You are on page 1of 9

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS UNIDADE 3 CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO 8SEMESTRE

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS ELETRNICA II

PROFESSOR MAURCIO MARSARIOLI

ROBINSON ELI MIGUEL RA: 1099433591 RODRIGO AMNCIO RA: 4237820913 NIVALDO BARBOSA RA: 4997014567

FONTE DE ALIMENTAO CHAVEADA


As fontes de alimentao destinam-se a alimentar os circuitos com correntes contnuas. Nos circuitos mais recentes, para alm das fontes de alimentao convencionais, usam-se fontes de alimentao comutadas (Switching Power Supplies, Fontes Chaveadas). Este tipo distingue-se das fontes convencionais pela sua capacidade de fornecer correntes mais elevadas sem transformadores de grande dimenso e pelo controle da corrente que determinado enrolamento no secundrio pode fornecer.

A fonte comutada tem 3 grandes estgios. Primrio Secundrio Circuito de controle

Primrio:
O primrio na verdade uma fonte convencional com retificao e filtragem completo com uma seco retificao bsica e o filtro (D1/C3), que fornece tenso DC (contnua) para o circuito de comutao (T2/Q1). A Tenso CC simplesmente aplicada a um terminal do enrolamento primrio do transformador T2, com o outro terminal do transformador ligado ao coletor do transstor de potncia Q1. Este transstor funciona como elemento de comutao dos pulsos DC para criar "corrente contnua pulsante", que se ir comportar como AC no enrolamento secundrio, devido mudana do campo magntico. Com esta ao no sentido normal no ir funcionar no transformador -esta ao de comutao (chaveamento) basicamente converte o pulsar em DC DC, provocando mudana dos campos magnticos que, por sua vez induz uma tenso no secundrio do T2. A frequncia que o transstor de comutao funciona fornecida pelo (Oscilador / Pulser) um aspecto extremamente importante para as tenses induzidas no secundrio. Pense nisso deste modo - um pulso no primrio = 2 tenses induzidas no secundrio. Uma tenso induzida no secundrio com o aumento do pulso, no primrio (quando aumenta o campo magntico), e um pulso induzido no secundrio quando o pulso se desliga (quando o campo magntico colapsa).

Um pulso por segundo no iria gerar muita tenso no secundrio, igualmente evidente o fato de que quanto maior a frequncia de oscilao, uma maior frequncia ser induzida no secundrio. A frequncia dos pulsos para os o transstor de comutao (chaveamento) influenciar a maior ou menor tenso de sada disponvel no secundrio.

Secundrio:
No secundrio de uma fonte de alimentao comutada (chaveada) existem retificadores e filtros (D2/C4) na Seco Secundria faz-se a converso normal AC para DC pulsos em pulsos, e filtra-se para criar corrente contnua bem filtrada. Se no existir nenhuma carga na sada DC, a tenso DC ir subir ao pico mximo. Com uma carga sobre o CC de sada, a tenso de Sada vai cair. Efetivamente, a oscilao no primrio tem um efeito diretamente proporcional no secundrio, isto , quanto mais elevada for a frequncia de oscilao maior o valor de tenso.. Existe a necessidade ter uma compensao entre a carga necessrio e que exista um mtodo de coordenao entre a carga alimentada e a frequncia do oscilador. Uma carga de baixo consumo necessita de menos frequncia de pulsos, e cargas mais pesadas sobre a sada necessitam de uma maior frequncia de pulsos.

Circuito de Controle :
Um mtodo utilizado o de comparar a de sada DC com a frequncia dos pulsos que chega ao transstor de potncia, que est no primrio: Quando a sada de tenso DC baixa, a frequncia de oscilao tem de aumentar. Quando a sada de tenso DC elevada, a frequncia de oscilao necessita de baixar. Isto pode ser conseguido atravs de um Diodo Zener (Z1), em conjugao com um acoplador ptico (U1). O acoplador ptico proporciona um isolamento importante entre o circuito de sada e o circuito de Entrada. Assumindo que a acoplador ptico na verdade um LED, e projeta a luz para um Foto-Transstor, um aumento de tenso acima do limite estabelecido do diodo zener far com que o LED inicie a conduo. Ao passar a conduzir o Foto-Transstor afeta a frequncia dos pulsos criada no circuito primrio (atravs do Oscilador / Pulser) e diminuir a sua atividade. Se a carga no Circuito de sada provocar a queda de tenso de sada, ento a tenso do Dodo zener cai diminuindo a conduo do LED, ou totalmente inoperativo. Neste exemplo, quando o LED acende menos, ento o Foto-Transstor tambm ir conduzir menos, o que permitir que a frequncia dos pulsos entregue ao transstor de comutao aumente, e, assim, fazer com que o CC tenso de sada de ser possa ser aumentada. Existem vrios mtodos de fontes comutadas (chaveadas), todas elas tm esta a base, um oscilador no primrio oscila, essa oscilao cria pulsos que atravs de um transformador permitem que dodos retificadores e outros dispositivos reguladores alimentem o circuito a que se destinam. Existem diversos mtodos de controlo e proteo que podem ser verificados, por exemplo, em Fontes Comutadas para TV

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Os amplificadores operacionais so dispositivos extremamente versteis com uma imensa gama de aplicaes em toda a eletrnica. Os amplificadores operacionais so amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentao para controle de suas caractersticas. Eles so hoje encarados comum componente, um bloco fundamental na construo de circuitos analgicos. Internamente, so constitudos de amplificadores transistorizados em conexo srie. Os amplificadores operacionais so usados em amplificao, controle, gerao de formas de onda senoidais ou no em frequncias desde C.C. ate vrios Mega-hertz. Com emprego na realizao das funes clssicas matemticas como adio, subtrao, multiplicao, diviso, integrao e diferenciao, os amplificadores operacionais so os elementos bsicos dos computadores analgicos. So teis ainda em inmeras aplicaes em instrumentao, sistemas de controle, sistemas de regulao de tenso e corrente, processamento de sinais, etc.

AMPLIFICADOR OPERACIONAL IDEAL


As propriedades de um circuito amplificador operacional ideal so: a) ganho de tenso diferencial infinito; b) ganho de tenso de modo comum igual a zero; c) tenso de sada nula para tenso de entrada igual a zero; d) impedncia de entrada infinita; e) impedncia de sada igual a zero; f) faixa de passagem infinita; g) deslocamento de fase igual a zero; h) deriva nula da tenso de sada para variaes de temperatura; Na prtica, as limitaes dos amplificadores operacionais so muitas ocorrendo, entretanto, um contnuo aperfeioamento das caractersticas dos mesmos pelos seus fabricantes.

AMPLIFICADOR OPERACIONAL REAL


Algumas consideraes: Ganho de tenso Normalmente chamado de ganho de malha aberta, medido em C.C.(ou em frequncias muito baixas), definido como a relao da variao da tenso de sada para uma dada variao da tenso de entrada. Este parmetro, notado como A ou Avo, tem seus valores reais que vo desde alguns poucos milhares at cerca de cem milhes em amplificadores operacionais sofisticados. Normalmente, Av0 o ganho de tenso diferencial em C.C.. O ganho de modo comum , em condies normais, extremamente pequenas. Tenso de "offset" A sada de um amplificador operacional ideal nula quando suas entradas esto em curto circuito. Nos amplificadores reais, devido principalmente a um casamento imperfeito dos dispositivos de entrada, normalmente diferencial, a sada do amplificador operacional pode ser diferente de zero quando ambas as entradas esto no potencial zero.

Significa dizer que h uma tenso C.C. equivalente, na entrada, chamada de tenso de "offset". O valor da tenso de "offset" nos amplificadores comerciais esto situado na faixa de 1 a 100 mV. Os componentes comerciais so normalmente dotados de entradas para ajuste da tenso de "offset". Corrente de "offset" O amplificador operacional ideal apresenta impedncia de entrada infinita. Os amplificadores operacionais reais, entretanto, apresentam correntes C.C. de polarizao em suas entradas. Essas correntes so, geralmente devidas s correntes de base dos transistores bipolares de entrada do amplificador operacional ou ainda correntes de fuga da porta do transistor de efeito de campo em amplificadores dotados de FETs entrada. Como, na prtica, os dispositivos simtricos de entrada no so absolutamente iguais, as duas correntes de entrada so sempre ligeiramente diferentes. A diferena dessas correntes chamada de corrente de "offset" de entrada.

Faixas de passagem
Existem vrias maneiras de definir a faixa de passagem de um dispositivo. No caso dos amplificadores operacionais usual referir-se a "Unit-Gain Crossover Frequency - A frequncia em que o ganho de tenso passa pelo ganho unitrio e que chamaremos fu. Nos amplificadores reais, esta freqncia pode estar na faixa de 1 kHz at 100 MHz. Amplificadores operacionais monolticos apresentam fu na faixa dos 0,5 a 5 MHz. Medidas do tempo de subida (ts) para pequenos sinais com o amplificador operacional. Muito importante nos amplificadores operacionais a faixa de passagem a plena potncia. Essa faixa de passagem, muito menor que fu definida como a mxima freqncia em que uma onda senoidal de sinal grande pode ser obtida sada sem distoro aprecivel. Geralmente a faixa de passagem plena potncia especificada a uma dada sada, tipicamente 10V. Slew Rate - Este parmetro est ligado faixa de passagem plena potncia. Quando num operacional injetado um sinal senoidal de alta frequncia, de amplitude superior a certo valor prefixado, observa-se a sua sada uma onda triangular. A inclinao desta forma de onda triangular o "slew rate. Esta limitao tem origem nas caractersticas de construo do dispositivo e est diretamente ligado a um elemento, o chamado capacitor de compensao de fase e mxima taxa com que este pode ser carregado. Este capacitor, que nos amplificadores operacionais monolticos apresenta tipicamente 30 pF, conta com fontes de corrente de cerca de 30mA disponveis para carreg-lo. Assim, dependendo da amplitude do sinal desejado na sada, o amplificador operacional "no consegue acompanhar o sinal de entrada". Como a corrente num capacitor dada pela capacitncia vezes a taxa de variao da tenso (frmula abaixo), ocorre limitao chamada "slew rate": Em amplificadores operacionais monolticos, de uso geral, Sr vale alguns Volts por microssegundos.

Em amplificadores operacionais construdos pela tcnica de C.Is hbridos, este valor pode ser muito grande, por exemplo, Sr = 2000 V/ms. Tendo comentado os parmetros acima, convm lembrar tambm que a impedncia de entrada nos amplificadores operacionais no infinita sendo da ordem de 108W em operacionais monolticos, da ordem de 1012W em operacionais com entradas dotadas de FET. a) Como se diferenciam os circuitos lineares dos no lineares? Nos circuitos no lineares a forma do sinal de sada diferente do de entrada podem saturar ou ter a malha de realimentao aberta durante parte do seu ciclo de operao. Nos circuitos lineares a forma de onda na sada e proporcional a entrada. b) Quais as principais diferenas entre circuitos com realimentao e circuitos de malha aberta? Os circuitos com realimentao aumenta a impedncia de entrada torna o ganho estve melhora a resposta da frequncia reduz a impedncia de sada e reduz o rudo. Os circuitos com malha aberta em geral so imprecisos,sensveis ao rudos. c) Classifique as configuraes a seguir em malha aberta, realimentao positiva ou realimentao negativa: Circuito comparador malha aberta Amplificador inversor realimentao negativa Circuito oscilador biestvel realimentao positiva

FILTROS ATIVOS
Filtros so circuitos lineares projetados para deixar passar determinadas frequncias e atenuar outras. So baseados em elementos reativos (C e L). Podem ser passivos (apenas capacitores e indutores) ou ativos (amplificadores realimentados). Quanto Resposta em frequncia classificam-se: Filtro PassaBaixas (PB) S permite a passagem de frequncia abaixo de uma frequncia determinada fc, enquanto que as frequncias superiores so atenuadas. Filtro PassaAltas (PA) S permite a passagem de frequncia acima de uma frequncia fc. Filtro PassaFaixa (PF) S permite a passagem das frequncias situadas numa faixa delimitada por uma frequncia de corte inferior e outra superior. Filtro RejeitaFaixa (RF) S permite a passagem das frequncias situadas abaixo de uma frequncia de corte inferior ou de uma frequncia de corte superior.

Caractersticas dos Filtros


Faixa de Passagem: faixa de frequncia na qual o sinal sofre mnima atenuao. Faixa de Rejeio: faixa de frequncia na qual os sinais sofrem grandes atenuaes. Faixa de Transio: Faixa de frequncia na qual os sinais apresentam atenuao varivel.

Especificao dos Filtros


A transmisso de um filtro definida por 4 parmetros: 1- borda na faixa de passagem: fp 2- borda na faixa de bloqueio: fs 3- mxima variao do ganho permitida na faixa de passagem: Amax 4- atenuao mnima necessria para a faixa de bloqueio: Amin A partir desses parmetros montado o gabarito do filtro, dentro do qual deve estar contida sua resposta em frequncia.

Vantagens dos filtros ativos


Eliminao de indutores, os quais em baixas frequncias so volumosos, pesados e caros. Facilidade de projeto de filtros complexos atravs da associao em cascata de estgios simples. Possibilidade de se obter grande amplificao do sinal de entrada (ganho), principalmente quando este for um sinal de nvel muito baixo. Grande flexibilidade de projetos.

Classificao (funoresposta)
Os tipos mais comuns de aproximao so os seguintes: Filtro de Butterworth A resposta em frequncia muito plana. No possui ripple, ou ondulaes na banda passante, e se aproxima do zero na banda rejeitada. A ordem de um filtro indica o quanto sua resposta se aproxima de um filtro ideal. O ponto de corte (c), onde o ganho cai 3dB o mesmo independente da ordem do filtro. A taxa de atenuao (TA) para um filtro de Butterworth: De primeira ordem 20dB/dcada. De segunda ordem 40 dB/dcada. De terceira ordem de 60 dB/dcada. Filtro de Chebyshev Possui melhor definio nas vizinhanas de c de baixa ordem. Apresenta uma transio muito mais ngreme na proximidade da frequncia de corte e uma maior ondulao (ripple). A Taxa de atenuao normalmente superior a 20 dB/dcada. Ripples do filtro de Chebyshev O nmero do plos do ripple presentes na faixa de passagem igual ordem do filtro. Os ripples apresentam valor mximo em =0 quando n mpar. Os ripples apresentam valor mnimo em =0 quando n par. Quanto maior a amplitude do ripple (indesejvel), maior ser a atenuao na faixa de transio (desejvel).

Filtros de Cauer ou elpticos Possui a queda mais acentuada de todos os filtros, porm este apresenta ripple em toda a largura de banda.

Defasagens em filtros
A resposta de amplitude e atenuao de um filtro de Chebyshev para uma determinada ordem melhor que a do filtro de Butterworth da mesma ordem. Por outro lado, a resposta de fase do filtro de Chebyshev menos linear que a do filtro de Butterworth. Em linhas telefnicas para garantir o sincronismo na comunicao, so colocados em srie com a linha circuitos deslocadores de fase, de maneira a corrigir os atrasos dos sinais transmitidos, sem afetar a sua amplitude. a) O que caracteriza os filtros ativos e como podem ser classificados? Os filtros ativos so compostos de amplificadores realimentados e so classificados como: Filtro de Butterworth,Filtro de Chebyshev,Filtros de Cauer ou elpticos. b) Esboce a resposta de um filtro Chebyshev ao lado da resposta de um Butterworth. Filtros Chebyshev possuem uma taxa de atenuao muito maior que os filtros Butteworth, porm possuem ondulaes (ripples) na faixa de passagem.

Curva de resposta filtro Butteworth

Curva de resposta filtro Chebyshev

c) Quais as principais estruturas (arquiteturas) de filtros ativos?

You might also like