You are on page 1of 6

Enterprise Asset Management [EAM]

Maximize o retorno sobre os ativos empresariais.

No atual cenrio econmico, organizaes do mundo inteiro enfrentam uma presso enorme para gerir seus ativos proativamente em toda a organizao, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e responder rapidamente ao ambiente regulatrio e econmico em rpida transformao. Em setores com uso intenso dos ativos, a otimizao da gesto destes pode representar a diferena entre lucro e prejuzo, entre conformidade regulatria e no conformidade. Ativos de capital muitas vezes geram custos invisveis que transformam os lucros em prejuzos. No prestar ateno diante da explorao do custo total de ativos pode significar a perda de oportunidades de garantir o sucesso do seu negcio durante meses ou anos. As empresas bem sucedidas sabem que uma gesto efetiva de ativos empresariais (EAM) vai alm de apenas agregar valor, ela tambm reduz riscos corporativos e d ao seu negcio uma medida de estabilidade que faz uma grande diferena nas condies volteis de mercado. A m gesto de ativos pode apresentar grandes e negativos impactos na sade da empresa. As paradas de mquina podem interromper a produo promovendo insatisfao dos clientes. A inadequada manuteno preventiva pode aumentar o custo de manter ativos funcionando no pico de eficincia, forando as empresas a fazerem investimentos desnecessrios em novas mquinas e equipamentos. A utilizao inadequada de ativos pode expor as empresas a violaes dos regulamentos de segurana e requisitos de conformidade. Ao contrrio de muitos outros fatores que podem diminuir a lucratividade de uma empresa, a gesto de ativos empresariais muitas vezes no top of mind para executivos. Isso porque a resposta s presses de mercado sobre as margens de lucro empresarial tem sido tradicionalmente a concentrao em oportunidades de crescimento de primeira linha atravs do aumento das vendas. As empresas bem sucedidas reconhecem que a melhoria na gesto de ativos no s reduz custos, mas tambm refora a capacidade de excelncia e crescimento. A meta fundamental de negcios para os setores com uso intensivo de ativos usar os ativos de capital para fornecer servios ao menor custo, de maneira segura, protegida, sustentvel e suficiente. Alm disso, pela incorporao da gesto de ativos na rotina diria dos negcios, as organizaes podem obter economias de custos e melhorias de desempenho mensurveis que se sustentam ao longo do tempo. Tais conquistas, por sua vez, ajudam a maximizar o uso e o desempenho dos ativos, alavancar a qualidade dos produtos e aumentar a lucratividade, reduzindo os riscos e o custo da conformidade. SoftExpert EAM Suite Gesto dos Ativos Empresariais - permite a gesto otimizada durante toda a vida til dos ativos fsicos de uma organizao para maximizar o valor. O sistema oferece gesto dos dados de ativos, manuteno preventiva, controle de ordens de servio, gesto de diagnsticos e anlises estatsticas, que podem aprimorar significativamente a gesto dos ativos operacionais.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
Gerenciamento dos dados do Ativo
Realize, atravs de uma plataforma integrada, a gesto otimizada durante toda a vida til dos ativos fsicos tradicionais e emergentes da organizao, maximizando o valor agregado ao negcio. Acesse todos os dados de ativos, estrutura, documentos, verificaes, manutenes, calibraes, custos, controles de ordens de servio, condies, caractersticas, movimentaes e localizaes, gesto de diagnsticos e anlises estatsticas. Consulte histricos que proporcionam uma perspectiva holstica e aprimoram significativamente a gesto dos ativos operacionais. Monitore atividades pendentes, solicitaes de servio, movimentaes KPI's referentes MTTR, MTBF, Taxa de Falha, Disponibilidade atravs de dashboards customizveis. Melhore a qualidade organizacional e reduza os custos e riscos derivados da quantidade crescente de processos para conformidade regulatria e governana corporativa, como os relacionados s Diretrizes da Qualidade ISO 9000, ISO IEC 17025, ISO TS 16949, ISO 20000, ITIL, FDA 21 Parte 21CFR Manuteno de Registros Eletrnicos, Boas Prticas de Fabricao, Regulamentos OSHA, entre outros.

Gerenciamento da Documentao
Realize a gesto da documentao, que assegura que os documentos referentes aos ativos corporativos estejam bem geridos e precisos (protegidos, atualizados, compartilhados e arquivados). Organize os arquivos em categorias definidas pelos usurios para facilmente identificar e agrupar documentos relacionados. Associe aos ativos ilimitados documentos com um ou mais itens e contedos como manuais, garantias, instrues, procedimentos. Obtenha completo controle na gesto de contratos referentes aos fornecedores, locaes, financiamentos, emprstimos, taxas, garantias e definies customizadas a nvel usurio, provendo notificaes automticas referentes s negociaes, vencimentos e polticas de negcio.

Gerenciamento dos Consumveis


Reduza os custos de armazenamento de materiais e evite nveis de estoque insuficientes ou com excessivas reposies, minimizando tempos de parada de equipamentos pela falta de peas de reposio ou custos desnecessrios para manuteno de estoque obsoleto. Gerencie todos os tipos de materiais, insumos, matrias primas, consumveis que a empresa utiliza, definindo fabricantes, fornecedores, custos, estoques mnimos, pontos de reposio, entre outros. Monitore o histrico de entrada, sadas e correes de saldo dos almoxarifados, bem como os alertas que visam automatizar o processo de controle e garantem que os nveis de estoque nos almoxarifados no estejam baixos ou entrem nas margens de segurana. Estratifique em tempo real relatrios de monitoramento de inventrio e auditorias de sistema.

Gerenciamento da Disponibilidade, utilizao, movimentao


Estruture reas, setores, instalaes fsicas e virtuais (software, rede e hardware), parques fabris, localizaes que promovem uma viso precisa da rastreabilidade dos ativos empresariais. Monitore as trilhas de movimentao e utilizao sofridas pelo ativo no decorrer do seu ciclo de vida, tempos de atividade e inatividade. Consulte a disponibilidade para utilizao e reserva de ativos, prazos de devoluo, situaes e relacionamentos estruturais.

Gerenciamento dos Servios


Permita aos usurios finais a realizao de solicitaes de novos servios e atualizao de servios em aberto, alinhando prioridades. Distribua as solicitaes e ordens de servio de forma padronizada, centralizando as informaes necessrias para realizao de manutenes, calibraes e verificaes de ativos. Proporcione grande agilidade no trabalho em equipe, atravs de um poderoso mecanismo de controle de pendncias, denominado Team Workflow, que notifica automaticamente via e-mail os responsveis pela execuo do servio. Assegure aos gerentes e suas equipes um controle simples e eficaz de seus objetivos e prioridades, otimizando o cumprimento de prazos e resultados. Configure o nvel de satisfao do atendimento solicitao.

Gerenciamento das Verificaes e Manutenes Corretivas e Preventivas


Realize todo o planejamento e controle das atividades de verificao e manuteno sobre equipamentos e instalaes, maximizando a eficcia da manuteno e reduzindo os custos associados. Sistema Computadorizado de Gerenciamento da Manuteno (CMMS). Associe mltiplos ativos, locais e itens de configurao, por ordem de trabalho. Escalone a execuo das ordens de servio, seqncias de tarefas e gere novas ordens a partir de informaes dos ativos como leituras de medidores. Otimize o planejamento e a agenda das verificaes e manutenes preventivas e reduza os custos dos processos produtivos, monitorando o histrico dos equipamentos e suas tendncias. Aumente a vida til dos ativos e a capacidade de produo das empresas em funo da maximizao do tempo de funcionamento dos equipamentos e reduo dos ndices de danos e falhas. Gerencie a programao dos recursos existentes para as atividades de verificao e manuteno - colaboradores, materiais de reposio e consumo, fornecedores, ferramentas, procedimentos e recursos financeiros. Estratifique atravs de grficos de gantt ou consultas analticas e sintticas a alocao de tcnicos, insumos e ferramentas. Calcule automaticamente os custos por tcnico, equipamento, atividade, ordem de servio, perodo, equipe de manuteno, custo estimado de servio, etc. Padronize atividades, tarefas, competncias, custos, prazos e rotas de manuteno. Associe parmetros para definio e ajuste automtico da periodicidade de verificaes e manutenes preventivas. Execute manutenes corretivas mediante solicitaes de ordens de servio, pendncias e envios de e-mail para os responsveis.

Gerenciamento das Calibraes


Automatize processos de calibraes internas e externas aumentando a eficincia e minimizando os custos operacionais. Controle o agendamento, execuo, vencimento, validade, documentao, planejamento, anlise e gerenciamento de calibraes em seus medidores, equipamentos de teste, dispositivos e padres de medio. Otimize a freqncia de calibrao pelo mtodo de Schumacher, gerando automaticamente novas datas para as ordens de servio. Associe e controle procedimentos, normas, ordens de servios, faturas, documentos referentes s calibraes. Garanta nativamente que estes documentos no estejam obsoletos de acordo com os padres definidos e baseados no SE ECM. Elabore e analise as incertezas Tipo A e Tipo B (ISO GUM), histerese, erros, critrios de aceitao, variaes do processo de medio - Repetibilidade e Reprodutibilidade (R & R), condies ambientais, metrologistas, padres, etc. Notifique automaticamente via e-mail e pendncias de sistema os responsveis pela realizao das calibraes. Realize, em tempo real, a aquisio de dados atravs de portas seriais, eliminando a possibilidade de erros provenientes da entrada manual de dados. Obtenha completa rastreabilidade do sistema de medio sobre o histrico dos instrumentos. Analise grficos - incluindo Pareto - das calibraes mostrando os erros, medidas diferentes dos limites de tolerncia, tendncias e constantes. Gere assinaturas eletrnicas, trilhas de auditora, certificados de calibrao, relatrios e etiquetas customizveis referentes s calibraes.

Gerenciamento dos Incidentes


Examine potenciais falhas na gesto de ativos por meio do clculo de prioridade de risco (RPN), evidenciando a classificao das falhas de um ou mais FMEAs utilizando planilhas e grficos de Pareto, barra, pizza, rea e distribuio. Padronize processos e tcnicas para avaliao dos riscos envolvidos na utilizao de mquinas, equipamentos e ferramentas promovendo maior segurana aos operadores, confiabilidade e robustez das mquinas. Automatize a coleta de reclamaes dos clientes, investigaes de problemas, defeitos ou no conformidades de fabricao, desvios de equipamentos e outros dados relacionados a processos CAPA de ativos de sua organizao. Gerencie de forma gil, confivel e eficiente todas as etapas do processo de tratamento de no conformidades e incidentes relacionados aos ativos - desde o registro at a verificao da eficcia - incorporando ferramentas de organizao, classificao e pesquisa, atribudas s ferramentas da qualidade 6m's, 5 porqus, 5W2H, Ishikawa, etc. Promova benefcios imediatos, com o suporte a todas as fases do ciclo de melhoria contnua do PDCA (Plan Planejar, Do Executar, Check Verificar e Act Agir), desde o planejamento do sistema at sua anlise crtica.

Highlights
Aumente a produtividade e eficincia Automatize processos e servios Aumente o volume de negcios Otimize estoques Reduza o tempo de resposta s solicitaes Reduza custos Promova o PDCA Alcance a excelncia corporativa

SOFTEXPERT EXCELLENCE SUITE

EMPRESA
A SoftExpert a empresa lder de mercado em solues para a excelncia na gesto, fornecendo softwares e servios para o aprimoramento de processos de negcio, conformidade regulamentar e governana corporativa. Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usurios ao redor do mundo, as solues da SoftExpert so utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuao, incluindo manufatura, governo, farmacutico, hospitais e laboratrios, servios financeiros, alta tecnologia e TI, educao, energia e utilidade pblica, logstica, varejo, servios, dentre outros. Em conjunto com a sua rede de parceiros, a SoftExpert oferece servios de implantao, treinamento, hospedagem, validao, suporte e assistncia tcnica, com o intuito de assegurar que seus clientes obtenham sempre o mximo de retorno sobre seus investimentos.

www.softexpert.com.br vendas@softexpert.com
SoftExpert marca registrada da SoftExpert Software for Performance Excellence. Todas as informaes fornecidas neste catlogo esto sujeitas a alteraes sem prvia notificao.

Leve sua empresa para o prximo nvel

You might also like