You are on page 1of 8

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Teor iasdaRecepo,Histr iaeInter pr etaodeFilmes:UmBr eve Panor ama


ReginaGomes UniversidadeNovadeLisboa

As teorias da recepo no campo cinematogrfico tm recebido, nos dias que correm,merecidodestaqueapsumlongoperododeostracismonoqualoespectador era visto apenas e to somente como um mero dado emprico. O desdm pelo campo receptivo esteve presente nos estudos ligados ao universo cinematogrfico que priorizavam,quasequeexclusivamente,fatoresexternosaele.Aimposiodeumolhar de inspirao estruturalista, enclausurara o trabalho artstico e a abordagem de seus prprios campos que, na verdade, so campos da experincia. No entanto, mesmo a experinciade seassistiraum filme spodeefetivamenteserconsiderada levandose emcontaarelaointerativaentreespectadoreobra,ouseja,combasenoseuaspecto comunicativoreceptivo. EmFilmtheory:anintroduction,RobertStam(2000,p.227234)expequea histria do cinema no apenas a histria dos filmes e cineastas mas a histria dos vrios significadosqueospblicostmatribudoaos filmes.Preocupadocomopapel doespectadornateoriadocinema,Stamcontextualizaosanos80e90comooperodo do crescimento do interesse pelo receptor e pela experincia filmica. Um dado a salientarque,segundoStam,tal interesse foi influenciadopelaschamadasteoriasda recepona literaturaassociadasao readerresponsetheorydeStanley FisheNorman Holland e especialmente recepo esttica de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, produzida na Escola de Konstanz na Alemanha. O papel de agente ativo no processo comunicacional dado ao leitor pela esttica da recepo pode ser transferido ao espectadordecinemaquepreencheaslacunasdotextoflmicoondeeleobrigadoa compensar certas ausncias (a falta da 3 dimenso, por exemplo) e, literalmente, enxerga na escurido boa parte do tempo. Robert Stam como terico vinculado aos Estudos Culturais, observa que neste perodo a espectatorialidade tornouse tambm

1141

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

objeto de investigao em relao ao gnero, sexualidade, classe, raa, nao etc. O espectadorpassouaservistocomopossuidordeumolharquesemprerelacional:
As posies espectatoriais so multiformes, fissuradas, esquizofrnicas, desigualmente desenvolvidas,descontnuasdospontosdevistacultural,discursivoepoltico,formando parte de um territrio mutante de diferenas e contradies que se ramificam. (Stam, 2000,p. 228).

A natureza histrica e socialmente condicionada da espectatorialidade ir ser reconhecida nos estudos de recepo como algo imprescindvel para entender o processocinematogrfico. O espectador, historicamente situado, molda e moldado pela experincia cinematogrfica,numprocessodialgicosemfim.Oconhecimentoeainterpretaodo processocinematogrficodeve,semdvida,levaremcontaestedilogoquereconhece a participao concreta e ativa do espectador de filmes. O filme o lugar onde interagem autor e receptor e, de modo algum um lugar fechado em si mesmo. Pelo contrrio,esteambienterecheadodefissuras,janelas,edadaaoespectador,atarefa decobrilasdesentido:
Ao ver um filme, o receptor identifica certas indicaes que o incitam a executar numerosas atividades de inferncia,que vo desdea atividade obrigatriaerapidssima deperceberomovimentoaparente,passandopeloprocessomaispenetrveldopontode vista cognitivo, de construir, digamos, vnculos entre as cenas, at ao processo ainda maisabertodeatribuirsignificadosabstratosaofilme.Namaioriadoscasosoespectador aplica estruturas de conhecimento s indicaes que reconhece dentro do filme (Bordwell,1991,p.3).

NotextoHermeneutics,receptionaestheticsandfilminterpretation,NoelKing (1998, p. 212221) produz um inventrio das recentes abordagens tericas sobre o problema da interpretao de filmes. Citando autores como Janet Staiger, David Bordwell,DudleyAndreweBarbaraKlinger,Kingdirecionaadiscussosobrealeitura
1 interpretativadeobrasartsticasparaocampodocinema .

A pesquisadora Janet Staiger (1992) demarca a diferena entre os estudos de textos e os estudos de recepo. Os primeiros ou as anlises textuais explicam o
1

importantefazerrefernciaaostrabalhosde:JanetStaiger,Interpretingfilms:studiesinthe historical reception of american cinema , Princeton, Princeton University Press, 1992. David Bordwell Kristin Thompson Janet Staiger, The classical Hollywood cinema: film style & mode of production to 1960, New York, Columbia University Press, 1985. David Bordwell, Making meaning: inference and rhetoric in the interpretation o cinema, USA, Harvard UniversityPress,1991.DudleyAndrew,Filmintheauraofart.Princeton,PrincetonUniversity Press, 1984. Barbara Klinger, Melodrama and meaning: history, culture and the films of DouglasSirk, Bloomington,IndianaUniversityPress,1994.

1142

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

objeto gerando interpretaes a partir dele (vse claramente a crtica de Staiger ao sentido imanente do texto). Estas anlises retiram o texto e a recepo por conseqnciadahistria,ouseja,removemotextodeseucontexto.Porseulado,os estudosderecepo,procuramcompreenderosatosdeinterpretaocomotantosoutros eventos situados histrica e culturalmente. Estes estudos receptivos representam uma compreensohistricadas atividades interpretativas maisdoqueuma interpretaode texto. Staiger (1992) ao delinear um quadro da contempornea teoria da recepo, subdivide a rea em trs vertentes: a teorias ativadas pelo texto b teorias ativadas peloleitorecteoriasativadaspelocontexto.StaigeremInterpretingfilmsvai,enfim, debruarse sobre um grande nmero de filmes a fim de provar como o processo interpretativoconformadohistoricamente. As investigaes de Janet Staiger inseremse temporalmente em fins dos anos 80,quandoseverificaumaascensodasteoriasquesedebruam noapenassobreos efeitos textuais, mas sobre o momento de recepo da obra flmica como lugar de convergncia entre texto, espectador e contexto. Boa parte destas teorias reflete o recente desenvolvimento da psicologia cognitiva, da filosofia analtica, da fenomenologia e dos estudos culturais, correntes conectadas ao pensamento anglo americanonateoriadocinema. fato que os anos 60 e 70 foram eclipsados pelos estudos semiticos e psicanalticos, pouco interessados no cinema como uma realidade dinmica. A ortodoxia destes estudos encobria o interesse mais analtico pelas investigaes histricas,comoassinalouFrancescoCasetti(1994,p.319334)emTeoriasdocinema. Comefeito,ashistriastradicionaisdocinemapossuamgraveslimitaeseconforme Casetti:
Umadelas foitercentradosuaateno nofilme, quando o cinema uma maquinaria muito mais complexa,em que intervmfatores tecnolgicos,econmicos esociais,que noseresumeacadaumadasobrasqueproduz(Casetti,1994,p.319).

Ser somente a partir dos anos 80 que as investigaes tomam um rumo que levaaabandonaradimensodemeroarquivodostextosflmicosparaabordaraviada reconstruo conectada a da interpretao desses textos. Neste perodo, a parceria DavidBordwell,JanetStaigereKristinThompsonpropeoqueCasetti(1994,p.335) denomina de uma estilstica histrica: o apurado estudo sobre o cinema clssico

1143

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

americano de 1917 a 1960 centrado no paralelismo entre os sistemas estilsticos e os modosdeproduo. David Bordwell, j no incio dos anos 90, assume o referencial conceitual da filosofia analtica e da psicologia cognitiva e contesta alguns dogmas do pensamento
2 psestruturalista aplicadoaocinema.ParaFernoRamos(1998,p.3356),Bordwell

(especialmentenotextoContemporaryfilmstudiesandthevicissitudesofgrandtheory) critica aquilo a que chama de grande teoria numa clara remissso ao horizonte ps estruturalistadocinema.Ouseja,Bordwellcontestaumaespciedenecessidadedeuma grandeteoriaquetudoexplicasseejustificasseequeparecetersidoaestrelaguiada teoria do cinema nas ltimas dcadas. Estes grandes conceitos abstratos como o de autor, sutura, dispositivo, identificao, etc teriam pouca concretude e pecariam por suageneralizaodesnecessria.Antagnicoaoreceituriopsestruturalista,Bordwell defende um rigor no conceitual analtico que sirva para enquadrar o cinema em sua histriaenorelacionamentocomoespectador,partindodaparticularidadedofilme. Neste caminho, Bordwell (1991) aponta para o fenmeno das interpretaes excessivas.Maisprecisamentenocampodacrticacinematogrfica,Bordwellchega a ironicamente chamar de Interpretao S.A. ao que se transformou os estudos acadmicos sobre anlises de filmes a partir de finais dos anos 70. A aplicao mecnicademodelostericoscomoapsicanliseouasemiticaaanlisesdepelculas teriacriadoumaindstriadeinterpretaonosensaiosacadmicos.ConformeBordwell (1991), esses intrpretes esqueceramse de algo precioso: nos filmes, os significados nosoencontrados,mas,construdos.Poroutraspalavras,asignificaonoestaria congeladanaobra,elaumaconstruodeseuintrprete. Uma alternativa crtica como interpretao seria, para Bordwell, a construodeumapoticahistricadocinema ouumaanlisede:
como, em determinadas circunstncias, os filmes so feitos, desempenham funes especficasealcanamefeitosconcretos(Bordwell,1991,p.266267).

Opsestruturalismonocinematevesuasorigens ligadasespecialmentenaFrana,nosanos 60/70, s obras de filsofos como Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Felix Guattari e Jean Baudrillard, entre outros. Ferno Ramos (1998, p. 3356) diz que a maneira quase barroca de desenvolver as proposies dos psestruturalistas franceses entrava em choquecomasanlisesprecisaseobjetivasdafilosofiaanaltica,desenvolvidassobretudonos pasesdelnguainglesa.

1144

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Bordwellseressentedasanlisestextuaisporasconsiderarahistricasumavez que estas no levam em conta nem a produo nem a recepo da experincia cinematogrfica, alm de promover uma vigorosa crtica a rotinizao da leitura sintomticadosfilmesproduzidasporestasanlises. Reconhecendo ser Making meaning sua obra mais polmica, Bordwell ir suscitaralgumascrticassobretudonoqueconcerneaquestodainterpretao.Robert Stam(2003,p.216224)questionarumacertapolarizaoestabelecidaporBordwell, entre a sua idia de potica histrica e a de interpretao que para Bordwell estaria integrada a atribuio de sentidos implcitos e sintomticos por grupos interpretativos ligados ao que chama de teoria SLAB (Saussure, Lacan, Althusser, Barthes). Stam acreditaque:
oopostodapoticahistricanoainterpretaomasumapoticaahistrica.Noh razoporqueainterpretaonopossaserhistoricizada(Stam,2003,p.219).

Polmicas parte, no cremos que Bordwell repudia a interpretao ou mesmoanunciaasuamorte.Pelocontrrio,Bordwellalertaparaocartercontextualda interpretao ao propor uma investigao da crtica de cinema e do estilo cinematogrfico em um contexto que nunca poderia ser ahistrico. Por outro lado, Stam tem razo quando ressalta o carter histrico da interpretao. O conjunto das interpretaes ao longo dotempo forma aquilo que Hans Robert Jauss (1986) sempre defendeu (a partir do conceito de hermenutica de Gadamer) na concepo de uma estticadarecepo:atradio.Estesmodelosdeanlisestextuaisquetantoincomodou Bordwell, esto situados historicamente e, portanto, estas anlises tambm so transmitidas e se conformam pela tradio. Isto no quer dizer que estas anlises flmicas textuais no possam ser criticadas por no levar em conta as condies de produoerecepodofilmeeporseuexcessoderelativismoesintomatologia. Emseuempreendimentoafavordeumapoticahistricadocinema,Bordwell
3 contar com aliados respeitados. Alm das pesquisas de Staiger , contar com Tom

Gunning, Andr Gaudreault, Kristin Thompson, Noel Carrol, entre outros, que tm produzidotrabalhossignificativosnareadarecepohistricadosfilmes.Oprocesso
3

Janet Staiger mais recentementeampliaadiscussosobrearecepo histricados filmes ao lanar:Perverse spectators: the practices offilm reception,New York, New York University Press,2000.

1145

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

dereconstruohistricadosatosdecompreensodosfilmespermiteaadoodeum atohermenutico,maisdoqueumametodologia,umngulodeenfoqueheurstico,um modo de perguntar, que foge das tradicionais e repetitivas interpretaes de modelos textuais. O historiador Tom Gunning (1995), por exemplo, tem se destacado por suas investigaes ligadas ao cinema das origens e suas formas de produo, exibio e fruio.Defineesteprimeirocinemacomocinemadeatraesnoqualaidiadeuma platia hipnotizada e paralisada pelo poder ilusionista da imagem cai por terra. Ao reconstruiro horizontede expectativasdasociedadeeuropiado finaldosculoXIX, percebequeoespantodoespectadorderiva muitomaisdasurpresacomacapacidade tcnica do aparelho de reproduo do que numa crena ingnua, que confundisse imagemerealidade. J a prtica interpretativa de Dudley Andrew une o formalismo com a fenomenologianoencontrodatradiocomonovo.Andrewvacrticadefilmescomo umtipode conversaocultural naqual seestabeleceum dilogocomseutempoe afirma:
comotodasasinterpretaes,meusensaiossoumaconversaodentrodacultura,no umargumento sobrecultura(ApudKing,1998,p.212221).

Andrew vai explicar sua hermenutica cultural ao afirmar que uma histria cultural do cinema deve buscar uma reconstruo indireta das condies de representao que permitiram que os filmes fossem feitos, compreendidos ou mesmo,
4 malcompreendidos .

Porsuavez,BrbaraKlinger(1994),adotandoanoodeformaodeleitura
5 deTonyBennett ,identificaosvariadosmodosderecepodosfilmesdeDouglasSirk

emdiferentescontextoshistricos,culturaise institucionais,dosanos50aosanos90. Estesestudoshistricosdecasodedeterminadosfilmesevidenciamquesobdiferentes

ValetambmcitaroexcelentetrabalhodeDudleyAndrew:Asprincipaisteoriasdocinema: umaintroduo,RiodeJaneiro,JorgeZaharEditor,1989. 5 TonyBennett,Texts,ReadersandReadingFormations,London,LitaratureandHistory,1983, p.214227.Oautordizqueoqueahistriadodiscursomostraavariaodesignificadosque podeserdadaaumtexto,dependendodasdiferentes circunstncias histricas.Bennettprope uma interao entre o texto culturalmente ativado e o leitor culturalmente ativado. Um dilogo estruturado pela teia material, social e ideolgica dentro da qual tantos textos quanto leitoresestoinevitavelmenteinscritos.

1146

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

circunstncias, os filmes adquirem diferentes identidades e funes culturais, ou seja, umfilmesempreculturalmenteativado,parausaraexpressodeTonyBennett. Estebrevepasseiottulodeexploraointrodutriatevecomofinalidadetraar um panorama das teorias que pensam historicamente a recepo das obras cinematogrficas. A construo de uma potica interpretativa para pensar o campo cinematogrficoesuarecepohistricatemcontribudoparaamplificarasdiscusses sobre o cinema como um fenmeno cultural e, sobretudo, para valorizar o papel do contexto no processo comunicacional estabelecido entre espectadores e obra. Resta enfatizarqueestesautorestmdadoumcontributoextremamenteimportanteaocampo cinematogrficoporquestionaremumaespciededeterminismotextualvigente(ainda hoje) nas interpretaes de filmes e proporem uma abertura da teoria do cinema s influnciasdocontextosobrearecepodeobrasflmicas. Bibliografia
Andr ew,Dudley,Filmintheaura ofart,Princeton,PrincetonUniversityPress,1984. Andr ew,Dudley,Asprincipaisteoriasdocinema:umaintroduo,RiodeJaneiro,JorgeZahar Editor,1989. Bennett,Tony,Texts,readersandreadingformations,London,LiteratureandHistory,1983 Bor dwell,David,Filmart:anintroduction, NewYork,McGrawHill,2001. Bor dwell, David, Making meaning: inference and rhetoric in the interpretation of cinema, USA,HarvardUniversityPress,1991. Bor dwell,David.Thompson,Kristin.Staiger ,Janet,TheclassicalHollywoodcinema:film style&modeofproductionto1960,NewYork,ColumbiaUniversityPress,1985. Casetti,Francesco,Teoriasdelcine, Madrid,EdicionesCtedra,1994. Gunning, Tom, Cinema e Histria: fotografias animadas, contos do esquecido futuro do cinema,InXAVIER,Ismail.,org.,Ocinemanosculo, RiodeJaneiro,ImagoEd.,1996. Gunning,Tom,Ocinemadasorigens eoespectador(in)crdulo,Revistaimagens,SoPaulo, EditoradaUnicamp,n5(agosto/dez,1995),p.5261. J auss,HansRobert,Experinciaestticayhermenuticaliterria:ensayosenelcampodela experinciaesttica,Madrid,TaurusEdiciones,1986. King, Noel, Hermeneutics, reception aesthetics , and film interpretation, In Hill, John. Gibson, Pamela Church., eds. The Oxford guide to film studies, Oxford, Oxford University Press,1998. Klinger , Barbara, Melodrama and meaning: history, culture and the films of Douglas Sirk. Bloomington,IndianaUniversityPress,1994. Ramos, Ferno, Panorama da teoria do cinema hoje, Revista Cinemais, Rio de Janeiro, Ed. Aeroplano,n14(1998),p.3356.

1147

LIVRODEACTAS 4SOPCOM

Staiger , Janet, Interpreting films: studies in the historical reception of american cinema , Princeton,PrincetonUniversityPress,1992. Staiger , Janet, Perverse spectators: the practices of film reception, New York, New York UniversityPress,2000. Stam,Robert,Filmtheory:anintroduction,MaldenMass,BalckwellPublishers,2000. Stam,Robert,Introduoteoriadocinema, Campinas,SoPaulo,EditoraPapirus,2003.

1148

You might also like