You are on page 1of 14

Conhecendo um pouco da histria dos surdos

Silvana Arajo Silva


1

Atualmente tem-se ouvido falar em surdos e em lngua de sinais Libras, mas, o que realmente sabemos sobre os surdos? Torna-se relevante apresentar momentos na histria desses indivduos que certamente contribuem para que os surdos a cada momento conquistem o espao que lhes devido. Na antiguidade, os Gregos viam os surdos como animais, pois para eles o pensamento se dava mediante a fala. Sem a audio os surdos na poca ficavam fora dos ensinamentos e com isso, no adquiriam o conhecimento. Os Romanos privavam os surdos de direitos legais, eles no se casavam, no herdavam os bens da famlia e diante da religio, a igreja catlica considerava os surdos sem salvao, ou seja, no iriam para o reino de Deus aps a morte. Pode-se dizer que a condio do sujeito surdo era a mais miservel de todas, pois a sociedade os considerava como imbecis, anormais, incompetentes. A mudana comeou a partir de um religioso surdo chamado Ponce de Len, um monge beneditino, que vivia em uma cidade da Espanha.Seus alunos eram surdos filhos de nobres que, preocupados com a excluso de seus filhos diante da sociedade e da lei, procuravam Len para os auxiliar. O monge dedicouse a ensinar os surdos a ler, escrever, falar e aprender as doutrinas da f catlica, como afirma Moura (2000 p.18). A possibilidade do Surdo falar implicava no seu reconhecimento como cidado e conseqentemente no seu direito de receber a fortuna e o ttulo da famlia. Partindo desse pressuposto de que o surdo teria que falar para ser humanizado, outros defensores do mesmo pensamento foram surgindo. Sero elencados alguns deles com suas contribuies. Juan Pablo Bonet soldado do servio secreto do rei, resolveu educar surdos. De acordo com a histria, Bonet utilizava-se do alfabeto manual para
Professora de surdos na rede Estadual de Ensino, intrprete de Libras, professora de Libras na UEL e membro do Ncleo de Acessibilidade da UEL. - 2009 Londrina PR
1

ensinar a leitura e a lngua de sinais para ensinar a gramtica apesar de ser um defensor da oralidade, no dispensou o auxlio da lngua de sinais em seu trabalho. Jacob Rodrigues Pereire educador fluente em lngua de sinais, porm defensor da oralidade.Em suas aulas o objetivo a ser alcanado era o de fazer surdos falarem, no entanto, usava a lngua de sinais, como cita Moura (2000 p.19). Os sinais eram utilizados para instrues, explicaes lexicais,

conversaes com os alunos, at eles terem a capacidade de poder se comunicar oralmente ou pela escrita [...]. Johann Conrad Amman medico suo, acreditava que os surdos eram destitudos das bnos de Deus, pois no possuam a fala.Para ele o uso dos sinais atrapalhava o desenvolvimento do pensamento e conseqentemente da fala.Apesar de posicionar-se contra os sinais, Amman os utilizava como meio para que os surdos adquirissem a fala. John Wallis considerado na Inglaterra, o fundador do oralismo. Seu trabalho resumiu-se em um livro sobre educao de surdos e uma histria de desistncia de fazer os surdos falarem. Possuiu pouca experincia prtica com os surdos e como os outros, utilizava a lngua de sinais. Thomas Braidwood seu objetivo em educar os surdos estava em fazelos falar, pois para ele falar significava ser um sujeito pensante.A histria relata que em suas aulas, os surdos aprendiam a escrever, ler,o significado das palavras bem como a leitura orofacial e pronuncia das palavras.Com o seu suposto sucesso, Braidwood viu que o trabalho com os surdos trazia-lhe benefcios financeiros e comeou a comercializar o seu mtodo.Aqueles que desejavam utilizar seus mtodos assumiam o compromisso de pagar metade de seus ganhos ao criador e manter em absoluto segredo os passos para se trabalhar com os surdos.Moura (2000, p.22) faz uma observao relevante.
Podemos perceber, nas histrias acima apresentadas, que o oralismo tinha como argumento aparente a necessidade de humanizao do Surdo, mas que, na verdade, escondia outras necessidades particulares de

seus defensores,que visavam o lucro e o prestigio social.

Como seus antecessores, Braidwood e sua famlia perceberam que o fracasso de seu mtodo estava exatamente na no utilizao da lngua de sinais. Infelizmente, a tentativa de curar os surdos ainda estava em discusso, apesar dos resultados negativos. Oliver Sacks, em seu livro Vendo Vozes (1998, p. 38), relata a situao da poca e deixa transparecer uma certa fragilidade no discurso dos defensores da oralidade.
Havia, de fato, verdadeiros dilemas, como sempre houvera, e eles existem at hoje. De que valia, indagar-se, o uso de sinais sem a fala? Isso no restringiria os surdos, na vida cotidiana, ao relacionamento com outros surdos? No se deveria, em vez disso, ensina-los a falar (e ler os lbios), permitindo a eles, plena integrao com a populao em geral? A comunicao por sinais no deveria ser proibida, para no interferir na fala?.

Observa-se que havia uma certa resistncia em aceitar o fracasso, mas ao mesmo tempo a viso da surdez como doena ainda persistia. Com isso, o falar oralmente continuava sendo o objetivo maior na educao dos surdos. A histria dos surdos comeou a caminhar por outra direo, graas as discusses que giravam em torno da condio semi humana dos surdos. Alguns filsofos da poca como Scrates, pensava que os smbolos tinham que ser falados, j o Scrates possua o seguinte pensamento.
Se no tivssemos voz nem lngua e ainda assim quisssemos expressar coisas uns aos outros, no deveramos, como aqueles que ora so mudos, esforar-nos para transmitir o que desejssemos dizer com as mos, a cabea e outras partes do corpo?.

Apesar da ignorncia que muitos possuam sobre a surdez e o indivduo surdo, o filsofo teve uma compreenso da realidade surda que poucos tiveram at aquele momento. O mdico e filsofo Cardano no sculo XVI percebeu de forma clara que os surdos poderiam ter acesso a lngua falada de outras formas, ou seja, sem a

necessidade de usar o canal oral , como ser constatado no seguinte trecho de sua fala, citado por Sacks (1998, p.29)
possvel dar a um surdo mudo condies de ouvir pela leitura e de falar pela escrita [...], pois assim como diferentes sons so usados convencionalmente para significar coisas diferentes, tambm podem ter essa funo as diversas figuras de objetos e palavras. [...] Caracteres escritos e idias podem ser conectados sem a interveno de sons verdadeiros.

As discusses sobre os surdos geraram uma inquietao no corao de um religioso francs Charles Michel de LEpe. Em 1760 LEpe, por motivos religiosos, aproximou-se dos surdos para aprender a lngua de sinais francesa, pois como os surdos no ouviam e no falavam como os demais, estavam condenados diante da f catlica.Os surdos no tinham acesso aos ensinamentos do catolicismo e to pouco os praticava, sem contar que no tinham direito a confisso de pecados. LEpe aprendeu os sinais e iniciou a educao de surdos na Frana, ensinando alm da religio, conhecimentos a nvel escolar. Este fato pode ser constatado com a seguinte passagem [...] E ento, associando sinais a figuras e palavras escritas, o abade ensinou-os a ler; e com isso, de um golpe, deu-lhes o acesso aos conhecimentos e cultura do mundo. Sacks (1998, p.30) Outro fator importante que justifica seu sucesso com a educao de surdos foi algo que pode ser considerado inovador para a poca, ele possua em sua sala a presena de um intrprete de lngua de sinais, auxiliando no processo de ensino aprendizagem, Sacks explica de forma resumida a trajetria do abade como professor de surdos.
O sistema metdico de LEpe uma combinao da lngua de sinais nativa com gramtica francesa traduzida em sinais permitia aos alunos surdos escrever o que era dito por meio de um intrprete que se comunicava por sinais, um mtodo to bem sucedido que, pela primeira vez, permitiu que

alunos surdos comuns lessem e escrevessem em francs e, assim, adquirissem educao.

Os

surdos

viviam

um

momento

especial

em

suas

vidas,

pois

experimentavam o sabor de falar a sua prpria lngua, ser entendido, refletir e opinar sobre diferentes assuntos, como pode-se comprovar atravs do relato de Pierre Desloges surdo que veio conhecer e utilizar a lngua de sinais na idade adulta.
No incio de minha enfermidade, e enquanto vivi separado de outras pessoas surdas [...] no tive conhecimento da lngua de sinais. Eu usava apenas sinais esparsos, isolados e no relacionados. Desconhecia a arte de combina-los para formar imagens distintas com as quais podemos representar vrias idias, transmiti-las a nossos iguais e conversar em discurso lgico. Sacks (1998 p. 31).

A experincia de Desloges foi realmente importante para se reconhecer a lngua de sinais como uma lngua natural dos surdos e o caminho para o conhecimento. Como a lngua de sinais para os surdos uma lngua natural, independente do tempo que esse surdo demorar em ter contato com a lngua de sinais, ele no ter dificuldades em aprende-la como teria com a lngua oral. Sacks ao observar o relato de Desloges sobre seu perodo de total ignorncia por ser um indivduo surdo, faz uma reflexo sobre a situao de surdez sem uma lngua.
Foi o que afirmei anteriormente que a surdez pr-lingstica potencialmente muito mais devastadora do que a cegueira. Pois, ela pode predispor a pessoa, a menos que isso seja prevenido, condio de ficar praticamente sem lngua e de ser incapaz deproposicionar - o que forosamente se compara afasia, um mal no qual o prprio raciocnio pode tornar-se incoerente e paralisado. Os surdos sem lngua podem de fato ser como imbecis e de um modo particularmente cruel, pois a inteligncia, embora presente e talvez abundante, fica trancada pelo tempo que durar a ausncia de uma lngua. ( 1998, p. 32-33).

Observa-se que as dificuldades que os surdos possuam no estavam de certa forma associadas ao retardo mental, mas sim a falta de conhecimento de uma lngua que o levasse a pensar. Faz-se relevante a explicao com relao a surdez associada a outras doenas, pois o surdo nem sempre ser apenas surdo. Em algumas situaes, o surdo pode nascer surdo-cego, surdo com problemas mentais, surdo com problemas psquicos, surdo com paralisia cerebral, entre outras. Essas situaes podem ocorrer por dificuldades na hora do parto, doenas durante a gravidez e por fatores genticos.

A situao de calamidade que envolvia os surdos era apenas lingstica, aps o conhecimento da lngua de sinais esta situao mudou, pois os surdos comearam a partir da uma nova vida, com identidade e cultura prpria. Eles passaram a acreditar mais em si, a reconhecer suas limitaes e a buscar a superao desses limites. Foi no auge da lngua de sinais que houve um grande nmero de professores surdos nas escolas e consequentemente, mais escolas para surdos foram surgindo. Moura (2000), torna-se objetiva ao se referir a vida de um surdo que faz uso da lngua de sinais para se comunicar:
Apenas quando o Surdo pode se ver e ser visto, encarnar e ser encarnado como um sujeito com capacidades e habilidades, possibilidades de ser e vir a ser que ele poder ter o seu papel de ser social totalmente desempenhado na sociedade.(p. 60)

Infelizmente os surdos no foram to bem aceitos como esperavam, pois a sociedade mesmo vendo a capacidade dos surdos, demoraram a aceitar a utilizao da lngua de sinais, os surdos uniram-se cada vez mais em prol de uma comunidade, de uma cultura e de uma lngua. Em 1789, LEpe morre e a Frana passa por um perodo difcil e de mudanas significativas que de certo modo atingiria os surdos. Abb Sicard o novo sucessor do abade morto e assume brilhantemente o seu cargo. Ele escreveu dois livros, um sobre gramtica e o outro apresentando mtodos de como educar os surdos. Como L`Epe, Sicard fez a escola crescer e isto despertou a inveja se assim pode-se dizer dos defensores do oralismo.

A morte de Sicard em 1822 daria o direito natural a sucesso ao famoso professor surdo Jean Massieu. Infelizmente por motivos de fora maior, Baron Joseph Marie de Grando, diretor administrativo do Instituto, nomeou Jean Marc Itard. Juntos tornaram-se terrveis opositores da lngua de sinais. Joseph Marie de Grando, diretor administrativo do Instituto, nomeou Jean Marc Itard, juntos tornaram-se terrveis opositores da lngua de sinais. Itard no possua nenhuma formao para educar surdos, na verdade ele era mdico cirurgio. Seu interesse iniciou com o atendimento de um surdo dentro do Instituto Nacional de Surdos mudos e tornou-se mdico residente l. Como mdico que era, empenhou-se em descobrir as causas da surdez. Suas experincias do margem a diferentes tipos de interpretaes, uma delas poderia ser vista como um ato desumano e cruel. A outra seria tomar o lugar de Deus, tentando realizar o impossvel. Moura (2000,p.).
[...] Para realizar seus estudos, ele dissecou cadveres de Surdos e tentou vrios procedimentos: aplicar cargas eltricas nos ouvidos de Surdos, usar sanguessugas para provocar sangramentos, furar as membranas timpnicas de alunos (sendo que um deles morreu por este motivo). Fez vrias experincias e publicou vrios artigos sobre uma tcnica especial para colocar cateteres no ouvido de pessoas com problemas auditivos, tornando -se famoso e dando nome Sonda de Itard.

Todas as tentativas eram valorizadas com relao a cura dos surdos. No importavam os caminhos, pois para a sociedade a surdez era uma doena que necessitava ser curada a qualquer preo. Itard empenhou-se em treinar os surdos para a fala, pois de acordo com Moura (2000 p.27).
A nica esperana para se salvar o Surdo seria atravs do desenvolvimento da fala, que o transformaria, e isto s poderia ser feito atravs de treinamento articulatrio e da restaurao da audio, pois, se a audio fosse restaurada, a fala tambm o seria.

Havia um grande equvoco, que mais tarde seria reconhecido, o surdo no precisaria falar pelo meio oral para se tornar um ser pensante ou um cidado. A lngua de sinais lhe dava as mesmas condies que uma lngua falada d aos seus usurios ouvintes. Como se pode confirmar atravs do brilhante e emocionante relato de Sacks (1989 p.32).

[...] Os surdos sem lngua podem de fato ser como imbecis e de um modo particularmente cruel, pois a inteligncia, embora presente e talvez abundante, fica trancada pelo tempo que durar a ausncia de uma lngua. Assim, o abade Sicard est correto, alm de ser potico, quando escreve que a introduo da lngua de sinais ' abre as portas da [...] inteligncia pela primeira vez. A lngua [de sinais] que usamos entre ns, sendo uma imagem fiel do objeto expresso, singularmente apropriada para tornar nossas idias acuradas e para ampliar nossa compreenso, obrigando-nos a adquirir o hbito da observao e anlise constantes. Essa lngua vvida; retrata sentimentos e desenvolve a imaginao. Nenhuma outra lngua mais adequada para transmitir emoes fortes e intensas.

Pode surgir a questo de que esse relato carrega a viso de um ouvinte, defensor da lngua de sinais, com isso seu discurso talvez no tenha tanto peso. Neste caso, ser exposto um trecho no qual Sacks (1989, p.33), coloca a fala de Pierre Desloges, um surdo que conheceu a lngua de sinais aps adulto.
A lngua [de sinais] que usamos entre ns, sendo uma imagem fiel do objeto expresso, singularmente apropriada para tornar nossas idias acuradas e para ampliar nossa compreenso, obrigando-nos a adquirir o hbito da observao e anlise constantes. Essa lngua vvida; retrata sentimentos e desenvolve a imaginao. Nenhuma outra

lngua mais adequada para transmitir emoes fortes e intensas.

Apesar de seu fracasso com a oralidade Itard tentou se safar de uma possvel culpa e Moura (2000, p.27) apresentam razes que comprovam esse fato.
Ele passou ento a treinar a fala diretamente. Isto fez com que os alunos falassem, mas logo ele descobriu que eles no o faziam de maneira natural e fluente. Desde que a sua proposta era a transformao do Surdo em ouvinte, a ausncia da fala fluente no serviu ao seu propsito e ele ento culpou a Lngua de Sinais usada na escola pela falha de desenvolvimento da capacidade de fala dos Surdos.

Segundo a histria, Itard aps dezesseis anos de tentativas e experincias frustradas de oralizao, reconheceu que o Surdo s pode ser educado atravs da lngua de sinais. O reconhecimento de Itard no foi em vo e muito menos sem uma comprovao de sua parte. Sacks (1998, p.67) apresenta em seu livro Vendo Vozes, um trecho da carta escrita por uma intrprete de lngua de sinais, Susan Schaller, em que ela coloca a situao antes e atual do surdo que ela acompanhava.
Atualmente [escreveu Schaller] estou escrevendo um relato sobre a bem sucedida aquisio da primeira lngua num surdo de 27 anos com surdez pr lingstica. Ele nasceu surdo e nunca tinha sido exposto a nenhuma lngua, inclusive a lngua de sinais. Meu aluno, que jamais se comunicara com outro ser humano durante 27 anos ( exceto por expresses concretas e funcionais via mmica), espantosamente sobreviveu sua vida de confinamento solitriosem a desintegrao de sua personalidade.

Pode-se observar neste relato que um indivduo surdo em idade adulta, ao ter contato com a lngua de sinais, a adquiriu com naturalidade, comprovando o que Itard demorou em reconhecer.

Por que a pessoa surda sem instruo isolada na natureza e incapaz de comunicarse com os outros homens? Por que ela est reduzida a esse estado de imbecilidade? Ser que sua constituio biolgica difere da nossa? Ser que ela no possui tudo de que precisa para ter sensaes, adquirir idias e combin-las para fazer tudo o que fazemos? Ser que no recebe impresses sensoriais dos objetos como ns recebemos? No sero essas, como ocorre conosco, a causa das sensaes da mente e das idias que a mente adquire? Por que ento a pessoa surda permanece estpida enquanto nos tornamos inteligentes? Sacks (1998, p.28). Pierre Desloges em 1779 foi o primeiro surdo a ter seu livro publicado, contando sua experincia como um surdo sem-lngua, vivendo em uma sociedade preconceituosa e equivocada. No trecho a seguir, citado por Sacks(1998), observa-se a emoo do surdo ao se referir a lngua de sinais que o tirou da ignorncia aparente em que vivia: A lngua [de sinais] (grifo do autor) que usamos entre ns, sendo uma imagem fiel do objeto expresso, singularmente apropriada para tornar nossas idias acuradas e para ampliar nossa compreenso, obrigando-nos a adquirir o hbito da observao e anlise constantes. Essa lngua vvida; retrata sentimentos e desenvolve a imaginao. Nenhuma outra lngua mais adequada para transmitir emoes fortes e intensas.(p.33). Quantos anos os surdos viveram de imagens das quais no possuam idia do que realmente eram ou do que se tratavam por no possurem uma lngua. A lngua de sinais permitiu aos surdos o uso de suas capacidades intelectuais e emocionais.

Em 1789, ano da morte do abade de L'Epe, haviam criado cerca de vinte e uma escolas para surdos na Frana e Europa. possvel, com isso, iniciou uma srie de experincias mdicas para tentar descobrir causas visveis da surdez. Moura (2000) descreve os tipos de experincias realizadas pelo mdico: Para realizar seus estudos, ele dissecou cadveres de surdos e tentou vrios procedimentos: aplicar cargas eltricas nos ouvidos de surdos, usar sanguessugas para provocar sangramentos, furar as membranas timpnicas de alunos ( sendo que um deles morreu por este motivo) .( grifo do autor)[...] Ele tambm fraturou o crnio de alguns alunos e infeccionou pontos atrs das orelhas deles.(p.25) As tentativas de restaurar a audio dos surdos foram fracassadas, ento, comeou um treinamento auditivo com o intuito de fazer com que os surdos falassem.Os resultados foram negativos e fizeram com que Itard mais uma vez mudasse a sua estratgia, passando a treinar a fala, porm, sem resultados eficazes.Os surdos no possuam nenhuma fluncia como os ouvintes e, consequentemente associou-se este fracasso a lngua de sinais,caso ela no existisse, os surdos no teriam outra forma de comunicao e seriam forados a utilizar a lngua oral. Este pensamento ainda permeia algumas mentes nos dias atuais, mentes de familiares de surdos e at de professores de surdos. Itard aps muitos anos de tentativas rende-se a um fato incontestvel, os surdos precisam da lngua de sinais para o seu aprendizado, como afirma Moura (2000).
O prprio Itard, aps dezesseis anos de tentativas e experincias frustradas de oralizao e remediao da surdez, sem conseguir atingir os objetivos desejados, rendeu-se ao fato de que o surdo s pode ser educado atravs da Lngua de Sinais. Ele continuaria defendendo a tese de que alguns poucos poderiam se beneficiar do treinamento de fala, mas mesmo para estes ele passou a considerar que a nica forma possvel de comunicao e de ensino deveria ser a Lngua de Sinais.(p.27)

Apesar deste reconhecimento, outro poderoso defensor do oralismo se levanta, Alexander Grahan Bell, homem de autoridade e prestgio por ser um gnio tecnolgico, votou a favor da oralidade no Congresso Internacional de Educadores de Surdos, em 1880 em Milo. Vale apena ressaltar que neste Congresso, os professores surdos foram excludos da votao, suas opinies no eram de grande valia e sim, as opinies dos ouvintes. Sacks (1998), cita a situao do momento aps a abolio oficial da Lngua de Sinais, que deixa claro o momento de caos que se instala: Os alunos surdos foram proibidos de usar sua prpria lngua natural (grifo do autor) e, dali por diante, forados a aprender, o melhor que pudessem, a (para eles) (grifo do autor) artificial lngua falada. E talvez isso seja condizente com o esprito da poca, seu arrogante senso da cincia como poder, de comandar a natureza e nunca se dobrar a ela.(p.40) O oralismo foi uma proposta que no trouxe nenhum benefcio para os surdos profundos, pois nem todos os surdos foram bem-sucedidos com a leitura labial e muitos emitiam sons incompreensveis aos ouvintes.Com isso, os surdos se sentiam incapazes e doentes por no conseguirem ser como os ouvintes. De acordo com Bell, os surdos eram doentes e para serem curados deveriam negar a sua prpria surdez e passar a agir como ouvintes. Pode-se dizer que este momento na vida dos surdos foi de grande agonia, pois teriam que viver uma vida que no condizia com a sua natureza e ter que adotar posturas as quais no faziam parte da sua realidade surda. Quadros (1997), define em poucas palavras o que o oralismo fez com os surdos alm de desconsiderar a sua lngua, ela simplesmente desconsidera essas questes relacionadas cultura e sociedade surda.(p.23) A proposta oralista a cada momento se fortalecia, pois surgiam fortes defensores como Ferreri, lder dos educadores de surdos na Itlia, que via na

lngua de sinais algo rudimentar, constrangedor e primitivo, como Moura (2000) relata que para ele a lngua de sinais era uma mmica violenta e espasmdica. Esse tipo de preconceito com relao a lngua de sinais se espalhou por muitos pases que adotaram essa concepo de Ferreri. Os surdos ao usarem a lngua de sinais em sala ou dentro do limite escolar eram repreendidos com a seguinte fala: _ Pare! Voc igual a um macaco? Os surdos sem direito de defesa, aceitavam aquela condio repressora, humilhante, sem respeito ao direito humano de usar a sua prpria lngua. Os familiares tambm viam a lngua de sinais como algo feio, vergonhoso, inconcebvel para um ser humano normal. A proibio trouxe resultados negativos para a comunidade dos surdos, pois muitos com dificuldades na oralidade, deixaram de adquirir conhecimentos, de se comunicar em sala de aula e expor sua opinio.Os professores eram defensores da oralidade e em suas aulas davam enfoque ao falar palavras e expresses, do que trabalhar os contedos, pois o importante no era adquirir conhecimento e sim, a fala. Enquanto crianas ouvintes em escolas comuns aprendiam contedos relacionados a idade e srie em que estavam, os surdos tinham seus preciosos horrios gastos em exerccios que auxiliassem a oralidade. Se havia alguma pretenso em igualar os surdos com os ouvintes, essa situao no estava contribuindo. Ao percorrer um pouco da histria dos surdos, pode-se observar um trajeto cheio de imposies, de experimentos sem sucesso e muito preconceito. Os surdos como eram vistos realmente no teriam muitas chances nesta sociedade oralista e denominada superior diante de uma lngua espao visual mas, algum comeou a enxergar diferente e hoje os surdos podem utilizar a sua lngua sem medo e sem a vergonha que antes pesava sobre os seus ombros. Para que os surdos vivam em igualdade com os ouvintes, primeiramente eles precisam ser aceitos como so surdos que utilizam uma lngua diferente, porm rica e expressiva como qualquer outra lngua. Com a utilizao de sua lngua natural, a lngua de sinais, os surdos conseguiram mostrar que capaz de pensar, aprender, interagir com o seu meio,

exercer a sua cidadania, porm, ainda falta uma parcela da comunidade ouvinte que necessita mudar o seu olhar com relao ao ser surdo. O preconceito em grande parte fruto da ignorncia, ou seja, o desconhecimento gera crenas errneas, mitos, desconforto e at uma certa repulsa. Nota-se que as tentativas de fazer o surdo se tornar ouvinte no foram poucas, felizmente os resultados mostraram que as tentativas deveriam caminhar para a aceitao da condio do surdo e de sua lngua, que difere de uma lngua oral sim, mas to rica e to expressiva quanto. Sem dvida os surdos no podero ser tratados iguais aos ouvintes em alguns aspectos, principalmente no aspecto da lngua, pois isto levaria ao mesmo erro do passado, mas pode-se buscar meios aos quais o surdo possa sentir-se capaz em todos os sentidos e respeitado.

You might also like