You are on page 1of 5

EXERCCIO DA DISCIPLINA QUMICA E FERTILIDADE DO SOLO 1. O que um mineral? O que uma rocha? Como so formadas as argilas 1:1 e 2:1?

1? De exemplo Mineral representa a frao inorgnica da fase slida do solo, os quais podem ser agrupados em primrios e secundrios, os quais foram decompostos do reglito. A rocha o material natural consolidado da crosta terrestre, o qual da origem a formao dos solos, podendo ser classificadas em gneas ou magmticas, sedimentares e metamrficas. As argilas 1:1: a unidade cristalogrfica composta por uma lmina de tetraedro de silcio (slica) e um octaedro de alumnio (alumina). No so expansivas, no so plsticas, pois suas unidades so unidas por pontes de H, com pequena Superfcie Especifica, e pequena substituio isomrfica (CTC baixa), cargas eltricas dependem do pH da soluo. Enquanto, as argilas 2:1: A unidade um sanduche de duas camadas de tetraedros de silcio (slica) com um octaedro de alumnio (alumina). So expansivas, plsticas e as unidades so unidas por oxignio e outros ons, apresentando Superfcie Especifica alta, elevada substituio isomrfica (CTC elevada), alm de cargas eltricas permanentes. Exemplos: Argila 1:1 Caulinita, haloisita, nacrita e diquita; Argila 2:1 Mica (no expansvel), Vermiculita e Smectita Montmorilonita (expansveis). 2. O que solo? Sistema heterogneo, trifsico (lquido, slido e gasoso) o qual atua como fonte de nutrientes e estrutura de sustentao para o desenvolvimento das plantas, alm de ser o meio de ao de microorganismos. 3. O que intemperismo? Conjunto de processos operantes na superfcie terrestre que ocasionam a desagregao e/ou decomposio da superfcie das rochas e posterior sntese. em essncia uma adaptao dos minerais das rochas s condies superficiais atmosfricas. O intemperismo tem maior ou menor atuao sobre as rochas da crosta, a depender do tipo ou composio da rocha, da topografia, do clima e do tempo. Os fenmenos que atuam na efetivao do intemperismo podem ser de natureza fsica, qumica ou biolgica, separados ou conjuntamente, a depender das condies climticas e da prpria rocha em si. O intemperismo fsico a desintegrao das rochas da crosta terrestre pela atuao de processos inteiramente mecnicos, estando associado: variao da temperatura, crescimento das razes, gelo e precipitao de sais. O intemperismo qumico caracterizado pela reao qumica entre os minerais constituintes das rochas com gases atmosfricos e solues aquosas diversas, na tentativa destes minerais se adaptarem condies fsico-qumicas do ambiente em que se encontram, estando relacionado aos processos de: Hidratao, oxidao, soluo, acidificao, dissoluo e hidrlise. So os processos de decomposio e desagregao de rochas relacionadas atividade de organismos vivos. Exemplos: atuao de razes e escavao de animais tipo minhocas: a segregao de gs carbnico, nitrato e cidos orgnicos como produtos finais do metabolismo de organismos, etc. 4. Quais as fraes que compem os solos? Fraes slidas (matria orgnica e inorgnica ou mineral), lquidas (soluo) e gasosas. 5. O que significa o PCZ de um solo?

6. Porque quanto mais cargas negativas um solo apresentar, menor ser o valor de seu PCZ?

7. Explique a origem das cargas eltricas superficiais dos colides do solo. Ocorre o predomnio de cargas negativas nos colides do solo, as quais podem ser permanentes ou variveis (dependentes do pH). As cargas eltricas permanentes aparecem devido ao processo de intemperismo do mineral; so predominantemente negativas; ocorrem com maior frequncia nos minerais de argila 2:1; resultam da substituio isomrfica que ocorre no mineral de argila. Nos tetraedros, o silcio (Si+4) substitudo por Al+3, e nos octaedros o Al+3 substitudo por Mg+2 ou Fe+2, produzindo um dficit de carga positiva ou um excesso de carga negativa. As cargas eltricas dependentes de pH so influenciada pelo pH do solo e so mais importantes na matria orgnica, caulinita e xidos de ferro e alumnio. 8. Porque o gesso, CaSO4, um produto utilizado para recuperar solos sdicos? O gesso um material usado para deslocar sdio trocvel ou solvel de solos, em que o material age como corretivo de sodicidade. O sal tambm usado para aumentar o teor de clcio trocvel e reduzir a saturao de alumnio de subsolos cidos, alm de aumentar a disponibilidade de nutrientes para absoro da planta. Por fim, atua como condicionar de solos com excesso de sdio, melhorando as propriedade fsicas do solo. 9. Reao do Solo: a) Qual a origem da acidez do solo? A acidez comum em todas as regies onde a precipitao suficientemente elevada para lixiviar quantidades apreciveis de bases permutveis das camadas superficiais dos solos, alm da presena de eroso, extrao de ctions bsicos pelas culturas. Podendo ser naturalmente cidos, ou pela pobreza de materiais de origem desprovidos de bases, ou por condies de pedognese ou de formao do solo que favoream a remoo de elementos qumicos do solo. Sendo os principais ctions adsorvidos responsveis pela acidez do solo: ons hidrognio e alumnio. b) Quais os componentes da acidez do solo? Acidez ativa a frao ou parte do hidrognio do solo que est dissociada na forma de H+ e medida pelo ndice pH. A parte no dissociada do hidrognio chamada de acidez potencial, sendo constituda por hidrognio e alumnio, ms que somente o Al um ction trocvel, promovendo a acidez trocvel e/ou no-trocvel. c) Como se avalia a reao do solo? Atravs da medida do potencial Hidrogeninico (pH) em uma suspenso do solo em gua, sendo classificados como cidos (pH < 6), neutros (6 < pH < 8) e alcalinos (pH > 8). d) Quando se determina o pH de um solo, qual o tipo de acidez que estamos determinando? Acidez ativa e) O que acontece com o on alumnio no solo quando a acidez do solo corrigida? O on alumnio (Al3+) neutralizado por meio da precipitao na forma de Al(OH)3.

10. O que um solo frtil e um solo produtivo? Solo frtil: aquele que contm todos os nutrientes em quantidade suficientes e balanceadas em formas assimilveis; possui boas caractersticas fsicas e microbiolgicas e livre de elementos txicos. Solo produtivo: um solo frtil situado em regies com condies favorveis. Ex: clima, declividade, pedregosidade, alta compactao, disponibilidade hdrica. 11. O que podemos inferir sobre a reao de um solo e sua fertilidade tendo como base seus valores de CTC, S e V%?

12. Quais as formas mais comuns de absoro de fsforo pelas plantas? Os teores de fosforo na soluo do solo, H2PO4, os quais so absorvidos pelas plantas pela difuso do elemento em torno da superfcie das razes. 13. Quais as formas de ocorrncia do fsforo? O fosforo encontra-se na soluo do solo como ons ortofosfato, forma derivada do cido artofosfrico, H3PO4. Em soluo, predomina em solos cidos, a forma H2PO4. Na fase slida do solo o fsforo combina, como ortofosfato, principalmente com metais pesados com ferro, alumnio (solos cidos) e clcio (solos alcalinos), ocorrendo tambm na matria orgnica. 14. Porque a extenso do sistema radicular importante na absoro do fsforo? O nutriente para ser absorvido pela raiz necessita ser transportado at a superfcie radicular. Assim, o teor disponvel de um dado nutriente, em funo do fator transporte, depende de aspectos fsicos do solo, tais como textura, compactao e teor de gua. No caso do P a fata de umidade afeta em muito o transporte (difuso), pois o mesmo solvel em meio a soluo do solo. 15. Quais so os quatro fatores que definem a disponibilidade de fsforo no solo? Fator capacidade ou poder tampo; fator transporte; fator interao (antagonismo, inibio e sinergismo); e fator planta. 16. Porque no se deve fazer uma adubao fosfatada logo aps uma calagem? Com a elevao do pH da soluo (alcalinidade), ocorre o aumento da disponibilidade e aproveitamento do fsforo do solo do elemento aplicado como fosfatos solveis em gua. Aumentando a solubilidade dos compostos de fsforo existentes no solo e reduzindo a capacidade de adsoro do elemento pelas partculas do solo, promovendo a lixiviao do mesmo (carterdreno). 17. Porque no recomendado se fazer uma adubao lano de fsforo? Devido a baixa mobilidade dos fosfatos solveis aplicados em sua fase slida no solo, sendo o fosforo absorvido apenas pela superfcie do sistema radicular em soluo do solo. Sendo propicio a aplicao de maneira localizada no entorno do sistema radicular, estimulando o desenvolvimento destas. 18. Quais as formas de ocorrncia do potssio no solo? Esta presente nos minerais primrios encontrados em rochas gneas, tais como os feldspatos e as duas micas, muscovita e biotita, ainda ocorre nos minerais secundrios argilas 2:1, ilita e

vermiculita. Alm do potssio estrutural dos minerais, o nutriente ocorre no solo na forma de ction trocvel e na soluo do solo (on K+). 19. Em que forma o potssio absorvido pelas plantas? O potssio absorvido pelas plantas da soluo do solo, na forma inica de K+, dependendo principalmente da difuso do elemento, atrves da soluo do solo. 20. Como a textura, tipo de argila e CTC influenciam no manejo da adubao potssica? 21. Quais as formas de nitrognio mais absorvidas pelas plantas? O nitrognio inorgnico representado pelo Amoniacal (NH4) e Nitrato (NO3) existente no solo e ao alcance das razes no momento necessrio, alm da matria orgnica que libera nitrognio inorgnico por mineralizao. 22. A desnitrificao ocorre somente em solos mal drenados? Explique. No. A desnitrificao atua sobre o nitrognio existente no solo em forma de nitrato transformandoo em formas gasosas, ocorrendo durante a decomposio anaerbica de restos vegetais em solos. Reduzindo o nitrognio na forma de nitrato (NO3), por ao de microrganismos, a xido nitroso (N2O) ou a nitrognio elementar (N2), ambos gases que se perdem para a atmosfera. A desnitrificao tem lugar em condies de excesso de umidade no solo, que levam a falta de oxignio, e em presena de matria orgnica fresca. Ela ocorre em maior intensidade em solos mal drenados, podendo ocorrer em solos bem drenados em perodos chuvosos ou longas irrigaes, quando podem surgir partes localizadas em condies anaerbicas (encharcamento). 23. Porque o nitrognio na forma de nitrato facilmente lixiviado? Como a maioria dos solos apresenta cargas negativas, os nions indiferentes com relao carga negativa do solo, como NO3, no so retidos e, portanto, tornam-se passveis de arrastamento pelas guas de percolao. 24. Porque normalmente se parcela uma adubao nitrogenada? Devido a elevada mobilidade do elemento, alm de ser afetado por uma dinmica complexa (clima e manejo) e que no deixa efeitos residuais diretos das adubaes. Estando o mesmo propenso aos processos de mineralizao e imobilizao no solo, alm da rapidez das transformaes que podem ocorrer ao longo do perfil em profundidade. 25. Em que se constitui um manejo adequado da fertilidade do solo? Promover a observao de sintomas visuais de deficincias de nutrientes em plantas, afim de detectar e proporcionar a correo dos nutrientes; Realizar anlises de folhas ou de outros tecidos vegetais de plantas que crescem nos solos; alm da anlise qumica do solo ao decorrer do ciclo de cultivo. 26. Quais os fatores que influenciam na velocidade de decomposio dos resduos orgnicos? A natureza da matria orgnica, pH do solo, natureza da frao mineral, umidade e acessibilidade dos decompositores, biota do solo (meso e micro), condies climticas, preparo e manejo do solo. 27. Quais as vantagens de se utilizar adubao verde?

reduzir a acidez do solo associada aos seus teores de ctions de reao bsica e carbono orgnico solvel, suprimento natural de N, condicionadores da estrutura fsica do solo. Ao mesmo tempo, por apresentarem um sistema radicular profundo e ramificado, capaz de explorar camadas subsupeficiais do solo, promovem a reciclagem dos nutrientes. Promove a cobertura e a proteo do solo, reduo da densidade aparente do solo, melhoria da aerao e da drenagem (formao de macro e microporos) e aumento da taxa de infiltrao de gua, alm de melhorar da fertilidade do solo. A adio da matria orgnica proveniente da decomposio dos resduos dos adubos verdes, promove a melhoria das condies qumicas, fsicas e biolgicas do solo. Ambiente mais favorvel para os microorganismos do solo, responsveis diretos pela decomposio e mineralizao da matria orgnica.

You might also like