You are on page 1of 4

Estudo do Bico de Bunsen e Teste de Chama GRUPO: 05 Turma: A Entregue em: 03/03/2011

Realizado em: 24/02/2011


Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome:

Resumo
Inicio-se o experimento pelo estudo do bico de bunsen. Primeiro fechou-se a janela que regula a entrada de ar do bico de bunsen impedindo a entrada de ar pela parte inferior. A vlvula do gs foi aberta e imediatamente acendeu-se o palito de fsforo, aproximando-o da parte superior do bico. Girou-se o anel de regulagem, deixando-o na posio em que a chama se torna o mais violeta possvel. Com um pequeno palito de madeira, foi percorrida as regies da chama. Depois, fechou-se completamente a janela do bico de Bunsen e observou-se o que aconteceu. Pegou-se um erlenmeyer pela sua extremidade e passou-o sobre a chama durante alguns segundos e observou-se o que aconteceu. No teste de chama, colocou-se uma ponta de esptula de um dos sais no vidro de relgio. Molhou-se o fio de nquel-cromo no cido Clordrico concentrado e no sal. Levou-se a ponta do basto contendo sal chama oxidante do bico de Bunsen. Observou-se a colorao da chama. Em seguida, para a limpeza, mergulhou-se o fio no HCl 6 mol/L e levou-o chama, conduzindo-o lentamente margem da zona redutora at que a presena do fio no se causa mais nenhuma colorao chama. Repetiu-se os passos anteriores com os demais sais, deixando os sais de Sdio por ltimo. Observou-se a cor da chama e anotou-se o resultado na tabela 1.

Objetivo
No estudo da chama do bico de bunsen, verificar as diferentes temperaturas ao longo chama, bem como entender, como a regulagem na entrada de oxignio interfere na queima do gs. No teste de chama, verificar e compreender porque alguns ctions metlicos submetidos a uma chama liberam uma cor caracterstica que pode identific-los.

Introduo
Geralmente o aquecimento em laboratrio feito utilizando-se queimadores de gases combustveis, normalmente GLP (butano e propano), sendo o mais simples deles o bico de Bunsen. Uma chama no luminosa de Bunsen consiste em trs partes: um cone interno azul (ADB), compreendendo principalmente gs no queimado; uma ponta luminosa em D (que s possvel quando os orifcios de ar esto ligeiramente fechados); um manto externo (ACBD), no qual se produz a combusto completa do gs. As partes principais da chama, de acordo com Bunsen, so claramente indicadas na Fig.1. A mais baixa temperatura esta na base da chama (a), que empregada para testar substncias volteis, a fim de determinar se elas comunicam alguma cor chama. A parte mais quente da chama a zona de fuso (b); fica cerca de um tero da altura da chama e, aproximadamente, equidistante do interior e exterior do manto; empregada para ensaios de fusibilidade das substncias ou de uma mistura de substncias. A zona oxidante inferior (c) est situada na borda mais externa de (b) e pode ser usado para a oxidao de substncias dissolvidas em prolas de brax, carbonato de sdio ou sal microcsmico. A zona oxidante superior (d) a ponta no luminosa da chama; aqui um grande excesso de oxignio esta presente e a chama no to quente com em (c). Pode ser usada para todos os processos de oxidao nos quais no necessria uma temperatura muito alta. A zona redutora superior (e) esta na ponta do cone interno azul e rica em carbono incandescente; especialmente til para reduzir incrustaes de xidos a metal. A zona redutora inferior (f) est situada na borda interna do manto prximo ao cone azul e aqui que os gases redutores se misturam com o oxignio do ar; uma zona redutora de menor poder que a (e) e pode ser empregada par a reduo de brax fundido e prolas semelhantes. (Vogel).

De uma maneira geral, o gs entra no queimador pela sua base e seu fluxo regulado por uma torneira externa na parte inferior do bico. medida que o gs sobe pelo tubo do queimador, o ar injetado atravs de orifcios situados um pouco acima da base. A quantidade de ar pode ser controlada girando-se o anel que fica sobre os orifcios. Por meio desta regulagem conseguimos verificar diferentes coloraes da chama devido combusto ser completa ou incompleta. Conforme mostra as equaes abaixo: Combusto completa: Combusto incompleta: Combusto incompleta: C3H8 C3H8 C3H8 + 5 O2 3 CO2 3 CO2 3C + + + 4 H2O (eq.1) 4 H2O (eq.2) 4 H 2O (eq.3)

+ 7/2O2 + 2O2

Fig.1 No teste de chama o princpio que explica porque determinados ctions apresentam colorao quando submetidos chama do bico de bunsen pode ser assim descrito: tomo e ons quando submetidos chama do bico de bunsen tm seus eltrons excitados e estes, portanto, saltam de um nvel energtico interno para um mais externo. Quando esses ons saem da zona da chama, os eltrons excitados tendem a voltar ao nvel energtico inicial, liberando a energia recebida sob a forma de ondas eletromagnticas, cujos comprimentos de onda podem estar na faixa do visvel e, portando, h o aparecimento da cor. O comprimento de onda e a cor dependem do tipo de tomo ou on.

Parte Experimental
ESTUDO DO BICO DE BUNSEN Material: erlenmeyer de 250 mL, bico de Bunsen, palito de fsforo, palito de dente. Procedimento experimental: Parte 1: Anlise de Chama. Fechou-se a janela do bico de Bunsen e colocou-se o anel em uma posio que impede a entrada de ar pela parte inferior. A vlvula do gs foi aberta e imediatamente acendeu-se o palito de fsforo, aproximando-o da parte superior do bico. Girou-se o anel de regulagem, deixando-o na posio em que a chama se torna o mais violeta possvel. Com um pequeno palito de madeira, foi percorrida as regies da chama. Parte 2: Combusto incompleta do gs. Fechou-se completamente a janela do bico de Bunsen e observou-se o que aconteceu. Pegou-se um erlenmeyer pela sua extremidade e passou-o sobre a chama durante alguns segundos e observouse o que aconteceu. TESTE DE CHAMA Material: bico de bunsen, fio de nquel-cromo, vidro de relgio, basto de vidro com fio de nquel-cromo preso a uma das extremidades, esptula, papel celofane azul, papel celofane vermelho.

Reagentes: Cloreto de Estrncio (SrCl2), Cloreto de Sdio (NaCl), Iodeto de Sdio (NaI), Sulfato de Cobre (CuSO4), Nitrato de Potssio (KNO3), Cloreto de Potssio (KCl), Nitrato de Ltio (LiNO 3), cido Clordrico (HCl 6 mol/L), cido Clordrico concentrado. Procedimento experimental: Iniciou-se o procedimento colocando-se uma ponta de esptula de um dos sais no vidro de relgio. Molhou-se o fio de nquel-cromo no cido Clordrico concentrado e no sal. Levou-se a ponta do basto contendo sal chama oxidante do bico de Bunsen. Observou-se a colorao da chama. Em seguida, para a limpeza foi, mergulhou-se o fio no HCl 6 mol/L e levou-o chama, conduzindo-o lentamente margem da zona redutora at que a presena do fio no se causa mais nenhuma colorao chama. Repetiu-se os passos anteriores com os demais sais, deixando os sais de Sdio por ltimo. Observou-se a cor da chama e anotou-se o resultado na tabela 1.

Resultados e Discusso
No estudo da chama do bico de bunsen, verificou-se que na regio da ponta da chama, o palito queima mais rpido, pois a temperatura maior, pelo fato da combusto ser completa. No meio da chama e prximo a sada do bico de bunsen a velocidade da queima vai diminuindo, pois quanto mais prximo a sada menor o contato com o oxignio, logo, a temperatura da chama menor, devido a queima ser incompleta. Observou-se tambm que conforme a regulagem da entrada de ar do bico de bunsen, a colorao da chama muda, e vai desde a azul at a amarela com liberao de fuligem. Isto aconteceu devido a fato de que conforme a quantidade de oxignio a queima pode ser completa ou incompleta como mostra as (eq.1), (eq,2) e (eq.3). As cores da chama que foram vista durante o ensaio podem ser exemplificadas pela Fig. 2.

Figura 2. Colorao da chama conforme a quantidade de oxignio.

Foi observadas durante a experincia diversas cores produzidas pelos elementos qumicos (Sulfato de cobre, Nitrato de Potssio, Cloreto de Potssio, Nitrato de Ltio, Cloreto de Estrncio, Cloreto de Sdio, Iodeto de Sdio). Para no haver interferncia na colorao foi necessrio realizar a limpeza do fio de nquel-cromo no cido Clordrico 6mol/L e na chama para que, consequentemente, no ocorresse mudana de cor causada por impurezas. O primeiro metal a ser testado foi o Sulfato de Cobre que apresentou uma colorao azul esverdeado. Logo em seguida, aps a correta limpeza do foi de nquel cromo, foi testado o Nitrato de Potssio apresentando a colorao violeta (lils). O Cloreto de Potssio apresentou colorao tambm violeta. J o Nitrato de Ltio mostrou a colorao vermelho-carmim. O Cloreto de Estrncio exibiu uma a cor Vermelho-sangue. Por ltimo, foram testados o Cloreto de Sdio e o Iodeto de Sdio que apresentaram uma cor amarelo-dourado persistente. Os procedimentos realizados foram observados e anotados, e depois de observadas as cores de todos os elementos utilizados no procedimento pde-se constatar que cada elemento apresentou uma colorao diferente, exceto aqueles que possuam o mesmo ction, podemos ento assim construir a tabela 1, que apresenta os reagentes e a respectiva cor apresentada durante a reao.

Tabela 1: Resultados obtidos durante o teste de chama: SAL CuSO4 KNO3 KCl LiNO3 SrCl2 NaCl NaI Azul esverdeado Violeta Violeta Vermelho-carmim Vermelho-sangue Amarelo- dourado Amarelo-dourado Cor

Por falta de ateno do grupo as instrues presentes no roteiro do ensaio, no foram realizadas o teste com os pedaos de papel celofane sobreposto azul e vermelho.

Concluses
Com a realizao desta experincia os objetivos traados inicialmente foram alcanados com xito, isto , foram identificadas as diferenas de temperatura ao longo da chama e sua colorao quando a combusto completa ou incompleta. Foram verificadas as cores da chama que se obtinham atravs da combusto dos elementos qumicos propostos. Assim foi descrito os dados coletados e concluiu-se que os ons metlicos produzem distintos cores devido mudana de nvel eletrnico. Nesse experimento as principais fontes de erro esto relacionadas contaminao do fio de nquel-cromo e tambm pelo fato de que os ons de sdio mascaravam as cores de alguns compostos.

Exerccios
1) Qual a funo do cido clordrico no experimento? 2) A cor caracterstica do ction, do nion, ou do composto? Explique. 3) Em experimentos em que o ction sdio esta envolvido por que se deve visualizar a chama atravs de vidro de cobalto ou de uma sobreposio de papeis de celofane azul e vermelho? 4) Que tipo de energia fornecida ao composto? O que acontece com o eltron ao receber esta energia? 5) Que tipo de energia liberada? Por qu?

Referncias Bibliogrficas
Use o espao abaixo para referncias, seguindo o estilo indicado. a) Livros: VOGEL, A. Qumica Analtica Qualitativa. 5.ed. So Paulo, 1981. Editora Mestre Jou. 665p. CARDOSO, F KTIA Qumica Analtica Qualitativa. Apostila SENAI Mario Amato.So Paulo

You might also like