You are on page 1of 12

Toledo Piza Advogados Associados 61 _____________________________________________

48650 EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 6 VARA CVEL REGIONAL DO FORUM DE JACAREPAGUA/RJ.

PROCESSO N.: 0033920-79.2013.8.19.0203

BV FINANCEIRA S.A CFI, nos autos da AO DE BUSCA APREENSO, que move em face de JO CARLOS CESARIO, vem, por seu advogado, perante V.Exa., tendo em vista a contestao apresentada s fls., apresentar a sua RPLICA na forma que se segue:

DO INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE GRATUIDADE DE JUSTIA

A R requereu o benefcio da gratuidade de justia em sua contestao, fundado na simples alegao de sua condio financeira. Em contrapartida, no momento da celebrao do contrato comprovou em seu cadastro que possua uma renda capaz de arcar com as parcelas deste porte. Outrossim, a r ao celebrar o contrato de abertura de crdito com clusula de alienao fiduciria, se obrigou a pagar a parcela fixa no valor de R$ 1.241,22 (mil duzentos quarenta e um reais e vinte dois centavos), sem prejuzo de seu sustento, donde se extrai que no h o que se falar em impossibilidade de arcar com as custas pertinentes ao processo, at porque, deduo bvia a de que aquele que acorda pagamento de obrigao mensal deste porte, por certo no pode ser considerado hipossuficiente! foroso assinalar, que diante das inmeras declaraes inverdicas de pobreza apresentadas ao judicirio, para a obteno da iseno do pagamento de custas nas diversas demandas postas sob o manto do Estado, a jurisprudncia se firmou no sentido da necessidade de fiel comprovao da hipossuficincia econmica que fundamenta a concesso do benefcio.

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

TJRJ JPA CV06 201305369698 23/09/13 17:45:31141630 PROGER-VIRTUAL

Toledo Piza Advogados Associados 62 _____________________________________________


Este tem sido o entendimento uniformizado deste Egrgio Tribunal de Justia: 0063901-88.2010.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO 1Ementa DES. MARIA AUGUSTA VAZ - Julgamento: 09/02/2011 - PRIMEIRA CAMARA CIVEL DECISO MONOCRTICA. GRATUIDADE DE JUSTIA. INDEFERIDA POR NO TER O AUTOR APRESENTADO OS DOCUMENTOS COMPROVANDO A SUA HIPOSSUFICINCIA FINANCEIRA. Recurso interposto sem o devido preparo e postulado o agravante o benefcio da gratuidade de justia em grau de recurso. Deferimento to somente nesta instncia. Garante a Constituio Federal a gratuidade de justia queles que comprovarem dela necessitar. No demonstrado que o agravante est na categoria dos hipossuficientes, e, diante da inexistncia de comprovao da necessidade, correta se apresenta a deciso que indeferiu a gratuidade justia.Incidncia da Smula 39 deste Tribunal. Saliente-se que esse tema j foi amplamente discutido em nosso Tribunal, havendo inclusive smula nesse sentido, ao estabelecer que a afirmao de pobreza goza apenas de presuno relativa de veracidade No restou configurada a modificao de sua situao financeira decorrente de grave doena e pela idade da agravante. Comprovao de seu estado de sade insuficiente para elidir a ausncia de comprovao da diminuio de seus rendimentos, no apresentados.Recurso ao qual se nega seguimento, e indefere-se o pedido de gratuidade de justia, nos termos do artigo 557, do CPC.

0004084-59.2011.8.19.0000 INSTRUMENTO - 1 Ementa

AGRAVO

DE

DES. CRISTINA TEREZA GAULIA - Julgamento: 07/02/2011 - QUINTA CAMARA CIVEL Agravo de instrumento. Pedido de gratuidade de justia indeferido. Ausncia nos autos de comprovao do alegado estado de
________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 63 _____________________________________________


miserabilidade. Necessidade de demonstrao de que a situao econmica da parte definitivamente no lhe permite arcar com as despesas processuais sem o comprometimento de seu sustento. Inteligncia do pargrafo nico do art. 2 da Lei 1.060/50. Valor do imposto a pagar registrado nas declaraes de renda do autor que revelam sinal de riqueza. Recurso a que se nega seguimento na forma do art. 557 caput CPC. Nesta diapaso, conclui-se, portanto, que o ru no pode ser considerado economicamente impossibilitado em arcar com as custas do processo, sem prejuzo de seu sustento, razo pela qual, requer a Vossa Excelncia no seja acolhido o benefcio de gratuidade.

DA REGULARIDADE DA CONSTITUIO EM MORA Cumpre ao autor esclarecer que cumpriu conforme o determinado no 2 do Art. 3 do Decreto Lei 911/69. Desta forma, o autor juntou a inicial todos os documentos necessrios para a propositura e validade da ao. Ademais Exa., segundo a lei que regula a matria, a mora da Recorrida decorreu do simples inadimplemento da data aprazada para pagamento, no impondo a lei a necessidade de interpelao judicial ou extrajudicial, posto que decorre de mora ex r. No h espao para se discutir a legalidade da constituio em mora, tendo o autor reafirma-se, encaminhado a notificao para o endereo fornecido pelo prprio ru, restando efetivamente comprovada a mora pretendida, conforme disciplina o 3 do art. 2 do Decreto - Lei n 911/69, que dispem in verbis: art. 2: .... 3.: A mora e o inadimplemento das obrigaes contratuais garantidas por alienao fiduciria, ou a ocorrncia legal ou convencional da dvida facultaro ao credor, considerar de pleno direito, vencidas todas as obrigaes contratuais, independentemente de aviso ou notificao judicial ou extrajudicial.

Ademais, ao que se refere constituio da mora, descabe, a luz da smula n 55 do TJ qualquer outra providencia pelo credor, in verbis:

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 64 _____________________________________________


Na acao de busca e apreensao, fundada em alienacao fiduciaria, bas -ta a carta dirigida ao devedor com aviso de recebimento entregue no endereco constante do contrato, para comprovar a mora, e justificar a concessao de liminar. No que se refere comprovao da mora, reafirma o autor, que esta se constitui ex re, conforme julgado a qual pede-se a devida vnia para se transcrever: Em ao de busca e apreenso de bem alienado fiduciariamente, desnecessria a comprovao do recebimento da comunicao da mora, porque esta sendo ex re, decorre do simples vencimento do prazo ao cumprimento da obrigao. Provimento da apelao, para que prossiga o processo, na conformidade da lei. (Ac. da 4 Cmara do TJ-RJ, na apel.: 40884, rel. des. Oswaldo Portela; Adcoas. 1986, n 110.015) I - Diante da amplitude de sentido do art. 522 do CPC, admissvel a interposio de agravo de instrumento contra a deciso que denega pedido de liminar. II - A concesso ou denegao de medida liminar exterioriza-se atravs de deciso interlocutria e, como medida no definitiva, enseja recurso de agravo de instrumento.(Ac. un. da 2 T. do TRF da 5 Regio, de 21/08/90, no AI 515 PE, rel. Juiz Nereu Ramos, DJU-II, de 21/012/90, p.31308 - fonte: CPC Nos Tribunais - Marcus Cludio Acquaviva - Ed. Jurdica Brasileira - 1 edio).

DA CONEXO ALEGADA Aduz o Ru que em face da distribuio de Reviso de Clusulas Contratuais reputa-se conexa a presente demanda. No que tange a conexo dispe o artigo 103 do Cdigo de Processo Civil: Art.103. Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir Assim, esclarece a parte autora, que a inexistncia de conexo decorre da circunstncia de que as demandas em comento possurem a mesma causa de pedir, a saber, o contrato de alienao fiduciria, contm causas de pedir prximas que se revelam distintas, por isso que na busca e apreenso o que se quer a consolidao do domnio resolvel nas mos do credor, tudo em decorrncia da mora, como contrrias lei, ao passo que na ao de consignao em pagamento o que se persegue a nulidade de clusulas apontadas pelo devedor. Portanto, no h sequer o risco de decises contraditrias, no merecendo prosperar a alegao de conexo pela parte r. Nesse sentido, vem entendendo o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro. Dcima Nona Cmara Cvel Agravo n 006673479.2010.8.19.0000 Agravante: EDUARDO DE SOUZA FERREIRAAgravado: VOLKSWAGEN
________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 65 _____________________________________________


LEASING S A ARRENDAMENTO MERCANTIL Relator: Des. Guaraci de Campos Vianna AGRAVO. AO REVISIONAL. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. EXCEO DE INCOMPETNCIA ALEGAO DE PREVENO E CONEXO. DISCUSSO DE COMPETNCIA ABSOLUTA QUE NO CABE EM VIA DE EXCEO. 1. NO EXISTE CONEXO ENTRE A AO DE REINTEGRAO DE POSSE FUNDADA EM CONTRATO DE ALIENAO FIDUCIRIA E A REVISIONAL DE CLUSULAS CONTRATUAIS COM LASTRO NO MESMO INSTRUMENTO CONTRATUAL, NEM TAMPOUCO UMA PREJUDICIALIDADE EXTERNA, PORQUANTO SO AES INDEPENDENTES E AUTNOMAS NOS TERMOS DO DECRETO-LEI N.911/69. 2. NO JUSTIFICA A REUNIO DOS FEITOS. 3. INEXISTNCIA DE INCOMPETNCIA TERRITORIAL QUE POR VENTURA POSSA SER DISCUTIDA EM VIA DE EXCEO POIS A DEMANDA FORA AJUIZADA NO DOMICLIO DO RU ORA AGRAVANTE. 4. DESPROVIMENTO DO RECURSO, NOS TERMOS DO ARTIGO 557, CAPUT DO CPC. NONA CMARA CVEL Agravo de Instrumento n 001849777.2011.8.19.0000 Agravante: BV FINANCEIRA S.A. CRDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO Agravado: JORGE LINS DA SILVARelator: Desembargador ROBERTO DE ABREU E SILVA AO DE BUSCA E APREENSO. REVISO DE CLUSULAS CONTRATUAIS E CONSIGNATRIA. INEXISTNCIA DE CONEXO. PREJUDICIALIDADE EXTERNA DAS DEMANDAS. PROVIMENTO DO RECURSO. Portanto Excelncia, com base no entendimento do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro no h que se falar, em conexo no caso em tela. Na esteira deste entendimento, tambm no pode ser utilizado o instituto da prejudicialidade, uma vez que comprovada a no existncia da conexo o seu objeto deixa de ser atingido. DOS FATOS O requerido celebrou com o autor o Contrato de Financiamento Garantido por Alienao Fiduciria, para ser pago em 060 prestaes, conforme o contratualmente estabelecido, sendo certo que a obrigao pactuada foi descumprida pelo mesmo.

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 66 _____________________________________________


Ocorre que o ru descumpriu o contrato j na prestao de n 020/060 estando inadimplente desde ento, ensejando assim a propositura da competente Ao de Busca e Apreenso com toda a documentao acostada aos autos inclusive o Contrato de Financiamento Garantido por Alienao Fiduciria em que pese s frustradas tentativas da autora em receber amigavelmente o dbito em aberto. Dessa forma, legtima a propositura da presente demanda, como restar plenamente demonstrado, ao passo que, havendo recusa do devedor em liquidar o dbito no tem outro meio a autora para exerccio do seu direito seno buscar a tutela do Poder Judicirio. Tendo em vista o acima discorrido a parte r apresentou contestao, alegando haver conexo da presente com ao de consignao, na qual o ru deseja consignar valores, contudo o mesmo at a presente data no efetuou sequer 1 (hum) depsito sequer. E, so nesses termos que o ru pretende ver suspensa a presente demanda, porm, data mxima vnia no merecem prosperar as alegaes do ru, uma porqu o primeiro despacho positivo ocorreu nestes autos e outra porqu o ru no traz aos autos qualquer prova verossmil das suas alegaes. DO MERITO Conforme se verifica na exordial todos os documentos acostados mesma comprovam o direito de ao do Banco autor. No h que se falar na manuteno do bem nas mos do ru, uma vez que o mesmo deixou de pagar as parcelas devidas ainda na primeira parcela. E mesmo sendo procurado diversas vezes no se interessou em adimplir as parcelas devidas. Sobre a purga da mora o 3 do art 2 faculta ao Credor considerar vencida todas as parcelas, seno vejamos: Art 2(...) 3 A mora e o inadimplemento de obrigaes contratuais garantidas por alienao fiduciria, ou a ocorrncia legal ou convencional de algum dos casos de antecipao de vencimento da dvida facultaro ao credor considerar, de pleno direito, vencidas tdas as obrigaes contratuais, independentemente de aviso ou notificao judicial ou extrajudicial.

Portanto, podemos constatar que a manuteno do bem na posse do ru iria privilegiar a inadimplncia. No tocante, as alegadas cobranas excessivas, cabem ao Autor informar que todas as taxas e juros praticados esto de acordo com os praticados no mercado.

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 67 _____________________________________________


Portanto, no h que se falar em abusividade tendo em vista a legislao vigente, conforme conceitua Paulo Eduardo RAZUK e TONELLI, Denise Zanutto Mora a inexecuo culposa da obrigao (mora debitoris), bem como a recusa de receb-la (mora creditoris), no tempo, lugar e forma devidos. Dentre as conseqncias da mora esto os juros moratrios e remuneratrios. Disciplina o artigo 404 do Cdigo Civil de 2002 que as perdas e danos, nas obrigaes de pagamento em dinheiro, sero pagas com atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, abrangendo juros, custas e honorrios de advogado, sem prejuzo da pena convencional. Quanto taxa legal dos juros moratrios, o artigo 1.062 do Cdigo Civil de 1916 determinava que, quando no convencionados (artigo 1.262), eram de seis por cento ao ano. O artigo 1.063 do mesmo Codex afirmava que eram tambm de seis por cento ao ano os juros devidos por fora da lei, ou quando as partes os convencionarem sem taxa estipulada. No Cdigo Civil de 2002, quando os juros moratrios no forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinao da lei, sero fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos Fazenda Nacional (artigo 406). Os juros compensatrios e os moratrios so cumulveis, dada a diversidade de fundamentos: os primeiros remuneram o capital exigvel e os segundos consistem em indenizao pelo retardamento na execuo da prestao. Quando houver a cumulao, pela mora a taxa dos juros compensatrios ser elevada de 1% e no mais, consoante artigo 5 do Decreto 22.626/33. Na prtica dos contratos bancrios, verifica-se que, alm dos juros compensatrios sem limite legal, a taxa dos juros moratrios normalmente estipulada nos contratos em 1% ao ms. O artigo 5, pargrafo nico, do Decreto-lei 167/67 (cdula de crdito rural); o artigo 5, pargrafo nico, do Decreto-lei 413/69 (cdula de crdito industrial) e o artigo 5 da Lei 6.840/80 (cdula de crdito comercial) mandam elevar, em caso de mora, a taxa de juros compensatrios de 1% ao ano. Como de amplo conhecimento dos operadores do direito, os contratos que envolvem instituies financeiras so regidos pela j mencionada Lei n. 4.595/64, que instituiu e conferiu poderes ao Conselho Monetrio Nacional e ao Banco Central do Brasil, para regular o mercado financeiro e de capitais. Com base em tal dispositivo legislativo, o BACEN edita resolues visando, no somente imputar os procedimentos a serem seguidos pelas instituies que operam no mercado financeiro, como, tambm, regular as instituies que nele operam, evitando a ocorrncia de excessos. Nesta senda, temos que os argumentos do autor no tm o condo de embasar a improcedncia do contrato; primeiramente porque no h abuso na taxa de
________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 68 _____________________________________________


juros contratada, uma vez que a mesma determinada pelo mercado e que no h discrepncia entre a taxa do contrato objeto da ao e a taxa praticada pelo mercado. A partir da, o juzo de abusividade do prprio mercado, data mxima vnia, s poderia ser constatado por quem de direito e com respaldo tcnico-cientfico e que assuma e tenha a responsabilidade por intervir no complexo mercado financeiro de um pas capitalista em um mundo globalizado. A interveno do judicirio ou de um juiz em um assunto especificamente tcnico e cientfico, PODE ACARRETAR INSEGURANA AO INVS DE SEGURANA JURDICA. O art. 52 do CDC claro nesse sentido.

Basta interpretao gramatical do referido dispositivo para perceber que o cdigo de defesa do consumidor, no estabelece qualquer parmetro para limitao dos juros contratados ao limite de 12% ao ano.

J se manifestou o Egrgio STJ que, mesmo admitindo-se a incidncia do CDC nos contratos bancrios, os juros somente podem ser limitados se houver discrepncia entre a taxa de mercado e a taxa do contrato, no se aplicando como parmetro a Lei de Usura ou o extinto art. 192 da Constituio Federal, ao julgar o Recurso Especial n. 615.219 - RS (2003/0226545-4). No que tange a limitao dos juros, com escopo no pargrafo terceiro do artigo 192 da Constituio Federal de 1988, tem-se por necessrio apontar que a ADIN 4-7, declarou no ser auto-aplicvel o mencionado dispositivo constitucional, de forma a imputar a necessidade de promulgao de Lei Complementar que viabilizasse o mencionado artigo. ENTRETANTO, COM O ADVENTO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N 40, EDITADA EM 29 DE MAIO DE 2003, QUE DEU NOVA REDAO AO ARTIGO 192 DA CONSTITUIO FEDERAL E REVOGOU O 3, DENTRE OUTROS, TORNOU-SE DESNECESSRIA A PROMULGAO DA SUPRAMENCIONADA LEI COMPLEMENTAR, DE FORMA QUE A MATRIA DA LIMITAO DOS JUROS COM FULCRO NO DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL, RESTA PEREMPTORIAMENTE AFASTADA. Este o entendimento pacificado por meio da Smula 648, do Supremo Tribunal Federal. E temos evidncia que a Lei n 4.595/64 permite s instituies financeiras a cobrana de taxas de juros nos limites estabelecidos em resoluo do Conselho Monetrio Nacional, que em momento algum define limitao em 12% ao ano. Cumpre frisar que, sendo o dinheiro um produto, bvio que o vendedor arbitrar o preo deste produto de acordo com o mercado e com o custo da operao.

A estipulao do preo, considerando-se que os encargos contratuais nada mais seriam de que o preo do produto ou servio oferecido, compete s Instituies Financeiras, nos termos da Lei. 4595 de 31.12.64, que dispe sobre a poltica e as instituies monetrias, bancrias e creditcias, e tambm criou o Conselho Monetrio Nacional (art. 2), com o objetivo de zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras (art. 3, VI).
________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 69 _____________________________________________


Ademais, a Lei n. 4.595/64 foi recepcionada pela Constituio Federal de 1988 com estatura de Lei Complementar e a competncia conferida ao Conselho Monetrio Nacional mantm-se at hoje, com fulcro no art. 25, I do ADCT e no art. 1 da Lei n. 8.392/91, sendo certo que tal rgo, at o presente momento, no expediu nenhuma deliberao ou resoluo que limite a taxa de juros ou vede a sua capitalizao.

Ousamos utilizar a brilhante exposio oferecida pelo douto juiz WILSON MARCELO KOZLOWSKI JUNIOR, nos autos do Processo 2005.001.007974-7, que tramita perante a 4 Vara Cvel da Comarca da Capital/RJ, Ao Revisional promovida contra a BV Financeira, que fora julgada improcedente. Nesta repentina citao, o magistrado explicita serem consideradas taxas de juros abusivas as praticadas acima de 48% a.a., desde que seja observada, ainda, a taxa de inflao na poca de celebrao do contrato. Com louvor, se transcreve parte da sentena: Assim sendo, temos a seguinte tabela: TAXA DE JUROS CLASSIFICAO 3% ao ano Baixssima 6% ao ano Baixa 12% ao ano Mdia 22% ao ano Alta 48% ao ano Altssima Acima de 48% ao ano Abusiva. Ao verificar se a taxa de juros estipulada em um contrato abusiva, devemos levar em conta a taxa de inflao que existia na poca em que foi feito o contrato. Portanto, deve ser considerada abusiva a taxa de juros que for superior a 48% ao ano, aps descontada a taxa de inflao que existia na poca em que foi feito o contrato. (2004.001.114735-7 Autor: SILDOMAR DE SOUZA R: BV FINANCEIRA S/A CRDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO) Foroso reconhecer que a taxa de juros praticada no contrato em discusso no pode ser considera como abusiva, posto ser inferior a 48% a.a., no podendo, de forma alguma, ser declarada nula neste presente demanda, muito menos que seja abusiva a cobrana de juros moratrios e remuneratrios. Ainda ao que concerne aos juros capitalizados o Autor nada faz alm de praticar os ndices usuais do mercado conforme ratificado entendimento do STJ:

Traga-se a colao que o entendimento predominante no Superior Tribunal de Justia tem sido no sentido de que a capitalizao de juros, diferentemente do alegado pelo autor, permitida para os contratos celebrados aps a edio da Medida Provisria n. 1.963-17, de 30/03/2000, recepcionada como lei pelo art. 2 da Emenda Constitucional 32/2001. Dispe o art. 5 da Medida Provisria n. 2.170-36, de 23 de agosto de 2001 (reedio da Medida Provisria n. 1.963/2000), dispe que:

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 70 _____________________________________________


nas operaes realizadas pelas instituies integrantes do Sistema a Financeiro Nacional, admissvel a capitalizao de juros, com periodicidade inferior a um ano. Por outro lado, como bem definido pela Desembargadora Mnica Tolledo de Oliveira, em recente julgado que versava sobre a capitalizao de juros, no qual chegou a seguinte concluso: ... A se entender ilegal a cobrana de juros capitalizados, isto significa colocar na marginalidade todos os planos de aplicao de recursos em cadernetas de poupana, fundos de investimentos em renda fixa, fundos de previdncia, ttulos de capitalizao, fundo de garantia por tempo de servio (FGTS), etc... (APELAO CVEIL 011963-97.2005.8.19.0204 TJRJ - BANCO FINASA X MONICA CRISTINA DE OLIVEIRA FREITAS 4 CMARA CVEL 16/09/2010) Mencionou, ainda, a brilhante jurisprudncia contempornea: Direito do consumidor. Contrato de abertura de conta corrente e mtuo bancrio, cheque especial. Ao com pedido de reviso de clusulas contratuais. Taxa de juros. A partir da ADIN 4/88 e com a EC 40/2003 no mais existe limitao constitucional quanto a taxa de juros. A prtica de anatocismo no se encontra vedada s instituies financeiras desde a Medida Provisria 1.963-17, de 30.03.2000 e Emenda Constitucional 32/2001. Argio Incidental de Inconstitucionalidade do TJRJ. Efeito restrito.Imputao do pagamento. Dispe o Antigo Cdigo Civil (art. 993) e o Atual (art. 354), que havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos, e, depois, no capital. Alm disso, ao deixar de pagar os juros devidos, o devedor impe ao credor nova operao de emprstimo no valor dos juros no pagos. Os juros no pagos do perodo de financiamento so, normal e naturalmente, capitalizados na vida de relao do devedor, quando o mesmo realiza outros pagamentos quotidianos (comida, transporte, etc.).

Ademais, no se pode cogitar vedao da capitalizao no contrato em tela com fulcro em alegao de ausncia de pactuao expressa, uma vez que o
________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 71 _____________________________________________


contrato discrimina expressamente a taxa mensal e a anual de juros, do que, pela mera verificao destas, resta consubstanciada a previso de capitalizao.

REsp 629487/RS;RECURSO ESPECIAL 2004/0022103-8 CIVIL. MTUO. INSTITUIO BANCRIA. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. JUROS REMUNERATRIOS. LIMITAO. 12% AO ANO. IMPOSSIBILIDADE. CAPITALIZAO. PERIODICIDADE MENSAL. MEDIDA PROVISRIA N 2.170-36/2001. INCIDNCIA. 1 - O STJ, quanto aos juros remuneratrios, tem entendimento assente no sentido de que, com a edio da Lei 4.595/64, no se aplicam as limitaes fixadas pelo Decreto 22.626/33, de 12% ao ano, aos contratos celebrados com instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional, ut smula 596/STF, salvo nas hipteses previstas em legislao especfica. 2 - Aos contratos de mtuo bancrio, celebrados a partir de 31 de maro de 2000, data da primitiva publicao do art. 5 da MP n 1.963-17/2000, atualmente reeditada sob o n 2.170-36/2001, incide a capitalizao mensal, desde que pactuada. A perenizao da sua vigncia deve-se ao art. 2 da Emenda Constitucional n 32, de 12 de setembro de 2001. 3 - Recurso especial no conhecido.

Assim sendo, resta demonstrado que os fatos alegados na contestao no merecem prosperar, vez que o contrato ato jurdico perfeito, no tendo qualquer tipo de vcio.

CONCLUSO

Frise-se a que a presente demanda cumpre o objeto de reintegrar o bem alienado fiduciariamente e no discutir clasulas contratuais o que torna-se invivel as alegaes argidas pela parte R em sua pea de bloqueio. Desta forma, comprovada a inadimplncia no embasada em ilegalidade contratual, no merecem as alegaes do Ru prosperarem.

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

Toledo Piza Advogados Associados 72 _____________________________________________


Outrossim, esclarece a parte autora que a presente demanda tem por objeto a consolidao do domnio resolvel nas mos do credor fiducirio em decorrncia da mora do devedor, ora requerente. Assim, constatada a mora do devedor, requer a V.Exa. o prosseguimento do feito, com a procedncia total da presente demanda.

DOS PEDIDOS Requer o autor, que sejam desconsideradas as preliminares apresentadas pelo ru por todo o acima exposto. Seja indeferido o pedido de gratuidade do ru, Requer o autor a condenao do ru nas custas e honorrios processuais; Requer ainda que seja indeferido o pedido de conexo tendo no existir causa de prejudicialidade externa; Seja ainda, indeferido o pedido de produo de provas por estas estarem contidas nos autos e a presente demanda se tratar de exclusivamente de matria de direito, A total procedncia da presente ao para consolidar o bem na posse do autor. Nestes termos, Pede deferimento. Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2013.

TAS DAMIANA RAMOS DA SILVA OAB/RJ 165.239

ALMIR DE SOUZA OAB/RJ 171726-E

________________________________________________________________________________ Rua do Carmo, 71 / 08 andar / Centro Rio de Janeiro RJ. TEL (21) 3823-0700 Ramal 227.

You might also like