You are on page 1of 68

O QUE ELAS PODEM FAZER COM VOC

DROGAS

O QUE ELAS PODEM FAZER COM VOC


Cludio Martins Nogueira

DROGAS

Ficha Tcnica
SENAC Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Adminstrao Regional do Senac em Minas Gerais

Realizao

Presidente do Conselho Regional


Lzaro Luiz Gonzaga Jos Carlos Cirilo da Silva

Diretor Regional

Superintendente Educacional
Giane Rita de Souza Ferreira Walter Lcio da Silva Bastos

Superintendente Operacional Superintendente Administrativa


Marilene C. Siqueira Delgado

Superintendente Financeiro Interino


Alexandre Crivelaro P. Tavares Cludio Martins Nogueira Maria do Carmo Vidal Bastos Alex de Souza Carvalho Ana Cristina de Faria Chaves

Autor

Designer Instrucional Projeto Grfico

Reviso Lingustica Imagens

Banco de Imagem Shutterstock http://www.shutterstock.com Adaptadas por Alex de Souza Carvalho

Orao da Serenidade
Concedei-me, senhor, a serenidade necessria para aceitar as coisas que eu no posso modificar, coragem para modificar aquelas que eu posso e sabedoria para distinguir umas das outras.

Apresentao
que nos impulsiona A curiosidade um sentimento desejo intenso de para algo desconhecido. um entar alguma coisa ver, ouvir, conhecer, experim hecida ou da qual geralmente nova, pouco con curiosidades que nada se conhece. Mas existem nho escuro, triste, podem nos levar a um cami sem volta... doloroso e, muitas vezes, at

a que nos leva A curiosidade oga alquer tipo de dr experimentar qu desse caminho. pode ser o incio

Voc j ouviu falar em uma doena que no escolhe idade, classe social ou raa? Com este material voc vai entender o que a Dependncia Qumica. lcool, cocana, tabaco, crack, maconha, tranquilizantes... O uso dessas e outras drogas causa a dependncia.

O que so drogas? Como so classificadas? Quais os sinais de uso e abuso de drogas? Como elas agem em nosso organismo? Como tratar a dependncia qumica?

Vamos falar sobre essas e outras questes de uma forma simples, de fcil entendimento, com conceitos sadios e fundamentados cientificamente para que um nmero maior de pessoas tenha acesso a informaes e se conscientize de que no vale a pena se envolver com drogas.

Informao e Dilogo so as palavras de ordem

para que no se tome o caminho errado. As drogas esto em todo lugar: nas ruas, nas festas, na escola, na famlia... O desafio de muitos pais hoje no mais evitar o contato do seu filho com as drogas, mas evitar que seu filho se torne um dependente qumico. Para isso, o dilogo entre pais e filhos, professores e alunos, amigos, essencial; uma das melhores defesas contra os conflitos e as frustraes que transformam a curiosidade em dependncia.

No existem drogas leves e outras pesadas. Todas as drogas so ruins.

Este material apenas mais um passo para que possamos nos informar, refletir e nos fortalecer para no entrarmos nessa e para que possamos ajudar aqueles que, infelizmente, esto doentes e precisando de nossa ajuda. Ento, no pare por aqui! Procure outros suportes livros especializados, internet, reportagens, palestras, filmes que tratam sobre esse tema que to amplo, atual e que traz graves e tristes consequncias a todos os envolvidos.

Drogas:

incio, meio e fim


Conceitos

Droga: toda substncia natural ou sinttica,

que quando introduzida no organismo altera suas funes normais. As chamadas Psicotrpicas penetram em nosso Sistema Nervoso Central (SNC), provocando sensaes de prazer.

Ateno! Saberemos mais a respeito do nosso SNC posteriormente.


10

Quando cheirei a primeira carreira de cocana, esqueci tudo que me atormentava e me senti dona do mundo. Fiquei eufrica, forte. Eu podia qualquer coisa. Pelo menos, era o que eu achava... O prazer indescritvel, s que no dura muito. A tristeza, a sensao de vazio, de solido que chegam depois do uso, so mil vezes piores e parecem no ter fim. Os meus problemas voltaram e eu me sentia pior do que antes. Nenhuma outra vez foi igual a primeira. E eu fui querendo doses cada vez maiores para tentar sentir aquela sensao de poder que jamais se repetiu. Em poucos meses de uso, j estava dependente e decadente. S. A. F., 54 anos

Psico: mente/ crebro Tropismo: atrao Psicotrpica: substncia que possui atrao pela mente/ crebro; compromete o funcionamento normal do crebro.

11

da nmeno l pelo fe as ve ci s n n o st b sp re os su processo consumirm mo is o A an rg o a. ci o dependn las do noss a em que as, as clu edid psicotrpic elas. Na m e a aptar-se io precisa d r su u o , tentam ad o d z en ve rr a co d o vai rogas ca o processo s e/ou de d o re d o sa ai u m ca z ve to esmo efei doses cada m o r te b o para mais fortes vez. ra ei m ri p a d

Tolerncia

Hoje, depois de 3 anos, 5 meses e 4 dias, estou limpo. No uso mais drogas. Fico me perguntando como tive coragem de chegar a ponto de me prostituir, roubar, s para conseguir mais uma pedra. Eu jurava que aquela seria a ltima... No tinha mais poder de deciso. A fissura pela pedra que comandava a minha vida. A ltima vez s chegou 5 anos depois de ter experimentado droga pela primeira vez. R. S. D., 19 anos

Segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade) a Dependncia Qumica doena progressiva, crnica, incurvel, mas passvel de tratamento e controle.

Dependncia
situao em que o organismo e a mente j se acostumaram tanto com a droga que a pessoa funciona melhor sobre seu efeito. Ela tem fome da droga. Se ocorrer uma queda no nvel dessas substncias dentro do seu corpo, ela 12 vai sofrer a chamada crise de abstinncia.

Abstinncia
conjunto de reaes fsicas e emocionais decorrentes da falta da droga no organismo. Varia de acordo com a droga usada, grau de dependncia e estado de sade do usurio. Dores de cabea, vmitos, mal-estar generalizado, ressacas, dores musculares, insnia, depresso, ansiedade e desejo incontrolvel de usar mais drogas (fissura).

Codependentes
famlia, amigos, pessoas que convivem com o dependente qumico e acabam se tornando refns dele. O tempo inteiro essas pessoas tentam amenizar o sofrimento do dependente sem muito sucesso. Poderamos dizer que o codependente dependente do dependente. Da mesma maneira que o dependente vive em funo da droga, o codependente vive em funo do dependente. A codependncia a doena resultante da prtica e da exposio prolongada do indivduo a regras opressivas que o impeam de expressar abertamente os seus problemas pessoais e interpessoais.

13

Tipos de Usurios

Eu no tinha noo do quanto j estava dependente do lcool. Para mim, conseguiria parar de beber quando eu quisesse. Foi a mesma coisa com o cigarro. Passei (perdi) 40 anos da minha vida sob seus efeitos, perdendo famlia, amigos, trabalho e minha dignidade. Hoje, s por hoje, estou sbrio e no fumo mais. B. S. D., 68 anos

SOCIAL: so pessoas que utilizam socialmente as drogas


legais durante toda a vida sem terem problemas com elas. Temos que colocar o social entre aspas, pois no existe uso social de drogas ilegais, elas so PROIBIDAS.

DEPENDENTE SOCIAL: aquele que no nasceu com a tendncia de desenvolver a doena, porm, de tanto conviver em ambientes facilitadores, ao longo dos anos, vai desenvolvendo a Dependncia Qumica. So os casos daqueles que ao passarem por uma experincia traumtica, param de usar sem nenhum tipo de tratamento. USURIO PREDISPOSTO: nasceu com a doena. Ningum sabe ao certo o motivo. Seu organismo funciona muito bem com a droga. Mesmo tendo perdas significativas no decorrer da vida, no consegue parar, principalmente sozinho. Vai precisar de tratamento.

Meu filho j no parava mais em casa. Deixou a escola. Ficou agressivo, e ao mesmo tempo melanclico. F. M. C., 45

Os primeiros sinais gerais de uso E abuso de drogas:


mudanas bruscas de comportamento sem uma explicao aparente; falta de motivao para o trabalho e estudo; isolamento da famlia, criando um mundo parte; irritao e agressividade; mudana no grupo de colegas (colegas de aparncia estranha e linguajar pobre e cheio de grias); troca o dia pela noite; queda no rendimento escolar com problemas de disciplina;

telefonemas estranhos. Quando voc atende, desligam, quando ele atende, conversam muito e logo em seguida ele sai; descuido com a aparncia e higiene (estgio mais avanado); uso de som e TV em volume muito alto;

pichaes sobre drogas em roupas e cadernos.


15

O corpo humano possui sistemas que comandam todas as suas funes. O Sistema Nervoso Central (SNC) o Painel de controle do nosso corpo. Capacita-nos a pensar, raciocinar e agir. Recebe e transmite sinais qumicos para todo o corpo.

O Sistema Nervoso Autnomo (SNA) controla involuntariamente vrias funes do corpo, tais como: a circulao, a digesto e a reproduo. Sistema Nervoso Perifrico (SNP) o responsvel por transmitir mensagens entre o SNC e o meio que nos cerca. Ele transmite instrues aos msculos e a outros rgos para reagir ao ambiente.

Quando o SNP recebe um sinal externo, ele emite um sinal atravs das clulas nervosas ou neurnios at atingir o crebro, que recebe a mensagem, faz a consulta a milhes de clulas nervosas e emite um comando de reao.
16

O Sistema Nervoso

Meu corao parecia que ia explodir. Minha boca ficou dormente. Meus olhos estatelados. Uma agitao descontrolada que eu jamais havia experimentado. Depois do efeito, senti um vazio enorme, uma tristeza, um incmodo fsico e emocional..., D. S. M., 18 anos

Os neurnios so compostos de:


Dentritos: recebem sinais de outras clulas nervosas (Receptor); Corpo da clula: alimenta o organismo e o mantm vivo; Axnio: transporta a mensagem dos Dentritos ao corpo da clula (Transmissor); Sinapses: espao vazio entre os neurnios.

Os elementos bioqumicos que transmitem mensagens atravs das Sinapses so os chamados Neurotransmissores (NT). Os mais conhecidos so:
a) Dopamina NT responsvel por acionar a sensao do medo (paranoia); b) Adrenalina NT que acelera o ritmo cardaco, preparando o corpo para a luta, para a agressividade e para a proteo; c) Acetilcolina NT que provoca tremores musculares, lapsos de memria (alucinaes); d) Serotonina NT que ajuda a dormir e a estabilizar o nimo; e) Endorfina NT que ajuda o corpo a enfrentar situaes graves de dor; f) Meta-encefalina NT que modera o estresse e provoca uma sensao de bem-estar.

17

Classificao das Drogas


A herona age como um poderoso depressivo do SNC. Logo aps injetar a droga, o usurio fica em um estado sonolento, fora da realidade, conhecido como cabeceio ou cabecear. As pupilas ficam muito contradas e as primeiras sensaes so de euforia e conforto. Em seguida, o usurio entra em depresso profunda, o que o leva a buscar novas e maiores doses para conseguir repetir o efeito. As anfetaminas agem de maneira ampla, afetando vrios comportamentos do ser humano. A pessoa sob sua ao tem insnia, falta de apetite, sente-se cheia de energia e fala mais rpido. Assim, o motorista que toma o rebite para no dormir, o estudante que ingere bolinha para varar a noite estudando, um gordinho que as engole regularmente para emagrecer ou ainda uma pessoa que se injeta com uma ampola de Pervitin ou com comprimidos dissolvidos em gua para ficar ligado ou ter um baque, esto na realidade tomando drogas anfetamnicas. A famosa cola de sapateiro, muito usada pelos meninos de rua, produz sensao de euforia e excitao, perturbaes auditivas, visuais e at alucinaes. A aspirao repetida do solvente pode resultar na destruio de neurnios, provocando perda de reflexos, dificuldade de concentrao e deficit de memria.

As drogas so classificadas pelos cientistas de acordo com os seus efeitos mais predominantes no Sistema Nervoso. A seguir, detalhamos a classificao oficial utilizada pela Organizao Mundial de Sade. 18

Depressoras

Depois que a noia passa, voc se v sozinho, sujo, triste, no fundo do poo. Voc chega a pensar que a nica soluo para acabar com aquele pesadelo tirando a prpria vida. Parece que voc est andando por um tnel escuro, sem fim, repleto de sombras, de dor, de alucinaes que te aterrorizam. Se no somos humildes, no assumimos que precisamos de ajuda para conseguir encontrar uma luz, uma mo estendida nesse tnel, impossvel conseguir sair vivo dele. A. C. M., 27 anos

As drogas classificadas como depressoras afetam o nosso SNC, reduzindo seu funcionamento. Provocam sensaes de bem-estar, euforia, sono e torpor.

Princpio Ativo
Reproduzem as aes dos sedativos naturais dos NTs inibidores do corpo (endorfinas e encefalinas), alm de suprimir os NTs estimulantes naturais do nosso corpo como a adrenalina e a dopamina.

19

lcool
Conseguida atravs de fermentao e destilao, essa substncia tem o nome cientfico de etanol ou lcool etlico (C2HSOH). O lcool pode ser extrado das frutas, caules, cereais etc.

Ao ser ingerido, passa pelo esfago, estmago e chega ao intestino delgado. absorvido pelos vasos sanguneos, vai para o fgado, atinge o corao e o crebro. Seu efeito inicia entre 20 a 30min.

20

Consequncias do uso abusivo do lcool:


problemas fsicos, como desnutrio, diabetes, doenas cardiovasculares, inflamao dos nervos perifricos, cirrose heptica, pancreatite, gastrite e tantas outras complicaes mdicas. Alm disso, os problemas sociais, emocionais e financeiros so incalculveis.

Propriedades especficas:
1) O organismo considera o lcool como alimento (caloria) e se adapta a ele, dificultando a ingesto de outras substncias (vitaminas, protenas etc.); 2) Possui temperatura natural acima da temperatura do corpo humano, portanto, tende a cozinhar todas as clulas, sem exceo; 3) A sua molcula possui estrutura de fcil penetrao nas clulas e rgos. Ou seja, no h barreiras para o lcool; 4) Atua diretamente no crebro, queimando muitos neurnios. Os sinais de uso do lcool so evidentes: se estiver incomodando, sinal de abuso. 21

Maconha
Conhecida pelos comerciantes como folhas de chuchu secas, organo, fumo, capim de mato seco e esterco, a maconha derivada de uma planta com o nome cientfico de Cannabis Sativa. Os produtores, aps a colheita e secagem de suas folhas, adicionam mel, whisky, conhaque, amnia (ou at mesmo urina) para curtir o material, que depois ser prensado em forma de tijolos e distribudo nos centros urbanos. Possui 421 produtos qumicos, sendo o Tetrahidrocanabinol (THC) o responsvel pelos efeitos psicoativos da maconha.

so ovoca confu a r p , a d a m Ao ser fu laxamento, pregui mental, re ao para a vida. s, e desmotiv e provocar bronquite idade e pod Fisicament ema pulmonar, esteril o no asma, enfis no homem e altera temporria enstrual da mulher. ciclo m

22

; o e mato de incens e rt pel, a fo p o de * Cheir igarros c e ; d s a a ir e * Presen e folhas secas, pit os lh d o o, buchas s de colri ro id v a e d d a ilata s, * Presen ados e pupilas d ros; avermelh te de culos escu n e u guia; uso freq ncia e pre l o n o s , ; sso do apetite * Depre agerado x e to ; s n a e d * Aum s queima dos dedo s ta . n a o s P * s em ca nos furto * Peque

Sinais de uso

23

Tranquilizantes ou Ansiolticos
Os tranquilizantes, em sua maioria, so formados pelos benzodiazepnicos (Diazepam Valium e Dienpax; Lorazepam-Lorax). So drogas utilizadas para ajudar nos casos de estresse, ansiedade e desequilbrios emocionais provocados por excesso de trabalho, tenses familiares ou por alguma experincia traumtica (perda de familiares, acidentes etc.). Esses comprimidos so receitados tambm para dependentes de drogas com o objetivo de diminuir sua ansiedade e nervosismo, bem como amenizar a crise de abstinncia causada pela falta da droga.

Infelizmente, muito comum a famlia no ter controle dessa medicao e o indivduo fazer uso dela juntamente com outras drogas, especialmente com o lcool. Isso pode provocar convulses, delrios, parada cardaca e respiratria, coma e at mesmo a morte. fundamental que a famlia no deixe esses remdios ao alcance do dependente e tenha certeza de que ele est se abstendo de outras drogas.
24

Sonferos ou Hipnticos
So drogas cujo efeito principal induzir a hipnose, ou seja, ao sono fisiolgico praticamente normal. So divididos em dois grupos:

No Barbitricos: o mais conhecido a

Metaqualona (Mandrix e Mequalom). Possui grande capacidade de produzir dependncia. Em doses elevadas, produz euforia, desligamento, embriaguez, anestesia e um estado de depresso generalizado.

Barbitricos: a base do cido barbitrico

possui dois grupos distintos os de ao longa (mais ou menos oito horas) e os de ao curta (mais ou menos quatro horas) em dose teraputica. Os barbitricos de ao longa, como o Fenobarbital (Luminal, Gardenal), raramente provocam dependncia. So muito usados no tratamento da epilepsia. Os barbitricos de ao curta, como o Nembutal e o Seconal, podem provocar dependncia levando o usurio a overdose, coma e morte. 25

(pio, Morfina, Herona, Codena)


Substncias derivadas da planta papoula. Possuem a caracterstica de inibir os sinais nos NTs responsveis pela sensao de dor (substncia P) para que ela no chegue ao crebro. Os opiceos ativam a liberao de endorfina (NT responsvel pela sensao de prazer).

Narcticos

o corao, a Os opiceos afetam reprodutor, a respirao, o sistema pensamento, o , digesto, a evacuao (causando se tos de os centros pregas vocais, nuseas), os olhos, as imunolgico a os msculos, o sistem . po cor do s e todas as parte

Existem pessoas que no possuem endorfinas suficientes para bloquear a dor. Portanto, apresentam uma tendncia dependncia dessas drogas.

O uso contnuo dos opiceos desequilibra a produo natural de endorfina, gerando o processo de dependncia fsica.

27

Drogas Estimulantes
As drogas classificadas como estimulantes afetam o nosso SNC, acelerando seu funcionamento, provocando a perda de apetite e de sono. Cria uma iluso de autossuficincia.

Princpio Ativo
Em condies normais, o corpo humano libera substncias qumicas, que so estimulantes naturais do corpo, ou depressoras, conforme a sua necessidade. A ingesto de drogas estimulantes fora a liberao dos estimulantes naturais, produzindo um desequilbrio. O corpo fica impregnado de substncias estimulantes que precisam ser absorvidas de alguma forma. Ento, o usurio apresenta as seguintes reaes: excesso de atividade muscular, trabalho rduo, competio feroz, agitao, agressividade, irritao e insnia. Aps o uso, o corpo parece que tomou uma surra. A ressaca fsica e moral trazem o arrependimento. Sente baixa autoestima e depresso. Em seguida, vm a crise de abstinncia da droga e o desejo compulsivo por mais uma dose. Outros problemas fsicos, como elevaes e quedas de presso, desorganizao dos msculos cardacos, enfraquecimento dos vasos capilares, dores no peito (angina), derrames e, at mesmo, a morte por overdose, podem ser consequncias do uso frequente dessas substncias. 28

Ao ingerir drogas estimulantes por longo perodo consecutivo, o organismo no mais conseguir produzir as substncias naturais, provocando pane no SNC, contrao dos vasos sanguneos, causando derrames e ruptura dos vasos. Essas drogas aumentaro a produo dos NT's adrenalina, dopamina e acetilcolina, provocando sensaes de taquicardia, paranoia e confuses mentais. Ao mesmo tempo, os NTs serotonina, que acalma e provoca sono, ficam inibidos e, como consequncia, surgem a insnia e uma agitao acentuada no indivduo. No centro de prazer parte do crebro responsvel pela transmisso do sentimento de prazer (satisfao) , essas drogas criam uma iluso de satisfao dos desejos, enganando o corpo. O indivduo no saciou a fome ou o desejo sexual, porm tem a sensao contrria. As alteraes orgnicas apresentadas produzem no indivduo um enfraquecimento do seu organismo. Por meio do uso constante dessas drogas, essa debilidade vai se acentuando e o indivduo ficando cada vez mais exposto a vrias doenas infecciosas.

sintomas efeitos e s o a o s que larecemo Com rela aqui, esc s zada. o li d ti u ta n aprese a droga e rm fo n cafena variam co , os usurios de uadro lo p m m tam u q es Por exe o apresen r o n p ro co p a b e ta rm, em o p smo. , e o m ic to crt ativo o io p c n ri p o menores, 29

Atualmente existem cinco tipos de drogas feitas a partir da pasta base da cocana, inclusive a prpria cocana, em que preciso um laboratrio para fazer o refino da pasta base. As demais drogas (o crack, a merla, o oxi e o paco) so feitas diretamente da pasta base ou mesmo da cocana j refinada. Para tanto, so acrescidas outras substncias para a sua composio como, por exemplo, querosene, bicarbonato, soluo de bateria, soda custica etc.

1 Cocana
A cocana derivada da planta Erythroxylum coca. A folha de coca colhida e submersa em tanque com produtos como querosene, gasolina e cido sulfrico. Aps alguns dias, essa pasta base levada ao laboratrio, misturada ao cido clordrico e gera o chamado cloridrato de cocana em p. Os comerciantes dessa droga vo batizla com acar refinado, bicarbonato, p de giz, de mrmore, p de vidro etc. A forma mais comum de uso da cocana pela aspirao do p, mas alguns usurios chegam a injet-la diretamente na corrente sangunea. Isso pode levar a uma overdose, tendo como consequncia uma parada cardaca irreversvel.

30

* Irrita o, insnia, perda de ap * Agress etite, emag ividade e p recimento; ar anoia; * Presen a de colher es, canetas isqueiros, se sem carga, ringas; giletes, * Agulha: mangueira d e b o vazio ou al guma super rracha (garrote), prato fcie plana, enrolados notas ou p em forma apis de canudo branco; s, saquinho s de p * Ausnci a de cheiro s especfico * Sangra s; mentos freq uentes no * Grandes nariz roubos em casa e na ru * Envolv a; imento com traficantes polcia; e problemas com a * Uso freq uente de ca misas com mesmo no mangas co calor. mpridas

Sinais de uso

31

2 Crack
Droga derivada da pasta base da cocana, acrescida de misturas como: bicarbonato, amnia e at soda custica. Esse material fritado at virar uma pedra que, ao ser fumada, vai emitir um barulho parecido com crack, crack. O crack, portanto, o lixo da cocana transformado na substncia fumada pelo usurio. Seu efeito mais intenso e mais rpido do que o da cocana. Isso ocorre porque o rgo que vai absorv-lo ser o pulmo, bem maior do que as mucosas nasais que absorvem a cocana cheirada. Existe tambm o crack caseiro extrado da prpria cocana, sendo mais fraco do que o industrial.

Sinais de uso
* Presena de maricas (cachimbo de madeira, de potes de iogurtes, de gua mineral, joelhos de PVC, torneiras de metal, garrafas de plstico, latas de cervejas etc.); * Presena de cinzas de cigarro e papel laminado; * Cheiro parecido com o cigarro de nicotina; * Atitude comportamental semelhante da cocana, porm mais intensa; * Pontas dos dedos queimadas (indicador e polegar).

32

3 Merla
Assim como o crack, a merla derivada da pasta base da cocana. O que diferencia sua apresentao. A merla possui a caracterstica de ser mais pastosa em decorrncia da grande quantidade de soluo de bateria. Sendo assim, o seu consumo mais comum ser misturado no cigarro de nicotina ou na maconha. Teve origem nas cidades-satlites de Braslia. Na sua composio, alm da pasta base e da soluo de bateria, tem querosene e cido sulfrico. Seu efeito similar ao das outras drogas, com os mesmos riscos de convulses, alucinaes, paranoias, pnicos... Como consequncia, pode acontecer, alm de tudo o que j foi descrito nas drogas similares, surtos psicticos, enfraquecimento e perda prematura dos dentes, paradas cardacas e respiratrias e, possivelmente, a morte em pouco tempo.

ando o in m o d t s e a g o A dr

mundo.
33

livre-se dela!!!

4 Oxi
Droga derivada tambm da pasta base da cocana. O processo de fabricao se assemelha ao do crack, porm os componentes misturados pasta base so cal virgem e querosene ou gasolina, que proporcionam efeitos mais intensos e mais rpidos do que o crack. A primeira apreenso dessa droga aconteceu a cerca de oito anos no Acre. Infelizmente, de uma hora para outra, o oxi apareceu em vrias capitais do pas e em algumas cidades do interior de vrios estados. O oxi possui uma cor mais escura do que o crack. Sua fumaa preta, parecida com a fumaa de pneus de veculos. Os produtos misturados pasta base oxidam a cocana. Ao ser fumado, provoca taquicardia intensa, alm de em curto prazo oxidar as vias respiratrias e outros rgos vitais nossa vida.

5 Paco
Esta a mais nova verso das drogas derivadas da pasta base da cocana. Mesmo processo do crack e do oxi. A mistura composta de cal virgem, querosene e soluo de bateria de veculo. O efeito parecido com o do oxi, porm os danos so rpidos e muitas vezes irreversveis. As primeiras apreenses dessa pedra ocorreram no sul do Brasil. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, o paco j um problema grave de sade pblica e de segurana. Por enquanto, no se tem notcia dessa droga no restante do Brasil.

Sanitria al de Vigilncia A Agncia Nacion a ilcita declarar como drog (Anvisa) acaba de fedrona, a substncia: a me (proibida) mais um ido sinttico conhec um estimulante miau-miau. popularmente como

Ateno!

Cafena
um estimulante suave. Em pequenas doses, nos deixa mais alerta, dissipa a sonolncia e a fadiga. Pode acelerar o ritmo cardaco e a presso arterial, alm de irritar o estmago. Em excesso, a cafena pode provocar nervosismo, confuso mental, irritabilidade, insnia, palpitaes no peito, ansiedade, problemas de presso e doenas coronrias.

Anfetaminas
So os moderadores de apetite. Descobertas no final do sculo XIX, passaram a ser usadas pela medicina em 1930 nos tratamentos de queda de presso, depresso etc. A partir dos anos 50, os laboratrios desenvolveram as anfetaminas para emagrecer: os moderadores de apetite. Ocorreu, ento, a grande exploso de comercializao dessa droga em todo o mundo. Nos anos 70, comearam as primeiras restries de comrcio das anfetaminas em razo do grande nmero de dependentes. Porm, o mercado clandestino se desenvolveu e hoje ela muito usada, especialmente por caminhoneiros devido sua caracterstica de eliminar o sono. 36

Cigarro
uma planta da famlia das Solanceas. Possui o nome cientfico da Nicotina Tabacum em homenagem a Jean Nicot, embaixador francs em Portugal no ano de 1580. Nicot acreditava que o tabaco tinha poderes medicinais e incentivava seu cultivo e uso. A fumaa do cigarro tem aproximadamente 4.750 substncias qumicas nocivas ao organismo, sendo 400 consideradas txicas, ou seja, venenos, e 80 cancergenas. As principais so:
a) Alcatro: a soma das partculas de materiais orgnicos submetidos combusto. Portanto, somente o cigarro aceso libera o alcatro. O rap e o fumo de mascar, ao serem utilizados, no liberam essa substncia. O alcatro o responsvel por vrios cnceres e doenas respiratrias provocadas pelo cigarro. b) Monxido de Carbono: gs provocado pela combusto da matria. Ele restringe o funcionamento da hemoglobina, reduzindo a absoro de oxignio pelo organismo do fumante. Esse fenmeno provoca insuficincia no sistema cardaco e respiratrio. c) Nicotina: a droga encontrada na folha de tabaco. Ela atua no SNC como estimulante, provocando uma dependncia rpida e intensa. A principal consequncia da nicotina a vasoconstrio (estreitamento das veias), que agravar os problemas cardacos e circulatrios, como tromboangetes e gangrenas, com possveis amputaes de membros.

Alucingenas
As drogas caracterizadas de alucingenas afetam o SNC alterando seu funcionamento, provocando perda de noes de tempo e espao, vises de insetos, bichos etc. Cria confuses mentais e quadro psictico.

Princpio Ativo
Alteram a produo dos NTs acetilcolina, responsveis pelas sensaes de tremores musculares e pela memria. Alm de alterar, criam os seus prprios sinais, fazendo com que o indivduo comece a perceber coisas que na verdade no existem (alucinao). Essa reao de desligar-se do mundo cria a iluso de que os problemas foram solucionados, fazendo com que a dependncia psicolgica seja instalada. Em alguns casos, o indivduo no consegue mais voltar das viagens, sendo necessrio tratar o problema mental em clnicas psiquitricas. Fisicamente as drogas alucingenas no provocam grandes problemas em curto prazo. Os reflexos no fsico sero sentidos em longo prazo.

38

LSD
(DietilamiDa do cido Lisrgico)
Extrado do esporo-de-centeio, o cido lisrgico foi descoberto no final do sculo passado pelo cientista suo Albert Hofmann. Ao manuse-lo, Hofmann ingeriu acidentalmente uma pequena quantidade, que provocou alucinaes e um quadro semelhante esquizofrenia. O cientista procurava algum produto para diminuir o sangramento nas parturientes e acabou descobrindo um dos maiores alucingenos do mundo. LSD: substncia solvel em gua, incolor, inodora, sendo facilmente adicionada a bebidas alcolicas e refrigerantes sem alterar sabor, cor ou cheiro. Ela tambm pode se apresentar impregnada em papel absorvente, parecido com selos, com vrios tipos de desenhos.

Voc tem a sensao de que tudo ao redor est sendo distorcido. As formas, cheiros, cores e situaes se alteram, criando iluses e delrios: paredes que escorrem, cores que podem ser ouvidas, mania de grandeza ou perseguio...
39

Cogumelos
Cogumelos so plantas alucingenas que foram utilizadas, a princpio, nas cerimnias religiosas dos ndios da Amrica Latina. No Brasil, esse uso se estendeu para as cidades, onde especialmente os jovens comearam a mastigar ou fazer ch com os cogumelos dos stios e fazendas prximas cidade. Diferentemente dos ndios primitivos, ao fazer uso dos cogumelos, esses jovens procuram apenas a viagem alucinante, que produz um efeito muito mais intenso do que a maconha, porm mais fraco do que o efeito do LSD.

O grande risco que os jovens correm, alm da alucinao, a ingesto de cogumelos venenosos, que no possuem nenhuma diferena visual dos cogumelos alucingenos, podendo causar intoxicao e at mesmo a morte do usurio.

Lrios
Assim como os cogumelos, essa planta nasce naturalmente nos campos. Recentemente os jovens descobriram que ao tomar um ch com a sua flor (lrio), teriam sensaes alucingenas semelhantes s dos cogumelos. No h registros do uso dessa planta pelos ndios. Acredita-se que foi uma descoberta de algum jovem curioso. No se sabe muito sobre as consequncias do uso dessa droga. Provavelmente, no devem ser muito diferentes dos outros alucingenos.

41

Inalantes
A princpio, os inalantes provocam uma sensao de torpor, leveza, excitao, euforia e agressividade. medida que a dose consumida aumenta, surgem outros sintomas como: confuso mental, viso embaralhada, perda da coordenao motora, sonolncia, perda da conscincia, alucinaes e at mesmo convulso.

Princpio Ativo
Suas frmulas possuem substncias qumicas volteis (que evaporam em temperatura ambiente). A mais conhecida e perigosa o Tolueno. Ao serem inalados pela boca ou pelo nariz, os gases vo direto para os pulmes, deixando ali uma parte dos seus resduos, que passam para a corrente sangunea. Sem nenhuma alterao nas suas estruturas qumicas, esses resduos atingem o corao e depois o crebro, provocando depresso do Sistema Nervoso com alucinaes, euforia e sonolncia. A eliminao dessas substncias ocorre atravs da respirao, do fgado e da urina.

42

O uso crnico dessas drogas leva a uma perda irreversvel da memria e confuso mental provocada pelas leses nos centros nervosos. Problemas de coordenao motora e fraqueza muscular, com at mesmo paralisia nas pernas, no so raros nos usurios devido s leses que atingem os nervos motores. Os riscos de uma overdose acidental so enormes, porque o usurio no tem condies de controlar a quantidade de gases dessas substncias, que variam de acordo com as suas misturas, com a umidade da cola ou do ar, com o tempo de uso etc. Alm disso, a tcnica usada atravs de inalao via sacos plsticos muito arriscada, muitas vezes, o usurio chega a desmaiar sobre eles, podendo morrer asfixiado ou ter uma leso cerebral irreversvel. A sensao de onipotncia que essas drogas podem provocar leva o usurio a passar por situaes perigosas sem perceber, podendo acontecer acidentes fatais. Alguns usurios relatam tambm um estado de depresso profunda e uma sensao de impotncia diante da vida, gerando um estado suicida.

43

TNER
Produto utilizado pela indstria e construo civil, especialmente em pinturas de mveis e equipamentos. um excelente solvente orgnico capaz de retirar manchas de tintas, fazer tratamentos anticorrosivos etc.

Cola de sapateiro
Utilizado principalmente pela indstria moveleira, possui grande capacidade de colar madeiras, couros, carpetes etc.

Benzina
Assim como o Tner, possui uso industrial e comercial semelhante.

Cheirinho de Lol
o lana-perfume caseiro, feito muitas vezes pelos prprios usurios. Mistura-se ter, clorofrmio, benzina, lcool e alguma essncia natural. Os usurios no possuem nenhum tipo de controle de higiene e utilizam produtos comerciais cheios de misturas, como o chumbo, por exemplo.

Lana-perfume

(ter e clorofrmio)
Produto desenvolvido nos anos 70, que tinha como objetivo lanar perfume nos amigos em poca de carnaval. Era livremente vendido em sprays nas lojas. Com o seu mau uso (comearam a inal-lo), trouxe como consequncia vrios casos de parada cardaca e respiratria. A partir dessa nova realidade, foi proibida sua comercializao. Hoje, produtos contrabandeados do Paraguai e Argentina abastecem o mercado brasileiro, especialmente no carnaval. No possuem nenhum tipo de controle, ou seja, o usurio fica sujeito a algum tipo de intoxicao.

Sinais de uso
* Presena de vasilhames espe cficos abertos com es topas, sacos pl sticos, lenos e panos molhados; * Forte cheiro impregnando o ambiente; * Aparncia de bbado se m cheiro de lcool e co m nariz escorre ndo (constipao); * Sonolncia; * Alucinaes.

Voc escolhe o seu cam

Agora que voc j conhece os efeitos e as consequncias do uso de drogas,

minho!

47

Tratamento
A Sensibilizao Normalmente, o dependente qumico no aceita o tratamento. Ele acredita que as drogas esto sob o seu controle e diz: Paro quando quiser.... Ele acredita que seus problemas so consequncias de: relacionamento com os pais; desemprego; crise econmica; mulheres, filhos e outros. Muitas vezes, a prpria famlia acredita nesses argumentos e procura ajud-lo resolvendo as supostas causas. Porm, a cada atitude da famlia nesse sentido, a situao se complica mais.

Como agir, ento? O que fazer de concreto para comearmos a resolver o problema da dependncia qumica?

preciso passar por algumas etapas importantes para se chegar a essas respostas. 48

Primeira Etapa: admitir o problema e a nossa impotncia e desconhecimento atual diante dele. No coincidncia esse ser o primeiro passo do A.A. (Alcolicos Annimos). Somente quando admitimos um problema de corao, por exemplo, que procurarmos um cardiologista. A negao e a busca de desculpas no vo salvar o dependente. Segunda etapa: acreditar na soluo do problema sem
essa f no teremos a disposio para buscar ajuda.

Terceira etapa:

perseverar na busca de respostas no encontraremos uma receita para resolver o problema de imediato. Precisamos dar tempo para que essa semente germine. agir o mais rpido possvel afinal, da forma anterior no estava dando certo. Que tal mudar nossas atitudes de acordo com o novo aprendizado? pensar em voc como ser humano fragilizado com a dependncia qumica do seu prximo. Voc s ter condies de cumprir essas etapas participando das reunies destinadas s famlias do dependente. Nesses grupos de apoio, voc ter a oportunidade de reconstruir sua vida e salvar a vida do seu familiar.

Quarta etapa:

Quinta etapa:

Para efeito de informaes famlia, a premissa bsica para uma pessoa aceitar o tratamento : O dependente s aceitar o tratamento se as desvantagens de usar drogas forem maiores do que as vantagens.

A participao da famlia

A famlia desesperada sempre atua amenizando as desvantagens do uso de drogas, ou seja, toda vez que o usurio vai sentir os prejuzos da droga, a famlia no permite que ele responda por essas consequncias. Exemplo clssico a presena dos cobradores. Geralmente a famlia paga as contas para aliviar a presso. Enquanto a famlia permanecer facilitando as coisas para o dependente, ele no vai buscar ajuda, pois no vai sentir que as desvantagens de usar drogas so maiores do que as vantagens. Participar de reunies em grupos de apoio, palestras e seminrios, alm, claro, de procurar informaes atravs de leituras especficas sobre o assunto, fundamental para que a famlia possa ajudar o dependente qumico. Na medida em que isso ocorre, ela vai desenvolvendo uma nova forma de abordagem do problema, o que permitir uma mudana no seu comportamento. Assim ser possvel colocar em prtica os princpios do Amor Exigente e o processo de interveno.

50

Foi meu irmo quem me levou para o N.A. A ele devo o meu renascimento. Agradeo a Deus todos os dias por t-lo colocado em meu caminho naquele sinal. Eu estava prestes a assaltar meu prprio irmo para comprar mais drogas. T. O., 21 anos

Amor Exigente
Movimento dos anos 70, organizado por um casal de terapeutas americanos, com o propsito de estruturar a famlia a fim de fortalec-la para melhor lidar com a problemtica do dependente qumico. tambm uma proposta de educao para preveno e soluo de problemas de desvio de comportamento, com envolvimento ou no de lcool e outras drogas. Essa proposta baseada na compreenso, no respeito, na responsabilidade e na disciplina. Foi adotada por vrios grupos de apoio e por fazendas de recuperao de dependentes qumicos em todo o mundo. A maior dificuldade desses grupos consiste em mobilizar os pais, a famlia e a sociedade a assumirem sua responsabilidade na preveno e na recuperao de pessoas com desvios de comportamento. A proposta tem como objetivos: Encorajar a famlia a agir ao invs de reagir (s falar); Inibir a violncia e a agressividade; Construir a cooperao familiar e comunitria.

Tipos de Tratamento
Psicolgico
A dependncia qumica a doena da ausncia da fala. O sujeito precisa usar a droga para conseguir se expressar de alguma maneira. A psicoterapia vai possibilitar esse espao da fala, produzindo um processo de reflexo sobre suas questes pessoais, incluindo sua relao doentia com a droga. Assim, o dependente comea a resgatar sua capacidade de escolha, podendo, ento, optar pela sobriedade. A falta de disciplina e perseverana somada aos poucos profissionais especializados em dependncia qumica dificultam esse tipo de tratamento em muitos casos.

Mdico
A contribuio mdica nesse processo por meio de medicamentos que podem diminuir a fissura, a ansiedade e a depresso. Ao estabilizar seu estado de humor e reduzir a crise de abstinncia, alguns dependentes conseguem se estabilizar sem a droga. Infelizmente, a grande maioria vai fazer o uso cruzado, ou seja, alm de usar a medicao, vo continuar usando drogas, agravando ainda mais o quadro. Portanto, para tomar os medicamentos, necessrio ter a certeza de que o dependente esteja se abstendo da droga. 52

Grupos de Apoio
Experincia iniciada com os Alcolicos Annimos em 1930, nos Estados Unidos, e que se espalhou por todo o mundo. Alm de proporcionar o espao para a fala, esses grupos possibilitam uma troca de experincias fundamental para o crescimento mtuo. A ideia deu certo. Hoje existem vrios grupos com a mesma proposta: NA Narcticos Annimos FA Fumantes Annimos NA (EA) Neurticos Annimos ou Emocionais Annimos JA Jogadores Annimos CCA Comiles Compulsivos Annimos AL-LANON Para familiares de alcoolistas MADA Mulheres que Amam Demais AE Amor Exigente

voc livre! no se deixe escravizar.

Tenho 5 irmos. Um deles escolheu o cruel caminho das drogas. Meu irmo um cara inteligente, de boa ndole, tem dois filhos maravilhosos e um netinho lindo! triste no conseguir faz-lo enxergar que o convvio com sua famlia seria muito mais saudvel e prazeroso. Infelizmente ele anda desperdiando todas as oportunidades de sair dessa. A droga tem sido mais forte. E. F. S., 32 anos

Religioso (Espiritual)
A dependncia qumica tem um aspecto espiritual. Nesse sentido, a participao do dependente em um ritual religioso pode ser um grande motivador para a sua sobriedade. Alm de fortalecer seu esprito, ele pode se submeter ao olhar de um Grande Pai, no caso, a ideia de um Deus capaz de lhe dar foras para superar a tentao das drogas.

Comunidades Teraputicas (Fazendas)


A proposta das CTs (Comunidades Teraputicas) surgiu em razo do grande nmero de dependentes que no conseguiam a sobriedade com as outras alternativas de tratamento. Numa comunidade teraputica, o dependente vai ter o tratamento levando em considerao todos os aspectos da dependncia qumica: fsico, emocional, psquico, social e espiritual. Portanto, poderamos dizer que as CTs so o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do dependente qumico. Muitos casos precisam e devem ser encaminhados para esse tipo de tratamento. 54

A Interveno
um processo que visa a ao conjunta de todos os membros da famlia, amigos, empregadores etc. Essas pessoas passam a exercer sobre o dependente qumico algum tipo de presso para que ele aceite um tratamento. A tcnica consiste em, de forma coordenada, relacionar todos os fatos concretos se possvel, documentados de todos os comportamentos negativos do dependente. Nesse momento, importante deixar claro ao dependente a disposio de todos em ajud-lo no processo de recuperao, e que ningum mais estar disposto a viver com aquela situao degradante. Portanto, caber a ele decidir se aceita participar do tratamento ou se prefere seguir o caminho que escolheu, mas longe dos familiares e amigos. Durante esse confronto, fundamental a contribuio de um mediador que deve ser a pessoa mais prxima do dependente, ou seja, aquela que ele respeita e admira, e que de certa forma exera alguma influncia positiva sobre ele. Esse mtodo de enfrentar o problema far com que o dependente comece a repensar a sua vida e a sua relao com os outros e com a droga. As desvantagens de continuar fazendo uso da droga comearo a ficar evidentes, pois a perda da famlia, dos amigos, do emprego etc., comea a representar uma ameaa prpria sobrevivncia. Isso o ajudar a optar pelo tratamento. 55

Existe uma Sada


Embora as drogas e sua utilizao sejam bem antigas, a sua expanso se deu a partir dos anos 80, crescendo progressivamente nas dcadas seguintes. De modo geral, todas as drogas so prejudiciais sade e, mais cedo ou mais tarde, produziro alteraes orgnicas significativas, podendo at mesmo destruir a vida do usurio. Esta mquina chamada corpo humano funciona em equilbrio e harmonia. O organismo libera a quantidade exata de substncias que ele precisa, no momento adequado. Mas os homens, com sua inteligncia, desenvolveram ou descobriram substncias capazes de alterar o funcionamento do corpo humano. A princpio, foram criadas para amenizar dores, mal-estares ou outras doenas geradas por algum desequilbrio orgnico. Atualmente, alm dessa finalidade, so tambm criadas substncias que provocam sensaes novas e assustadoras, e como consequncia surge a Dependncia Qumica.

56

O uso abusivo de drogas nos mostra que o homem est perdendo o controle sobre si mesmo. A qumica do corpo alterada por essas substncias nocivas sade, produzindo danos irreparveis ao organismo.

Nas palestras de preveno efetuadas para os jovens, normalmente surge a seguinte pergunta:

Qual droga a mais prejudicial sade?


A resposta sempre a mesma:

Aquela em que o usurio viciado.

57

Depois de alguns anos de uso de drogas, vendo que a minha situao no estava nada boa, procurei ajuda. Vi que no poderia sair dessa sozinho, que minha estrutura psquica estava abalada e meu poder de deciso estava baixo. A nica coisa que consegui enxergar que realmente estava necessitando de ajuda, com muita urgncia. Tenho muito que agradecer as pessoas que me acolheram e viram a minha necessidade, creio que sem elas jamais conseguiria ter abandonado as drogas definitivamente. J faz mais de 20 anos que no uso drogas. As pessoas que me ajudaram no processo e tratamento ainda continuam trabalhando no cuidado de outras pessoas. R. A. D., 43 anos

Em busca da sada
Tanto o dependente qumico quanto seus familiares devero ter muita pacincia, perseverana e determinao para conseguirem o sucesso no tratamento. Mas cada momento de esforo vale a pena, pois alm de parar de usar drogas, o dependente e seus familiares tero a oportunidade de corrigir os seus desvios de carter, melhorando os relacionamentos com os familiares e as demais pessoas. No podemos deixar para procurar ajuda amanh. Nossos filhos(as), esposos(as), pais, irmos, amigos, podero estar em uma situao bem pior do que hoje. Ao constatar o problema e dar incio ao tratamento, fundamental que tanto familiares quanto o dependente tomem conhecimento das etapas que devero vencer, evitando a interrupo do tratamento por acharem que j obtiveram a cura. O trabalho longo, pois consiste em tratar do ser, em todos os seus aspectos: emocional, social, mental e espiritual. Em relao ao tratamento da dependncia qumica, salientamos a importncia dos familiares observarem os jovens ou demais membros que compem a famlia, considerando as alteraes de comportamento que possam ocorrer quando h uso de drogas.

58

e assunto, Ao analisarmos ess cesso de pro o e percebemos qu ente de nd pe de um de recuperao e parar qu droga muito mais do num te sis con de usar drogas. Ele de a, vid de a orm ref processo de conceitos e de hbitos.

Essa ateno e conhecimento sobre o assunto permitiro que o problema seja constatado no incio, favorecendo o tratamento e a recuperao. Portanto, a ao, neste momento, deve ser a mais rpida possvel, ou seja, necessrio buscar ajuda em grupos de apoio, em profissionais de sade especializados na rea, nas fazendas de recuperao... A concluso a que se chega a de que no possvel fazer esse tratamento sozinho. Ns precisamos do outro, dos nossos semelhantes para que possamos trocar experincias e nos fortalecer como grupo e individualmente. Que Deus possa nos dar foras para que juntos possamos conquistar a nossa serenidade e a nossa verdadeira liberdade.

59

S por hoje...
S por hoje, com o propsito de que seja para sempre. Agradeo a Deus pela minha conscientizao. Dos 25 aos 45 anos fiz uso de bebida alcolica de forma descontrolada. No incio, bebia mais nos finais de semana, mas, medida que o tempo foi passando, comecei a intercalar o uso tambm em dias de semana e, finalmente, passei a beber todos os dias. Com ressacas terrveis, no conseguia trabalhar direito, no dava ateno a minha famlia, sentia uma imensa indisposio fsica e mental, alm de falta de apetite e uma sede constante. Com tudo isso, sentia vontade de ficar um perodo sem beber e recuperar um pouco o organismo que se encontrava debilitado, mas ao fim do dia, aquela vontade sumia e l estava eu bebendo novamente... Em algumas oportunidades, consegui reunir foras e realizar algumas paralisaes que duraram entre 20 e 60 dias, comeando sempre pela sexta-feira, porque nos primeiros dias eu tinha que ficar em casa, quase trancado, para manter o propsito de no beber. Durante essas paralisaes, eu experimentava uma melhora de sade, porque o apetite voltava, conseguia me deitar mais cedo, dormia melhor, acordava bem disposto, cumpria corretamente com minhas obrigaes profissionais, estava sempre presente com minha famlia, o dinheiro rendia mais e at sobrava no final do ms. E eu pensava: esta a vida que sonhava! Mas, inesperadamente, acontecia alguma coisa que me abalava emocionalmente, para a alegria ou para a tristeza, e eu, para comemorar ou esquecer, bebia novamente... Com poucos dias, estava no mesmo embalo que vinha antes da paralisao.

60

Aps vrias reflexes sobre a minha dificuldade de manterme abstmio, cheguei concluso de que sozinho no conseguiria e, num dia de muita depresso, pela primeira vez, pedi sinceramente a Deus que me indicasse o caminho seguro para buscar a soluo para o meu problema. Pela manh, pensei em internar-me em alguma clnica, mas no sabia quanto custava e achei que no teria dinheiro suficiente. Ento, lembrei-me de que h anos conheci um senhor que dizia ter bebido muito no passado e se encontrava abstmio h um ano. Ele chegou a convidar-me para assistir a sua comemorao de tempo de abstinncia em um Grupo de Alcolicos Annimos. Fui, mas no relacionei o momento vivido por ele com a minha situao, pois na poca no tinha conscincia do meu problema. Mais tarde lembrei-me da existncia de um grupo que funcionava anexo igreja do meu bairro. Desfiz de todo o orgulho que sempre tive, revesti-me de humildade e, neste mesmo dia, ingressei na irmandade. Fui calorosamente recebido. Aps duas horas de reunio, em que vrios companheiros em seus depoimentos me incentivaram a dar continuidade ao programa de paralisao atravs da frequncia s reunies, fui para minha casa com o sentimento de que a partir daquele dia minha vida seria outra. Da em diante foi uma caminhada tranquila, pois as reunies, que so terapias de grupo, mantm a determinao de no voltar a beber e oferece um programa de mudana de vida e crescimento espiritual, que so os grandes tesouros desta obra divina. Hoje, com 60 anos, portanto 15 anos depois, consigo administrar com sabedoria o meu dia a dia, sinto-me mais bem disposto, saudvel e vivendo a vida que Deus planejou para mim. Acredito sinceramente que a melhor fase da minha vida ainda est por vir porque voltei a sonhar com um amanh sempre melhor. Sade e Paz a todos. A. R. F., 60 anos

61

Onde procurar ajuda?


Atualmente, nos deparamos com a veloz ampliao dos derivados da cocana (crack, oxi, paco) que agravam imensuravelmente o processo de degradao humana. Seus efeitos so devastadores, capazes de destruir o usurio em todos os aspectos da sua vida (fsico, psquico, emocional, social, financeiro e espiritual). Em decorrncia disso, as consequncias sociais so assustadoras, com aumento da violncia, da criminalidade, dos acidentes de carro, dos distrbios psiquitricos e da destruio da famlia. Mas, pela primeira vez, aps longos anos, possvel perceber um movimento efetivo do Estado na tentativa de conter esse avano das drogas, inclusive ampliando o trabalho de preveno e os tratamentos existentes na sociedade.

A seguir, alguns endereos e telefones de Centros de Terapia, Clnicas de Reabilitao e Grupos de Apoio existentes para dependentes, ex-dependentes e familiares:
63

Endereos
Grupos de Apoio da Famlia de Can
Sede Rua Henrique Gorceix, 80 Padre Eustquio (Reunies 3, 4 e 5 s 19h30min) Tel.: 31-3462 9221

Fazenda Renascer

Sede Rua Alm Paraba, 208 Lagoinha Belo Horizonte MG CEP: 31210-120 Fazenda Municpio de Pedro Leopoldo MG www.fazendarenascer.com.br Unidade Barreiro Salo Paroquial da Igreja So Paulo Tel.: (31) 3273-8802 da Cruz Barreiro (Reunies sbados s 17h) Comunidade Catlica Reviver Unidade Venda Nova Rua Luiza Salomo, 300 Mantiqueira (Reunies sbados s 17h) Unidade Sete Lagoas Salo Paroquial da Igreja So Cristovo Bairro So Cristovo (Reunies 4 s 19h30min) Unidade Eldorado Salo Paroquial da Igreja Nossa S da Glria prx. ao Big Shopping (Reunies 2 e 4 s 19h30min) Unidade Alto Vera Cruz Salo Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida Rua Desembargador Brulio, 978 Alto Vera Cruz (Reunies 2 s 19h) Rua Tabaiares, 30 Floresta Belo Horizonte MG CEP: 30150-040 Tel.: (31) 3213-3111 reviver@comunidadereviver.org.br www.comunidadereviver.org.br

Credeq
Cat Centro de Atendimento e Triagem Rua Itajub, 1138 Sagrada Famlia Belo Horizonte MG CEP: 31030-430 Tels.: (31) 3461-4400 3082-2726 www.credeq.com.br

SOS drogas 24hs no ar


Tel.: (31) 9151-5808

64

SOS DROGAS do Governo de Minas

Tels.: (31) 3273-0971 ou 155

Encaminham usurios para cerca de 30 Comunidades Teraputicas de Minas com internao gratuita.

Fazenda Renascer Tratamento de Dependentes Qumicos

Centro de Recuperao e Reabilitao Vida Plena


Rua Principal, 689 Bernardo de Sousa Vespasiano MG CEP: 33200-000 Tels.: (31) 3621-6000/ 3312-3838/ 3621-6230/ 3303-0000 fabiano-couto1973@hotmail.com

Rua Esprito Santo, 1059 Centro Belo Horizonte MG CEP: 30160-031 Tel.: (31) 3273-8802

Ministrio Peniel

http://www.ministeriopeniel.com. br/index.php?option=com_conten t&task=view&id=20&Itemid=31

Fazenda da Esperana

http://www.fazenda.org.br/ preview/fale-conosco.php

Abrao Associao Bras Comun para a Prev do Abuso de Drogas


Av. Contorno, 4777 Santa Efignia Belo Horizonte MG PABX: (31) 3225-2700

Comunidade Teraputica Colnia Bom Samaritano Carneirinhos


Av. Getlio Vargas, 4232 Joo Monlevade MG Tel.:(31) 3851-5455

Terra da Sobriedade Associao de Preveno, Recuperao e Reinsero Social do Dependente


Rua das Pedrinhas, 342 So Joo Batista Belo Horizonte MG CEP: 31515-130 Tel.: (31) 34574660 FAX:(31) 3452-7622

CASIB Centro de Assistncia Social e Incentivo ao Bem


Sede Av. Magalhes Pinto, 2075 Melo Viana Coronel Fabriciano MG CEP: 35170-097 Tels.: 31 3846 2758/ 8646 8446 presidentecasib@yahoo.com.br

atendimento@terradasobriedade.org.br

www.terradasobriedade.org.br

65

Referncias
ARATANGY, Lidia Rosenberg. Doces venenos conversas e desconversas sobre drogas. Perdizes/SP: Editora Olhos Dgua, 1998. INABA, Darryl S. e COHEN, William E. Drogas: estimulantes, depressores, alucingenos: efeitos fsicos e mentais das drogas psicoativas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991. MURAD, Jos Elias. Drogas: o que preciso saber. 7ed. Belo Horizonte: Editora L, 1997. Tudo sobre drogas. Brasil: Editora Nova Cultural, 1986.

66

You might also like