You are on page 1of 59

UNIVERSIDADE VALE DO ACARA UVA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA-ESMEC Curso de Especializao em Administrao Judiciria

Ldia Maria Mendes dos Santos

EFICCIA DA PRISO CIVIL NO PROCESSO DE EXECUO ALIMENTAR

Fortaleza - 2008

Ldia Maria Mendes dos Santos

EFICCIA DA PRISO CIVIL NO PROCESSO DE EXECUO ALIMENTAR

Monografia apresentada Universidade Estadual Vale do Acara como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Administrao Judiciria.

Orientador: Prof. Dr. Edlson Baltazar Barreira Jnior

Fortaleza - 2008

Ldia Maria Mendes dos Santos

EFICCIA DA PRISO CIVIL NO PROCESSO DE EXECUO ALIMENTAR

Monografia apresentada Universidade Estadual Vale do Acara como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Administrao Judiciria.

Monografia aprovada em: ___/___/___

Orientador: __________________________________________ Prof. Dr. Edlson Baltazar Barreira Jnior

1 Examinador: _______________________________________ Prof. MS. Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro

2 Examinador: _______________________________________ Prof. MS.Jos de Anchieta Silveira

Coordenador do Curso: ______________________________________ Prof. MS. Pedro Carvalho de Oliveira Neto

AGRADECIMENTOS
A Deus, pelas ddivas da vida e da dignidade. E a todos que de alguma forma contriburam para que eu chegasse at aqui, de uma maneira muito especial minha filha Maria Clara, pelo estmulo, carinho e a compreenso das horas que lhe foram roubadas.

A liberdade, faculdade excelente da vontade, est vinculada diretamente razo humana. De todos os seres criados s o homem a possui. Ela , assim, a expresso legtima da sua dignidade. Razo, liberdade e dignidade so manifestaes privativas da criatura humana, que se ajustam a cada pessoa, independentemente de sua raa, sua nacionalidade e sua condio social. que as trs esto ligadas unicamente natureza humana. Sobral Pinto

RESUMO
A base deste estudo est centrada no direito vida, mais precisamente em um dos pressupostos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: a dignidade humana. Essa pesquisa tem como objetivo abordar aspectos peculiares e os efeitos da medida de priso civil do devedor de alimentos, autorizada na Constituio Federal de 1988, e os conflitos travados entre a hiptese de priso, em face dos direitos fundamentais da dignidade humana e da liberdade; mostrar os efeitos negativos na soluo das aes de Execuo de Alimentos, quando o credor constata que a medida judicial favorvel ao seu direito e to severa, no capaz de aproximar no tempo certo, prestao jurisdicional efetiva, em execuo clere e eficaz, pronta e pontual e, conseqentemente, permitir suprir a fome sem as seqelas de um tormentoso e angustiante processo judicial. Para isso, pesquisamos a evoluo histrica do instituto no mundo, e em especial a evoluo constitucional no Brasil; a legislao existente em face da ao Alimentcia; da Execuo de Alimentos; vrias escolas doutrinrias e seus pontos de vista, atravs de pesquisas bibliogrficas, sistema on-line, Leis e Resolues. Conclumos que, com o surgimento dos Direitos Humanos, consubstanciados num conjunto de direitos protetivos pessoa, passou a priso civil a ser uma triste reminiscncia dos tempos em que o devedor respondia corporalmente pelas obrigaes inatendidas, ou seja, da poca em que o homem era tratado pelo Estado como um ser abstrato, desprovido de sua dignidade. Entretanto, como no Brasil no existe outro instrumento jurdico capaz de agilizar a cobrana da dvida alimentar, por enquanto apenas essa forma coercitiva arcaica aceita para satisfazer a assistncia de muitas crianas e adolescente que passam fome, sem o mnimo de solidariedade do Poder Pblico.

Palavras chave: Dignidade Humana. Priso Civil. Liberdade. Constituio Execuo de Alimentos.

Federal

ra.

RESUMEN
La base de este estudio se centra en el derecho a la vida, ms necesariamente en uno de los presupuestos bsicos de la Repblica Federativa de Brasil: La dignidad humana. Esta investigacin tiene como objetivo abordar aspectos peculiares y los efectos de la medida de la prisin civil del deudor de alimentos, autorizada en la Constitucin Federal de 1988, y los conflictos trabados entre la hiptesis de prisin, con relacin a los derechos fundamentales de la dignidad humana y de la libertad; ensear los efectos negativos en la solucin de las acciones de Ejecucin de Alimentos, cuando el deudor constata que la medida judicial favorable a su derecho y tan severa, no es capaz de acercarse en el tiempo seguro, prestacin jurisdiccional efectiva, en ejecucin clere y eficaz, lista y puntual y, por lo tanto, permitir suplir el hambre sin las consecuencias de un tormentoso y angustiante proceso judicial. Para ello, investigamos la evolucin histrica del instituto en el mundo, y en especial la evolucin constitucional en Brasil; la legislacin existente en relacin a la accin Alimenticia; de la Ejecucin de Alimento; varias escuelas doctrinales y sus puntos de vista, a travs de investigaciones bibliogrficas, sistema on-line, Leyes y Resoluciones. Concluimos que, con el surgimiento de los Derechos Humanos, consubstanciados en un conjunto de derechos protectivos a la persona, pas a la prisin civil a ser una triste reminiscencia de los tiempos donde el deudor responda corporalmente por las obligaciones inatendidas, es decir, de la poca en que el hombre era tratado por el Estado como un ser abstracto, sin su dignidad. Sin embargo, como en Brasil no existe otro instrumento jurdico capaz de agilizar la recaudacin de la deuda alimentar, de momento slo esta forma coercitiva arcaica es aceptada para satisfacer la ayuda de muchos nios y adolescente que pasan hambre, sin el mnimo de solidaridad del Poder Pblico.

Palabras llave: Dignidad Humana. Prisin Civil. Libertad. Constitucin Federal. Ejecucin de alimentos.

SUMRIO

1 INTRODUO....................................................................................................................... 9 2 DESENVOLVIMENTO HISTRICO DA PRISO CIVIL................................................12 2.1 Regras Constitucionais ..................................................................................................... 14 2.2 A proibio da priso civil como um direito fundamental ........................................... 15 2.3 Coliso de princpios constitucionais .............................................................................. 18 3 DIREITO ALIMENTAR E PRISO CIVIL ........................................................................ 23 3.1 Aspectos jurdicos de carter alimentar ......................................................................... 24 3.2 Dever de prestar alimentos: inadimplemento e seqelas .............................................. 28 3.3 Modalidades de prises.....................................................................................................32 3.4 A priso civil por dvida no direito brasileiro ................................................................ 33 4 PECULIARIDADES DA PRISO CIVIL POR DVIDA ALIMENTAR...........................38 4.1 Durao da coao pessoal .............................................................................................. 38 4.2 Tipo de Priso Civil .......................................................................................................... 39 4.3 Natureza jurdica da Priso Civil ................................................................................... 40 4.4 Dvida Pretrita ................................................................................................................ 41 5 A EFICCIA DA PRISO CIVIL NO PROCESSO DE EXECUO ALIMENTAR .....43 5.1. A Execuo de Alimentos na prtica............................................................................. 44 6 INSTRUMENTOS EXISTENTES EM OUTROS SISTEMAS JURDICOS...................... 50 7 CONSIDERAES FINAIS...................................................................................................................54 REFERNCIAS.......................................................................................................................56

1 INTRODUO
Dada a grande importncia que a questo dos alimentos apresenta no ordenamento jurdico brasileiro, sendo inclusive, as regras que a disciplinam de ordem pblica, demonstra ser de grande relevncia para o Estado, pois envolve pessoas, e dessa preocupao com a pessoa que esse trabalho encerra, no o ser abstrato e sim o sujeito dotado de dignidade que aparece na relao jurdica, quer seja o credor, quer seja o devedor de alimentos. Adota-se como ncleo da pesquisa a questo da priso civil do devedor inadimplente de alimentos (de ndole parental) dentro do ordenamento jurdico nacional, que, apesar de no ser uma punio ao inadimplemento do devedor, no deixa de ser uma pena, que como tal, recai sobre o corpo, dado que constituir, por si s, um atentado contra a dignidade humana (principal vetor do sistema jurdico). O surgimento dos Direitos Humanos, consubstanciados num conjunto de direitos protetivos pessoa, cujo eixo axiolgico o princpio da dignidade da pessoa humana, que se traduz na autonomia e no direito de autodeterminao de cada pessoa, impulsionou profundas modificaes no mbito jurdico, fazendo emergir dos ditames constitucionais o regime dos direitos fundamentais, os quais no podem sofrer nenhum tipo de agresso por qualquer atitude estatal. Pressuposto a isso, sendo totalmente proibida a priso civil por dvida, ou seja, nenhuma atividade legislativa pode, em razo de sua competncia, prever qualquer sano, tanto de natureza civil quanto de natureza penal (exceto os casos previstos pela Constituio Federal), pelo no pagamento de uma obrigao pecuniria. Assim, a priso civil do devedor de alimentos, permitida por exceo pela Carta Magna de 1988, dever ser analisada tendo como suporte fundamental o respeito aos direitos fundamentais, direitos esses que esto no prprio mvel da existncia do ser humano. Ao lado da vida, a liberdade o direito maior do cidado e ambas se complementam, dada sua interdependncia. A decretao da priso do devedor de penso alimentcia, em alguns casos agiliza a resoluo do inadimplemento, entretanto, em outros inviabiliza, posto que, por vezes o

10

aprisionamento presta-se notadamente para agravar as condies de contribuio do alimentante, j que confinado, no tem capacidade de trabalho e, sem receber, tambm no pode fornecer alimentos, justificando a continuao de sua inadimplncia. Sem adentrar no mrito da questo lentido do Judicirio brasileiro, fato que torna varas de famlia abarrotadas de processos, a grande maioria buscando os efeitos da assistncia alimentar, uma obrigao inadivel, que infelizmente espera dias, meses, s vezes anos na prateleira sua vez chegar. Dessa forma, no decorrer da presente pesquisa, sero analisados os conflitos gerados por este tipo de priso civil, bem como verificar se esse procedimento realmente eficaz. Dentre alguns questionamentos da rea, abordaremos esses: 1. A autorizao para a medida de priso civil nos dias atuais, fere os direitos fundamentais de dignidade da pessoa humana e de liberdade do cidado? 2. Na prtica, a decretao da priso civil por inadimplemento alimentar eficaz no plano jurdico brasileiro, e corrobora para satisfazer rapidamente o crdito do alimentando? Tem-se ento, como objetivo geral, analisar uma das permisses constitucionais para a priso civil do devedor de alimentos, no tocante aos aspecto histrico, infraconstitucional e principalmente, no tocante ao aspecto constitucional, por dar nfase aos interesses da pessoa humana. Os objetivos especficos so: Abordar aspectos peculiares e os efeitos da medida de priso do devedor voluntrio e contumaz de alimentos, dentro do ordenamento jurdico ptrio, notadamente, dos conflitos travados entre a hiptese de priso civil prevista na norma autorizativa, em detrimento dos direitos fundamentais da dignidade da pessoa humana e de liberdade do cidado; mostrar se na prtica a priso civil por inadimplemento alimentar eficaz e se corrobora para satisfazer rapidamente o crdito do alimentando. Em relao aos aspectos metodolgicos, as pesquisas sero investigativas bibliogrficas, uma vez que melhor explica o problema a partir de referncias tericas e documentais, pois possibilita o contato direto com o fenmeno a ser estudado atravs de pesquisas on-line, Leis, Resolues e Projetos de lei. No que tange tipologia de pesquisa, esta , segundo a utilizao de resultados, pura, visto ser realizada apenas com o intuito de aumentar o conhecimento, sem transformao da realidade e segundo a abordagem, qualificativa, com a observao intensiva de determinados fenmenos sociais em determinados grupos. Quanto aos objetivos, a pesquisa exploratria, definindo objetivos e

11

buscando maiores informaes sobre o tema e descritiva, descrevendo os fatos, sua natureza, causas, mudanas e relaes com outros fenmenos. No primeiro captulo (Introduo) apresenta-se de uma forma geral o contedo do trabalho pesquisado, explicitando-se o problema estudado, as hipteses de pesquisa e os objetivos do mesmo. No segundo captulo (Desenvolvimento Histrico da Priso Civil) faz-se uma abordagem na evoluo desse sistema, principiando pelas antigas civilizaes, passando pela Idade Mdia, at chegar aos dias atuais, estabelecendo as mudanas que ocorreram na evoluo da sociedade em detrimento da priso civil; na seqncia analisa-se as regras e os princpios constitucionais com nfase na priso civil por dvida, explicitando-se algumas consideraes relativas aos direitos humanos, mais precisamente sobre a dignidade do homem. No terceiro captulo (Direito Alimentar e Priso Civil) aborda-se os conceitos jurdicos referentes a alimentos, o dever de prestar alimentos e as seqelas derivadas de seu inadimplemento; as modalidades de prises e a priso civil por dvida no direito brasileiro. No quarto captulo (Peculiaridades da priso civil por dvida alimentar) suscita-se vrias questes controvertidas e de notria importncia. No quinto captulo (A eficcia da Priso Civil no Processo de Execuo Alimentar) questiona-se sobre a eficcia dessa forma de cobrana alimentar, como na prtica ela absorvida pelo alimentando que, num primeiro momento julga-se protegido da conhecida lentido judicial, convencido de que detm nesse ttulo executivo, influenciado pela natureza especial de alto teor coercitivo o seu direito certo e, portanto, imagina que est liberto do dramtico desequilbrio que usualmente provoca um processo judicial facilmente esticado no tempo. Finalmente o sexto captulo (Instrumentos existentes em outros sistemas jurdicos) mostra como tratada a questo do inadimplemento a alimentos em outros sistemas jurdicos, demonstrando possveis solues para o caso brasileiro. Diante disso, uma pesquisa que aborde referida matria, ratifica sua importncia, em termos jurdicos e sociais, e enaltece pontos relevantes sobre o assunto.

12

2 DESENVOLVIMENTO HISTRICO DA PRISO CIVIL


A priso Civil bastante antiga, foi prevista nos cnones das civilizaes orientais, dentre eles o Cdigo de Hamurabi, da Babilnia, e o Cdigo de Manu, da ndia. Teria sido aplicada no Egito, poca do Novo Imprio, poca em que se acreditava que os deuses eram testemunhas do que fora pactuado entre credor e devedor, menosprezando sua inadimplncia. Em Roma, a regulamentao se encontrava na Lei das XII Tbuas, a qual permitia que a execuo contra o inadimplente se desse sobre o seu prprio corpo, posto que poderia tornar-se escravo de seu credor. Se os credores fossem vrios, o cidado poderia ser esquartejado ou vendido a um terceiro, atravs de certos requisitos. Demonstra-se na seqncia (Lei das XII Tbuas, 2005, on line):
Tbua terceira Dos direitos de crdito: [...] 4. Aquele que confessar dvida perante o magistrado, ou for condenado, ter 30 dias para pagar. 5. Esgotados os 30 dias e no tendo pago, que seja agarrado e levado presena do magistrado. 6. Se no pagar e ningum se apresentar como fiador, que o devedor seja levado pelo seu credor e amarrado pelo pescoo e ps com cadeias com peso mximo de 15 libras; ou menos, se assim o quiser o credor.

Com o decorrer dos sculos, o povo passou a clamar por penas menos cruis para aqueles que possussem dvidas para com seus credores. Surge, ento, a Lex Poetelia Papiria, em 326 a.C, que, conforme Azevedo (2000, p. 27): estabeleceu que o inadimplemento passaria a ensejar no mais a execuo pessoal do devedor, mas to somente a execuo patrimonial do devedor. Assenta ainda o autor: que existiam algumas excees, tais como as dvidas provenientes de delitos, nas quais permitia a execuo da prpria pessoa. Como ltimo momento, encontra-se a priso como meio vexatrio de coero, compelindo-se o devedor a no sonegar economias em prol de seus dependentes ou credores. As penas cruis diminuram sensivelmente, e at mesmo a priso civil foi posta margem do pagamento de dvidas com credores.

13

Com a evoluo do Direito Romano, endereou-se a execuo aos bens do devedor, e no mais sua pessoa. Acrescenta Azevedo (2000, p.34):
A Lex poetelia Papiria, com a execuo patrimonial, foi abrindo campo ao surgimento do instituto da fraude contra credores. Realmente, sendo o patrimnio do devedor o objetivado na execuo do interesse crediticio, era necessrio que ele mantivesse ntegro, para suportar esse ato executrio, sendo bastante para a satisfao do crdito.

No perodo medieval, com a invaso dos Brbaros criou-se clima propcio para que ressurgisse a priso por dvida, como assevera Azevedo (2000, p. 35): voltou, portanto, o devedor inadimplente a tornar-se servo de seu credor. Regrediu, assim, a histria aos fatos ocorridos na primitiva Roma. Este estado de coisas vigorou at fins do sculo XIX, quando gradativamente pases que se deram conta do absurdo j reconhecido no passado pela lex Poetelia Papiria se dispuseram a mudanas. Na Frana, a priso civil por dvida, ou contrainte par corps surgiu por volta do ano 1200, sendo abolida em 1274 e readmitida em alguns casos. Mantida pelo rei Lus XIV desde 1563, sustentou-se at a Revoluo Francesa de 1789, quando a Declarao dos Direitos dos homens restringiu a priso s dvidas comerciais para estrangeiros, e em alguns casos excepcionais para dbitos civis. Abolida pela Conveno em 1793, e reincorporada pelo Cdigo Napolenico de 1804, cabia somente no caso de depsito necessrio. Na Itlia, o arresto personale per debiti foi excludo do ordenamento jurdico em 1877, mas conservado nos casos de execuo de condenao criminal, para indenizao. Em 1942, com o advento do Cdigo Civil, o tema foi eliminado do cenrio civil. Em nosso pas, durante grande perodo, por sermos colnia de Portugal, se aplicou o direito lusitano. Mesmo com a nossa independncia, a Assemblia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio, pela Lei de 20.10.1823, determinou que em nosso pas continuasse a viger, as ordenaes, leis, regimentos, alvars, decretos e resolues portugueses. Segundo Azevedo (2000, p. 57): at o incio do sculo XV, j estava bem delineado, no Direito portugus, o instituto da priso civil por dvida, no podendo esta ser decretada sem que fossem, antes, executados os bens do devedor. As Ordenaes Afonsinas, assim como as Ordenaes Manuelinas, determinavam a priso do devedor somente aps sua condenao judicial definitiva e aps a execuo dos seus

14

bens. As Ordenaes Filipinas de 1603, previam a priso do depositrio infiel e proibiam a priso da mulher por dvida, acrescenta Azevedo (2000, p. 59): ainda que fossem condenadas por sentena, salvo se fossem mulheres solteiras pblicas, a no ser que por aluguis de vestidos e jias. Mulher solteira pblica era a prostituta. O perodo luso-brasileiro encerrouse com a edio do Cdigo Civil Portugus, em 1867. At essa promulgao, a lei, a doutrina e a jurisprudncia eram comuns a Portugal e ao Brasil.

2.1 Regras Constitucionais


A Constituio Poltica do Imprio do Brasil, de 25.03.1824, como tambm a Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil, de 24.02.1891, com as emendas de 07.09.1926, bem como a Constituio de 10.11.1937, foram omissas quanto ao tratamento da priso civil por dvidas. J a Constituio de 16.07.1934 no n. 30 de seu artigo 113, foi incisiva, no admitiu excees, estabeleceu: no haver priso por dvidas, multas ou custas. A vinculao do patrimnio do devedor ao cumprimento da obrigao se estabeleceu claramente no Cdigo Civil de 1916, em seu artigo 1.518, correspondente ao artigo 652, do Cdigo Civil atual, assentou-se a priso civil, versando apenas para o depositrio infiel. O Cdigo de Processo Civil de 1939 estampou em seu contedo a priso civil, assim como o fez o Cdigo de 1973, atualmente vigente, com suas alteraes. As Constituies de 1946 e de 1967, assim como a Emenda Constitucional n 1/69, excepcionaram o devedor de alimentos e o depositrio infiel, com uma redao bem semelhante a atual Constituio de 5 de outubro de 1988, afastando a priso de natureza civil, e mantendo as excees. Verifica-se (Constituio Federal de 18.09.1946):
Art 141 - A Constituio assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade dos direitos concernentes vida, liberdade, a segurana individual e propriedade, nos termos seguintes: [...] 32 - No haver priso civil por dvida, multa ou custas, salvo o caso do depositrio infiel e o de inadimplemento de obrigao alimentar, na forma da lei.

Observa-se que o transcurso histrico constitucional em matria de priso civil muito oscilante, ora acata o instituto, ora silencia e ora no autoriza, mas abriu excees, o que trata o dispositivo do artigo 5, inciso LXVII da atual Constituio Federal:

15

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...] LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;

O texto da Carta Magna (CF/88), apesar de ter mantido o mesmo significado originalmente, inovou ao tratar a obrigao alimentar, agora com o carter voluntrio e inescusvel, portanto, preciso que o devedor queira descumprir sua obrigao e no tenha qualquer desculpa, para tanto. Se o descumprimento, adverte Azevedo (2000, p. 72): for involuntrio, sem qualquer participao da vontade do devedor, nenhuma culpa pode existir de sua parte. Nesse patamar, entende-se que a Constituio de 1988, alm de restaurar a democracia, pretendeu assegurar as garantias individuais do cidado, e dentro deste prisma, pode-se vislumbrar que a manuteno da priso do devedor inadimplente pode ser considerada regra a ser enfocada em face dos princpios fundamentais. Notadamente, por ser essa medida extrema, considerada reminiscncia dos tempos em que o devedor respondia corporalmente pelas obrigaes no atendidas. Argumenta Bastos (1989, p. 305): nos tempos modernos, j no se aceita, mais, que seja preso o devedor inadimplente, devendo executar-se seu patrimnio. No entanto, a Constituio abre duas excees, e aduz (1989, p. 306):
A priso de que trata a Constituio de natureza civil. Com isto quer-se significar que ela no visa aplicao de uma pena, mas to-somente a sujeio do devedor a um meio extremamente violento de coero, diante do qual, de se presumir, cedam resistncias do inadimplente. por isto que, paga a penso ou restitudo o bem depositado, automaticamente cessa a priso.

2.2 A proibio da priso civil como um direito fundamental


A Carta Magna atual clara ao disciplinar que ningum ser privado de sua liberdade por dvida, salvo quando por inadimplemento de obrigao alimentar ou depositrio infiel. Como o artigo 5, LXVII, encontra-se no captulo dos direitos e deveres individuais e coletivos, inserida no Ttulo II da Constituio, que trata dos direitos e garantias fundamentais, notrio que a proibio da priso civil por dvida constitui-se num verdadeiro direito fundamental protegido pela Constituio.

16

Isto posto, sendo a liberdade um direito de defesa do cidado, oportuno externar algumas colocaes sobre os direitos fundamentais, especificamente sobre o direito liberdade. A ligao primordial dos direitos fundamentais liberdade e dignidade humana, nos seus teores histricos e filosficos, demonstra a pertinncia desses direitos, ao qual so inerentes da pessoa humana, delineando sua universalidade como teor central das constituies caracterizadas pelo Estado Democrtico de Direito. De acordo com Bonavides (1997, p. 516), a universalidade se manifestou pela primeira vez, com a descoberta do racionalismo francs da Revoluo, por ensejo da clere Declarao dos Direitos do Homem de 1789. A partir da Declarao francesa, notou-se que esta tinha um grau de abrangncia muito mais significativo do que as declaraes inglesas e americanas, posto que, segundo Bonavides (1997, p. 516) ... se dirigiam a uma camada social privilegiada (os bares feudais), quando muito a um povo ou a uma sociedade que se libertava politicamente, conforme era o caso das antigas colnias americanas, ao passo que a Declarao Francesa de 1789 tinha por destinatrio o gnero humano. A Declarao francesa designava um carter humano de grande valia, assumindo sua universalidade. Demonstrava a carta, o reflexo do pensamento poltico europeu do sculo XVIII, que tinha como objetivo principal liberao do homem das regras caducas do absolutismo e do regime feudal. A partir desses momentos histricos inerentes aos direitos fundamentais, observa-se que os direitos do homem munidos tambm do direito de liberdade, ganharam fora e legitimidade. Externaria-se ento dentro dos direitos fundamentais as caractersticas de direitos naturais, inalienveis e sagrados, caracteres prprios das sociedades democrticas. Assim, surgem os direitos fundamentais de primeira gerao, que aps todo perodo revolucionrio do sculo XVIII, marcado pelo teor individualista (direitos de defesa, direitos do indivduo frente ao Estado), externou-se os caracteres base de todo escopo essencial dos direitos fundamentais. Postulados pela historicidade em toda sua evoluo,

institucionalizaram-se trs premissas gradativas: a liberdade, a igualdade e posteriormente a fraternidade.

17

Segundo Bonavides (1997, p. 516), os direitos fundamentais de primeira gerao so os direitos da liberdade, os primeiros a constarem do instrumento normativo constitucional, a saber, os direitos civis e polticos, que em grande parte correspondem, por um prisma histrico, quela fase inaugural do constitucionalismo do ocidente. A partir dos chamados direitos de primeira gerao, nota-se a ampliao da rea de defesa do indivduo frente atuao do Estado, e a proibio da priso por dvida como um direito fundamental, faz surgir perante este Estado, um certo grau de incompetncia, ou seja, esses direitos representavam uma atividade negativa por parte da autoridade estatal, de no violao da esfera individual. Os direitos humanos1 so direitos bsicos, portanto, imprescindveis dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, que no dizer de Moraes (2003, p. 50), assim define-a:
A dignidade da pessoa humana: concede unidade aos direitos e garantias fundamentais, sendo inerente s personalidades humanas. Esse fundamento afasta a idia de predomnio das concepes transpessoais de Estado e Nao, em detrimento da liberdade individual. A dignidade um valor espiritual e moral inerente pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida e que traz consigo a pretenso ao respeito por parte das demais pessoas, constituindo-se um mnimo invulnervel que todo estatuto jurdico deve assegurar, de modo que, somente excepcionalmente, possam ser feitas limitaes ao exerccio dos direitos fundamentais, mas sempre sem menosprezar a necessria estima que merecem todas as pessoas enquanto seres humanos.

Emergindo dos prprios ditames constitucionais, o regime dos direitos fundamentais no pode sofrer nenhum tipo de agresso por qualquer atitude estatal. Pressuposto a isso, sendo totalmente proibida a priso civil por dvida, nenhuma atividade legislativa pode, em razo de sua competncia, prever qualquer sano, tanto de natureza civil quanto de natureza penal (exceto os casos previstos pela Constituio), pelo no pagamento de uma obrigao pecuniria. O direito constitucional da liberdade do homem, na Repblica Federativa do Brasil, assegurado pelo artigo 5 da Constituio Federal de 1988. No apenas as legislaes contemporneas, mas doutrinadores do passado, h muito censuram a cominao de priso civil, dentre eles lvaro Villaa de Azevedo, cujas
1

Direitos humanos consiste em um termo de uso comum, mas no categoricamente definido. Esses direitos so concebidos de forma a incluir as reivindicaes morais e polticas que, no consenso atual, todo ser humano tem ou deve ter perante sua sociedade ou governo.

18

manifestaes j foram anteriormente citadas. Diante do mesmo enfoque ressalta Queiroz (2004, p. 140):
No se pode negar que constitui uma aberrao do direito admitir que algum, ainda hoje, possa responder com o prprio corpo pelo inadimplemento de uma obrigao, considerando que desde a lex Poetelia Papiria, nos idos do ano 326 a.C., fora abolida tal forma de sano. Alm disso, existem fundamentos na prpria Lei Maior a incitar o intrprete a essa nova compreenso, cujo escopo eliminar o constrangimento a que se submete o devedor inadimplente, a fim de ser, incondicionalmente, respeitada a dignidade humana, preservando o seu direito fundamental de ir e vir.

O Constituinte de 1988 considerou a dignidade da pessoa humana como ncleo do sistema, norma orientadora do ordenamento constitucional e do infraconstitucional, dignidade que deve ser preservada, porquanto sem ela no h a efetivao dos direitos da personalidade. Acrescenta Andrade (2003, p.293):
No pode admitir-se que na vida social privada as pessoas, mesmo em situao de igualdade, possam ser tratadas ou admitirem ser tratadas como se no fossem seres humanos. Tal seria a negao do axioma antropolgico que d fundamento prpria idia de direitos fundamentais. Por isso a dignidade humana, enquanto contedo essencial absoluto do direito, nunca possa ser afetada esta a garantia mnima que se pode retirar da Constituio.

A priso quer seja prevista na rea civil ou penal, deve respeitar os princpios constitucionais do processo, se isso no ocorrer, haver a infrao dos fundamentos basilares da jurisdio brasileira, alm de atingir o Estado Democrtico de Direito, posto que o magistrado, investido de suas funes, estar exercendo sob o aspecto ditatorial sem qualquer embasamento jurdico.

2.3 Coliso de princpios constitucionais


incontroverso o fato de que a Constituio Federal ao ter dado prevalncia ao cidado e seus direitos fundamentais, guardou contradio em seus textos. verdade que as normas constitucionais, muitas vezes, parecem conflitantes, ou at mesmo antagnicas, como o caso dos conflitos travados entre a hiptese de priso civil prevista na Constituio, em detrimento do princpio fundamental da dignidade humana, e o seu direito fundamental de ir e vir, tema do presente estudo. H, sem dvida, constante tenso entre as normas constitucionais. Essa tenso existente entre as normas conseqncia da prpria carga valorativa inserta na Carta Magna, que, desde o seu nascedouro, incorpora, em uma sociedade pluralista, os interesses das

19

diversas classes componentes do Poder Constituinte Originrio. Esses interesses, como no poderia deixar de ser, em diversos momentos, no se harmonizam entre si em virtude de representarem a vontade poltica de classes sociais antagnicas. Surge, ento, dessa pluralidade de concepes tpica de um Estado Democrtico de Direito que a frmula poltica adotada pelo Brasil um estado permanente de tenso entre as normas constitucionais. Como explica Bonavides (2000, p. 434):
A Constituio de si mesma um repositrio de princpios s vezes antagnicos e controversos que exprimem o armistcio na guerra institucional da sociedade de classes, mas no retiram Constituio seu teor de heterogeneidade e contradies inerentes, visveis at mesmo pelo aspecto tcnico na desordem e no carter dispersivo com que se amontoam, considerao do hermeneuta, matria jurdica, programas polticos, contedos sociais e ideolgicos, fundamentos do regime, regras materialmente transitrias, embora formalmente institucionalizadas de maneira permanente e que fazem, enfim da Constituio um navio que recebe e transporta todas as cargas possveis, de acordo com as necessidades, o mtodo e os sentimentos da poca.

Em sua obra, Moraes (2003, p. 43) enfatiza:


O conflito entre direitos e bens constitucionalmente protegidos resulta do fato de a Constituio proteger certos bens jurdicos (sade pblica, segurana, liberdade de imprensa, integridade territorial, defesa nacional, famlia, idosos, ndios etc.), que podem vir a envolver-se numa relao de conflito ou coliso. Para solucionar-se esse conflito, compatibilizando-se as normas constitucionais, a fim de que todas tenham aplicabilidade, a doutrina aponta diversas regras de hermenutica constitucional em auxlio ao intrprete.

Pelo fato dos princpios se constiturem em um sistema aberto, ou seja, permitirem uma compreenso fluida e plstica, j se subentende que podem existir fenmenos de tenso entre esses princpios componentes dessa dinmica ordem sistmica. Nos casos concretos, muito comum o jurista se deparar com dois princpios conflitantes. a chamada coliso de princpios. A situao de regras incompatveis entre si denominada antinomia. H trs critrios tradicionais, apontados por Barroso (1999 p. 66): o da hierarquia pelo qual a superior prevalece sobre a inferior - o temporal onde a lei posterior prevalece sobre a anterior -, e o da especializao em que a lei especfica prevalece sobre a lei geral. Assim, no caso de duas regras em conflito aplica-se um desses trs critrios, na forma de tudo ou nada (no all or nothing). Comenta Santos (1999, p. 44): Se se do os fatos por ela estabelecidos, ento a regra vlida e, em tal caso, deve-se aceitar a conseqncia que ela fornece; ou a regra invlida e, em tal caso, no influi sobre a deciso. Para Espndola (1999, p. 242): no caso de coliso de princpios constitucionais, no se trata de antinomia, vez que no se pode

20

simplesmente afastar a aplicao de um deles. Portanto, no h que se falar em aplicao desses critrios para solucionar eventual coliso de princpios constitucionais. Conforme assevera Canotilho (2002, p. 481):
Assim, por ex., se o princpio democrtico obtm concretizao atravs do pricpio majoritrio, isso no significa desprezo da proteo das minorias [...]; se o pricpio democrtico, na sua dimenso econmica, exige a interveno conformadora do Estado atravs de expropriaes e nacionalizaes, isso no significa que se posterguem os requisitos de segurana inerentes ao princpio do Estado de direito (princpio de legalidade, princpio de justa indenizao, princpio de acesso aos tribunais para discutir a medida de interveno).

Duas solues foram desenvolvidas pela doutrina estrangeira, e vm sendo comumente utilizada pelos tribunais para solucionar casos em que dois princpios entram em rota de coliso. A primeira a de concordncia prtica (Hesse); a segunda, a da dimenso de peso ou importncia (Dworkin). A concordncia prtica pode ser enunciada da seguinte maneira: havendo coliso entre valores constitucionais (normas jurdicas de hierarquia constitucional), o que se deve buscar a otimizao entre os direitos e valores em jogo, no estabelecimento de uma harmonizao, que deve resultar numa ordenao proporcional dos direitos fundamentais e/ou valores fundamentais em coliso, ou seja, busca-se o melhor equilbrio possvel entre os princpios colidentes. Na dimenso de peso e importncia, quando se entrecruzam vrios princpios, quem h de resolver o conflito deve levar em conta o peso relativo de cada um deles, no se aplicando, tal como ocorre com as regras, o critrio do tudo ou nada. Somente diante do caso concreto ser possvel resolver o problema da aparente coliso de princpios, atravs de uma ponderao (objetiva e subjetiva) de valores, conforme salienta Barroso (1999, p. 256):
A impossibilidade de chegar-se objetividade plena no minimiza a necessidade de se buscar a objetividade possvel. A interpretao, no apenas no direito como em outros domnios, jamais ser uma atividade inteiramente discricionria ou puramente mecnica. Ela ser sempre o produto de uma interao entre o intrprete e o texto, e seu produto final conter elementos objetivos e subjetivos. E bom que seja assim. A objetividade traar os parmetros de atuao do intrprete e permitir aferir o acerto de sua deciso luz das possibilidades exegticas do texto, das regras de interpretao (que o confinam a um espao que, normalmente, no vai alm da literalidade, da histria, do sistema e da finalidade da norma) e do contedo dos princpios e conceitos de que no se pode afastar. A subjetividade traduzir-se- na sensibilidade do intrprete, que humanizar a norma para afeio-la realidade, e permitir que ele busque a soluo justa, dentre as alternativas que o ordenamento lhe abriu.

21

A objetividade mxima que se pode perseguir na interpretao jurdica e constitucional a de estabelecer os balizamentos dentro dos quais o aplicador da lei exercitar sua criatividade, seu senso do razovel e sua capacidade de fazer justia no caso concreto.

Diante da situao ftica, o intrprete, por meio de uma anlise necessariamente tpica, ter que verificar, seguindo os critrios apontados acima (objetivos e subjetivos), qual o valor que o ordenamento, em seu conjunto, deseja preservar naquela situao, sempre buscando conciliar os dois princpios em coliso. Esta a busca da composio dos princpios. Nesse caso, a legitimidade da interpretao apenas ser preservada na medida em que, em cada caso, informada pelo critrio da proporcionalidade, mediante um juzo de ponderao, conforme leciona o constitucionalista Canotilho (2002, p. 270):
Quando se chegar concluso da necessidade e adequao da medida coactiva do poder pblico para alcanar determinado fim, mesmo neste caso deve perguntar-se se o resultado obtido com a interveno proporcional carga coativa da mesma. Est aqui em causa o princpio da proporcionalidade em sentido restrito, entendido como princpio da justa medida. Meios e fim so colocados em questo mediante um juzo de ponderao, com o objetivo de se avaliar se o meio utilizado ou no desproporcionado em relao ao fim. Trata-se, pois de uma questo de medida ou desmedida para se alcanar um fim: pesar as desvantagens dos meios em relao s vantagens do fim.

O princpio da proporcionalidade deve ser utilizado pelo operador do direito como meta-princpio, ou seja, como princpio dos princpios, visando, da melhor forma, preservar os princpios constitucionais em jogo. Os doutrinadores que tm se dedicado ao estudo deste princpio lembram que o mesmo decorrncia do due process oflaw. Aponta-se da obra de Barroso (1999, p. 233) um exemplo elucidativo para servir de parmetro:
Suponha-se por ilustrao, que o Museu Imperial, desejando assegurar mais silncio e tranqilidade aos seus visitantes adultos, proba o ingresso de menores de quatorze anos. O prejuzo que tal medida traz formao cultural e humanstica dos jovens interessados em visitar o museu , por certo, superior ao desejo dos demais freqentadores de no conviverem com o burburinho infantil ou adolescente.

A doutrina tem apresentado opinies controvertidas, mas vrias vozes tm se colocado contra o constrangimento provocado pela priso civil, sobretudo por ser uma medida de injustificada violncia e de excesso notrio, pois o devedor inadimplente no um delinqente, no cometeu nenhum crime, caso em que se justificaria a privao de sua liberdade. Nesse sentido o que afirma Azevedo (2000, p. 189):
Desse modo, com esses mecanismos de agilizao executiva do patrimnio do devedor, como por ns propostos e com o aperfeioamento dos demais especialistas, com onerao, por meio de multas e das despesas de remoo de bens, de pagamento de transporte dos mesmos, de avaliador e de leiloeiro e das custas

22

processuais, estar o devedor desmotivado a qualquer sonegao de bens ou de pagamento, mormente quando declarar falsamente ou simular situao de insolvncia, faltando com a devida cooperao ao juzo, cometendo crime contra a administrao da justia. Para que tudo ocorra, antes deve expurgar-se o texto constitucional, vedando-se completamente quaisquer espcies de priso civil por dvida, para que o direito atual no tenha razes no passado, j extinto e que no se coaduna com a realidade contempornea.

Torna-se imperioso fazer do respeito aos direitos fundamentais contidos na Carta Maior uma bandeira para levantar-se em qualquer situao que se desvirtue, assim garantiremos uma sociedade mais justa, solidria e igualitria.

23

3 DIREITO ALIMENTAR E PRISO CIVIL


Para o Estado, a famlia2, seja qual for a sua origem, a instituio social mais importante, e por ele protegida constitucionalmente. O grupo familiar sempre existiu, desde os primrdios da humanidade, gerando entre seus membros, relaes sociais e jurdicas de direitos e deveres. Sendo assim, a tutela do grupo familiar, no interesse do Estado, obriga seus membros ao zelo e ao auxlio mtuo. E dessa ajuda recproca, resolveram denomin-la de alimentos. A prestao alimentcia abrange no apenas as suas compreensveis requisies de ndole material, tambm compreendem uma indissocivel carga de deveres morais facilmente delineados pela obrigao atribuda aos pais, por suas ligaes parentais, de criar e educar seus filhos dentro de critrios de higidez psquica e inarredveis preceitos ticos de solidariedade familiar. No tocante aos esposos e conviventes, assevera Madaleno (2007, on line):
...os alimentos so recprocos e regidos pelo dever da mtua assistncia de um para com o outro, quando concretamente necessrio. socorro pecunirio, herdado de uma superada modelagem econmica domstica, onde apenas um dos parceiros tinha o encargo de prover materialmente a famlia por ele constituda. A mulher era mantida como dependente do marido, num sistema de chefia masculina do casamento, onde o varo conservava o compromisso moral e legtimo de incluir seu cnjuge como mais um dos destinatrios dos recursos que ele precisava distribuir entre os seus diferentes dependentes.

A obrigao alimentcia por sua insero no ncleo da famlia, constitui estudo sobre o qual interessa ao Estado, sociedade e famlia. Para atender aos propsitos do presente trabalho, importante que se trace algumas consideraes relevantes, especialmente no que concerne a alimentos.

Forma de classificao atual da famlia brasileira: matrimonial a constituda pelo casamento civil ou religioso com efeitos civis (CF, Art. 226, 1 E 2); no-matrimonial a constituda pela unio estvel entre o homem e a mulher devendo a lei facilitar sua converso em casamento (CF, art. 226, 3); monoparental a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (CF, art. 226, 4).

24

3.1 Aspectos jurdicos de carter alimentar


Alimentos um direito garantido na Constituio Federal em seu art. 5, caput, na qual se expressa que a obrigao alimentar um modo de garantir sobrevivncia, pressuposto mnimo de uma existncia digna, a fim de preservar os direitos bsicos (sade, educao e lazer). Na acepo do Direito, como afirma Azevedo (2000, p.139): Alimentos so os valores prestados em dinheiro ou em espcie, para assegurar a algum sua sobrevivncia Os alimentos, por sua prpria natureza, so inerentes ao ser humano. E, nesta perspectiva a obrigao alimentar deriva da lei e se assenta numa relao de parentesco. Ensinam Oliveira e Muniz. (1988, p. 57): Nessa medida ela expresso da solidariedade familiar. Por ser uma relao obrigacional brotada no parentesco inegavelmente tem natureza patrimonial, mas nela predomina a pessoalidade. Ressalta Marmitt (1989, p. 62): algo personalssimo, vez que o objeto da relao incide sobre a pessoa, sobre o cidado, e no sobre o seu patrimnio. Sua caracterstica , pois, extrapatrimonial. A palavra alimentos possui um sentido amplo, no dizer de Miranda (1974, p. 207): no qual se encerra tudo quanto for imprescindvel ao sustento, habitao, ao vesturio, ao tratamento de enfermidade e s despesas de criao e educao, Tal assertiva comprovada por Venosa (2003, p. 358): Assim alimentos, na

linguagem jurdica, possuem significado bem mais amplo que no sentido comum, compreendendo, alm da alimentao, tambm o que for necessrio para a moradia, vesturio, assistncia mdica e instruo. Portanto, os alimentos tm como escopo suprir as necessidades vitais de uma pessoa, ou seja, tudo o que for preciso para atender s necessidades da vida. A obrigao por alimentos nasce com o ser humano, pois inerente prpria sobrevivncia da pessoa enquanto lhe faltarem meios prprios para obt-los sozinha, portanto, determinar a lei quem dever supri-los, se assim for exigido. Ser mtua e recproca a obrigao entre descendentes e ascendentes, consoante dispe o art 1.696 do Cdigo Civil Brasileiro:
Art. 1.696 O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros.

25

Na esfera do direito de famlia, o dever de alimentar uma manifestao do dever moral sob o prisma da solidariedade familiar. Consoante dispe o art. 1.694 do Cdigo Civil:
Art. 1.694 Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao.

O direito a alimentos no pode ser renunciado nem cedido, no deve ser objeto de transao, situando-se na seara dos direitos indisponveis, dada a necessidade vital que assim caracteriza esse direito. irrenuncivel, mas no impede que o credor deixe de exerc-lo. Por ser de carter pessoal, no se transmite, dessa forma, a intransmissibilidade decorre da feio personalssima da qual se revestem os alimentos, embora o art. 1.700 do Cdigo Civil Brasileiro disponha que os alimentos se transmitem aos herdeiros do devedor na forma do art. 1.694 da mesma Lei. Nesta particularidade, o Cdigo Civil dirimiu as dvidas havidas com a vigncia do art. 23 da Lei 6.515/77. A melhor interpretao permite apreender nesse contexto no apenas as parcelas vincendas e no pagas, bem como transmitir a obrigao alimentar nos limites da fora da herana deixada, consoante o art. 1.792 do Cdigo Civil, preservando a finalidade de proporcionar uma existncia digna ao alimentando. A imprescritibilidade est disposta no art. 206, pargrafo segundo, do Cdigo Civil, nada obstante, quanto s prestaes vencidas, que so prescritveis, o Cdigo tratou da matria diminuindo de cinco para dois anos a pretenso para haver as prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem. Independente de serem provisionais ou definitivos, os alimentos no sero objeto de devoluo por parte de quem os pagou. No mesmo vis, no se compensam dvidas alimentares, pois a esse ttulo desvirtuaria-se o objetivo dos alimentos, os quais visam proporcionar a sobrevivncia de quem os pede. ainda os alimentos, uma dvida de valor mensurada pela possibilidade e fundada na necessidade. Tanto os alimentos ditos naturais ou necessrios (necesarium vitae), como aqueles indispensveis subsistncia (alimentao, vesturio, sade, habitao, etc) e os alimentos civis (necesarium personae), destinados a manter a qualidade de vida do alimentado, sem perder de vista, a capacidade econmica do alimentante. Para que a prestao a alimentos seja de todo legtima, deve haver entre alimentado e alimentante, a existncia do binmio necessidade-possibilidade.

26

O pressuposto essencial para a existncia da obrigao alimentar a real necessidade do alimentando, expressa na inexistncia de bens de sua titularidade, assim como na

impossibilidade de prover seu prprio sustento por meio do trabalho. Entrementes, segundo Venosa (2003, p. 374): se o estado de necessidade derivar de sua culpa, ter o alimentando direito a perceber apenas alimentos naturais do alimentante. E mais, ainda acrescenta (desta feita), Rodrigues (2002, p. 423): que pessoas empregadas, capazes de prover seu prprio sustento, bem como aquelas que no trabalham porque imersas propositadamente no cio, ou ainda que possuam bens cujo rendimento seja suficiente para seu prprio sustento, encontra-se fora da hiptese de incidncia da norma. A posio de Rodrigues (2002, p.143) reflete essa relao:
Para que emerja o direito de pedir alimentos, mister se faz que o alimentrio no tenha bens, nem possa prover, pelo seu trabalho, prpria mantena. [...] Para que a prestao alimentcia seja deferida, ainda se requer que a pessoa de quem ela reclamada a possa fornecer, sem desfalque do necessrio ao seu sustento. No mister que se trate de indivduo igualmente miservel; basta que o indigitado alimentante se fosse obrigado a prestar a penso pedida, ficasse privado do necessrio para o seu sustento.

Por conseguinte, est disciplinado no artigo 1.694, 1 do Cdigo Civil: Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. A propsito, assevera Diniz (1997, p. 359):
O valor da penso alimentcia pode sofrer variaes quantitativas ou qualitativas, uma vez que fixada aps a verificao das necessidades do alimentando e das condies financeiras do alimentante; assim, se sobrevier mudana na fortuna de quem a paga ou na de quem a recebe, poder o interessado reclamar do magistrado, provando os motivos de seu pedido, conforme as circunstncias, exonerao, reduo ou agravao do encargos.

Analisando o artigo 15, da Lei n. 5.478/68, Nery Jnior (2003), explica que, se modificadas as circunstncias de fato ou de direito sob as quais foi proferida a sentena de alimentos j transitada em julgado, poder ajuizar-se outra ao, visando diminuio, a elevao ou a exonerao da penso alimentcia. Trata-se de uma nova ao, diferente da primeira, porque fundada em outra causa de pedir. Alterados a causa de pedir e provavelmente o pedido, j no se pode falar em aes idnticas. A coisa julgada proferida na primeira ao respeitada e continua aparelhando a

27

sentena com o atributo da imutabilidade. Esta nova ao movida com outro fundamento e novo pedido. Prossegue Nery Junior (2003, p. 1872), desta feita, abordando o Art. 28, da Lei n. 6.515/77:
Alterao da sentena de alimentos. A ao adequada para essa providncia a revisional de alimentos. Pela prpria natureza do direito a alimentos, a sentena proferida na ao de alimentos ou revisional de alimentos contm nsita a clusula rebus sic stantibus: enquanto permanecerem as circunstncias de fato e de direito da forma como afirmadas na sentena, esta permanece com sua eficcia inaltervel, modificadas as circunstncias sob as quais foi proferida a sentena, possvel o ajuizamento de nova ao de alimentos (reviso ou exonerao).

No tocante a classificao dos alimentos, so vrios os critrios adotados pelos Doutrinadores. A classificao mais tradicional espelha-se na doutrina de Cahali (2002, p. 18): a) quanto natureza; b) quanto causa jurdica; c) quanto finalidade; d) quanto ao momento da prestao; e) quanto modalidade da prestao.3 Quanto natureza, esclarece Cahali (2002, p. 18), os alimentos podem ser: naturais, se estritamente necessrios sobrevivncia de uma pessoa (alimentao, cura, vesturio e habitao), nos limites do necessarium vitae; ou civis, se abrangerem outras necessidades, intelectuais ou morais, compreendendo o necessarium personae. E prossegue na sua doutrina, demonstrando que, quanto causa jurdica, podero ser de trs espcies (2002, p. 22):
a) da lei: devidos em virtude de uma obrigao legal [...] so aqueles que se devem por direito de sangue (ex iure sanguinis); b) da vontade: decorrem da volitividade das partes envolvidas na relao, tambm denominados de contratuais ou convencionais; c) do delito: tambm chamados de indenizatrios, por representarem a reparao de um dano causado, inseridos nos arts. 948, inciso II, e 949, do Cdigo Civil atual, cujos direitos e obrigaes se transmitem por herana e cujo valor se equipara ao prejuzo sofrido.

Explica ainda quanto finalidade, os alimentos podem ser: provisionais, [...] os concedidos para manuteno do alimentando ou dele e de seus filhos, na pendncia do processo; ou, ainda, regulares ou definitivos, os fixados pelo juiz ou convencionados, por acordo das partes, com prestaes peridicas e de carter permanente.

O desdobramento do conceito de alimentos pode configurar vrias modalidades, decidimos pela classificao mais tradicional, por ser a mais completa. Na presente monografia importa referncia aos alimentos decorrentes de lei (tomada no amplo sentido do sistema jurdico).

28

Esclarece que, quanto ao momento da prestao, os alimentos podem ser futuros (alimenta futura), devidos a partir de uma deciso judicial ou de um acordo; ou pretritos (alimenta praeterita), anteriores a esses aludidos momentos. E por ltimo critrio, na classificao desse mesmo jurista, que quanto s modalidades, o dever alimentar prprio ou imprprio. No primeiro caso, compreende a prestao do que indispensvel, necessrio, manuteno da pessoa; na segunda hiptese, fornecem-se meios idneos aquisio de bens necessrios subsistncia. Resume-se aqui, para fins do trabalho em desdobramento, o conjunto de elementos de base, que informam a relao jurdica alimentar. Aborda-se a partir de seu conceito e natureza jurdica, que sujeitos e espcies se apresentam para caracterizar o vnculo de deveres alimentares a proferidos e que do pressupostos a obrigao alimentar. Posto o dever, torna-se imperioso o seu adimplemento, ou de sua omisso decorremse graves seqelas.

3.2 Dever de prestar alimentos: inadimplemento e seqelas


Como o direito vida o mais sagrado de todos os direitos, imperioso gerar mecanismos que garantam o cumprimento da obrigao de prover o sustento de quem no tem condies de manter-se sozinho. Por isso que o direito a alimentos recebe um regramento especial. No s a ao para buscar a imposio do dever alimentar dispe de lei prpria, mas tambm a execuo da dvida de alimentos dispem de vrias formas procedimentais para obter o seu adimplemento de maneira gil e eficaz. Na verdade os vrios fundamentos que a legislao brasileira construiu para sancionar as conseqncias do inadimplemento da obrigao de alimentos so consubstanciados na Constituio Federal de 1988, a qual por exceo permitiu a priso por dvida do devedor de alimentos. Na seqncia sero abordados os fundamentos legislativos mencionados acima, iniciando-se pelo Cdigo Civil de 2002 (Lei n 10.406/2002), que em detrimento do ponto de vista alimentar, vendo a famlia a partir da obrigao de prestar alimentos, no destoou do

29

Cdigo Civil de 1916, cuja formulao espelhava um modelo formal de famlia, apropriado para a arquitetura do Estado ento concebido, emergindo uma formulao jurdica de deveres parentais, por esse vis acrescenta Fachin (2005, p. 57):
A famlia do cdigo civil do comeo do sculo era hierarquizada, patriarcal, matrimonializada e transpessoal, de forte contedo patrimonialista vez que colocava a instituio em primeiro plano: o indivduo vivia para a manuteno e fortalecimento da instituio, que se caracterizava como ncleo de apropriao de bens nas classes abastadas.

O Cdigo Civil Brasileiro traz dentro do ttulo II (Do Direito Patrimonial) um subttulo (III) consagrados aos Alimentos, por onde o legislador destacou os dispositivos que ajudam a instruir a assistncia alimentar, inclusive resguardando o direito de substituio da lide, consoante dispe o art. 1.698 dessa mesma Lei:
Art. 1.698 Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide.

Na seqncia, o Cdigo de Processo Civil Brasileiro, em que se encontram princpios e regras que tambm devem ser interpretadas luz do texto constitucional, vindo da a possibilidade de buscar a execuo de obrigao alimentar sob pena de coao pessoal. O procedimento est consagrado no artigo 733 dessa Lei, que autoriza a citao do devedor para, em trs dias: efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de faz-lo, sob pena de priso de um a trs meses. As variadas espcies de execuo oficialmente ordenadas no CPC brasileiro so agrupadas na expresso de Araken de Assis (2004, p. 73), em duas classes fundamentais: a sub-rogatria e a coercitiva. No contexto da Sub-rogao, prossegue Araken de Assis (2004, P. 74), figura a expropriao pelo desconto, alienao, adjudicao ou usufruto (arts. 647, 734 e 708, I, II e III, todos do CPC), o desapossamento (art. 625) e a transformao (art. 634). J a coero vale-se da ameaa de priso do art. 733, caput e de imposio de multa em dinheiro, conforme artigos 287 e 644, tambm do CPC. Mas, voltada apenas s obrigaes de fazer. Para finalizar a lista de normas ou procedimentos para obteno do pagamento da dvida alimentar de maneira mais gil e eficaz, a prpria Lei destinada aos Alimentos (Lei 5.478/68, art. 19), que tambm permite o decreto de priso do devedor, desta feita em at 60 dias.

30

Quando esgotados os mecanismos amigveis de cobrana da dvida, a prxima e mais rdua fase processual ser coagir o devedor de alimentos a pagar, tirando-lhe ou ameaando tirar a sua liberdade. O aprisionamento do alimentante, para a maioria dos doutrinadores, soa como um meio processual coercitivo para cumprimento da obrigao, e tem o mesmo carter punitivo dado aos delinqentes, ou seja, seus efeitos so os mesmos: cerceamento da liberdade. Esta uma medida drstica, vexatria, e que traz muitos transtornos para as pessoas envolvidas, particularmente, pais e filhos. Alm do mais esse tipo de priso acaba sendo uma dura pena, consectria de um tratamento igual quele reservado aos criminosos. No mesmo sentido completa Queiroz (2004, p. 156): ainda com o agravante de serem conduzidos tanto os inadimplentes como aqueles que delinqiram a um crcere cujas condies, por impossibilidade real do Estado ou mesmo falta de vontade poltica, ferem fatalmente a dignidade do cidado. De outro lado, o que a realidade ftica demonstra que a pretenso aduzida (na maioria das vezes por parte da mulher), deixa de atingir a finalidade maior que por derradeiro, o suprimento alimentar daquele que necessita, para servir de ndole pessoal, na qual os filhos se tornam objeto do drama da separao mal resolvida dos pais, ou seja, nem sempre por indigncia, mas tambm por esprito de vingana, muitos rus esquecem a premente necessidade do alimentando (especialmente seus filhos), e passam a se esquivar de sua obrigao, visando atingir sua (seu) ex-esposa (o) ou companheira (o), em atitude lamentvel, de pouco respeito aos ditames morais que devem pautar a convivncia humana. Nessa linha de raciocnio, acredita-se a depender do caso concreto, no ser a priso civil um mecanismo to vivel e eficaz, como o querem alguns juristas; por deixar o alimentando (geralmente filhos) de perceber a quantia que lhe destinada, e conseqentemente, ser atingido(a) reflexamente, pois, alm de estar privado(a) do direito alimentos, ainda se v humilhado(a) com a priso (geralmente do pai). considervel, todavia o que o outro lado da realidade est a demonstrar, ou seja, no raro, somente o decreto prisional ou a iminncia do seu respectivo cumprimento, tornam o devedor adimplente de sua prestao. A priso civil apesar de ser combatida ao longo dos tempos, no deixa de ser aplaudida pela populao mais carente, como causa de sobrevivncia de muitas crianas. o

31

que afirma Marmitt (1989, p. 15): O Estado no tem como resolver todas as questes de misria e de penria, quando a mulher abandonada pelo marido, e fica sem possibilidade de sustentar a prole. Ressalta o jurista, na seqncia (1989, p. 18):
Desde Priscas eras, ainda antes do Cristianismo, a orientao a de que no se responde por dvida com o corpo, mas s com o patrimnio. Entretanto, por melhores e mais jurdicos argumentos que se apresentem em tal sentido, a verdade que a priso por vezes se impe, por um dever de conscincia e de justia.

Assim, dvidas no podero existir quanto sano ao descumprimento do dever de alimentos, fundada no princpio da solidariedade abrigado na jurisprudncia. Contudo, o assunto no pode se circunscrever s relaes jurdicas-privadas, pois esse espao compreende debate que chama colao os direitos constitucionalmente assegurados. Do ponto de vista de Fachin (2005, p. 53), que ainda defende:
Os direitos fundamentais, nada obstante, ganham colorao e do o tom que renova os direitos individuais, coletivos e sociais, lanando um novo olhar e um repensar de todo o Direito. O princpio fundante desenha a pessoa como o principal ator dessa nova ordem e a dignidade humana (art. 1, III, da Constituio Federal) como principal vetor desse sistema, dentre outros princpios reitores, formando o alicerce dos direitos e garantias fundamentais, assegurados pelo artigo 5 da Constituio Federal.

O tema questionado, traz lume a necessidade de examinar a situao ftica do aprisionamento dos devedores de alimentos no Municpio de Fortaleza no momento atual matria da jornalista Erilene Firmino (2006, p. 10):
Todos os dias, numa das celas da Decap do Cear h um nmero quase constante de presos devido ao mesmo crime: o no-pagamento da penso alimentcia aos filhos. So cerca de dez por dia, que se revezam na cela. O perfil parecido. Pessoas de baixo poder aquisitivo, sem vnculo empregatcio, com baixa escolaridade, numa segunda relao matrimonial e com filhos menores. A maioria, diz o delegado da Capturas, Francisco Jos Vasconcelos Franco Jnior, passa pouco tempo. Logo ao chegar, mesmo estando desempregado, consegue o dinheiro com amigos e familiares, paga em juzo e solto. H, entretanto, as situaes em que toda a pena, entre 30 e 60 dias, cumprida.

No decorrer da matria jornalstica, foram entrevistados vrios pais inadimplentes, que estavam presos naquela delegacia de capturas, dentre eles, um eletricista autnomo de 35 anos, preso h mais de 40 dias, por uma dvida alimentar de R$ 7 mil. Afirmou que ir cumprir toda a pena, pois no tenho de onde tirar esse dinheiro. A situao do eletricista semelhante a dos demais companheiros de cela. Para eles, apesar de todas as mudanas na sociedade, a lei protege a mulher e penaliza o homem. Para estes casos e outros anlogos, acontece sempre o efeito paradoxal, posto que, a prpria efetividade do direito subjetivo alimentar que est sendo em tese protegida pela

32

priso, sofre soluo de continuidade com o aprisionamento do devedor. Estando preso, no poder realizar suas atividades laborais, das quais decorrem as possibilidades de cumprir o dbito. So enfticas as preocupaes com o ensino e a pesquisa voltados para um novo modo de pensar o Direito. E ainda dentro desse contexto, faz-se com que se reconhea nos princpios e valores presentes na Constituio Federal de 1988, como o principal fundamento legal dos interesses individuais com sua dimenso funcionalizada para os interesses coletivos. Assim, a hiptese autorizativa da priso civil do devedor alimentar inserida na Carta Magna, pe em relevo valores constitucionais fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a qual considerada um direito individual qualificada oriunda do direito natural, apresentando-se como um princpio de direito supralegal positivado e tem carter de preceito constitucional de grande importncia, tanto que faz parte do seu ncleo intocvel, estando relacionado no inciso IV, 4, do art. 60 como clusula ptrea.

3.3 Modalidades de prises


Presta-se o presente trabalho na sua essncia, discutir sobre a priso derivada de uma obrigao descumprida e fundada em norma jurdica de natureza civil. Para Azevedo (2000, p. 52): Priso um ato de apoderamento fsico, em que o aprisionado fica limitado em sua liberdade e sob sujeio de algum. Vale conceituar os diversos tipos de prises, essencialmente a priso civil, por encontrar-se ntida analogia entre esta e a priso criminal, uma vez que ambas importam em cerceamento da liberdade. Os conceitos abaixo foram colhidos dos ensinamentos de Azevedo (2000, p. 53):
[...] a priso civil apresenta-se com carter diverso da penal e da administrativa. A priso penal est prevista na legislao criminal e decretada quando os princpios reconhecidos por esta so ameaados ou violados. Ela apresenta, fundamentalmente, o carter de pena, de punio. Essa pena, ainda que vista sob a situao de segregar pessoa perigosa da sociedade, seja no s para puni-la, mas para educ-la, recuper-la, ela encontra fundamento na legislao criminal especfica, pertencendo ao mbito da Cincia Jurdica Penal. A priso penal, portanto, decorre da aplicao de pena criminal, em razo de prtica de ato ilcito penal, assim definido como crime ou como contraveno. Da o princpio jurdico segundo o qual no h pena , nem crime, sem lei que previamente o defina (nullum crimen, nulla poena sine lege).

33

A seu turno, a priso administrativa, que se decreta pela autoridade administrativa ou judiciria, no tem natureza processual penal, sendo decretada na defesa dos interesses do servio pblico, mantendo a ordem e a seriedade que nele devem reinar. A priso civil, ao contrrio, no apresenta o carter de pena, mas de meio coercitivo, imposto ao cumprimento de determinada obrigao. Essa obrigao, de natureza privada, vem regulada nas leis civis e comerciais.

A marca diferenciadora da priso civil para outros tipos de aprisionamento a presso psicolgica, ou a tcnica para convencer o devedor a cumprir o seu compromisso. Complementa Azevedo (2000, p. 50): A priso civil por dvida se oferece com carter de sano civil, como instrumento coercitivo para constranger algum ao cumprimento obrigacional, nos casos previstos em lei. De fato, ao constatar-se ser a priso civil por dvida um meio coativo no punio, mas, para constranger o cumprimento obrigacional, fica evidente que h violao ao direito da personalidade, motivada pelo prprio constrangimento da pessoa com a perda de sua liberdade, para realizao de um interesse econmico, ainda que uma obrigao legal.

3.4 A priso civil por dvida no direito brasileiro


A priso civil do devedor voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia cabvel apenas no caso dos alimentos previstos nos artigos 1.566, inciso III e 1.694 do Cdigo Civil, que constituem relao de direito de famlia. inadmissvel a sua cominao determinada por falta de pagamento de prestao alimentcia decorrente de ao de responsabilidade ex delicto, ou de dvida que tenha natureza alimentar, a ttulo de alimentos, sem relao com o direito de famlia. A dvida alimentcia que enseja a decretao da priso civil ser determinada no juzo cvel, e decorre de execuo de sentena condenatria, resultante de processo de conhecimento de rito comum ou sumrio ou de deciso que: a) antecipa a tutela jurisdicional pretendida pela parte (art. 273 do CPC); b) fixa alimentos provisionais (art.852 do CPC); c) fixa alimentos provisrios (art. 4 caput, da Lei 5.478, de 25.7.1968); d) a deciso que homologue o acordo de separao judicial (art. 1.122, 1 do CPC). Em havendo o ttulo, cabe ao alimentando, representado ou assistido quando necessrio for, ajuizar a competente ao de execuo de alimentos, ou pelo rito

34

expropriatrio do art. 732 do CPC, ou pelo rito coercitivo, previsto no art. 733, tambm do CPC, 4 observado o prazo prescricional de dois anos, nos termos do art. 206 do Cdigo Civil. Em virtude do que dispe o art. 620 do CPC, concedendo ao devedor o privilgio de sofrer a execuo pelo modo menos gravoso, a partir de interpretao imediata e literal, dever-se-ia inferir que a execuo expropriatria do devedor de alimentos viria em primeiro lugar. No entanto, pela natureza da obrigao, que refere a preservao da vida do alimentando, no se exige o esgotamento ou impossibilidade da execuo pela via expropriatria. Assim sendo, impera em alguns tribunais o entendimento de que ao credor cabe a escolha da via executiva. Depois da fixao dos alimentos, o devedor relapso, recalcitrante, avesso ao cumprimento de suas obrigaes, dever ser citado, para pagar, em trs dias o dbito alimentar ou apresentar justificativa de sua impossibilidade de pag-lo, sob pena de priso, pelo prazo de um a trs meses. Assim reafirma Porto (2004, p. 95) que o pedido de priso do devedor visa atingir aquele que podendo implementar sua obrigao no o faz, revelando-se ladino. O tema posto analise, contrariamente ao que possa parecer, no tem por fim a punio, meio coercitivo que acontece quando o alimentante deixa de adimplir a sua obrigao de prestar alimentos e compelido a faz-lo sob pena de priso. A priso civil por alimentos somente cabvel como medida coercitiva extrema, quando esgotadas todas as possibilidades de coero para o pagamento da dvida alimentcia, ou seja, esgotado o prazo para a justificativa do devedor ele se quedar inerte, ou seno quando a justificativa for rejeitada. Este meio coercitivo no pode ser decretado de ofcio, e somente cabvel quando no houver meio de cumprimento de sentena ou deciso que fixou o pagamento de alimentos, como o desconto em folha de pagamento, conforme o art. 734 do CPC. Portanto a existncia de ttulo certo, lquido e exigvel requisito para legitimao da coao do alimentante, caso contrrio, faz-se imediatamente plausvel o relaxamento da priso.

imperioso destacar que o texto do art. 733 do CPC trata apenas dos alimentos provisionais, razo pela qual Pontes de Miranda, quando ainda incipiente a discusso, chegou a defender ser essa a sua nica possibilidade. Porm, venceu a posio de que a priso pode ser pedida tanto no caso da execuo de alimentos provisionais como no de alimentos definitivos.

35

Nos dias atuais, qualquer espcie de aprisionamento est rigorosamente sujeito ao controle jurisdicional, o que assevera Marmitt (1989, p. 15):
A decretao de priso civil privativa do juiz, atravs de processo, onde devem ser observadas as formalidades legais pertinentes. A jurisdio com que o magistrado est investido pelo Estado compe-se dos cinco elementos tradicionais: notio, vocatio, coertio, judicium e executio. A notio condiz com a faculdade de tomar conhecimento da causa, de conhec-la, e de determinar os atos e as diligncias adequadas. A vocatio define o chamamento do cidado a juzo, para inteirar-se da lide, para responder a seus termos, e para chamar a integr-la. [...] A coertio traduzse no direito que o magistrado tem de impor-se e de fazer-se respeitar.[...] A ele devem ser abertas todas as portas para o exerccio pleno da jurisdio, em benefcio dos jurisdicionados, inclusive com a colocao a seu dispor de medidas cautelares e coercitivas, aptas a assegurar a integral aplicao da lei e a feitura da justia. O judicium consiste no poder conferido ao magistrado para conhecer, instruir e julgar a causa a ele confiada. Por ltimo, a executio garante ao vencedor da causa o direito a que a sentena seja executada nos exatos termos em que foi prolatada. Tem ele o direito impostergvel de ver cumprida a deciso, face ao poder-dever soberano do Estado de impor obrigatoriedade quanto ao cumprimento efetivo da sentena.

A jurisprudncia tranqila, no sentido de admitir sobre o despacho que decreta a priso deva ser fundamentado. Aps ouvir o Ministrio Pblico, o juiz decretar a priso do obrigado. Priso esta que a teor do art. 733, 2, do Cdigo de Processo Civil e segundo dispe expressamente o 1 do art. 19 da Lei de Alimentos, poder ser reiterada tantas vezes quantas se fizerem necessrias, pois o cumprimento integral da pena de priso no eximir o devedor do pagamento das prestaes alimentcias, vincendas ou vencidas e no pagas. Num grande nmero de aes de Execuo de Alimentos, o devedor de alimentos tenta justificar as razes que inviabilizam o cumprimento da obrigao, com o fito de isent-lo no momento da coao pessoal. Araken de Assis (2004, p. 181) ensina que a exceo do pagamento abrange todo e qualquer fato extintivo, modificativo ou impeditivo, mostrando-se alegaes comuns e admissveis transao e a novao, o problema est na procedncia da justificativa do executado, que nem sempre o que ele demonstra aceito como fato extintivo, impeditivo ou modificativo de seu encargo alimentar. A propsito, adverte Porto (2004, p. 96):
As alegaes infundadas, desarrazoadas e que demonstram uma forma de esquiva do devedor no podem ser aceitas e devem ser repelidas de pronto, com a priso do obrigado em ateno ao pedido do credor. Contudo no demais repetir que a priso existe para o devedor que, podendo resgatar seu compromisso, assim no procede. Aquele devedor que no possui condies dever demonstrar tal situao em juzo e se procedentes suas consideraes, sua priso no momento no deve ser decretada.

Corroborando neste mesmo sentido, Marmitt (1989, p. 63) leciona:


A legitimidade do decreto prisional assenta no fato de o devedor no pagar alimentos sem motivo justo, embora tendo condies para tanto. Destina-se a quem ,

36

podendo pag-los, no os paga, a quem procrastina o pagamento, sem importar-se com a execuo por quantia certa, ou outras medidas menos fortes. Mas aprisionar a quem est despojado das mnimas possibilidades de satisfazer o dbito, medida incua e ineficaz, que pode atingir as raias do injusto e do desumano.

Se houver eventual injustia em deciso que determina ao inadimplente o pagamento de alimentos, deve ser impugnada pelo recurso adequado, que o Agravo de Instrumento (art.558 do Cdigo de Processo Civil). Alm do recurso de Agravo de Instrumento existe tambm outro meio legtimo para prevenir ou remediar a priso tida por ilegal, a ao mandamental de habeas corpus, que tanto pode ser de natureza preventiva, como liberatria. A fim de justificar tal posicionamento, esclarece Porto (2004, p. 102):
[...] a priso imposta ao devedor recalcitrante, avesso ao descumprimento de sua obrigao, no pena, mas meio de coero ao pagamento. Ora se os credores de alimentos podem requerer a priso deste e o fazem no para puni-lo mas para constrang-lo ao pagamento, inequivocadamente dispem de legtimo interesse para interferir em sede de habeas corpus quando esta forma de execuo por si provocada vier a ser objeto de discusso.

Algumas decises desta natureza no esto sendo deferidas, em razo de no percorrerem a via adequada, pois se requer para o exame do habeas corpus nos termos da jurisprudncia, acurado exame de provas e verificao das justificativas fticas, apresentadas em relao inadimplncia do devedor de alimentos. Assim se manifestou sobre uma medida de Habeas Corpus o Ministro Relator Slvio de Figueiredo Teixeira (2002):
I A priso civil pelo inadimplemento de prestao alimentcia encontra amparo no s na legislao federal infraconstitucional, mas na prpria Constituio. II Havendo conflito entre o direito j reconhecido percepo de prestao de alimentos e um eventual direito do pai exonerao da prestao alimentcia, deve prevalecer o primeiro, pelo menos enquanto no demonstrada a impossibilidade da continuidade da prestao devida. III O habeas corpus no a via apropriada para exame de matria concernente a fatos e provas.

Nessa mesma linha de raciocnio, chancela-se a cognio restrita no campo especfico do writ. Esse o entendimento do Superior Tribunal de Justia, nos julgamentos dos habeas corpus de ns 4304/Al, 5475/RJ, 6242/SP e 22876/SP cujas ementas, por sua relevncia, transcrevemos na ntegra:
O habeas corpus no via adequada para discutir-se a respeito das condies financeiras do devedor-paciente em satisfazer a dvida alimentcia. Questo a ser discutida no juzo Cvel. Rel. Min. Assis Toledo, 25.03.96; O habeas corpus no via prpria de que possa valer-se o devedor de penso alimentcia para obter o parcelamento da dvida. Rel. Min. Anselmo Santiago, 22.10.96;

37

No cumprida a obrigao do pagamento de penso alimentcia, sendo certo, ainda, que se cuida de devedor recalcitrante, descabe, na via writ, examinar aspectos probatrios da questo, como a falta de condies financeiras. Rel. Min. William Patterson, 24.03.97; O habeas corpus, nos termos da jurisprudncia da Corte, no via adequada para o exame aprofundado de provas e a verificao das justificativas, fticas, apresentadas em relao inadimplncia do devedor de alimentos, da situao financeira da genitora dos menores e da necessidade destes. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito, 30.08.02.

Assim, ao decidir-se pela impetrao do remdio constitucional, o paciente dever ser cauteloso, pois o habeas corpus somente examina questes de direito, no deve se trazer a debate motivos de inadimplemento como: desemprego total, doena, o nascimento de filho (resultado da constituio do ncleo familiar), esses fatos exoneram o alimentante da sua obrigao, mas no se permite traz-los ao debate em sede de habeas corpus, por exigirem dilao probatria.

PECULIARIDADES

DA

PRISO

CIVIL

POR

DVIDA

ALIMENTAR
A concretizao da medida extrema suscita vrias questes controvertidas e de relevante importncia, as quais sero examinadas.

4.1 Durao da coao pessoal


Existe um enorme descompasso legislativo quanto ao prazo da priso do devedor de penso alimentcia. O art. 733, 1, do CPC fixa o interregno de 1 a 3 meses. Por seu turno, o art. 19, caput, da Lei n 5.478/1968 estabelece que o prazo de priso poder atingir um mximo de 60 dias. Em razo da divergncia legislativa, surgiram na doutrina e na jurisprudncia opinies diversas. H doutrinadores, entre eles, Srgio Gischkow Pereira e Yussef Said Cahali, que sustentam que a pena de priso no deve ultrapassar o prazo de 60 dias. Outros com entendimento de que a medida extrema poder atingir at o prazo de trs meses, dentre eles, Joo Claudino de Oliveira e Cruz e Paulo Lcio Nogueira. E ainda, mais recentemente, Felipe (1984), aparece sustentando que: No havendo justificativa vlida, ser decretada a priso do devedor, por prazo no superior a 60 (sessenta) dias, em se tratando de alimentos definitivos, ou 90 (noventa) dias, se provisionais. No se tratando de pena, mas de coero pessoal destinada a atuar no ntimo do executado, para compeli-lo ao cumprimento da obrigao alimentar, que no pode esperar, no possui coerncia se perquirir a natureza da tutela perseguida (definitiva ou provisria), ainda porque a harmonizao das duas leis (Lei de Alimentos e CPC) leva-se a esta concluso. Portanto, entende-se que a coero pessoal, independentemente da natureza da tutela deferida (definitiva ou provisria), por tratar-se da mesma questo, no pode estabelecer prazo diferenciado para seu cumprimento.

39

Observa Porto (2004, p. 97), que assiste razo queles que sustentam que o prazo de recolhimento ao ergstulo no pode ultrapassar o marco de 60 dias. Efetivamente, ao ser procedida uma anlise atenta das razes que do suporte a uma ou outra das posies, no resta dvida de que a orientao aqui esposada a que encontra melhor guarida lgica. Dessa forma, no choque entre o 1 do art. 733 do CPC e o caput do art. 9 da Lei de Alimentos, a lei mais favorvel a ltima, que prev sano menos gravosa ao executado, justificando a prevalncia da regra prevista na lei especial contida na lei geral.5 Por sua vez, os magistrados para no enfrentarem a discusso sobre a controvrsia do assunto, vm fixando o prazo mximo de sessenta dias, limite absorvido pelas duas leis, para o cumprimento da priso civil. No faz diferena ser preso por sessenta dias ou trs meses, para o processo de execuo, que puramente satisfativo, quando a simples ameaa ou expedio do mandado prisional j suficiente para coagir o alimentante ao cumprimento da obrigao. A excepcional segregao do devedor pelo prazo de sessenta dias, por si s, j por demais severa e execrante.

4.2 Tipo de Priso Civil


A lei no esclarece que tipo de priso estar sujeito o devedor de alimentos, se esta priso simples, se deteno ou se recluso. Diante desta omisso, Porto esclarece (2004, p. 95): a interpretao deve favorecer ao devedor e, por decorrncia, conclui-se que a lei pretendeu impor priso simples a este; no entanto, em razo de condies pessoais, poder ainda desfrutar de priso especial.
5

Para resolver a incoerncia trazida pelas duas leis, adota-se o art. 2, 2, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, que prev: A lei nova que estabelece disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. Em caso de conflito de normas, balizando o tema, a prevalncia da lei especial geral. Utiliza-se ainda, outra forma para eliminar distores legislativas, o emprego dos critrios para soluo das antinomias, (referendados por Noberto Bobbio), que pelo critrio de especialidade (lex especialis) Havendo incompatibilidade entre uma norma geral e uma especial, prevalece a ltima. Na incoerncia a lei especial anula a lei mais geral, ou subtrai da norma geral parte de seu contedo para submet-la sua regulamentao. Sendo assim, por serem leis ordinrias, tanto o CPC como a Lei de Alimentos, sendo que a primeira geral e a segunda especial, independentemente da Lei Processual ser posterior prevalece a Lei de Alimentos, dada sua especialidade.

40

Contudo, no existe os benefcios da processualstica criminal, relativamente priso domiciliar, pois se no houver encarceramento o devedor no se sensibilizar com a medida judicial. Afirma Araken de Assis (2004, p.194): As experincias de colocar o executado em albergue, margem da lei, em nome de um duvidoso garantismo, revelaram que o devedor, nesta contingncia, prefere cumprir a pena em lugar de pagar a dvida. Existe na doutrina alguma posio em relao ao abrandamento da pena de priso civil, defendendo tal posicionamento, justifica Marmitt (1989, p. 39): ...at se mostra recomendvel que idnticas vantagens do regime albergue sejam dispensadas ao depositrio e ao alimentante. A faculdade deve ser usada segundo o prudente arbtrio do juiz da causa, a quem dado decidir em cada situao concreta se essa a melhor modalidade para o cumprimento da penalidade imposta.

4.3 Natureza jurdica da Priso Civil


O instituto em anlise pode, primeira vista, por encontrar-se no Cdigo de Processo Civil, no Livro que trata da Execuo, ser tido como procedimento; de outro lado, por sua denominao priso pode sugerir a idia de pena. Nem uma, nem outra: existe unanimidade por parte dos doutrinadores, que em relao natureza dessa priso civil, que no uma punio, nem ato de execuo pessoal, mas um meio de coero ao devedor inadimplente, para constrang-lo a solver o dbito. Enfatizando o assunto, Marmitt, (1989, p. 63) assevera: Apesar de o artigo 733, 2, da lei processual impropriamente falar em pena de priso, ela a rigor no tem este significado, vez que no visa punir, mas forar o devedor a satisfazer a penso. Este, pois, o verdadeiro carter da priso do devedor de alimentos: meio de coero a inibir sua recalcitrncia. No se trata de meio procedimental, tampouco corretivo ou punitivo, mas to s compulsivo, apesar de ser considerado um meio gravoso, vexatrio e at mesmo desumano, como j citado alhures.

41

4.4 Dvida Pretrita


A atualidade ou no do dbito da obrigao alimentar pode ser trazida colao para o efeito de decreto de priso. Inclusive um tema que na jurisprudncia j vinha sendo tomada a seguinte direo: a dvida dos ltimos trs meses serem tidos efetivamente como meses de carter alimentar, ou seja, a priso s seria cabvel com relao aos trs ltimos meses inadimplidos. Essa era uma posio que se aplicava inicialmente a apenas alguns casos especialssimos de credores, presumivelmente no to necessitados, que deliberadamente deixavam acumular alimentos no tempo, para depois cobr-los de uma s vez. Entretanto, o que era exceo, inexplicavelmente passou a ser regra. Essa orientao da jurisprudncia, baseava-se na seguinte tese: o carter emergencial da prestao alimentcia s se justifica no presente, no alcanando dbito pretrito, a priso medida coercitiva excepcional no podendo ser aplicada a dvidas alimentares antigas, pois evidencia que a urgncia da prestao alimentar j no se faz presente, alm de ensejar a constituio de um dbito cujo valor dificilmente poder ser atendido pelo devedor no prazo curto que a lei lhe reserva, e por ser a constrio sobre a liberdade do devedor a mais grave das sanes civis. Como havia falta de uniformidade nas decises judiciais, em relao ao rito do apenamento, posto que, alguns julgadores com dificuldades de invocar a regra do artigo 290 do Cdigo de Processo Civil6 que, demandava ao credor que, a cada trs meses ingressasse com uma nova ao, transformando a cobrana dos alimentos em um punhado de demandas; e outros julgadores referendavam as trs prestaes alimentcias vencidas data da propositura da demanda, safando-se o devedor da priso somente mediante o pagamento de toda a dvida: as parcelas objeto da execuo e mais as que se venceram at a data do efetivo pagamento. Como resposta a falta de uniformidade dos tribunais, o Superior Tribunal de Justia resolveu editar uma smula, que assim dispe, (Smula 309, 2006): O dbito alimentar que autoriza a priso do alimentante o que compreende as trs prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo.

Art. 290: Quando a obrigao consistir em prestaes peridicas, considerar-se-o elas includas no pedido, independentemente de declarao expressa do autor; se o devedor, no curso do processo, deixar de pag-las ou de consign-las, a sentena as incluir na condenao, enquanto durar a obrigao.

42

A retificao dessa Smula foi uma medida acertada, a partir de ento, realmente se passou a fazer justia ao credor, pois alm de tal posicionamento ter includo as parcelas vencidas durante a tramitao da execuo, incluiu tambm as trs prestaes anteriores ao ajuizamento da ao.

Graas s decises judiciais desse porte e a sensibilidade de seus julgadores, j possvel se corrigir e diminuir os obstculos pelos quais passavam muitos credores at bem pouco tempo atrs, quando para estes s restava como opo: percorrer um caminho dificlimo para localizar o devedor, o qual se escondia ou mudava de endereo constantemente para no ser citado, o que exigia um desgastante trabalho investigatrio do exeqente, retardando o incio da prpria ao de execuo de alimentos.

5 A EFICCIA DA PRISO CIVIL NO PROCESSO DE EXECUO ALIMENTAR


Toda prestao judicial reclama urgncia, contudo algumas obrigaes do Direito Brasileiro precisam ser tratadas com compreensvel prioridade, por serem consideradas vinculaes sagradas como o a liberdade no processo Penal e dentro do Direito de Famlia, a chamada assistncia familiar. O vnculo de alimentos ressalta no plano processual como o postulado prevalente, obrigao inadivel que se impe sobre todas as outras inmeras requisies judiciais amplamente demandadas no campo das relaes da famlia. Por esse ngulo o alimentando induzido pela leitura das normas jurdicas a acreditar que est amparado pelas tcnicas processuais mais aprimoradas de todo o Direito Brasileiro, pois a dvida alimentar protegida pela temerosa priso do devedor. Diante do acmulo de informaes acadmicas distanciadas da prtica forense, o credor julga que dispe no seu ttulo executivo de alimentos, o meio processual mais eficaz e prenhe de alta carga coercitiva, conseqentemente deduz que ser rpida a satisfao do seu direito. Sente por esse mesmo vis que est protegido da conhecida lentido judicial, e acha que est liberto do dramtico desequilbrio que usualmente provoca um processo judicial facilmente esticado no tempo.

5.1 A Execuo de Alimentos na prtica


H diversos fundamentos na legislao brasileira construdos para sancionar as conseqncias do inadimplemento da obrigao de alimentos, entre eles a lei especfica sobre o assunto a Lei de Alimentos (Lei n 5.478/68). Cuidou o legislador ptrio de pelo menos cinco modalidades de execuo, citadas a seguir: desconto em folha de pagamento (de salrios ou proventos de aposentadoria); recebimento de rendas ou aluguis do alimentante autnomo; constituio de garantia real ou

44

fidejussria; constituio de usufruto; execuo da sentena ou acordo nos termos do art. 732, 733 e 735 do Cdigo de Processo Civil. A forma mais utilizada para percepo de alimentos ainda so as execues previstas nos artigos 732, 733 e 735 do Cdigo de Processo Civil. Com relao execuo na forma do art. 732 (chamada de comum), ou seja, com citao, penhora, arrematao etc., tem esta se mostrado eficiente somente na hiptese de ter o devedor bens penhorveis. Entretanto, a realidade brasileira demonstra que, na quase totalidade dos casos os devedores ou no possuem bens ou os tm lanados em nome de terceiros, o que impede a penhora. Na maioria das vezes, resta mesmo ao credor alimentrio se valer da execuo prevista no artigo 733 do diploma processual, que prev priso em caso de inadimplemento voluntrio e inescusvel da obrigao alimentar, que assim dispe:
Art. 733. Na execuo de sentena ou de deciso, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandar citar o devedor para, em 3 dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetu-lo. 1 Se o devedor no pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe- a priso pelo prazo de 1 a 3 meses. 2 O cumprimento da pena no exime o devedor do pagamento das prestaes vencidas e vincendas. 3 Paga a prestao alimentcia, o juiz suspender o cumprimento da ordem de priso.

Apesar de haver uma pluralidade de meios executivos colocados a servio do credor de alimentos, conforme disposto no artigo 615, I do Cdigo de Processo Civil, deveria o credor escolher por sua livre preferncia, a via executiva que realizasse o seu crdito alimentar com a maior brevidade possvel, no entanto, o credor alimentar obrigado pelos procedimentos da legislao a escolher a via executiva menos gravosa para o devedor, ou seja, o art. 620 do CPC, que assim dispe: Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. Portanto, a partir da interpretao imediata e literal, devia-se inferir que a execuo expropriatria do devedor de alimentos viria em primeiro lugar. No entanto, pela natureza da obrigao que se refere preservao da vida do alimentando, no se exige o esgotamento ou impossibilidade da execuo via expropriatria. Impera na jurisprudncia o entendimento de que a cumulao das vias de execuo no mesmo processo contraproducente, levando ao tumulto processual e permitindo protelao

45

da entrega da prestao jurisdicional. Dessa maneira, no mesmo processo no cabe simultaneamente ou sucessivamente a cumulao das execues. Merece especial ateno o fato da jurisprudncia no acolher o pagamento parcial como medida suficiente para determinar o recolhimento do mandado prisional. Ainda que esse posicionamento tenha se assentado com ampla difuso, questiona-se at que ponto se faz justa a manuteno at o pagamento integral da dvida. Corroborando neste sentido argumenta Castro (2007, on line):
No h, portanto, justificativa para que as parcelas vincendas durante a tramitao do processo executivo sejam tambm exigidas para o relaxamento da priso ou para o recolhimento do mandado prisional. Ora, certo que a execuo no se extingue com o pagamento das ltimas trs prestaes, caso haja outras vencidas durante o trmite processual. A simples manuteno do processo executivo com a possibilidade de nova expedio de mandado prisional j atua coercitivamente, no perdendo de forma alguma a sua eficcia. (...) De outro lado, a exigncia do pagamento integral do dbito, a superar a marca dos trs meses, alm de poder beirar a inviabilidade imediata vazio de sentido, j que as prestaes em sendo antigas no se prestariam mais ao carter alimentar. O resultado disso a troca absoluta de sentido hermenutico da via coercitiva, passando a ser, em verdade, interpretada como via penalizadora. (...)Na exigncia do pagamento integral, a priso canaliza-se penalizao porque o devedor no mais coagido a pagar os valores quando esses se prestam ainda ao carter alimentcio, mas sim condenado a pagar valores que at no se prestariam mais ao mesmo fim.

bom lembrar que alm da voluntariedade e inescusabilidade de prestar alimentos, existe outro requisito para o decreto prisional, a atualidade do inadimplemento,7 ou seja, a priso do devedor de alimentos pode ser decretada aps o inadimplemento da trs prestaes anteriores ao ajuizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo, (Smula 309 do STJ). O Superior Tribunal de Justia foi muito feliz ao estabelecer que o perodo de abrangncia da execuo correspondesse tambm s prestaes vencidas antes do ajuizamento da Execuo, pois a proposio anterior desse Tribunal, somente contemplava as trs ltimas prestaes vencidas antes da citao e as que se vencessem no curso da ao. Mesmo quando o crdito era cobrado logo aps o inadimplemento, as citaes muitas vezes eram obstaculizadas pelo devedor que se escondia ou mudava de endereo constantemente. Quanto mais o devedor de alimentos conseguia protelar o andamento do processo, mais parcelas eram relegadas a modalidade executria, por esse mesmo vis, ressalta Pdua (2003, p. 06) ...alm de ser ineficaz em se tratando de obrigao de alimentos, mais a justia
7

O assunto j foi analisado no captulo 4, item 4.4. Dvida pretrita.

46

se torna sobrecarregada e morosa, sem citar que tal posicionamento privilegia o devedor em detrimento da parte hipossuficiente, o credor de alimentos, quando deveria ser exatamente o contrrio. Todos, inclusive os que militam nessa rea, sabem exatamente o martrio que vivem aqueles que possuem ascendentes relapsos contumazes e que dependem da ao de execuo de alimentos para sobreviver. No raro, o executado se desloca para outra comarca o que exige citao por cartas precatrias de retorno muito demorado. Alguns meses depois quando finalmente o devedor citado, lhe aberto prazo para justificar e se ele o faz, invariavelmente, alegando estar desempregado, vivendo dos famosos bicos, que seriam suficientes to somente para seu prprio sustento. Segue-se impugnao justificativa, vistas ao Ministrio Pblico, e finalmente levado apreciao do juiz o fato. realmente muito difcil fazer o credor de alimentos entender e aceitar que ele tem um direito, e no qualquer um, um direito consubstanciado no direito vida no qual o caminho que ter que percorrer para alcan-lo ser, na maioria das vezes, longo, tormentoso, incerto e, invariavelmente, incuo. Esse mesmo credor frente lentido que afeta todo o Poder Judicirio brasileiro, julgase muitas vezes impotente, em determinadas situaes, diante da longa trajetria que sua ao de execuo de alimentos percorrer, visto que, apostou todas as fichas pela brevidade em receber o crdito que lhe supriria a fome e outros anseios advindos da inadimplncia alimentar. Por esse vis o que afirma Madaleno (2007, on line), Aps a espera de respostas prontas e medidas judiciais severas, que lhe afiancem a pontualidade da penso alimentcia, sintonizando no tempo certo, fome e alimento, lamentvel realidade desbanca e desilude a crendice popular de que a penso no paga d cadeia. Em todo o pas, a realidade do Poder judicirio a mesma, Varas de Famlia abarrotadas de processos, a grande maioria buscando os efeitos da assistncia alimentar, uma obrigao inadivel, que infelizmente espera dias, meses, s vezes anos na prateleira sua vez chegar, ressalta Madaleno (2007, on line):
Processos lentos e insolveis tm desacreditado leis e desmentido advogados, juzes e promotores, pois a estes que operam o direito tem sido delegado o inglorioso esforo de buscar amenizar as angstias e de amparar os deletrios efeitos psicolgicos causados sobre o credor de alimentos sempre quando constata e

47

assimila, que a realidade das demandas de execuo alimentcia, no atual estgio processual em que se apresentam, mais tem servido ao renitente devedor, do que ao desesperado credor. Meios executivos estreis tm levado credores ao calvrio, ao inenarrvel sentimento de impotncia que amargam ao constatar que a sua digna existncia j no encontra caminho eficaz na busca executiva de seus alimentos. Enfrentam o martrio que tem sido encontrar frmulas processuais capazes de aproximar no tempo certo, prestao jurisdicional efetiva, em execuo clere e eficaz, pronta e pontual e, conseqentemente, permitir suprir a fome sem mais seqelas de um tormentoso e angustiante processo judicial.

A prtica mostra que muitos devedores deliberadamente jamais trabalham com carteira de trabalho anotada, visando dificultar a comprovao de sua renda, e o desconto em folha de pagamento. Utilizam-se ainda do artifcio de nunca adquirir bens e registrar em nome prprio, impedindo futura penhora por inadimplemento de penso alimentcia. Por sua vez, o julgador deveria impedir que a execuo de alimentos fosse objeto de manobras fraudulentas, subterfgios, simulaes fticas e recursos processuais protelatrios, sempre destinados a minar a resistncia do alimentando, aviltando sua iniciativa de buscar socorro no Poder Judicirio. Por tudo o que j foi analisado, no restam dvidas de h um evidente fomento inadimplncia, ficando o credor alimentrio completamente desprotegido, pois a demora no andamento da execuo alimentar no acontece por sua culpa, mas ele quem sofre as conseqncias. O tempo e o acatamento de diversificado leque defensivo nos procedimentos executivos da obrigao alimentar, s tende a enfraquecer o exeqente que necessita dos alimentos para sobreviver. por esse mesmo vis que Assis (2000, p. 40) se pronuncia: ... cresce o devedor acobertado pelo processo, perturbando o equilbrio existente nos seus albores. s vezes, parece que o tempo corre desigual, a favor daquele que deve, para a angstia do destinatrio dos alimentos, que se sente impotente a cada espao cronolgico que vence, e como resultado, a sensao de desconforto por ter parecido que a demanda foi posta vitoriosamente a servio apenas do devedor. So propriamente as conseqncias das dilaes na esfera da execuo de alimentos.

48

Por vezes a priso civil no o meio mais proporcional, justo e eficaz de assegurar o pagamento do dbito alimentar. Da mesma forma, no proporcional a priso civil se o devedor no paga a dvida, finalidade ltima da ao, deixando-se de garantir a dignidade do alimentando e a liberdade do alimentante. Assegura Appio (2000, p. 95): a priso civil no pode ser decretada caso a inadimplncia seja resultante da impossibilidade do pagamento do dbito total, uma vez que a finalidade do instituto somente preservada se o provimento se mostra til realizao do objetivo constitucional e legal. Adverte Fachin (2005, p. 29), H ntidos sinais de mudana no Direito e na Famlia: a continuidade fsica e a unidade patrimonial, por exemplo. (...) Os tempos que se alteraram tm uma nova face no Direito: o fundamento dos direitos se altera, a clivagem entre pblico e privado perde aquele sentido, o mito de igualdade desvelado. Diante das mudanas, principalmente na sociedade, um passo frente tem dado a jurisprudncia. Os tribunais brasileiros, luz das regras aplicveis e dos princpios encontrveis no sistema jurdico, edificaram jurisprudncia expressiva sobre o tema da priso civil do devedor de alimentos. As mudanas sociais contemporneas no encontram respostas to-s na dico estrita das leis, revelando-se, ento, jurisprudncia papel construtivo. Por tudo isso, j tempo de serem focalizadas novas e alentadas resolues processuais que invistam o credor de uma real autoridade executiva. Para alguns, o aprisionamento presta-se muitas vezes para agravar as condies de contribuio do alimentante, j que confinado, no teria capacidade de trabalho e, sem receber, tambm no poderia fornecer alimentos, justificando a continuao de sua inadimplncia.

49

6 INSTRUMENTOS EXISTENTES EM OUTROS SISTEMAS JURDICOS


No captulo trs (3) por ter sido abordada a questo Direito Alimentar, a famlia foi apresentada como a instituio social mais importante para o Estado, entretanto dentro do novo enfoque salutar reapresentar o assunto alimentos sob um novo prisma, desta feita para configur-lo como um instituto criado pelo Estado para desincumbir-se ou para amenizar o seu dever assistencial para com seus cidados que passam dificuldades. O Poder Pblico tem como misso primordial preservar o organismo familiar sobre o qual repousam suas bases, e as famlias8 que se desprotegem, causam ou pelo menos deveriam causar ao Estado um sentimento de responsabilidade, prestando-lhes assistncia, atravs de algum mecanismo formal de solidariedade. A priso do devedor de alimentos relevante para chancelar o seu inadimplemento culposo e contumaz, mas no se deve eliminar a responsabilidade do Poder Pblico, que tem a obrigao de responder pelos seus deveres prestacionais aos mais carentes e desprotegidos, principalmente, crianas e adolescentes, diante do referido inadimplemento. E por este mesmo vis que Fachin (2005, p. 175) se pronuncia:
Da Constituio de 1988, comprometida com a dignidade da pessoa, cujos avanos foram emergindo em tratamento isonmico, se extrai que se estabeleceram novos marcos para a famlia no ordenamento jurdico. Esses valores se fundam na convivncia familiar comunitria, solidria, em que o poder familiar est informado por direitos recprocos entre seus titulares. Deve o Estado tambm responder pela solidariedade social. Soa incongruente que nos deveres decorrentes do poder familiar, [...] na hiptese de descumprimento do dever de alimentos, seja diretamente imposta ao inadimplente a pena de priso, se no houver, previamente, outros meios de assegurar os direitos fundamentais do alimentado. O critrio punitivo formal pode, em certas hipteses, dar ateno a um mecanismo substancial, no se excluindo da solidariedade a realizao, pelo Estado, do contedo prestacional de direitos fundamentais moradia, alimentao, educao.

No Brasil o conceito de famlia extenso, no se limitando comunidade formada pelo casal e filhos. Se estende aos ascendentes, descendentes, colaterais at o sexto grau, aos afins e ao parentesco civil.

50

No Brasil j existem programas assistenciais, que minimizam as dificuldades financeiras por qual passam muitas famlias de baixa renda, a exemplo da legislao que trata da renda mnima (Lei n 10.219, de 11 de abril de 2001), ou seja, o Programa Nacional de renda Mnima vinculada educao Bolsa Escola.9 No entanto, o que o Estado tem feito ainda no o suficiente, notadamente com relao garantia de penso alimentcia para crianas e adolescentes desassistidos pelos pais. O tratamento que deve ser dado questo alimentar a mesma que inspira as novas tendncias10 do Direito de Famlia em outros pases. Existem variados instrumentos jurdicos para combater a inadimplncia alimentar em outros sistemas jurdicos, o exemplo de Portugal especial: O Estado vem assumindo diversas tarefas que sempre couberam originalmente famlia; a instruo, a assistncia na doena e a colocao de menores (colocao remunerada pelo Estado s famlias de acolhimento), especialmente nas famlias fragilizadas do ponto de vista econmico e moral, no entanto, mantendo a responsabilidade do devedor de alimentos. Nesse sentido, Sottomayor (2000, p. 216), demonstra como o Poder Pblico resolveu o problema Portugus:
Devido pobreza das famlias monoparentais, ao aumento das aes de regulao do poder paternal e dos processos de incumprimento das decises judiciais, especialmente, das que fixam a prestao de alimentos devidos a menores, O Estado substitui-se ao devedor a fim de garantir ao menor as condies de subsistncia mnimas para o seu desenvolvimento e para uma vida digna. No entanto, o estado no se substitui completamente ao devedor, o qual continua obrigado perante o estado no montante por este pago ao alimentando ou pessoa a cuja guarda se encontre (art. 5, e seguintes do DL n 164/99) e perante o alimentando, no caso de a prestao social no ser suficiente para satisfazer as necessidades deste, mantendose, assim, a responsabilidade familiar do devedor.

Prosseguindo nesse horizonte posto anlise, pela sua relevncia, salienta-se que a experincia legislativa em Portugal revela a minudncia na regulamentao da garantia de alimentos Aplica-se atravs de suas normas, formas para conferir eficcia obrigao de prestar alimentos. Sottomayor (2000, p. 280):
[...] o sistema de execuo, aps atrasos no cumprimento da obrigao de alimentos, composto, para alm do processo de execuo especial por alimentos previsto no art. 1118, e ss. Do C.P.C., por uma deduo do montante de alimentos da pessoa Lei n. 10.219, de 11 de abril de 2001. Art. 1 Fica criado, nos termos desta Lei, o Programa Nacional de Renda Mnima vinculada educao Bolsa Escola. 1 O Programa criado nos termos do caput deste artigo constitui o instrumento de participao financeira da Unio em Programas municipais de garantia de renda mnima associados a aes socioeducativas, sem prejuzo da diversidade dos programas municipais. 10 As mudanas e transformaes no Direito contemporneo compreendem alteraes relevantes no Brasil e em outros pases, fazendo com que as instncias jurdicas vejam por um novo modo a famlia, agora menos sacralizada.
9

51

judicialmente obrigada a pag-los (art. 189 da OTM) e por uma sano penal prevista no art. 250 do C.P., que consiste numa pena de priso at dois anos ou numa pena de multa at 240 dias. dvida de alimentos paga com atraso deve acrescer uma indenizao dos danos causados ao credor com o atraso (art. 804) e uma quantia pecuniria por cada dia de atraso no cumprimento (aplicao analgica do art. 829-A). A deduo de rendimentos aplica-se apenas s pessoas relativamente s quais existe uma deciso judicial a fixar o montante e a periodicidade da obrigao de alimentos e que no pagaram a prestao alimentar dentro de 10 dias aps o seu vencimento. A norma penal destina-se a todos os que esto legalmente obrigados a prestar alimentos, independentemente de haver ou no uma condenao prvia por deciso judicial.

Na seara do direito italiano, no mbito do Direito Civil no existe pena de priso por dvida, ainda que alimentar, embora possa o descumprimento desta levar, at perda do ptrio poder (conforme artigos 151 e 330 do Cdigo Civil Italiano). Na Inglaterra, onde foi muito forte o movimento de oposio priso civil por dvida, conforme Azevedo (2000, p. 50): tal ocorreu, como medida geral, pelo Debtors Act, de 09.08.1869, editado pela rainha Vitria. Mesmo assim, esse estatuto manteve a priso civil em alguns casos, como no de insolvncia fraudulenta, elevando o limite do valor da dvida, que autorizava a priso, a 50 libras, e reduzindo a durao do aprisionamento para seis semanas. No direito francs considerado crime de abandono de famlia, o inadimplemento de dever alimentar por dois meses. O devedor poder optar entre a priso e a multa. A pena assume desde logo um carter punitivo penal, no um mero meio coercitivo de execuo do dbito, que cessa com o pagamento puro e simples, do valor alimentar devido, como o no Direito brasileiro. salutar a aplicabilidade de medidas eficazes, que combatam a inadimplncia, sem deixar crianas e adolescentes privados do dever de alimentos, pois enquanto seus pais esto presos ou na iminncia de s-los, o Estado que deveria lhes prestar proteo especial, se omite, no cumprindo sua obrigao Constitucional de assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito alimentao, e conseqentemente, vida.11

11

Cf. Art. 227 da Constituio Federal. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

52

Sugestes eficazes poderiam ser postas em prtica, por meio da criao de um Fundo Social de Garantia de Penso Alimentcia, modelo adotado em Portugal, alm de outros mecanismos aptos abrangncia de dbitos alimentares decorrentes da solidariedade familiar, com instrumentos que possam ser teis, como um registro nacional de devedores de penso alimentcia, no qual constariam os nomes daqueles alimentantes que estivessem devendo mais de trs prestaes alimentcias, ordenando que todas as pessoas fsicas ou jurdicas que contratassem os servios de outra, tivessem que consultar este registro para verificar se ela tem dvidas de alimentos, para, neste caso, comunicar o novo emprego ao juiz que imps obrigao alimentcia. Do mesmo modo, bancos e instituies financeiras que abrissem contas correntes e recebessem depsitos ou que concedessem cartes de crdito a um devedor de alimentos, deveriam promover igual comunicao ao juiz alimentar. A exemplo do Servio de Proteo ao Crdito, enquanto esse devedor figurasse no registro nacional como devedor de alimentos, no seria recomendado ao comrcio em geral, conceder qualquer linha de crdito para as compras a prazo em favor do devedor alimentcio. Fica evidenciada que a proposio de aplicao destas medidas de coero, busca criar alguma espcie de embarao ou de constrangimento ao devedor de alimentos e procura, em sua essncia, uma idia engenhosa, como instrumento alternativo de pronta cobrana, e de imediato recebimento do essencial crdito alimentar.

53

7 CONSIDERAES FINAIS
O presente estudo teve por objetivo apresentar, sem esgotar o assunto relativo autorizao constitucional e infraconstitucional da priso do devedor de alimentos, frente ao princpio da dignidade humana, o qual desde a promulgao da Carta Maior de 1988 foi elevado categoria de princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil. Essa mesma Constituio no seu artigo terceiro define a construo de uma sociedade justa como objetivo da Repblica (art. 3, inc. I) e inclui, entre os direitos fundamentais, o direito liberdade (art. 5, caput), a qual herana da mesma liberdade esculpida na clere Declarao francesa dos Direitos do homem e do cidado de 1789, e externada pelos direitos de primeira gerao. Tamanha sua fora, a mesma no poder sofrer nenhum tipo de amesquinhamento por qualquer atitude do Estado. O intento desta pesquisa foi o de questionar solues arcaicas, ultrapassadas, demonstrando que o Direito no deve ser usado como mero instrumento de reproduo cultural. Sob pena de tornar-se letra morta as mais importantes prerrogativas constitucionais do cidado, a garantia de liberdade deve ser sopesada, face pretenso de conferir ao devedor de penso alimentcia a privao de sua liberdade com vistas ao adimplemento de um dbito. No se advoga ausncia de sano, sustenta-se suplementao da priso civil por outros mecanismos sancionadores da conduta inadimplente. Tambm no se est na defesa dos devedores contumazes que, culposamente ou at dolosamente, deixaram de pagar a penso por razes diversas (inclusive como meio de vingana ou punio), ou ainda daqueles que escondem seu real patrimnio. Enquanto a priso civil para esse tipo de inadimplemento for prevista na Constituio Federal, poder ser meio de coero. Contudo, a punio com a pena de priso em alguns dos casos que batem s portas do Judicirio, revela que a inadimplncia fruto da real impossibilidade de cumprir o dever alimentar e, espera-se que deva haver por parte do Magistrado a sensibilidade de avaliar, em cada caso concreto, medidas eficazes para ver realizada a prestao jurisdicional.

54

Em determinados casos, por no ser eficiente, e por no responder prontamente aos anseios do alimentado em perceber a quantia destinada ao seu alimento, esse tipo de priso civil, deixa de ser um mecanismo vivel. No entanto, analisando-se o outro lado que a realidade est a demonstrar, ou seja, no raro, somente o decreto prisional e a iminncia do seu respectivo cumprimento tornam o devedor adimplente de sua prestao. A soluo mais plausvel para suportar o dficit da inadimplncia alimentar, a qual garantiria as crianas e adolescentes condies de subsistncia mnimas, seria a incluso do Estado na substituio do devedor de Alimentos. No de uma forma completa, o qual continuaria obrigado perante o Poder Pblico no montante por este pago ao alimentado. Este tipo de ao social j realizada de forma eficaz em alguns pases, dentre eles, destacamos o exemplo dado por Portugal. Por ser uma questo muito complexa, alguns Tribunais, graas sensibilidade de seus julgadores, tm dificultado por vezes a priso civil para essa espcie de devedor. Ficou evidenciado no mundo dos fatos, que o alimentante quando coagido pagar sua dvida conduzido a um crcere cujas condies, por impossibilidade real do Estado, ou mesmo por falta de vontade poltica, fere fatalmente a dignidade do cidado. Ou seja, o aprisionamento do devedor de alimentos tem o mesmo carter punitivo dado aos delinqentes, e seus efeitos so os mesmos: cerceamento da liberdade. Talvez seja este o alento: a certeza de que a sociedade est sempre em processo de transformao e, a convico de que o Direito no intuito de acompanh-la verdadeiramente participe dessa atualizao, com o recolhimento de modernos valores emergentes da realidade concreta. Que a sociedade possa num futuro prximo, vislumbrar a abolio dessa medida drstica, a qual no sendo o meio mais proporcional, justo e eficaz de assegurar o pagamento do dbito alimentar, ainda fere nossa Carta Maior, desrespeitando liberdade. Do exposto, deve-se concluir que s ser edificada uma sociedade justa e digna quando a ordem jurdica for respeitada e seus princpios fundamentais no forem transgredidos.

REFERNCIAS

ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. Liberdades e garantias no mbito das relaes entre particulares, In: Ingo Wolfgang Sarlet [org.]. Constituio, direitos fundamentais e direito privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. APPIO, Eduardo. Hbeas Corpus no Cvel. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000. ASSIS, Araken. Da execuo de alimentos e priso do devedor. 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. AZEVEDO, lvaro Villaa. Priso civil por dvida. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e aplicao da Constituio. So Paulo: Saraiva, 1999. BASTOS, Celso Ribeiro. Comentrios Constituio do Brasil. So Paulo: Saraiva, 1989. v. 2. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 1997. BRASIL. Constituio (2005). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, Senado, 2005. ______. Decreto Lei 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Dirio Oficial da Unio. Disponvel em: <https://www.stf.gov.br/. Acesso em 20 mar. 2006. ______. Lei 5.478, de 25 de julho de 1968, Alimentos. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 25 ago. 1968. ______. Lei 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Cdigo de processo Civil. Dirio oficial da Unio, Braslia, 1 jan. 1974. ______. Lei 10.219, de 11 de abril de 2001. Programa Nacional de Renda Mnima vinculada Educao Bolsa Escola. Disponvel em:

<https://www.stf.gov.br/.. Acesso em: 20 mar. 2006.

56

______. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil. Dirio Oficial da unio, Braslia, 11 jan. 2003. ______. Superior Tribunal de Justia. Recurso ordinrio. Dvida Alimentar. Habeas Corpus n 12.622/RS, Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira. 21.05.02. DJ, 12.08.2002. ______. Superior Tribunal de Justia. Priso civil. Execuo de alimentos. Habeas Corpus n 22876/SP. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito. 30.08.02. DJ, 02.12.02, p. 00302. ______. Superior Tribunal de Justia. Priso civil. Penso Alimentcia. Recurso em Habeas Corpus n 6242/SP. Rel. Min. William Patterson. 24.03.97. DJ, 22.04.97, p. 14454. ______. Superior Tribunal de Justia. Priso civil. Agravo regimental interposto pela credora alimentada. Habeas Corpus n 4304/AL. Rel. Min. Assis Toledo. 25.03.96. DJ, 03.06.96, p. 19263. ______. Superior Tribunal de Justia. Priso civil. Penso alimentcia. Recurso em Habeas Corpus n 5475/RJ. Rel. min. Anselmo Santiago. 22.10.96. DJ, 18.11.96, p. 44927. CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos. 4. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituio. 5. ed. Coimbra: Almedina, 2002. CASTRO, Fbio Caprio Leite de. Comentrios sobre o habeas corpus na esfera cvel. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9726. Acesso: em 19 maio 2007. CRUZ, Joo Claudino de Oliveira e. A nova ao de alimentos. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984. DINIZ, Maria Helena. Cdigo civil Anotado. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1997. ESPNDOLA, Ruy Samuel. Conceito de princpios constitucionais. So Paulo:Revista dos Tribunais, 1999. FACHIN, Rosana Amara Girardi. Dever alimentar para um novo direito de famlia. Rio de janeiro: Renovar, 2005. FELIPE, Jorge Franklin Alves. Prtica das aes de alimentos. Rio de Janeiro: Forense, 1984. FIRMINO, Erilene. Jornal Dirio do Nordeste. Matria: No-pagamento d cadeia. Fortaleza, Cear: 6 de maro de 2006.

57

LEI

das

XII

tbuas

450

a.C.

Disponvel

em:

<http;www.dhnet.org.br/direitos/anthist/12tab.htm. Acesso: em 22 fev. 2006. MADALENO, Rolf. O calvrio da Execuo de Alimentos. Disponvel em:

http://www.rolfmadaleno.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id.Acesso: em 23 out. 2007. MARMITT, Arnaldo. Priso civil por alimentos e depositrio infiel. Rio de Janeiro: Aide, 1989. MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado. 4. ed. So Paulo: Revista dos tribunais, 1974. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 13. ed. So Paulo: Atlas, 2003. NERY JNIOR, Nelson. Cdigo de processo civil comentado. 7. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Alimentos, divrcio, separao. So Paulo: Saraiva, 1983 OLIVEIRA, Lamartine Correa de; MUNIZ, Jos Francisco Ferreira. Curso de direito de famlia. 2. ed. Curitiba: Juru, 1998. PDUA, Idiene Aparecida Vitor Proena. Execuo de Alimentos, atualidade do dbito e priso. Disponvel em: Jris Sntese n 42 jul/ago de 2003. PEREIRA, Srgio Gischkow. Ao de alimentos. 2. ed. Porto Alegre: Sntese, 1981. PORTO, Srgio Gilberto. Doutrina e prtica dos alimentos. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. QUEIROZ, Odete Novaes Carneiro. Priso civil e os direitos humanos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. RODRIGUES, Silvio. Direito civil. 30. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. v. 6. SANTOS, Fernando Ferreira dos. Princpio constitucional da dignidade da pessoa humana. So Paulo:Celso Bastos Editor, 1999. SOTTOMAYOR, Maria Clara. Regulao do exerccio do poder paternal nos casos de divrcio. 3. ed. Coimbra: Almedina, 2000. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2003. v. 6.

58

You might also like