You are on page 1of 14

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

A Questo Ambiental sob o Conflito de Interesses, Sociedade e Gesto Pblica


Flvio Costa PICCININI1 Rafaela dos Santos COSTA2 Patrcia Regina de Souza FREIRE3 Luiz Henrique GONZAGA4 Ana Paula Pinheiro CLARO5

Resumo
A ao fiscalizadora da Secretaria do Patrimnio da Unio na Praia de Gerib, Armao dos Bzios-RJ, evidenciou o dano ambiental. As vistorias constataram que vrios imveis beira-mar avanaram seus terrenos em direo praia e ocuparam ilegalmente a faixa de terreno de marinha, demarcada oficialmente em 2001. O fato alterou o meio, resultou na supresso da vegetao nativa e na reduo do cordo arenoso, entre outras aes antrpicas. Em decorrncia, o Ministrio Pblico Federal props uma Ao Civil Pblica e requereu a restaurao da rea degradada com indenizao. Os rus, influentes na sociedade, alegaram o amplo direito de ocupao da faixa da Unio, haja vista o recolhimento das taxas devidas e declararam-se defensores da natureza. O municpio, omisso, legalizou todos os avanos irregulares como ocupaes em zona urbana, inserida no Plano Diretor. Em face das controvrsias foi produzida pericial judicial no ambiente costeiro, como um significativo auxlio para o Julgador da preservao do ambiente natural. O objetivo do presente trabalho analisar o comportamento da sociedade e do poder pblico no enfrentamento da lide, em que a controvrsia a questo ambiental em zona costeira turstica com predominncia do poder econmico e especulativo. Palavras-chave: dano ambiental, sociedade, gesto pblica, percia, justia.

1. Introduo
A zona costeira brasileira considerada patrimnio nacional pela Constituio de 1988, alm disso considera-se o litoral como um patrimnio turstico, paisagstico, histrico e paleontolgico.
1. 2. 3. 4. 5. Universidade Veiga de Almeida fcostaeng@yahoo.com.br. Universidade Veiga de Almeida rafaela-costa@hotmail.com. Universidade Veiga de Almeida patriciarsfreire@hotmail.com. Universidade Veiga de Almeida hegosant@yahoo.com.br. Universidade Veiga de Almeida paula_pinheiro14@hotmail.com.

416

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

s praias assegurado o livre e franco acesso por qualquer cidado, como bens pblicos de uso comum, bem como o mar, em qualquer direo e sentido, ressalvados os trechos de interesse de segurana nacional ou includos em reas protegidas por legislao especfica. A lei n 7.661 de 16 de maio de 1988, instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e o Decreto n 5.300 de 7 de dezembro de 2004 estabeleceu as normas gerais visando a gesto ambiental da zona costeira, direcionando as bases para a formulao de polticas, planos e programas federais, estaduais e municipais. A orla martima terrestre foi definida no Art. 23.:
Os limites da orla martima ficam estabelecidos de acordo com os seguintes critrios: I - martimo: ... II - terrestre: cinquenta metros em reas urbanizadas ou duzentos metros em reas no urbanizadas, demarcados na direo do continente a partir da linha de preamar ou do limite final de ecossistemas, tais como as caracterizadas por feies de praias, dunas, reas de escarpas, falsias, costes rochosos, restingas, manguezais, marismas, lagunas, esturios, canais ou braos de mar, quando existentes, onde esto situados os terrenos de marinha e seus acrescidos.

Entretanto, o fascnio do homem pelo mar gerou um processo desordenado de ocupao da faixa terrestre da zona costeira, onde atualmente vive mais de um quarto da populao brasileira. O poder econmico, por meio da especulao imobiliria, se antecipou as normas de preservao ambiental e invadiu o ecossistema praial. Um forte exemplo est na Praia de Gerib, uma das mais famosas do litoral do Rio de Janeiro, municpio de Armao dos Bzios, regio de grande atrativo turstico, com moradias de alto padro e atividade hoteleira direcionada para o veraneio e o lazer praiano. Comumente frequentada por pessoas de elevado poder aquisitivo, propicia significativos reflexos na atividade econmica do municpio. O crescimento desordenado evidenciou a drenagem insuficiente da regio e o assoreamento precoce da Lagoa de Gerib, agravado por aterro realizado, ainda enquanto pertencente a Cabo Frio. Nos dois quilmetros de extenso destacam-se as manses, a areia fina, a prtica do surf, belas e confortveis pousadas beira-mar, entre outros atrativos.

417

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Figura 1

Vista area das construes a beira mar e a restrita faixa remanecente da vegetao de restinga. Fonte: Prefeitura municipal de Bzios.

O Plano Diretor do Municpio de Bzios estabelece no art. 3 pargrafo III: proteo e preservao do mar territorial, dos costes rochosos, stios arqueolgicos, lagoas, brejos e manguezais, dos exemplares raros da fauna e da flora, da vegetao de restinga e da cobertura vegetal que contribui para a preservao das encostas, compreendendo que o conjunto desses elementos constitui importante patrimnio ambiental e acervo fundamental para a preservao e composio da paisagem do Municpio. Por outra tica temos uma das mais controvertidas propriedades da Unio, os terrenos de marinha, estreita faixa de terra com 33 metros de largura medidos a partir da linha da preamar mdia - LPM de 1831. A Secretaria do Patrimnio da Unio (SPU), com a misso de garantir que as propriedades da Unio cumpram uma funo socioambiental em harmonia com a arrecadadora, desde junho de 2001 realizou vistorias na Praia de Gerib, constando que suntuosas propriedades particulares invadiram rea non aedificandi; de uso comum do povo e com posse ilcita de rea da Unio, causando dano ambiental. Tais constataes conduziram a uma Ao Civil Pblica - ACP promovida pelo Ministrio Pblico Federal MPF, que em defesa do meio ambiente e do patrimnio pblico, pediu a condenao dos proprietrios, rus no processo. Os aspectos ambientais na orla de Gerib se identificam pela ocupao e supresso da vegetao de restinga, na reduo do cordo arenoso, nas cons-

418

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

trues, na ocupao das areias da praia por ambulantes, na limpeza da orla com tratores, nas torres dos guarda-vidas e nos resduos depositados na praia pelos frequentadores, entre outros. Todos esses aspectos resultam em impactos ambientais, considerados como a cadeia de efeitos que se produzem no meio natural e social, como consequncia de uma determinada ao (Mota, 2003). A Resoluo 1 de 23 de janeiro de 1986 do CONAMA, em seu art. 1 considera impacto ambiental como:
...qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais.

O objetivo do presente trabalho destacar as atuaes dos poderes pblicos na relevante questo ambiental, frente constatao de ocupao desordenada de regio costeira, por influente parcela da sociedade, com elevado poder econmico e, por fim, conhecer o entendimento da justia, por meio da sentena.

2. Materiais e Mtodos
As Aes Civis Pblicas abordadas ingressaram em 2005 pela Vara Federal de So Pedro da Aldeia - RJ em face das vistorias da SPU, resultando em rus os proprietrios dos terrenos do Loteamento Marisco, voltados para o mar, sob a alegao de, invaso de cerca de 15 metros de rea non aedificandi; construo em rea de uso comum e posse ilcita em rea da Unio; invaso e ocupao irregular da praia; e, ocupao e construo sobre a vegetao de restinga. Os rus contestaram e declararam que o alegado avano sobre a praia no passava de mera fico, que no existiam construes sobre a suposta rea invadida, que havia direito de ocupao adquirido h vrios anos, sendo os imveis regulares e detentores de habite-se, localizados em zona urbana, no podendo ser considerada como rea de preservao permanente.

419

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Desde ento, a matria tornou-se complexa. Alm da manifestao formal pelas partes nos autos, ocorreu a participao de renomados profissionais da rea ambiental e costeira, com uma significativa contribuio tcnica e cientfica, tais como: o Projeto de Recuperao das Comunidades Vegetais; o Laudo de Constatao de Degradao Ambiental; a Anlise da Geomorfologia da Praia de Gerib em Bzios RJ; o Relatrio dos Trabalhos para a Fixao da LPM de 1831; vistoria do IBAMA, o Cadastramento Imobilirio da SPU, entre outros. Em face do litgio o Ex.mo. Sr. Dr. Juiz da Vara Federal de So Pedro da Aldeia RJ determinou a realizao da prova pericial. Dessa forma as questes controvertidas foram elucidadas no esmerado trabalho pericial, luz da legislao ambiental, com a identificao de espcies exticas e nativas da flora e fauna; no estudo da morfodinmica praial; pelo levantamento topogrfico e georreferenciado; na anlise da definio da Linha da Preamar Mdia - LPM de 1831 pelo SPU; entre outros. O objetivo da percia consistiu em atestar e aps quantificar o acrscimo dos limites do terreno pertencentes aos rus e a identificao das construes sobre a rea de marinha, praia e vegetao de restinga, que o MPF descreveu como avano; e, em decorrncia, os danos ambientais. Em geral o exame pericial confirmou que: Os rus excederam a ocupao dos lotes e dessa forma passaram a ocupar uma rea maior que a legal, no sentido da praia. Em alguns lotes a rea excedeu a 50% do registro legal. A comprovao tcnica do fato foi apresentada por meio de croqui conforme o exemplificado abaixo. A rea avanada em direo ao mar est sobre o terreno de marinha, sem ultrapassar a Linha de Preamar Mdia. A demarcao da LPM pela SPU evidencia erro. A metodologia est abrigada por premissas falsas que resultaram em incorreo na posio da LPM, gerando elevados tributos para os ocupantes da faixa de terreno de marinha. A metodologia da SPU resultou na preamar mdia do ano de 1831 sobre a vegetao, onde no h mar. O dano ambiental causado pelo avano em direo ao mar est caracterizado pela alterao no cordo arenoso, pela supresso da vegetao natural e a introduo de espcies vegetais estranhas, com reflexo nas condies edficas e na fauna. A recuperao das comunidades vegetais proposta em abril de 2004 pela Associao dos Moradores e Amigos de Gerib e aprovao da PMAB no foi adotada na plenitude. As espcies exticas no foram retiradas,

420

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

foram mantidas em alguns lotes em meio vegetao nativa, como se evidenciam nas imagens. Aquelas com efeito paisagstico, porte de arbustos e favorecidas pelas pontas rgidas e agudas (yucca sp.) servem para isolar o acesso s residncias como em uma cerca viva. Em nenhum lote se verifica a reintroduo de espcies nativas e a devida manuteno.

Figura 2

Croqui simplificado da posio da rea que contm os lotes 08, 09 e 10 da Quadra C. Fonte: Exame pericial.

421

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Juridicamente as praias so definidas como a rea coberta e descoberta periodicamente pelas guas, acrescida da faixa subsequente de material detrtico, tal como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos, at o limite onde se inicie a vegetao natural, ou, em sua ausncia, onde comece um outro ecossistema. O estudo da morfodinmica demonstra que as praias resultam da ao de um complexo sistema de foras e processos que igualmente definem um perfil praial de forma tambm complexa. A configurao funo da variabilidade do clima e do equilbrio dinmico das aes do mar, terra e ar. As ondas incidentes em fluxos permanentes e aperidicos dissipam a energia sobre as areias, movimentam e selecionam por granulometria os sedimentos da praia, formando uma faixa de areia em gradientes espaciais e temporais no transporte. Assim, as areias movimentam-se pela praia e como a fonte continua enviando sedimentos, as praias vo se mantendo em permanente equilbrio no decorrer do tempo. Sempre que houver a interrupo neste processo a natureza busca um novo equilbrio, tendo como reflexo a eroso praial e a diminuio da faixa de areia.

Figura 3

Conceituao da linha da preamar mdia LPM, segundo a legislao em vigor e a configurao da praia.

Em situaes atmosfricas mais severas e duradouras as ondas, alm de erodir a praia, avanam sobre os cordes arenosos, que desempenham o papel de proteo costeira. Os sedimentos ento erodidos voltam gradativamente, aps a passagem dos fenmenos atmosfricos adversos. A supresso da vegetao, a introduo de espcies estranhas e as construes sobre os depsitos de areias, modificam a linha da costa. Tais fatos,

422

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

juntamente com as ressacas, so fatores que conduzem o avano do mar, no decorrer do tempo, sobre os imveis beira da praia e a consequente reduo de faixa de areia, comprometendo a atividade do turismo. Este um dano previsvel e j evidenciado na prpria praia de Gerib, ao lado da primeira servido, figura 6, e em diversos pontos do litoral brasileiro, como em praias prximas, do Forte em Cabo Frio, Cavaleiros em Maca e dos Anjos em Arraial do Cabo. A vegetao na regio da Praia de Gerib identificada como arbrea aberta de estepe (caatinga) caracterizada por cobrir os macios costeiros, considerada uma disjuno fisionmico-ecolgica da estepe nordestina, tipo de vegetao lenhosa decidual, em geral espinhosa, com plantas suculentas e com tapete herbceo graminoso, tambm estacional. Destacavam-se, entre as dcadas de 70 e 80, a ocorrncia de cactceas do gnero Cereus e Pilosocereus e de plantas espinhosas ou no dos gneros Mimosa e Croton. No Sistema de Classificao da Vegetao Brasileira adotado atualmente pelo IBGE, a Estepe passou a ser classificada como Savana-estpica. Tal levantamento permitiu a caracterizao geral da Praia de Gerib. Observandose o perfil e as caractersticas locais conclui-se que, no Loteamento Marisco havia uma vegetao xerfila caracterstica de restinga, provavelmente suprimida no momento da implantao do loteamento no ano de 1963, entendendo-se por restinga a paisagem formada pelo areal justamartimo com sua vegetao global. As certides de habite-se, aprovaes dos projetos, licena ambiental e de ocupao de rea da Unio ocorreram desde a implantao do loteamento, quando ocorreu uma colonizao inicial de espcies pioneiras (processo comum em reas com solo exposto) no havendo tempo suficiente para recompor a vegetao a uma comunidade clmax de mata de restinga. Atualmente, podemos observar uma faixa de vegetao existente em frente aos muros dos lotes ao longo de quase toda a linha superior da praia, onde se encontram espcies nativas caractersticas de restinga como Sporobolus virginicus (gramnea), Ipomoea sp, que desempenham importante papel na fixao de dunas, Bromelia sp, Cereus fernanbusensis (cacto) e Allagoptera arenaria (guriri). Entre as espcies nativas, algumas espcies introduzidas (exticas) como: Yucca sp, Agave sp, Nopalea cochenillifera (cacto, cacto-de-cochonilha), Onputia litoralis (cacto, palma), Sansevieria sp (Espada-de-So-Jorge), Asystasia gangetica (asistcea), adaptadas escassez de gua e nutrientes.

423

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Figura 4

Na imagem temos a expanso da vegetao para alm dos limites desejados pelo homem.

Devemos enfatizar que so espcies exticas todas aquelas originariamente pertencentes outra regio que so inseridas em dado ecossistema por acidente, desinformao (ao antrpica), episdios geolgicos (movimentao de placas tectnicas e terremotos). Quando so colocadas num ecossistema diferente do original as espcies exticas, podem adaptar-se ou no e podem se transformar em predadores locais ou se reproduzirem de forma desordenada.

Figura 5

A imagem tem origem na dcada de 1960, anterior implantao do loteamento. Fonte: Arquivo da Marinha do Brasil.

424

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Figura 6

Vista area da ocupao da praia em 1988, aps a implantao do loteamento. Fonte: Arquivo da Marinha do Brasil.

Figura 7

Destruio pelo avano do mar em face de ao antrpica. Fonte: Laudo pericial.

Em decorrncia a legislao ambiental definiu que todo o ecossistema praial, que se estende da poro inicial do leito do mar submerso at as dunas e cordes arenosos, juntamente com a vegetao fixadora, deve ser permanentemente preservado. A Resoluo CONAMA n 303, de 30/03/2002, passou a definir como rea de Preservao Permanente, uma faixa mnima de trezentos metros, a partir da linha de preamar mxima.

425

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

3. Resultados e Discusso
A crescente concentrao da populao nas reas litorneas gerou um acentuado processo de degradao ambiental que se acelera conjugado com a inrcia da gesto pblica. Aqueles com mais posses se apossam da beleza natural e colocam os interesses pessoais e as propriedades acima dos interesses comuns e do meio ambiente. Da mesma forma os rgos pblicos priorizam a ganncia por meio do recolhimento de impostos. A atual legislao ambiental ampla e abrangente, como podemos observar na Poltica Nacional do Meio Ambiente PNMA e nas resolues do CONAMA. Entretanto o planejamento da ocupao da orla martima foi transferido para a esfera municipal, que se mostrou no presente caso, pouco eficiente. O municpio, no caso de Gerib, definiu toda a rea ps-praia como de ocupao urbana e deixou de cumprir a sua ao fiscalizadora quanto aos limites legais das propriedades. Simplesmente adicionou a rea ilegalmente ocupada para efeito de cobrana do Imposto Territorial e Urbano IPTU, sem qualquer ato restritivo ocupao. Resulta que, a constatao do dano ambiental em questo, no foi decorrente de ao fiscalizadora dos agentes pblicos, nem do cidado comum, mas de fato paralelo, quando da fiscalizao da SPU voltada para os interesses da propriedade da Unio. No se verifica a adoo de programas abrangentes e de forma efetiva a evitar a concentrao da populao nas reas litorneas, nem simples programas educativos ambientais. A colocao de placas de advertncia sem qualquer ao complementar incua, mostrou-se meramente figurativa.

Figura 8

Placas de advertncia informando tratar-se de rea de preservao ambiental, sem qualquer ao cpomplementar. Fonte: Laudo pericial.

426

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Em todas as esferas do poder pblico evidente que o efetivo monitoramento das condies ambientais em reas costeiras veio tardiamente. A restrita faixa de vegetao remanescente da primitiva vegetao de restinga, entre os muros e as areias da praia, no se mantm representativa do ecossistema anterior ocupao pelo loteamento. A preservao dos cordes arenosos cobertos pela vegetao indispensvel na conteno da eroso costeira quando das ressacas; e, de maior importncia quando se constata a elevao do nvel dos oceanos na Terra.

Figura 9

As imagens mostram a utilizao da rea da unio para uso particular e a caracterizao do dano ambiental: o proprietrio construiu sobre rea que no lhe pertence, suprimiu a vegetao nativa e parte do cordo arenoso. Fonte: Laudo pericial.

O trabalho pericial foi decisivo na elucidao e comprovao do impacto ambiental causado pelos proprietrios de terrenos beira-mar que alheios ao ambiente avanaram ilegalmente benfeitorias sobre a vegetao de restinga para uso particular. A atuao do MPF foi eficaz na defesa do meio ambiente. A demarcao dos terrenos de marinha pela SPU necessita ser estudada e revista. O exame pericial mostrou-se robusto, apontou as irregularidades na ocupao dos terrenos de marinha, caracterizou o dano ambiental, principalmente em face da supresso da vegetao nativa e, dessa forma, contribuiu substancialmente para a sentena do Julgador. O processo judicial ainda se encontra em andamento e a maioria das sentenas no conhecida.

427

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

4. Concluses
As tendncias socioeconmicas de ocupao das praias vm sendo tardiamente controladas e reguladas pelas polticas pblicas. A implantao do Loteamento Marisco a partir de 1963 na praia de Gerib um exemplo que configura a tendncia de privatizao das praias, fato que se intensificou nos ltimos anos na regio costeira sudeste do Brasil. A intensa ocupao da orla martima por moradias contribuiu para a degradao dos ecossistemas, alterou fatores biticos e abiticos causando modificaes irreversveis no ecossistema praial. Os mais relevantes danos ambientais se caracterizam pela alterao do cordo arenoso, na supresso da vegetao natural e incluso de espcies vegetais estranhas. Os vetores referentes atividade econmica voltada para o turismo, a prtica de esportes, a ao de comerciantes fixos e ambulantes, limpeza mecanizada da areia, requerem eficiente ao disciplinadora do poder pblico na preservao do ambiente natural. A educao da sociedade e a gesto fiscalizadora mostram-se como aes indispensveis e devidas para a sustentabilidade ambiental.

5. Referncias
ALMEIDA, Josimar Ribeiro. Percia Ambiental Judicial e Securitria. Rio de Janeiro: Thex Ed. 2006. 448 p. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em : http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 10 de ago de 2012. BRASIL. Lei n 7661/88, de 16 de Maio de 1988. Institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7661.htm. Acesso em 10 de ago de 2012. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resoluo CONAMA n1, de 23 de janeiro de 1986. Disponvel em: http://www.mma.gov.br. Acesso em 19 de ago de 2012. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resoluo CONAMA n303, de 30 de maro de 2002. Disponvel em: http://www.mma. gov.br. Acesso em 19 de ago de 2012. FILHO, Wilson F. Mendona. Laudo de Constatao de Degradao Ambiental, Ao Civil Pblica, Rio de Janeiro, maro 2003. 18 p. KURTZ, Bruno C. ; MARTINELLI, G.; Projeto de recuperao das comunidades vegetais da praia e do primeiro cordo arenoso de Gerib, Armao dos Bzios, RJ. Ao Civil Pblica, Rio de Janeiro, agosto 2003. 29 p. MOTA, Suetnio. Urbanizao e Meio Ambiente.Rio de Janeiro: ABES 2003.152 p. Plano Diretor da Cidade de Armao dos Bzios. Lei Complementar n 13, de 22

428

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

de maio de 2006. Disponvel em: http://www.camarabuzios.rj.gov.br/plano_diretor.pdf. Acesso em 20 de ago de 2012. PICCININI, Flvio C.; Laudo pericial, Ao Civil Pblica, 2005.51.08.000663-9, 1 Vara Federal So Pedro da Aldeia, RJ, outubro 2011, 21 p. Relatrio dos Trabalhos para a Fixao da Linha de Preamar Mdia de 1831, no Rio de Janeiro, Boletim de Pessoal e Servio, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, n 9.15, de 21.09.2001, fls. 115/130. ROSMAN, Paulo C. C.; MUEHE, Dieter C. E. H.; Anlise da Geomorfologia da Praia de Gerib em Bzios. COPPE, UFRJ, julho 2011, 15 p.

429

You might also like