You are on page 1of 3

17/03/2013 Ministrio Seguidores do Caminho Valdecir Pereira do Nascimento

UM POVO REBELDE
Porque lhes dou testemunho de que tm zelo de Deus, mas no com entendimento. Porquanto, no conhecendo a justia de Deus, e procurando estabelecer a sua prpria justia, no se sujeitaram justia de Deus. (Rm 10:2-3).

ara os israelitas que procuravam ser justificados pela lei, a justia ficou fora de seu alcance (Rm 9:31). Mas em Cristo, a justia chega perto e pode ser alcanada pela f. Paulo deseja a salvao dos israelitas, mas entende que possvel somente por meio de Jesus. Um Povo Rebelde (Rm 10:1-21) Zelo sem Entendimento (Rm 10:1-4). Paulo no negou a perdio daqueles que confiavam na lei, mas ele queria que todos fossem salvos (Rm 10:1). Os israelitas mostraram zelo por Deus, mas no segundo o entendimento do plano do Senhor. Ao invs de aceitar a justia de Deus, eles procuraram, em vo, estabelecer o seu prprio sistema de justia (Rm 10:2-3). Essa descrio dos judeus se aplica bem a muitas pessoas religiosas hoje. Muitas pessoas zelosas ainda andam conforme doutrinas humanas. Da mesma maneira que os judeus precisavam abrir os seus coraes para examinar as suas crenas, todos ns devemos ser abertos para aprender melhor e mudar as nossas convices para fazer a vontade de Deus. Coraes orgulhosos e mentes fechadas impedem a salvao de muitos. Muitos judeus no compreenderam a relao de Cristo lei. Jesus veio em cumprimento da lei, e apenas aqueles conduzidos a ele sero salvos (Rm 10:4). A nica Salvao (Rm 10:5-15) Conforme a lei, aquele que praticar a justia viveria, mas ningum (exceto Jesus, claro) alcanou a perfeio sob a lei. Deus enviou Cristo pela graa (Rm 10:5-8). A salvao no depende da obedincia perfeita lei, e sim da f em Cristo (Rm 10:911). A nfase neste contexto est na f em Cristo, em contraste com a confiana na lei. Usar este trecho para criar um falso contraste entre a f e a obedincia a Cristo (batismo, etc.) distorcer o sentido e esquecer-se do contexto. A mesma mensagem salvadora que vale para os judeus tambm vale para os gentios (Rm 10:12-13). questo da natureza de Deus. O mesmo Senhor bondoso oferece a salvao a todos. Homens iguais com pecados iguais merecem a mesma morte. O Senhor oferece um nico meio para salv-los: a f em Cristo. A compreenso da natureza universal do evangelho exige que ele seja pregado a todos (Rm 10:14-15). Os servos de Deus tm a responsabilidade de divulgar a boa nova. A f em Cristo (Rm 10:16-21). Se o Criador de todos oferece um nico meio de salvao igualmente a todos, podemos imaginar que todos seriam salvos? No. Porque nem todos reagem ao
2

UM POVO REBELDE
evangelho do mesmo modo. At o Velho Testamento testemunha a esse respeito (Rm 10:16); veja as citaes dos profetas, salmos e dos livros da Lei nos versculos seguintes. A f cresce somente quando a palavra pregada, e a palavra que precisa ser pregada a de Cristo (Rm 10:17). Todos ouvem a palavra de Deus atravs da criao (Sl 19:4); (Rm 1:18-21). Os israelitas no devem se admirar que Deus tenha oferecido a salvao aos gentios, pois ele falou disso por meio das profecias do Velho Testamento (Rm 10:19- 20). Deus no esqueceu Israel. Os israelitas se mostraram rebeldes e esqueceram-se de Deus (Rm 10:21).

You might also like