You are on page 1of 12

FACULDADE ASSIS GURGACZ MAIKON LUCIAN LENZ

TRANSFORMADA DE FOURIER: SINAIS DE TEMPO DISCRETO

CASCAVEL 2010

FACULDADE ASSIS GURGACZ MAIKON LUCIAN LENZ

TRANSFORMADA DE FOURIER: SINAIS DE TEMPO DISCRETO Trabalho apresentado na disciplina de Sinais e Sistemas, do curso de Engenharia de Controle e Automao, da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, como requisito parcial da concluso da disciplina referente ao segundo bimestre. Coordenador: lvaro J. Vicente

CASCAVEL 2010

SUMRIO 1 2 3 4 INTRODUO..................................................................................................04 ALGORITMO DTFT (TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA)...05 ALGORITMO iDTFT (TRANSFORMADA INVERSA)...............................07 EXERCICIOS PROPOSTOS............................................................................07 4.1 EXEMPLO 01.............................................................................................08 4.2 EXEMPLO 02.............................................................................................08 4.3 EXEMPLO 03.............................................................................................09 5 CONCLUSO.....................................................................................................11 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................................12

1. INTRODUO O objetivo do referente trabalho utilizar a ferramenta matemtica: transformada de fourier, aplicada a sinais de tempo discreto, utilizando-se para tanto de um algoritmo desenvolvido no Scilab ou Matlab. Assim devem ser respondidas com os algoritmos fornecidos as seguintes perguntas: 1- Qual o resultado gerado pelos Exemplos 1, 2 e 3? 2- Determine a funo iDTFT.sci 3- Com base nos resultados apresentados pelos exemplos, que concluses podemos chegar?

2 ALGORITMO DTFT (TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA) Foram fornecidos 4 algoritmos para a realizao do trabalho. O primeiro refere-se a um algoritmo desenvolvido para realizar o clculo aproximado da transformada de fourier em sinais discretos, conhecido como DFFT ou Discret Fast Fourier Transform (Transformao Rpida de Fourier Discreta). Segue abaixo:
DTFT.sci

function [X]=DTFT(x) N=length(x) n=-int(N/2):-int(N/2)+N-1; X=[]; for K=n e=exp(-1*%i*K*n*(2*%pi/N)) X=[X,(1/N)*sum(x.*e)] end endfunction;

O algoritmo apresentado especifica uma funo chamada de DTFT que recebe de parmetro de entrada um valor que passar a chamar de x (neste caso um vetor), e ao final retornar o valor da varivel X. Primeiramente, estabelecido a varivel N, o valor de comprimento do vetor x e que servir para criar um vetor n tambm de comprimento 3, no entanto simtrica e iniciando com um valor negativo. Para que aja essa simetria o comprimento N foi divido por 2 e disso extrado o valor inteiro (no caso 1 de 1,5) posteriormente negativo:
-int(N/2)

Assim com um valor mximo sendo o valor inteiro da metade de N mais seu comprimento menos um:
-int(N/2)+N-1

Posteriormente cria-se o vetor X que ir armazenar o resultado final da funo. Dentro de um lao que vai varrer todos os valores de n, sendo a varivel K a cada lao igual ao prximo valor do vetor n. A transformada de fourier de um sinal discreto determinada como sendo:

Equao 1 Transformada Peridica de Fourier em Tempo Discreto

Assim o prximo passo determinar os valores do vetor de exponenciao e. Segundo a equao 1, o valor de exponenciao igual a: ei2
kn/N

, onde I

corresponde a um nmero complexo 2/N o valor da frequncia angular e kn corresponde ao tempo discreto. Assim a o valor de exponenciao representado no Scilab como sendo:
e=exp(-1*%i*K*n*(2*%pi/N));

Por fim feito o somatrio dos valores iniciais de x multiplicados pelos valores de e um a um e dividos pelo comprimento de x que nada mais que o perodo da funo. O resultado salvo na prxima posio do vetor.
X=[X,(1/N)*sum(x.*e)]

Encerrando o lao termina a funo retornando o vetor X para o programa que chamou a funo.

3 ALGORITMO iDTFT (TRANSFORMADA INVERSA) O algoritmo iDTFT faz o processo inverso do primeiro, resultando na transformada inversa de fourier de tempo discreto. O processo muito semelhante ao primeiro diferindo apenas nos valores de exponenciao multiplicados agora por 1 ao invs de -1:
e=exp(1*%i*K*n*(2*%pi/N));

e no mais divididos pelo perodo da funo N:


X=[X,sum(x.*e)]

Assim o resultado retornado ser o valor da funo inicial ou vetor, e no mais a transformada:
iDTFT.sci function[X]=iDTFT(x) N=length(x) n=-int(N/2):int(-N/2)+N-1; X=[]; for K=n e=exp(1*%i*n*K*(2*%pi/N)); X=[X,sum(x.*e)]; end endfunction;

4 EXERCICIOS PROPOSTOS Dos trs algoritmos restantes, dois utilizam a funo DTFT.sci para operar, enquanto o ltimo requer uma funo iDTFT.sci que dever ser elaborado neste trabalho com o intuito de fazer o caminho inverso do primeiro algoritmo, ou seja, encontrar a Inversa da Transformada de Fourier de Tempos Discreto.

4.1

EXEMPLO 01

O segundo algoritmo executa o primeiro (DTFT.sci) para os valores do vetor x = 1 1 2;


DTFT_Exemplo_01.sci clc;clear; exec('DTFT.sci'); x=[1 1 2]; X=DTFT(x)

Executando o mesmo, obtemos um vetor com os trs valores abaixo:


X = 1.3333333 - 0.1666667 - 0.2886751i

0.1666667 + 0.2886751i

4.2

EXEMPLO 02

O segundo exemplo utiliza os valores obtido no primeiro exemplo para gerar dois grficos, o primeiro contendo, e o segundo a fase do sinal:
DTFT_Exemplo_02.sci clc;clear; exec('stem.sci'); X=[(-0.167 + 0.289*%i) (1.333) (-0.167 - 0.289*%i)] subplot(2,1,1); stem(abs(X)); subplot(2,1,2); stem(atan(imag(X),real(X)));

Abaixo, os grficos:

Figura 1 Grficos do Exemplo 2

4.3

EXEMPLO 03

No terceiro exemplo 3, os valores da transforamada resultante do primeiro exemplo so usados para se obter o vetor original x (1 1 2). Para foi desenvolvido o algoritmo especificado no captulo 3 que faz o processo inverso do algoritmo DTFT.sci.
DTFT_Exemplo_03.sci clc;clear; exec('iDTFT.sci'); x=[(-0.167 + 0.289*%i) (1.333) (-0.167 0.289*%i)]; X=iDTFT(x)

Assim o exemplo 3 ir retornar os valores iniciais de x, porm com um pequeno erro de arredondamento:
X = 0.9994373 0.999 2.0005627

6. CONCLUSO A aplicao da Transformada de Fourier seja em tempo contnuo ou discreto de extrema importncia para muitos sistemas utilizados nos dias de hoje, exalta-se aqui o caso de tempo discreto onde esta ferramenta largamente utilizada para processamento digital de sinais, em que h a necessidade de se decompor o sinal em suas componentes de frequncia e amplitude. Ainda com relao a utilizao das transformadas de fourier, pode-se ressaltar que possui a capacidade de ser invertida, ou seja, uma vez feita a transformada pode-se a partir destes valores obter novamente a funo original, como apresentado neste trabalho atravs da funo iDTFT. O algoritmo utilizado conhecido como FFT (Fast Fourier Transform), uma maneira simplificada e rpida de realizar uma transformada de fourier com resultados bem prximos dos reais, diminuindo assim a necessidade de processamento e agilizando nossos sistemas. Tamanha proximidade ficou explicitada principalmente no exemplo 3 onde houve maior erro de arredondamento, mas que mesmo assim pode ser considerado insignificante, especialmente quando se trata de sinais digitais, que diferentemente dos analgicos no necessitam de tamanha preciso j que so sinais descontnuos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Faculdade Assis Gurgacz. MANUAL PARA ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS. Disponvel em <http://www.fag.edu.br/academicon/arquivos/manual_trabalhos_academicos.pdf> acesso em: 20 nov.2009. IRWIN, J. D. Anlise de Circuitos em Engenharia. 4. ed. So Paulo: Makron Books, 1999. Relaes Entre a Srie e a Transformada de Fourier. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_a_s %C3%A9rie_e_a_transformada_de_Fourier>

You might also like