You are on page 1of 6

Universidade Eduardo Mondlane 1 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza

qumica das guas minerais existentes no mercado.

1 Identificao:
Ttulo do trabalho: Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado. rea temtica: Aguas Pesquisador responsvel: Boa, Vicente Albino Supervisor: dr. PH. Massinga Junior Co-Supervisora: dra. Argentina Munguno Instituio: Universidade Eduardo Mondlane Curso: Licenciatura em Qumica Industrial Tipo de trabalho: Trabalho de concluso de curso (Tese)

2. Resumo
O presente trabalho tem por fim mostrar os resultados de um estudo experimental que procura propor tcnicas acessiveis de verificar a pureza quimica das a guas minerais comercializadas no pais.Sero aplicadas no mbito das propriedades coligativas a ebuliscopia e crioscopia. Sendo que ebuliscopia tem por fim o estudo da elevao da temperatura de ebulio de um solvente com a adio de um soluto no voltil, dai que a sua aplicao em relao a pureza das guas minerais ir se basear na medio dos valores de temperaturas de ebulio aps a adio do sal da cozinha( NaCl) e do acar( sacarose). A crioscopia visa o estudo da diminuio da temperatura de congelamento de um solvente com a adio de um soluto no voltil, A aplicao desta tcnica em relao a pureza das guas minerais ira se basear na medio dos valores de temperaturas de cristalizao aps a adio dos solutos referenciados na ebuliscopia. Os valores obtidos nos mtodos ebulisc pico e crioscpico sero comparados entre si, com os dados tabelados ou indicados pelas entidades responsveis pelo controlo da qualidade da agua mineral e far-se- a respectiva concluso do estudo. Boa, Vicente Albino

Universidade Eduardo Mondlane 2 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado.

3. Introduo
gua mineral natural aquela obtida directamente de fontes naturais ou artificialmente captadas, de origem subterrnea, que possuem composio qumica ou propriedades fsicas ou fsicoqumicas distintas das guas comuns, com caractersticas que lhes confiram uma aco medicamentosa.Caracterizada pelo contedo definido e constante de sais minerais e pela presena de oligoelementos e outros constituintes. (Dias et al, 2010) Nos ltimos anos, a preocupao com a qualidade da gua que se consome, decorrente da poluio progressiva das guas, tem provocado uma contnua demanda por gua mineral em todos os pases. O sabor e odores desagradveis causados pela adio de flor e cloro nas guas de abastecimento pblico bem como a falta de suprimentos de gua potvel segura durante viagens tm ocasionado um aumento na demanda de gua mineral. (Dias et al, 2010) Dentro desse contexto, faz-se necessrio a realizao de estudos sobre a qualidade microbiolgica e a composio fsico-qumica das diversas marcas de gua mineral presentes no mercado. Tais estudos so de fundamental importncia para garantir a segurana dos consumidores e evitar fraudes. (Dias et al, 2010) Sendo assim, a presente pesquisa experimental foi desenvolvida com o objectivo de avaliar a pureza qumica das marcas de gua mineral comercializadas na cidade de Maputo com auxlio dos mtodos ebuliscpico e crioscpico, inseridos no mbito das propriedades coligativas.

4. Objectivos:
4.1 Objectivo geral:

Boa, Vicente Albino

Universidade Eduardo Mondlane 3 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado. Estudar a pureza das guas minerais nacionais usando como mtodos a ebuliscopia e crioscopia 4.2 Objectivos especficos: Determinar as temperaturas de ebulio de diferentes tipos de guas minerais comercializadas, aps adio do sal de cozinha (NaCl) e do acar (sacarose). Determinar as temperaturas de cristalizao de diferentes tipos de guas minerais comercializadas, aps adio do sal de cozinha (NaCl) e a do acar (sacarose)

5. Justificativa
Devido a necessidade do consumo da gua limpa, muitas pesquisas foram feitas com finalidade de adoptar tecnologias eficientes para a verificao da qualidade antes de consumir. O grande constrangimento reside no facto de que mtodos j desenvolvidos, embora eficientes no sejam acessveis sociedade, isto porque apenas laboratrios especializados podem analisar a qualidade da gua. Desenvolver e propor mtodos para analisar a qualidade das guas minerais (pureza qumica), e que os mesmos mtodos sejam eficientes e de baixo custos capazes de serem acessveis populao desafio deste trabalho.

6.Metodologia
6.1 Pesquisa Bibliogrfica

Boa, Vicente Albino

Universidade Eduardo Mondlane 4 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado. A pesquisa consistir basicamente na recolha de informaes e Sero efectuadas visitas ao Instituto de Normalizao de Qualidade e ao Instituto Nacional de Sade para perceber como analisam a qualidade de gua mineral. 6.2 Parte experimental Para o trabalho laboratorial ser adoptado a seguinte metodologia: Ebuloscopia 1. Pesar, no vidro de relgio, sal de cozinha (assumindo ser NaCl puro) necessrio para preparar uma soluo 0,07 molal em gua, num balo aferido de 250 mL. 2. Repetir procedimento 1 usando acar (assumindo ser sacarose puro). 3. Derramar, em copos de precipitao separados e devidamente identificados, 50 mL de gua e de cada uma das solues preparadas em 1 e 2. 4. Submeter ao aquecimento os copos de precipitao do ponto anterior, simultaneamente. 5. Medir a temperatura em que o contedo de cada um dos copos comea a ferver, parando apenas quando tiver comeado a ferver o contedo menos voltil de todos copos. 6. Aps estabilizarem termicamente, medir o volume restante em cada um dos copos.Com base nos volumes restantes ira se determinar a quantidade de substncias volteis. 7. Com base nas temperaturas de ebulio da gua e das solues, e na molalidade das solues, determinar a constante ebuliscpica da gua e comparar com o valor tabelado.

Crioscopia 1. Pesar, no vidro de relgio, sal de cozinha (assumindo ser NaCl puro) necessrio para preparar uma soluo 0,07 molal em gua, num balo aferido de 250 mL. 2. Repetir procedimento 1 usando acar (assumindo ser sacarose puro). Boa, Vicente Albino

Universidade Eduardo Mondlane 5 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado. 3. Derramar, em copos de precipitao separados e devidamente identificados, 50 mL de gua e de cada uma das solues preparadas em 1 e 2. 4. Submeter ao congelamento os copos de precipitao do ponto anterior, simultaneamente. 5. Medir a temperatura em que o contedo de cada um dos copos comea a cristalizar, parando apenas quando tiver comeado a cristalizao do contedo menos voltil de todos copos. 6. Aps estabilizarem termicamente, medir o volume restante em cada um dos copos. Com base nos volumes restantes ira se determinar a quantidade de substncias volteis. 7. Com base nas temperaturas de cristalizao da gua e das solues, e na molalidade das solues, determinar a constante crioscpica da gua e comparar com o valor tabelado. 6.2.1Amostragem Mtodo de amostragem Para execuo destas experincias sero necessrias amostras de gua mineral, amostras de acar (Sacarose) e amostras de sal de cozinha (NaCl). Todas amostras sero adquiridas nos supermercados e minimercados com marcas diferentes.

7.Referncias bibliogrficas
COMIT DE TICA EM PESQUISA CEP, Manual de Orientao ao Pesquisador, Braslia, junho de 2010
Dias, L. P., De Macdo, J.S.R., Sousa, A.L., Cronemberger, M.G.O. (2010), Caractersticas

fsico-qumicas de quatro marcas de gua mineral comercializadas em Teresina-pi. Instituto Boa, Vicente Albino

Universidade Eduardo Mondlane 6 Protocolo de pesquisa sobre Aplicao das propriedades coligativas (Crioscopia e ebuliscopia), para comparar a pureza qumica das guas minerais existentes no mercado. Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau. .

Boa, Vicente Albino

You might also like