

389

adolescentes de serem tratados como sujeitos e pessoas em condio peculiar de desenvolvimento, precisando, por conseguinte, de cuidados e ateno especficos (KOSHIMA, [20--]).
Segundo estudos do Professor George Vaillant (apud SOARES, 1999), boa parte dos abusos cometidos contra crianas tem raiz no alcoolismo, uma vez que a pessoa que faz uso abusivo de lcool (bem como de outras drogas) pode apresentar comportamentos agressivos, fragilizando as relaes existentes no mbito domstico.

Violncia sexual
No campo da violncia sexual, esto todos os atos que violam a integridade da criana e do adolescente, destacando-se o abuso sexual e a Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes (ESCCA). Na realidade brasileira, em muitas situaes, a violncia sexual est associada ao trfico de seres humanos, uma das formas mais perversas de violao dos direitos humanos, e tambm ao narcotrfico, organizados por redes criminosas. Por abuso sexual, entende-se
[...] os contatos ou interaes sexuais entre menino ou menina e pessoa com mais idade, com mais experincia adulto ou at outra criana mais velha (pode ser um desconhecido, mas geralmente so pessoas em quem confiam irmos(s) maiores, pessoas em posio de autoridade como pais, mes, padrastos, outros parentes, cuidadores, amigos da famlia, vizinhos, professores, mdicos, padres, etc.). A criana utilizada como objeto de prazer para outra pessoa satisfazer suas necessidades sexuais. Estes contatos ou interaes podem ocorrer mediante fora, promessas, coao, ameaas, manipulao emocional, enganos ou presso (OIT, 1992, no paginado).

390

Mdulo 4 | Temas transversais

Marcel Hazeu (2004) afirma ser necessrio compreender a construo social do abuso sexual num contexto em que normas sociais e culturais so quebradas, no que tange ao desenvolvimento e vivncia da sexualidade, especificamente, da criana e do adolescente, violando a sua dignidade sexual. A explorao sexual comercial de crianas e adolescentes (ESCCA) abrange o abuso sexual por parte do adulto, a remunerao em dinheiro para a prpria criana e/ou adolescente ou para terceiros. definida como uma violncia determinada por relaes de desigualdade no mbito econmico, social e cultural, e por relaes de violncias sociais e interpessoais (violncia intrafamiliar e abuso sexual, violncia de gnero, etnia, raa, etc.), que contrariam as normas ticas e legais do trabalho, do mercado e do consumo.
Esse fenmeno apresenta vrias facetas; dentre elas, o turismo sexual, a pornografia e a pedofilia pela internet e o trfico de seres humanos para fins sexuais e comerciais. Estudos e pesquisas tm indicado que crianas e adolescentes envolvidos com a ESCCA so violentados quando ainda pequenos(as), com abusos praticados por pessoas prximas, frequentemente da prpria famlia, provocando a fragilizao da autoestima, a estigmatizao e a discriminao.

Voc pode ler o texto na ntegra em: <http://matriz.sipia. gov.br/images/ cmes/i-congresso -estocolmo.pdf.>.

Tendo por base a declarao aprovada pelo 1 Congresso Mundial contra a Explorao Sexual de Estocolmo, em 1996, Ippolito (2004, p. 90) destaca que
A explorao sexual comercial violao fundamental dos direitos da criana e do adolescente. Esta compreende o abuso sexual por adultos e a remunerao em espcie ao menino ou menina e a uma terceira pessoa ou vrias. A criana tratada como objeto sexual e mercadoria. A explorao sexual comercial de crianas e adolescentes constitui uma forma de coero e violncia contra crianas, que pode implicar em trabalho forado e formas contemporneas de escravido.

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

391

As redes de explorao sexual comercial fazem a cooptao de adolescentes, meninos e meninas, prometendo sucesso e dinheiro como modelos e/ou no exerccio de outras profisses. Em muitas situaes, so levados a consumir e tambm a comercializar lcool e outras drogas junto aos frequentadores e/ou clientes de boates, casas de shows e/ou de prostituio, onde so expostos ao comrcio sexual. No relatrio final da Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI/2004), ficou evidenciado que a ESCCA sempre ocorre por meio de redes criminosas (nacionais e internacionais), mais ou menos organizadas em sofisticados esquemas que incluem desde a falsificao de documentos, a realizao de viagens nacionais e internacionais at a colaborao de redes de hotis e de entretenimento. Essas redes criminosas aviltam meninas e meninos, submetendo-os lgica do capital, transformando-os em objetos descartveis, seres tratados como mercadoria, sob forte esquema de coero, violncia, trabalho forado, muitas vezes em regime de escravido, em uma condenvel mercantilizao do corpo.
O fato que essa triste realidade verificada em todos os Estados brasileiros, como pode ser observado no diagnstico nacional realizado pelo Violes/Unicef/Sedh e sistematizado na Matriz intersetorial para o enfrentamento da explorao sexual no Pas (2005). O levantamento detectou a existncia de denncias de explorao sexual de crianas e adolescentes em 932 municpios brasileiros, dos quais 93 em So Paulo e 92 em Minas Gerais, sobretudo, nas rodovias, portos martimos e fluviais, aeroportos, centros urbanos e praias. So nessas circunstncias que os adultos obrigam crianas e adolescentes a se prostiturem ou facilitam a explorao sexual.

Cooptar
Atrair (algum) e fazer participar de um movimento, ideologia, partido, ideal, etc. (CALDAS AULETE, 2009, no paginado).

O estudo indicou, ainda, que h uma interiorizao do fenmeno, ou seja, a prtica da ESCCA em cidades pequenas; e, ao mesmo tempo, a migrao de meninos e meninas do interior para cidades de mdio e grande porte, sempre com a participao das redes criminosas.

392

Mdulo 4 | Temas transversais

Para erradicar esse fenmeno, uma violao marcante dos direitos humanos, necessrio, portanto, fortalecer os programas e as iniciativas municipais, capacitando profissionais e mobilizando a sociedade em sua totalidade.

Preveno da explorao sexual e comercial no Turismo


Infelizmente, em muitos pases existe uma forma de explorao sexual e comercial em que crianas e adolescentes so utilizados para servir a turistas. Caracteriza-se pela prtica ilegal de organizao de excurses tursticas, sejam elas nacionais, sejam internacionais, para proporcionar divertimento com oferta de servios sexuais. As vtimas so geralmente recrutadas e includas em pacotes tursticos e so levadas ou traficadas como mercadorias para os passeios. Esse comrcio inclui os setores de entretenimento, redes hoteleiras, agncias de viagens, etc.
Em algumas cidades do Brasil, pioneiramente em Natal, capital do Rio Grande do Norte, graas mobilizao da sociedade civil organizada, foi lanado o Cdigo de Conduta contra a Explorao Sexual Infantojuvenil, com adeso de hoteleiros e empresrios do turismo para barrar a prtica do turismo sexual. Essa iniciativa tem dado timos resultados: alm de proteger crianas e adolescentes, tem atrado o verdadeiro turista.

Pornografia infantil
Definida nos artigos 240 e 241 do Estatuto da Criana e do Adolescente, a exposio e a reproduo de imagens do corpo ou de atos sexuais praticados com crianas, abrangendo a produo de representao tea-

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

393

tral, televisiva, pelcula cinematogrfica, fotografias e publicaes que utilizam crianas e adolescentes em cena de sexo explcito ou pornogrfico. Um tipo recente de utilizao de pornografia infantil a explorao dessas imagens na internet.

Pedofilia
Refere-se a uma atrao doentia que adultos, especialmente homens, tm por crianas em fase pr-puberal, no incio da puberdade, ou ainda, em menor idade. No Cdigo Internacional de Doenas (CID), a pedofilia est descrita como transtorno de preferncia sexual. O que se tem visto nas investigaes de crimes pela internet que existem redes envolvendo dezenas de pases que agenciam farto material fotogrfico em situaes das mais aviltantes que este fenmeno pode apresentar.

Trfico de crianas e adolescentes


No relatrio da Pesquisa sobre Trfico de Mulheres, Crianas e Adolescentes para fins de Explorao Sexual Comercial no Brasil (Pestraf ), organizado por Maria Lcia Leal e Maria de Ftima Leal (2002), foram identificadas 241 rotas nacionais e internacionais de trfico de crianas, adolescentes e mulheres, das quais 35 encontram-se na regio Sudeste; 69, na Nordeste; e 76, na Norte. De acordo com os dados da Comisso Parlamentar Mista de Inqurito (CPMI) de 2003/04 Senado e Cmara , a regio Sudeste apresentou a maior parte das denncias de explorao sexual comercial de crianas e adolescentes, incluindo, tambm, o trfico. S no estado de Minas Gerais foram localizados mais de setenta pontos de prostituio nas estradas federais envolvendo crianas, adolescentes e mulheres, destacando-se o trecho da BR-116 Rio-Bahia , com a presena de redes de trfico.

394

Mdulo 4 | Temas transversais

Como nos outros tipos de abuso, o trabalho dessas redes envolve o recrutamento, o transporte, a transferncia, o alojamento ou o recolhimento, com o uso da ameaa e a utilizao da fora, coao, rapto, fraude, engano, abuso de autoridade da oferta ou aceitao de pagamento e vantagens para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre crianas e adolescentes, para fins de explorao, em sua grande maioria, sexual e comercial.
Alguns fatores que contribuem para o ingresso de crianas e adolescentes nas redes de explorao sexual so a violncia domstica, com prticas de abuso sexual, fsico e psicolgico, a gravidez precoce, o casamento precoce com homens mais velhos, a pobreza e a cultura do consumo, a viso machista e depreciativa do papel da mulher dentro das famlias e na nossa sociedade.

Estudos de casos podem esclarecer estreita correlao da explorao sexual comercial com o uso abusivo de drogas e, a partir da, sua relao com a oferta: Me drogo para aguentar esta vida e vendo para ver se saio dela mais rpido (depoimento de adolescente em atendimento).

Como enfrentar essas violncias?


O Disque-Denncia-Nacional
coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, em parceria com os Ministrios da Sade e do Turismo, no quadro de um convnio entre Cecria e Petrobras. At 2006, o DisqueDenncia operava pelo nmero 0800 990500, e hoje opera em apenas trs dgitos: 100 (um, zero, zero).

Em outubro de 2004, foram presos os chefes e onze integrantes de uma quadrilha internacional de pedofilia, explorao sexual, prostituio e trfico de drogas, cuja ao estava centralizada em Fortaleza, no Estado do Cear. O desmantelamento dessa rede criminosa s foi possvel porque algum, envolvido com a causa da criana e do adolescente, conhecia o programa do Governo Federal Disque-Denncia-Nacional Sobre Violncia Abuso e Explorao Sexual Contra Crianas e Adolescentes. Ao receber a denncia, a coordenao do Disque-Denncia, que funciona na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH), realizou o seu encaminhamento Polcia Federal, que, em ao conjunta com a Superintendncia da Polcia Federal em Pernambuco e a Coordenao de Migrao em Braslia, efetuou a priso

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

395

da quadrilha que explorava sexualmente adolescentes e mulheres brasileiras na Alemanha. Esse apenas um exemplo das inmeras situaes que chegam cotidianamente ao Disque-Denncia e so adequadamente encaminhadas s instituies responsveis para o correto atendimento e investigao. Para cada denncia, um conjunto de aes deflagrado visando sempre garantia de proteo s crianas e aos adolescentes. A conscientizao de que a populao um agente importante dos processos de identificao para punio dos violadores um passo fundamental na garantia de uma vida melhor para nossas crianas.
preciso, por um lado, combater a impunidade com a aplicao de punies severas e imediatas aos agressores; e, por outro, fortalecer as famlias e as instituies de proteo, alm de promover a cultura da proteo integral s crianas e aos adolescentes. Mas, para isso, as estruturas sociais, as polticas pblicas e os rgos do Sistema de Garantia de Direitos conselhos tutelares, delegacias de proteo, Ministrio Pblico, varas especializadas, defensorias pblicas, conselhos de direitos, conselhos setoriais e comunitrios, centros de defesa tm que funcionar de forma articulada, eficiente e rpida, para que nossas crianas e nossos adolescentes sejam realmente protegidos.

J possvel contabilizar resultados na rea da represso com operaes da Polcia Federal em estradas, aeroportos, fronteiras, zonas urbanas e sites na internet, desmantelando redes de prostituio, trfico de drogas e de seres humanos, explorao sexual comercial de crianas e adolescentes, turismo sexual, pedofilia e pornografia. O governo, em parceria com a sociedade civil, para implementar as aes do Sistema de Garantia de Direitos, trabalha por meio de fluxos geis e resolutivos na rea da Defesa e Responsabilizao. Esses fluxos so operacionalizados a partir do recebimento de denncias pelo Disque Denncia, bem como por outros rgos que compem este Sistema. Depois de sistematizadas, essas informaes facilitam a interao entre a Polcia Federal, os Ministrios Pblicos Estaduais, os Conselhos Tutelares e as Delegacias de Polcia no encaminhamento das denn-

396

Mdulo 4 | Temas transversais

cias, visando responsabilizao dos exploradores. Os rgos de defesa tambm so acionados para garantir a proteo das crianas dos e adolescentes explorados.

Como funciona o encaminhamento de denncias?


O Disque-Denncia constitui um importante instrumento para a comunidade. Ao realizar uma ligao para o nmero 100, qualquer pessoa, com a garantia do sigilo, pode denunciar a ocorrncia de violncia, abuso sexual ou explorao sexual comercial de crianas e adolescentes. Outros rgos do Sistema de Garantia de Direitos podem, entretanto, ser acionados, como as autoridades policiais e o Ministrio Pblico. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), no art. 98, os Conselhos Tutelares so rgos responsveis, no municpio, pelo cumprimento dos direitos fundamentais garantidos na legislao, sempre que estes forem ameaados ou violados: por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; e em razo de sua conduta. Assim, ao receber uma denncia, o Conselho Tutelar atende as pessoas envolvidas e encaminha os casos em conformidade com a sua gravidade. Acompanhe, na Figura 1, a seguir, como pode ser organizado o fluxo de recepo das denncias e realizao dos encaminhamentos necessrios. Muitas podem ser as portas de entrada para o recebimento da denncia e a realizao dos encaminhamentos e atendimentos necessrios: Disque-Denncia, conselhos tutelares, conselhos de direitos e centros de defesa, escolas, equipamentos da sade, dentre outros, por meio de um fluxo de encaminhamento visando resolubilidade do caso. Thais Dumet, estudiosa do assunto, h vrios anos, esquematizou o fluxo de encaminhamentos da seguinte maneira:

Fluxo de encaminhamentos
Programa de Aes Integradas Referenciais de Enfrentamento Violncia Sexual Infantojuvenil (PAIR). Aula sobre Defesa e Responsabilizao, ministrada em Manaus (2005).

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

397

Figura 1 | Fluxo de encaminhamentos

Igrejas, associaes de bairros, particulares, etc.

OUTROS

Hospitais, postos de sade, agentes comunitrios de sade

SADE

2 DELEGACIAS ESCOLA

TODAS AS POLCIAS CENTRO DE DEFESA 5 MINISTRIO PBLICO DISQUE-DENNCIA CONSELHO TUTELAR 3

VARAS CRIMINAIS OU ESPECIALIZADAS

SENTINELA

OUTRAS ORGANIZAES DE ATENDIMENTO

Fonte: Dumet (2005)

398

Mdulo 4 | Temas transversais

1. So obrigados pelo ECA a proceder a notificao. 2. A Delegacia deve ser especializada; caso no seja possvel instal-la, de imediato, deve ter sido determinada uma Delegacia para dar conta dos crimes contra crianas e adolescentes. O mesmo se sugere para a Vara Criminal, caso no seja especializada. Em cumprimento ao art. 13 do ECA, a Delegacia e a Vara encaminharo cpia da informao de violncia contra crianas ou adolescentes, atravs do instrumento que julgarem adequado, ao Conselho Tutelar (CT). 3. O Disque-Denncia funciona como porta de entrada e encaminha os casos para o Ministrio Pblico (MP) estadual (verificar a que rgo est ligado, alm de indicar como referncia o disque nacional). 4. Devem ser unificadas pelo CT (cada municpio deve ter uma central equipada com banco de dados para armazenar e unificar as informaes). As notificaes podem ser feitas a qualquer CT. Se o CT receptor no for o competente, assumir a responsabilidade de encaminh-las para o CT competente. O receptor da notcia do crime encaminha a ficha de notificao para o MP. Em caso de urgncia, o CT encaminhar a vtima Delegacia competente, informando imediatamente o Ministrio Pblico. O CT competente deve conter no banco de dados as informaes de todo o processo para, quando solicitado, fornecer s portas de entrada. No caso de haver ncleos jurdicos de acompanhamento (CEDECA, Servios Sentinela, outros), o CT responsabilizar-se- por articular esses rgos e manter-se informado do andamento do processo. 5. Caso o MP receba a denncia, encaminhar cpia do instrumento utilizado para o CT (art. 13 do ECA). 6. No caso de outras portas de entrada, as informaes sobre a violncia so encaminhadas ao CT que formaliza a ocorrncia na ficha de notificao, encaminhando-a ao MP.

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

399

Figura 2 | Encaminhamentos do Conselho Tutelar

SADE

JUSTIA

CONSELHO TUTELAR

MEDIDAS DE PROTEO

Fonte: Produzido pela Autora.

Direitos sexuais da criana e do adolescente


O desenvolvimento sexual est na dinmica das relaes do sujeito com seu corpo, o outro e o mundo; a sexualidade est, portanto, na estrutura da personalidade de todo ser humano. No que concerne a essa questo, a Plataforma de Ao de Beijing (1995, no paginado) destaca que
[...] direitos sexuais so um elemento fundamental dos direitos humanos. Eles englobam o direito sexualidade prazerosa, que essencial em si mesma e, ao mesmo tempo, um veculo fundamental de comunicao e amor entre pessoas. Os direitos sexuais incluem o direito liberdade e autonomia, alm do exerccio responsvel da sexualidade.

400

Mdulo 4 | Temas transversais

Violar uma pessoa muito penoso, mas violar uma criana roubarlhe sua infncia e deixar marcas quase que insuperveis: minha alma jamais ser completa (conforme depoimento dado na CPMI/2004).
O filme Anjos do Sol (2006) retrata muito bem a organizao criminosa que atua no trfico de crianas e adolescentes oriundos de cantes de pobreza, de cidades e capitais dos estados brasileiros. A obra foi fundamentada em doze anos de pesquisa e balizada em dados reais. Trata-se de um contexto em que famlias vulnerabilizadas pela pobreza e pela falta de recursos para garantir melhores oportunidades aos seus membros sentem-se atradas pelas ofertas apresentadas por agentes que operam nas redes de trfico. Muitas vezes, sem conhecer a realidade a que sero submetidos seus filhos, pais os entregam aos aliciadores que os exploraro em bordis, casas de prostituio, em zonas de garimpo em diferentes regies do Pas. Esse tipo de trfico geralmente est relacionado com outras aes ilcitas de organizaes criminosas, como o trfico de drogas e de armas.

Entender a violncia sexual que deixa marcas na vida dos sujeitos entender, tambm, que a violncia contra crianas um problema que est na estrutura da nossa organizao social. E para vencer essa iniquidade, preciso que nos apaixonemos, de fato, pelas nossas crianas e nossos adolescentes; e, em uma s voz, possamos impregnar nossos coraes e mentes pelo Art. 227 da Constituio Federal do Brasil:
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso (BRASIL, 1988, no paginado).

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

401

Resumo
Voc est encerrando a Unidade 20 Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes. Nessa etapa, voc estudou os tipos de violncias que ameaam a criana e o adolescente. O caminho para enfrentar essa realidade passa pelo combate impunidade, pelo fortalecimento das famlias e das instituies de proteo, e pela articulao das estruturas sociais e polticas pblicas.

Exerccios de fixao
Ateno!

1. Para enfrentar a violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes, importante a conscientizao de que a populao um agente importante dos processos de identificao para punio dos violadores. Muitas podem ser as portas de entrada para o recebimento da denncia e a realizao dos encaminhamentos e atendimentos necessrios. Marque a alternativa incorreta em relao a essas portas de entrada: a. ( ) Conselhos tutelares, conselhos de direitos e centros de defesa. b. ( ) Escolas. c. ( ) Unidades de sade, hospitais. d. ( ) Disque-Denncia. e. ( ) Nenhuma das alternativas acima citadas podem ser consideradas porta de entrada para denncias. 2. Escolha a opo que melhor define o conceito de Conselho Tutelar: a. ( ) So rgos responsveis no municpio pelo cumprimento dos direitos fundamentais da criana e do adolescente garantidos na legislao, sempre que estes forem ameaados ou violados. b. ( ) So instituies responsveis pelas medidas de proteo de crianas e adolescentes.

Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

402

Mdulo 4 | Temas transversais

c. ( ) So rgos ligados ao Ministrio da Assistncia Social que coordenam aes de educao infantil. d. ( ) So instituies responsveis pelo abrigo de crianas abandonadas. e. ( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

Referncias
BRASIL. Presidncia da Repblica Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Dirio Oficial da Unio, Braslia (DF), 05 de out. 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 11 jun. 2013. ______. Estatuto da Criana e do Adolescente. Edio Especial. Braslia (DF): CONANDA, 2002. CALDAS AULETE, F. J. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa Caldas Aulete [Digital]. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009. Disponvel em: <http://www.auletedigital.com.br/download.html>. Acesso em: 11 jun. 2013. CENDHEC. Sistema de Garantia de Direitos. Um caminho para Proteo Integral. Recife: [s.n.], 1999. DIMENSTEIN, G. Meninas da noite: a prostituio de meninasescravas no Brasil. So Paulo: tica, 1990. FALEIROS, E. (Org.). Abuso sexual contra crianas e Adolescentes: os descaminhos da denncia. Braslia (DF): Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), 2003. GADELHA, G.; MOTTI, A. A. Os desafios para proteo de crianas e adolescentes em situao de violncia sexual. Braslia: POM MAR; USAID-Partners; UFMS, [20--]. Disponvel em: <http://www.caminhos. ufms.br/escolacons/>. Acesso em: 05 abr. 2008. GRUPO VIOLES. Relatrio final do Estudo analtico do enfrentamento da Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes no Brasil (Perodo 1996-2004). Braslia: SER; UnB; CNPq; Save the Children-Sucia, [20--]. HAZEU, M. Direitos sexuais da criana e adolescente: uma viso interdisciplinar para o enfretamento da violncia sexual contra crianas

Violncia e explorao sexual contra crianas e adolescentes

403

e adolescentes. Movimento Repblica de Emas. Belm: Sagrada famlia, 2004. IPPOLITO, R. (Org.). Guia Escolar: uma dcada de lies aprendidas. Braslia: Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Ministrio da Educao, 2004. KOSHIMA, K. Violncia Sexual Contra Crianas e Adolescentes: Danos Secundrios. Campo Grande (MS): UFMS, [20--]. Disponvel em: <http:// www.caminhos.ufms.br/escolacons />. Acesso em: 20 abr. 2008. LEAL, M. L; LEAL, M. F. (Orgs.). Pesquisa sobre trfico de mulheres, crianas e adolescentes para fins de explorao sexual comercial no Brasil. Braslia (DF): CECRIA, 2002. Disponvel em: <http://www.namaocerta.org.br/pdf/Pestraf_2002.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2013. ______. Matriz Intersetorial para o Enfrentamento da Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes no Brasil. Comisso intersetorial de Combate contra a Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Braslia: SEDH; Unicef; Violes-UnB, 2005. Disponvel em: <https://www.violes.unb.br/site2/phocadownload/Pesquisas/ matriz_intersetorial.PDF>. Acesso em: 10 de jun. de 2013. ORGANIZAO Internacional do Trabalho (OIT). Programa de preveno e eliminao da Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes na Trplice Fronteira: Argentina, Brasil, Paraguai. Glossrio IPEC. Braslia: OIT, 1992. Disponvel em: <http://www.oit.org.br/sites/ all/ipec/gloss.php>. Acesso em: 11 jun. 2013. Programa de Aes Integradas e Referenciais de Enfrentamento Violncia Sexual Infanto-juvenil no Territrio Brasileiro (PAIR). Disponvel em: <http://www.caminhos.ufms.br/ pair />. Acesso em: 16 out. 2007. SANTOS, A. Combate ao trabalho infantil comea com a mudana de comportamento da sociedade. Campo Grande (MS): UFMS, [20--]. Disponvel em: <http://www.caminhos.ufms.br/colunistas/colunistas_view.htm?id= 17>. Acesso em: 25 abr. 2009. SOARES, L. O porre grotesco. Revista Veja. So Paulo, 18 ago.1999. UNITED Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women. Plataforma de Ao de Beijing. Beijing (China): The United Nations Fourth World Conference on Women, 1995. Disponvel em: <http://www.un.org/womenwatch/daw/beijing/platform/plat1.htm#statement>. Acesso em: 11 jun. 2013. VAILLANT, G. A Histria Natural do Alcoolismo Revisitada. Trad. Bartira S.C. da Cunha e Jos Alaor L. dos Santos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul Ltda., 1999.

Unidade

21
MEDIAO DE CONFLITOS
Clia Regina Zapparolli* Nesta Unidade, sero apresentados os fundamentos tericos da mediao, bem como a importncia desse instrumento de administrao pacca de conflitos entre sujeitos: pessoas, grupos sociais, comunidades, etc. Para isso, voc estudar: a importncia da mediao; as especicidades dos conflitos intersubjetivos e intrapsquicos; as diferenas entre disputas, conflitos e violncias; a distino entre mediao e conciliao; a comunicao na administrao pacca de conflitos; e, por m, as diferenas entre a mediao tcnica interdisciplinar e a mediao comunitria.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Mediao de conflitos

407

A importncia da mediao
A mediao um instrumento de administrao pacfica de conflitos entre sujeitos, em relaes continuadas (exemplo: em famlias, com vizinhos, nas escolas, comunidades, etc.). O mediador um terceiro, treinado, que no faz parte do conflito, mas que auxilia os envolvidos a solucion-los por si mesmos, sem sugestes, imposies e, o mais importante, sem tomar partido de um lado ou de outro. A mediao voluntria e confidencial e procura desenvolver um ambiente de respeito e cooperao, com o objetivo de estabelecer uma comunicao e um relacionamento mais funcionais. Mas isso no seria atribuio do Judicirio e das Polcias? No. O Judicirio e as Polcias no se constituem como veculos exclusivos. Por intermdio dessas instituies, possvel a administrao de conflitos e o desenvolvimento de polticas pblicas de justia e de segurana. Esclarecemos que no estamos desqualificando a importncia da atuao do Judicirio e das Polcias (Estado) promoo da harmonia das relaes sociais. Essa atuao, todavia, tem limites e deve estar voltada para os casos que no podem ser administrados pelos prprios envolvidos, ou por meio do auxlio de terceiros, sem a interveno do Estado. De um lado, muito cmoda a delegao dos problemas para outros solucionarem, mas isso tem l seus efeitos colaterais. Quantas pessoas j no ajuizaram processos e depois no conseguiram ver a situao decidida da maneira como desejariam organizar? E quantas vezes o nmero 190, destinado aos chamados policiais, discado e, quando a polcia chega, os envolvidos em conflitos no ouvem ou no desejam a sada dada pelo policial? A possibilidade de soluo de disputas e conflitos fora da esfera decisria do Judicirio teve forte abertura a partir da segunda metade dos anos 1940, com a negociao nas relaes trabalhistas americanas.

408

Mdulo 4 | Temas transversais

Voc acha que estamos falando de negociao ou de mediao? Na verdade, a mediao est embasada em trs pilares tericos: a teoria dos conflitos, a teoria da comunicao e a teoria da negociao.

A viso da negociao, inicialmente nada pacfica, evoluiu, chegando negociao ganha-ganha, criada para ganhos mtuos, de todos os envolvidos. Posteriormente, introduziu-se a figura do terceiro facilitador nas negociaes. E da para a mediao, foi apenas um passo. A escola de Harvard foi muito eficiente nos estudos da negociao, nessa viso de ganhos mtuos, em que se dividem as pessoas dos problemas; em que h diferenciao entre interesses e posies. E, depois, na dcada de 1980, a mediao, trazendo-nos o chamado modelo de Harvard. Novos estudos, modelos e tcnicas de mediao foram se sucedendo. A seguir, elencaremos alguns deles: 1. o modelo Transformativo tem por base a ideia da modificao da maneira dos envolvidos em um conflito se relacionarem; 2. o modelo Circular-Narrativo contribuiu com tcnicas de comunicao, j que a teoria da comunicao um dos pilares da mediao; 3. a proposta da interdisciplinaridade na mediao tcnica em conflitos de famlia; 4. a metodologia de mediao focada nas populaes de baixa renda; 5. a abordagem de mediao desenvolvida para contextos de crimes de gnero e famlia; 6. a mediao em segurana integral; e 7. a mediao comunitria em poltica de justia, segurana, habitao, sade, educao, entre outros.

Mediao de conflitos

409

No h uma ou outra escola ou metodologia de mediao que seja melhor. Para cada caso concreto e contexto, existe uma ou vrias metodologias que podem ser aplicadas dentro de uma estratgia predefinida pelo mediador.

Devemos considerar as culturas, os sistemas, a natureza das relaes conflituosas, o grau de violncia, a judicializao dos conflitos ou no, a situao compartilhada pelos envolvidos e de cada um deles individualmente, o sujeito que praticar a mediao (agente comunitrio ou tcnico), o momento e o espao em que se dar a mediao (se foi proposta ou no uma ao judicial; se a mediao ser realizada em um escritrio, no frum, na comunidade), alm dos conflitos sociais e das violncias estruturais existentes.
Na teoria, a mediao parece bem simples. Quantos de ns j no auxiliamos os outros a resolverem os seus problemas? Mas s isso no basta, pois muitos dos sujeitos em conflito ainda enxergam o mundo com a viso adversarial; ou seja, como se o outro fosse o inimigo, sem conseguir separar os problemas das pessoas e que ainda se relacionam de forma violenta. Viso que necessita ser previamente transformada com o uso de tcnicas, a fim de que se obtenha a segurana de todos os envolvidos no processo de mediao, inclusive do mediador. O conhecimento tcnico, com a prtica, d conta disso, mas preciso capacitao e treinamento.

Judicializao
Entrar com ao, entrar na justia, efetivar uma ao judicialmente.

Conflitos intersubjetivos
Os conflitos intersubjetivos surgem com a insatisfao dos interesses (anseios e necessidades) individuais ou grupais, por ao de algum, pelo contexto ou quando no h nada objetivo, mas ocorre o sentimento de insatisfao.

Distino entre conflitos intersubjetivos e intrapsquicos


Como j afirmado, a mediao est voltada para conflitos intersubjetivos ou interpessoais. A mediao trabalhar com vistas administrao de conflitos entre sujeitos, no s pessoas, pois nem tudo se resume s

410

Mdulo 4 | Temas transversais

relaes entre humanos. H pessoas jurdicas (umas regidas pelo direito pblico, outras pelo direito privado), grupos sociais, quase pessoas, etc. Os conflitos intersubjetivos surgem a partir do momento em que pretenses individuais ou grupais no so satisfeitas, seja porque aquele que poderia satisfaz-las no o faz, seja porque o prprio direito veta sua satisfao voluntria.
Quadro 1 | Exemplos de sujeitos
1. Pessoas fsicas: seres humanos, desde o incio da vida at seu falecimento. 2. Pessoas jurdicas: sociedades, associaes ou fundaes que nascem com o registro de seus atos constitutivos em cartrio. 3. Quase pessoas: a quem a lei garante direitos e d a possibilidade de defend-los, mas que no so nem pessoas fsicas, nem jurdicas. Exemplos: nascituro (o feto no ventre materno, que ainda no nasceu com vida); condomnio nos edifcios; massa falida (patrimnio das empresas que quebraram ou faliram); e esplio (patrimnio das pessoas que morreram). 4. Grupos sociais (sem registro em cartrio): que no so nem pessoas fsicas isoladas, nem jurdicas, pois no se organizaram como tal. Exemplos: comunidades (ex.: de bairro; religiosas; de amigos, etc.); e outros grupos. Intrapsquicos
Os conflitos intrapsquicos, conscientes ou inconscientes, decorrem da contraposio dos impulsos internos do indivduo e da realidade.

No devemos confundir conflitos intersubjetivos com os conflitos intrapsquicos. Os conflitos intrapsquicos so objeto de trabalho da psicoterapia ou da psicanlise. A mediao est voltada aos conflitos intersubjetivos, mas no no mbito dos intrapsquicos. J os conflitos intrapsquicos so conflitos inconscientes entre os impulsos internos do indivduo e as presses da realidade externa.

Mediao de conflitos

411

Diferenas entre disputas, conflitos e violncias


H certa confuso entre os conceitos de conflitos, disputas e violncias. A fim de explicitar melhor a diferena entre esses termos, faremos os devidos esclarecimentos neste tpico. Os conflitos decorrem das diferenas. So gerados a partir da contraposio de ideias e de condutas, que no necessariamente implicam violncias. Assim, os conflitos entre os sujeitos so inevitveis e, conforme so tratados, podem crescer e tomar dimenses de violncias e at de crimes.
A mediao muito til para evitar que os conflitos cresam situao de violncias e crimes.

Vamos a um exemplo, em trs diferentes contextos. Hiptese 1: Joo deseja a guarda de seus dois filhos, porque entende que sua presena importante para eles. Procura Maria, me das crianas, para negociar isso. Maria responde que no quer e deixa claro que tambm deseja a guarda dos filhos. Ambos param para conversar a respeito.
Joo
_

Maria
_

Quer a guarda dos filhos.

Quer a guarda dos filhos.

Obs.: na hiptese 1, Joo est em contraposio de ideias e condutas a Maria. Os dois esto em situao de conflito, mas no de violncia. Vejamos o mesmo exemplo de outra maneira: Hiptese 2: Joo deseja a guarda de seus dois filhos, porque entende que sua presena importante para eles. Para isso, procura, gritando, a me das crianas, Maria. Maria responde que no quer e deixa claro

412

Mdulo 4 | Temas transversais

que tambm deseja a guarda dos filhos, gritando que o pai no mais visitar os filhos e batendo a porta na cara de Joo.
Joo
_

Maria
_

Grita que quer a guarda dos filhos.

Quer a guarda dos filhos.

Ameaa e grita que o pai no visitar mais os filhos.


Bate a porta na cara de Joo.

Obs.: na hiptese 2, alm de um conflito, expresso na disputa pela guarda dos filhos, temos violncias: gritos, ameaas, bater a porta, etc. Note-se, contudo, que nem sempre to simples a identificao das violncias, pois h hipteses em que elas so mais sutis, como a violncia psicolgica, em que os filhos so privados da presena paterna e o pai, da presena dos filhos, das crianas serem pressionadas a decidir entre o pai e a me, etc.
As violncias no so somente as fsicas, j que podem ser morais, psicolgicas e estruturais. Uma violncia no exclui a outra e todas podem estar presentes em uma s situao.

Ainda h violncias e conflitos mais amplos, que ultrapassam a dimenso individual e que acabam por envolver as pessoas, agravando a situao. So esses os denominados conflitos sociais que, muitas vezes, chegam s denominadas violncias estruturais (como a ausncia de escolas, hospitais, transporte, etc.). Nesses casos, a mediao deve buscar o trabalho em sintonia com a rede pblica. E, se no houver o trabalho em rede, o programa de mediao dever desenvolv-lo. Voltemos ao exemplo de Joo e Maria, para entendermos o que so problemas estruturais e conflitos sociais:

Mediao de conflitos

413

Hiptese 3: Joo deseja a guarda de seus dois filhos, porque entende que sua presena importante para eles. Ele sabe que Maria est positivada com o vrus HIV (AIDS) e que as crianas esto sendo discriminadas na escola pelos amiguinhos, j que a notcia da doena da me espalhouse. Ocorre que j se iniciou o ano escolar e no h vagas nas escolas prximas casa de Maria para que os seus filhos sejam transferidos. Joo procura a me das crianas, Maria, e prope ficar com a guarda dos filhos. Maria responde que no e deixa claro que tambm deseja a guarda dos filhos. Obs.: O preconceito a respeito da AIDS e a estigmatizao do doente e de seus filhos no so violncias fsicas, mas morais e psicolgicas. A ausncia de vagas nas escolas decorre de problemas estruturais, pela limitao de recursos e da maneira como so distribudos. Os problemas estruturais ocorrem e geram mais conflitos sociais, no se restringindo apenas aos envolvidos, mas contaminando a sociedade como um todo. Envolvem sujeitos que nem se conhecem, mas pertencem a uma mesma comunidade e uma mesma sociedade.
A forma como se administram os conflitos e as disputas pode levar a situaes de violncias, ou no. Depende dos envolvidos e de suas atitudes diante do conflito.

Os relacionamentos vo se construindo como edificaes, com pequenos tijolos sendo postos, um a um. Se a construo ruir ou for slida, ser de responsabilidade de todos os participantes dessa construo (do relacionamento) e no de apenas um ou outro. Isso vale para as relaes intersubjetivas, comunitrias e sociais.
O conflito no deve ser associado a uma coisa ruim, pois pode gerar meios para transformaes. Depende de cada um e de como encarado o conflito.

414

Mdulo 4 | Temas transversais

Vamos a uma nova hiptese: Os Condomnios do Sol e da Lua esto em conflito. Ambos so vizinhos e disputam a rea na divisa de seus terrenos, a qual tem, aproximadamente, 500 metros quadrados. Os filhos de seus moradores no tm local seguro para brincar, pois na rua passam muitos carros. Esse conflito poderia tomar dimenses catastrficas, como, por exemplo: os moradores ofenderem-se uns aos outros, machucarem-se, processarem as construtoras, etc. Mas, em uma iniciativa de ganhos mtuos, os sndicos optam pela mediao. E, ponderando o convvio comum no bairro, os prs e contras, os condomnios aprovam o uso comum da rea para a edificao de um parquinho, onde as crianas dos dois prdios tero lazer e segurana, alm da contratao conjunta de professores de ginstica para os moradores, com vistas sua integrao. A mediao no para por a. Ela segue para trabalhar a comunicao e o relacionamento entre os moradores de ambos os condomnios, pois a disputa pela rea gerou desgastes entre todos, alm de possveis inimizades. Como visto acima, no foi pondo um ponto final disputa pela rea que o conflito se administrou. Para que um conflito seja administrado, necessrio que haja a modificao da maneira como se d a comunicao entre os envolvidos e a transformao do funcionamento da relao entre eles. Assim, tcnicas de comunicao e de escuta ativa so imprescindveis na mediao.
Trabalhar o conflito ambio maior que resolver disputas. A disputa apenas uma projeo exterior do conflito. A administrao do conflito vai alm da mera composio de seu lado aparente. (ZAPPAROLLI; JUNIOR; RODRIGUES, 2007).

Para melhor esclarecermos o conceito acima apresentado, em especial, acerca das disputas, dos conflitos, dos interesses e das posies, faremos a imagem de um iceberg no mar. Como difcil ver um iceberg no Brasil, ou explic-lo a quem nunca o viu, podemos adaptar a explicao para a ideia de uma pedra de gelo colorida, em um copo dgua (pois o iceberg nada mais do que uma imensa pedra de gelo na gua do mar). Grande parte do bloco de gelo ficar submersa, somente aparecendo sobre a gua uma parte dele. Qual seria a relao do gelo com a media-

Mediao de conflitos

415

o? Na imagem, denominaremos de disputa a poro aparente sobre a gua, e de conflito todo o iceberg (ou gelo).
Figura 1 | Ilustrao representando disputa versus conflito

Disputa

Conflito

Fonte: <http://www.oceanografia-ufsc.blogger.com.br/Iceberg.jpg>

Inicialmente, aparece uma pequena ponta do conflito. Isso comum vermos nas narrativas dos boletins de ocorrncia, peties iniciais e defesas processuais, alm das denncias aos conselhos tutelares, administrao pblica e dos filhos, quando querem comer o ltimo brigadeiro ou a ltima cocada. Vamos a mais um exemplo: como disputa, temos a guarda de Jnior, pretendida pelos pais, Magnlia e Joo. Em um processo judicial, o juiz, uma pessoa concursada, que, em nome do Estado, tem a funo de julgar, decidir o pedido de guarda (a disputa). Um vencer e o outro perder (se Magnlia ganha, necessariamente Joo perde, ou vice-versa), isso se todos no perderem, em especial, Jnior, pelo desgaste que os processos dessa natureza geram. No estamos aqui abordando a situao de ambos os genitores serem destitudos do poder familiar (antigo ptrio poder) ou de seu exerccio. Sendo escolhida voluntariamente a mediao, antes do ajuizamento de uma ao, o mediador trabalhar, contudo, usando de tcnicas de co-

416

Mdulo 4 | Temas transversais

municao, de escuta ativa e de negociao, com vistas a identificar os interesses dos envolvidos, que podero ser a inteno da manuteno do vnculo conjugal (ex.: casamento ou unio estvel) ou a guarda para o no pagamento da penso. Na mediao, busca-se desenvolver uma comunicao e um relacionamento mais funcionais entre os envolvidos, no se restringindo s pessoas que seriam partes em um processo (no caso da guarda de Jnior: Magnlia, Joo e Jnior). Isso porque, quase sempre, h outros envolvidos que influenciam as relaes, so por elas enredados e que tambm devem participar da mediao (ex.: as sogras, a empregada da casa, os vizinhos, etc.). A definio das pessoas que participaro da mediao leva em conta o conflito concreto e a estratgia previamente desenvolvida pelo mediador.
Ainda tratando-se da hiptese de um conflito que tenha efeitos e expresses jurdicas, necessrio o encaminhamento para advogados ou defensores, a fim de realizar o aconselhamento das partes, no importando que o mediador tenha formao jurdica, pois mediador mediador, advogado advogado e psiclogo psiclogo.

E mais: os casos que envolvem crianas, adolescentes, idosos, empregados, famlia e crimes devem ser dirigidos homologao judicial, na hiptese de eventual acordo. Essa homologao no se configura em ato judicial decisrio, como em um processo tradicional, mas em uma verificao formal do acordo (vindo da mediao) pelo judicirio e pelo Ministrio Pblico. Nesse caso, o acordo no redigido pelo mediador, mas por um advogado. Nem todos os atos do ser humano geram, todavia, consequncias na ordem jurdica. A mediao no ocorre somente em situaes para auxiliar ou substituir os processos judiciais. Vamos trazer outro exemplo e l-lo em duas distintas hipteses. Hiptese 1: imaginemos crianas que disputam o espao pelo uso de um campinho de futebol em um parque pblico da cidade. Inicialmente,

Mediao de conflitos

417

apenas e to somente crianas intencionam jogar futebol e no conseguem. Uma mediao nesse ponto seria perfeita para trabalhar uma comunicao mais funcional entre os envolvidos, os aspectos das diferenas, discriminaes, violncias, etc., desde a primeira expresso da ponta do iceberg, ou seja, desde o incio da disputa pelo uso do campinho. Obs.: at aqui, poderamos pensar em uma mediao sem qualquer efeito na ordem jurdica, como uma medida preventiva, um instrumento a evitar a escalada dos conflitos a uma avalanche de mais violncias e at de crimes. Hiptese 2: digamos, todavia, que a mediao no tenha ocorrido e nada tenha sido feito no caso acima narrado. E essas crianas que no conseguiram um espao na disputa pelo uso do campinho de futebol continuam a frequentar o mesmo parque, convivendo com aqueles que as impediram de jogar. Digamos que essas crianas, no sentimento de excluso, congreguem-se, inicialmente, exprimindo verbalmente sua revolta, em um crculo vicioso de excluso, exposio, discriminao e mais excluso, isolamento e estigma. Enfim, sentindo-se excludas, chegam s violncias verbal e fsica e a atos infracionais; ou, ainda, so acolhidas ou aliciadas pelo crime organizado; ou, ainda, evadem da escola. A isso chamamos de escalada dos conflitos a situaes de violncia.
Anlise das hipteses postas no caso do campinho de futebol Relao continuada: entre cidados e usurios do mesmo parque pblico. Posio: Queremos jogar futebol!. Interesse: respeito, equidade, oportunidade, incluso, etc. Disputa: uso do campo de futebol. Conflitos: conflitos sociais, raciais, religiosos, etc. Escalada do Conflito Violncias: estrutural moral, psicolgica, verbal, fsica. Crises e atos infracionais: diversos.

418

Mdulo 4 | Temas transversais

Distino entre mediao e conciliao


Mediao: a mediao trabalhar nas situaes de conflitos intersubjetivos, em relaes continuadas, por meio de um terceiro, equidistante, estranho ao conflito, que no tem poder decisrio a respeito do conflito mediado. Visa transformao do padro comunicativo e relacional dos envolvidos para patamares mais funcionais, com vistas a que eles cheguem, por si mesmos, administrao do conflito.

Quando h violncias, atos infracionais e crimes, j h efeitos na ordem jurdica, de segurana, sade e educao, etc. Nessa segunda hiptese, ainda poderia haver uma mediao, mas NO no exato momento em que os atos de violncia (do crime ou da infrao) estejam acontecendo. No h mediao no momento das violncias, das infraes ou dos crimtes.

O mediador NO prope, NO aconselha, NO sugere.

Conciliao: a conciliao atua sobre disputas intersubjetivas. Em relaes no continuadas, tambm realizada por meio de um terceiro equidistante, estranho disputa, que tem o poder decisrio sobre ela ou age em nome de quem a tenha. A conciliao objetiva um acordo. O conciliador prope, aconselha e sugere. No ocorrendo o acordo, haver uma deciso.

As diferenas entre a mediao tcnica interdisciplinar e a mediao comunitria


A mediao um instrumento no adjudicatrio (no ser exercido por um juiz em suas atribuies de julgador ou conciliador) que visa facilitar a comunicao participativa, propiciando aos envolvidos, em uma situao de conflito, violncia e/ou crime, a transformao da dinmica de comunicao e de relacionamento, alcanando, em

Mediao de conflitos

419

grande parte das vezes, acordos criativos que satisfaam suas reais necessidades. O acordo no a meta da mediao que procura ir mais a fundo na funcionalidade do relacionamento. Os acordos vm como consequncia. Quando procuramos apenas um acordo, no necessariamente estaremos alcanando o aspecto relacional e prevenindo novos problemas naquele mesmo conflito.

A mediao, segundo seu foco, ator e metodologia, pode apresentar diferentes especificidades. mbito de atuao da mediao: a mediao pode ocorrer no mbito privado ou pblico, estando vinculada diretamente, ou no, ao Estado, nas polticas de segurana, sade, educao, habitao e justia, e ao judicirio (em diversas fases do processo judicial: pr-processual, para-processual ou aps o processo). Ela pode tambm ser realizada por tcnicos, agentes comunitrios e por ambos, em integrao. Mediao tcnica interdisciplinar: indicada para conflitos mais complexos e em contextos de violncias e crimes. Na categoria tcnica, a mediao pode ser realizada por profissionais de distintas reas de formao. Exemplificamos: um mediador com formao em Psicologia e outro em Direito ou um mediador com formao em Servio Social e outro em Engenharia, mas todos com capacitao prpria em mediao. importante destacar que a formao de origem facilita os diferentes olhares e as diferentes escutas. Mediao tcnico-comunitria: realizada somente por tcnicos ou em parceria com agentes comunitrios, voltada s comunidades que estejam muito contaminadas por conflitos e violncias sociais e problemas estruturais. Pode agir em conflitos que envolvam membros da comunidade, alm daqueles de interesse da comunidade e da sociedade. Mediao comunitria: realizada por agentes comunitrios, nas situaes de conflitos que envolvam alguns membros da comunidade, ou de interesse de toda a comunidade (como, por exemplo, a ausncia de escolas, hospitais, transporte, etc.). A mediao comunitria deve buscar agir em sintonia com a rede pblica. O agente comunitrio, formado em mediao comunitria, faz parte da comunidade, ficando mais fcil

420

Mdulo 4 | Temas transversais

o seu relacionamento e o reconhecimento pelos demais membros da comunidade. Alm disso, a ao do agente comunitrio facilita a identificao dos problemas locais e dos conflitos intersubjetivos, pois ele est dentro do contexto comunitrio. Conhece os costumes e cdigos dos mediados, sendo mais acessvel aos membros da comunidade.
totalmente desaconselhada a mediao comunitria para contextos de crimes e violncias, justamente porque o mediador comunitrio faz parte da comunidade, mora ou l trabalha, podendo colocarse em risco. Assim, importantssimo que o mediador comunitrio identifique o que so violncias e se o conflito trabalhado est sendo escalado para patamares de violncias, justamente para preservar os envolvidos e a si mesmo. Ateno: no exato momento da exploso da raiva e da violncia, ningum ouve ningum! JAMAIS um mediador deve intervir no momento das violncias, pois as emoes estaro acaloradas e ningum ouvir mais ningum. Situao diametralmente oposta de dois aspectos relevantes da mediao: respeito e funcionalidade da comunicao.

Por fim, com vistas a facilitar a transmisso e assimilao do conhecimento a respeito da mediao, citada, a seguir, a sua sistematizao em tpicos.

Mediao:
1. um processo no adjudicatrio, ou seja, um instrumento que no implica em deciso judicial e que visa administrao pacfica de conflitos em relaes continuadas (com famlias, vizinhos, nas escolas, comunidades, etc.); 2. consiste em um conjunto de tcnicas voltadas para conflitos intersubjetivos (permeados ou no por conflitos sociais ou violncias);

Mediao de conflitos

421

3. reciprocamente voluntria, ou seja, no obrigatria; 4. confidencial: o que dito na sesso de mediao no pode ser objeto de testemunho, relato a terceiros ou aos envolvidos no presentes na sesso (por isso, lavrado um termo de confidencialidade pelo mediador e pelas partes envolvidas, contendo o tema tratado na capacitao); 5. informal: suas etapas no precisam seguir sequncia rgida, mas o que fazer leva em conta uma tcnica adequada (temas tratados na capacitao); 6. proporciona espaos de confiabilidade, segurana e respeito; caso no seja possvel, a sesso ou a mediao ser suspensa (temas tratados na capacitao); 7. disponibiliza aos sujeitos meios ao equilbrio de poderes, ao protagonismo, empoderamento (empowerment), autorreflexo, mudana da viso adversarial (de inimigos e luta). Deve gerar aos envolvidos instrumentos para que possam ser senhores de seus prprios destinos, de maneira pacfica, separando o problema das pessoas; 8. disponibiliza aos sujeitos o alcance dos motivadores e efeitos da juridificao e da judicializao das relaes: outros modos de ver a relao e o conflito, diferentemente de somente enxergar pela tica do Direito, do processo; 9. visa flexibilizao de posturas rgidas dos envolvidos em conflitos intersubjetivos, a uma comunicao mais eficiente entre eles e transformao do padro relacional, muitas vezes disfuncional (temas tratados na capacitao); 10. proporciona meios sua autorresponsabilizao, para que as pessoas em conflito assumam seus deveres e responsabilidades e entendam que fazem parte do conflito, so responsveis por sua gesto, mesmo no se confundindo com o problema.
Juridificao
[...] forma particular de institucionalizao caracterizada por trs componentes: obrigao, preciso e delegao (ABBOTT et al., 2000, p.401, traduo nossa).

422

Mdulo 4 | Temas transversais

Ento, se os sujeitos realmente se entenderem e se chegarem por si mesmos a um pacto, sero responsveis por ele e no o descumpriro; 11. trabalha a identificao, pelos envolvidos, dos fatores que detonam a escalada dos conflitos para situaes de violncias e de crimes; somente se for possvel e desejado pelas partes, proporciona a celebrao de acordos, escritos ou no, que venham delas, por elas e para elas, sem sugestes ou presses: o acordo no o objetivo da mediao. A redao de eventual acordo no feita pelo mediador se houver efeitos jurdicos, mas por um advogado. Assim, para saber se tem ou no efeitos jurdicos, importante o aconselhamento das partes mediante o encaminhamento a um advogado ou defensor; 12. praticada por um terceiro, capacitado e treinado, estranho ao conflito, que no esteja no exerccio da autoridade decisria e que atue em equidistncia, utilizando tcnicas de comunicao, escuta ativa e negociao (temas tratados na capacitao) e devendo ser remunerado pelos interessados ou pelo projeto. Excetua-se dessa hiptese o mediador comunitrio, cujo trabalho realizado por um agente da comunidade, de natureza essencialmente voluntria. Esclarece-se que as polticas pblicas estatais (em justia, segurana integral, sade, educao, etc.) que veiculam a mediao comunitria devem prever: sustentabilidade ou autossustentabilidade, instrumentos eficientes seleo dos agentes, meios sua adeso, vinculao, capacitao, treinamento, superviso e seu deslocamento, uso de espao fsico e telefone, sem nus pelo agente, alm da natural transitoriedade dos agentes comunitrios. A partir das caractersticas anteriormente apontadas, ento, ser possvel pensar na mediao e sua ao na preveno primria e secundria da violncia, na reduo da reincidncia e na liberao do judicirio para situaes em que sua presena insubstituvel.

Mediao de conflitos

423

A comunicao na administrao pacfica de conflitos


A comunicao no implica somente a fala. Mesmo no falando, estamos nos comunicando. Voc se lembra da letra da msica Paz que eu quero para mim, do grupo O Rappa, tambm cantada por Maria Rita? Em um trecho, cantado: [...] paz sem voz, no paz: medo. Essa uma reflexo muito importante. No porque h silncio que a situao pacfica. Mas no silncio pode, sim, tambm ocorrer uma situao de paz. Entender o contexto faz toda a diferena. Nos meios de resoluo pacfica de conflitos (mediao, conciliao, negociao, etc.), temos de entender os cdigos culturais e relacionais, que no necessariamente so verbalizados e, muitas vezes, passam subentendidos. As habilidades comunicativas para a administrao de conflitos abrangem, portanto, mais do que a verbalizao, os sinais e os smbolos. tambm importante ouvir muito e falar pouco; ser a tento ao outro e a si mesmo, com suas reaes. Enfim, deve-se proporcionar um agir comunicativo de maneira que se possibilite a troca eficiente de informaes, a identificao dos sentimentos e problemas concretos e, o mais importante, gerar reflexo. A seguir, trataremos de algumas informaes e tcnicas sobre o agir comunicativo nos meios de resoluo pacfica de conflitos. So elas: comunicar-se com o intuito de ser compreendido e de compreender; ouvir para compreender, fazendo-se o uso da escuta ativa; olhar para a pessoa com quem se est falando; no interromper, mas tambm no permitir que a fala de um sobreponha ou tome espao demasiado; dar indicaes ao outro sobre seu interesse na conversa, por meio de dicas corporais;

424

Mdulo 4 | Temas transversais

remodelar as falas que tenham grande intensidade emocional, buscando termos positivos e com menor potencial explosivo. Exemplo: Seu filho um vagabundo, no estuda. Pelo que eu entendi, ento, o seu filho tem dificuldades nos estudos?; buscar repetir o que est sendo dito com as prprias palavras para sinalizar que est compreendendo; encorajar a fala. Exemplo: muito importante entender o que voc sente (ou pensa) sobre essa colocao; e fazer perguntas buscando clarear o assunto e ter maiores informaes.
As questes devem ser respeitosas, a fim de entender como funciona o relacionamento e proporcionar reflexo, sem curiosidade, possibilitando que os envolvidos em uma situao de conflito recriem uma histria em que possam viver, ocupando-se com o que querem e no com o que no querem. Deve-se evitar as partes dos lamentos, levantando questes que deem lugar s afirmaes, realizando perguntas para que todos se responsabilizem pelas respostas. Sempre perguntar o que cada um quer, com vistas ao presente e ao futuro, e no ao passado. Tribunais fixam-se na prova de fatos passados; a Mediao, em recriar possibilidades ao presente e ao futuro.

preciso, ainda: buscar a equidade, no acusando, julgando, tampouco criticando ou permitindo que as partes assim o faam; manter o respeito nas pautas de comunicao; validar os sentimentos do outro. Exemplo: Eu sinto como difcil esse momento; indicar s partes que falem por si. Exemplo: Ele no quer um acordo. Deixemos um pouco as pretenses dele. O que voc quer?;

Mediao de conflitos

425

incentivar o uso do eu e evitar o voc. Exemplo: Voc no cuida das crianas. Eu me sinto muito sozinha no cuidado das crianas.; indicar s partes que evitem o uso de atributos e aja assim, tambm. Exemplo: Esse cara um tolo. Vamos nos focalizar no problema e no que possvel fazer.; agir para que as partes separem as pessoas dos problemas; fazer, por meio de perguntas, com que uma parte se coloque no lugar da outra. Exemplo: Como voc acha que ele v o problema?. Essas so s algumas sugestes. De todo modo, imprescindvel aprofundar-se na temtica. Torne-se um mediador (tcnico ou comunitrio). Aprofunde-se, no s teoricamente, por meio deste texto, mas tambm participando de capacitao especfica, de treinamentos em casos reais, supervises e aperfeioamentos.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade Mediao de Conflitos. Nessa etapa, voc estudou os principais fundamentos da mediao, a importncia desse instrumento na administrao pacfica de conflitos, a distino entre mediao e conciliao e entre diferentes tipos de mediao, com algumas dicas de comunicao nos meios de soluo pacfica de conflitos. Esta Unidade encerra o nosso livro e, com isso, o Curso Preveno do uso de drogas. Nossa inteno com este Curso divulgar um conhecimento que nossa sociedade precisa ampliar, para que, com esse aprendizado, possamos ajudar nossa comunidade a se prevenir dos efeitos causados pelo uso de drogas. Agradecemos a sua participao!

426

Mdulo 4 | Temas transversais

Exerccios de fixao
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. O que deve ser considerado no momento da Mediao de Conflitos? a. ( ) As culturas e os sistemas. b. ( ) A natureza das relaes conflituosas e o grau de violncia. c. ( ) A judicializao dos conflitos, ou no, e a situao compartilhada pelos envolvidos e de cada um deles, individualmente. d. ( ) O sujeito que praticar a mediao (agente comunitrio ou tcnico) e o momento e espao em que se dar a mediao (se foi proposta ou no uma ao judicial). e. ( ) Todas as alternativas esto corretas. 2. So caractersticas do processo de Mediao de Conflitos: a. ( ) reciprocamente voluntrio, sendo obrigatrio. b. ( ) pblico: o que dito na sesso de mediao pode ser objeto de testemunho, relato a terceiros ou aos envolvidos no presentes na sesso. c. ( ) um processo formal: suas etapas seguem uma sequncia rgida. d. ( ) Disponibiliza aos sujeitos meios ao equilbrio de poderes, ao protagonismo, empoderamento (empowerment), autorreflexo, mudana da viso adversarial. e. ( ) Pode ser praticado por um dos envolvidos no conflito, desde que capacitado e treinado.

Referncias
ABBOTT, R .K. et al. The Concept of Legalization. International Organization, v. 54, n. 3, p. 401-419, Summer, 2000. ELIABE-URRIOL, D. B. Ensayo: Mediacin Familiar Interdisciplinaria. Madrid: Asociacin Interdisciplinaria Espafiola Estudios de Familia, 1993. FRANOIS SIX, J. Dinmica da Mediacin. Barcelona: Paids, 1997. FREITAS JR., A. R.; ZAPPAROLLI, C. R. Mediao de Conflitos: Justia Pblica no Judiciria e Promoo da Cultura da Paz. Brasil: Rascunho, 2006.

Mediao de conflitos

427

FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Getting To Yes: Negotiating Agreement Without Giving In. New York: Penguin Books, 1991. FOLGER, J. P.; Bush, R. A. B. Ideologa, Orientaciones Respecto del Conflicto y Discurso de la Mediacin. In: Folger, J. P.; Jones, T. S. (Orgs.). Nuevas direcciones en mediacon: Investigacion y perspectivas comunicacionales. Buenos Aires: Paids, 1997. HAYNES, J. M. e HAYNES, G .L. La mediacin en el divorcio. Barcelona: Granica, 1997 KOLB, D. et al. Cuando Hablar de resultado: perfiles de mediadores. Barcelona: Paids, 1996. MAYER, B. The Dinamics of Confict Resolution: a practitioners Guide. San Francisco: Jossey-Bass, 2000. MOORE, C. W. O Processo de Mediao: estratgias prticas para a resoluo de conflitos. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SANTOS, B. S. O Discurso e o Poder. Porto Alegre: Fabris, 1988. VICENTE, R. G.; BIASOTO, L. G. A. P. O conhecimento psicolgico e a mediao familiar. In: MUSZKAT, M. (Org.). Mediao de Conflitos: pacificando e prevenindo a violncia. So Paulo: Summus, 2003. URY, W. L.; BRETT, J. M.; GOLDBERG, S. B. Getting Disputes Resolved: Designing Systems to cut the costs of conflict. San Francisco: Jossey Bass, 1988. WATZLAWICK, E.; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. D. A Pragmtica da Comunicao Humana: um estudo dos padres, patologias e paradoxos da interao. So Paulo: 1967. ZAPPAROLLI, C. R. A Experincia pacificadora da Mediao: uma alternativa contempornea para a implementao da cidadania e da justia. In: Mediao de Conflitos: pacificando e prevenindo a violncia. So Paulo: Summus, 2003, p. 49-76. ______. Questes Sobre a Efetividade do Sistema jurdico nos Crimes Decorrentes das Relaes de Gnero e Famlia: a Experincia da Mediao nas sedes da Lei no 9099/95 Aspectos Cveis e Penais. In: Juizados Especiais Criminais. Lei 9099/95: aspectos jurdicos relevantes. Doutrina e Jurisprudncia 10 anos da Lei. So Paulo: Quartier Latin, 2008, p. 113-136. ______. et al. Curso de Mediao Tcnico Comunitria ao Programa Justia Comunitria do Tribunal de justia do Distrito Federal e Territrios. 2. ed. rev. e amp. Braslia: SENASP; PNUD, 2007. ______.; VICENTE, R. G, BIASOTO, L. G. A. P .; VIDAL, G. Curso de Mediao Tcnico-Comunitria ao Programa Justia Comunitria do Tribunal de justia do Distrito Federal e Territrios. So Paulo: PNUD, 2006. ______.; JUNIOR, F.; RODRIGUES, A. de. Mediao e demais meios de resoluo pacfica de conflitos e a Polcia Comunitria. In: CURSO NACIONAL DE PROMOTOR DE POLCIA COMUNITRIA, 2007, Braslia. Anais... Braslia: SENASP, 2007, p. 333-364.

You might also like