You are on page 1of 3

O MITO DA CRIATIVIDADE EM ARQUITETURA Edson Mahfuz

Publicado em 29/NOV/2003 no InfoIAB-RS http://www.iab-rs.org.br/colunas/artigo.php?art=74 - acesso 25/11/2004

Existe grande confuso a respeito do que seria criatividade em arquitetura. Tal fato no seria preocupante se no tivesse tantos efeitos nocivos para a prtica da arquitetura. Por um lado, uma noo equivocada por parte dos leigos leva a uma demanda por objetos com os quais a arquitetura no deveria se envolver. Por outro, basear uma prtica sobre uma noo errada de criatividade significa produzir arquiteturas irrelevantes, na melhor das hipteses. Criatividade, segundo o dicionrio Aurlio (1 edio), significa qualidade de criador. Criador quem cria, e criar dar existncia a algo, tirar algo do nada; dar origem; produzir, inventar, imaginar. O dicionrio j indica que o termo no designa uma qualidade especial que distingue um criador dos outros. O prprio ato de criar algo j indicao de criatividade. Para leigos (usurios em geral, clientes, imprensa no especializada), estudantes de primeiros anos e at muitos arquitetos, criatividade algo ligado ao imprevisto, ao inslito, ao surpreendente, cuja obteno dependente de um talento superior inato1. Da a existncia e os elogios conferidos a edifcios de aparncia estranha, cuja lgica muito difcil de entender. Parece haver uma correlao entre criatividade e variedade, movimento, impacto visual, e outras categorias que levam ao estranhamento. Vista desse ponto de vista, a simplicidade e a elementaridade so sinonimos de monotonia e falta de criatividade. Existem experts em "criatividade" que sugerem todos os tipos de origens para a forma arquitetnica: em alguns crculos considerado criativo transformar um cinzeiro ou um croissant num edifcio. Outros desenvolvem oficinas de sensibilizao visando "soltar" a criatividade de estudantes e arquitetos, aparentemente reprimida por uma vida to preocupada em encontrar solues para os problemas quotidianos. Nenhuma dessas pessoas chega realmente a entender o que significa a criatividade em arquitetura. A consequncia mais importante e danosa do ponto de vista dominante que a forma vista como algo independente, como algo que se acrescenta aos aspectos especficamente arquitetnicos de qualquer problema. A mesma confuso envolve o entendimento do componente artstico da arquitetura, que para muitos algo externo ao processo projetual. Como uma aproximao a uma definio mais precisa da criatividade arquitetnica, proponho que o seu significado diferente do sentido comum e do sentido que tem para as artes plsticas, para a publicidade, para a moda, etc. Toda atividade criativa essencialmente soluo de problemas. O que divide as atividades criativas em pelo menos duas categorias a existncia, para algumas, de problemas auto-impingidos, consciente ou inconscientemente, como nas artes plsticas, enquanto outras como a arquitetura esto

relacionados problemas externos disciplina, que podem ser mais ou menos restritivos liberdade do autor. Em outras palavras, a criatividade s existe, s se exprime, face a um problema real. Simplesmente no h criatividade sem problema referente. Assim, o criativo (ou o artstico) em arquitetura se revela como um modo superior de resolver, atravs da forma, os problemas prticos que definem um dado problema arquitetnico. Se o problema da publicidade persuadir e o da moda dar forma ao vestir, qual seria o problema da arquitetura? O que estabelece que a criatividade em arquitetura seja algo especfico so vrias questes: o uso, o custo elevado e a permanncia dos edifcios. A questo do uso parece bvia. Sem programa no h arquitetura; no mximo alguma escultura em cujo interior se pode caminhar. O uso/ programa indica que necessidade da sociedade precisa de espacializao; sua extrapolao nos leva perigosamente prximos da irrelevncia e da irresponsabilidade. Todo programa deriva de um cultura especfica, que deve ser o pano de fundo de qualquer realizao arquitetnica. A escassez de recursos na Amrica Latina nos obriga a fazer muito com o pouco de que dispomos. Qualquer soluo "criativa" -no sentido de elementos no justificados por uma rigorosa lgica de projeto- significar maiores custos sem garantia de aumento de qualidade. E quando falamos em permanncia nos referimos no apenas durabilidade do edifcio, dependente da construo correta, mas tambm da sua capacidade de se contrapor ao caos visual da cidade contempornea. O raciocnio desenvolvido at aqui quer indicar que no h nada de criativo em projetar e construir objetos de forma inusitada, empregando geometrias complicadas e caracterizados por diagonais, pontas e outras complicaes formais, principalmente porque os recursos citados no respondem a nenhum problema real. Pelo mesmo motivo no h a menor criatividade em empregar estilos histricos para edifcios contemporneos, como a presente moda no Brasil. Pelo contrrio, isso s demonstra como so limitados e pouco criativos tanto promotores quanto criadores dessa espcie bastarda de arquitetura. A verdadeira criatividade em arquitetura reside em resolver seus problemas especficos por meio da sntese formal do programa, do lugar e da tcnica, resultando em objetos dotados de identidade formal intensa, a qual deriva do emprego de critrios tais como a economia de meios, o rigor, a preciso, a universalidade e a sistematicidade.
1. bem conhecida a afirmao de Oscar Niemeyer no sentido de que sua arquitetura visa criar espanto.

Nome do arquivo: O MITO DA CRIATIVIDADE EM ARQUITETURA Diretrio: C:\Trab\ANA GOES\UNICAMP\GRADUAO\2008\AU 113\TEXTOS PARA LEITURA Modelo: C:\Documents and Settings\D282996\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dotm Ttulo: Assunto: Autor: Modelo para criacao de novos perfis Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 3/3/2008 17:33:00 Nmero de alteraes:1 ltima gravao: 3/3/2008 17:43:00 Salvo por: Modelo para criacao de novos perfis Tempo total de edio: 10 Minutos ltima impresso: 3/3/2008 17:44:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 2 Nmero de palavras: 880 (aprox.) Nmero de caracteres: 4.757 (aprox.)

You might also like