You are on page 1of 29

1

PAGAMENTO COM SUB-ROGAO


uma modalidade especial de pagamento. Apesar de o pagamento ser efetivo, ele no se extingue a obrigao. Chama-se pagamento com sub-rogao a transferncia da qualidade creditria para aquele que solveu a obrigao de outrem ou emprestou o necessrio para isso, ou seja, ocorre substituio no plo ativo onde o novo credor assume a posio do anterior com todos os direitos e garantias deste, em razo de ter realizado o pagamento ou em razo de ter emprestado a quantia necessria para tanto. No pagamento com sub-rogao, um terceiro, e no o primitivo devedor, efetua o pagamento. Esse terceiro substitui o credor originrio da obrigao, de forma que passa a dispor de todos os direitos, aes e garantias que tinha o primeiro. No h prejuzo algum para o devedor, que em vez de pagar o que deve a um, deve pagar o devido a outro. Sai o que recebeu e entra como credor aquele que pagou ou emprestou a quantia. Diferencia-se da cesso de crdito pela inteno das partes. Na cesso h a inteno de tornar-se credor, j na sub-rogao o fiador (por exemplo) est obrigado na sub-rogao, sua inteno quitar a dvida, mas o que faz assume a posio de credor. Natureza Jurdica Trata-se de instituto autnomo pelo qual o solvens (quem paga) assume o lugar do accipiens (quem recebe), conservando todos os privilgios do crdito, bem como seus acessrios, sendo que a obrigao somente fica extinta em relao ao primitivo credor, subsistindo em relao ao devedor e ao solvens. A sub-rogao tem como essncia o pagamento de uma dvida por terceiro e fica adstrita aos termos dessa mesma dvida. Difere na cesso de credito pois nessa h necessidade de que o devedor seja notificado para ser eficaz com relao a ele, o que no ocorre na sub-rogao; na cesso a operao sempre do credor, enquanto a subrogao pode operar mesmo sem a anuncia do credor e at mesmo contra sua vontade.

2
SUB-ROGAO LEGAL D-se em virtude de /lei. As partes no preciso manifestar-se expressamente. A sub-rogao d-se automaticamente. ART. 346 A sub-rogao opera-se, de pleno direito, em favor: I do credor que paga a dvida do devedor comum credor que paga a dvida do devedor comum, qualquer dos credores, pagando a dvida do devedor comum, este sub-roga-se na condio de credor principal. A situao pressupe a existncia de mais de um credor do mesmo devedor. II do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel quando tiver mais de uma hipoteca no mesmo imvel. O imvel, mesmo hipotecado, pode ser alienado. O adquirente desse bem tem o maior interesse em extinguir a hipoteca. Vale tambm para os casos em que incide mais de uma hipoteca sobre o bem. III do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte situaes de terceiro interessado, este, realizando o pagamento, sub-roga-se por fora de lei. ART. 786. O fiador paga a dvida do afianado e sub-roga-se nos direitos do credor. Em todos esses casos, a obrigao continua a existir para o devedor, mas ter ocorrido a substituio de credor.

SUB-ROGAO CONVENCIONAL
Decorre do acordo entre os interessados. As partes devem estipular, previamente e por escrito, a sub-rogao. ART. 347 A sub-rogao convencional: conveno jamais pode dar-se aps o pagamento efetivo. H um acordo de vontades entre o credor e o terceiro. EFEITOS ART. 349 A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores transferncia do crdito ART. 350 (No visa lucro; o cidado no pode exigir do devedor mais do que pagou).

3
Com relao sub-rogao convencional, pode-se ter o lucro, o credor recebe mais do que desembolsou. ART. 348. O sub-rogado no recebe mais do que receberia do credor originrio. SUB-ROGAO PARCIAL A sub-rogao pode-se dar em relao a somente parte da dvida. O fiador sub-roga-se na dvida em relao parte que pagou. ART. 351 Suponhamos que a dvida seja de 1.000. Um terceiro paga 500 e subroga-se nos direitos dessa importncia. O devedor fica ento a dever 500 ao credor originrio e 500 ao sub-rogado. Quando da cobrana de seus 500, o credor originrio no encontra bens suficientes para seu crdito de 500. Ter ele preferncia, recebendo, no que tiver, antes do sub-rogado, que ficar irressarcido.

IMPUTAO DO PAGAMENTO
Operao pela qual o devedor de dois ou mais dbitos da mesma natureza, um s credor, o prprio credor em seu lugar e a lei, definem qual deles o pagamento extinguir por ser este insuficiente para adimplir todos os crditos. A imputao forma de se quitar um ou mais dbitos, quando h vrios, do mesmo devedor, em relao ao mesmo credor. Trata-se da aplicao de um pagamento a determinada dvida, ou mais de uma, entre outras que se tm com o mesmo credor, desde que sejam todas da mesma natureza, lquidas e vencidas. ART. 352. A preferncia na escolha da dvida a ser adimplida do devedor. Se for cabal a escolha pelo devedor, no pode ser recusada pelo credor. Se o devedor se mantiver silente e no se manifestar oportunamente, o direito de escolha passa ao credor. ART. 353. Se nenhuma das partes se manifestar oportunamente, a lei d os parmetros para fixar qual dos dbitos foi pago. ART. 355. REQUISITOS Existncia de mais de um dbito; identidade de sujeitos (o devedor de todas as dvidas deve ser o mesmo, assim como o credor tambm deve ser o mesmo); dbitos da mesma natureza (dvidas iguais, prestaes homogneas entre si); dvidas lquidas (devem ter o quantum determinado); todas as dvidas lquidas e vencidas. ART. 352.

4
ESPCIES Pelo devedor o devedor tem o direito de declarar qual das dvidas est pagando, presentes todos os requisitos, por ser a parte mais fraca na relao e por saber qual dvida lhe mais complicada. ART. 352. ART. 354 deve-se primeiro pagar os juros vencidos e aps o capital, a no ser que o credor concorde com o contrrio. Se no houver avena em contrrio, a escolha do devedor. Deve ele declarar oportunamente qual dbito deseja quitar. Se houver capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos. No pode haver pagamento parcial de uma das dvidas, salvo concordncia do credor. Tambm, tal no pode ocorrer caso o devedor deseje pagar dvida ainda no vencida. O devedor escolhe a dvida que paga e no pode o credor opor-se. Pelo Credor ART. 353 se o devedor no indicar qual dvida pagar (at o momento em que receber a quitao), considerar-se- quitada a contida na quitao. Se ofertar o pagamento a uma ou mais das dvidas e o devedor no disser qual sua imputao, o credor dar quitao naquela que lhe aprouver. Se aceitar tal quitao, no poder mais o devedor reclamar dessa imputao feita pelo credor. A imputao pelo credor deve ocorrer no momento do pagamento, quando da quitao. O devedor perde seu direito quando aceita a quitao. Legal se nem o credor e nem o devedor disser qual a obrigao escolhida, respeita-se o que diz a lei. ART. 355. Dvida mais onerosa geralmente a de maior valor, mas deve-se analisar o caso concreto. Se as dvidas tiverem a mesma onerosidade, imputa-se a mesma proporo de cada uma. Ser relevante em situaes via depsito bancrio. A lei procura facilitar a situao do devedor. Preferir-se-o as dvidas vencidas em primeiro lugar porque parece lgico o fator temporal. Se todas as dvidas forem lquidas e vencidas ao mesmo tempo, a lei diz que a imputao far-se- na mais onerosa. Cabe ao juiz o exame da dvida mais onerosa. Se as dvidas forem iguais, imputa-se aquela que primeiro se venceu porque tornou-se exigvel em primeiro lugar. Se os dbitos so rigorosamente iguais, mesmo valor, mesma data de vencimento e nascimento, a imputao se deve fazer proporcionalmente, em relao a todos os dbitos iguais.

DAO EM PAGAMENTO
Deve-se uma prestao, mas se cumpre com outra prestao essa dvida, com concordncia do credor. Acordo de natureza liberatria realizado entre o devedor e o credor no qual este ltimo concorda em receber prestao diversa da devida para extinguir o vnculo jurdico obrigacional que os unia. Se o credor consentir, a obrigao pode ser resolvida substituindose seu objeto. D-se algo em pagamento, que no estava originalmente na obrigao. S pode ocorrer com o consentimento do credor, pois ele no est obrigado a receber nem mesmo coisa mais valiosa. ART. 356. O credor pode consentir em receber prestao diversa da que lhe devida. Trata-se de um acordo liberatrio que s pode ocorrer aps o nascimento da obrigao. Pode consistir na substituio de um dinheiro por coisa, como tambm de uma coisa por outra, assim como a substituio de uma coisa por uma obrigao de fazer. Quando se substitui, com aquiescncia do credor, o objeto da prestao, ocorre a dao. Se a obrigao for alternativa, ou mesmo facultativa, s haver a dao se nenhuma das prestaes originalmente avenadas for cumprida, e sim uma prestao totalmente estranha ao pacto original.

OBJETO Qualquer prestao desde que diversa da devida. ART. 356. REQUISITOS Prestao diversa da devida; concordncia do credor (o credor no obrigado a receber prestao diversa da devida). a) obrigao previamente criada; b) acordo posterior o credor concorda em aceitar coisa diversa; c) entrega de coisa diversa com a finalidade de extinguir a obrigao. ARTs. 357 e 358. No h necessidade de equivalncia de valor na substituio. No h nem mesmo necessidade de que as partes expressem um valor.

6
Pode a dao ser parcial: apenas parte do contedo da obrigao substitudo. No existe dao no pagamento com ttulos de crdito, porque, no caso, haver cesso de crdito. ART. 358. A aceitao da dao em pagamento depende de plena capacidade do credor. Se o credor for incapaz, sem autorizao judicial no poder faze-lo. O representante necessita de poderes especiais pra dar esse tipo de quitao, que foge ao exato cumprimento da obrigao. O mandatrio com poderes gais no poder aceita-la.

NOVAO
modalidade de pagamento indireto onde se cria uma nova obrigao com a finalidade de substituir e extinguir a obrigao anterior. O devedor passa a dever a nova obrigao. a operao jurdica por meio da qual uma obrigao nova substitui a obrigao originria. O credor e o devedor, ou apenas o credor, do por extinta a obrigao com a criao de outra. A existncia da nova obrigao condio de extino da anterior. A novao a operao jurdica por meio da qual uma obrigao nova substitui a obrigao originria. O credor e o devedor, ou apenas o credor, do por extinta a obrigao e criam outra. A existncia dessa nova obrigao condio de extino da anterior. Ex.: um fornecedor deveria entregar 1000 pes a um mercado; na falta dos pes, convencionam as partes que entregaram o fornecedor 100 sacas de caf. Extingue-se a obrigao representada pelos pes e nasce outra. Na novao no existe satisfao do crdito. Dbito e crdito persistem, mas sob as vestes de uma nova obrigao. meio extintivo pois a obrigao pretrita desaparece. A vontade dos interessados essencial ao instituto, no existe novao por fora de lei.

7
ESPCIES 1. Objetiva refere-se ao objeto da prestao. Mantm-se as partes originrias, porm se altera o objeto da obrigao (alterao qualitativa ou quantitativa). ART. 360, I D-se a novao: Novao causal altera-se a causa que gerou a obrigao. No apenas o objeto da obrigao pode ser outro, mas tambm a prpria causa do dbito. Na novao objetiva pode ser alterada tambm a natureza do dbito: acrescenta-se uma condio ou um termo na obrigao nova, quando esses elementos acidentais primitivamente no existiam.

2. Subjetiva faz com que ocorra a mudana das partes (ou da parte). Pode ocorrer por mudana do credor ou do devedor. Pode ser: ATIVA quando altera-se o credor. ART. 360, III quando, em virtude de obrigao nova, outro credor substitudo ao antigo, ficando o devedor quite com este. Um novo credor substitui o antigo; exclui-se o credor primitivo, mediante acordo, com animus de extinguir a primeira obrigao contrada. O novo credor deve concordar expressamente. PASSIVA quando h a criao de nova obrigao com um novo devedor. ART. 360, II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; A passiva pode ser: - Por expromisso: sem o consentimento do devedor. uma forma de expulso do devedor originrio. Um terceiro assume a dvida do devedor originrio, com o que concorda o credor. No h necessidade de concordncia do primeiro devedor. ART. 362. Neste caso, a situao vem em benefcio do credor, que aceitar um devedor em melhores condies de adimplir. Deve existir liberao de responsabilidade do primeiro devedor. - Por delegao: com o consentimento do devedor. ART. 360, II. O devedor indica um novo sujeito passivo. Existe novao por delegao quando um terceiro (delegado) consente em tornar-se devedor perante o credor (delegatrio), extinguindo-se a dvida primitiva. S haver novao na delegao quando o primitivo credor excludo. No basta

8
que o credor concorde com a assuno do novo devedor. Deve expressamente excluir o outro. Art. 362. A novao por substituio do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste. ELEMENTOS/ REQUISITOS a) Obrigao anterior vlida deve ser existente no mundo jurdico. Obrigao nula no admite novao, por ser impedimento de ordem pblica. ART. 367. Quando a obrigao anulvel pode-se fazer novao. As obrigaes anulveis permitem novao, pois, enquanto no anuladas, permanecem hgidas e eficazes. + Obrigaes naturais (judicialmente inexigveis) admitem novao. + A dvida prescrita, equiparada obrigao natural, tambm pode ser objeto da novao, pois a prescrio pode ser renunciada. b) Nova obrigao c) Novo elemento deve-se ter algo de diferente em relao obrigao antiga, ou nova prestao ou novas partes. Para ser criada uma nova obrigao h necessidade de um novo elemento e de carter essencial. d) Animus Novandi inteno de novar. ART. 361 No havendo nimo de novar, expresso ou tcito mas inequvoco, a segunda obrigao confirma simplesmente a primeira. expresso declarado no contrato. tcito a parte, apesar de no declarar sua vontade, pratica atos que nos do certeza ao pensar que essa sua vontade. e) Capacidade - como se cria um novo vnculo, um novo negcio jurdico, deve existir para a nova obrigao capacidade e legitimao para o ato.

EFEITOS 1. Extino extino da obrigao anterior com todos os seus acessrios, sendo este seu principal efeito. ART. 364. Nas obrigaes solidrias, se a novao se opera entre o credor e um dos devedores solidrios, os outros ficam exonerados. ART. 365. Em se

9
tratando de solidariedade ativa, uma vez ocorrida a novao, extingue-se a dvida. No que toca obrigao indivisvel, se um dos credores novar, a obrigao no se extingue para os outros; mas estes somente podero exigi-la descontada a quota do credor que novou. Se forem vrios os devedores e o credor comum fizer novao com um deles, os outros ficam desobrigados. 2. Insolvncia ART. 363. Em hiptese alguma renasce a obrigao extinta pela novao, salvo se o devedor agiu de m-f. O credor assume o novo devedor por sua conta e risco; exonera o primitivo devedor. No ter ao regressiva contra este ltimo no caso de insolvncia deste, com exceo no caso da m-f. Como a novao extingue a obrigao, paralisam-se os juros e a correo monetria, cessa o estado de mora, se eventualmente existisse, no tocante dvida extinta. 3. Exonerao ART. 366.

COMPENSAO
uma modalidade de extino quando as partes forem reciprocamente credoras e devedoras umas das outras. Essas obrigaes se extinguem at onde elas se equivalem. Tem-se por compensao a modalidade de extino de obrigaes sem pagamento quando as partes, na relao obrigacional, forem reciprocamente credores e devedores umas das outras, de forma que ocorre a extino recproca at o limite de seus respectivos valores. Significa um acerto de dbito e crdito entre duas pessoas que tm, ao mesmo tempo, a condio recproca de credor e devedor. Os dbitos extinguem-se at onde se compensam. Com esse procedimento, podem ambos os crditos deixar de existir, ou pode subsistir parcialmente um deles, caso no exista contrapeso do mesmo valor a ser sopesado. ART. 368 se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem.

NATUREZA JURDICA Nosso Cdigo afilia-se ao sistema da compensao legal (art. 368), que opera independentemente da iniciativa dos interessados e at mesmo contra a vontade de um deles. Pode ser invocada pelo demandado em sua defesa ou embargos execuo.

10

ESPCIES - CONVENCIONAL decorre do acordo de vontade entre as partes. um ato de vontade extinguindo as obrigaes. Deve haver reciprocidade de obrigaes e acordo entre as partes. Pode-se ter extino das obrigaes vencidas com no vencidas, etc. As partes concordam podendo at compensar dvidas liquidas e no vencidas. - JUDICIAL quando decretada em reconveno, ou numa ao autnoma. - LEGAL decorre de um comando legal. ART. 368. compensao de pleno direito, pois as partes no precisam fazer documento e nem precisa de autorizao judicial, por fora de lei, se presentes os requisitos, d-se a extino automaticamente. Requisitos para compensao legal a) Reciprocidade de crditos prestaes contrrias entre mesmo credor e mesmo devedor. ART. 376 a pessoa que, por terceiro se obrigou, no pode compensar a dvida com a que o credor lhe dever, (no pode confundir a pessoa do representante e do representado). ART. 371 o devedor somente pode compensar com o credor aquilo que este diretamente lhe dever. No pode compensar dvida de outrem, mas o fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado; (o fiador tambm pode compensar a dvida contra o credor alegar compensao entre o credor e o devedor. A compensao s pode extinguir obrigaes de uma das partes ante a outra, no se incluindo obrigaes de terceiros. b) Liquidez, certeza e exigibilidade. O crdito deve ser certo, lquido e exigvel. Quantum debeato definido. Ambas devem tambm estar vencidas. A compensao ocorrer na que se vencer por ltimo. No necessrio que os vencimentos sejam simultneos; a compensao pode ser oposta mesmo que o crdito tenha-se vencido posteriormente ao crdito cobrado do devedor. Enquanto ambas as dvidas no estiverem vencidas, admitindo-se o vencimento no curso da demanda, no havendo exigibilidade, no poder haver compensao, salvo se assim concordarem as partes. Dvida prescrita mesmo que uma obrigao esteja prescrita pode haver compensao, desde que elas tenham coexistido por um dia. Se uma prescreveu antes de a outra vencer, no haver compensao. ART. 190.

11
c) Homogeneidade das prestaes. ART. 369. FUNGVEIS entre si. No se pode compensar prestaes que no sejam homogneas. ART. 370 embora sejam do mesmo gnero as coisas fungveis, objeto das duas prestaes, no se compensaro, verificando-se que diferem na qualidade quando especificada no contrato.. So compensveis prestaes de mesma natureza. Os dbitos compensam-se at o montante em que se encontram. Obrigaes de fazer no so compensveis.

+ Na maioria das vezes as dvidas extinguem-se parcialmente, at onde se equivalem. + uma vez estabelecida a nulidade ou inexistncia, ou anulado o crdito, restabelece-se a dvida original.

DVIDAS NO COMPENSVEIS
ART. 373: I se de uma provier esbulho, furto ou roubo no pode a lei admitir a oposio de um delito para extinguir uma obrigao vlida II se uma se originar de comodato, depsito ou alimentos o comodato (emprstimo gratuito de coisas infungveis) e o depsito obstam a compensao por serem objeto de contratos com corpo certo e determinado que devem ser devolvidos; os alimentos, por serem dirigidos subsistncia da pessoa, no podem ser compensados. III se uma for de coisa no suscetvel de penhora todas as coisas impenhorveis so tambm no compensveis. ART. 649 CPC. + no pode-se realizar a compensao havendo renncia prvia de um dos devedores. + as dvidas fiscais tambm no podem ser compensadas. + tambm no se admite compensao em prejuzo de terceiros. EFEITOS A compensao gera os mesmos efeitos do pagamento. H um cancelamento de obrigaes pelo encontro de dbitos, ficando os credores reciprocamente satisfeitos.

12
+ a compensao legal no necessita de sentena; j a operao judicial s se opera por meio de sentena que a reconhece. + a compensao convencional gera efeito a partir da avena plena e acabada entre as partes. Tendo efeito de pagamento, compensada a obrigao principal, extinguese a acessria.

CESSO DE CRDITO
Arts. 376 e 377. O devedor deve ser notificado da cesso de crdito. Se ele no se ope cesso, no poder posteriormente opor ao cessionrio direito de compensao que tinha com o credor originrio. Caso ele no tenha sido notificado da cesso, persistir com tal direito. O devedor deve notificar o cessionrio de que tem direito compensatrio na dvida objeto desse negcio jurdico. DESPESAS Art. 378. Quando o local de pagamento das duas obrigaes diverso, a lei no obsta a compensao, mas estipula que devem ser deduzidas as despesas necessrias operao. IMPUTAO ART. 379. em linha de princpio o devedor escolhe as prestaes que devero ser excludas. Existindo vrias dvidas compensveis entre duas pessoas, deve o devedor indicar qual a dvida que deseja compensar. DIREITOS DE TERCEIROS A compensao jamais pode vir em prejuzo de terceiros. ART. 380. ex.: A credor de B na dvida X, C credor de A na dvida Y, e B credor de A na dvida Z; C entrou na justia executando o patrimnio de A. neste caso, nem A nem B pode opor compensao, pois o crdito est penhorado. ART. 380 - a parte final confirma a parte inicial. O terceiro exeqente no pode ser sacrificado pela compensao de A e B. No se aplica a compensao aos crdito tributrios.

13

CONFUSO
uma modalidade de extino das obrigaes sem satisfao do credor e se d quando na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor. ARTS. 381, 383 e 384. H confuso quando se renem na mesma pessoa a qualidade de credor e devedor. FONTES A confuso pode originar-se de uma transmisso universal de patrimnio. Ex.: o herdeiro passa a ter ambas as qualidade de credor e devedor com o desaparecimento do autor da herana, e a dvida se confunde. Pode tambm ocorrer por ato entre vivos. Os dbitos confundem-se at onde se compensarem. ESPCIES Essa confuso pode ser total (quando toda a dvida extinta) ou parcial (quando somente parte extinta). no caso da herana, enquanto no houver partilha, no se opera a confuso.

SOLIDARIEDADE
ART. 383. Mesmo no caso de solidariedade os efeitos da confuso so limitados parcela do crdito ou dbito que se confundiram em uma nica pessoa. No se comunica aos demais credores ou devedores. EFEITOS O primeiro efeito o da extino da obrigao. Se a confuso extingue as obrigaes acessrias, a recproca no ocorre. Se existe confuso na pessoa do credor e do fiador, extingue-se a fiana, que acessria, mas no a obrigao principal.

14
REQUISITOS Exige que numa s pessoa se renam as qualidades de credor e devedor. Deve ocorrer essa reunio de qualidades em relao a uma mesma obrigao. + h necessidade de que no haja separao de patrimnios (ex.: se o diretor de uma empresa, como pessoa fsica, credor da pessoa jurdica; h distino de patrimnios).

REMISSO DE DVIDAS
Tem-se por remisso de dvidas a modalidade de extino das obrigaes sem satisfao do credor, que se d mediante o perdo conferido pelo credor e aceito pelo devedor. A aceitao do devedor pode ser expressa quando ele diz que concorda, ou tcita, quando, por suas aes, no deixa dvidas da aceitao. A remisso ato bilateral pois depende da aceitao do devedor. ART. 385. Ocorre a remisso de uma dvida quando o credor libera o devedor, no todo ou em parte, sem receber pagamento. Quando a renncia se dirige especificamente vontade do credor em no receber o que lhe devido, est-se perante a remisso. Deve haver aquiescncia do devedor, ainda que presumida ou tcita.

EVICO
a perda de um direito (posse ou propriedade) decorrente de deciso judicial ou administrativa que atribui a coisa a terceiro que no o alienante ou o adquirente. ART. 450. Se houver evico da coisa dada no revive a obrigao extinta pela transao, podendo o evicto reclamar perdas e danos. ART. 845. A perda da coisa objeto da transao pela evico no faz renascer a dvida. O mesmo fato ilcito tem conseqncias jurdicas penais e civis. A transao sobre direitos patrimoniais no extingue a ao penal quando ela for pblica. ART. 846 ao penal pblica incondicional a transao no gera efeitos penais.

15
Ao penal privada se houver transao extingue tambm a ao penal privada. Ex.: injria. No podem transigir os incapazes; para faze-lo, necessitam da complementao de vontade do representante e autorizao judicial. No processo, imprescindvel a presena do Ministrio Pblico como curador de incapazes. No pode transigir o tutor em relao aos negcios do tutelado, assim como o curador em relao ao pupilo curatelado. Diferena entre transao e coisa julgada A transao decorre da vontade das partes, enquanto a coisa julgada emana de um ato do Estado, que a sentena. A transao pode ser anulada pelos vcios de vontade e pelos vcios sociais em geral, o que no ocorre na sentena. A sentena pode sofrer alterao em parte na via recursal, o que no ocorre na transao por sua indivisibilidade.

EVICO DA COISA DADA


A atribuio de um bem a terceiro que no alienante ou adquirente. ART. 359. ART. 845 em se tratando de transao, se deu evico no revive. No caso de perda da coisa por evico, repristina-se a obrigao originria. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelerce- a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada. EVICO trata-se de efeito semelhante condio resolutiva. Os terceiros, no caso concreto, no podem ser prejudicados pela ineficcia da dao em pagamento, sob pena de instabilidade das relaes negociais.

INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES


a no realizao da prestao devida enquanto devida. Poder redundar na extino do vnculo obrigacional, mediante a resoluo do contrato (art. 475) ou ento na manuteno do vnculo atravs da exigncia judicial do equivalente pecunirio ou da prestao em si. o inadimplemento nunca vem sozinho, vem em cadeia.

16
a no realizao da prestao devida, enquanto efetivamente obrigado. Deve ser compreendido no sentido normativo. Inadimplemento imputvel decorre da ao ou omisso do devedor; deve ser atribudo a ele com suas conseqncias. Caso fortuito ou de fora maior possui tratamento mais benfico. D-se inadimplemento, tambm, quando no pagas as prestaes acessrias. Pode-se falar em inadimplncia do credor, quando no cumpre com seus deveres de colaborao. ART. 394. ESPCIES A) Quanto causa: Involuntrio Alheio ao ato do devedor. Inimputvel. Caso fortuito acontecimentos da natureza. Fora maior ambos se equivalem. Fato necessrio aquele que efetivamente importe no no cumprimento da prestao, no que apenas apresente dificuldade. Mais oneroso, por exemplo, no configura caso fortuito ou de fora maior. ART. 478: o fato previsto que torna mais oneroso o cumprimento da obrigao mas ainda permite cumpri-lo. Na inevitabilidade, ainda que o agente tivesse agido de outro modo os efeitos seriam os mesmos. Se o devedor poderia ter evitado os efeitos do evento, a culpa dele, mas se no tinha como evitar, h caso fortuito ou de fora maior. Alguns doutrinadores citam como terceiro requisito a imprevisibilidade. A imprevisibilidade pode ser relevante, dependendo das circunstncias para avaliar a inevitabilidade mas no requisito por si s para a configurao do caso fortuito ou de fora maior at mesmo em razo de que o pargrafo nico do art. 393 silencia a respeito. Quando o ato decorrente de caso fortuito ou de fora maior decorre do Estado, fala-se em fato prince, quando decorre de terceiro fala-se em fato de terceiro. Fortuito interno liga-se atividade do agente, devendo ele arcar com as despesas.

17
EFEITOS O devedor no obrigado a pagar perdas e danos, ou danos sofridos pelo credor, salvo duas excees: a) ter-se obrigado a isso; b) se o caso fortuito ocorreu quando ele j estava em mora. ART. 393 e 399. Voluntrio Decorrente do seu dolo ou culpa. Culposo ou imputvel. Consiste na falta da prestao devida ou no descumprimento doloso ou culposo, sempre imputvel ao devedor do dever jurdico de cumprir a obrigao. O descumprimento da obrigao atribuvel ao devedor. No inadimplemento doloso o agente no quer cumprir a obrigao e no cumpre. O culposo, apesar de o devedor querer cumpri-la, por negligncia, imprudncia ou impercia no a cumpre. A conseqncia do inadimplemento voluntrio arcar com as perdas e danos que o caso importa. ART. 389.

B) Quanto definitividade: Tem em conta a questo da definitividade, nada a ver com quantidade. Absoluto A prestao no foi cumprida e no ser. D-se inadimplemento absoluto quando a prestao devida no foi realizada e no poder ser. Isso em decorrncia da impossibilidade mesma da prestao ou em razo de que o inadimplemento tardio no satisfaz os interesses objetivos do credor, ou seja, no lhe traz utilidade. Ex.: impossibilidade veculo furtado, vaca que morre. Prestao tardia banda que no comparece para tocar numa festa e vem um dia depois, no satisfaz o interesse objetivo. A obrigao no foi cumprida em tempo, lugar e forma convencionados e no mais poder s-lo. O fato de a obrigao poder ser cumprida, ainda que a destempo, critrio que se aferir em cada caso concreto. Se o cumprimento da obrigao ainda for til ao credor, o devedor estar em mora, o critrio da utilidade far a distino. Assim, o pagamento de obrigaes em dinheiro sempre ser til para o credor, acompanhado dos acrscimos devidos pela desvalorizao da moeda e outros nus derivados da mora.

18
No pelo prisma da possibilidade do cumprimento da obrigao que se distingue mora de inadimplemento, mas sob o aspecto da utilidade para o credor, de acordo com o critrio a ser aferido em cada caso, de modo quase objetivo. Se existe ainda a utilidade para o credor, existe a possibilidade de ser cumprida a obrigao; podem ser elididos os efeitos da mora. Pode ser purgada a mora. No havendo essa possibilidade restar ao credor recorrer ao pedido de indenizao por perdas e danos. Obrigaes com termo essencial so aquelas em que o tempo do adimplemento absolutamente relevante de forma que o mero atraso pode retirar a utilidade da prestao. Relativo No foi cumprida no adimplemento oportuno mas o poder ser em qualquer momento. Segundo a doutrina, equivale mora (art. 401). A mora o retardamento ou mal cumprimento culposo no cumprimento da obrigao, quando se trata de mora do devedor. Na mora solvendi a culpa essencial. A mora do credor simples fato ou ato e independe de culpa. C) Quanto quantidade Total Se d quando nada do prometido foi cumprido.

Parcial Quando apenas parte da prestao devida no foi realizada pelo devedor.

DA MORA
D-se a mora quando houver retardo culposo no cumprimento ou recebimento da obrigao ou ainda quando a obrigao no for cumprida no local e na forma convencionados, bem como quando o credor recusa receber injustificadamente a prestao ofertada pelo devedor. ART. 394 considera-se em mora o devedor que no efetuar o pagamento e o credor que no quiser recebe-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou conveno estabelecer. A mora o retardamento ou mal cumprimento culposo no cumprimento da obrigao, quando se trata de mora do devedor. Na mora solvendi a

19
culpa essencial (art. 396). A mora do credor simples fato ou ato e independe de culpa. Estar tambm em mora o devedor quando no cumprida a obrigao no lugar e forma convencionados (art. 394). O devedor moroso responde pelos prejuzos a que sua mora der causa (art. 395). Distino com o inadimplemento absoluto Na mora fala-se sempre em algo remedivel, que poder o devedor satisfazer. J o inadimplemento absoluto no pode mais ser realizado o pagamento. Semelhana com o inadimplemento absoluto Em ambas as hipteses, se presente a culpa, terminam em perdas e danos. No inadimplemento absoluto, geralmente a indenizao mais alta, as perdas e danos so chamados de compensatrios e vo indenizar a ausncia da prestao. Na mora chamam-se de moratrios. ESPCIES SOLVENDI MORA DO DEVEDOR mais comum. No h mora em dvida no vencida. O devedor no cumpre com a obrigao na forma, tempo e lugar. Temse a mora solvendi quando o devedor no cumprir por sua culpa a prestao devida na forma, no tempo e no lugar devidos (previsto em lei ou estipulado no contrato). Em linha de princpio basta que o devedor descumpra com a prestao devida que automaticamente estar em mora, suportando algumas excees. A exigibilidade da prestao requisito objetivo na mora do devedor. Embora as obrigaes ilquidas no sejam exigveis, enquanto no transformadas em valor certo, os juros moratrios so contados desde a citao inicial. Se a inexigibilidade da obrigao requisito objetivo para a mora do devedor, a culpa requisito subjetivo. No responde o devedor pelo nus da mora se no concorreu para ela. Escusa-se o devedor da mora se provar caso fortuito ou fora maior. A exigibilidade da obrigao requisito objetivo na mora do devedor e a culpa requisito subjetivo.

20
Escusa-se o devedor da mora se provar caso fortuito ou fora maior. Modalidades Ex re mora automtica, que decorre do vencimento do prazo. Aplicase o princpio dies interpellat pro homine (o simples vencimento faz com que o devedor esteja em mora). ART. 397: O inadimplemento da obrigao, positiva e lquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor obrigao positiva (dar e fazer); lquida (quantum determinado); termo (momento estabelecido). Se a obrigao for negativa (de no fazer) aplica-se o ART. 390 (nas obrigaes negativas o devedor havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster). Se a obrigao lquida e de termo certo traz a mora ex r. Quando a obrigao lquida e certa, com termo determinado para o cumprimento, o simples advento do dies ad quem, do termo final, constitui o devedor em mora. a mora ex re, que decorre da prpria coisa. + a mora ex re decorre da lei, resultando do prprio descumprimento da obrigao positiva ou negativa, lquida e com termo certo, no dependendo, portanto, da provocao pelo credor. Tambm entram nesta modalidade as obrigaes decorrentes dos atos ilcitos (contrrios ao direito). ART. 398 (o devedor em mora responde pela impossibilidade da prestao, embora essa impossibilidade resulte de caso fortuito ou de fora maior, se estes ocorrerem durante o atraso; salvo se provar iseno de culpa, ou que o dano sobreviria ainda quando a obrigao fosse oportunamente desempenhada). Este artigo (398) diz respeito ao ato ilcito absoluto, extracontratual, onde algum causa danos a outrem no estando ligadas a um contrato, onde aplica-se o art. 186, que diz: aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito; e smula 54 do STJ: os juros moratrios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual. Nas obrigaes decorrentes de ato ilcito, considera-se o devedor em mora desde que o perpetrou. Ex persona obrigaes ilquidas; sem termo. necessrio que o credor pratique um ato instando o devedor a pagar para, a partir da, ser considerado em mora (ART. 397, pargrafo nico: no havendo termo, a mora se constitui mediante a interpelao judicial ou extrajudicial).

21
Nas obrigaes por prazo indeterminado, h necessidade de constituio em mora, por meio de interpelao, notificao ou protesto. Algumas vezes, mesmo em caso de mora ex r, o legislador exige interpelao do devedor, passando, assim, a ser mora ex persona. Na mora ex persona h a necessidade de interpelao pelo credor ao devedor, judicial ou extrajudicialmente, instando-o a pagar. O inadimplemento no suficiente para caracterizar a mora, sendo necessrio a prtica de tal ato. A mora ex persona se d em relao a obrigaes ilquidas, sem termo certo ou quando houver expressa disposio de lei exigindo a interpelao.

Requisitos a) inadimplemento b) que o inadimplemento seja imputvel, decorrente de sua conduta, ou no imputvel. Se decorrente de caso fortuito ou fora maior o devedor no estar em mora. c) Constituio em mora (vencimento/ interpelao). Efeitos O devedor moroso responde pelos prejuzos que a mora der causa. Ele paga uma indenizao. A indenizao no substitui o correto cumprimento da obrigao. Se houver somente a mora e no inadimplemento absoluto, as perdas e danos indenizveis devem levar em conta o fato. No caso de total inadimplemento a indenizao deve ser ampla, por perdas e danos, sendo o que o credor efetivamente perdeu e o que deixou de ganhar. Pagamento de juros e correo monetria; perdas e danos; honorrios advocatcios; responder pela impossibilidade da prestao. - os juros so moratrios: (art. 406, ss de 12% ao ano). Os juros e a correo sero devidos a partir da constituio em mora. ART. 395. O art. 405 s aplicvel quando o devedor constitudo em mora a partir da citao (art. 219 CPC). Se ele j est em mora anteriormente aplicase o art. Supra mencionado. - responde por perdas e danos que sua mora der causa.

22
- honorrios convencionais (decorrem de contrato entre advogado e cliente); de sucumbncia (pagos pela parte perdedora para o advogado da parte vencedora e so fixados pelo juiz), os de sucumbncia so mais usados. - responde pela impossibilidade da prestao ainda que decorrente de caso fortuito ou de fora maior, nas hipteses do ART. 399. MORA DO CREDOR Situaes mais corriqueiras em que se d a mora do credor: recusa injustificada, no buscar a prestao, negar dar quitao. O credor que no pode, no consegue ou no quer receber est em mora, independentemente de culpa. Na dvida qurable, a mora caracteriza-se pelo fato de o credor deixar de cobrar a dvida junto ao devedor. S a recusa justificada isenta o credor de sua mora. No pode haver concomitncia de moras: amora de um excluir a mora do outro. Cabe ao juiz fixar de quem a mora. Requisitos Descumprimento de um dever (deve haver uma falta por parte do credo); fala-se em mora do credor independentemente de sua culpa (art. 396 in contrario sensu), independente de caso fortuito ou fora maior. Efeitos ART. 400. A mora do credor subtrai o devedor isento de dolo responsabilidade pela conservao da coisa, obriga o credor a ressarcir as despesas empregadas em conserv-la, e sujeita-o a receb-la pela estimao mais favorvel ao devedor, se o seu valor oscilar entre o dia estabelecido para o pagamento e o da sua efetivao. Alm desses efeitos outros devem tambm ser compensados. Se obrigao positiva e lquida, o simples descumprimento o constitui em mora, se obrigaes ilquidas, para constitu-lo em mora necessrio notificao judicial ou extrajudicial. Constituda a mora do credor, o devedor exonera-se dos nus pela guarda da coisa. No, contudo, se tiver agido com dolo. Estando o credor em mora, todas as despesas pela conservao da coisa correm s suas expensas. A lei s exclui a responsabilidade do

23
credor no caso de dolo; quem no tem mais responsabilidade pela guarda da coisa no deve arcar com os custos de ter a coisa consigo ou sob sua responsabilidade. Na mora do credor, havendo oscilao de valores, o devedor pagar com o valor que lhe for mais favorvel. Ex.: o devedor deve entregar cem cabeas de gado no dia 30, ao valor de 100. o pagamento feito no dia 15, por mora do credor. Nesse dia, a cotao do gado de 120. Deve o credor pagar a diferena. Paga o gado pela mais alta estimao. Se a oscilao for para menor, se houver uma queda na cotao do gado, o credor moroso pagar o preo avenado, no podendo pagar menos.

PURGAO DA MORA
Tornar sem efeito a mora. direito do devedor purgar a mora, podendo o fazer at o prazo da contestao. O credor tambm pode purgar a mora. Purgar a mora ato pelo qual a parte que nela incorreu suprime-lhe os efeitos. Aplica-se tanto no caso do devedor como do credor. No possvel purgar a mora quando se est perante um inadimplemento absoluto e consumado, isto , o cumprimento da obrigao no mais til para a parte. A purgao da mora gera efeitos para o futuro (ex nunc), assim, no fica mais o agente sujeito ao nus da mora, continua, no entanto, respondendo aos juros, correo monetria, at a efetiva purgao. Para purgar a mora no h necessidade de cumprimento, bastando a oferta. Se o devedor foi negligente a ponto de permitir que contra si fosse ajuizada uma ao, no tem mais o direito de purgar a mora. ART. 401: Purga-se a mora: I por parte do devedor, oferecendo este a prestao mais a importncia dos prejuzos decorrentes do dia da oferta; II por parte do credor, oferecendo-se este a receber o pagamento e sujeitando-se aos efeitos da mora at a mesma data.

24

FRUSTRAO NO CUMPRIMENTO DA OBRIGAO. PERDAS E DANOS


Quando no h mais possibilidade no cumprimento da obrigao, por variadas razes, a obrigao estar descumprida. Frustra-se a obrigao. ART. 389: no cumprida a obrigao, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos e honorrios de advogado. Para que haja tal indenizao, essencial a culpa. Ocorrendo o fato invencvel, no responder o devedor pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se no houver se responsabilizado por eles (ART. 393). Por vontade das partes, pode ocorrer limitao da responsabilidade; pode haver ampliao, assumindo o contratante o dever de indenizar, mesmo perante essas excludentes. O dano um prejuzo, uma diminuio patrimonial sofrida pelo agente. Pode decorrer de um ato do prprio agente, de terceiro ou simplesmente de um fato natural. Culpa do devedor A responsabilidade contratual funda-se indenizao se no houver culpa. (art. 392). na culpa. No haver

O simples fato de o devedor no pagar no dia do vencimento j caracteriza inadimplemento culposo, por regra geral. Quando o fato pelo descumprimento da obrigao deve ser imputvel ao devedor, a conduta dele que deve ser examinada. Fixada a culpa do devedor, tal no influi, em princpio, no montante da indenizao. Pelo descumprimento ou inadimplemento, s se desvencilhar o devedor do dever de indenizar se provar que a transgresso ocorreu por fato alheio a suas foras e no simplesmente sua vontade. A indenizao mede-se pela extenso do dano. O juiz pode reduzir a indenizao se assim entender justo no caso concreto, quando h desproporo entre o prejuzo e o grau de culpa ou dolo; no poder, no entanto, majorar essa indenizao perante dolo ou culpa intensos.

25
Prova da culpa Na inexecuo do contrato, a nica coisa que compete ao credor provar seu descumprimento. No est obrigado a provar a culpa do outro contratante. Incumbe ao devedor provar no ter agido com culpa para se eximir da responsabilidade. Assim, incumbe ao credor provar a existncia do contrato, seu descumprimento e que esse descumprimento lhe causou dano. Inexecuo das obrigaes sem indenizao. Caso fortuito e fora maior ART. 393. Quando o devedor est em mora, atingido pela responsabilizao, mesmo com as excludentes do caso fortuito e da fora maior. Caso fortuito e fora maior so as situaes invencveis, que refogem s foras humanas, ou s foras do devedor em geral, impedindo e impossibilitando o cumprimento da obrigao. Deve o devedor provar que o evento surpreendente no poderia ter sido previsto ou evitado. Clusula de no indenizar Da mesma forma que a clusula penal predetermina a indenizao, a clusula de no indenizar limita o montante de eventual indenizao ou simplesmente exclui o devedor de indenizar. H renncia prvia convencionada, ao direito de pedir reparao. Ex.: o estacionamento de veculos no bilhete de depsito diz que no se responsabiliza por furtos ocorridos no interior dos veculos ou limita os danos por eventuais abalrroamentos. A clusula de no indenizar, na qual excluda totalmente a indenizao, no se confunde com as clusulas de limitao de responsabilidade, onde a indenizao paga somente at certo montante. Normalmente vem integrada a um contrato, surgindo como estipulao acessria. Nada impede que seja aposta isolada e autonomamente, ou ainda como declarao unilateral, dentro da responsabilidade extracontratual. Indenizao. Perdas e danos Se houver inadimplemento, parcial ou total, surge o dever de indenizar. Indenizar reparar o dano. Indene aquele que no sofreu prejuzo. Tanto na responsabilidade contratual, como na extracontratual, ara que

26
surja o direito indenizao, h necessidade e um prejuzo, que deve decorrer de culpa, deve tambm existir um nexo causal. Para que ocorra a responsabilidade do devedor, no basta que deixa culposamente de cumprir sua obrigao, deve existir um prejuzo. Porem, pode acontecer de os danos serem presumidos pelo simples inadimplemento, como na clusula penal. ARTs. 402, 403. A indenizao representada por valor em dinheiro. Dano emergente consiste na efetiva diminuio do patrimnio. Ao credor incumbe a prova do montante que perdeu. Trata-se de mera reavaliao pelo que o credor deixou de receber no tempo fixado para o cumprimento. Lucro cessante consiste naquilo que o credor razoavelmente deixou de lucrar. A liquidao do dano apresenta menores dificuldades do que a apurao do lucro cessante. As perdas e os danos so avaliados pelo efetivo prejuzo causado pelo descumprimento. Por uma diminuio econmica do patrimnio do credor. Ex.: um motorista de txi que sofre um abalroamento em seu veculo, ser indenizado pelo valor dos reparos do veculo. Contudo, a ttulo de lucros cessantes, deve ser indenizado de forma razovel, pelos dias em que no pde trabalhar com seu instrumento de trabalho. Para indenizao, sob o prisma de dano emergente e lucro cessante, deve ser visto sempre o nexo de causalidade. Assim, se um veculo abalroado, mas seu proprietrio o deixa ao relento, com um agravamento das condies de reparao, no pode o devedor ser obrigado a pagar por um dano para o qual no concorreu. Dano moral Smula 37 do STJ: so cumulveis as indenizaes por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.

27

DOS JUROS
ESPCIES REMUNERATRIOS Devidos em razo de cumprir a obrigao. Importam em remunerao. Paga-se uma frao do que foi emprestado. Remunerao pelo dinheiro alheio. Taxa: No CC de 1916 era de 6% ao ano. Porm, foi elaborado um Decreto Lei 22606/33, que regula o mtuo federatcio, estipulando taxa de 12 % ao ano, 1% ao ms. Lei 4541/64 lei de mercados e capital (no se aplica o decreto s instituies financeiras). Segundo a CF a taxa de juro real seria de 12% ao ano, art. 192, 3, porm, veio a ADIN 4189 dizendo que o art. 192 no seria auto aplicvel (dependia de lei complementar), pois o 3 estaria submetido ao caput e se valia as expresso juros reais, devendo a lei complementar dizer o que so os juros reais fundamentos equivocados pois o 3 dispositivo autnomo. A emenda 40/03 suprime todos os pargrafos do art. 192 (dizendo que no h limitao constitucional dos juros). Segundo o ART. 591-CC, ao fazermos um contrato podemos estipular que os juros so de 12% ao ano no se podendo cobrar mais. Para as instituies financeiras no se aplica nenhum desses dispositivos, podendo cobrar o que bem entenderem, desde que aceito pelo Banco Central.

MORATRIOS
Espcie de indenizao (perdas e danos). Art. 405. se o cara me deve obrigao em dinheiro, a indenizao ser em juros moratrios. So devidos em razo do descumprimento da obrigao. Taxa: no CC de 1916 era de 6% ao ano. No novo CC (ART. 406), se devo a algum, os juros moratrios sero os mesmos que eu teria que

28
pagar caso devesse Unio. Existem duas correntes a respeito do valor da taxa: Fluncia os juros de mora fluem a partir da mora. Smula 54 os juros de mora decorrentes de ato ilcito so decorrentes a partir da prtica do ato.

CLUSULA PENAL
As partes pactuam uma determinada multa inadimplemento da obrigao total ou parcial. para o caso de

um pacto acessrio ao contrato ou outro negcio jurdico efetuado na mesma declarao de vontade ou em declarao a parte, por meio do qual se estipula uma pena em dinheiro ou outra utilidade a ser cumprida pelo devedor ou por terceiro cuja finalidade precpua garantir, alternativa ou cumulativamente, conforme o caso, em benefcio do credor ou de outrem, o fiel e exato cumprimento da obrigao principal, bem assim, ordinariamente, constituir-se pr-avaliao das perdas e danos e punio do devedor inadimplente. um acordo de vontades vinculado a um outro acordo de vontades principal. Sempre ser elemento acessrio. No se fala em clusula penal sem que haja manifestao de vontade (em linha de princpio). Por meio desse instrumento, insere-se uma multa na obrigao, para a parte que deixar de dar cumprimento ou apenas retarda-lo. De um lado possui a finalidade de indenizao prvia de perdas e danos, de outro, a de penalizar, punir o devedor moroso. Submete-se, a priori, a uma pena o devedor que descumprir a indenizao culposamente, ou cumpri-la com atraso, tipificado como mora. NATUREZA JURDICA um pacto acessrio, pois decorre da vontade das partes e est sempre ligado a outro pacto acessrio.

29
FUNES a) Reforo do vnculo (art. 1336, I, 1) cria uma situao psicolgica onde o devedor se sente obrigado a cumprir a obrigao sob pena de sano. b) Pr-fixao das perdas e danos pr-estimao; havendo uma clusula penal aquele valor que ali est que ser a indenizao dos danos materiais. + o limite da multa na Justia do Trabalho de 100%. ESPCIES A clusula penal pode dirigir-se a inexecuo completa da obrigao (inadimplemento absoluto), ao descumprimento de uma ou mais clusulas do contrato ou ao inadimplemento parcial, ou simples mora. A clusula penal ou multa pode ser estipulada conjuntamente com a obrigao, ou em ato posterior (art. 409). 1. Compensatria Inadimplemento absoluto. Se a prestao tornar-se impossvel exige-se a clusula penal ou a prestao, se ainda possvel e interessar ao credor. Quando a multa aposta para o descumprimento total da obrigao, ou de uma de suas clusulas. Constitui prefixao das perdas e danos. Sua maior vantagem reside no fato de que basta ao credor provar o inadimplemento imputvel ao devedor, ficando este obrigado ao pagamento da multa estipulada. ART. 410. O credor pode pedir o valor da multa ou o cumprimento da obrigao. Escolhida uma via, no pode o credor exigir tambm a outra. Se a prestao no tem mais utilidade para o credor, s lhe resta cobrar a multa. 2. Moratria Atraso no cumprimento da prestao/ mora. cumulativa: exige-se a prestao e ainda a multa. ARTs. 410 e 411. Tem como finalidade indenizar os prejuzos decorrentes do atraso. Ao elaborar o contrato j estipula-se o valor da clusula penal e se moratria ou compensatria, caso no venha estipulado, deve-se perquirir a inteno das partes (art. 112) levando em conta o montante da clusula penal: se valor mais alto ser compensatria, se valor mais baixo ser moratria. Quando se ope a multa para o cumprimento retardado da obrigao, mas ainda til para o credor. A prestao sempre ser til ao credor.

You might also like