You are on page 1of 62

ADMINISTRAO PBLICA Estrutura governamental

AULA 5 Prof: Josenito Oliveira

REGRAS DE CONVIVNCIA
1. Programar o CELULAR para o modo SILENCIOSO e NO ATEND-LO NO RECINTO 2. Participar e perguntar 3. Observar os HORRIOS 4. No CONVERSAR de modo que atrapalhe a aula.

Escada da Motivao

ESTRUTURA BSICA DA GESTO PBLICA NO BRASIL


.

Os grandes eixos:

1. Planejamento 2. Transparncia 3. Responsabilizao 4. Controle

A EVOLUO HISTRICA NA ADMINISTRAO PBLICA

O estudo da Administrao Pblica est muito relacionado com a figura do Estado, suas funes e limitaes. Na Administrao Pblica podemos abordar o tema, em primeira aproximao, a partir da anlise do conceito de funo administrativa. Tal conceito formulado pela doutrina como o poderdever do Estado, ou de quem age em seu nome, de atuar para dar cumprimento fiel aos comandos normativos, de modo a atender aos fins pblicos.

A EVOLUO HISTRICA NA ADMINISTRAO PBLICA

O gestor pblico administra a res publica, da qual no o dono, da extrai-se a idia do interesse pblico e da indisponibilidade do objeto da gesto pblica. Historicamente a Administrao Pblica brasileira repousa sobre a tica do patrimonialismo na administrao regaliana.

TIPOS DE ADMINIS TR A O PB LIC A

Administrao Pblica Patrimonial Administrao Pblica Burocrtica Administrao Pblica Gerencial

TIPOS DE ADMINIS TR A O PB LIC A

Administrao Pblica Patrimonial No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extenso do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos so considerados prendas em conseqncia, a corrupo e o nepotismo predominam e so inerentes a esse tipo de administrao.

TIPOS DE ADMINIS TR A O PB LIC A

No momento em que o capitalismo e a democracia se tornam dominantes, o mercado e a sociedade civil passam a se distinguir do Estado. Neste momento histrico, a administrao patrimonialista torna-se uma excrescncia inaceitvel.

Administrao Pblica Patrimonial


A Administrao Patrimonialista aproxima-se muito do estilo de administrao dos Estados Totalitrios, onde no se sabe ao certo o que separa o patrimnio do ditador ou rei, do patrimnio do povo.. A vontade do soberano, a englobada a vontade do Estado, que define e determina as regras da Administrao Pblica, sem qualquer preocupao com o bem estar social.

Administrao Pblica Burocrtica

Surge como forma de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista, e tem como princpios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalizao, a idia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em sntese, o poder racional legal.

Administrao Pblica Burocrtica

Parte-se de uma desconfiana essencial nos administradores pblicos e nos cidados que eles dirigem e o Estado torna-se fim em si mesmo Por isso so sempre necessrios controle rgidos dos processos, como na administrao de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.

Administrao Pblica Burocrtica

Porm esse tipo de administrao burocrtica tornou-se cheia de regras, impessoal alm da medida, e a sociedade ficou em segundo plano, mas, a funo do aparelho de Estado servir o interesse do cidado para tanto precisa conhecer e pesquisar os desejos e anseios da sociedade.

Adminis trao Pblica G erencial

Emerge na Segunda metade do Sculo XX, como resposta, de um lado, expanso das funes econmicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnolgico e globalizao da economia mundial, uma vez que ambos deixaram mostra os problemas associados adoo do modelo anterior.

Adminis trao Pblica G erencial

A eficincia da administrao pblica; a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos servios, tendo o cidado como beneficirio, tornou - se ento essencial eficincia da Administrao Pblica.
A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada pelos valores da eficincia e qualidade na prestao de servios pblicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizaes.

Alguns princpios da administrao gerencial

Foco no cidado usurio; Aumento da eficcia e eficincia; Transparncia dos processos decisrios; Responsabilizao e trabalho em equipe.

Moderna administrao pblica


Desde a aprovao da Emenda Constitucional da "Reforma Administrativa" (EC n 19, de 4/6/98), fala-se muito em "Nova Administrao Pblica", que tambm recebeu a alcunha de "Administrao Gerencial.

Moderna administrao pblica


Tem como pressupostos:
a) a eliminao do desperdcio do governo, mediante o desmantelamento dos sistemas de corrupo e cartelizao; b) a introduo de regulamentos externos e do downsizing (reduo da diferenciao vertical e de quadros); c) e finalmente, a terceirizao e o oferecimento de incentivos mais fortes e concretos para o desempenho.

ADMINISTRAO PBLICA pode classificar-se em:

Administrao Pblica em sentido objetivo, que "refere-se s atividades exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades coletivas", e Administrao Pblica em sentido subjetivo, que "refere-se aos rgos integrantes das pessoas jurdicas polticas (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal), aos quais a lei confere o exerccio de funes administrativas."

Organizao da Administrao Governamental Brasileira

Toda a organizao pblica definida e regulamentada com base nas Constituies Federal e Estaduais e na legislao infraconstitucional - onde se incluem as leis orgnicas dos Municpios.

Organizao da Administrao Governamental Brasileira

Comea pela repartio tripartite dos Poderes da Repblica, isto , o Judicirio, o Executivo e o Legislativo. (Cumpre chamar a ateno para o fato de que duas instituies funcionam com independncia e autonomia como se Poderes fossem, so elas o Ministrio Pblico e o Tribunal de Conta). Em seguida, vem as Unidades da Federao, a saber: a Unio, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios.

Organizao da Administrao Governamental Brasileira


Entes federados Poderes Unio
Arts. 20 a 24

Estados
Arts.25 a 28

Municpios
Arts. 29 a 31

D. Federal
Art. 32

Legislativo
Arts. 44 a 75

Congresso Nacional
Arts. 44 a 75

Assembl. Legislat.
Art. 27

Cmara Municipal
Art.29, IV a IX,

Cmara Legislativa
Art. 32, 1

Executivo
Arts. 76 a 91

Presidente Repblica
Art. 28

Governador Do Estado

Prefeito Municipal
Art.29/32 3

Governador Distrital

Judicirio
Arts. 92 a 126

Tribunais Federais
Arts. 92 a 124

Tribunais Justia
Arts.125/126

Inexiste Poder Judicirio

No possui Judicirio

Organizao da Administrao Governamental Brasileira


A Constituio de 1988 estabeleceu diversos princpios que devem nortear a Administrao Pblica. O artigo 37 estabelece que a Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da
.

Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia


A gesto pblica para ser excelente tem que ser legal, impessoal, moral, pblica e eficiente.

Princpio da Legalidade
.

Estrita obedincia a Lei.


Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

Nenhum resultado poder ser considerado bom, nenhuma gesto poder ser reconhecida como de excelncia revelia da lei. A legalidade significa que o gestor est sujeito lei.

Princpio da Impessoalidade
.

Todos os usurios ou destinatrios da ao de uma organizao pblica so preferenciais,

so pessoas muito importantes.


Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza..., logo

No setor pblico, o tratamento diferenciado discriminatrio, ilegal e antidemocrtico.


A Administrao Pblica no pode desviar-se dos fins almejados pela lei para favorecer ou prejudicar qualquer pessoa ou grupo. A pessoa do gestor no se confunde com o exerccio do cargo.

Princpio da Moralidade
.

Pautar a ao pblica por um cdigo moral. No se trata de tica, no sentido de princpios individuais, de foro ntimo, mas de princpios morais de aceitao pblica.
A moralidade pode ser compreendida atravs do provrbio - nem tudo que lcito honesto.

Princpio da Publicidade
Ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Esta uma forma eficaz de induo do controle social.
Todos tm direito de acesso s informaes disponveis na administrao pblica, ou a ela entregues.
.

Se a gesto pblica, natural que pblicos sejam todos os seus atos.


A publicidade o princpio instrumental dos demais. Atravs dele qualquer cidado pode verificar se os outros esto sendo obedecidos.

Princpio da Eficincia
.

Fazer o que precisa ser feito com o mximo de qualidade, ao menor custo possvel.

No se trata de reduo de custo a qualquer custo, mas de obter a melhor relao entre a qualidade do servio e a qualidade do gasto.
significa a busca de qualidade e produtividade, de resultado, nas decises e condutas da Administrao.

PR INC PIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINIS TR A O FEDER AL

atuao estatal no pode ser feita sem responsabilidade com o objetivo, que atender ao interesse pblico. Logo, o princpio da eficincia no existe sem que haja a eficcia e a economicidade da gesto pblica. Este princpio guarda estreita convergncia com a gesto privada. Assim como esta, a gesto pblica deve desenvolver: * programas de qualidade e produtividade; * treinamento e desenvolvimento; * modernizao; * reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, de modo a satisfazer as necessidades dos diferentes interessados (clientes).

PR INC PIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINIS TR A O FEDER AL

Outros princpios fundamentais da Administrao Pblica encontram-se no Decreto-lei n 200/67:


Art. 6 - As atividades da administrao federal obedecero aos seguintes princpios fundamentais:

Planejamento; Coordenao; Descentralizao; Delegao de competncia; Controle

PR INC PIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINIS TR A O FEDER AL

Planejamento - o estudo do estabelecimento das diretrizes e


metas que devero orientar a ao governamental atravs de:

Um plano geral de governo Programas globais, setoriais e regionais de durao plurianual; Oramento programa anual; Programao financeira de desembolso.

PPA - LDO - LOA

C OOR DE NA O

Coordenao a execuo dos planos e programas, bem como das atividades da Administrao pblica, que sero objeto de permanente coordenao, em todos os nveis de gesto

Des centralizao
Descentralizao significa dizer que a gesto pblica deve ser amplamente descentralizada, dentro dos quadro de servidores (direo e execuo); da Administrao Federal para as unidades federadas (estados e municpios) mediante convnio; e da Administrao Federal para a rbita privada, mediante contratos ou concesses.

Deleg ao de competncia
Delegao de competncia utilizada como instrumento de descentralizao administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade s decises, situando-as nas proximidades dos fatos, pessoas ou problemas a atender. Os atos de gesto so praticados conforme estabelecido em regulamento.

C ontrole
Neste princpio as atividades da Administrao Pblica Federal devero ser controladas em todos os nveis e em todos os rgos compreendendo: O controle da execuo dos programas e da

observncia das normas que governam a atividade especfica do rgo controlada feito pela chefia competente; O controle, pelos rgos prprios de cada sistema, da observncia das normas gerais que regulam o exerccio das atividades auxiliares;

O controle da aplicao dos dinheiros pblicos e da guarda dos bens da Unio pelos rgos prprios do sistema de contabilidade e auditoria. o caso da Controladoria Geral da Unio CGU.

Estrutura e Funcionamento do Servio Pblico no Brasil

Organizao Poltico Administrativa

do Brasil

ENTIDADES AUTNOMAS

Unio Estados Distrito Federal Municpios

Estas entidades so autnomas, cabendo Unio exercer a soberania do Estado Brasileiro no contexto internacional.

O rganizao dos P oderes da Unio So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si:
Poder Legislativo

PODERES DA UNIO

Poder Judicirio Poder Executivo

O Poder Legislativo - Exercido pelo Congresso Nacional, composto


pela Cmara dos Deputados e pelo Senado federal..

A principal atribuio do Congresso Nacional a realizao do processo legislativo, que compreende a elaborao e aprovao de:

Emendas Constituio Federal Leis complementares Leis ordinrias Medidas provisrias Decretos legislativos
CONGRESSO NACIONAL

SENADO FEDERAL

CMARA DOS DEPUTADOS

O Poder Judicirio -

A funo precpua do Poder Judicirio a aplicao coativa da Lei. exercido pelos seguintes rgos: Supremo Tribunal Federal Superior Tribunal de Justia Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais, Tribunais e Juzes do Trabalho; Tribunais e Juzes Eleitorais, Tribunais e Juzes Militares, Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal. O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo o territrio nacional

FLAGELOS DA ADMINISTRAO PUBLICA

AUTORITARISMO - manifestao degenerativa da autoridade, concentrando o poder poltico nas mos de uma s pessoa ou de um s rgo e colocando as instituies representativas em posio secundria. AFILHADISMO - proteo aos afilhados ou favoritos, proporciona benefcios aos amigos ntimos, assemelha-se ao nepotismo. NEPOTISMO favoritismo, familismo, enfim, favorecer ou proteger familiares, amigos e afilhados ASSISTENCIALISMO - prestao de ajuda esperando o retorno do voto.

CLIENTELISMO
cons is te na obteno, pelos polticos e candidatos , de favores e benes s es a dis tribuir entre as pes s oas e g rupos que os apoiam e lhes do votos - troca de favores .

CORPORATIVISMO - doutrina que prega a organizao dos funcionrios e empregados da Administrao Pblica, visando beneficiar, em primeiro lugar, o corpo de servidores, e em segundo, a sua entidade. Eles se organizam em associaes representativas dos interesses e das atividades profissionais (corporaes). Geralmente cumprem as mesmas regras e obrigaes, e tm os mesmos direitos , deveres e privilgios. FAVORITISMO - preferncia ou facilidades dados a amigos, prediletos, proteo do favor sobre o mrito, julgamento parcial.

POPULISMO
P oltica bas eada no aliciamento das clas s es mais pobres da s ociedade.

FISIOLOGISMO - indica a ao dos polticos, em geral, dos parlamentares, condicionada e determinada, principalmente, pelos seus interesses pessoais ou pelos de sua clientela. No Fisiologismo o componente de interesses pessoais mais presente do que no Clientelismo. Exemplo disto a troca de apoio parlamentar a uma medida de interesse do governo - independentemente dos seus mritos ou demritos - por alguma concesso do mesmo governo sob a forma de cargos na Administrao Pblica, emprstimos bancrios a juros favorecidos etc.

PATRIMONIALISMO
os detentores de carg os polticos apropriam-s e do aparelho do Es tado como s e fos s e s ua propriedade.

PELEGUISMO - atividade de pessoa subserviente, que serve de capacho para outros. LOBISMO - atividade organizada por pessoa ou grupo de interesses definidos, que nas ante-salas do Congresso, procura influenciar os representantes do povo, no sentido de faz-los votar segundo os prprios interesses ou de grupos que representam loteamentos de cargos pblicos. SINECURISMO - permisso para que os ocupantes de cargos ou funes pblicas no trabalhem nem mesmo compaream ao trabalho. Permite que alguns servidores afilhados compaream apenas 1 vez no ms para assinarem o ponto e receberem integralmente os seus vencimentos.

PATERNALISMO - poltica social orientada ao bem-estar dos cidados e do povo, mas que exclui a sua participao. caracterizado quase sempre por favorecimento ilcito, onde se procura distribuir verbas, benefcios e favores da lei, sem preocupao com os custos ou com o bem-estar da sociedade. CORRUPCO - ato de oferecer ou prometer vantagem a ocupante de cargo pblico que pratique irregularidade no exerccio do cargo (corrupco passiva) e ainda, solicitar ou receber para si ou para outrem , direta ou indiretamente, vantagem indevida ou aceitar promessa de tal vantagem. DESPERDCIO - uso irracional, irresponsvel, imoderado, inoportuno dos recursos pblicos.

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA

Ao se verificar a realidade atual de nosso pas, constatamos que a corrupo administrativa tem corrodo a credibilidade da Administrao Pblica. Cada vez mais se v escndalos no pas que mancham a imagem do servio pblico e conseqentemente do servidor pblico na verdadeira essncia da palavra, quele que se preocupa com o resgate de uma hipoteca social para com a coletividade que paga os seus salrios.

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA


A tica no uma questo de bem e mal, e sim uma questo de compromisso e negligncia. (A.H.Fuerstenthal)

Ser tico nada mais do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. tambm agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Qualquer deciso tica tem por trs um conjunto de valores fundamentais, entre eles:

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA

Ser honesto em qualquer situao: A honestidade a primeira virtude da vida dos negcios. fundamental para se ocupar um cargo nas organizaes, mas precisa estar acompanhada de eficincia e eficcia para viabilizar a produtividade e qualidade nos servios; Ter coragem para assumir decises: Mesmo que seja preciso ir contra a opinio da maioria. Principalmente assumir o que fez, no prejudicar os outros;

Ser ntegro em qualquer situao. Isto significa agir de acordo com os seus princpios, mesmo nos momentos mais crticos;Integridade fazer o certo, mesmo que ningum esteja vigiando (Jim Stovall ) Ser tolerante e flexvel: Muitas idias aparentemente absurdas podem ser a soluo para um problema. Mas para descobrir isso preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situao sem julg-las antes; Ser educado: Educao tem a ver com um processo contnuo de aprendizagem e crescimento pessoal envolvendo os aspectos fsicos, intelectuais e morais. As pessoas educadas tratam os outros bem, com polidez;

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA


Ser humilde: S assim a gente consegue ouvir o que os outros tm a dizer e reconhecer que o sucesso individual resultado do trabalho da equipe; Ser fiel. Fidelidade uma genuna preocupao com o prprio futuro e com o futuro dos outros, inclusive da empresa. Por fidelidade cumprimos os nossos deveres, nossas promessas, nossas obrigaes; Ser prudente. Prudncia implica escolher no somente grandes desafios, mas os melhores caminhos para super-los. Estar atento no s ao que acontece, mas ao que pode acontecer;

CAMARGO define a tica como "Cincia do que o homem deve ser em funo daquilo que ele ".
A tica, entendida como conjunto de princpios que direcionam o agir do homem, apresenta, quando estudada no mbito da gesto pblica, a interligao, profunda, com a relao entre o Estado e a sociedade, notadamente, quanto ao exerccio da cidadania. Ser tico fazer o que tem de ser feito dentro dos critrios aceitos pelo grupo humano. A tica e a profissionalizao so vistos como caminhos importantes para a retomada da credibilidade da administrao pblica. Isto somente pode ser feito se houver uma mudana radical na cultura da prpria sociedade e, mais especificamente, na cultura pblica.

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA

Conceito de tica um padro aplicvel conduta de um grupo bem definido, padro esse que nos permite aprovar ou desaprovar agentes e suas aes.
(Comisso de tica da Presidncia da Repblica)

TICA E GOVERNANA: Ouvidoria para a cidadania

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA

Sabido que a tica o estudo, anlise e a valorao da conduta humana, em consonncia com os conceitos de bem e mal, numa determinada sociedade e num determinado momento, fica fcil compreender que a tica no Servio Pblico essa mesma anlise e valorao do comportamento do servidor pblico no desempenho de suas atribuies,

seja como prestador de um servio populao, seja em relao s expectativas de tratamento dispensado aos cidados, ou em relao lisura de sua conduta, honestidade de suas posturas e dedicao aos interesses pblicos.

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA


A tica na Administrao Pblica encerra a valiao da conduta do servidor pblico (lato sensu), em face dos valores sociais brasileiros, consagrados nos postulados jurdicos, morais e polticos.
Que valores so esses? Embora brotem da conscincia de qualquer pessoa, que se disponha a uma reflexo mnima todo os enuncia: a dignidade, a honestidade, o decoro, o zelo, a contesia, a boa vontade e o compromisso com a verdade; acrescendo-se ao Servidor Pblico, ainda, a ateno finalidade pblica da atuao, o respeito ao cidado e aos usurios do Servio Pblico.

VALORES TICOS NO SERVIO PBLICO

A Dignidade- qualidade de ser grande, de portar- se com nobreza, apresentar-se de forma a inspirar respeito. O servidor pblico digno jamais ser tachado, visto ou criticado como um sem vergonha. A Honestidade- outra virtude imprescindvel a quem serve ao pblico: honesto quem no engana o prximo, quem no se afasta da verdade, quem no aceita vantagem indevida; enfim a honestidade traduz a certeza de que a pessoa inspira confiana e segurana, no um corrupto nem um aproveitador. O Decoro- revela o recato no comportamento, a decncia na postura, uma submisso s normas morais; enfim, a compostura necessria ao exerccio de qualquer cargo ou funo, pblica ou no.

VALORES TICOS NO SERVIO PBLICO

O Zelo - se exibe no cuidado e na preocupao que deve ser dedicada ao servio pblico e a seus usurios quando da realizao de suas tarefas. A Cortesia- traduz a civilidade, a educao no trato com as demais pessoas, seja com os pares, seja com os subordinados, com os superiores hierrquicos, seja com o pblico em geral. A Boa Vontade - uma virtude que reclama ateno, respeito e disposio em ouvir, compreender, disposio de agir alm da rotina para bem servir aos interlocutores. O Compromisso com a Verdade- revela a necessidade do servidor perseguir, tenazmente, a verdade, busc-la a qualquer preo e exp-la a qualquer risco. Servidor que no sabe de nada, ou omisso, desprovido de senso de responsabilidade contribui significativamente para insegurana social como cmplice da sonegao da verdade.

VALORES TICOS NO SERVIO PBLICO

A Finalidade Pblica da Atuao - mais que uma virtude, a prpria razo de ser da Administrao Pblica e da contratao do servidor: a satisfao dos interesses da populao e a realizao das necessidades sociais o fundamento de toda atividade administrativa. O Respeito ao Cidado - em se atentando a que todo poder emana do povo e em seu nome exercido, e que a mquina administrativa custeada pelos tributos pagos pela populao o servidor pblico j deveria ter ateno ao fato de que ele um empregado dos cidados; respeitar, pois, ao cidado , sobretudo, uma revelao de que o servidor tem conscincia de seu papel.

VALORES TICOS NO SERVIO PBLICO

ORespeito a Usurios do Servio Pblico no nenhum favor: o servidor deve servir ao pblico e no servirse do pblico; a prepotncia e a arrogncia para com o usurio, caracteriza mesmo um abuso de poder, justamente contra aquele que paga seus salrios. Este conjunto de valores aliado aos deveres do servidor pblico consagrados nos postulados jurdicos como: o estatuto do servidor civil da unio, lei n 8.112/90, o prprio cdigo de tica profissional decreto n 1.171/94 e o cdigo de conduta da alta administrao federal, sustentam a tese de consenso sobre a conduta ideal do servio pblico.

VALORES TICOS NO SERVIO PBLICO

A melhor definio sobre ato tico foi dada por Sua Santidade o Dalai Lama, quando diz que: ato tico aquele que no prejudica a experincia ou a expectativa de felicidade de outras pessoas".

Perfil do servidor pblico Servidor de passagem - usa o concurso pblico como escada de competncia, entretanto, suas preocupaes esto sempre voltadas para as conquistas do futuro e nunca para os desafios do presente; Servidor mau profissional - o frustrado que no conseguiu sucesso em outras reas do mercado de trabalho e por isso, se diz servidor pblico; Servidor no vive disso - faz do seu trabalho um mero bico e se orgulha da condio do noenvolvimento com as causas da Instituio;
.

Perfil do servidor pblico Servidor manietado(mos atadas) - aquele que s no troca de profisso por absoluta incompetncia e quando se d conta tempo demais perdido e arrependimento tardio.;
.

Servidor de licena ou em final de carreira - so os que formam contingente dos aposentados em servio ou dos acomodados que no tem mais desejo nenhum, a no ser a garantia de um tmulo confortvel, espaoso e enfeitado, num cemitrio de classe mdia; Servidor consciente e idealista que apesar das dificuldades, ainda resiste e luta, pela dignidade do seu trabalho.

R EFER NC IAS B IB LIOG R FIC AS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao Geral e Pblica 2 Ed. Rio de janeiro> Elsevier, 2008. MATIAS-PEREIRA, Jos. Curso de Administrao Pblica So Paulo: Atlas, 2008 LIMA, Carlos Alberto Nogueira de. Administrao Pblica: teoria e mais de 400 questes, 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

You might also like