You are on page 1of 42

AUDITORIA

Licenciatura: Gesto

Ano Lectivo de 2008/2009

3.

Materialidade e risco de auditoria

3.1. Materialidade em auditoria 3.2. Risco de auditoria: riscos inerente, de controlo e de deteco. Aplicaes prticas
- Directriz de Reviso/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas 320 Materialidade de Reviso/Auditoria - Directriz de Reviso/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas 400 Avaliao do risco de Reviso/Auditoria

Anexos

jlacunha@iseg.utl.pt

Materialidade em auditoria
* Opinio do auditor sobre as demonstraes financeiras

Nvel de segurana aceitvel ou moderado, nunca absoluto devem ser relatadas as deficincias nas contas susceptveis de caso fossem conhecidas alterar as decises dos investidores

Materialidade Considera-se que uma informao materialmente relevante se a sua omisso ou distoro puder influenciar as decises dos utilizadores das demonstraes financeiras (Normas Tcnicas de Reviso/Auditoria da OROC 14) omisso ou distoro material includas no relatrio da auditoria omisso ou distoro sem materialidade excludas do relatrio da auditoria

(so apenas dadas a conhecer empresa para rectificao futura)

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

Definio do nvel de materialidade


* difcil objectivao quantitativa

no existem parmetros quantitativos pr-definidos nas normas de auditoria internacionais e nacionais


A falta de um ajustamento para dvidas de terceiros de 10.000 ser material ? ou s se for maior do que 100.000 ?

* recurso a indicadores representativos da posio financeira e desempenho

% do resultado antes de impostos % do activo total ou lquido % do volume de vendas, etc.


Nvel de materialidade no Reino Unido
(fonte: Audit Framework de Roger Adams)

mbito de Aplicao Contas de resultados Contas de Balano

Critrio de materialidade Entre 5 a 10% do resultado antes de impostos, ou entre 0,5 a 4% do volume de vendas Entre 0,5 a 10% do activo, ou 1% do activo lquido, ou 5% do capital circulante

varia de empresa para empresa


A falta de um ajustamento para dvidas de terceiros de 100.000 poder no ser material na empresa A com um activo de 250.000.000 (0,04%) e um resultado lquido de 30.000.000 (0,33%), mas j o ser na B com um activo de 700.000 (14,29%) e um resultado lquido de 80.000 (125%).
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 3

* factores de natureza qualitativa

factores qualitativos, isto , as circunstncias que rodeiam uma distoro (ou omisso), podem determinar que, mesmo sem ser ultrapassado um limite de materialidade quantitativo, esta seja considerada material
Certos contratos de emprstimo contm clusulas segundo as quais, se uma empresa ultrapassar determinados rcios a dvida vence-se de imediato. Deste modo, se um determinado indicador tiver sido ligeiramente superado, a empresa pode ser tentada a distorcer as suas demonstraes financeiras por forma a que o rcio em causa se situe dentro dos parmetros contratuais. Mesmo que a distoro no seja quantitativamente material, o auditor pode consider-la qualitativamente material.

* responsabilidade exclusiva do auditor

dependente do juzo profissional do auditor

Normas profissionais sobre materialidade


Directriz de Reviso/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas 320 - Materialidade de Reviso/Auditoria em anexo Norma Internacional de Auditoria do IAASB 320 Materialidade de Auditoria Textos disponveis em: www.oroc.pt
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 4

Aplicao
Apresentam-se seguidamente as demonstraes financeiras da empresa X referentes ao ano n
Imobiliz. Corp Existncias Clientes Disponibilid. Bruto Amort/Ajust 10.000.000,0 -4.000.000,0 4.000.000,0 -400.000,0 3.000.000,0 -300.000,0 Lquido 6.000.000,0 Capital social 3.600.000,0 Reservas 2.700.000,0 Result. Lquido 1.000.000,0 Passivo M/L Pr Passivo C Prazo 13.300.000,0 (euros)
Gastos Operacionais Gastos no Operacionais Resultado Lquido 8.000.000,0 Vendas 2.100.000,0 -100.000,0 10.000.000,0 10.000.000,0

(euros) 4.000.000,0 2.000.000,0 -100.000,0 3.000.000,0 4.400.000,0 13.300.000,0

17.000.000,0

-4.700.000,0

10.000.000,0

O Revisor Oficial de Contas na auditoria que realizou s contas do ano n verificou a ocorrncia das seguintes distores: a) o emprstimo a longo prazo de 3.000.000 de euros celebrado com o Banco X , do qual 900.000 euros se vencem em n+1, estava totalmente apresentado no Balano no Passivo a M/Longo Prazo; b) os juros antecipados, taxa de 5% ao ano, de um emprstimo a curto prazo de 1,000,000 de euros contrado em Outubro de n, foram contabilizados como custo financeiro no momento do pagamento. c) existe um erro de clculo nas amortizaes do imobilizado corpreo, que atinge favoravelmente o resultado em 100.000 euros; d) foram realizadas no final de n vendas de 40,000 euros (margem 40%) a um cliente que no havia encomendado o produto e que o devolveu em Janeiro de n+1. De notar que o emprstimo a longo prazo tem uma clusula segundo a qual a empresa no pode vender nos prximos anos menos do que o volume de vendas de n-1, ou seja 10,000,000, sob pena do emprstimo se vencer de imediato.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 5

Pretende-se: 1. Rectifique o Balano e a Demonstrao dos Resultados do exerccio n por forma a que as demonstraes financeiras apresentem de forma verdadeira e apropriada a posio financeira e os resultados do exerccio em causa. 2. Estabelea o limite de materialidade apropriado para as demonstraes financeiras do exerccio n 3. Das situaes identificadas pelo ROC quais as que consideraria materiais?

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

Risco de auditoria riscos inerente, de controlo e de deteco.


Risco de auditoria (Ra)
Risco de vir a emitir uma opinio no apropriada sobre demonstraes financeiras que padecem de deficincias materiais. Decompe-se em trs componentes: risco inerente (Ri) risco de controlo (Rc) risco de deteco (Rd) Ra = Ri x Rc x Rd

Risco inerente
probabilidade de ocorrerem deficincias com materialidade nas demonstraes financeiras ou nos saldos das contas, sem entrar em conta com o sistema de controlo institudo na empresa. o risco que deriva das caractersticas da prpria empresa.

Avaliao ao nvel global das demonstraes financeiras


o auditor tem em conta factores como:

a integridade, experincia e competncia dos administradores, que podem afectar a veracidade e a qualidade do processo de elaborao das contas;
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 7

a existncia de presses anormais sobre a administrao (entraves na negociao com os bancos e dificuldades financeiras graves, etc.) que possam predispor distoro das demonstraes financeiras; A natureza da actividade desenvolvida, a complexidade da estrutura accionista e do grupo que a empresa encabea ou em que se insere, a disperso geogrfica das instalaes, podem favorecer a prtica de distores nas demonstraes financeiras.
Assim, o auditor pode avaliar como baixo o risco inerente da auditoria a uma empresa com um passado no tenha sido manchado por actos ou operaes de duvidosa legalidade, que actue num sector estvel da economia, no qual no estejam a ser sejam sentidas presses especiais e cuja administrao seja reputadamente sria e competente. Numa empresa com caractersticas opostas, o auditor avaliaria o risco inerente como elevado.

avaliao do risco inerente a nvel mais elementar (contas ou classes)


o auditor tem em conta factores como:

a sua maior ou menor susceptibilidade de distoro, por exemplo, as disponibilidades apresentam-se mais favorveis ocorrncia de deficincias, intencionais ou no, do que as contas do imobilizado; a complexidade das operaes, as quais muitas vezes implicam a participao de peritos (na valorizao das existncias ou dos benefcios de reforma, muitas vezes necessrio recorrer a especialistas)
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

o recurso a apreciaes com algum grau de subjectividade (a determinao do saldo da conta de proviso para dvidas de cobrana duvidosa ou para outros riscos e encargos)
O auditor numa empresa comercial, mesmo que transitoriamente o saldo de disponibilidades se apresente baixo, provvel que atribua risco inerente elevado a esta classe de contas, enquanto que, numa outra empresa, por exemplo, de venda de automveis de luxo eventualmente, apresentando at nestas contas um saldo elevado, mas com menor nmero de transaces - pode considerar o risco inerente como mdio ou baixo.

Risco de controlo probabilidade de ocorrncia de uma deficincia com materialidade nas demonstraes financeiras ou nos saldos das contas sem ser oportunamente evitada ou detectada pelo sistema de controlo institudo na empresa.
sistemas de controlo interno regras e procedimentos institudos nas empresas por forma s actividades serem desenvolvidas eficientemente e os seus activos estarem protegidos. Comportam desde os sistemas contabilstico e informtico at aos circuitos de autorizao e documentais a que devem obedecer certas operaes - compras, vendas, pagamentos, recebimentos, etc. Um sistema de controlo interno bem concebido e aplicado correctamente evita ou minimiza a ocorrncia de erros dissuade ou minimiza a prtica de actos fraudulentos.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 9

Quanto mais eficaz for o sistema de controlo interno de uma empresa, mais baixo o risco das demonstraes financeiras de uma empresa serem afectadas por distores materiais. O inverso tambm verdadeiro, ou seja, se o sistema de controlo interno no funcionar satisfatoriamente, o risco de prticas fraudulentas ou de ocorrncia de erros ser elevado.

Risco de deteco probabilidade de os procedimentos realizados pelo auditor no detectarem uma deficincia com materialidade nas demonstraes financeiras ou nos saldos das contas. quanto maior for a extenso - temporal e espacial - dos procedimentos de auditoria mais baixo o risco de deteco (menor a probabilidade de o auditor no detectar deficincias materiais nas demonstraes financeiras) quanto menor for a extenso - temporal e espacial - dos procedimentos de auditoria mais elevado o risco de deteco (maior a probabilidade de o auditor no detectar deficincias materiais nas demonstraes financeiras)

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

10

Relao entre o Risco de Deteco, o Risco Inerente e o Risco de Controlo

Ra = Ri x Rc x Rd

Riscos no influenciveis pelo auditor Risco inerente Risco de controlo So apenas avaliados pelo auditor, no sendo susceptveis de, a curto prazo, registarem alterao sensvel por estarem associados a factores exgenos de carcter permanente (a natureza da actividade, por exemplo) ou endgenos, embora de difcil mutao, pelo menos no curto prazo (a qualidade do sistema de controlo interno)

Riscos influenciveis pelo auditor Risco de deteco o nico risco que est na sua dependncia e sob o qual o auditor pode agir em funo da avaliao que fez dos riscos inerente e de controlo
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 11

Definio do risco de deteco Objectivo do auditor: correr um risco de auditoria aceitvel Risco de auditoria pr-fixado baixo (0,05) Avaliaes dos riscos inerente e de controlo de um cliente: risco inerente do cliente X elevado (1,0) risco de controlo do cliente X mdio/baixo (0,3) Definio do risco de deteco adequado:
Ra = 0,05 Ri = 1 Rc = 0,3

Ra = Ri x Rc x Rd Rd = Ra / ( Ri x Rc ) Rd = 0,05 / ( 1 x 0,3) Rd = 0,166 = 16,6%

O auditor tem de correr um risco de deteco baixo (16,6%), para o risco de auditoria ser de 5%, isto , deve dispor de um nvel de segurana de 83,3% nas suas verificaes. Como agir estender temporal e espacialmente os procedimentos de auditoria

Avaliaes dos riscos inerente e de controlo de um cliente: risco inerente do cliente Y baixo (0,3) risco de controlo do cliente X baixo (0,2) Definio do risco de deteco adequado:
Ra = 0,05 Ri = 0,3 Rc = 0,2

Ra = Ri x Rc x Rd Rd = Ra / ( Ri x Rc ) Rd = 0,05 / ( 0,3 x 0,2) Rd = 0,833 = 83,3%


Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 12

O auditor pode correr um risco de deteco alto (83,3%), para o risco de auditoria ser de 5%, isto , deve dispor de um nvel de segurana de 16,6% nas suas verificaes. Como agir pode examinar uma amostra mais reduzida de transaces (menor extenso temporal e espacial dos procedimentos de auditoria)

Relaes entre o risco inerente, o risco de controlo e o risco de deteco


Nvel do Risco de Deteco Avaliao do auditor sobre o risco Alto Mdio Avaliao do auditor sobre o risco de controlo Alto O mais baixo Mais Baixo Mdio Mais Baixo Mdio Baixo Mdio Mais Alto O mais alto

Baixo Mdio Mais Alto inerente Nota: As reas sombreadas referem-se ao risco de deteco Fonte: Directriz de Reviso/Auditoria 400

Para manter um risco de auditoria aceitvel, se o auditor avalia como altos o risco inerente e o risco de controlo dever correr o mais baixo risco de deteco possvel, ou seja, dever alargar a extenso dos procedimentos Se o auditor, pelo contrrio, avalia como baixos o risco inerente e o risco de controlo poder correr o mais alto risco de deteco possvel, ou seja, no necessita de realizar um exame to alargado e profundo

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

13

Normas profissionais sobre risco de auditoria


Directriz de Reviso/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas 400 Avaliao do risco de Reviso/Auditoria em anexo Norma Internacional de Auditoria do IAASB 200 - Objectivo e Princpios Gerais que Regem uma Auditoria de Demonstraes Financeiras Textos disponveis em: www.oroc.pt Aplicao prtica 1. Admitindo que Revisor Oficial de Contas e que foi contactado pelas empresas abaixo indicadas tendo em vista a sua eventual contratao para o exerccio das funes profissionais para que est legalmente habilitado, avalie-as quanto ao risco inerente e risco de controlo: a) Banco de Lisboa, cujo Presidente do Conselho de Administrao se mantm em funes h mais de 10 anos e sucedeu ao Pai, herdeiro de uma famlia de prestigiados banqueiros. O Banco, que tem aces cotadas na Bolsa, conhecido pela sua poltica de gesto conservadora e rigorosa, em que o controlo reconhecido como preocupao estratgica. Por tal motivo, nos ltimos anos tem realizado um investimento assinalvel na remodelao do sistema de controlo interno implantado e na sua modernizao. b) Sociedade de Construo do Centro: uma sociedade cujo capital est na posse da famlia Simes. O actual Presidente do Conselho de Administrao, Sr. Joo Simes, fundou a empresa nos anos 50 do sculo passado, tendo conseguido dar-lhe a projeco pblica actual. A SCC tornou-se conhecida por ter construdo e comercializado urbanizaes de considervel
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 14

dimenso na rea da Grande Lisboa. O crescente volume de obra e a escassez de mo-de-obra tm forado a empresa nos ltimos anos a contratar pessoal imigrante, cuja situao muitas vezes no est legalizada. c) Futebol Clube de Beja, Sociedade Annima Desportiva: a ascenso desta SAD Super Liga de Futebol em 200x coroa o projecto de Eduardo Fortunato, pequeno industrial bejense que procurou criar condies para conduzir o clube da sua terra ao escalo maior do futebol nacional. O percurso foi rapidssimo e em 3 anos o clube subiu da II Diviso Liga de Honra e desta Super Liga, tendo entretanto sido transformado em SAD. Ou por despeito ou com fundamento, o certo que Eduardo Fortunato a par do xito desportivo, acusado de prticas eticamente reprovveis e negcios pouco transparentes na gesto do FCB SAD, os quais j valeram processos diversos por incumprimento fiscal e outras irregularidades. A Polcia Judiciria investiga a contratao de 3 jogadores, tendo verificado que a contabilidade da SAD rudimentar e que faltam documentos na empresa. 2. Tendo em conta a avaliao anteriormente realizada defina o risco de deteco que deve correr por forma a que o risco de auditar aquelas empresas seja aceitvel. 3. Um auditor que foi contactado para realizar a auditoria s contas de uma empresa, aps um contacto preliminar com vista a obter conhecimento sobre o contexto e os sistemas de controlo dessa empresa, avaliou o risco inerente em 0,3 e o risco de controlo em 0,9. Interprete estes dados e refira se o auditor pode correr um risco aceitvel se concordar em realizar o trabalho que lhe foi proposto.

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

15

Directriz de Reviso/Auditoria 320 MATERIALIDADE DE REVISO/AUDITORIA Dezembro de 1999 NDICE Pargrafos Introduo 1-4 Materialidade 5-8 Relacionamento entre Materialidade e Risco de Reviso/Auditoria 9-11 Avaliao do Efeito de Distores APNDICE Conceito Determinantes da materialidade Dimenso Natureza Circunstncias Juzo profissional A materialidade no planeamento Documentao Materialidade nas entidades dispersas geograficamente Nveis de materialidade no estticos Materialidade e risco de reviso/auditoria Avaliao final do efeito das distores Erros 12-16 1-3 4 5-7 8-9 10-11 12-13 14-34 35 36-40 41-42 43-45 46-47 48-54

Introduo 1. A necessidade de estimativa da materialidade vem referida nos pargrafos 14 e 15 das Normas Tcnicas de Reviso/Auditoria: 14. Na determinao do risco de reviso/auditoria, o revisor/auditor deve usar o seu julgamento tendo em conta a materialidade e o relacionamento desta com aquele risco. Considera-se que uma informao materialmente relevante se a sua omisso ou distoro puder influenciar as decises dos utilizadores das demonstraes financeiras. 15. O revisor/auditor deve planear o trabalho de campo e estabelecer a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos a adoptar, com vista a atingir o nvel de segurana que deve proporcionar e tendo em conta a sua
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 16

determinao do risco da reviso/auditoria e a sua definio dos limites de materialidade. 2. A finalidade desta Directriz de Reviso/Auditoria (DRA) a de estabelecer normas e proporcionar orientao sobre o conceito de materialidade e o seu relacionamento com o risco de reviso/auditoria. 3. A materialidade deve ser considerada pelo revisor/auditor quando: a) determina a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos de reviso/auditoria; e b) avalia o efeito das distores. 4. Materialidade um conceito de significado e importncia relativos de um assunto, quer considerado individualmente, quer de forma agregada, no contexto das demonstraes financeiras tomadas como um todo. Um assunto material se a sua omisso ou distoro puder razoavelmente influenciar as decises econmicas de um utilizador baseadas nas demonstraes financeiras. A materialidade no susceptvel de uma definio geral matemtica, uma vez que envolve aspectos qualitativos e quantitativos ajuizados nas circunstncias particulares da omisso ou da distoro. Por conseguinte, a materialidade proporciona um patamar ou ponto de corte, em vez de ser uma caracterstica qualitativa primria que a informao deva ter para ser til. Materialidade 5. O objectivo da reviso/auditoria das demonstraes financeiras o de habilitar o revisor/auditor a expressar a sua opinio profissional sobre se as demonstraes financeiras esto, ou no, preparadas em todos os aspectos materialmente relevantes, em conformidade com a estrutura de relato financeiro adoptada. A estimativa do que materialmente relevante uma questo de juzo profissional. 6. Ao conceber o plano de reviso/auditoria, o revisor/auditor estabelece um nvel de materialidade aceitvel de forma a detectar quantitativamente as distores materialmente relevantes. Contudo, a quantia (quantidade) e a natureza (qualidade) das distores necessitam de ser consideradas no contexto das circunstncias em que ocorrem. So exemplos de distores qualitativas a descrio inadequada ou indevida de uma poltica contabilstica, quando for provvel que um utilizador das demonstraes financeiras seja confundido pela descrio e no divulgao do no cumprimento de requisitos legais ou regulamentares, ou quando for provvel que a consequente imposio de restries legais ou regulamentares possa reduzir significativamente a capacidade operacional. 7. O revisor/auditor necessita de considerar a possibilidade de distores de quantias relativamente pequenas que cumulativamente possam ter um efeito materialmente relevante sobre as demonstraes financeiras. Por exemplo, um erro
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 17

num procedimento de final do ms pode ser um indcio de uma distoro potencialmente material se esse erro se repetir todos os meses. 8. O revisor/auditor toma em considerao a materialidade tanto a nvel global da demonstrao financeira em causa como em relao aos saldos de contas ou grupos de contas, s classes de transaces e s divulgaes. A materialidade pode ser influenciada por consideraes, tais como requisitos legais ou regulamentares, e outras relativas a saldos e relacionamentos de contas individuais. Este processo pode resultar em diferentes nveis de materialidade, dependendo do aspecto da demonstrao financeira que est a ser considerado. Relacionamento entre Materialidade e Risco de Reviso/Auditoria 9. Ao planear a reviso/auditoria, considerar-se- aquilo que tornar as demonstraes financeiras distorcidas de forma materialmente relevante. A estimativa da materialidade relacionada com saldos de contas ou grupos de contas ou classes de transaces especficas auxilia o revisor/auditor a decidir questes como quais as rubricas a examinar e se deve usar, ou no, amostragem e procedimentos analticos. Isto d possibilidade ao revisor/auditor de seleccionar os procedimentos de reviso/auditoria que, em combinao, melhor se adaptam ao risco de reviso/auditoria. 10. Existe uma relao inversa entre a materialidade e o nvel de risco de reviso/auditoria, isto , quanto mais elevado o nvel de materialidade, mais baixo o risco de reviso/auditoria e vice-versa. O revisor/auditor toma em conta a relao inversa entre materialidade e risco de reviso/auditoria quando determina a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos de reviso/auditoria. Por exemplo, se aps planear procedimentos de reviso/auditoria especficos, o revisor/auditor determinar que o nvel de materialidade aceitvel mais baixo, o risco de reviso/auditoria aumentou. O revisor/auditor compensa esta situao: a) reduzindo o nvel estimado de risco de controlo, se tal for possvel, e suportando o nvel reduzido, levando a efeito testes de controlo alargados ou adicionais; ou b) reduzindo o risco de deteco atravs da modificao da natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos substantivos planeados. Materialidade e Risco de Reviso/Auditoria na Avaliao da Prova de Reviso/Auditoria 11. A estimativa da materialidade e do risco de reviso/auditoria no momento do planeamento pode ser diferente da estimativa no momento da avaliao dos resultados dos procedimentos de reviso/auditoria. Isto pode ser devido a uma alterao nas circunstncias ou a uma alterao no conhecimento do revisor/auditor em resultado da reviso/auditoria. Por exemplo, se a reviso/auditoria for planeada
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 18

antes do final do perodo, o revisor/auditor antecipar os resultados das operaes e a posio financeira. Se os resultados reais das operaes e a posio financeira forem substancialmente diferentes, a estimativa da materialidade e o risco de reviso/auditoria podem tambm mudar. Adicionalmente, o revisor/auditor pode, ao planear o seu trabalho, fixar intencionalmente o nvel de materialidade aceitvel num nvel inferior quele que pretende usar para avaliar os resultados da reviso/auditoria. Isto pode ser feito para reduzir a probabilidade de distores no identificadas e proporcionar ao revisor/auditor uma margem de segurana ao avaliar o efeito de distores identificadas durante a reviso/auditoria. Avaliao do Efeito de Distores 12. Ao avaliar a apresentao apropriada das demonstraes financeiras, o revisor/auditor deve estimar se o agregado das distores no corrigidas que tenham sido identificadas durante a reviso/auditoria , ou no, materialmente relevante. 13. O agregado de distores no corrigidas compreende: a) distores especificamente identificadas pelo revisor/auditor, incluindo o efeito lquido de distores no corrigidas identificadas durante a reviso/auditoria de perodos anteriores; b) a melhor estimativa pelo revisor/auditor de outras distores que no possam ser especificamente identificadas (designadamente, erros em amostras representativas projectados para o total da populao estatstica). 14. O revisor/auditor necessita de considerar se o agregado de distores no corrigidas , ou no, materialmente relevante. Se concluir que as distores podem ser materialmente relevantes deve reduzir o risco de reviso/auditoria, ampliando os procedimentos ou solicitar ao rgo de gesto para ajustar as demonstraes financeiras. Em qualquer caso, o rgo de gesto pode querer ajustar as demonstraes financeiras relativamente s distores identificadas. 15. Se o rgo de gesto recusar ajustar as demonstraes financeiras e os resultados dos procedimentos de reviso/auditoria ampliados no possibilitem ao revisor/auditor concluir que o agregado das distores no corrigidas no materialmente relevante, o revisor/auditor deve considerar a apropriada modalidade da certificao/relatrio, de acordo com a DT 700 - Certificao Legal das Contas. 16. Se o agregado das distores no corrigidas que o revisor/auditor identificou se aproximar do nvel de materialidade, ele considerar se provvel que distores no identificadas, quando tomadas com o agregado das distores no corrigidas, possam exceder o nvel de materialidade. Consequentemente, medida que o agregado das distores no corrigidas se aproxima do nvel de materialidade, o revisor/auditor considerar a reduo do risco, executando procedimentos
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 19

adicionais ou pedindo ao rgo de gesto para ajustar as demonstraes financeiras relativamente s distores identificadas. APNDICE Este Apndice, que no parte integrante desta Directriz de Reviso/Auditoria, destina-se apenas a ajudar a um melhor entendimento das disposies nela contidas. Conceito 1.Na opinio profissional do revisor/auditor sobre as demonstraes financeiras de uma entidade, a expresso apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes significa que ele obteve uma segurana aceitvel acerca das demonstraes financeiras estarem isentas de distores materialmente relevantes. 2. As demonstraes financeiras esto distorcidas de forma materialmente relevante quando contm omisses ou distores cujo efeito, individual ou agregado, suficiente para que no constituam uma apresentao adequada, em todos os aspectos materialmente relevantes, em conformidade com a estrutura de relato financeiro adoptada e, consequentemente, influenciem as decises econmicas dos seus utilizadores. 3. O conceito de materialidade determina que alguns assuntos, quer considerados individualmente, quer de forma agregada, so importantes para uma adequada apresentao das demonstraes financeiras tomadas como um todo. Determinantes da materialidade 4. A materialidade de um item depende da dimenso (quantidade), da natureza (qualidade) e das circunstncias. Dimenso 5. A dependncia da dimenso significa que a materialidade quantificvel em termos financeiros. Nem sempre isso linear. Por exemplo, na considerao da materialidade de incertezas ou contingncias a quantificao feita pela melhor das estimativas ou quantia potencialmente envolvida, tomando em conta a probabilidade da respectiva ocorrncia. 6. Em alguns casos, a natureza e as circunstncias de uma distoro podem ter tal importncia que a dimenso no seja determinante para o utilizador das demonstraes financeiras. Por exemplo, alteraes de polticas contabilsticas, despesas confidenciais ou no documentadas. 7. Embora a quantificao da materialidade seja fundamental e inevitvel, ela nunca poder ser estimada numa base de dimenso absoluta. Ao concluir que o efeito das distores, individualmente ou de forma agregada, materialmente relevante, o revisor/auditor deve considerar a sua natureza e quantidade em relao natureza e quantidade dos itens das demonstraes financeiras. Por exemplo, uma questo que
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 20

materialmente relevante nas demonstraes financeiras de uma entidade pode no ser materialmente relevante nas demonstraes financeiras de uma outra entidade de diferente natureza e dimenso. Natureza 8. A estimativa da materialidade deve tomar em conta no s consideraes quantitativas como tambm consideraes qualitativas. As consideraes qualitativas incluem: A natureza do negcio e o ramo de actividade (por exemplo, grossista, instituio financeira). Os resultados das operaes (por exemplo, rendimento instvel, entidade de pequena margem de lucro, resultados volteis). Posio financeira (por exemplo, questes relacionadas com os fluxos de caixa, adequao do capital, falncia, condies dos financiamentos). 9. Na apreciao da qualidade das distores deve ser tomado particular cuidado em no se compensarem distores materialmente relevantes, quando consideradas separadamente, que tenham naturezas diferentes e, inversamente, a materialidade de distores de natureza similar devem ser consideradas de acordo com o seu efeito agregado. Circunstncias 10. A materialidade das distores ajuizada em relao ao seu impacto, ou potencial impacto, na opinio dos utilizadores das demonstraes financeiras. Consequentemente, a materialidade de uma dada distoro depender do contexto da contabilizao e da informao disponvel pelos utilizadores das demonstraes financeiras. Por exemplo, a materialidade estimada para um exame com vista certificao/relatrio no necessariamente igual de um exame imposto judicialmente ou solicitado por uma instituio financeira para efeito de concesso de crdito, ou de um exame para elaborao de um relatrio de verificao de entradas em espcie. 11. Na deciso acerca da materialidade pesam as respostas a questes como: Quem so os utilizadores? Quais so as suas necessidades para tomar decises? Para um determinado item, qual o contexto apropriado para estimar a sua materialidade? Em que intervalo de valores que os itens se tornam crticos em termos de materialidade? Como que, nestas circunstancias, se deve decidir e relatar acerca de tais itens?

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

21

Juzo profissional 12. A considerao da materialidade pelo revisor/auditor matria de juzo profissional, sendo influenciada pela sua percepo das necessidades de quem vai confiar nas demonstraes financeiras. 13. Os juzos da materialidade so feitos luz das circunstncias circundantes e envolvem necessariamente consideraes quantitativas e qualitativas. E porque se trata de um juzo profissional, pessoas diferentes podem ter diversos pontos de vista quanto materialidade. A materialidade no planeamento 14. Como referido na DT 300 - Planeamento, a natureza, extenso, profundidade e oportunidade do planeamento e, implicitamente, a considerao da materialidade, pelo facto desta ser parte daquele, varia com a dimenso da entidade, a complexidade da reviso/auditoria e a experincia do revisor/auditor relativamente entidade, bem como o conhecimento do seu negcio. 15. O planeamento de uma efectiva metodologia de reviso/auditoria requer uma cuidadosa estimativa da probabilidade de distores materialmente relevantes poderem ocorrer na informao financeira sujeita a reviso/auditoria, o que implica a identificao de contas ou grupos de contas ou classes de transaces que sejam de importncia significativa. 16. No planeamento da reviso/auditoria, ao fazer a estimativa preliminar da materialidade, podem deparar-se duas situaes ao revisor/auditor: ou faz o seu juzo profissional preliminar acerca dos nveis de materialidade antes das demonstraes financeiras a examinar estarem preparadas, pelo que ter de antecipar o resultado do exerccio e a posio financeira; ou o seu planeamento feito depois das demonstraes financeiras estarem preparadas. Em ambos os casos, a sua estimativa preliminar deve tambm basear-se nas demonstraes financeiras de um ou mais exerccios imediatamente anteriores, as quais lhe permitiro conhecer os efeitos das alteraes mais significativas nas circunstncias da entidade (por exemplo, unificao de interesses significativa) e no sector de actividade onde opera (por exemplo, alteraes de ordem econmica, legal ou regulamentar). 17. No planeamento dos procedimentos de reviso/auditoria e consequentemente na estimativa da materialidade, o revisor/auditor deve tambm considerar a natureza, a causa (se conhecida) e a quantia das distores para que esteja alertado pela reviso/auditoria das demonstraes financeiras do exerccio anterior. Nveis de Materialidade 18. A estratgia da reviso/auditoria considera a materialidade em dois nveis bsicos:
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 22

A - Um nvel global para as demonstraes financeiras tomadas como um todo; e B - Outro nvel por cada conta ou grupo(s) de contas ou classe(s) de transaces. A - Materialidade a nvel global das demonstraes financeiras 19. A materialidade a nvel global das demonstraes financeiras tomadas como um todo usada para a concepo do mbito dos procedimentos de reviso/auditoria. Ela ser reapreciada na avaliao final do efeito global das diferenas de reviso/auditoria. 20. So indicados adiante os factores a considerar na estimativa da materialidade. No so, contudo, as nicas medidas ou percentagens que podem ser usadas na estimativa da materialidade. Por vezes, outros factores podem ser mais apropriados para basear o juzo profissional formado luz das circunstncias. Se nenhum factor quantitativo for por si s suficientemente importante, dever ser considerado mais do que um modo de mensurao. 21. Depender sempre das circunstncias da entidade (por exemplo, a sua dimenso e risco) e do juzo profissional do revisor/auditor a separao entre o que e o que no materialmente relevante. 22. A nvel global das demonstraes financeiras, a estimativa da materialidade pode ser baseada nos resultados das operaes ou na posio financeira. A1) Materialidade baseada nos resultados das operaes 23. Os utilizadores das demonstraes financeiras normalmente consideram os resultados das operaes como a base mais importante para a formao da sua opinio. Quando os resultados das operaes forem considerados uma mensurao apropriada da materialidade, ser estabelecida uma percentagem a aplicar sobre os mesmos antes de impostos. Ao considerarem-se os resultados das operaes antes de impostos tem-se como implcito que os impostos so proporcionais aos resultados. Porm, os resultados podem englobar proveitos e ganhos no tributveis ou custos e perdas no dedutveis para efeitos de tributao. Consequentemente, na estimativa da materialidade dever ter-se em ateno os casos em que a taxa de imposto efectiva (relao percentual entre o imposto sobre o rendimento e o resultado antes de impostos) for significativamente diferente da taxa de imposto legal ou da taxa de imposto efectiva calculada para o(s) exerccio(s) anterior(es). 24. Sendo com frequncia o planeamento feito anteriormente preparao das demonstraes financeiras, usar-se os resultados do exerccio anterior, uma mdia dos resultados de exerccios anteriores ou os resultados prospectivados para o exerccio corrente, uma deciso que ter de ser baseada nas condies econmicas actuais, na tendncia dos resultados e na aptido da entidade para preparar resultados prospectivados.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 23

25. Alguns exemplos: Se a entidade mantiver uma tendncia de resultados estvel, o revisor/auditor pode estimar os resultados em que ir basear a sua estimativa da materialidade nos resultados antes de impostos do exerccio anterior ou nos resultados anualizados das demonstraes financeiras intercalares. Se os resultados do exerccio anterior no forem tpicos devido a acontecimentos no frequentes ou no usuais (por exemplo, greve, fogo nas instalaes de produo), o revisor/auditor pode estimar os resultados em que ir basear a sua estimativa da materialidade utilizando os resultados antes do efeito de tais acontecimentos. Se os resultados prospectivados pela entidade tm vindo a ser considerados fiveis e o revisor/auditor est convicto que continuaro a s-lo no exerccio corrente, ser apropriado utilizar os resultados oramentados pela entidade. 26. Se a situao da entidade de oscilao entre exerccios com resultados positivos e exerccios com resultados negativos, a base de resultados das operaes antes de impostos pode no ser apropriada. Em tal caso uma percentagem calculada sobre o somatrio das vendas e servios prestados (turnover) ser mais apropriado. A2) Materialidade baseada na posio financeira 27. Se a materialidade estimada com base nos resultados das operaes no fizer sentido (por exemplo, quando os resultados das operaes forem to fracos que a liquidez ou solvncia seja motivo de preocupao), ento mais apropriado fazer a estimativa da materialidade baseada na posio financeira. 28. A base de referncia mais apropriada a do capital prprio. A percentagem a usar depender do negcio da entidade e do ramo da sua actividade. 29. Se o capital prprio se tornar mnimo, deixa de ser til como ponto de referncia. Em tais circunstncias, mais apropriado considerar uma percentagem mais pequena aplicada sobre o total do activo. B - Materialidade a nvel de conta ou grupo(s) de contas ou classe(s) de transaces 30. A materialidade a nvel de conta ou grupo(s) de contas ou classe(s) de transaces usada para determinar o modo e extenso dos testes a realizar (por exemplo, quando se usar o procedimento de amostra representativa para testar o saldo de uma conta). 31. O revisor/auditor planeia os procedimentos a aplicar a um saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces de modo a obter uma segurana aceitvel de identificao das distores que est convicto de que podero ser, quando agregadas com as dos demais saldos de contas ou grupos de contas ou classes de transaces, materialmente relevantes para as demonstraes financeiras tomadas
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 24

como um todo, baseado no seu juzo profissional preliminar acerca da materialidade. 32. O revisor/auditor usa vrios mtodos para conceber os procedimentos para identificar aquelas distores. Em alguns casos ele estima explicitamente para fins de planeamento a quantia mxima de distoro para um dado saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces que pode existir sem tornar, quando agregada com as distores nos outros saldos de contas ou grupos de contas ou classes de transaces, as demonstraes financeiras distorcidas de modo materialmente relevante. Noutros casos, ele decide que o seu juzo profissional acerca da materialidade respeita a um dado saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces sem explicitamente fazer estimativa de tais distores. 33. A materialidade a nvel de conta ou grupo de contas ou classe de transaces determinada para que seja remota a probabilidade do total das omisses e distores identificadas, ou que fiquem por identificar, exceder a materialidade estimada. A considerao do nvel de materialidade acompanha a identificao de contas ou grupos de contas ou classes de transaces de importncia significativa, a estimativa da probabilidade de erros de reviso/auditoria importantes e o planeamento da natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos de reviso/auditoria. 34. A materialidade determinada no apenas para estabelecer os procedimentos de reviso/auditoria como tambm para avaliar os resultados desta. medida que os procedimentos vo sendo executados, as diferenas de reviso/auditoria vo sendo acumuladas para efeitos de apreciao final, a despeito de tais diferenas individualmente excederem ou no o nvel determinado para cada conta ou grupo de contas ou classe de transaces. Documentao 35. O revisor/auditor deve documentar nos seus papis de trabalho respeitantes ao planeamento as razes subjacentes sua estimativa preliminar da materialidade, de acordo com a DT 300 - Planeamento. As razes da determinao dos nveis de materialidade e a indicao da estimativa devero ser complementadas com a concluso do revisor/auditor de esta ser razovel e apropriada. Materialidade nas entidades dispersas geograficamente 36. O esforo de reviso/auditoria requerido por cada instalao de uma entidade dispersa geograficamente varia, entre outros factores, com a dimenso, complexidade, importncia relativa e grau de autonomia. 37. As instalaes com autonomia contabilstica preparam demonstraes financeiras que, em procedimento idntico ao de consolidao de contas, do origem s demonstraes financeiras individuais da entidade. No seu planeamento,
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 25

o revisor/auditor determina o mbito do exame aquelas demonstraes financeiras, o qual pode ser: Exame de mbito integral. Exame de mbito especfico. Exame de mbito limitado (limited review) 38. Para as instalaes em que foi planeado um exame de mbito integral, a estimativa dos nveis de materialidade baseada nas demonstraes financeiras da instalao. 39. Para os casos em que foi planeado um exame de mbito especifico, o revisor/auditor da entidade determina as distores materialmente relevantes de acordo com a importncia relativa da instalao, que comunica ao revisor/auditor, ou ao seu escritrio local, encarregado da reviso/auditoria das demonstraes financeiras da instalao. 40. Para os casos em que foi planeado um exame de mbito limitado, apenas so realizados procedimentos analticos e indagaes, devido ao revisor/auditor da entidade ter considerado a instalao sem significado para o todo da reviso/auditoria da entidade. Baseado na sua considerao global de risco, ele no espera em tais casos distores materialmente relevantes. Nveis de materialidade no estticos 41. Normalmente no exequvel para o revisor/auditor, quando faz o planeamento dos seus trabalhos, antecipar todas as circunstncias que possam influenciar o seu juzo profissional acerca da materialidade, as quais s viro a ser do seu conhecimento aquando da avaliao final do efeito agregado das distores identificadas. 42. A reviso/auditoria um processo cumulativo. medida que o revisor/auditor executa os procedimentos planeados, a evidncia que obtm pode lev-lo a modificar a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos planeados inicialmente. Informaes colhidas nos trabalhos realizados ou provenientes de outras fontes podem divergir significativamente das informaes em que baseou inicialmente o seu trabalho. Estes casos podem levar o revisor/auditor a ter que rever as consideraes da materialidade para todos ou certos saldos de contas ou grupos de contas ou classes de transaces e, consequentemente, a ter que reavaliar os procedimentos planeados. Materialidade e risco de reviso/auditoria 43. Tanto ao planear a reviso/auditoria e a prescrever os procedimentos a usar, como a avaliar o efeito do agregado das distores no termo da reviso/auditoria, o revisor/auditor considera, de forma coordenada, a materialidade e o risco de reviso/auditoria.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 26

44. H uma relao inversa entre a materialidade e o risco de reviso/auditoria. Por exemplo, o risco de que um dado saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces esteja distorcido por uma quantia avultada pode ser muito baixo, mas o risco de que possa estar distorcido por uma quantia diminuta pode ser muito alto. 45. Para atenuar os efeitos das variaes nos nveis de ambos, deve observar-se ou um decrscimo do nvel do risco de reviso/auditoria que o revisor/auditor julga ser apropriado num dado saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces, ou um decrscimo da quantia das distores num dado saldo de conta ou grupo de contas ou classe de transaces que o revisor/auditor considera ser materialmente relevante, requerendo a adopo de um ou mais dos procedimentos a seguir indicados: Seleccionar procedimento(s) de reviso/auditoria mais eficazes. Realizar o(s) procedimento(s) de reviso/auditoria respectivo(s) mais prximo(s) da data de balano. Ampliar o(s) procedimento(s) de reviso/auditoria respectivo(s). Avaliao final do efeito das distores 46. Ao avaliar se as demonstraes financeiras esto adequadamente apresentadas em todos os aspectos materialmente relevantes, em conformidade com a estrutura de relato adoptada, o revisor/auditor deve agregar todas as distores que a entidade no corrigir, de modo a dar-lhe possibilidade de considerar se o seu efeito agregado torna as demonstraes financeiras distorcidas, tomadas como um todo. Agregado das diferenas de reviso/auditoria 47. O agregado das diferenas de reviso/auditoria inclui (lquido das correces j efectuadas): O total dos erros projectados de todas as amostras representativas. Os erros e as diferenas identificados resultantes de testes no envolvendo amostras representativas. Diferenas de juzo profissional relativamente s estimativas contabilsticas. Erros 48. Encontrado um erro, o revisor/auditor deve procurar determinar a sua causa. O conhecimento da causa de um erro auxilia o revisor/auditor na determinao de potenciais erros de tipo similar e na alterao do programa da reviso/auditoria. 49. Interessa, pois, saber o modo como os erros ocorrem. Assim: Se o erro for considerado como intencional, o revisor/auditor deve aprofundar como o erro ocorreu. Se o erro for considerado como no intencional, o revisor/auditor deve procurar saber se ele resultou de inadequao dos procedimentos prescritos, de falha de
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 27

compreenso destes ou de outra falha humana (falha ocasional, falta de cuidado habitual, etc.). 50. Os erros podem provir de projeces de resultados de amostragens, de identificaes especficas ou de diferenas em procedimentos analticos. As diferenas em procedimentos analticos podem representar erros ou indicar a existncia de erros. Diferenas de juzo em estimativas contabilsticas 51. Todas as diferenas, para alm do intervalo de aceitao determinado pelo revisor/auditor, que sejam devidas a enganos no clculo das estimativas contabilsticas (por exemplo, erros aritmticos) so havidas como erros e no como diferenas de juzo profissional. Regularizao das diferenas de reviso/auditoria 52. O revisor/auditor deve encorajar a correco de todas as diferenas identificadas durante a reviso/auditoria, mesmo as consideradas no materialmente relevantes. 53. O revisor/auditor deve ainda debater com o rgo de gesto todas as diferenas projectadas, no s para confirmao da sua existncia, como tambm para encorajar a sua correco. Concluso pelo revisor/auditor 54. Ao chegar concluso que as diferenas de reviso/auditoria includas no resumo que preparou necessitam de ser corrigidas, o revisor/auditor avalia se elas tornam as demonstraes financeiras materialmente distorcidas ou requerem divulgaes adicionais. Esta avaliao envolve, como j foi referido, consideraes quantitativas e qualitativas e requer o uso de juzo profissional.

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

28

Directriz de Reviso/Auditoria 400 AVALIAO DO RISCO DE REVISO/AUDITORIA Maio de 2000 NDICE Pargrafos Introduo Conceitos Risco Inerente

1-5 6-8 9 - 10

Risco de Controlo 11 - 39 Relacionamento Entre as Avaliaes do Risco Inerente e do Risco de Controlo 40 - 41 Risco de Deteco Risco de Reviso/Auditoria nas Pequenas Entidades Apndice I - Ilustrao da Avaliao do Risco de Controlo Apndice II - Ilustrao do Inter-relacionamento dos Componentes do Risco de Reviso/Auditoria Apndice III - Ilustrao da Avaliao do Risco Tolervel de Aceitao Incorrecta (AI) DIRECTRIZ DE REVISO/AUDITORIA 400 Maio de 2000 AVALIAO DO RISCO DE REVISO/AUDITORIA Introduo 1. A necessidade de determinao do risco vem referida no pargrafo 15 das Normas Tcnicas de Reviso/Auditoria: 15. O revisor/auditor deve planear o trabalho de campo e estabelecer a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos a adoptar, com vista a atingir o nvel de segurana que deve proporcionar e tendo em conta a sua determinao do risco da reviso/auditoria e a sua definio dos limites de materialidade. 2. A finalidade desta Directriz Reviso/Auditoria (DRA) a de estabelecer normas e proporcionar orientao na avaliao do risco de reviso/auditoria e seus componentes: risco inerente, risco de controlo e risco de deteco . 42 - 49 50

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

29

3. O revisor/auditor deve usar juzo profissional para avaliar o risco de reviso/auditoria e conceber os procedimentos de reviso/auditoria com vista a assegurar que ele seja reduzido a um nvel aceitavelmente baixo. 4. Quando desenvolver a metodologia de reviso/auditoria, o revisor/auditor considera a avaliao preliminar do risco de controlo (em conjugao com a avaliao do risco inerente) para avaliar o risco de deteco apropriado a aceitar para as asseres contidas nas demonstraes financeiras e para determinar a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos substantivos para tais asseres. Conceitos 5. "Risco de reviso/auditoria" a susceptibilidade do revisor/auditor dar uma opinio de reviso/auditoria inapropriada quando as demonstraes financeiras estejam distorcidas de forma materialmente relevante. O risco de reviso/auditoria tem trs componentes: risco inerente, risco de controlo e risco de deteco. 6. "Risco inerente" a susceptibilidade de um saldo de conta ou classe de transaces conter uma distoro que possa ser materialmente relevante, considerada individualmente ou quando agregada com distores em outros saldos ou classes, assumindo que no existem os respectivos controlos internos. 7. "Risco de controlo" a susceptibilidade de uma distoro, que possa ocorrer num saldo de conta ou numa classe de transaces e que possa ser materialmente relevante, considerada individualmente ou quando agregada com distores em outros saldos ou classes, no vir a ser prevenida ou detectada e corrigida atempadamente pelo sistema de controlo interno. 8. "Risco de deteco" a susceptibilidade dos procedimentos substantivos executados pelo revisor/auditor no virem a detectar uma distoro que exista num saldo de conta ou classe de transaces que possa ser materialmente relevante, considerada individualmente ou quando agregada com distores em outros saldos ou classes. Risco Inerente 9. Ao desenvolver o plano global de reviso/auditoria, o revisor/auditor deve avaliar o risco inerente ao nvel das demonstraes financeiras. Para esse efeito o revisor/auditor deve relacionar tal avaliao com os saldos de conta e classes de transaces materialmente relevantes ao nvel da assero, ou assumir que o risco inerente alto relativamente a ela, quando concluir que o esforo exigido para avaliar o risco inerente a uma assero exceder a potencial reduo na extenso dos procedimentos de reviso/auditoria derivados dessa avaliao. 10. Ao avaliar o risco inerente, o revisor usa o juzo profissional para avaliar numerosos factores, de que so exemplos:
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 30

Ao Nvel das Demonstraes Financeiras - A imagem/reputao da gesto. - A experincia e conhecimentos da gesto e alteraes na gesto durante o perodo, por exemplo, a inexperincia da gesto pode afectar a preparao das demonstraes financeiras da entidade. - Presses fora do habitual sobre a gesto, por exemplo, circunstncias que possam predispor a gesto a distorcer as demonstraes financeiras, tal como um sector que est a atravessar uma crise ou uma entidade a que falte capital suficiente para continuar as operaes. - A natureza do negcio da entidade, por exemplo, o potencial para obsolescncia tecnolgica dos seus produtos e servios, a complexidade da sua estrutura de capital, a importncia das partes em relao de dependncia, o nmero de localizaes e a disperso geogrfica das suas instalaes de produo. - Factores que afectem o sector em que a entidade opera, por exemplo, condies econmicas e de concorrncia identificadas por tendncias e rcios financeiros e alteraes na tecnologia, na procura do consumidor e nas prticas contabilsticas comuns ao sector. Ao Nvel de Saldo de Conta ou Classe de Transaces - Contas das demonstraes financeiras com probabilidade de serem susceptveis de distoro, por exemplo, contas que necessitaram de ajustamento no perodo precedente ou contas que envolvam um elevado grau de estimativas pem maiores riscos do que contas que consistam em informao factual de relativa rotina. - A complexidade das transaces subjacentes e de outros acontecimentos que requeiram do trabalho de um perito. - O grau de juzo envolvido ao determinar os saldos de conta. - A concluso de transaces no usuais e complexas, particularmente no ou prximo do final do perodo - Transaces no sujeitas a processamento normal. - Susceptibilidade dos activos para perdas ou apropriaes indevidas, por exemplo, activos que sejam altamente desejveis e transportveis como o dinheiro que mais susceptvel ao roubo do que outros activos. Risco de Controlo Avaliao Preliminar do Risco de Controlo 11. A avaliao preliminar do risco de controlo o processo de avaliar a eficcia do sistema de controlo interno de uma entidade na preveno ou deteco e correco de distores materialmente relevantes. Existir sempre algum risco de controlo devido s limitaes inerentes de qualquer sistema de controlo interno. 12. Aps obter a compreenso do sistema de controlo interno, o revisor/auditor deve fazer uma avaliao preliminar do risco de controlo, a nvel da assero,
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 31

relativamente a cada saldo de conta ou classe de transaces materialmente relevante. 13. O revisor/auditor avalia normalmente o risco de controlo a um nvel elevado para algumas ou todas as asseres, porque est convicto que os controlos: a) provavelmente no dizem respeito a uma assero contida nas demonstraes financeiras; b) no so eficazes; ou c) ao avaliar a sua eficcia, se revelam ineficientes. 14. Na identificao de controlos relevantes para asseres especficas contidas nas demonstraes financeiras, o revisor/auditor deve considerar que os controlos podem ter, quer um efeito penetrante em muitas asseres, quer um efeito especfico numa assero individual, dependendo da natureza do particular componente envolvido no controlo interno. Por exemplo, a concluso que o ambiente de controlo duma entidade altamente eficaz pode influenciar a deciso do revisor/auditor sobre o nmero de localizaes da entidade, nas quais os procedimentos de reviso/auditoria sero executados ou se executam, ou no, certos procedimentos de reviso/auditoria para alguns saldos de conta ou classes de transaces numa data intercalar. Tanto uma como outra deciso afecta a forma dos procedimentos de reviso/auditoria serem aplicados em relao a asseres especficas, apesar de o revisor/auditor poder no ter considerado especificamente cada assero individual que seja afectada por tal deciso. 15. Inversamente, alguns procedimentos de controlo frequentemente tm um efeito especfico numa assero individual incorporada num particular saldo de conta ou classe de transaes. Por exemplo, procedimentos de controlo que uma entidade estabeleceu para assegurar que o seu pessoal est a contabilizar e a registar adequadamente o inventrio fsico anual relaciona-se directamente com a assero da existncia do saldo da conta de stocks. 16. Os controlos relacionados com uma assero podem ser directos ou indirectos. Quanto mais indirecto o relacionamento, menos eficaz esse controlo pode ser em reduzir o risco de controlo para essa assero. Por exemplo, uma reviso pelo gerente de vendas do extracto das vendas para armazns especficos por regio, normalmente est indirectamente relacionada com a assero da plenitude para proveitos em vendas. Em conformidade, pode ser menos eficaz na reduo do risco de controlo para essa assero que controlos mais directos para essa assero, tais como, balancear documentos de expedio com documentos de facturao. 17. A avaliao preliminar do risco de controlo de uma assero contida nas demonstraes financeiras deve ser alta, a menos que o revisor/auditor:
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 32

a) seja capaz de identificar os controlos internos relevantes que sejam susceptveis de prevenir ou detectar e corrigir uma distoro materialmente relevante; e b) planeie levar a efeito testes de controlo para suportar a avaliao da sua eficcia. Testes de Controlo 18. Os testes de controlo so executados para obter prova de reviso/auditoria acerca da eficcia: a) da concepo do sistema de controlo interno, isto , se est ou no convenientemente concebido de forma a prevenir ou detectar e corrigir distores materialmente relevantes; e b) do funcionamento dos controlos internos durante o perodo. 19. Os testes de controlo dirigidos directamente eficcia da concepo dos controlos tm em vista avaliar se os controlos esto ou no adequadamente concebidos para detectar distores materialmente relevantes nas asseres contidas nas demonstraes financeiras. Os testes para obter tal evidncia ordinariamente incluem procedimentos, tais como, indagaes ao pessoal apropriado da entidade, verificao de documentos que apoiam transaes e outros acontecimentos, relatrios, e observao da aplicao dos controlos especficos. Para entidades com um complexo controlo interno, o revisor/auditor deve considerar que o uso de fluxogramas, questionrios, ou listas de verificao, pode facilitar a aplicao dos testes de concepo. 20. Os testes de controlo dirigidos directamente eficcia do funcionamento dos controlos tm em vista avaliar a forma, a consistncia e por quem foram aplicados os controlos durante o perodo de reviso/auditoria. Estes testes incluem normalmente procedimentos, tais como, indagaes ao pessoal apropriado da entidade, verificao de documentos que apoiam transaes e outros acontecimentos, por exemplo, verificar que uma transaco foi autorizada, relatrios, ou ficheiros electrnicos e indicadores de desempenho dos controlos; observao da aplicao dos controlos, nomeadamente controlos internos que no deixam pista de reviso/auditoria, por exemplo, determinando quem realmente leva a efeito cada funo e no simplesmente quem suposto lev-la a efeito; e redesempenho da aplicao do controlo pelo revisor/auditor, por exemplo, conciliao de saldos de contas bancrias, para assegurar que elas foram correctamente executadas pela entidade. Em algumas circunstncias, um procedimento especfico pode dirigir-se eficcia de ambos, tanto concepo como ao funcionamento. Contudo, uma combinao de procedimentos pode ser necessria para avaliar a eficcia da concepo ou funcionamento dos controlos. 21. O revisor/auditor deve obter prova de reviso/auditoria atravs de testes de controlo para apoiar qualquer avaliao do risco de controlo que seja inferior a alto.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 33

Quanto mais baixa a avaliao do risco de controlo tanto maior o suporte que o revisor/auditor deve obter de que o controlo interno est convenientemente concebido e a funcionar eficazmente. 22. O conceito de funcionamento eficaz reconhece que alguns desvios possam ter ocorrido. Os desvios de controlos prescritos podem ser causados por factores, tais como, alteraes em pessoal chave, alteraes sazonais significativas em volume de transaces e erros humanos. Quando forem detectados desvios, o revisor/auditor faz indagaes especficas respeitantes a estas matrias, particularmente a perodos de alteraes de pessoal em funes importantes do controlo interno. O revisor/auditor assegura ento que os testes de controlo cobrem apropriadamente tal perodo de alterao ou flutuao. 23. Num ambiente de sistemas de informao computorizados, os objectivos dos testes de controlo no variam dos existentes num ambiente manual; porm, alguns procedimentos de reviso/auditoria podem variar. O revisor/auditor pode entender necessrio, ou pode preferir, usar tcnicas assistidas por computador. O uso de tais tcnicas, por exemplo, ferramentas de interrogao de ficheiros ou determinados testes de reviso/auditoria podem ser apropriados quando o sistema de controlo interno no proporcione prova visvel que documente o desempenho dos controlos internos, que estejam programados dentro de um sistema de contabilidade computorizado. 24. Baseado nos resultados dos testes de controlo, o revisor/auditor deve avaliar se os controlos internos esto ou no concebidos e a funcionar como contemplado na avaliao preliminar do risco de controlo. A avaliao de desvios pode ter como consequncia o revisor/auditor concluir que o nvel avaliado do risco de controlo necessita de ser revisto. Em tais casos o revisor/auditor modificar a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos substantivos planeados. Relao Entre a Compreenso do Controlo Interno e a Avaliao do Risco de Controlo 25. Embora a compreenso do controlo interno seja discutido na Directriz de Reviso/Auditoria 410 Controlo Interno e a avaliao do risco de controlo seja discutido separadamente nesta seco, eles podem ser executados simultaneamente numa reviso/auditoria. O objectivo dos procedimentos executados para obter uma compreenso do controlo interno proporcionar ao revisor/auditor o conhecimento necessrio para o plano global de reviso/auditoria. O objectivo dos testes de controlo (discutidos nos pargrafos 18 a 24) proporcionar ao revisor/auditor a prova de reviso/auditoria para usar na avaliao do risco de controlo. Contudo, procedimentos executados para atingir um objectivo pode tambm dizer respeito a outro objectivo.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 34

26. Quando obtiver a compreenso do controlo interno com o fim de planear a reviso/auditoria, o revisor/auditor obtm o conhecimento da concepo do controlo interno e do seu funcionamento. Por exemplo, um revisor/auditor pode levar a efeito um teste "andar atravs", que seguir a pista de algumas transaces atravs do sistema contabilstico. Quando as transaces seleccionadas sejam tpicas daquelas transaces que passam atravs do sistema, este procedimento pode ser tratado como parte dos testes de controlo. A natureza e extenso dos testes "andar atravs" levados a efeito pelo revisor/auditor so tais que no iro por si s proporcionar prova de reviso/auditoria suficiente para suportar a avaliao de risco de controlo que seja inferior a alto. 27. Baseado na estimativa do nvel de risco de controlo que o revisor/auditor espera suportar e nas consideraes de eficincia da reviso/auditoria, o revisor/auditor planeia frequentemente executar alguns testes de controlo simultaneamente com a obteno da compreenso do controlo interno. Em adio, mesmo que alguns dos procedimentos levados a efeito para obter a compreenso do controlo interno possam no ter sido especificamente planeados como testes de controlo, eles podem proporcionar prova de reviso/auditoria acerca da eficcia da concepo e funcionamento dos controlos internos relevantes para determinadas asseres e, consequentemente, servir como testes de controlo. Por exemplo, ao obter a compreenso do controlo interno respeitante ao dinheiro, o revisor/auditor pode ter obtido provas de reviso/auditoria acerca da eficcia do processo de conciliao de saldos de bancos atravs da indagao e observao. Ainda outro exemplo, para a obteno da compreenso do ambiente de controlo, o revisor/auditor pode ter feito inquritos sobre a utilizao pela gesto de oramentos, observar a comparao dos oramentos mensais e as despesas mensais e inspeccionar os relatrios que digam respeito investigao dos desvios entre o oramento e as quantias reais. Embora estes procedimentos proporcionem conhecimento sobre a concepo das polticas de oramentao da entidade e se foram ou no, postas em funcionamento, eles podem tambm proporcionar prova de reviso/auditoria sobre a eficcia da concepo e funcionamento das polticas de oramentao em prevenir ou detectar distores materialmente relevantes na classificao de despesas. Em algumas circunstncias, essa prova de reviso/auditoria pode ser suficiente para suportar uma estimativa do nvel de risco de controlo que seja abaixo do nvel mximo para a apresentao e divulgao de asseres que digam respeito a despesas nas demonstraes financeiras. 28. Quando o revisor/auditor concluir que os procedimentos levados a efeito para obter a compreenso do sistema de controlo interno tambm proporciona prova de reviso/auditoria acerca da adequao da concepo e da eficcia operacional das
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 35

polticas e procedimentos relevantes para uma particular assero de demonstrao financeira, pode usar essa prova de reviso/auditoria, no caso dela ser suficiente para suportar uma avaliao do risco de controlo a nvel inferior a alto. Posterior Reduo na Avaliao do Nvel do Risco de Controlo 29. Aps a obteno da compreenso do controlo interno e avaliao do risco de controlo, o revisor/auditor pode desejar procurar uma posterior reduo na avaliao do nvel do controlo de risco para certas asseres. Em tais casos, o revisor/auditor considera se provvel estar ou no disponvel prova adicional de reviso/auditoria suficiente para suportar uma posterior reduo e se ser, ou no, eficaz para executar testes de controlo para obter essa prova de reviso/auditoria. Os resultados dos procedimentos executados na obteno da compreenso do controlo interno, como tambm da pertinente informao de outras fontes, ajuda o revisor/auditor a avaliar esses dois factores. 30. Ao considerar a eficincia, o revisor/auditor reconhece que a prova de reviso/auditoria adicional que suporte uma futura reduo na avaliao do nvel de risco de controlo para uma assero resultar num menor esforo de reviso/auditoria para os testes substantivos para essa assero. O revisor/auditor avalia o aumento no esforo de reviso/auditoria associado aos testes adicionais aos controlos que necessrio para obter tal prova, contra a resultante diminuio no esforo de reviso/auditoria associado reduo dos testes substantivos. Quando o revisor/auditor concluir que incapaz de obter prova de reviso/auditoria adicional para uma especfica assero, usa o nvel de risco de controlo avaliado no planeamento dos testes substantivos para essas asseres, com base na compreenso do controlo interno. 31. Para as asseres em relao s quais executa testes de controlo adicionais, o revisor/auditor determina a estimativa do nvel do risco de controlo que o resultado desses testes suportam. Esta estimativa do nvel de risco de controlo usada na determinao do apropriado risco de deteco para aceitar essas asseres e, na mesma medida, na determinao da natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos testes substantivos para tais asseres. Documentao da Compreenso e da Avaliao do Risco de Controlo 32. O revisor/auditor deve documentar nos papis de trabalho de reviso/auditoria: a) a compreenso que obteve dos componentes do controlo interno da entidade; e b) a avaliao do risco de controlo. 33. As concluses sobre a avaliao do risco de controlo pode diferir ao relacionar com os vrios saldos de conta e classes de transaces. Contudo, para as asseres contidas nas demonstraes financeiras onde o risco de controlo seja avaliado no nvel mximo, o revisor/auditor deve documentar a sua concluso de que o risco de
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 36

controlo no nvel mximo, mas no necessita de documentar as bases dessa concluso. Para aquelas asseres onde a avaliao do risco de controlo inferior a alto, o revisor/auditor deve documentar as bases da sua concluso de que a eficcia da concepo e funcionamento dos controlos suportam esse nvel de avaliao. O Apndice I representa, na forma de fluxograma, a avaliao do risco de controlo, incluindo as vrias decises que o revisor/auditor deve fazer e as suas consequncias na estratgia de reviso/auditoria. 34. Podem ser usadas diferentes tcnicas para documentar a informao relacionada com o sistema de controlo interno. matria de julgamento do revisor/auditor a seleco de uma determinada tcnica. So tcnicas comuns de verificao usadas, s ou em combinao, as descries narrativas, os questionrios, checklists e os fluxogramas. A forma e a extenso desta documentao influenciada pelo usado nvel de avaliao do risco de controlo, a dimenso e complexidade da entidade, a natureza do sistema de controlo interno da entidade e pela forma da documentao do sistema de controlo interno da entidade. De uma forma geral, quanto mais complexo seja o sistema de controlo interno da entidade tanto mais extensivos os procedimentos do revisor/auditor, tanto mais extensiva necessitar de ser a documentao do revisor/auditor. Qualidade e Oportunidade da Prova de Reviso/Auditoria 35. Certos tipos de provas de reviso/auditoria obtidos pelo revisor/auditor merecem mais confiana do que outros. Normalmente, a observao pelo revisor/auditor proporciona prova de reviso/auditoria mais credvel do que meramente fazer indagaes, por exemplo, o revisor/auditor pode obter prova de reviso/auditoria acerca da segregao de funes apropriada, observando a pessoa que aplica um procedimento de controlo ou fazendo indagaes a pessoal apropriado. Porm, a prova de reviso/auditoria obtida por alguns testes de controlo, tais como, observaes, diz respeito somente ao momento em que o procedimento for aplicado. O revisor/auditor pode decidir, por conseguinte, suplementar estes procedimentos com outros testes de controlo capazes de proporcionar prova de reviso/auditoria acerca de outros perodos de tempo. 36. Ao determinar a prova de reviso/auditoria apropriada a fim de suportar uma concluso acerca do risco de controlo, o revisor/auditor pode tomar em considerao a prova de reviso/auditoria obtida em revises/auditorias anteriores. Num trabalho continuado, o revisor/auditor ficar conhecedor do sistema de controlo interno atravs do trabalho levado a cabo anteriormente, mas necessitar de actualizar o conhecimento obtido e considerar a necessidade de obter prova de reviso/auditoria adicional de quaisquer alteraes no controlo. Antes de confiar em procedimentos levados a efeito em anteriores revises/auditorias, o revisor/auditor
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 37

deve obter prova de reviso/auditoria que suporte esta confiana. O revisor/auditor dever obter prova de reviso/auditoria quanto natureza, extenso, profundidade e oportunidade de quaisquer alteraes no sistema de controlo interno da entidade, desde que tais procedimentos sejam executados, e avaliar o seu impacto na pretendida confiana do revisor/auditor. Quanto maior for o perodo de tempo que decorreu desde a execuo de tais procedimentos menor a segurana alcanada. 37. O revisor/auditor deve considerar se os controlos internos estiveram ou no em funcionamento durante o perodo. Se foram usados controlos substancialmente diferentes em momentos diferentes durante o perodo, o revisor/auditor tomar em considerao cada um separadamente. Uma interrupo nos controlos internos durante uma fraco especfica do perodo requer considerao separada da natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos de reviso/auditoria a serem aplicados s transaces e outros acontecimentos desse perodo. 38. O revisor/auditor pode decidir executar alguns testes de controlo durante uma visita intercalar antes do final do perodo. Porm, o revisor/auditor no pode confiar nos resultados de tais testes sem considerar a necessidade de obter prova de reviso/auditoria adicional relativa ao restante perodo. Os factores a serem considerados compreendem: Os resultados dos testes intercalares. A durao do perodo remanescente. Se ocorreram ou no quaisquer alteraes no sistema de controlo interno durante o perodo remanescente. A natureza e quantia das transaces e de outros acontecimentos e os saldos envolvidos. O ambiente de controlo, especialmente controlos de superviso. Os procedimentos substantivos que o revisor/auditor planeie levar a efeito. Determinao Final do Risco de Controlo 39. Antes da concluso da reviso/auditoria, o revisor/auditor baseado nos resultados de procedimentos substantivos e de outras provas de reviso/auditoria por ele obtidas, deve tomar em considerao se se confirma ou no a avaliao do risco de controlo. Relacionamento Entre as Avaliaes do Risco Inerente e do Risco de Controlo 40. O revisor/auditor pode fazer avaliaes do risco inerente e do risco de controlo em separado ou em combinao. Se ele considerar o risco inerente ou o risco de controlo, separadamente ou em combinao, a um nvel menor do que o mximo, deve ter uma base apropriada para a sua avaliao. Esta base pode ser obtida, por exemplo, atravs do uso de questionrios, checklists, instrues, ou generalizado
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 38

material similar e, no caso do risco de controlo, o seu entendimento do controlo interno e o desempenho dos adequados testes de controlo. Contudo, o juzo profissional exigido na interpretao, adaptao ou expanso de tal material generalizado como apropriado s circunstncias. 41. A gesto reage muitas vezes a situaes de risco inerente, concebendo um sistema de controlo interno para prevenir ou detectar e corrigir distores e, portanto, em muitos casos, o risco inerente e o risco de controlo esto altamente inter-relacionados. Em tais situaes, se o revisor/auditor tentar avaliar separadamente o risco inerente e o risco de controlo, existe a possibilidade de avaliao inapropriada de risco. Em consequncia, o risco de reviso/auditoria pode ser avaliado mais apropriadamente em tais situaes, fazendo uma avaliao combinada. Risco de Deteco 42. O nvel do risco de deteco relaciona-se directamente com os procedimentos substantivos executados pelo revisor/auditor. O risco de deteco uma funo entre a eficcia dos procedimentos de reviso/auditoria e a sua aplicao pelo revisor/auditor. A avaliao do risco de controlo pelo revisor/auditor, juntamente com a avaliao do risco inerente, influencia a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos substantivos a serem executados para reduzir o risco de deteco, e, portanto, o risco de reviso/auditoria a um nvel aceitavelmente baixo. Algum risco de deteco estaria sempre presente mesmo se o revisor/auditor examinasse 100 por cento dos saldos de conta ou das classes de transaces, uma vez que a maior parte da prova de reviso/auditoria persuasiva preferentemente a conclusiva e tambm porque existem outras incertezas. Tais outras incertezas surgem porque um revisor/auditor pode seleccionar inapropriados procedimentos de reviso/auditoria, executar erradamente os adequados procedimentos ou interpretar erradamente as concluses de reviso/auditoria. Essas outras incertezas podem ser reduzidas a um nvel negligencivel atravs de um planeamento e superviso adequados e uma conduta do revisor/auditor de acordo com as normas de controlo de qualidade. 43. O revisor/auditor deve tomar em considerao os nveis avaliados dos riscos inerentes e de controlo ao determinar a natureza, extenso, profundidade e oportunidade dos procedimentos substantivos necessrios para reduzir o risco da reviso/auditoria a um nvel aceitvel. A este respeito o revisor/auditor considerar: a) a natureza dos procedimentos substantivos, por exemplo, usando testes dirigidos a partes independentes externas entidade, em vez de testes dirigidos a partes ou documentao dentro da entidade, ou usando testes substantivos de pormenor
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 39

quanto a um objectivo particular de reviso/auditoria em aditamento a procedimentos analticos; b) a extenso dos procedimentos substantivos, por exemplo, usando uma amostragem de maior dimenso; c) a profundidade dos procedimentos substantivos, por exemplo, determinando que os testes substantivos sejam feitos a partir de certos limites quantitativos ou da seleco qualitativa de determinadas transaces; e d) a oportunidade dos procedimentos substantivos, por exemplo, executando-os no final do perodo, em vez de numa data anterior. 44. O risco inerente e o risco de controlo diferem do risco de deteco pelo facto de aqueles existirem independentemente da reviso/auditoria das demonstraes financeiras, enquanto o risco de deteco est relacionado com os procedimentos do revisor/auditor e pode ser alterado ao seu arbtrio, conforme o seu juzo profissional. Existe um relacionamento inverso entre o risco de deteco e o nvel combinado do risco inerente e do risco de controlo. Por exemplo, quando o risco inerente e o risco de controlo forem altos, o risco de deteco aceitvel tem de ser baixo para reduzir o risco de reviso/auditoria a um nvel aceitavelmente baixo. Por outro lado, quando o risco inerente e o risco de controlo forem baixos, um revisor/auditor pode aceitar um risco de deteco mais alto e ainda reduzir o risco de reviso/auditoria a um nvel aceitavelmente baixo. Estes componentes de reviso/auditoria do risco de reviso/auditoria podem ser avaliados em termos quantitativos, tais como, em percentagens ou em intervalos de termos no quantitativos, por exemplo, de um mnimo a um mximo. Ver os Apndices II e III para uma ilustrao do relacionamento dos componentes do risco de reviso/auditoria. 45. Embora os testes de controlo e os procedimentos substantivos sejam distintos quanto aos seus propsitos, os resultados de cada um dos tipos de procedimentos podem contribuir para os propsitos do outro. As distores descobertas ao conduzir procedimentos substantivos podem dar origem a que o revisor/auditor modifique a anterior estimativa do risco de controlo. 46. No apropriado, contudo, que um revisor/auditor confie completamente na sua avaliao do risco inerente e do risco de controlo para a excluso de executar procedimentos substantivos de saldos de contas e classes de transaes onde podem existir distores que podem ser materiais quando agregadas com distores em outros saldos de conta ou classes de transaes. 47. Os nveis avaliados do risco inerente e do risco de controlo podem no ser suficientemente baixos para eliminar a necessidade de o revisor/auditor levar a efeito quaisquer procedimentos substantivos. No obstante os nveis avaliados do
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 40

risco inerente e do risco de controlo, o revisor/auditor deve executar alguns procedimentos substantivos relativos a saldos de contas e classes de transaces materialmente relevantes. 48. A avaliao pelo revisor/auditor dos componentes do risco de reviso/auditoria pode modificar-se no decurso de uma reviso, por exemplo, pode a informao chegar ao conhecimento do revisor/auditor ao executar procedimentos substantivos que difiram significativamente da informao sobre o qual o revisor/auditor originalmente avaliou o risco inerente e o risco de controlo. Em tais casos, o revisor/auditor deve alterar os procedimentos substantivos planeados com base numa reviso dos nveis avaliados do risco inerente e do risco de controlo. 49. Quanto maior for a avaliao do risco inerente e do risco de controlo mais prova da reviso/auditoria deve o revisor/auditor obter a partir da execuo de procedimentos substantivos. Quando o risco inerente e o risco de controlo forem ambos avaliados como altos, o revisor/auditor necessita de considerar se os procedimentos substantivos podem ou no proporcionar prova de reviso/auditoria para reduzir o risco de deteco e, por conseguinte, o risco de reviso/auditoria, a um nvel aceitavelmente baixo. Quando o revisor/auditor determina que o risco de deteco respeitante a uma assero contida nas demonstraes financeiras em relao a um saldo de conta ou classe de transaces materialmente relevante no pode ser reduzido a um nvel aceitavelmente baixo, o revisor/auditor deve expressar uma opinio com reservas ou uma escusa de opinio. Risco de Reviso/Auditoria nas Pequenas Entidades 50. O revisor/auditor necessita de obter o mesmo nvel de segurana, a fim de expressar uma opinio sem reservas sobre as demonstraes financeiras, tanto de grandes como de pequenas entidades. Porm, muitos controlos internos que seriam relevantes para grandes entidades no so prticos nas pequenas entidades. Por exemplo, nas pequenas entidades, os procedimentos contabilsticos podem ser executados por poucas pessoas, que podem ter tanto responsabilidades operacionais como de custdia, e, por conseguinte, a segregao de funes pode no existir ou estar severamente limitada. Uma inadequada segregao de funes pode, nalguns casos, ser compensada por um forte sistema de controlo de gesto em que os controlos de superviso do proprietrio-gestor existem devido ao conhecimento pessoal e directo da entidade e do seu envolvimento nas transaces. Nas circunstncias em que seja limitada a segregao de funes e falte prova de reviso/auditoria dos controlos de superviso, a prova de reviso/auditoria necessria para suportar a opinio do revisor/auditor sobre as demonstraes financeiras pode ter de ser inteiramente obtida atravs da execuo de testes substantivos.
Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha 41

Apndice II Ilustrao do Inter-relacionamento dos Componentes do Risco de Reviso/Auditoria O quadro seguinte mostra como pode variar o nvel aceitvel de risco de deteco com base em avaliaes do risco inerente e do risco de controlo. Nvel do Risco de Deteco Avaliao do auditor sobre o risco Mdio Mais Baixo Mdio Mais Alto O mais alto Baixo Mdio Mais Alto inerente Nota: As reas sombreadas referem-se ao risco de deteco Alto Avaliao do auditor sobre o risco de controlo Alto O mais baixo Mdio Mais Baixo Baixo Mdio

Existe uma relao inversa entre o risco de deteco e o nvel combinado do risco inerente e do risco de controlo. Por exemplo, quando o risco inerente e o risco de controlo so altos, os nveis aceitveis do risco de deteco necessitam de ser baixos para reduzir o risco de reviso/auditoria a um nvel aceitavelmente baixo. Por outro lado, quando o risco inerente e o risco de controlo so baixos, um revisor/auditor pode aceitar um risco de deteco mais alto e reduzir ainda o risco de reviso/auditoria a um nvel aceitavelmente baixo.

Auditoria/Jos Luis Alves da Cunha

42

You might also like