You are on page 1of 5

Disciplina de Matemtica Aplicada - UFRGS- Prof Irene Strauch

A Matemtica da Fora de Coriolis:


Quando se deseja fazer medies em sistemas que esto girando, como a Terra, necessrio examinar cuidadosamente os efeitos que aparecem. Diferentemente do movimento de translao que relativo, o movimento de rotao uma propriedade absoluta. Ou seja, pode-se determinar se um corpo est ou no em rotao, sem relacion-lo posio de qualquer outro objeto, porque h foras associadas apenas ao movimento de rotao. Uma destas foras a j conhecida fora centrfuga e a outra a fora de Coriolis, a qual desempenha uma importante funo na circulao da atmosfera e dos oceanos. Com o objetivo de deduzir o aparecimento destas foras, vamos determinar inicialmente, os vetores velocidade e acelerao para um referencial em rotao (no-inercial), quando observados de um referencial fixo (inercial). Vamos usar o sub-escrito f para o sistema fixo e r para o sistema em rotao. Para simplificar, vamos escolher uma origem comum para os dois sistemas e coincidente no tempo t (ver fig. abaixo). Sejam a velocidade angular do sistema em rotao (em negrito) e r o vetor posio de uma partcula P com relao ao mesmo sistema, isto , r r (t ) xr ir yr jr zr kr , onde xr xr (t ), yr yr (t ), zr zr (t ) . Com relao ao sistema fixo f, o vetor-posio r (t ) fica:

xi

yj

z k.

A diferena entre essas duas descries que os vetores unitrios (ir , jr , kr ) do referencial em rotao possuem direo e sentido que variam com o tempo, enquanto que os vetores unitrios (i , j , k ) do referencial fixo so constantes em direo e sentido. Assim, o vetor velocidade da partcula P, medido no referencial fixo :

vf

dr dt

dx i dt

dy j dt

dz k dt

Ou, tomando o mesmo raio-vetor referenciado ao sistema em rotao, podemos escrever: dr d vf xr ir yr jr zr kr dt dt

dxr ir dt

dyr jr dt dir dt

dzr kr dt djr dt

xr

dir dt

yr

djr dt

zr

dkr dt

vr

xr

yr

zr

dkr dt

(eq.( I ))

Onde vr a velocidade da partcula P relativa ao sistema em rotao. Os termos restantes expressam o movimento do sistema em rotao com relao ao sistema fixo. Por outro lado, sabemos do estudo do movimento de rotao que, quando uma partcula P gira com velocidade angular w em torno de um eixo fixo, conforme figura abaixo, dr r. o vetor velocidade linear v dado por: v dt Adaptando este resultado aos trs termos restantes, temos

dir dt

ir

djr dt

jr ,

dkr dt

kr

onde o 1 representa o vetor velocidade linear no ponto (1, 0,0), no sistema em rotao em qualquer tempo t . E de maneira anloga, o 2 representa a velocidade no ponto (0, 1,0) e o 3 a velocidade no ponto (0, 0,1). Usando estes resultados na eq, (I), podemos escrever:

vf

vr

xr ir

yr jr

zr k r

vr

(eq.(II )) .

Isto , o vetor velocidade medido no sistema fixo igual ao vetor velocidade medido no sistema em rotao mais o vetor velocidade do sistema em rotao relativo ao sistema fixo. Esta afirmao ainda pode ainda ser escrita matematicamente, na forma operacional como:
d dt r
f

d dt

r .
r

Esta frmula vlida para qualquer vetor e no apenas para o vetor posio r . Assim, em casos mais gerais, a leitura desta frmula : a taxa de variao de um certo vetor no

referencial fixo(f) igual taxa de variao do mesmo vetor no referencial em rotao ( r) mais o produto vetorial entre a velocidade angular do referencial em rotao e o referido vetor. Se este vetor arbitrrio for a velocidade linear v f com relao ao referencial fixo, teremos:

d dt

vf
f

d dt

vf .
r

O termo da esquerda a definio do vetor acelerao a f no sistema fixo. direita, faamos a substituio de v f pelo resultado obtido na eq.(II). Assim,

af dvr dt

d dt d dt

vr
r

r vr r (eq.III )

Esta expresso relaciona a acelerao a f com as aceleraes medidas no sistema em rotao. Observe que se

0 ento a f

dvr . dt

Vamos agora, identificar estas aceleraes que aparecem no sistema em rotao (eq.III): dv -O termo r a acelerao medida no sistema em rotao, ar . dt d r , encontramos: -Usando a derivada de um produto para o termo dt d d dr r r . dt dt dt Se supusermos que a velocidade angular d r dt constante, ento o 2 termo se reduz a dr vr . dt

-Com isso, o 2 e o 3 termos se somam, dando 2 vr . Este o termo que d origem acelerao de Coriolis. -O 4 termo,

r ) um vetor normal a

De acordo com a figura ao lado, vetores e r.

o ngulo entre os

Usando a regra do produto vetorial, o mdulo deste triplo produto vetorial 2 r sen . Este termo identificado como a acelerao centrpeta e a fora correspondente a fora centrpeta.

Portanto, um observador inercial descreveria o movimento de rotao de um corpo de massa m, como uma fora resultante F f dada pela 2 Lei de Newton da Mecnica como a soma das seguintes foras:

Ff

Fr

2m(

vr )

Fcentrpeta

J para o observador no sistema em rotao, tudo se passa como se a partcula se movesse sob a ao de uma fora efetiva dada por:

Fr

Ff

2m(

vr )

Fcentrpeta .

Como este observador no-inercial tambm conhece a 2 Lei de Newton, identificar no 1 termo a fora resultante. O 2 e o 3 termos so foras que s existem porque o sistema gira vr ) a chamada fora de Coriolis e o 3 com velocidade angular . O 2 termo 2m( termo Fcentrpeta a fora conhecida como fora centrfuga, com sentido oposto fora centrpeta. Qualquer um que tenha tentado caminhar em uma plataforma girante, deve ter sentido os efeitos da fora de Coriolis. Ela deflete o movimento em uma direo perpendicular ao plano determinado por e vr (ver fig. abaixo). Uma interessante constatao da existncia desta fora ficou conhecida como o pndulo de Foucault. Um pndulo longo em oscilao acabar por precessionar devido fora de Coriolis. Este movimento uma evidncia visvel do movimento de rotao da Terra, independente de qualquer observao astronmica. Quem foram Coriolis e Foucault ? Gaspard-Gustave Coriolis foi um engenheiro francs que, em 1835, publicou um trabalho cientfico, resultado de suas pesquisas envolvendo mquinas em rotao, como as rodas dgua, no qual menciona a existncia de uma fora do tipo fora centrfuga e deduz com bastante preciso sua frmula matemtica. No incio do sculo XX, o termo fora de Coriolis comea a ser usado em meteorologia. Os efeitos da fora de Coriolis so hoje bem conhecidos no movimento dos ventos em

centros de baixa presso. Isto , quando uma rea de baixa presso se forma na atmosfera, o ar tende a fluir em sua direo movido pelos gradientes de presso, mas ser defletido perpendicularmente sua velocidade pela fora de Coriolis. Um sistema de equilbrio pode ento se estabelecer, criando um movimento circular e dando origem a uma formao tipo campo de spin, caracterstica dos fluxos ciclnicos. Tambm em escala microscpica os efeitos da fora de Coriolis esto presentes e podem ser observados. Por exemplo, em molculas poliatmicas, o movimento da molcula pode ser descrito como o movimento de rotao de um corpo rgido, superposto ao movimento de vibrao interna dos tomos, entorno de sua posio de equilbrio. Os espectros destas molculas apresentam, conseqentemente, uma mistura de modos rotacionais e vibracionais. Jean Bernard Leon Foucault foi um fsico e astrnomo francs que, em 1851, realizou a 1 demonstrao experimental do movimento de rotao da Terra . O aparato experimental consistiu de um longo pndulo, deixado livre para oscilar em qualquer plano vertical. A apresentao mais sensacional foi a realizada no Panthon de Paris, onde usou uma massa de 28 kg suspensa em um fio de 67m de comprimento. O movimento do pndulo em um sistema inercial seria um movimento harmnico simples, mas devido ao movimento de rotao da Terra estabelece-se, gradualmente, um movimento de precesso, resultante da composio da fora gravitacional e da fora de Coriolis que aderem do movimento de rotao da Terra. Para uma descrio qualitativa das foras no movimento de rotao, sugerimos a leitura do pargrafo 19-4 do Feymann, Lies de Fsica, Vol. I. Animaes interessantes podem ser acessadas no endereo do Wikipedia, usando como palavras-chaves: Coriolis e Foucault ou no Amazing Physics do youtube. Sobre o movimento da gua em ralos de pia, sugerimos o interessante artigo dos professores Fernando Lang da Silveira e Rolando Axt, publicado no Caderno Catarinense de Fsica, Florianpolis, v.17, n.1: p.22-26, 2000.

You might also like