You are on page 1of 9

perfil

PAULO RIBENBOIM

O amigo dos nmeros


ANTONIO AUGUSTO PASSOS VIDEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro CSSIO LEITE VIEIRA Cincia Hoje/RJ Colaborou SAULO PEREIRAGUIMARES Especial para a Cincia Hoje

cho que ele, hoje, o brasileiro de maior renome na matemtica mundial, diz, ao telefone, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, pioneira da matemtica no Brasil, ao saber que a Cincia Hoje quer fazer o perfil de seu colega Paulo Ribenboim. A leitura (mesmo enviesada) do currculo de Ribenboim sustenta a afirmao de sua colega de dcadas. Cerca de 200 artigos publicados e 15 livros. professor emrito da Universidade Queens (Canad), membro da Royal Society daquele pas, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Caen (Frana) e ganhador de prmios de prestgio, como o George Plya em exposio matemtica, por um artigo sobre nmeros
70 | CINCIAHOJE | VOL. 49 | 289

primos. A Associao Canadense de Teoria dos Nmeros criou o prmio Paulo Ribenboim, dado, a cada dois anos, a jovens matemticos. o nico brasileiro com verbete biogrfico na respeitada pgina de histria da matemtica da internet, o arquivo The MacTutor de Histria da Matemtica, da Universidade Saint Andrews (Esccia). Ribenboim um especialista de fama internacional em teoria dos nmeros, e seus alunos so hoje renomados matemticos, em vrios pases. No h se em histria. Mas os fatos do pargrafo acima poderiam ter sido outros, caso o recifense Ribenboim, nascido em 13 de maro de 1928, tivesse recebido resposta para as (vrias) cartas enviadas a amigos do Brasil no incio da dcada de 1960. poca, em Illinois (EUA), aquele jovem matemtico com mulher, dois filhos e contas a pagar enfrentava o fim de uma prestigiosa bolsa Fulbright e de um visto de permanncia nos EUA.

FOTO ZECA GUIMARES

Zero = nmero de respostas s cartas, nas quais Ribenboim sondava uma posio no Brasil. Um colega o aconselhou a buscar algo no Canad. Veio o convite da Queens, que ele aceitou. E tantos outros, que teve que declinar. Nancy (Frana), 1951. Pela primeira vez na vida, Huguette Demangelle, jovem (e belssima) aluna de um colgio catlico da cidade, saa sozinha. Misso: comprar xampu para a irm mais velha. Ribenboim a viu na fila da farmcia, entabulou conversa, esperou-a na sada e lhe pediu o telefone. Huguette cedeu. Ribenboim ligou. E a me da jovem, ao atender, autorizou a filha, ultratmida, a conversar com o rapaz. Sarem sozinhos? Nem pensar. Ribenboim teve que ir casa da mooila. O nico obstculo a um relacionamento parecia o cachorro da famlia, que teimava em ser antiptico com o pretendente. Ribenboim reclamou da fera, e a me talvez, julgando que um genro seria melhor que o contumaz mordedor de estranhos acabou doando o co. Em menos de um ano, Ribenboim, judeu, e Huguette, catlica, se casariam

em uma igreja em Nancy e viriam para o Brasil. Ano passado, em 19 de dezembro, o casal completou 60 anos de casamento. Eles tm dois filhos, Serge, de 1953, e Eric, 1961. So cinco netos. Alguns muitos bons em matemtica, diz o av, orgulhoso. No momento, Ribenboim trabalha com afinco para terminar um livro (cerca de 600 pginas) sobre tema complexo (espaos ultramtricos). Todos os dias, so trs horas de trabalho corrido e breve pausa para descanso quando ele est no Brasil, onde passa alguns meses todos os anos, tem predileo pelos jogos na TV de seu time, o Fluminense. Seu ltimo pedido na edio final deste perfil, lida para ele, por causa de sua pouca viso: Por favor, retirem, com minha autorizao, qualquer trecho em que eu possa ter soado arrogante. Nele, modstia soma-se simpatia e fineza extremas. O Brasil no poderia estar mais bem representado na matemtica mundial; e, raramente, os nmeros tm encontrado amigo to fiel como Paulo assim ele gosta de ser chamado.

>>>

289 | JANEIRO/FEVEREIRO 2012 | CINCIAHOJE | 71

perfil

Ribenboim ( esquerda), com os dois irmos, Hermano e Mrio ( direita). Na pgina seguinte, aos 16 anos, no tiro de guerra (servio militar), feito no Clube de Regatas Guanabara, diariamente

Seu ambiente familiar o influenciou

na opo pela matemtica? Minha famlia era de classe mdia. Dos trs filhos, sou o do meio. Meu pai era comerciante, e, naquele tempo, as senhoras no trabalhavam. Escolheram para mim uma boa escola, o Anglo-americano, de Botafogo; depois, o Andrews, para o curso cientfico. Co mo meus pais vieram da Europa, tnhamos gosto pela msica clssica e pela leitura. Era um ambiente normal, de uma famlia bem estabelecida.

nisso. Mas eu era bom aluno em todas as disciplinas. Por isso, no Anglo, ganhei vrias medalhas [risos]. Gostava muito de mineralogia. Lia sobre o assunto, buscava informao nos jornais, livros e revistas. Mas isso era meu hobby. Matemtica, talvez, fosse um talento natural, porque nunca tive dificuldade com ela.

O que o senhor se lembra de suas aulas com o [fsico brasileiro Joaquim da] Costa Ribeiro [1906-1960]? Eram muito
boas. Ele foi meu professor no primeiro ano cientfico do Anglo. Ensinava fsica naturalmente; foi excelente. Lembro-me de que eu gostava muito. No primeiro teste, me deixou por ltimo ao distribuir as provas. E a me disse que havia gostado muito do que eu havia feito e me fez elogios. O [fsico brasileiro Jayme] Tiomno [1920-2011] tambm foi meu professor no Anglo. Eu tinha 13 anos, e ele l ensinava qumica. Era muito bom, fazia experincias para a gente, as explicava. Eu gostava dele. Lembro de histrias engraadas de meu tempo no ginsio. Eu tinha um professor ao qual eu mostrava as coisas que fazia em matemtica, mas ele nunca olhava. Eu dizia: Professor, voc viu se est certo aquele teorema?. A resposta era sempre:

Do que o senhor se recorda do Recife?


Vim de l para o Rio de Janeiro com oito anos de idade. Lembro-me de comear l o Grupo Escolar Joo Barbalho, onde fiz os dois primeiros anos. Em 1936, meus pais vieram para o Rio. A lembrana que tenho a de brincar, ir praia, coisas desse tipo.

Ah, no ou Ah, vou ver. Um dia, com mais ou menos 14 anos, estava brincando no andar trreo de meu edifcio, e l vinha ele. Vocs querem o nome? [Os entre v istado r es respondem afirmativamente]. Ento, l vai: Miguel Pereira. Quando me defrontei com ele, pensei: Ih, ele viu as minhas coisas, gostou e veio me dizer isso. Nada disso! Subiu direto para o apartamento de uma viva. Fiquei desapontado e nunca soube se ele havia ou no gostado das minhas demonstraes. Depois, estudei com o Ramalho [tudo indica ser Miguel Ramalho Novo], que a gente chamava de mmia, porque tinha cara de mmia mesmo. Era um bom professor, me ensinou muita coisa, muita mesmo. Isso foi nos trs anos cientficos, no Andrews.

Seu pai veio da Moldvia, na Rssia. Em casa, eles falavam russo, alemo ou outra lngua? Meu pai no falava alemo, e
minha me, vinda da ustria, no falava russo; entre eles, falavam o idiche e, comigo, portugus. Como brasileiro, eu me recusava a dizer que entendia outra lngua a no ser o portugus.

Quando o senhor estudava no Andrews, sua opo por matemtica j estava consolidada? A partir dos 14 anos de idade,
eu realmente estava muito interessado em nmeros, fazia tabelas com os cubos, quadrados, razes quadradas, e observava padres. Demonstrava teoremazinhos, entre outras coisas. Nessa poca, eu queria entrar na escola de engenharia. E a razo simples: no sabia que havia outra opo. Alm disso, o [matemtico brasileiro]

O senhor desde pequeno j gostava de matemtica? Sim. Sempre fui bom


72 | CINCIAHOJE | VOL. 49 | 289

PAULO RIBENBOIM
sores muito bons. O curso da Maria Laura [Leite Lopes] era muito interessante (ver Uma realista esperanosa em CH 264). Ela usava um livro famoso, em espanhol, o [Guido] Castelnuovo [matemtico italiano, 1865-1952]. O curso do [Jos] Abdelhay [19171996] era diferente, porque tudo era escrito no quadro-negro. Mas eu lia o livro do [matemtico italiano Francesco] Severi [1879-1961] e outras coisas, ou seja, j tinha alguma independncia. Com isso, aprendi italiano. O Costa Ribeiro tambm foi muito bom. O [fsico brasileiro Jos] Leite Lopes [1918-2006] foi depois meu professor [de fsica] e ensinou coisas boas. Mais tarde, fui aluno do [matemtico portugus] Antnio Monteiro [1907-1980]. E foi ele quem me estimulou ao mximo. Era um pesquisador com um enorme entusiasmo. Fiquei muito prximo dele. Nessa poca, eu j estava no terceiro ano. cional de Filosofia, porque tinha l o grupo de Abdelhay; eles brigavam. Havia l um cargo que todo mundo queria. Era um funil, e era muito difcil, todo mundo brigando. Nesse ambiente, voc tinha que tomar um lado. Se voc estava do lado de um, no falava com os outros, seno ia ser visto como traidor. Era muito ruim.

O Monteiro foi embora do Brasil por qu?


Porque eles o acusaram de comunista. Ele era de esquerda, mas no um comunista. Hoje, ele se diria um socialista. Era contra o [ditador portugus Antnio de Oliveira] Salazar [18891970], como todo mundo deveria ser. Tinha vis um pouco de esquerda, mas era inofensivo. Era muito honesto, nunca prejudicaria ningum por causa de suas posies polticas. Mas os inimigos tinham medo e cimes. Na universidade, Abdelhay e outros no queriam nada com o Monteiro, que no antagonizava com eles, mas, sim, porque ele era prximo de Maria Laura e de Leopoldo, que no se entendiam com o grupo do Abdelhay. O ambiente era muito desagradvel.

Leopoldo [Nachbin (1922-1993), primo em primeiro grau de Ribenboim] havia estudado na Escola de Engenharia e era matemtico. O [matemtico brasileiro] Maurcio Peixoto havia feito o mesmo. Quando o Leopoldo voltou de uma das bolsas dele em Chicago por volta de 1945 , disse a ele: Vou entrar na engenharia e quero estudar matemtica. Ele me disse: No, para a filosofia que voc deve ir. A, me inscrevi na filosofia. Meus pais no estavam muito contentes com a minha opo, porque eles no sabiam o que era essa profisso de ser professor de matemtica. Tinham impresso um pouco justa para a poca de que eu no ia ganhar dinheiro nunca, mas talvez virasse um contador, e, portanto, a opo talvez no fosse to ruim assim. Meus dois irmos estavam na engenharia e montaram uma grande empresa aqui [no Rio de Janeiro]. Ganharam muito dinheiro. Mas eu me recusei: no queria fazer esse tipo de coisa. Queria matemtica. No sou milionrio, do ponto de vista financeiro; sou, at hoje, milionrio no prazer e no tempo.

Quando o senhor publicou seu primeiro trabalho? Em 1949, feito no ano anterior, com o Monteiro; pessoa muito carismtica, professor como eu pensava que devia ser um. Estava na ponta da matemtica. Talvez, no na ponta mais central, mas certamente em uma delas. E isso era o que interessava, porque as coisas mais recentes, ele ia e provava. E se entusiasmava, explicava, e eu seguia. Escrevi as notas para ele, em um daqueles volumes que ele publicou. Para mim, era muito estimulante e para Maria Laura tambm. Ela fez a tese dela com ele. E eu fiz o meu primeiro trabalho, porque ele estava lecionando lgebra de [Luitzen] Brouwer [1881-1966]. Eu disse: Puxa, parece com lgebra de [George] Boole [matemtico ingls, 1815-1864]. Quero ver se encontro uma axiomtica para as lgebras de Brouwer semelhante da lgebra de Boole. E, ento, fiz o trabalho; ele me estimulou muito, e publicamos.

Havia gente boa em So Paulo nessa poca? Sim, muito melhor que no Rio. So
Paulo estava melhor, mas, no sei a razo, no melhorou tanto. Acabou ficando um pouco estagnado, pois, cresceu muito, e no havia tanta gente to boa assim para poder aumentar.

Nessa poca, em So Paulo, havia estrangeiros, como o [matemtico francs] Andr Weil [1885-1955] e os franceses Jean Dieudonn [1906-1992] e Laurent Schwartz [1915-2002]. Eles vinham ao Rio dar seminrios? Sim, vinham ao
Rio. Depois da guerra, a Frana, derrotada, queria pouco a pouco se recuperar. A embaixada no Brasil tinha a misso de dar bolsas e de trazer professores. Mandaram pessoas inteligentes. O Weil veio porque tinha problemas com o servio militar [na Frana]. Nunca era persona grata nos meios oficiais. Passou dois anos em So Paulo, mas no teve muita inuncia. Ele e o [matemti-

Como era o ambiente na Faculdade Nacional de Filosofia em sua graduao? O


curso no era mau, mas havia profes-

Como era a relao entre professores e assistentes? Por exemplo, o Leopoldo


no podia dar aula na Faculdade Na-

>>>

289 | JANEIRO/FEVEREIRO 2012 | CINCIAHOJE | 73

perfil
Ribenboim e Huguette, em Metz, perto de Nancy (Frana), em 1951, ano em que se casariam

Entre a formatura e a ida para Nancy, o que o senhor fez? Estudei todos os trabalhos do Dieudonn, e da escrevi uma carta para ele, que gostava muito do Brasil. Eu dizia que ia nascer com o Dieudonn. co russo] Oscar Zariski [1899-1986] no brigavam, mas tinham posies matemticas muito ferozes, pelo fato de ambos terem modos distintos de lidar com a geometria algbrica. Vendo de hoje, a do Weil era pior, porque ele escolheu as definies em uma situao em que acabou se enroscando. Enfim, eles discutiam cientificamente, como se deve. Mas isso foi antes de mim; so histrias que me contaram. O Dieudonn veio por volta de 1947, eu no o conhecia. O [matemtico brasileiro Luiz Henrique] Jacy Monteiro [1918-1975] fazia todas as notas das aulas do Dieudonn, que depois eram mimeografadas. Eu as estudei avidamente, aprendi tudo aquilo sozinho. O Dieudonn, porm, apesar de grande matemtico, no tinha a mesma estatura de Weil e Zariski. chegou para mim, nos corredores do Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas [CBPF], em 1950, e disse: Paulo, tenho uma bolsa para voc ir para fora. Voc quer? Bem, eu tinha 21 anos, e minha resposta foi: Vou perguntar minha me. O Leite deve ter pensado: Mas que rapaz educado! [risos]. Eu nunca havia viajado. Quando perguntei, minha me chorou meu pai no entrava nisso. E ela acabou sendo convencida. Enfim, ganhei a bolsa, mas nunca preenchi um papel. Tive de assinar umas coisas e s. E a fui para a Frana, com 22 anos de idade.

O Dieudonn tinha fama de ser direto, sem rodeios. Ele era assim? Sim. Por acaso,
fui morar quase ao lado da casa dele e na frente da casa do Schwartz. Logo depois de chegar a Nancy, fui casa do Dieudonn, e a gente conversou. Ele me perguntou o que eu j sabia em matemtica. E, quando contei, ele me disse Voc no sabe nada! Voc vai pegar o [livro do Nicolas] Bourbaki [pseudnimo de um grupo de matemticos majoritariamente franceses], vai ler, e na sexta-feira nos falamos. Ele era assim. Nunca foi ruim comigo, e eu gostava do modo dele. Ele chegava e dizia: O que voc leu? Est ruim. Era grando, muito forte, muita energia, uma voz forte. Mas foi muito bom comigo, sempre. Comecei a pegar cartaz com ele quando fazia meus exerccios ou quando fazia perguntas. Voc sabe que tem uma coisa assim assado? Por vezes, ele no sabia, e a tomava nota, porque a pergunta era interessante. Dizia que a pergunta fazia sentido, que no sa-

Ela foi convencida pelo senhor ou convencida pelo seu pai? Por mim, porque
havia uma rivalidade entre as duas irms. Uma tinha um filho muito brilhante, Leopoldo. Com 28, 29 anos, j era um matemtico conhecido. Eu estava comeando. Minha me deve ter pensado: Eu vou ficar distante de meu filho, mas ele vai ser como o primo.

Como o senhor conseguiu a bolsa para ir Frana? Um dia, o Leite Lopes, que
tinha muitos contatos, era pessoa muito correta e de muito carisma,

74 | CINCIAHOJE | VOL. 49 | 289

PAULO RIBENBOIM
bia a resposta na hora, ia pensar e responderia depois. O Dieudonn dava muita bronca. Eu o vi dando bronca em gente que no merecia. Ele era ruim, s vezes. Mas comigo no. At o fim da vida, eu o visitava a cada ano em Paris. Ele vinha minha casa no Canad. pareo um filisteu muito pobre. Ele era pobre. Voc vai l e aluga para mim, ele me pediu, porque eu andava mais bem vestido. Foi o que fiz. O piano foi colocado no quarto dele, mas ele s ia tocar por volta da meia-noite. Atrapalhava todo mundo, e a ele foi mandado embora. A partir da, ia trocando de quarto. Aprendeu um pouco, e a gente ia a concertos. Andvamos de bicicleta tambm. que ele havia feito, trabalhei bastante nesse tema e da ter ido nessa direo.

Desses matemticos que o senhor conheceu quando jovem, qual o que mais lhe impressionou, como matemtico de capacidade criativa? Grothendieck, naturalmente. Ele me impressionou co mo figura. Gostaria de escrever um pouco das minhas memrias, mas tem que ser engraado, seno no escrevo. Teria um captulo sobre ele chamado gnio ou mais. Conheci o Grothendieck muito bem. Meu confidente, amigo ntimo. A matemtica dele extraordinria. Como todo mundo diz, ele est entre os maiores do sculo, com certeza.

E o Schwartz era simptico? Ele e a mulher, [a tambm matemtica] Marie-Hlne Schwartz [1913-1998?], ambos muito humanos. Fui recebido de braos abertos na casa deles. Ele no fazia cerimnia, mas no era to paternal era ainda moo, tinha 35 anos. Eu o conheci em 1950, ano em que ele recebeu a medalha Fields.

Pouco anos depois, ele veio ao Brasil, no? Eu quis trazer o Grothendieck
para c. Depois dos trs anos que passei l, em 1952, retornei ao Brasil. Mas, quando cheguei no Rio, no havia dinheiro. Em 1952, ainda no era IMPA [Instituto de Matemtica Pura e Aplicada]; era CBPF e a faculdade. Mas sem dinheiro. O Grothendieck acabou vindo por meio do Schwartz, que havia estado em So Paulo, com o [matemtico brasileiro] Cndido [Lima da Silva Dias (1913-1998)], l na USP. Ele ficou em So Paulo uns trs anos, mas com interrupes. Veio ao Rio uma vez e fez palestras no IMPA. Ele j comeava a ser famoso.

Foi l que o senhor conheceu o [Alexander] Grothendieck, no? Sim. Uma vez, eu
estava l, de tarde, tomando ch com bolinho, e o Schwartz disse me lembro muito bem: Voc, que parece to equilibrado, to simptico... Um aluno meu vir hoje aqui. Voc v se sai com ele; ele estuda demais; no bom para ele; tem a sua idade. Vocs vo ser amigos. E, realmente, dali a pouco, chegou o cara de bicicleta, de bermudas, os cabelos enormes, bonito, muito bem afeioado. Abre o porto de metal, deixa a bicicleta, sobe. No tinha cerimnia com o Schwartz, nada. Ele falava igual com todo mundo. E, logo que me foi apresentado, gostou de mim. Ficamos amigos imediatamente. Tornou-se meu melhor amigo. Falvamos de tudo, menos de matemtica, que ele sabia tanto mais que eu. Ensinou-me umas coisinhas, mas ele no era muito disso. Queria falar de cinema, literatura, msica, teatro... Pois , quem diria, ele tinha inveja de mim [risos]. Perguntou-me: Voc toca piano?. Respondi: Toco, a minha me veio da ustria. E ele queria tocar. Eu disse: fcil, voc aluga o piano, pega umas msicas, paga-se um professor. A ele respondeu: No, no quero. Aprendo sozinho. Ele era assim: tinha vontade de fazer tudo sozinho; era individualis ta. Depois, ele completou: No posso alugar um piano; olha para mim;

Diz-se que o Grothendieck tinha uma maneira completamente diferente de pensar. O Dieudonn teria reclamado de ele ser muito generalista, no? verdade.
Ele era generalista, mas era como ele pensava. Voc pode pensar a matemtica como um probleminha ou um problemo. Mas, para alguns, como era o caso dele, o problema s um caso especial de um problema muito maior. Voc pode subir uma montanha e ver muitas paisagens. Ele fazia isso, enxergava e resolvia muitos problemas. Criou o que a gente chamou monumentos. A matemtica pode ter monumentos como aquela que ele criou, com belas portas e janelas, muito bem fundamentada. Mas pode ter tambm cantinhos agradveis. Quanto a mim, no tenho a fora que ele tem.

O Schwartz tambm vinha muito ao Brasil, no? Sim, em 1952, por um, dois meses. Sempre me encontrava com ele [no Rio]. Escutava as aulas. O prprio Schwartz seguia, com interesse, as ideias do Grothendieck sobre espa os vetoriais topolgicos, quando ele, Schwartz, estava fazendo o segundo volume do livro sobre distribuies por sinal, uma obra muito difcil. O Schwartz, na Frana, dava aulas sobre temas que ainda estava criando. Certa vez, disse: Hoje noite quase no dormi. Comi uma banana ou no comi nada, e foi isso a que eu demonstrei.

A certa altura, o Grothendieck se tornou uma pessoa muito poltica, mstica. Ele j dava sinais disso? Sim, muitos. Quando nos encontrvamos, falvamos sobre filosofia, histria, arte e cultura em geral. Ele tinha compleies budistas, com 22, 23 anos de idade. Havia tambm a me dele, figura muito importante para ele, mas que no o entendia. Voc j viu o livro que ele escreveu Rcoltes et semailles [Colheitas e semeaduras , reflexes polmicas de Grothendieck sobre a vida e a matemtica, com cerca de 1,5 mil pginas]? Recebi dele uma cpia autografada.

Ainda em Nancy, o senhor j havia feito a opo por teoria dos nmeros? Foi
graas ao Dieudonn. Ele trabalhava com muitos temas, anlise, geometria, teoria dos nmeros etc. Mas o curso dele era de nmeros algbricos e valorizaes. Quando esteve no Brasil, ele havia trabalhado um pouco sobre teoria dos nmeros. Segui passo a passo o

>>>

289 | JANEIRO/FEVEREIRO 2012 | CINCIAHOJE | 75

perfil
Abaixo, Ribenboim na dcada de 1960; ao lado, em foto tirada para o Prmio de Excelncia da Universidade Queens (Canad) em 1983 o prmio seria dado a outro matemtico apenas 20 anos depois; na outra pgina, Ribenboim, aps solenidade em sua homenagem, em meados da dcada de 1970, no Canad

Ao voltar de Nancy, o senhor um matemtico formado, que havia trabalhado e interagido com pesquisadores de renome internacional. O ambiente no Brasil no foi um choque? Bem, vim j sabendo
que precisava melhorar. Ia para o CBPF, fazia seminrios com o Luiz Adauto da Justa Medeiros. Havia gente boa aqui. O Brasil nunca teve falta de gente de qualidade. Nunca. Teve muita gente excepcional aqui. Fiquei pouco tempo aqui, porque queria continuar estudando e fui para Bonn, com [o matemtico alemo Wolfgang] Krull [1899-1971], que era a grande autoridade no tema que eu havia escolhido, teoria dos ideais. O Krull j conhecia um pouco meus trabalhos, e eu j conhecia muito os dele por sinal, publiquei as obras completas do Krull. Ele um senhor da matemtica.

O senhor sentiu diferena no modo alemo e francs de fazer matemtica e de se relacionar com os alunos? Muito. O
Schwartz, por exemplo, dizia: No me chame professor. Ele sempre me disse isso, mesmo quando era muito jovem. Alis, sempre tive muita sorte. Todo mundo me tratava muito bem. Eu ia s sesses secretas de Bourbaki, me sentava e escutava as exposies e as brigas. Dieudonn era o vigia. E o Weil era muito ruim com os outros, era
76 | CINCIAHOJE | VOL. 49 | 289

uma coisa horrvel. [Pierre] Samuel [1921-2009], muito amigo meu tambm, ficava l caladinho. Na poca, o Grothendieck no ia. Depois, foi admitido e, muito cedo, brigou. Ele no aceitava nada. Quanto ao Krull, era na base do bom dia, professor. A gente se sentava direitinho, todo bem vestido. Ele chegava l, dava a aula dele, e a gente podia falar. Mas, para falar com ele a ss, tinha que bater na porta dele e receber permisso para entrar. Havia uma secretria para barrar a gente [risos]. Ele s recebia aqueles que tinham perguntas. Comigo, foi muito gentil, at procurou um lugar para eu morar. Mas era formal. O Krull me deu um trabalho para estudar. Esse de um japons, [Masayoshi] Nagata [1927-2008]. Parece que ele resolveu minha conjectura, dizendo que falsa. Ao estudar o artigo do Nagata, percebi que sua demonstrao tinha um furo e que seu exemplo no estava correto. Produzi um exemplo correto, mostrando que a conjectura de Krull era realmente falsa. Fui, ento, ao Krull e disse: Professor, o Nagata estava errado. assim que se faz isso. O Krull viu que eu havia acertado e gostou. Dali por diante, me deu seminrios para fazer.

Por que o senhor no fez seu doutorado em Bonn? Porque fui com uma bolsa de
um ano...

Mas ficou trs. Pois , mas quem sabia


disso antes? Eu no sabia. No dia em que cheguei, no sabia. A bolsa tinha que ser sempre renovada, e a gente nunca sabia se iria ser. Bem, alm disso, vi como era o programa em Bonn. Tinha que estudar muita fsica e filosofia. E probabilidade. Eu ia sacrificar aquele ano, e para mim isso era impossvel, pois, inicialmente, no sabia quanto tempo ia ficar l. Alm disso, eu no sabia bem o que era um doutorado. Nunca entendia a palavra. O pessoal tinha ctedra e outras qualificaes; porm, PhD, no Brasil, eu no conhecia. Mas, depois, em So Paulo, fizeram um programa, por volta de 1955 que precisava de curso. Havia um exame, fazia-se uma tese e se tornava doutor. O exame era um assunto secundrio. Depois, tinha a defesa da tese.

E quem foi a sua banca? Havia o Cndido que era o meu orientador , bem como o [dison] Farah e o [Fernando] Furquim [de Almeida]. O Cndido me deu um bom livro para ler, de [Helmut] Hasse [1898-1979]. Muito bom. Tive que ler aquilo tudo e despejar

PAULO RIBENBOIM
1962 , escrevi muito de l para c, para poder voltar ao Brasil. Mas brasileiro no responde, e no havia possibilidade de telefonar eu nem mesmo sabia os nmeros de telefone das pessoas. Escrevia muitas cartas para meus amigos no Brasil, mas ningum respondia. Eu no podia vir com duas crianas sem ter uma posio. Minha ideia inicial era voltar. Mas, como no deu certo e tinha que sair dos EUA, um colega meu disse Olha, v para o Canad. E eu escolhi ir para l. A primeira oferta foi da Universidade Queens. Depois, vieram ofertas de tudo quanto era lugar. Mas eu j estava na Queens desde 1962. No quis mais voltar para os EUA e eis aqui a segunda razo: as questes militares. Voc acha que os EUA, que esto sempre em guerra, vo parar de entrar em conflitos porque meus filhos cresceram? No vo. Nesses casos, eles seriam chamados, estrangeiros ou no, para a guerra. E eu no sou a favor de nenhuma guerra. Ento, no quis. O Canad um bom pas e no entra em guerra. outra mentalidade. Tenho seis meses de liberdade para ir aonde quero. Em Illinois, eu trabalhava como escravo e tinha pouco tempo para fazer pesquisa. Alm disso, h uma falta de qualidade nos EUA que no muito comentada verdade que h excelentes alunos l, mas h tambm muitos bolsistas, dos quais exigido produo. E isso baixa a qualidade. Por sinal, isso um grande perigo, em muitos lugares: onde h suporte para pesquisa, eles querem pressa. Ora, em matemtica, voc pode passar cinco, seis, oito anos para resolver um s problema, trabalhando srio. Mas querem resultados, em trs anos. O aluno no tem tempo de aprender o que deve, fazer os exames de qualificao e fazer uma tese depois. A minha teoria que, bom aluno, a gente guarda; aluno ruim, manda-se embora depressa. Tenho tido, no Canad, alunos extraordinrios. Um dos meus alunos, [o britnico] Andrew Granville, famosssimo em teoria dos nmeros. Tenho outros tambm. Aqui, no Brasil, o Aron Simis [da Universidade Federal de Pernambuco], muito bom. Em Queens, queria fazer um programa de estudos com meus colegas e pedi conselhos ao Dieudonn sobre um programa de cinco anos. Ele, ento, me mandou essas sugestes por carta. Mas nunca conseguimos p-las em prtica, porque, no Canad tambm, h alguma pressa. Esse dilema entre rapidez e segurana difcil.

Em 1964, houve o golpe militar. O senhor se lembra do clima na poca? Vim depois do golpe, em uma condio muito especial, para ver minha me. Ficava no hospital, e no falvamos sobre essas coisas. Meus irmos estavam trabalhando, e no foram prejudicados. Depois, acho que voltei s em 1973, devido a um colquio, talvez, porque eu no dava aula aqui; na verdade, nunca mais dei aula aqui. Nos ltimos anos, tenho vindo com frequncia, porque gosto daqui, minha mulher adora aqui, tenho amigos, primos e muito mais. Na Frana, nessa poca [metade do ano], no tem nada. Em 1973, quando retornei, no tive um choque to grande. Mas agora estou impressionado com a quantidade de dinheiro que existe aqui. Como tudo aumentou, no s de preo, mas de atividade. O Brasil est muito bem, tem muito dinheiro correndo aqui. No Canad, no tem isso, no. Eles cortam tudo, no gastam mais do que devem. Eles esto mal, no tem essa fartura, pois o crescimento est reduzido por causa da crise.

aquele conhecimento para eles. No final, esse conhecimento foi muito til. Em 1957, defendi meu doutorado e, pouco depois, publiquei minha tese no Boletim da Sociedade Brasileira de Matemtica. Simultaneamente, vrios artigos, desdobramentos da tese, saram na Alemanha.

Como era a vida na Alemanha, 10 anos aps a guerra? Dureza. Comia-se muito
mal. Era difcil comprar. Faltava quantidade e qualidade. No havia legumes no inverno. Meu filho, que era pequeno, ficou raqutico, porque no havia sol. O vero durava um dia. No resto, chovia. Bonn muito chuvoso. O inverno frio, mido. E as pessoas no fazem amigos l. Eu s fiz um: [o matemtico alemo Otto] Endler [19291988], que trouxe para o Brasil. Ficamos muito amigos. Ele era muito tmido. Certa vez, disse a ele: Est vendo aquela mulher ali? Acho que, se voc for falar com ela, ela vai gostar. Empurrei-o, ele foi, e ela gostou. E eles se casaram. Era a [fsica brasileira] Anna Maria Freire [depois, Endler].

Como o senhor escolhe um problema matemtico? Vai atrs ou ele aparece?


Existem os famosos. A gente mexe um pouco, fica difcil e no vai poder resolver aquilo. Se voc no tem uma ideia muito especfica, no adianta voc tem que pensar na quantidade de gente inteligente que passou anos ali. Portanto, sem uma viso diferente, no vale o esforo. Os outros, voc estuda e se faz perguntas, e por a vai. Ou voc faz como estou fazendo agora: trabalha uma estrutura matem-

Com uma bolsa da Fulbright, o senhor foi para a Universidade de Illinois [EUA], da qual recebeu uma oferta de trabalho. Por que o senhor no aceitou? So duas as
razes. Uma porque no renovaram meu visto. Naquela poca isso foi

>>>

289 | JANEIRO/FEVEREIRO 2012 | CINCIAHOJE | 77

perfil

Paulo com os dois filhos, Serge (esquerda) e Eric. Com a neta Katy, em meados da dcada de 1990

tica. No caso, so os chamados espaos ultramtricos. Na matemtica, como na fsica, importante medir distncias. Medidas ultramtricas se relacionam com os nmeros primos e permitem um olhar novo sobre muitos problemas de aproximao. Trabalho nisso desde o tempo do Dieudonn portanto, dcada de 1950. Comecei devagar e fui ampliando o escopo. De cima da montanha, fica uma coisa muito bonita. Gostaria de ter conexes com o pessoal do [matemtico brasileiro] Marcelo Viana [do IMPA], entre outros.

jectura de Krull foi marcante, porque o tema estava em aberto. Foi por isso, acho, que ganhei a bolsa Fulbright e me tornei professor associado em Illinois. Fiz esse artigo em 1954. Tinha 26 anos. a tal histria: garoto pode fazer matemtica at melhor que matemtico experiente. Talvez, porque garotos no podem avaliar as dificuldades dos problemas. Se o professor diz Faa isso, voc tem que fazer [risos]. E, s vezes, faz melhor que os outros, mais experientes.

O senhor leva questes de esttica e beleza em considerao quando est trabalhando? Muito. Imitando [o matemtico francs] Jean-Pierre Serre, o que bonito deve ser verdade. Na matemtica, tem muito disso; na fsica tambm. Voc tem que ter aquele instinto de beleza, porque o mundo tem que ter muita beleza. A cincia como a msica; talvez, precise de beleza. Em uma situao em que no se v beleza, voc tem que recomear, at encontrar algo bonito. um instinto matemtico. As leis da fsica, a mesma coisa.

O senhor comeou a escrever livros por encomenda ou vontade? Vontade. S


fao o que quero. Escrevo porque uma compulso. Estou feliz porque dois dos meus livros [My numbers, my friends (Meus nmeros, meus amigos) e The little book of bigger primes (O pequeno livro dos nmeros primos ainda maiores)] foram traduzidos para o alemo. Praticamente, o pblico desses livros l em ingls. Mas um livro publicado no idioma do pas mais lido que o importado. Alm disso, o preo menor e se cria um vocabulrio naquela lngua. A primeira edio do livro sobre primos se esgotou e acabou de sair uma nova.

O senhor tem algum artigo seu preferido?


Aquele em que resolvi aquela con-

O senhor lembra em que ano foi criado o Prmio Paulo Ribenboim de Teoria dos

Nmeros? Em 1999, e est na sexta edio. Quem ganhou o primeiro foi meu ex-aluno Andrew [Granville] [Em 2002, Henri Darmon; em 2004, Michael Bennett; em 2006, Vinayak Vatsal; em 2008, Adrian Iovita]. O prmio decidido pelos organizadores dos encontros patrocinados pela Associao Canadense de Teoria dos Nmeros. Eles me ligam para dizer quem foi escolhido. [Ano passado,] foi um alemo, [Valentin Blomer], que veio para o Canad. Por sinal, sim paticssimo, pianista de primeira me deu um disco dele, tocando Schubert. Ele ganhou o prmio e agora est voltando Alemanha para ser professor [na Universidade de] Gttingen. Todos os anteriores so de altssima qualidade. Uns do Canad, outros passando um tempo l. Estou muito feliz pelo prmio ter esse nome. Ele dado a cada dois anos. Um critrio que o ganhador tenha feito seu doutorado nos ltimos 12 anos. Minha nica imposio foi: se no h gente boa, ento o prmio no deve ser dado. No quero v-lo diminuir de qualidade. Mas a escola de teoria dos nmeros no Canad muito vibrante. H muita gente boa e muitos trabalhos de alta qualidade. Isso bom, e eu espero que continue.

78 | CINCIAHOJE | VOL. 49 | 289

You might also like