You are on page 1of 6

Cerrado em foco

Edio
Barreiras-Bahia Publicao dirigida Setembro/Outubro 2009
Foto: Bioeste

02

Conservao perde para a expanso agrcola


Estudiosos defendem polticas que conciliem a produo agropecuria e a conservao dos remanescentes de cerrado

Apesar da reconhecida importncia do oeste baiano para a conservao da biodiversidade, a regio est sendo severamente ameaada pelas atividades humanas. Considerada como a ltima grande fronteira agrcola do planeta, gigantescas reas so convertidas em plantaes a cada ano. O oeste baiano foi considerado uma das cinco regies do cerrado com maior rea conservada. Embora esteja temporariamente conservada, no est efetivamente protegida. A Conservao Internacional (CI) e o Instituto Bioeste demonstram, em recente pesquisa, que houve no perodo de 2002 a 2008 um aumento expressivo do desmatamento do cerrado no oeste da Bahia, especificamente na alta e mdia bacia hidrogrfica do Rio Grande. Os dados levantados revelam que foram devastados neste perodo cerca de 10% de cerrado, ou seja, 1% ao ano. Isto corresponde a 4,5 mil Km2. Apesar de ser considerada uma regio j consolidada pelo agronegcio, o gerente do programa Cerrado Pantanal da CI Mrio Barroso, afirma que o oeste baiano possui as maiores taxas de desmatamento do cerrado brasileiro, sendo considerada ainda uma rea de franca expanso agrcola. O estado da Bahia sofre uma intensa transformao da sua paisagem. A agricultura ainda a responsvel pelo desmatamento no chapado, enquanto a pecuria se expande nos vales, analisa. Segundo o Laboratrio de Proces-

samento de Imagens e Georreferenciamento da Universidade Federal de Gois (LAPIG/UFG), Formosa do Rio Preto e So Desidrio lideram o ranking dos municpios com os maiores desmatamento do cerrado brasileiro. Em outro estudo, publicado em revista internacional, o gegrafo do Texas AM University, Christian Brannstrom, tambm comprova a expanso agrcola. A cobertura do cerrado do oeste da Bahia sofreu uma reduo entre 2000 e 2005 em taxas que podem variar de 50% a 40%. Por questes metodolgicas, a pesquisa no inclui o extremo norte do oeste Bahia, e reas ao leste, de transio do cerrado com a caatinga.

Importncia do cerrado
Biolgica - hotspot global - 160 mil spp (50% endmicas) - 23% da rea do Brasil - 4% da gua doce do planeta - atuao das maiores ongs - longa histria evolutiva Econmica - Celeiro do Mundo - 5 a 6 spp (100% exticas) - 25% do PIB brasileiro - 2,8% consumido pela agropecuria - maiores empresas do agronegcio - rpido avano tecnolgico

Sustentabilidade para a conservao


No existe ainda um plano de sustentabilidade para a poltica de desenvolvimento do oeste baiano. O desenvolvimento econmico praticado no est sendo acompanhado por uma poltica de conservao da biodiversidade. Christian Brannstrom acredita que um dos grandes desafios globais ser justamente compatibilizar a produo agropecuria com polticas para melhorar a conservao ambiental. Em sem estudo, o pesquisador coloca como desafios a necessidade de envolver diversos atores sociais, a expectativa de dobrar a produo at 2050, e a probabilidade de aumentar a rea mundial dedicada a estas culturas. O ideal seria trabalhar com os fragmentos existentes, que podem ser compatveis com a produo agrcola, interligando-os de maneira inteligente e coerente, utilizando a ferramenta do sensoriamento remoto, buscando o melhor conhecimento da fauna e flora. Ricardo Machado, bilogo da Universidade de Braslia, afirma que diante dos estudos a regio oeste ainda possui expressivos remanescentes de vegetao nativa, onde ainda h a possibilidade de ter algum planejamento para compatibilizar desenvolvimento com conservao. Existem tecnologias que podem minimizar os impactos, mas boa parte da soluo seriam adotar melhores prticas agrcolas, para diminuir a presso sobre as reas nativas.

Pgina 02
Foto: Bioeste

Cerrado em foco
Curtas
Desrespeito ao Protocolo Verde
Apesar do pacto de deixarem de financiar atividades e prticas degradadoras, as instituies financeiras continuam a liberar crditos para empreendimentos que poluem o meio ambiente e desrespeitam a legislao ambiental. Dentre os principais agravantes esto o cadastramento apressado realizado pelos bancos, falta de checagem das informaes repassadas in loco, e a falta de pesquisa que demonstre o cumprimento da legislao ambiental pelos clientes.

Ministrio do Meio Ambiente aprova proposta de incluso de APP em rea de Reserva Legal

Diminuio de APP provoca debate sobre Cdigo Florestal


Desde que o projeto de lei 5367/09, para a reformulao do Cdigo Ambiental, comeou a tramitar no Congresso Nacional, a partir de junho, acirraram-se as disputas. Enquanto os ruralistas pedem pressa para aprovao do projeto, que prev a remunerao para os produtores que preservam os recursos naturais, e a extino da Reserva Legal (RL), os ambientalistas mobilizam-se para vetar a proposta. Apesar de toda a discusso, polarizada entre os dois grupos, a especialista em direito ambiental, Kedja Gomes acredita que a mudana da legislao no pode atender a demandas especficas de determinados setores da sociedade. As alteraes, se forem politizadas, vo favorecer a grupos. Dessa maneira o meio ambiente no ser defendido, protegido nem promovido, avalia. Alm do Cdigo Florestal, o projeto de lei prev a substituio da Lei de Crimes Ambientais e da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Kedja Gomes acredita que o Cdigo Ambiental no se caracteriza como um instrumento minimamente implementado no Brasil. Fala-se em Cdigo Ambiental com muito otimismo, pois ainda no existe na prtica. Na verdade essa proposta de reformulao porque a legislao est muito fragmentada, explica. Legislao em pauta Uma das propostas de mudana na legislao ambiental, aprovada inclusive pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, a incluso de reas de Preservao Permanente (APPs) na soma da rea de RL. Foi aprovada tambm a gratuidade da averbao das terras. Dessa maneira todo o georreferenciamento passaria a ser realizado pelo governo. Alm disto, outra das trs instrues normativas assinadas pelo ministro, aprovam intervenes de pequenos impactos em APPs, como encostas, veredas, margens de rio e nascentes. De acordo com Kedja Gomes, a pretenso de diminuir as APPs pode atender a interesses de uma minoria, mas no significa a preservao do recurso natural. No consigo enxergar a tutela do meio ambiente neste projeto, ratifica. Dentre outras mudanas est a extino de penas de priso para crimes ambientais e outras que devero acirrar ainda mais as discusses sobre o tema, como a transferncia para os estados da responsabilidade de fixar o tamanho das APPs ao longo das margens de rios e a concesso de licenciamento ambiental por decurso de prazo.

Compromisso pela biodiversidade


Chancelada por uma Declarao Nacional para Negcio e Biodiversidade, a certificadora Life nasceu no fim de julho como um compromisso assumido por representantes do governo federal, setor empresarial e organizaes da sociedade civil. Indita no Brasil e no mundo, a nova certificadora pretende reconhecer e premiar com acesso a capitais e posicionamento de mercado as empresas que, ao longo dos anos, promovem aes em defesa da biodiversidade.

Mercados exigem sustentabilidade


Poucos so os empreendimentos, principalmente do agronegcio, que conseguem inserir sustentabilidade como eixo fundamental em seus negcios. Regi Magalhes, da Corporao Financeira Internacional (IFC) acredita que a exigncia dos mercados internacionais impulsionam os empreendimentos a se adequarem. Os critrios avaliam aspectos relacionados aos impactos na biodiversidade, impactos sobre comunidades tradicionais, e problemas ambientais.

Cerrado em foco

Pgina 03

Bioeste promove discusso sobre sustentabilidade


Com o objetivo de incorporar prticas agrcolas sustentveis, o Instituto Bioeste realizou de forma indita na regio o 1 Seminrio de Sustentabilidade Ambiental no Agronegcio do Oeste da Bahia, no dia 03 de setembro de 2009, em Luis Eduardo Magalhes, Bahia. O seminrio debateu com a cadeia do agronegcio do oeste baiano a importncia de incorporar a sustentabilidade ambiental nos sistemas produtivos da regio. O Seminrio discutiu a possibilidade de uma explorao econmica sustentvel do Cerrado. A implantao de sistemas otimizados de produo, emprego de tecnologias de ponta e o manejo racional de paisagens so aes necessrias para que se alcance o uso sustentvel dos recursos naturais. Os temas abordados durante o seminrio envolveram questes de adequao ambiental de propriedades rurais; certificao na produo agropecuria; critrios socioambientais para emprstimos agrcolas; integrao lavoura-pecuria, dentre outros. Os temas foram debatidos por profissionais reconhecidos pela insero da sustentabilidade em suas reas de atuao, como o bilogo Ricardo Machado, da Universidade de Braslia, Gina Cardinot, da Associao Internacional de Soja Responsvel, Gabriela Burian, gerente de responsabilidade social da Monsanto, e Clvis Borges, do Instituto Life.

Agende-se

V Seminrio do Cerrado
A Base Cerrado, o Instituto Bioeste e o Projeto Lavoisier realizam entre os dias 15 e 19 de setembro, nos municpios de Barreiras e So Desidrio o V Seminrio do Cerrado, com o tema Sustentabilidade para a Conservao Cerrado em P. O evento abrange palestras, mesas-redondas, e mini-cursos, alm de uma feira de artesanato e do mutiro de limpeza do rio Grande. Dentre os principais nomes que viro ao evento esto Genebaldo Freire, do IBAMA, Semrames Pedrosa, da Embrapa Cerrados, e o bilogo Manoel Cladio, autor do livro Cem rvores do Cerrado. O seminrio discute ainda temas como a instalao de Pequenas Centrais Hidreltricas, a regularizao ambiental das propriedades rurais, e a utilizao dos recursos hdricos do oeste baiano. As inscries podem ser realizadas no IMA/Base Cerrado, Instituto Bioeste, UFBA,UNEB, FASB e Secretria do Meio Ambiente.

Meio ambiente na tela


O Instituto Bioeste realizou a I Oficina de Vdeo Participativo, com o objetivo de estruturar um ncleo de produo audiovisual ambiental na regio oeste da Bahia. A jornalista Mirella Domenich, gerente de comunicao do programa Cerrado-Pantanal da Conservao Internacional Brasil, coordenou o evento junto com a equipe tcnica do Bioeste. O grupo produziu trs vdeos, sendo dois sobre o Rio Grande, e outro sobre os moradores do lixo de Barreiras.

Educao ambiental em Roda Velha


Como forma de levar o homem melhor interao com o meio ambiente, o Instituto Bioeste realizou no fim de agosto, no distrito de Roda Velha, em So Desidrio, uma oficina de educao ambiental. Com uma carga-horria de oito horas, foram capacitados cerca de 30 disseminadores sociais, entre professores, agentes de sade e lderes da comunidade. A oficina tem o objetivo de fortalecer a cultura local, por meio da comunicao, e evidenciar a importncia de conservar o cerrado da regio oeste da Bahia.

Falando de meio ambiente


Com o objetivo de levar a temtica ambiental, o Instituto Bioeste veicula semanalmente o programa de rdio Fala Cerrado. A cada semana discutido um novo tema, sempre com algum entrevistado, enquete, quadro de curiosidades, notcias e entretenimento. O programa veiculado atualmente na Rdio Barreiras, todos os sbados, a partir das 11h. O Bioeste disponibiliza os programas de rdio Fala Cerrado na web, por meio do site www.bioeste.org.br, ou pelo e-mail: bioeste@bioeste.org.br

Bioeste no Twitter
Agora os internautas podem acompanhar nossas atividades e ficar por dentro das notcias ambientais, tambm pelo Twitter. Basta acessar twitter.com/Bioeste e nos seguir.

Pgina 04

Cerrado em foco

Entrevista

Oeste da Bahia pode entrar no mercado de carbono


Coordenador de servios ambientais da CI acredita que os projetos para seqestro de carbono precisam ter apoio tcnico e logstico
Foto: Mrio Barroso

emisso de gases poluentes compram os crditos daqueles que fizeram seqestro de carbono e conseguiram diminuir os ndices de emisses. CF - Qual a diferena entre mercado voluntrio e o compulsrio? AP - O mercado compulsrio o mercado de Kyoto. Ele possui suas regras, metodologias, normas e todo um ciclo de projetos. Voc precisa primeiro, escrever um projeto, submeter para uma aprovao e validao. Todos eles passaram pela esfera federal. O mercado voluntrio paralelo ao compulsrio. Ele permite maior gama de projetos, principalmente em relao a reflorestamento. A diferena que ele deu uma flexibilidade maior, e no existe uma regulagem do valor da tonelada de carbono, a lei da oferta e procura. O mercado voluntrio j praticado no Brasil? R - Sim, inclusive a maioria. Como feita a avaliao de crditos de carbono? R - Depende do projeto. Ou voc faz o monitoramento por satlite, vai a campo e faz a estimativa de quanto carbono est sendo seqestrado pelo reflorestamento ou v quanto o proprietrio possui de estoque com as florestas no desmatadas. Em projetos de outras atividades como suinocultura, por exemplo, o produtor far um calculo do quanto a atividade poluiria e da emisso de gases. Desta diferena, retira-se o valor do crdito de carbono. J possvel dizer que os projetos relacionados ao mercado de carbono j surtem efeito nas emisses de gases poluentes na atmosfera? R - Particularmente penso que ainda muito cedo para dizer se est surtindo efeito ou no. algo novo. No caso de seqestro de carbono isso s poder ser contabilizado em longo prazo. Projetos que envolvem reduo dos nveis de emisso de carbono por mudana de atividades ou tecnologia, sim, podem ser avaliados em menor prazo.

Resultado de uma ampla negociao iniciada no Rio-92, a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio-ambiente e Desenvolvimento, resultou no Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 no Japo, estabelecendo que as naes industrializadas reduzissem no perodo de 2008 a 2012 as emisses de gases. Alguns pases que historicamente poluram muito no conseguiriam reduzir os nveis de emisso, j que isso implica em uma mudana de tecnologia e diminuio da produo. A soluo foi criar um novo mercado, com a compra e venda de crditos de carbono. Em entrevista ao Cerrado em Foco, o coordenador de servios ambientais da Conservao Internacional Brasil (CI), o engenheiro florestal, Artur Orelli Paiva, explica que apesar de ser necessria uma mudana de tecnologia aplicada no uso de rea, os produtores rurais do oeste baiano tambm podem participar do processo de diminuio

dos ndices de emisso de carbono. Cerrado em Foco - Como os produtores rurais do oeste baiano podem participar do mercado e conseguir crditos de carbono? Artur Paiva - Um projeto de reflorestamento para fazer o seqestro de carbono - como aprendemos na escola as rvores fazem a fotossntese absorvendo o gs carbnico transformando ele em oxignio - precisa ser economicamente vivel. O proprietrio de terras deve se informar sobre projetos feitos por ONGs ou prefeituras para tentar se inserir. Ele vai ceder parte de sua propriedade, principalmente reas degradadas e fazer uma averbao da reserva legal. Ele precisa buscar apoio tcnico e logstico para isso. O que o mercado de carbono? R - a compra e venda de crditos de carbono. Os pases que no conseguiram diminuir as taxas de

Cerrado em foco
Agrosustentvel
Foto: AIBA

Pgina 05

Seo Cerrado

Sabor da Cagaita
No Cerrado o florescimento da espcie Eugenia dysenterica DC. , conhecida popularmente como cagaiteira, d-se de agosto a setembro, geralmente sincronizado com o incio das primeiras chuvas, ou at mesmo antes destas. A cagaiteira tambm conhecida como cagaita em razo de suas propriedades laxativas, uma rvore frutfera natural do bioma Cerrado, pertencente famlia das goiabas. considerada uma espcie de interesse econmico, por causa do aproveitamento de seus frutos na culinria. Alm do consumo in natura, so inmeras as receitas de doces e bebidas que levam o sabor de sua polpa. Esse tipo de aproveitamento bastante difundido nos estados que abrangem o Cerrado, onde so encontrados inmeros pratos tpicos confeccionados com essa fruta, com destaque para os doces, gelias, refrescos, sorvetes e sucos.

O Plantio direto utiliza restos de milho e outras culturas para proteger a superfcie do solo

Tcnicas sustentveis ganham fora no oeste baiano


Plantio Direto e a Integrao Lavoura e Pecuria otimizam o uso da terra e evitam o desgaste da rea cultivada
A Integrao Lavoura-Pecuria uma alternativa utilizada para se aproveitar a terra nos perodos em que no se pode praticar agricultura. Dessa forma, nos meses conhecidos como entressafra, o agricultor tambm utiliza a rea para a pecuria. O sistema de Integrao Lavoura e Pecuria semelhante ao de rotao de culturas usada por tcnicas de plantio direto, reduzindo os riscos dos sistemas tradicionais de produo nas propriedades, como desgaste do solo e perda de produo. O professor da Faculdade So Francisco de Barreiras (FASB), o engenheiro agrnomo Cludio Duram, acredita que o sistema altamente vantajoso na regio oeste. Para o agricultor e pecuarista a vantagem o aumento do perodo de utilizao da terra. O meio ambiente tambm ganha com o aporte de matria orgnica, com a criao do gado, e o controle de pragas, explica. J o Plantio Direto uma tcnica que evita o desgaste da rea cultivada trocando a cultura a cada novo plantio, implementando o sistema de rotao de culturas. A semente colocada no solo no revolvido, sem arao ou gradagem, usando semeadeiras especiais. Alm disso, ao promover a rotao de herbicidas e inseticidas aos poucos melhora-se o controle de plantas daninhas e insetos. A tcnica usa restos de culturas, como trigo, milho, aveia ou milheto, que protege a superficie do solo das intempries climticas. O Plantio Direto, mesmo com as vantagens tcnicas, ainda no se consolidou na regio oeste da Bahia. Muitos acreditam que a tcnica exige mais assistencia tcnica especializada, aumentando os custos, e reduzindo a produtiviidade nas primeiras safras experincias. De acordo com o especialista agrcola, Florcio Almeida, inicialmente a tcnica servia para controlar a eroso hdrica. O sistema proporciona a racionalizao de uso de insumos e massas, melhoramento qumico, reestruturao do solo, diminuio do assoreamento, dentre outros benefcios, conclui.

Receita
Sorvete caseiro de Cagaita Ingredientes : - 1,5 litros de suco puro de cagaita - 1 lata de leite condensado Modo de fazer: Lavar bem os frutos, esmaglos e pass-los pela peneira. Colocar o suco resultante no liquidificador e acrescentar o leite condensado. Bater e levar ao congelador.
Foto: Gabriel do Vale

Cerrado em foco

A sustentabilidade no uso da gua


Agricultura irrigada retira cerca de 11 bilhes de litros de gua diariamente das bacias do oeste baiano
Foto: AIBA

A regio oeste da Bahia alcanou nos ltimos anos a maior taxa de crescimento no estado, graas expanso agropecuria. Alm da abertura de novas reas, o crescimento do agronegcio est intimamente ligado ao uso dos recursos hdricos com a tcnica da irrigao. De acordo com o Instituto de Gesto das guas e Clima (Ing), em pesquisa divulgada no ano passado, baseada em nmero de outorgas, a irrigao consome diariamente 11 bilhes de litros de gua dos rios do oeste baiano. Esta quantidade de gua poderia abastecer uma populao de 2,2 milhes de habitantes, quase o equivalente a da capital do estado, Salvador. O impacto sobre as bacias da regio pode ser diminudo, ao melhorar as tcnicas e a assistncia tcnica desta prtica, A irrigao incorreta tem conseqncias para o meio ambiente e para o produtor. Ela pode causar elevao dos lenis freticos, salinizao e solidificao dos solos, devido utilizao de gua com altos teores de sal. Apesar da alta utilizao dos recursos hdricos, a regio est com o seu plano de bacias hidrogrficas defasado. O instrumento data de 1997. O coordenador regional do Ing, Leib Carteado, afirma que o governo estadual est na fase de licitao de empresas para atualizar estes planos. Os prximos sero os do Rio Grande e Corrente. Apenas recentemente foi regulamentado o novo formato de fiscalizao dos recursos hdricos. Leib Carteado explica que h cerca de um ano o rgo passou a ter o poder de multar e embargar projetos de irrigao inadequados. Com isto as fiscalizaes esto sendo mais efetivas. Sustentabilidade A agricultura irrigada, para se tornar sustentvel, precisa ser adequada ao

O piv central um dos principais mtodos de irrigaao no oeste baiano

tipo de cultura, e com tcnicas que permitem a eficincia do uso da gua. O diretor de meio ambiente da Associao de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Jos Cisino Menezes Lopes, explica que a irrigao, quando realizada de maneira inadequada, provoca perda de gua, de solo, deixa a lavoura suscetvel a doenas e acima de tudo perda de dinheiro para o produtor. Segundo Cisino Lopes, caso o projeto no seja bem dimensionado e levado em conta todas as variveis necessrias ao bom funcionamento podero levar o empreendimento falncia. Todos os fatores impactantes negativos devem ser minimizados, aconselha. No oeste baiano, como aponta o diretor de meio ambiente da AIBA, a instalao de lavouras ocorre de acordo com

demandas de produtos e no por planejamento prvio. Os pivs, que so um dos sistemas de irrigao, foram instalados para atender basicamente a lavoura de feijo. Pode-se questionar no o equipamento, e sim se as aplicaes de lminas dgua durante a lavoura foram adequadas. Ao admitir que existem falhas nos projetos de irrigao, Cisino aponta que nem todas as propriedades agrcolas dispem de estaes agrometeorolgicas que oferecem informaes para definio da lmina dgua e da quantidade de gua para ser usada na irrigao. Talvez se o governo instalasse um sistema completo de acompanhamento para a regio, poderiam colaborar com preciso na aplicao da gua, evitando desperdcio, completa.

Expediente

Instituto

Bioeste

Rua: Guadalajara, 83, Centro Barreiras- Ba CEP: 47800-020 Fone: (77) 3611-7173

Projeto Grfico: Claudio Foleto Diagramao: Renata Lopes Superviso: Hebert Regis DRT 1976/GO

Cerrado

Tiragem: 1000 exemplares www.bioeste.org.br twitter.com/Bioeste

em foco

You might also like