You are on page 1of 13

FACULDADE ASSIS GURGACZ MAIKON LUCIAN LENZ ROBSON BARBOSA

ACIONAMENTOS ELTRICOS: INVERSORES DE FREQUNCIA

CASCAVEL 2011

FACULDADE ASSIS GURGACZ MAIKON LUCIAN LENZ ROBSON BARBOSA

ACIONAMENTOS ELTRICOS: INVERSORES DE FREQUNCIA


Trabalho apresentado na disciplina de Acionamentos de Mquinas Eltricas, do curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automao, da FAG, como requisito parcial de concluso da disciplina. Professora: Ewerson Luiz Poisk

CASCAVEL 2011

RESUMO Relaciona os inversores de frequncia, seu funcionamento e tipos mais conhecidos com a vasta aplicao no campo de acionamentos eltricos. Estes equipamentos so extremamente teis no controle de velocidade de motores eltricos e indispensveis nas plantas de automao dos dias de hoje. Palavras-Chave: Inversor de Frequncia; Acionamentos Eltricos; Motores CA;

Sumrio
INTRODUO ................................................................................................................ 5 FUNCIONAMENTO DE UM INVERSOR DE FREQUNCIA .................................... 6 MTODOS DE CONTROLE .......................................................................................... 8 Controle Escalar de Frequncia .................................................................................... 8 Controle Vetorial de Frequncia ................................................................................... 9 APLICAES ................................................................................................................11 Sistema de Ar Comprimido .........................................................................................11 CONCLUSO ................................................................................................................ 12 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ........................................................................... 13

INTRODUO
O acionamento de mquinas eltricas moderno lida com diversos equipamentos e acessrios capazes de otimizar o funcionamento destas, bem como reduzir gastos, sejam estes de manuteno ou consumo. Dentre estes equipamentos, encontram-se os inversores de frequncia, que gerando sinais em frequncias diferentes, que a recebida e padronizada pela rede, so capazes de controlar a velocidade dos motores eltricos. Este processo demanda um circuito de converso e retificao, alm de microcontroladores capazes de gerar o sinal desejado pelo usurio.

FUNCIONAMENTO DE UM INVERSOR DE FREQUNCIA


A velocidade de um motor (dada em rpm, rotaes por minuto n) influenciada pelos seguintes fatores: alternada: = 2. . 60 . (1 ) motor, portanto pode-se descartar o Nmero de polos (p) Escorregamento (s) Frequncia (f)

Os quais obedecem a seguinte frmula, no caso de motores de corrente

Obviamente se desejamos um controle malevel, no podemos alterar as caractersticas fsicas do escorregamento, e o nmero de polos (salvo motores que utilizem bobinas duplas), restando apenas a frequncia para ser utilizada como elemento de controle. A tenso normalizada no Brasil de 60 hertz e para que esta possa ser devidamente controlada se faz necessria a converso CA-CC (corrente alternada para corrente contnua) antes de mais nada. Para tanto utilizada um circuito retificador de onda completa como o exemplo abaixo:

Figura 1 - Retificao de onda completa

Com o sinal em corrente contnua, o restante do procedimento realizado por transistores (mais rpidos no chaveamento que tiristores, e sem a necessidade de elementos de comutao para desligar estes) acionados a partir de um sistema microcontrolado.

Estes transistores podem ser BJT, IGBT ou MOSFET, o restante do esquema pode ser visto na imagem a seguir.

Figura 2 - Esquema bsico de um inversor de frequncia

O circuito PWM representado na figura 2, ir gerar sinais com diferentes larguras de pulso que modulados a partir de uma onda portadora iro recriar a onda senoidal na frequncia desejada.

Figura 3 - Modulao PWM

A largura do pulso dado ajustado conforme a velocidade desejada. O sinal enviado ao motor muito prximo de um sinal senoidal. O fato de trabalhar com um sinal de corrente contnua para gerar um novo sinal CA, contribui ainda para que possamos desenvolver sinais que superem

em frequncia aqueles obtidos diretamente da rede que alimenta o circuito de entrada do inversor.

MTODOS DE CONTROLE
Existem basicamente dois tipos inversores de frequncia: Inversores de Controle Escalar Inversores de Controle Vetorial

A diferena fundamental entre estes que o primeiro capaz de controlar apenas a velocidade do motor de forma linear, o que pode ser um problema quando se tem grandes variaes na carga utilizada e no torque necessrio, tornando -se um mtodo de controle bastante impreciso nestas situaes. A curva que relaciona torque e tenso difere entre os dois tipos, sendo o escalar algo mais prximo de um controle linear.

Controle Escalar de Frequncia Apesar de bastante comum, seu uso justifica-se basicamente no custo reduzido se comparado ao controle vetorial. No entanto, este inversor controla o motor tomando como base os valores de tenso e frequncia, tentando manter a relao entre estes constante, o que resulta em pouco torque em baixas rotaes j que o torque relao direta da corrente de alimentao e a alta resistividade do motor em baixas frequncias faz com que em certo este no consiga mais recuperar o torque, um limite de aproximadamente 3 Hz. De qualquer forma, este tipo de inversor pode ser utilizado muito bem para partidas suaves e/ou operaes acima da velocidade nominal do motor.

Figura 4 - Relao Torque/Tenso para controle escalar

Caso o motor necessite de grande torque na partida, devido a grande inrcia do sistema, pode-se utilizar um procedimento para aumentar o torque aumentando a tenso de sada do inversor, denominado compensao de boost. O aumento da tenso pode compensar ainda as perdas na parcela resistiva em baixas frequncia em at 30% da frequncia nominal (compensao IxR).

Controle Vetorial de Frequncia O inversor de frequncia vetorial trabalha de acordo com a demanda de torque do motor, e variando constantemente a curva que relaciona torque e tenso. Isto possvel monitorando as variveis de: Corrente de magnetizao (Im) Corrente do rotor (Ir) Para aplicaes que exijam torque elevado e preciso em baixas rotaes, com regulao precisa de velocidade, sem dvidas este o mtodo adequado. comum tambm utilizar de um encoder acoplado ao eixo do motor para se ter um referncia real da velocidade que o motor est trabalhando corrigindo o erro do controle.

Figura 5 - Comparativo entre os elementos mais comuns de controle de velocidade

APLICAES
Apesar de motores de corrente contnua possurem vantagens sobre motores de corrente alternada com respeito a preciso de controle, esses por sua vez so mais leves, menores e com um grau de proteo maior, justificando grande parte do seu uso.

Sistema de Ar Comprimido Plantas que envolvam atuadores pneumticos, necessitam obviamente de compressores para manter a presso em nveis aceitveis para o funcionamento correto da mesma. Isto inclui obviamente o acionamento de um motor conforme a demanda do sistema. No entanto, se a planta possuir muitas variaes no procedimento, um compressor que funcione continuamente poderia atingir nveis de presso maiores que o necessrio, ou em outra hiptese desliga-lo em perodos de pouca demanda poderia resultar em oscilaes indesejveis, sem mencionar o custo de partir diversas vezes um motor, j que estes possuem um consumo muito maior inicialmente devida a inrcia envolvida. Para solucionar esta situao podem ser utilizados inversores de frequncia para que o compressor trabalhe conforme a demanda da planta, aumentando ou diminuindo a velocidade de compresso deste.

CONCLUSO
Os inversores de frequncia so de grande serventia nas plantas atuais, para no dizer indispensveis. Com eles pudemos evoluir tanto em termos de controle de velocidade, quanto em economia de energia. Com o advento dos inversores de frequncia de controle vetorial em detrimento dos escalares, est necessidade ficou ainda mais evidente, j que houve uma grande evoluo na compensao de torque que era ainda um dos obstculos enfrentados por este tipo de controle.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] Faculdade de Tecnologia Alvarez de Azevedo. Inversores de Frequncia Descrio do Funcionamento. Disponvel em: <www.faatesp.edu.br/publicacoes/Inversores_de_Frequencia.pdf>. Acesso em: 30 nov. de 2011. [2] EJM. CONVERSORES DE FREQNCIA E SOFT STARTERS. Disponvel em: <www.ejm.com.br/download/Inversores.pdf> Acesso em: 30 de nov. de 2011. [3] BIM, E. MQUINAS ELTRICAS E ACIONAMENTOS. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

You might also like