You are on page 1of 2

Espao, um conceito-chave da geografia

Roberto Lobato Corra

A palavra espao tem sido utilizada tanto no cotidiano, como nas diversas cincias. Em se tratando de geografia, o espao geogrfico associado a uma poro da superfcie da Terra identificada seja pela natureza, seja por um modo pelo qual o homem deixou suas aes, ou como referncia a uma determinada localizao.

O espao e as correntes do pensamento geogrfico

A geografia uma cincia social e como tal, tem como objeto de estudo a sociedade, porm, ela objetivada via conceitos-chave que relacionam-se e referem-se ao humana, so eles: paisagem, regio, espao, lugar e territrio. O conceito de espao tem provocado diversas acepes, cada uma baseada em uma diferente corrente de pensamento, o que tem provocado diversos debates e conflitos acerca desse conceito. Percebe-se que isto no se limita apenas geografia, j que h embate conceitual sobre o que seja cultura para os antroplogos, valor para economistas, classe social para um socilogo. Verificar-se- que cada fase percorrida pela geografia, desenvolver um conceito diferente para espao.

Espao e a geografia tradicional

A geografia tradicional o conjunto de correntes que caracterizou a geografia no perodo que vai de 1870 at 1950. Ela privilegiou os conceitos de paisagem e regio, discutiase sobre o objeto da geografia. Esses debates no qual se discutia tais conceitos envolviam gegrafos deterministas, possibilistas, culturais e regionais. O espao, em realidade, no se constitui em um conceito-chave na geografia tradicional, mas se faz presente nas obras de Ratzel e Hartshorne. Segundo MORAES, Ratzel v o espao como base indispensvel para a vida do homem. Logo, ele vai desenvolver os conceitos de territrio (apropriao de uma poro do espao por determinado grupo) e de espao vital (necessidades territoriais de uma sociedade em funo de seu desenvolvimento tecnolgico, da populao e dos recursos naturais) com fortes razes na ecologia.

Para Hartshorne, os conceitos espaciais possuem extrema importncia para a geografia, cabendo aos gegrafos descrever e analisar a interao e integrao de fenmenos em termos de espao. Logo, para ele o espao absoluto, isso quer dizer que ele um todo formado por partes independentes entre si. E suma, nenhuma (lei) universal precisa ser considerada seno a lei geral da geografia de que todas as suas reas so nicas (HARTSHORNE, 1939, p.644). A respeito do paradigma hartshorniano, vale ressaltar que ele vlido em certas ocasies, afinal, as diferentes prticas humanas fornecem diferentes conceitos de espao.

Espao e a geografia teortico-quantitativa

A revoluo teortico-quantitativa da dcada de 1950, caracterizada pela adoo de uma viso da unidade epistemolgica da cincia, baseada nas cincias da natureza, provocou profundas modificaes na geografia. A partir de ento, a geografia passa a ser considerada como uma cincia social (SCHAEFER) ou como afirmam outros autores devia ser vista como tal (BUNGE). O espao surge pela primeira vez na histria do pensamento geogrfico como conceito-chave da disciplina. Paisagem e regio vo sendo deixados de lado, lugar e territrio no so conceitos significativos na geografia teortico-quantitativa. O espao considerado sob duas formas: atravs da noo de plancie isotrpica e de sua representao matricial.

You might also like