You are on page 1of 11

CONTEDO DA PROVA PARA MONITORIA DE MICOLOGIA Caractersticas Gerais Os fungos so seres eucariticos: possuem um ncleo envolvido por uma

a carioteca, um nu clolo, mitocndrias etc) Alguns fungos apresentam melanina na sua parede celular. E les so mais resistentes aos raios UV e s enzimas lticas produzidas por outros micro organismos e apresentam colorao escura. So conhecidos como fungos demcios. So heterot rficos, nutrindo-se da matria orgnica morta (fungos saprofticos) ou viva (fungos par asitrios). Estrutura dos Fungos H duas formas vegetativas nos fungos, ou seja, duas formas viveis biologicamente, capazes de assimilar nutrientes e de se reproduzir: 1. leveduriforme: microorgan ismos unicelulares em forma arredondada 2. filamentosa: rede (miclio) de filament os (hifas) ramificados formados por clulas alinhadas OBS: As hifas dos fungos fil amentosos, bem como as formas arredondadas das leveduras, so estruturas fngicas di tas primrias, as quais no possibilitam diferenciar as espcies fngicas microscop]ia pt ica. Embora os limites fsicos entre as clulas de uma hifa sejo pouco precisos ou in existentes, os fungos filamentosos so ditos pluricelulares pois so seres multinucl eados. As hifas podem ser cenocticas ou septadas transversalmente; hialinas ou demceas OB S: Os septos no podem ser vistos como estruturas de separao entre as clulas, uma vez que tais septos apresentam poros que permitem a comunicao, e mesmo o movimento de organelas entre os citoplasmas adjacentes. Sem saber onde comea e onde termina u ma clula fngica, esse conjunto celular no classificado como um tecido verdadeiro.

Em meios de cultivo, o miclio que se desenvolve no interior do substrato (no reve rso da placa de petri), funcionando como elemento de fixao ao substrato e absoro dos nutrientes, chamado de miclio vegetativo. O miclio que se projeta na superficie ( no anverso da placa de petri) e cresce acima do cultivo chamado de miclio areo. Na s leveduras, tanto em parasitismo como em saprofitismo as caractersticas morfolgic as resumem-se s formas arredondadas ou ovaladas, no existindo, assim, estruturas d iferenciais ligada reproduo sexuada ou assexuada. O miclio vegetativo pode se trans formar em um miclio reprodutivo (ou estruturas de frutificao) formando esporos asse xuados ou sexuados; ectsporos ou endsporos 1. Esporos assexuados: Ectsporos: artoco ndeos, blastocondeos e condeos Endsporos: esporangisporos 2. Esporos sexuados Ectsporo : basidisporo Endsporo: ascsporos Estruturas de ornamentao so apendices cuja funciona idade ainda no clara, mas que auxiliam na diferenciao da espcie fngica. Ex: orgo pect nado, hifa em espiral etc. OBS: As estruturas de frutificao, bem como as estrutura s de ornamentao so estruturas fngicas ditas secundrias, as quais so responsveis pela d ferenciao da maioria das espcies de fungos filamentosos. Reproduo dos Fungos 1. 2. 3. 4. A reproduo assexuada abrange quatro modalidades: Fragmentao de hifas sep tadas em segmentos retangulares - artrocondeos Brotamento (simples e fisso)- blast ocondeos - comum nas levedura diviso binria (ou fisso de clulas somticas) - comum nas leveduras Produo de condios OBS: No brotamento-fisso os blastocondeos no se destacam da clulas-me, formando cadei as (ou pseudo-hifas)

OBS: A produo de condios requer hifas diferenciadas, perpendiculares ao miclio, os c onidiforos. Eles podem ser simples ou complexos, como ocorre nos gneros: Aspergill us: os condios formam cadeias sobre filides, clulas conidiognicas em forma de garraf a, em torno de uma vescula que uma dilatao na extremidade do conidiforo, dando a apa rncia de uma cabea. Penicillium: os condios formam cadeias sobre filides, mas falta a vescula na extremidade dos conidiforos que se ramificam dando a aparncia de um pi ncel. OBS: Os esporos assexuados internos (esporangisporos) se originam de esporng ios, poro terminal de um esporangiforo, por um processo de clivagem do seu citoplas ma. exclusivo dos zigomicetos. A reproduo sexuada envolve a unio de dois ncleos hapl des. Basidisporos formam-se na extremidade de basdios. So exclusivos dos Basidiomic etos. Ascsporos formam-se dentro de estruturas saculiformes (ascos) que podem ser simples, se distribuir em cavidades do miclio ou estar contidos em ascocarpos. O s ascocarpos mais conhecidos so: cleitotcio, peritcio e apotcio. Metabolismo Os elementos plsticos constituem a dieta dos fungos. So divididos em macroelemento s: Carbono, Nitrognio, Potssio etc (so exigidos em grande quantidade) e microelemen tos: Ferro, Zinco, Cobre etc (so exigidos em baixa quantidade). Crescem entre ph 4 e 7, mas so capazes de tamponar o meio capturando ctions e nios disponveis. Existe m fungos pscicrfilos, mesfilos e termfilos, mas os de importncia mdica so, na sua maio ria, mesfilos. A luz auxilia na decomposio da matria orgnica morta, estimula a biossi ntesi de pigmentos carotenides e induz estruturas de reproduo. Os fungos produzem e nzimas que hidrolisam o substrato tornando-o assimilvel. Quando o substrato induz a produo de enzimas degradativas trata-se do mecanismo up take.

Os fungos podem ter morfologia diferente, segundo a temperatura do ambiente onde ele est se desenvolvendo. O fenmeno de variao morfolgica mais importante o dimorfism o trmico, que se expressa por um crescimento micelial entre 22C e 28C e levedurifor me entre 35C e 37C. A fase micelial est presente no solo, nas plantas etc, logo, a forma saproftica. A fase leveduriforme encontrada nos tecidos e por isso mesmo a forma parasitria. No gnero Candida a forma saproftica infectante a leveduriforme e a forma parasitria, isolada dos tecidos, a micelial. Exemplo de outro fenmeno de v ariao morfolgica, o dimorfismo trmico invertido. O pleomorfismo, outro fenmeno de var iao morfolgica, se expressa atravs da perda das estruturas de reproduo com produo som e de hifas. Importncia da Micologia Benefcios 1. fungos so limpadores do solo = hmus vivificante atravs da saprobiose 2. ungos produzem metablitos com valor antibitico, dentre os quais a penincilina (ant ibacteriano) o mais conhecido. 3. Alguns fungos so essenciais nas indstrias de beb idas alcolicas e de laticnios. 4. Alguns fungos so comestveis: Agaricus sp.; Boletus edulis; Pleurotus sp. Malefcios 1. So onipresentes na natureza, portanto causam p rejuzos quando habitam comestveis enlatados, frutas, legumes e tambm objetos manufa turados, como tecidos, madeirames, lentes etc. 2. Alguns fungos so contaminantes de alimentos. Ex: Aspergillus flavus Contaminante de gros, frutas ctricas e legume s. As principais vtimas so as aves marinhas, por exemplo o pinguim, devido ao seu trato respiratrio tpico (contm sacos areos que so limpos e aerosos) e ao fato do corp o permanecer constantemente mido. O fungo se desenvolve no pulmo mas pode ganhar a corrente sangunea formando massas fngicas. Micotoxinas

H dois tipos: 1. Exotoxinas: o fungo produz a toxina e libera sob um substrato, o qual, uma vez ingerido, determinar a intoxicao (micotoxicose). Gneros produtores de micotoxinas mais conhecidos: Aspergillus, Fusarium e Penicilium a) Aflatoxinas (Aspergillus flavus): contaminantes de cereais. b) Ocratoxinas (Penicillium sp.) : contaminantes de cereais. c) Fumonisina (Fusarium sp.): contaminante do milho. 2. Endotoxinas: a toxina est no miclio. Quando ingerido, determina a intoxicao (mic etismo) Tipos de micetismo: a) gastrointestinal Ex: Russula emetica b) gastroint estinal e envenenamento celular Ex: Helvela esculenta c) envenenamento celular E x: Amanita sp. d) associao com lcool Ex: Coprinus sp. e) SNC Ex: Psilocybe sp.; Cla viceps purpurea O ltimo desenvolve-se em gramneas produzindo um esclercio, estrutur a rgida conhecida como ergot, o qual, uma vez ingerido, determina a intoxicao (ergoti smo). Diagnstico Laboratorial das Micoses O diagnstico micolgico envolve, pelo menos, essas trs tcnicas: Exame Direto: qualque r espcime de material patolgico presta-se ao exame direto (plos, cabelos, unhas etc ). O exame pode ser feito fresco entre lmina e lamnula misturados, na maioria das vezes, com potassa de 20% a 40% ou fixado em lmina e corado por algum mtodo.

OBS: o potassa destri elementos celulares presentes no tecido, mas no a parede cel ular fngica. No raro formam-se com o KOH artefatos filamentosos que induzem a um d iagnstico errado. Por isso mesmo, o ED exige experincia do pesquisador. OBS: o ED no identifica a espcie fngica, apenas mostra estruturas primrias dos fungos, isto , h ifas e s vezes condios. Cultura do material patolgico: os meios de cultura mais uti lizados so: a) gar-Sabourad: serve, praticamente, para o isolamento de todos os fu ngos. b) gar-sangue e gar-chocolate: usados quando pretende-se obter a fase levedu riforme a 37C. c) meios naturais (batata, cenoura): usados para a conservao da cult ura OBS: Como o material, ao ser cultivado, est geralmente contaminado no somente por bactrias mas tambm por outros fungos, lana-se mo de antimicrobianos de largo esp ectro, como por exemplo o Mycosel, que contem a ciclohexamida como antifngico e o clorafenicol como antibacteriano. OBS: Quando houver suspeita de que o fungo qu e se deseja cultivar estiver sendo inibido pelo antifngico, fazer cultura paralel a sem ciclohexamida. OBS: a CMP permite identificar estruturas secundrias dos fun gos, contribuindo para a diferenciao da espcie. Histopatologia: garante o achado do parasito.

Interao Parasita-Hospedeiro Definies: 1. patgeno: mos capaz de causar infeco. Ele primrio quando acomete organi imunocompetentes e saudveis e oportunista quando acomete organismos imunocomprom etidos. 2. infeco: descreve a presena de um microorganismo ou de uma doena infeccios a.

Na interao Parasita-Hospedeiro tem-se, de um lado, o parasita com seus mecanismos de patogenicidade, do outro, o hospedeiro com seus mecanismos de defesa. Doena ou sade resultam do equilbrio da interao Parasita-Hospedeiro (Complexidade). Na condio s audvel,a relao ecolgica entre parasita e hospedeiro o comensalismo; na condio de doen o parasitismo. Os mecanismos de patogenicidade so os processos utilizados pelo f ungo a favor da sua sobrevivncia. Ex: adeso, colonizao, disseminao, resistncia aos mec nismos de defesa,dano tissular etc. Os fatores de virulncia so os meios pelos quai s o fungos realizam os mecanismos de patogenicidade. Ex: termotolerncia, dimorfis mo, endosporulao,produo de enzimas. Os mecanismos de defesa so as barreiras mecnicas, clulas fagocticas e o sistema imune. Micoses Superficiais Piedras (negra e branca) Etiologia: A variedade negra produzida pel o fungo Piedraia hortae e a variedade branca pelo Trichosporon beigelii. Habitat : Plantas e homens (antropoflico) Ptirase Versicolor Etiologia: espcies do gnero Mal assezia (Ex: M. furfur) Habitat: So antropoflicos A transio da condio saproftica para condio parasitria envolve clima quentes e midos; carncia nutricional,desequilbrios or gnicos e seborreide no homem. Tinea Negra Etiologia: fungos semelhantes ao E. wer neckii Cutneas 1. Dermatofitoses ou tineas: So produzidas por fungos cujo elemento mofolgico tpico um esporo grande e pluricelular (macrocondeo pluricelular) que s ap arente nas culturas. So queratinoflicos.

Etiologia: gneros Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton Habitat: podem ser a ntropoflcos, zooflicos ou geoflicos, os quais so os mais nocivos aos homens e aos an imais, dada a falta de defesas contra esse fungos. So classificadas em: a) tinea corporis manifestaes clnicas fora do couro cabeludo. b) tinea capitis manifestaes clni cas no couro cabeludo. Neste caso o fungo endotrix se ele penetra no cabelo e ec totrix se ele no penetra no cabelo As principais espcies so: T. rubrum e T. mentagr ophytes M. canis e M. gypseum E. flocossum 2. Dermatomicoses: Etiologia: espcies do gnero Candida. No so queratinoflicos Habitat: so comensais de aves e mamferos, pode ndo ser isolada nas fezes e com isso funcionando como indicadoras de contaminao fe cal, e frequentes tambm nos frutos. A patogenia classificada em: a) autgena quando o fungo carreado de um stio para outro com caractersticas diferentes e favorveis a candidase. b) hetergena quando a candida sp. transmitida sexual ou verticalmente. A candidase, forma infectante da Candida, facilitada por fatores a) intrnsecos: p rematuridade / velhice / gestao b) extrnsecos: terapida com antibiticos ou corticost erides Ela de origem endgena uma vez que a vtima carreia o agente etiolgico e por is so mesmo uma doena oportunista. Lembrando que a Candida cria hifas como mecanismo de agresso, ou seja, a candida, enquanto parasitria, fica na forma miceliana (dim orfismo invertido). A transio da condio saproftica para a condio parasitria acontece quando o hospedeiro sofre um microtrauma, ou quando ele est carente nutricionalm ente, ou ainda

quando ele produz muito estrognio, no casa do sexo feminino. Diagnstico: O Exame D ireto deve revelar a Candida em sua forma miceliana. Caso contrrio, o diagnstico p ara Candidase fica descartado. Subcutnea Atingem tecidos mais profundos via micro ou macrotrauma dada a falta de fatores de virulncia nesses fungos 1. Esporotricos e Etiologia: Sporotrix schenckii Habitat: No solo, na madeira umidecida, em vrias plantas silvestres e cultivadas, em gros de cereais e nos gatos. OBS: A transmis so zoonrtica (do animal para o homem) muito comum no estado do Rio de Janeiro. Os gatos carreiam os fungos nas garras e tm uma infeco subclnica (assintomtica, revelada atravs de anticorpos). Manifestaes Clnicas: a) forma cutneo linftica: leso ulcerada e algum ponto dos membros superior ou inferior = cancro esporotrictico seguida do aparecimento de uma cadeia ascendente de ndulos linfticos com acometimento ganglio nar b) forma cutneo-localizada: geralmente nos ps e nos dedos. o segundo contato c om o fungo. A forma cutneo-linftica nos e manifesta porque a vtima j desenvolveu imun idade persistente. c) forma cutneo-mucosa: secundria (s pele) e disseminada (pele e musoca) d) forma pulmonar-primria Diagnstico: O Exame-Direto dispensa KOH. necessr io fazer uma cultura miceliana ( 25C) e outra leveduriforme ( 37C). A micromorfoli a caracterstica na fase miceliana envolve condios em forma de margarida; na cultur a leveduriforme aparece um corpo asteride (fenmeno de Splendore-Hoeplii) que a res posta celular em cima do fungo. 2. Cromomicose Etiologia: So vrios fungos filament osos, demceos e no dimrficos

Habitat: no solo, na madeira e no sapo Manifestaes Clnicas: a) forma cutnea b) forma subcutnea c) forma verrucosa em forma de couve-flr: reflete a multiplicao do fungo. Quando as leses se abrem a vtima fica sujeita a infeces secundrias, como por exemplo , por bactrias. Diagnstico: O Exame-Direto revela o corpo fumagide (aspecto de mrula ). A cultura revela uma polimicromorfologia, isto , pode apresentar at trs tipos de condios diferentes: a) cladosprio: condios em cadeia na extremidade de conidiros ra mificados. b) phialphora: condios na extremidade de conidiros com filides. c) rinocl adiela: condios alongados expalhados por todo o conidiforo. 3. Doena de Jorge Lobo (ou Lacasia Loboy) Etiologia: Lacasia Loboy Manifestaes Clnicas: leso queleiforme co mum no pavilho auricular Diagnstico: At o presente momento no foi possvel cultivar o fungo. Ele s foi identificado mediante histopatologia, onde foi visto leveduras q ue crescem em cadeia. 4. Infeco Subcutnea: o agente etiolgico foi durante muito temp o considerado fungo. Hoje sabe-se que ele um parasita de peixes. Por isso infeco, e no micose. Etiologia: Rhinosporidium seeberi Manifestaes Clnicas: leses nas mucosas com plipos friveis e secrees

You might also like