You are on page 1of 28

Questionrio de Banco de Dados

Seu Nome

Cruzeiro, Setembro de 2013

1 Defina Sistema de Arquivos: Um sistema de arquivos um conjunto de estruturas lgicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rgido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vo desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartes de memria, at sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avanados. No mundo Windows, temos apenas trs sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS o mais complexo e atual. Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exticos, mas eles so velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, j que neles o Linux que o sistema mais popular.

2 Existem controle em Sistema de Arquivos? Explique. O Windows fornece um conjunto muito avanado de controles de permisso que podem ser usados para permitir operaes, bloque-las e fornecer uma defesa aprofundada contra novas ameaas. Inevitavelmente associado a essa possibilidade avanada de controlar o acesso est o problema da complexidade.

3 Cite e explique a diferena entre Sistema de Arquivos e Banco de Dados: Um sistema gerenciador de arquivos (que permite listar, criar, modificar, etc) no sistema operacional da Microsoft /todos/todos> Microsoft /todos/todos> Microsoft

/todos/todos> Microsoft (Windows), p.ex., o MS Windows Explorer. Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) tambm um software instalado sobre o sistema operacional, como p.ex., o MySQL, PostgreSQL, MS Sql Server,

Oracle, etc, mas utilizado para o gerenciamento de dados em tabelas que se relacionam atravs de chaves (PK, FK). So coisas disintas. Um para a manipulao e organizao dos arquivos no SO e o outro para a organizao de dados especficos para aplicaes e sistemas. Apenas no confunda a utilizao de um SGBD com um sistema de organizao de dados de diretrio - Open LDAP (Linux /todos/todos> Linux) ou MS Active Directory (Windows).

4 Fale sobre Arquitetura Centralizada Primeira arquitetura utilizada. Utilizava grandes computadores centrais (mainframes) para processar as funes do Sistema. Usurios acessava via terminal de computador.

5 Fale sobre a arquitetura cliente/servidor O modelo cliente-servidor, em computao, uma estrutura de aplicao distribuda que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou servio, designados como servidores, e os requerentes dos servios, designados como clientes. Geralmente os clientes e servidores comunicam atravs de uma rede de computadores em computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador. Um servidor um host que est executando um ou mais servios ou programas que compartilham recursos com os clientes. Um cliente no compartilha qualquer de seus recursos, mas solicita um contedo ou funo do servidor. Os clientes iniciam sesses de comunicao com os servidores que aguardam requisies de entrada. O modelo cliente-servidor foi desenvolvido na Xerox PARC durante os anos 70. Este modelo atualmente o predominante nas redes informticas. Email, a World Wide Web e redes de impresso so exemplos comuns deste modelo.

6 O que porta de conexo utilizada pelo Servidor? Numerosos programas TCP/IP podem ser executados simultaneamente na Internet (pode, por exemplo, abrir vrios navegadores simultaneamente ou navegar em pginas HTML todos carregando ao mesmo tempo um ficheiro por FTP). Cada um destes programas trabalha com um protocolo, contudo o computador deve poder distinguir as diferentes fontes de dados. Assim, para facilitar este processo, cada uma destas aplicaes recebe um endereo nico na mquina, codificada em 16 bits: uma porta (a combinao endereo IP + porta ento um endereo nico no mundo, chamado socket). O endereo IP serve ento para identificar de maneira nica um computador na rede enquanto o nmero de porta indica a aplicao qual os dados se destinam. Desta maneira, quando o computador recebe informaes destinadas a uma porta, os dados so enviados para a aplicao correspondente. Se se tratar de um pedido destinado aplicao, esta chama-se aplicao servidor. Se se tratar de uma resposta, fala-se ento de aplicao cliente.

7- D exemplos de portas de conexes utilizadas por servios de rede: 20 & 21: File Transfer Protocol (FTP) 22: Secure Shell (SSH) 23: Telnet remote login service 25: Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) 53: Domain Name System (DNS) service 80: Hypertext Transfer Protocol (HTTP) used in the World Wide Web 110: Post Office Protocol (POP3) 119: Network News Transfer Protocol (NNTP) 143: Internet Message Access Protocol (IMAP) 161: Simple Network Management Protocol (SNMP) 443: HTTP Secure (HTTPS).

8 Defina Banco de Dados distribudo: Banco de dados distribudo (BDD) uma coleo de vrias Base de Dados logicamente inter-relacionadas, distribudas por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribudos, os homogneos e os heterogneos. Os homogneos so compostos pelos mesmos bancos de dados, j os Heterogneos so aqueles que so compostos por mais de um tipo de banco de dados. Num banco de dados distribudos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados, esses dois tipos podem ser encontrados ao longo dos ns do sistema de BDD's. Quando os dados se encontram replicados, existe uma cpia de cada um dos dados em cada n, tornando as bases iguais (ex: tabela de produtos de uma grande loja). J na fragmentao, os dados se encontram divididos ao longo do sistema, ou seja a cada n existe uma base de dados diferente se olharmos de uma forma local, mas se analisarmos de uma forma global os dados so vistos de uma forma nica, pois cada n possui um catlogo que contm cada informao dos dados dos bancos adjacentes.

9 Defina SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, a linguagem de pesquisa declarativa padro para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das caractersticas originais do SQL foram inspiradas na lgebra relacional.

10 Apresente um breve histrico sobre SQL O SQL foi desenvolvido originalmente no incio dos anos 70 nos laboratrios da IBM em San Jose, dentro do projeto System R, que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementao do modelo relacional proposto por E. F. Codd. O nome original da linguagem era SEQUEL, acrnimo para "Structured English Query Language" (Linguagem de Consulta Estruturada, em Ingls)1 , vindo da o facto de, at hoje, a sigla, em ingls, ser comumente pronunciada "squel" ao invs de "s-ki-l", letra a letra. No entanto, em portugus, a pronncia mais corrente a letra a letra: "ssequ-le".

A linguagem um grande padro de banco de dados. Isto decorre da sua simplicidade e facilidade de uso. Ela se diferencia de outras linguagens de consulta a banco de dados no sentido em que uma consulta SQL especifica a forma do resultado e no o caminho para chegar a ele. Ela uma linguagem declarativa em oposio a outras linguagens procedurais. Isto reduz o ciclo de aprendizado daqueles que se iniciam na linguagem. Embora o SQL tenha sido originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram vrios "dialectos" desenvolvidos por outros produtores. Essa expanso levou necessidade de ser criado e adaptado um padro para a linguagem. Esta tarefa foi realizada pela American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO em 1987. O SQL foi revisto em 1992 e a esta verso foi dado o nome de SQL-92. Foi revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL:1999 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente. O SQL:1999 usa expresses regulares de emparelhamento, queries recursivas e gatilhos (triggers). Tambm foi feita uma adio controversa de tipos noescalados e algumas caractersticas de orientao a objeto. O SQL:2003 introduz caractersticas relacionadas ao XML, sequncias padronizadas e colunas com valores de auto generalizao (inclusive colunas-identidade). Tal como dito anteriormente, embora padronizado pela ANSI e ISO, possui muitas variaes e extenses produzidos pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores de bases de dados. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanas estruturais principais.

11 D exemplos de comandos bsicos de SQL Inserir dados: INSERT INTO nome_da_tabela (nome_da_coluna_1,nome_da_coluna_2)

VALUES(15,'valores'); Voc comea dizendo o que vai fazer INSERT INTO, ou seja, inserir em nome_da_tabela. Em seguida diz quais colunas da tabela recebero valores, e para terminar mostra quais sero os valores VALUES.

Atualizar dados: UPDATE nome_da_tabela SET nome_da_coluna_1 = 22, nome_da_coluna_2 = 'novos valores'; Aqui tambm comeamos informando o que iremos fazer UPDATE e o nome da tabela que ser atualizada. Em seguida informamos quais campos recebero novos valores atravs do SET. Apagar dados: DELETE FROM nome_da_tabela; Mesma coisa dos anteriores, comea informando o que ir fazer DELETE FROM e o nome da tabela que ter seus dados apagados. Localizar dados: SELECT nome_da_coluna_1, nome_da_columa_2 FROM nome_da_tabela; Este comea um pouco diferente, e quando analisarmos suas funes mais a fundo veremos que este comando oferece muito mais recursos que os anteriores. Se comea informando quais colunas voc quer encontrar resultados. SELECT e o nome das colunas, ou caso deseje todas use o atributo (*). Logo aps o nome das colunas informe de qual tabela vem os dados FROM tabela. Outra aproximao permitir para cdigo de idioma procedural ser embutido e interagir com o banco de dados. Por exemplo, o Oracle e outros incluem Java na base de dados, enquanto o PostgreSQL permite que funes sejam escritas em Perl, Tcl, ou C, entre outras linguagens. 12 Defina SGBD Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) - do ingls Data Base Management System (DBMS) - o conjunto de programas de computador (softwares) responsveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo retirar da aplicao cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulao e a organizao dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface constituda pelas APIs (Application Programming

Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language). E um software com recursos especficos para facilitar a manipulao das informaes de um BD e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, Paradox, MySQL, Access, Interbase, Sybase.

13 Fale sobre o MySQL: O MySQL um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) relacional de cdigo aberto usado na maioria das aplicaes gratuitas para gerir suas bases de dados. O servio utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do ingls Structured Query Language) como interface. atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhes de instalaes pelo mundo.

14 Fale sobre o Oracle: Oracle basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gesto de Bases de Dados. um produto vendido a nvel mundial, embora a grande potncia que tem e seu elevado preo, faz com que s se veja em empresas muito grandes e multinacionais, por norma geral. No desenvolvimento de pginas web acontece o mesmo: como um sistema muito caro no est to espalhado como outras bases de dados, por exemplo, Access, MySQL, SQL Server, etc. Um banco de dados Oracle consiste em uma ou mais unidades de armazenamento lgicas denominadas tablespaces, que armazenam coletivamente todos os dados do banco de dados.

15 Fale sobre o PostgreSQL: O PostgreSQL um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de cdigo aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputao de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padres. Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows. totalmente compatvel com ACID, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junes (JOINs), vises, gatilhos e procedimentos armazenados (em

mltiplas linguagens). Inclui a maior parte dos tipos de dados do ISO SQL:1999, incluindo INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE,

INTERVAL, e TIMESTAMP. Suporta tambm o armazenamento de objetos binrios, incluindo figuras, sons ou vdeos. Possui interfaces nativas de programao para

C/C++, Java, .Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros, e uma excepcional documentao.

16 Fale sobre o DB2: O DATABASE2 ou DB2, como mais comumente chamado, um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGDBR) produzido pela IBM. Existem diferentes verses do DB2 que rodam desde num simples PDA|computador de mo, at em potentes mainframes e funcionam em servidores baseados em sistemas Unix, Windows, ou Linux.

17 Defina modelo conceitual de Bando de Dados: uma descrio mais abstrata da base de dados. No contm detalhes de implementao e independente do tipo de SGBD usado. o ponto de partida para o projeto da base de dados. usada como representao de alto nvel e considera exclusivamente o ponto de vista do usurio criador do dado exemplo: 1) Cadastro de Clientes Dados necessrios: nome completo, tipo de pessoa (fsica ou jurdica), endereo, bairro, cidade, estado, telefone, e-mail, nome de contato. 2) Pedido Dados necessrios: cdigo do produto, quantidade, cdigo do cliente, cdigo do vendedor.

18 Defina modelo lgico de Banco de Dados: a descrio da base de dados conforme vista pelos usurios do SGBD (Programadores e aplicaes). dependente do tipo de SGBD escolhido, mas no

contm detalhes da implementao (uma vez que o SGBD oferece abstrao e independncia de dados). O modelo lgico mostra as ligaes entre as tabelas de banco de dados, as chaves primrias, os componentes de cada uma, exemplo:

TipoDeProduto (CodTipoProd, DescrTipoProd) Produto (CodProd, DescrProd, PrecoProd, CodTipoProd) CodTipoProd referncia TipoDeProduto.

19 Defina modelo fsico de Banco de Dados: Inclui a anlise das caractersticas e recursos necessrios para armazenamento e manipulao das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereamento, acesso e alocao fsica), sendo uma sequncia de comandos executados em SQL a fim de criar as tabelas, estruturas e ligaes projetadas at ento e finalmente criar o banco de dados.

20 Defina DFD O diagrama de fluxos de dados (DFD) uma representao grfica do "fluxo" de dados atravs de um sistema de informao, modelando seus aspectos de processo. Ela fornece apenas uma viso do sistema, a viso estruturada das funes, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles so uma etapa preliminar usada para criar uma viso geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs tambm podem ser usados para a visualizao do processamento de dados (design estruturado). Um DFD mostra que tipos de informao entrar e sair do sistema, para onde os dados viro e iro e onde os dados sero armazenados. Ele no mostra informao sobre a

temporizao dos processos ou informaes se os processos iro operar em sequncia ou em paralelo (o que mostrado em um fluxograma). Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funes, podemos dar menos importncia ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER). Um DFD uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por dutos e tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon).

21 Defina UML A Unified Modeling Language (UML) uma linguagem de modelagem no proprietria de terceira gerao. A UML no uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela no diz para voc o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicao entre objetos. Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notao grfica, a UML tambm especifica significados, isto , semntica. uma notao independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML. importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML. O ltimo uma representao grfica da informao do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente. O XMI (XML Metadata Interchange) na sua verso corrente disponibiliza troca de modelos mas no de diagramas. Os objetivos da UML so: especificao, documentao, estruturao para sub visualizao e maior visualizao lgica do desenvolvimento completo de um sistema de informao. A UML um modo de padronizar as formas de modelagem.

22 - Quais so os diagramas principais da UML? D Exemplos: Diagrama de Caso de Uso Representa o conjunto de comportamentos de alto nvel que o sistema deve executar para um determinado ator. o diagrama mais simples, e no h necessidade de grandes detalhamentos.

A figura acima ilustra um caso de uso geral, mas recomendado que eles sejam desenvolvidos para cada cenrio. As setas de includes e extends, indicam,

respectivamente, obrigatoriedade e opo de se realizar determinada ao.

Diagrama de Classes Representa uma coleo de classes e seus inter-relacionamentos.

Diagrama de objetos Representa um retrato, em tempo de execuo, dos objetos do software e seus interrelacionamentos.

Diagrama de Colaborao Representa uma coleo de objetos que trabalham em conjunto para atender algum comportamento do sistema.

Diagrama de Sequncia Representa uma perspectiva, orientada por tempo, da colaborao entre os objetos.

Diagrama de Atividades Representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator.

Diagrama de Estados

Representa um conjunto de estados que um objeto pode estar e os gatilhos que estimulam a transio do objeto de um estado para outro.

Diagrama de Componentes Representa uma coleo de componentes de software e seus inter-relacionamentos.

Diagrama de Depurao Representa uma coleo de componentes e mostra como esses so distribudos em um ou vrios ns de hardware.

Diagrama de Pacotes Representa uma coleo de outros elementos de modelagem e diagramas.

23 - Qual a relao UML/BD? Explique e d exemplos: A versatilidade do paradigma OO permite o projeto no s de sistemas e programas como tambm de bases de dados, sejam elas hierrquicas, em rede, relacionais ou Da UML para BD Relacional orientadas a objetos As bases de dados relacionais so um tipo importante considerar, devido sua popularidade e fundamentao. O mapeamento para Bases de Dados Relacionais (BDR) no nico existem duas formas de mapear uma associao (independente de multiplicidade). Existem trs formas de mapear uma generalizao e especializao: necessrio adicionar detalhes que no existem no modelo de objetos, tais como, chaves primrias e chaves candidatas. Se um atributo pode ter valores nulos ou no. Obriga atribuio de um domnio a cada atributo.

24 - Defina entidade em banco de dados. D exemplo:

Uma entidade uma representao de um conjunto de informaes sobre determinado conceito do sistema. Toda entidade possui atributos, que so as informaes que referenciam a entidade. Exemplo: Livro: Um livro possui os seguintes atributos; ttulo, autor, editora, ano, nmero de pginas. 25 - Defina atributo de uma entidade em banco de dados. D exemplo: So propriedades (caractersticas) que identificam as entidades. Uma entidade representada por um conjunto de atributos. Os atributos podem ser simples, composto, multivalorado ou determinante. Nome, endereo, telefone e cidade, por exemplo, so atributos da entidade Clientes. Enquanto que salrio, cargo e departamento so atributos da entidade funcionrios. Existem quatro tipos de atributos: simples, composto, multivalorado e determinante Atributo Simples No possui qualquer caracterstica especial. A maioria dos atributos sero simples. Quando um atributo no composto, recebe um valor nico como nome, por exemplo e no um atributo chave, ento ele ser atributo simples. Atributo Composto O seu contedo formado por vrios itens menores. Exemplo: Endereo. Seu contedo poder ser dividido em vrios outros atributos, como: Rua, Nmero, Complemento, Bairro, CEP e Cidade. Este tipo de atributo chamado de atributo composto. Veremos mais de sua aplicao no post sobre normalizao de dados. Atributo Multivalorado O seu contedo formado por mais de um valor. Exemplo: Telefone. Uma pessoa poder ter mais de um nmero de telefone. indicado colocando-se um asterisco precedendo o nome do atributo. O atributo multivalorado sero tratados com mais detalhes na normalizao de dados. Atributo Determinante Identifica de forma nica uma entidade, ou seja, no pode haver dados repetidos.

indicado sublinhando-se o nome do atributo. Exemplo: CNPJ, CPF, Cdigo do fornecedor, Nmero da matrcula, etc. Os atributos determinantes sero as chaves primrias no banco de dados e seu uso tem implicaes na normalizao de dados. 26 Defina relacionamento em Banco de Dados. D exemplo: O relacionamento existe quando um ou mais dados de uma tabela esto relacionados de alguma forma com um ou mais dados de outra tabela. Por exemplo, temos uma tabela d usurios (users) e uma tabela de posts (posts), cada usurio pode publicar infinitos posts porm cada post poder ter apenas um usurio. Estas tabelas esto relacionadas. Existe tambm relacionamento de dados de uma tabela com outros dados desta mesma tabela. Um usurio (user) pode ter vrios amigos da mesma tabela (user), ento os dados esto relacionados com dados da mesma tabela. Tipos de relacionamento: Relacionamento um para um (one to one) Neste tipo de relacionamento um dado de uma tabela equivale a um dado em outra tabela exatamente. Por exemplo um usurio (table users) est relacionado a um endereo na tabela adress, e cada endereo s est relacionado a um usurio. Relacionamento um para muitos - One to Many No relacionamento um para muitos um dado da tabela um pode estar relacionado a diversos dados da tabela dois, porm cada dado da tabela dois esto relacionados a apenas um dado da tabela um. Por exemplo um user (table users) pode estar relacionado a diversas casas (table houses), porm cada casa s est relacionada a um user. Relacionamento muitos para muitos - Many to many

No "many to many" os dados da primeira tabela podem estar relacionados a diversos dados da segunda tabela e os dados da segunda tabela tambm podem estar relacionados a diversos dados da primeira tabela. Exemplo: um usurio pode ter diversas habilidades (user com diversos relacionamentos para a tabela skills) e cada habilidade tambm pode estar relacionada a diversos usurios (dado da tabela skill relacionado a diversos dados da tabela users). 27 - Qual a finalidade dos relacionamentos em banco de dados? D exemplo: O modelo de entidade e relacionamento um modelo abstrato cuja finalidade descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema de informaes ou que pertencem a um domnio. A principal ferramenta do modelo sua representao grfica, o diagrama entidade relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama so conhecidos por suas siglas: MER e DER. 28 - Defina minimundo utilizado em modelagem de banco de dados. D exemplo: Descrio formal da realidade a ser representada. Exemplo: suponhamos que as Fatecs funcionem assim: Cada aluno pertence a um curso, que por sua vez pode ter vrios alunos. O curso armazenado por um cdigo nico e pelo seu nome. Os alunos so cadastrados pela matrcula, nome e endereo. No existem 2 alunos com a mesma matrcula. Cada curso possui algumas disciplinas que so identificadas por um controle nico e pela sua descrio. A mesma disciplina pode ser lecionada em outros cursos em dias diferentes. Cada professor pode ministrar mais de uma disciplina, mas cada disciplina s pode ser lecionada por um nico professor. CPF, nome e telefone so os atributos de cada professor. 29 Defina domnio do problema. A mais importante caracterstica do domnio de um problema a forma como se apresentam os dados que sero trabalhados pela aplicao de mquina de aprendizagem. A maioria das tcnicas de aprendizagem que tm realmente sido aplicadas assumem que

os dados so apresentados em um formato de valor de atributo simples, no qual um registro tem um nmero fixo de campos de valores constantes ou propriedades. 30 Defina abstrao A abstrao de dados uma forma de aumentar a modularidade. Se decidirmos implementar nmeros racionais, teremos de pensar em combinar dois nmeros--o numerador e o denominador, e de os tratar como um todo. Se no fosse possvel considerar aquela combinao de nmeros como uma abstrao (um racional), toda a sua utilizao seria extremamente difcil. Por exemplo, para se somar dois nmeros racionais, seria necessrio usar uma operao para o clculo do numerador, e outra operao para o clculo do denominador, em vez de se pensar numa operao genrica, soma-racional, que receberia dois argumentos-- dois racionais--e calcularia um terceiro nmero--um racional. Para nos abstrairmos da complexidade de um nmero racional, devemos definir funes que os manipulam internamente. Podemos comear por definir uma funo que constri um nmero racional a partir do numerador e do denominador. 31 - Quais os requisitos de segurana um SGBD trata? Explique: A segurana do banco de dados herda as mesmas dificuldades que a segurana da informao enfrenta, que garantir a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade. 32 Defina MER O modelo de entidade e relacionamento um modelo abstrato cuja finalidade descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema de informaes ou que pertencem a um domnio. A principal ferramenta do modelo sua representao grfica, o diagrama entidade relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama so conhecidos por suas siglas: MER e DER. 33 - Defina DER Diagrama entidade relacionamento (DER) um modelo diagramtico que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nvel de abstrao. Ele a principal

representao grfica do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). usado para representar o modelo conceitual do negcio. 34 Qual a finalidade de um script SQL? D um exemplo: So comandos que auxiliam, e demonstram a viabilidade da implementao do modelo relacional

35. Defina chave primria

Uma chave primria tem a funo de tornar-se um registro em uma tabela nico, de modo com que ele nunca se repita, ou seja igual a outro registro.

36. Defina chave estrangeira

Indica que tal campo recebe relacionamento de outra tabela.

37. Qual a finalidade das chaves em BD?

Elas tm a finalidade de permitir que manipulemos dados de maneira eficiente.

38. D exemplos de interfaces de gesto de servidores de bd

IBM Informix PostgreSQL Firebird HSQLDB DB2 mSQL MySQL Oracle SQL-Server TinySQL ZODB

JADE Sybase Microsoft Access (Alguns o consideram SGBD mas um SGBDR)

39. Fale sobre os tipos de dados int, float, char e texto utilizados nas tabelas de um bd

Int e float so para quando vai se realizar contas com atributo referido.

40. Atualmente como as linguagens de programao fazem uso de bancos de dados

Atualmente fazem uso de BD utilizando-se de ferramentas e funes SQL

41. Apresente um pequeno exemplo de conexo com banco de dados em um cdigo em PHP ou Java

<?php $nome = $_POST["nome"]; $endereco = $_POST["endereco"]; $telefone = $_POST["telefone"]; $email = $_POST["email"]; $conexao=mysql_connect("localhost","root","") or die("Falha na conexao com o MySQL"); mysql_select_db("curso") or die("Falha no acesso com o banco de dados"); mysql_query("INSERT into alunos values('$nome','$endereco', '$telefone','$email')") or die("Falha de SQL"); mysql_close($conexao); ?>

42. Defina as entidades, atributos e relacionamentos dos seguintes problemas: Representados atravs do diagrama de classes.

a. Caixa eletrnico

b. Loja de roupa

c. Livraria

d. Papelaria

e.Supermercado

f. Farmcia

You might also like