You are on page 1of 16

A Atuao do Pedagogo na Empresa: A Aplicao Eficiente e Eficaz da Pedagogia Empresarial

Andr Alves Prado


Mestre em Educao com Meno em Gesto Educativa pela Universidad Politcnica Salesiana Ecuador, Docente Graduao/Ps-Graduao FATEA e Extenso Universitria EEL USP

Elaine Machado da Silva


Graduada em Pedagogia

Mnica Aparecida Batista da Silva Cardoso


Graduada em Pedagogia

Resumo O presente trabalho visa desenvolver uma pesquisa sobre a atuao de pedagogos nas empresas objetivando a melhoria da prestao de servio nas organizaes. Atualmente esse profissional vem conseguindo abrir seu espao junto s organizaes a fim de promover projetos, solucionar problemas, formular hipteses e visa tambm melhoria do servio oferecido pela empresa, por isso a pesquisa se justifica a partir do paradigma de que o pedagogo somente professor de ensino fundamental, pedagogia empresarial vem assumindo novos cenrios organizacionais delimitados pela organizao, execuo de bons projetos e treinamentos para uma nova base de gesto de pessoal. Isto permite uma renovao no esprito dos funcionrios e no desenvolvimento da empresa, promovendo atitudes transformadoras e assim direcionando os negcios, objetivando atingir as exigncias do mercado e sociedade atual. A metodologia deste estudo segundo GIL (2008) realizado a partir de estudo exploratrio com delineamento de pesquisa bibliogrfica, desenvolvida atravs de pesquisa bibliogrfica, por meio de artigos, livros e publicaes on-line. Aps anlise bibliogrfica, percebe-se que para enfrentar os desafios da Nova era Globalizada, as empresas tm que gerar capacidades decorrentes da distribuio de prticas e funes, assim o pedagogo de suma importncia no mbito empresarial, pois ele ir analisar e direcionar os funcionrios e a empresa para melhorias objetivadas.

Palavras-chave
Pedagogia Empresarial; Organizao; Desenvolvimento.

Abstract
This study aims to develop a research on the role of educators in companies aiming to improve service delivery in organizations. Currently this Professional has been able to open his space with organizations to promote projects, solve problems, formulate hypotheses and also aims to improve the service offered by the company, that is why the research is justified from the paradigm that the teacher educator is only na elementary education teacher, pedagogy business has been assuming new organizational scenarios delimited by the organization, implementation of good projects and training for a new base of personnel management. This allows a renewal in the spirit of the employees and the company development, promoting changing attitudes and thus directing the business, aiming to meet the demands of the current market and society. The methodology of this study according GIL (2008) conducted from exploratory study with bibliographic research design, developed through bibliographic research , using articles, books and online publications. After bibliographic analysis, it is realizable that to meet the challenges of the New Globalized Era, companies must generate capabilities arising from the distribution of functions and practices, so the educator is of Paramount importance in the business scope, because it will analyze and direct employees and the company for aimed improvement.

Keywords
Business Pedagogy; Organization; Development.
63 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

1. Introduo
As empresas possuem fundamentos tericos diferenciados em relao ao desenvolvimento e treinamento de pessoal. Estas empresas buscam profissionais capacitados e especializados para liderar equipes e trabalhar com pessoas em situaes adversas. As tecnologias, em constante modificao, alteram o cenrio das organizaes. Para acompanhar essas alteraes, os funcionrios devem estar preparados a essas mudanas, visando atender s necessidades das organizaes. O trabalho do pedagogo empresarial deve ser de estruturao e reestruturao em determinadas reas problemticas da empresa. Segundo Cagliari (2009)
[...] O pedagogo empresarial est inserido auxiliando no, desenvolvimento das competncias e habilidade de cada individua, para que cada profissional saiba lidar com varias demandas, com incertezas, com vrias culturas ao mesmo ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo em um mercado onde a competio gera mais competio.

Com esse trabalho desenvolvido pelo pedagogo, as transformaes sero lentas, mas efetivas, pois mudanas necessitam de persistncia e resilincia com esses princpios e trabalho se observar ao final conquista significativas. Com tudo podemos afirmar que a combinao pedagogo e empresa so de suma importncia, tendo em vista que ambos visam o mesmo objetivo a formao de cidados crticos e com competncias para tal funo.

2. Reviso de Literatura
2.1 A pedagogia Pedagogia um tema muito rico, mas por ser extremamente extenso requer estudos aprofundados e muita pesquisa. As geraes passadas foram grandes desbravadores nesse campo e nos dias atuais est esttico necessitando de novas pesquisas, ousadia para que se d continuidade ao trabalho iniciado anteriormente.
Pedagogia tende para um objetivo prtico definido, atravs de meios (processos e tcnicas de ensino) eficientes para alcan-los Komenisky, considerado pai da pedagogia cujo sobrenome foi latinizado para Comenius, recebeu esse titulo pela descoberta de que o estudante merece cuidados especiais para efetivao de uma aprendizagem mais produtiva e deleitosa (Greco, 2005)

A experincia e os sentidos eram de suma importncia para Comenius, que props sistemas educativos para a infncia e universitrios, tinha uma doutrina filosfica para uma universalizao do saber suas reformas educativas e as inovaes por ele introduzidas o fizeram ser chamado em vrios pases para por em prtica suas teorias pedaggicas. Morreu em Amsterd em 15 de novembro de 1670. Os mtodos de ensino a partir da sucederam-se no intuito de propor aos alunos aprendizado de acordo com sua faixa etria progredindo para uma eficcia no ensino.
64 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

2.2 Definio de pedagogia Campos de conhecimentos que abriga os saberes da rea da educao. Na Grcia antiga, pedagogo era o nome dado ao escravo que acompanhava as crianas para o local de aprendizado no era o instrutor e sim o responsvel pela melhoria da conduta dos mesmos passando assim as normas de boa educao.
A concepo diz que a pedagogia a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educao, mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temtica da educao (Greco, 2005)

2.3 O psiclogo e o pedagogo nas organizaes No mbito empresarial, psiclogo e pedagogo vm atuando junto s dificuldades da organizao ligadas aos assuntos de recursos humanos, na gesto de pessoal proporcionando integrao do funcionrio junto diretoria, em aes resolutivas de conflitos para maior rendimento no exerccio das tarefas do pessoal. Psiclogo o profissional qualificado para o exerccio da psicologia, utiliza de mtodos e tcnicas, que tem como foco principal o funcionamento da mente, emoes e o comportamento humano. O psiclogo deve atuar diretamente no comportamento humano visando tcnicas de investigar os problemas psicossociais no contexto do trabalho. O papel do psiclogo organizacional criar metodologias de interveno, que auxilie todo o grupo a mover ou agir no sentido de mudar a si mesmo, assinalando novos moldes intelectuais e de conduta.. (Silva, 2009) O Pedagogo um mediador do processo de aprendizado, pesquisador, gestor. Esse profissional tem domnio da cincia pedaggica que fundamenta sua atuao. Segundo Giroux, (2000) O pedagogo precisa colocar na condio de um eterno aprendiz buscando desenvolver profissionalismo, integridade e responsabilidade, capacitao na rea educacional deixando de serem meros executores para se tornarem intelectuais transformadores. O que se encontra atualmente um conjunto de profissionais mais interessados em manter as aparncias, seguindo as culturas empresariais de alienao e no definindo transformaes e processos de mudana abandonando paradigmas de que as tarefas de um RH so burocrticas. Para que as empresas modifiquem o seu modelo de gesto e cresa, o RH necessita ser modificado atraindo olhares e perspectivas de crescimento e desenvolvimento.
O que se tem visto como polticas de RH em muitas organizaes so: jornais internos, festas de confraternizao ao final do ano, flores para as mulheres no dia da internacional da mulher, cartes de aniversario, dia das mes e dos pais e outras atividades dessa natureza e sem a mnima acuidade. (Silva, 2009)

As organizaes atualmente visam novas competncias dos funcionrios, tendo em vista o mundo globalizado e suas exigncias. A tarefa do pedagogo empresarial estar focada em analisar as necessidades e deficincias das organizaes e assim desenvolver projetos voltados ao aprimoramento das mesmas visando trabalhadores crticos analticos, ativos que resolvam seus problemas e trabalhem em equipe sendo flexveis as necessidades e transformaes atuais.
65 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

O psiclogo deve atuar diretamente no comportamento humano visando tcnicas de investigar os problemas psicossociais no contexto do trabalho. De acordo com Silva (2009) Mas o verdadeiro reconhecimento da atuao desses dois profissionais na organizao dar-se- somente mediante ao aproveitamento real de todas as capacidades [...]. Para isso, os profissionais devem se especializar profissionalmente tendo em vista o ser humano e as necessidades das organizaes, mas sempre estando cientes de que esto gerindo pessoas e que a mesma tem necessidades especificas e devem aprimor-las para um rendimento satisfatrio para ambas as partes. 2.4 Os profissionais de pedagogia no ambiente empresarial A pedagogia empresarial uma possibilidade de atuao do pedagogo muito recente no Brasil surgiu pela necessidade de preparao na formao de pessoal. Essa preocupao, no entanto se d pela necessidade de um melhor desempenho e formao profissional que foi incentivada inclusive por aes governamentais para sua operacionalizao como, por exemplo, a lei n 6.297/75. Portanto o pedagogo atua na rea de desenvolvimento de recursos humanos, sendo responsvel pela preparao e voltada para as necessidades da organizao. A funo do pedagogo empresarial a qualificao de pessoal nas diferentes reas do saber empresarial gerando qualidade e produtividade. Dessa maneira esse profissional atua como articulador entre desenvolvimento de estratgias organizacionais desenvolvendo atividades no departamento de recursos humanos.
Em outras palavras, as aes deste departamento ultrapassam os aspectos instrumentais e tornam-se mais sensveis a dinmica das ralaes entre individuo e sociedade; compreendem que o espao organizacional , sobretudo, um espao de valorizao da dimenso e da dignidade humana. (RIBEIRO, 2010, p.10).

Na perspectiva do RH, o pedagogo transforma os indivduos de maneira a valoriz-lo e gerar mudanas. A empresa tambm um espao educativo que visa atividades objetivadas e, portanto a pedagogia visa garantir estratgias para o aprimoramento de conhecimento com ideias e objetivos pr definidos e provocar assim mudanas no desempenho individual. Nesta perspectiva, a pedagogia empresarial se ocupa basicamente com conhecimentos, as competncias e habilidades e as atitudes diagnosticadas como indispensveis/necessrios da melhoria da produtividade.. (RIBEIRO, 2010, p.11) Assim podemos afirmar que o pedagogo empresarial tem uma vasta gama de atuao nas organizaes trabalha em conjunto com RH e prepara os indivduos para atuarem em suas reas de maneira satisfatria para a empresa e para os colaboradores que trabalharem nela. 2.5 O processo de aprendizagem dentro da empresa Desde que o ser humano nasce, entra em um processo de aprendizado, primeiro na famlia, depois na escola, na rua, na empresa onde trabalha. Enfim, em vrios lugares. Assim pode-se dizer que seria inconcebvel o homem sem aprendizagem, em qualquer momento da vida ele dever estar em um ambiente de aprendizado permanente. Nesse mbito o pedagogo
66 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

empresarial atua, visa sempre melhoria da qualidade na prestao de servios e a vida pessoal do individuo.
Atualmente a empresa comea abrir espao para que este profissional possa de maneira consciente e competente, proporcionar um ambiente que se esteja solucionando problemas, elaborando projetos formulando hipteses visando melhoria dos processos instituindo, na empresa, garantindo a qualidade do atendimento contribuindo para a instalao da cultura institucional da formao continuada dos empregados. O pedagogo poder atuar na empresa produzindo e difundindo conhecimento, assim, exercendo seu papel de educador. (Gonalves, 2009)

Atualmente, as empresas almejam um diferencial, e por conta disso investem no capital humano, e tambm na construo do conhecimento por parte do trabalhador. Essas empresas focalizam a comunicao entre indivduos.
Nesta nova realidade, entra a conexo que deve existir entre o pedagogo e a empresa lembrando que o aprendizado o saber assimilado, isto , a construo do conhecimento por cada indivduo e se estabelece quando a pessoa encontra um sentido para aprender e do porque aprender. (GONALVES, 2009)

Na era do conhecimento na qual estamos, exige-se que os profissionais se atualizem constantemente. As habilidades e competncias so capacidades necessrias para executar, analisar e desenvolver com sucesso as tarefas. Nesse processo de aprendizado o pedagogo empresarial deve ter a habilidade, o olhar, a conscincia de que esta desenvolvendo projetos com seres humanos e que os mesmos devem ser parte ativa nesse processo. Para Gonalves(2009) :
A atuao do pedagogo empresarial, educao integral, isto , ao processo de influenciar e sugestionar positivamente os funcionrios em todos os aspectos da sua personalidade. Vo proporcionar o desenvolvimento da produtividade pessoal nas mais diversas atividades. Portanto, deve demonstrar com o seu trabalho pratico, na empresa, os efeitos benficos da adoo de varias atividades educativos.

Desenvolver pessoas mais do que informar sim permitir que elas desenvolvam-se em todas as habilidades e se tornem eficientes no que fazem. Formar mais que informar enriquecer a pessoa humana e o pedagogo deve conceber a educao como forma de humanizar os indivduos. 2.6 Atuao do pedagogo na empresa A atuao do pedagogo na empresa vai alm de tcnicas escolares, que so aprendidas na graduao. Muitas vezes ao terminar o curso de pedagogia, o pedagogo se pergunta: O que vou fazer em uma empresa? O pedagogo empresarial atua em empresa de todos os tipos tais como: construo civil, rgos municipais, estaduais e federais, escolas, hotis, ONGs, instituies de capacitao profissional e assessoria de empresas. O mesmo, a partir de seus conhecimentos, tcnicas e prticas, deve ser somado experincia de outros profissionais na
67 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

constituio de instrumentos importantes, gesto de pessoas e coordenao de equipe multidisciplinares, no desenvolvimento de projetos, visando formas de aprendizagem organizacional significativa, gerando mudanas no ambiente e na definio de polticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente. Segundo Gonalves (2009),
O desafio desse novo profissional, diferentemente do que podem pensar alguns, no se resume a conduzir dinmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas no esto engajadas ou enxergando uma necessidade imediata. Isso requer muito trabalho como de observaes cuidadosas principalmente ao que se refere ao capital humano, (Termo utilizado nas empresas ao referir-se as pessoas que trabalham nelas), para que com elas seja possvel desenvolver estratgias no bom sentido, que venha favorecer a humanizao dentro da empresa.

Essas aes exigem do pedagogo empresarial, observao envolvimento, desprendimento, ousadia, vontade criatividade e desejo efetivo pela descoberta de como ser desenvolvido seu trabalho na organizao. Assim, o pedagogo ter um olhar filosfico, pedaggico, psicolgico por meio dos colaboradores da empresa em promover aes que no faa com que os mesmos no sejam objetos que s tenham a necessidade de cumprir os objetivos da empresa.
Uma questo importante para a formao e atuao do pedagogo empresarial diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos no contexto organizacional, tendo em vista que toda sua atuao esta pautada na dimenso humana. As polticas de recursos humanos, por si s, no garantem mudanas ou comprometimentos mais ou menos efetivos, tem no elemento o seu ponto - chave. A maneira de agir desse novo profissional precisa ocorrer de forma relacionada a cooperativa com a dos outros profissionais de gesto (GONALVES, 2009)

O campo de atuao do pedagogo to vasto quanto as prticas educativas na sociedade, onde houver pratica educativa intencional haver pedagogia. Desta forma, no se deve associ-las a intenes polticas ou pratica alienadora de massas. O pedagogo que atua na empresa deve ser cauteloso, pois ao invs de sugerir programas de treinamento a fim de melhorar a empresa em seus aspectos produtivos e humanos, ele pode apenas adestrar os colaboradores tornando-os objetos dentro da empresa e contribuindo para aes desumanizadoras.
O pedagogo devera ser um profissional capacitado para lidar com fatos e situaes diferentes da pratica educativa em vrios segmentos sociais e profissionais, que a sua ao seja holstica, devera ser alm da relao de poder. Com essas atitudes ele ser capaz aos poucos de romper o conceito de que s poderia atuar em uma instituio de ensino (GONALVES, 2009)

Dentro das organizaes, o pedagogo ir planejar, executar, coordenar e avaliar programas e projetos educacionais dentro da empresa. Atravs de acompanhamento do
68 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

desenvolvimento do pessoal sob o desempenho e direcionando-o como agente de mudanas de mentalidade e cultura. Sua capacidade em lidar com a comunicao e com aprendizagem faz com que ele conduza as pessoas e direcione suas verdadeiras funes, no implicando a mudana de seu comportamento, mas ajudando o funcionrio a descobrir seu verdadeiro potencial, para que possa desempenhar sua funo de acordo com as necessidades de cada organizao. As mudanas no mercado de trabalho exigem atualizao, nesse sentido o pedagogo empresarial deve ser valorizado nas organizaes, pois ele contribui para o processo de crescimento dos indivduos por meio de atividades formativas, trabalha o lado humano dos funcionrios: busca mobilizar o trabalhador nas dimenses: intelectuais, fsicas, emocionais, atitudinais, entre outras. Trabalha sempre com sutileza, utiliza mtodos de autocontrole para entender e atender as exigncias do mercado. 2.7 Pessoas, Tcnicas e Treinamento As empresas vinculam seus resultados a causas internas e externas. Assim os resultados positivos so atribudos a causas internas e os resultados negativos atribudos a causas externas. Para que se proponha um treinamento necessrio que se faa um pr diagnostico, assim pode-se visualizar questes como funcionrios que atribuem culpas aos colegas ou chefes e se esquivam do processo de treinamento sem aceitar as situaes propostas, pois a culpa dos problemas sempre dos outros. A partir de esse contexto o profissional ir propor atividades nas quais os funcionrios visualizem que em uma empresa nada se constri sozinho e que o trabalho em equipe o melhor caminho para uma integrao organizacional.
Quando o fazer vem dissociado do pensar, as ferramentas tornam-se instrumentos de frustrao (sobre tudo pela ausncia de elementos mobilizadores da utilizao da ferramenta)e no de mobilizao do desejo de aprender. Hoje em dia, as descobertas das neurocincias tem apontado para a importncia do oferecimento e experincias de aprendizagem, independentemente da idade, que estimulem o funcionamento das redes neurais, em um ambiente onde os aprendizes confiem em suas potencialidades e no sucesso da aprendizagem. (RIBEIRO, 2010, p.148)

Atualmente o conhecimento passou a ser algo fundamental para as organizaes, esta relacionado ao modelo de gesto organizacional, mas a maioria dos gestores no esta preparada e no consegue atingir plenamente os objetivos da organizao em relao preparao de pessoal e formulao de projetos ou iniciativas concretas. necessrio que se acrescente, na perspectiva da empresa, que esta tenha uma ambio positiva para almejar algo melhor, da a importncia de mtodos inovadores que lhes permitam aprender a progredir. (RIBEIRO, 2010, p.154) O ser humano essencial para as organizaes o xito depende fundamentalmente das pessoas, o fundamental para que seja alcanado os objetivos da empresa o treinamento ele ser a base para o diferencial. O profissional de recursos humanos, incluindo se aqui o pedagogo empresarial, o responsvel por preparar e desenvolver as pessoas para que, independentemente do setor em que trabalham, tragam os resultados esperados (RIBEIRO, 2010, p.155)
69 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

O setor de recursos humanos promove estratgias para as organizaes visando acepo da capacitao. A aprendizagem organizacional capacita os indivduos para atuarem nesses novos cenrios scios produtivos. A aprendizagem (pessoal, individual e organizacional) faz a diferena no mundo de hoje. Nesse sentido, cultivar, desenvolver e promover a capacidade de aprender passa a ser uma das atribuies do pedagogo empresarial (RIBEIRO, 2010, p.156) O treinamento e desenvolvimento de recursos humanos devem visar o desempenho individual e em equipes para que se promova maior produtividade e mudanas. Para isso, se faz necessrios programas de treinamento desenvolvidos fora das salas visando melhorias na capacidade de liderana e trabalho em equipe. (RIBEIRO, 2010, p.157) Ressalta: vale lembrar que o ensino aprendizagem de habilidades isoladas ou com finalidades puramente instrumentais reduz a eficcia dos resultados. 2.7.1 Organizaes inteligentes Nota-se que ainda hoje apesar das mudanas e atualizaes, os empresrios so resistentes em reconhecer que o capital mais importante de sua organizao o capital humano. Alguns profissionais exercem funes iguais empresas diferentes e no brilham em uma organizao e em outra fazem trabalhos excelentes inmeros problemas encontrados em organizaes por falta de dialogo, omisses que geram insatisfao entre lideres e liderados.
Ningum esta livre de ser vitima de sua prpria zona de conforto e ela escraviza mais do que nunca executivos, diretores e gerentes devido ao posicionamento mais confortvel para se fazer o que acha certo com as pessoas? Evidencia-se uma crise na linha tnue entre o que profissional e pessoal. (Elias, 2007)

Um executivo deve ser um lder por seu prprio mrito e no por sua posio de hierarquia. O mesmo deve ter cuidado para no interpretar seus subordinados tratando-os como meros nmeros. As empresas pecam por atribuir sua evoluo pelos aparatos tecnolgicos, caem e um raciocnio mecanicista, e em um paradigma cartesiano.
Mas sabiamente no podemos deter o significado da palavra tecnologia para referenciar somente a modernidade e a evoluo das maquinas. E ns, os seres humanos no se modernizam e evoluem?O que seria a tecnologia humana dentro e fora de uma organizao?Ser que podemos dividir um ser humano em dois, onde haja um ser que dinmico X no perfil profissional e no outro um ser Y esttico na famlia e com os amigos?(ELIAS, 2007)

Os contextos atuais pedem dos indivduos mais percepo e bom senso, alem do carter o empresrio que ao no abrir mo de estimular princpios como honestidade, disciplina, comprometimento, bom discernimento, fraqueza, empatia, carter a frente de seus colaboradores, ira evitar malefcios que a manipulao traz a mdio e longo prazo: A ausncia e confiana.
Isso faz a diferena quanto a sensaes positivas de quem, por lucidez, ter uma aprendizagem vivencial mais significativa. Ningum ou se torna
70 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

excelente no que faz num ambiente de desconfianas, rivalidades, medos, entre outras depreciaes humanas. (Isso tudo se vincula a treinamentos adequados a todos os envolvidos no processo organizacional Sem excees hierrquicas). Um trabalho que podemos at intitular de elevao de conscincia. como ter um professor perspicaz(filosofo e gestor) para tratar de assuntos subjetivos e tornar simples a complexidade dos desafios objetivos internos e externos do meio organizacional.(ELIAS, 2007)

Uma pessoa que excelente no que faz no uma obra do acaso. Faz parte das pessoas que acreditam em seu contexto e a todo o momento se interagem. s vezes passamos parte da vida envolvida com assuntos profissionais, deve-se perceber os motivos de estar ali e no se limitar a motivos financeiros e tentar alinhar-se a uma busca de realizao pessoal. natural do ser humano sempre buscar situaes felizes. So esses os motivos que nos fazem repensar as palavras importantes ao ser humano desde a evoluo. A confiana, a humildade, a empatia, o comprometimento, a liderana, e vrias atribuies indispensveis a quem espera crescer na vida pessoal ou profissional. Aprender a aplic-las no cotidiano o caminho para qualquer meta a ser alcanada. 2.7.2 Trabalho em equipe No se sabe ao certo, quando surgiu a ideia de reunir indivduos em grupos em prol de um objetivo comum. Mas sabe-se que isso ocorreu h muito tempo desde que o homem iniciou o processo de trabalho. A idia do trabalho em equipe advm de uma necessidade do homem em somar esforos para alcanar um objetivo comum, algo que no seria alcanado isoladamente. Ou seja, o trabalho em equipe uma estratgia para a melhoria da efetividade do trabalho. Mas nem todo grupo trabalha em equipe e nem toda a equipe trabalha em grupo. Grupo ento um conjunto de pessoas com objetivos comuns que atuam unidos para cumprir metas especificas. O respeito entre os indivduos e seus princpios, a interao dos membros para atingir as metas e o respeito deve favorecer muito os resultados e a organizao. isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho e equipe. Fazem com que todas as pessoas da organizao caminhem na mesma direo, no to difcil quanto parece. necessrio muita estratgia, objetivos definidos, comunicao eficaz, feedbacks constantes e lideranas compartilhadas. (MICHELETTI, 2012) Precisamos aprender a trabalhar em equipe, destacar o potencial de cada indivduo, conviver com as diferenas e entender que o trabalho em equipe nos promove maiores chances de superar limites, contribuir para a realizao de uma gesto que considera a participao dos seus profissionais e a construo de um processo de gesto democrtica, participativa, comunicacional.

3. Elaborao de Projetos
Uma das atividades importantes do pedagogo empresarial ser de colaborar na realizao de projetos. A realizao de um projeto implica em construir e elaborar um roteiro de trabalho desenhando e projetando as aes da empresa. Uma ao que ir ser executada vem de um projeto elaborado para se obter exatido das tcnicas abordadas de modo a garantir resultados satisfatrios em sua execuo
71 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

Ribeiro (2010, p.121) afirma que:


No mbito das aes de treinamento de desenvolvimento de recursos humanos que a efetividade desta ocorre, em grande parte da coerncia na elaborao dos projetos. Cabe alertar para cuidado especial que se deve ter com a linguagem utilizada e com a preciso quanto ao que se pretende alcanar.

Os objetivos explcitos devem propor subsdios para que os profissionais presentes envolvam-se nas atividades planejadas. Alguns itens so necessrios a elaborao de projetos de treinamento organizacional ressalta que no h modelo para seguir, pois cada organizao ira adotar um roteiro que julgue necessrio os seus objetivos. Ratificar inicialmente o projeto ressaltando seus objetivos como uma ao de transformao para determinada realidade definindo prioridades e metodologias para a ao.
Enfatiza, portanto uma ao destinada a uma situao problema ou necessidade. Pode-se dizer que as relaes entre ao e realidade atendem a quatro momentos, a saber, projeo da ao, especificao das etapas da ao (incluindo procedimentos acompanhamento e avaliao) dinamizao da ao e elaborao do relatrio um. (RIBEIRO, 2010, p.122)

3.1 Apresentao de um projeto Caracteriza-se como fundamental ao projeto, necessita de uma objetividade, contedo de problemtica que originou a idia inicial do projeto esclarecido os motivos da proposta. Vale lembrar que no se podem propor aes suficientes e adequadas tampouco operacionaliz-las sem que antes se tenha uma idia clara do problema a ser resolvido. (RIBEIRO, 2010, p.123). Nesse momento, definem-se os problemas, esclarecem-se limites pelos quais as aes pretendidas sero desenvolvidas e os procedimentos que sero adotados. Uma alternativa para a apresentao inici-la com uma discusso mais ampla acerca de gnese do problema, isto , explicita-se como se chegou a ele explicando os motivos mais relevantes para que (o problema) fosse percebido como tal.. (RIBEIRO, 2010, p.124). Deve-se esclarecer o tema e relacion-lo ao projeto. Detalhar a questo enfatizando a aproximao e o distanciamento identificando-os no contexto e por fim, descreve-se a situao. 3.1.1 Justificativa para elaborao de um projeto A ao projetada mediante as necessidades que a organizao deseja que sejam atendidas. Nesse aspecto deve-se obter informaes quantitativas e qualitativas sobre a situao existente sendo assim indispensvel elaborao do projeto. Aps a identificao da situao-problema devem-se explicitar as razes pelas quais, o projeto ser implantado. Isto implica o levantamento, anlise e a interpretao dos dados relativos ao problema, o que permite uma viso prospectiva da situao (RIBEIRO, 2010, p.124). Deve-se ressaltar que a justificativa no de ordem pessoal e sim baseada no contexto social a qual se destina. necessrio clareza para a importncia dos resultados a serem
72 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

alcanados. Deste modo apos a descrio da situao existente aponta-se as alternativas de soluo e a importncia da ao que se prope realizar, em relao ao empreendimento como um todo.. (RIBEIRO, 2010, p.125) 3.1.2 Objetivos de um projeto O objetivo muito importante na elaborao de projetos, pois por esses que se definem os propsitos e norteia o trabalho a ser realizado. Assim necessrio que se saiba o motivo pelo qual se deseja responder questes. (Ribeiro, 2010 p.125) evidencia que a natureza da resposta depende do que se pretende fazer com ela. A formulao dos objetivos necessita de certa clareza, dependendo assim de modelos tericos e uma seleo de praticas especifica ou no. Esta clareza determina o sucesso (ou no) do projeto, posto que seja a partir dos objetivos que se estabelecem os indicadores para a avaliao e a adoo de novos procedimentos e de novas aes (RIBEIRO, 2010, p.125). 3.1.3 Acompanhamento controle e avaliao Nesta etapa, explicitam-se as atividades realizadas para garantir o xito do projeto, nos termos gerais e especficos da proposta. Constitui-se em verificao sistemtica no desenvolvimento das atividades em funo do limite proposto e realizado. O controle evidencia por quem foi feita a ao. A quantidade e a qualidade so passveis de controle e servem assim como instrumento de mecanismos de ajuste. Sua efetividade depende de critrios pr-estabelecidos. A avaliao estabelece valor ao que foi realizado, a partir de acompanhamento de todo o processo sugere-se uma padronizao de instrumentos que sero utilizados como (relatrios, questionrios, entrevistas, etc.)
Vale lembrar que todos os instrumentos so teis na medida em que obedeam aos critrios de objetividade, validade e fidedignidade inerentes a um instrumento cientificamente elaborado. Assim torna-se possvel garantir a articulao entre objetivos, meios e resultados. (RIBEIRO, 2010, p.130)

A impossibilidade de controle da avaliao e atividades estabelece-se prioridades obedece a critrios de pertinncia, economia e abrangncia outro aspecto a ser considerado diz respeito apresentao dos resultados e ter como referencia dos desvios. Quando mais tempo gasto na preparao da comunicao, mais difcil se tornar a erradicao de aspectos desviantes.
Vale dizer que os processos de acompanhamento, controle e avaliao precisam ter em conta: -A clareza dos objetivos e das metas a serem alcanadas; - O reconhecimento de todos os membros da equipe responsvel na operacionalizao do projeto; - O reconhecimento da avaliao como fatos de melhoria organizacional; - A competncia para analisar e interpretar critica e, imparcial, os dados obtidos. (RIBEIRO, 2010, p.132)

73 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

de suma importncia que os envolvidos no processo vejam como um instrumento de trabalho pode ser reestruturado quando necessrio ressalta-se que um projeto um meio e no um fim. A realizao do projeto tambm poder partir do diagnstico realizado por meio da avaliao institucional. Em ambos os processos tanto na avaliao e na projeo o pedagogo poder orientar todo o trabalho. 3.2 Recursos Humanos (RH) O termo RH (Recursos Humanos) se d ao conjunto de colaboradores ou empregos de uma organizao. A rea de recursos humanos tem razo de existir, como todas as outras reas dentro da organizao. No atual sistema capitalista onde se visa sempre o lucro, as reas da empresa tem o objetivo de melhorar o desempenho da organizao utilizando algum tipo de recurso. Assim o RH (Recursos Humanos) tem o objetivo de melhorar o resultado da empresa atravs do recurso de pessoas Mller (2012) afirma que o RH (Recursos Humanos) deve fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, atravs do conhecimento do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa. O objetivo do RH (Recursos Humanos) de alinhar as suas polticas com as estratgias da empresa. 3.3 O pedagogo empresarial e os programas de treinamento Consideremos que existem pontos importantes para o xito de atividades de treinamento e que essas dependem de uma atuao precisa do pedagogo empresarial. Dentre eles podemos ressaltar slido conhecimento sobre planejamento e preciso/clareza de linguagem. O pedagogo empresarial deve ter cautela para que no confunda um planejamento educacional (processo de ensino aprendizagem voltado escola) com as atividades que sero desenvolvidas no mbito empresarial.
H de ter uma viso precisa (tanto quanto possvel) do que se pretende com o treinamento/formao de recursos humanos dentro de um espao de tempo previamente demarcado (mesmo que dentro de uma poltica empresarial mais abrangente, as atividades de treinamento/formao atendem a objetivos/necessidades especficos a serem enfrentados em curto prazo. (RIBEIRO, 2010, p.109).

O que se pretende com o resultado, precisa estar claro nos termos do conhecimento, controle ou atitude dos treinados. Na formulao dos objetivos, esse tem a funo de materializar os propsitos das atividades, marcando certos padres a serem atingidos utilizando uma linguagem concreta evitando formulaes excessivamente abstratas. Alem disso, se faz necessrio que o planejamento efetivo no seja feito com palavras bonitas de suma importncia que as formulaes sejam precisas e enfoquem o pretendido. Segundo RIBEIRO (2010, p.110) as etapas so detalhadas minuciosamente em estreita simbiose com as caractersticas do grupo ao qual se destina.

74 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

4. Discusses e Resultados
Segue abaixo grficos e tabela para uma breve discusso sobre temas importantes em pedagogia Empresarial.
Figura 1 Ciclo Atitudinal Fonte: Albuquerque, 2012

Na figura 1, pode-se observar que antes de tudo o pedagogo deve ter atitude e atravs disso, perceber estratgias a utilizar nas empresas. Em linhas gerais, ser essencial que o mesmo no perca tempo aplicando mtodos numerosos, perdendo assim os propsitos da formao e da empresa. Esse programa de treinamento deve ser pensado com antecedncia, assim como a seleo dos mtodos que visem respeitar os princpios dos desenvolvimentos das tcnicas e competncias, bem como o relacionamento social.
E para atender as mudanas constantes no mercado de trabalho, onde as empresas se obrigam a ter cada vez mais responsabilidades sociais e atender os clientes com alto padro de qualidade, entra em cena o pedagogo empresarial para atuar na rea de gesto de pessoas, nas organizaes de diferentes portes e setores, viabilizando o desenvolvimento e a integrao dos processos de gesto e os relacionamentos internos e externos, bem como a implementao de programas de ao em relao formao, aperfeioamento, processos de superao do conhecimento, das competncias e das habilidades e mudanas no comportamento das pessoas na empresa que propiciem as almejadas vantagens competitivas gerenciais. (CEZAR, BIANCHINI, PIASSA, 2008)

75 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

Figura 2 Pilares da Educao Fonte: Albuquerque, 2012

A figura 2 aponta que necessrio que se desenvolva projetos de aprendizagem para que as mudanas constantes no mercado de trabalho no atinjam maleficamente a organizao. Isto pode desestimular o colaborador que necessita de constante preparo. Cabe ao pedagogo utilizar seus conhecimentos educacionais para planejar caminhos a serem percorridos, onde o colaborador se sinta til e necessrio naquele contexto em que est inserido. Os pilares da educao propem situaes onde o pedagogo empresarial pode percorrer e propor aes inovadoras sob esses aspectos.
Verifica-se que, na realidade destas empresas no existe um trabalho pedaggico, na verdade, passado o contedo aos palestrantes que devem transmiti-los aos funcionrios, e estes ao final do processo devem saber executar o lhes foi transmitido fortificando o pensamento tecnicista e o carter de treinamento para procedimentos. Quando na verdade preciso haver abertura para o conhecimento, pensar o novo, reconstruir o velho, reinventar o pensar. A educao abrange mais que o saber fazer, preciso aprender a viver com os outros, compreenderem os outros, desenvolver a percepo de interdependncia, administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforo comum. (CESAR, BIANCHINI, PIASSA, 2008)

Diferente do que se utiliza tanto na escola quanto na empresa a comunicao deve ter o cuidado de ser eficaz para que no se corra o risco de interpretaes equivocadas sobre os temas. Devem-se escolher as palavras adequadamente de modo a evitar conflitos e distores a compreenso da mensagem em seu fluxo.

5. CONSIDERAES FINAIS
A pedagogia empresarial um tema muito atual, um novo horizonte, no qual o pedagogo deve buscar atuao.
76 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

O curso de pedagogia ainda hoje forma profissionais para atuarem em espaos escolares, o que dificulta que esse profissional se coloque diante da sua funo na sociedade, a de formar cidados e desenvolver em qualquer espao a prtica educativa. A presena do pedagogo na empresa de suma importncia para impedir que o trabalhador na se torne apenas capital humano de uma empresa, mas possa desenvolver suas competncias. Constatamos que o pedagogo poder contribuir com a formao dos profissionais a educao continuada humaniza o homem, torna-o conhecedor de si e dos outros faz com que este se relacione positivamente com seus semelhantes. No se pode dizer que o pedagogo tem uma frmula infalvel ou mgica para atuar. O que ele prope uma diversidade de atividades voltadas para o conhecimento que envolve as aes dos indivduos e um planejamento de um plano de formao continuada voltado s necessidades da empresa. Ainda o pedagogo ir desenvolver a sensibilidade e a atitude dos indivduos de modo que atendam os anseios dos colaboradores e da organizao favorecendo um ambiente de aprendizagem, de colaborao, de trabalho em equipe. Portanto, o pedagogo empresarial tem a necessidade de ser crtico e visionrio capaz de se adaptar as mudanas, contribuir efetivamente para o processo empresarial com o objetivo de se apresentar de forma pratica e terica a funo da rea de funcionamento pessoal. Nessa nova perspectiva, o pedagogo deve pensar em uma educao que se estenda alm dos muros da escola, ser crtico e ter atitudes, pois ser um articulador empregador/pessoal que far mudanas necessrias atravs de projetos juntamente com o R.H. (Recursos Humanos) para promover interao dentro da empresa e assim poder obter novas conquistas nas reas sob os dois mbitos trabalhados, colaborar significativamente nos projetos da empresa, ou seja, na sua organizao e crescimento como um todo.

Referncias
ALBUQUERQUE, Valria. A Atuao do Pedagogo Empresarial Dentro das Empresas.Disponivel em:http:<//www.realconsultoriaeservicos.blogspot.com.br/2012/06/atuacao-do-pedagogoempresarial-dentro.html>Acesso em:25 de outubro de 2012. ELIAS, Alexandre Arrenius. Organizaes Inteligentes. Disponivel em: <http://www.rh.com.br/portal/mudanca/artigo/4758/organizacoes-inteligentes.html>Acesso em:15 de outubro de 2012. CAGLIARI, Dbora. O pedagogo empresarial e a atuao na empresa. Disponvel em:<http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo> Acesso em: 15 de Maio de 2012. CEZAR, Andra Silvana dos Santos. BIANCHINI,Elone. PIASSA.Zuleika Aparecida Claro. A Atuao do Pedagogo em Espaos No-Escolares. Disponivel em:<http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/artigo%2021.pdf> Acesso em :29 de outubro de 2012. GRECO, Myriam Glria. Pedagogia Empresarial, O Pedagogo Empresarial. Disponvel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp02.htm> Acesso em: 02 de Agosto de 2012. Gil, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2008. GONALVES, Roseli. A Pedagogia Empresarial e as Praticas Pedagogicas dentro da Empresa. Disponvel em :<http://www.webartigos.com./artigos/a-pedagogia-empresarial-eas-praticas-dentro-da-empresa/14896/>Acesso em:15 de Outubro de 2012.

77 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

MICHELETTI, Camila. Trabalho em Equipe: Essencial para todas as Empresas. Disponvel em:<http://www.carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/equipe/050704 -trabalho-equipe.shtm>Acesso em:25 de outubro de 2012. MLLER, Nicolas. O que Recursos Humanos (RH). Disponivel em:<http://www.dwrh.com.br/blog/o-que-e-recursos-humanos-rh>Acesso em:15 de Outubro de 2012. PEDAGOGICAS, Verdades. Capacidades que o pedagogo precisar desenvolver. Disponvel em: <http://wwwverdadespedagogicas.blogspot.com.br/2011/12/considerando-que-na-atualidadee.html>Acesso em: 03 de Novembro de 2012. RIBEIRO, Amlia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: Atuao do Pedagogo na Empresa, 4ed. RJ: wak, 2010.147p. RIBEIRO, Amlia Escotto da Amaral. Temas Atuais em Pedagogia Empresarial: Aprender para ser Competitivo, 3 ed.RJ:Wak, 2010.168p. SILVA, Sonaly Beatriz Frazo. O Psiclogo e o Pedagogo nas Organizaes-Papis e Atuaes no RH. Disponvel em:<http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/opsicologo-e-o-pedagogo-nas-organizacoes-papeis-e-atuacoes-no-rh-1629733.html>Acesso em: 13 de Setembro de 2012.

78 ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013

You might also like