You are on page 1of 15

Radiologia industrial Aplicaes

Daiane Cristini1 Emerson Pereira Ariane de Lima Eliana monteiro Rafael Penha Vivian Gonalves

Resumo
O uso das radiaes ionizantes tem por dcadas, sido associado atividades perigosas e sem benefcio algum. Porm, atualmente, o uso de radiaes ionizantes (partculas ou ondas eletromagnticas) tem contribudo significativamente para atividades industriais para as quais o uso de outras tcnicas, no traria o mesmo resultado. O objetivo do presente artigo mostrar as tecnologias empregadas nesses processos, bem como o processo em si e suas vantagens sobre outros mtodos de uso comum, abordando tambm um mercado em potencial em que se utilizam as radiaes ionizantes. Para obter todas essas informaes, o grupo realizou duas pesquisas em campo no Centro de Tecnologia do IPEN/CNEN-SP, onde foi visitado o irradiador de multipropsito e outras fontes intensas de radiao. Os levantamentos tericos, juntamente com a visita realizada no instituto, apontam para o crescimento dessas aplicaes no Brasil e no mundo.

Palavras chaves: irradiadores, radiao ionizante, cobalto 60, aplicaes industriais

1. Introduo
Desde a descoberta das radiaes ionizantes, fontes intensas de radiao tm sido utilizadas nas mais diversas reas do conhecimento, medicina, indstria e pesquisa. Suas aplicaes, bem como seus benefcios, so pouco conhecidos, fato que tem contribudo com a errnea imagem de que as radiaes s causam danos. O objetivo do presente artigo mostrar o quanto as radiaes ionizantes tm sido empregadas no dia-a-dia de forma ampla e diversificadas. Neste mbito ser apresentada uma viso geral destas aplicaes tendo como foco aplicaes industriais, esterilizao, irradiao desde pedras preciosas at irradiao para cura de madeira, e irradiao de alimentos. Radiologia Industrial um processo no qual utilizada a radiao ionizante em diversas aplicaes na rea industrial. um mtodo que tem sido desenvolvido e aplicado em setores diversos da indstria, desde no controle de qualidade de peas, na preservao de bens culturais, at mesmo na rea alimentar. Especialistas definem radiologia industrial como:

A radiologia industrial e um mtodo de ensaio no destrutivo para verificar falhas internas em componentes metalrgicos que possa comprometer seu desempenho mecnico quando submetido a preo ou esforo. Tais componentes podem ser juntas soldadas ou produtos fundido1.

Nas aplicaes da radiologia industrial, utiliza-se um feixe de eltrons, atravs de um acelerador linear, tubos de raios X ou uma fonte radioativa de raios Gama, colocada no interior de um irradiador. A radiologia industrial utiliza a irradiao por meio de feixe de eltrons (raios X), ou por meio de fontes radioativas para produzir alteraes nos objetos irradiados. No caso das fontes radioativas, elas liberam do seu ncleo raios (emisses radioativas) que descreveremos a seguir. 2. Objetivo - Levantar na literatura artigos relacionados a radiologia industrial. 3. Metodologia Reviso literria 4. A Histria: Dos Raios X Radiologia Industrial A descoberta dos raios X, que ocorreu em uma sextafeira, oito de novembro de 1895 pelo alemo W. C. Roentgen, seu laboratrio na universidade de Wenzburg na Alemanha, onde era o professor. Realizou uma de suas experincias, quando conseguiu a primeira imagem utilizando os raios X, a mo de sua esposa Bertha2. O prprio descobridor dos raios X, Roentgen, mostrou outra possvel aplicao dos raios X, ele radiografou seu rifle de caa, conforme imagem abaixo:

Figura 1. Radiografia tirada por Roentgen de seu rifle de caa2.

Em junho de 1896 os raios X estavam sendo utilizados pelos mdicos em campo de batalha, durante guerras, para localizao das balas alojadas em soldados3. No mesmo ano, foi descoberta a radioatividade natural pelo cientista francs Henri Becquerel, onde pode concluir que o urnio continha emitia uma radiao que podia penetrar em papel pesado e velar a pelculas fotogrficas, determinou ento que a fonte de radiao era o prprio urnio. Em 1822, no EUA, Horoce Lester, Arsenal Watertown, provou que era possvel a utilizao dos raios X para localizao de falhas internas, soldas e outras peas metlicas.
O trabalho de Lester foi significativo porque demonstrou claramente que os Raios-X podiam ser usados para localizar falhas internas em fundidos, soldas e outras formas metlicas e que estas falhas poderiam conduzir a uma quebra

prematura. As contribuies de Lester foram tambm importantes por causa da sua posio preeminente no campo metalrgico2.

O surgimento de tubos de raios X operando em at 200.000 Volts, permitindo a obteno de radiografias de peas de ao com uma volumosa espessura, em um curto tempo. Em 1931 a Compton a General Electra desenvolve o tubo de raios X de 1.000.000 de volts, proporcionando um equipamento eficaz para radiologia Industrial4. A American Society of Mechamical Enginurs (ASME) abriu as portas e a aceitao dos raios X no uso industrial3, 4. Em 1933, comeou a produo de fontes radioativas artificiais, o cobalto e o irradiado pelo casal Jean Frederic Joliot Curie e Irene Joliot Curie (filha do casal Curie). Que substitui rapidamente fontes radioativas naturais por serem mais radioativas que o Rdio e por um custo mais acessvel. O que proporcionou um crescimento da utilizao dos raios Gama na radiografia industrial.

4.1. Histria da Radiologia Industrial no Brasil Na dcada de 50, deram-se os primeiros passos para o incio a era nuclear no Brasil. O Almirante lvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, [...] importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urnio, em 19534. Em 1969, foi delegado a Furnas Centrais Eltricas SA a incumbncia de construir a primeira usina nuclear. Pouco tempo depois, em 1975, foi assinado um acordo que visava o aumento da utilizao de energia nuclear como fonte de energia eltrica:
No dia 27 de junho de 1975, com a justificativa de que o Brasil j apontava escassez de energia eltrica para meados dos anos 90 e incio do sculo 21, uma vez que o potencial hidroeltrico j se apresentava quase que totalmente instalado, foi assinado na cidade alem de Bonn o Acordo de Cooperao Nuclear, pelo qual o Brasil compraria oito usinas nucleares e obteria toda a tecnologia necessria ao seu desenvolvimento nesse setor. Desta maneira o Brasil dava um passo definitivo para o ingresso no clube de potncias atmicas e estava assim decidido o futuro energtico do Brasil, dando incio "Era Nuclear Brasileira"4.

Em 1970 a marinha Brasileira utilizava os raios X na construo de navios4. Em 1963 o jornal Dirio de Comrcio publicou em So Paulo, 1 empresa Brasileira a utilizar a radiao na rea industrial; indstria Metalest Cia Brasileira. Na primeira metade da dcada de 70, foi fundada a segunda empresa a utilizar a radiao na rea industrial, Empresa NDT-Sociedade civil de Engenharia e inspees, atualmente NDT do Brasil3. No final da mesma dcada e comeou da dcada 80 com as primeiras contrataes da Petrobrs para a primeira plataforma de construo de Petrleo da Bacia de Campos, comea a ser exigida certificao para os trabalhadores da radiologia industrial. J em 1979 foi fundado o primeiro rgo responsvel na fiscalizao e controle da radiao na indstria a Associao Brasileira de Ensaios no Destrutivos (ABNDE).
Nos anos de 1970 o Brasil teve que se enquadrar dentro do panorama tecnolgico mundial, pois equipamentos de grande responsabilidade estavam sendo construdas pelas nossas indstrias para a implementao de novas

refinarias, novas usinas hidroeltricas, novas usinas siderrgicas, plataformas martimas. Alm disso, o programa nuclear Brasil-Alemanha estava sendo iniciado. Dessa maneira, comeou-se a exigir no pas requisitos de confiabilidade na execuo dos Ensaios No Destrutivos [radiologia industrial] equivalentes aos que eram exigidos no exterior, pois isso passou a representar, no final, um aumento da segurana de operao desses equipamentos3.

Em 1989, foi fundada o primeiro Sistema Nacional de Qualificao e Certificao Pessoal na radiologia industrial (SNQC/END),

4.2. Fontes Radioativas usadas em Radiologia Industrial

As principais fontes de radiao Gama utilizadas em radiologia industrial so Cobalto60, Irdio192, Csio137e Selnio75 5.

Tabela 1. Relao das principais fontes radioativas usadas na radiologia industrial1.

Radionucldeo Cobalto60 Irdio 192 Tlio170 Csio137 Selnio75

Tempo de meia vida 5,24 anos 74,4 dias 127 dias 33 anos 119,78 dias

Energia de radiao (MeV) 1,17 e 1,33 0,13 a 0,65 0,08 a 0,50 0,66 0,006 a 0.405

4.3. Equipamentos na Radiologia Industrial - Acelerador Linear- Princpios de Funcionamento de Aceleradores de Eltrons

Aceleradores de eltrons tm como princpio de funcionamento o mesmo utilizado em aparelhos televisores. A diferena principal entre esses aparelhos consiste na voltagem aplicada, sendo que em um aparelho de TV utilizada uma voltagem na ordem de 110 V220V, j aceleradores de eltrons funcionam na ordem de 440 V. Para a gerao de feixes de eltrons, necessrio que um filamento de Tungstnio seja aquecido, ocasionando assim o efeito terminico (liberao de eltrons pelo filamento devido ao seu aquecimento). Os eltrons aquecidos sero direcionados em alta velocidade, para o lado oposto ao filamento, devido diferena de potencial (ddp) na ordem de 1,5 MeV aplicada nos dois plos do tubo de acelerao O feixe de eltrons, ao migrar em alta velocidade, passar entre duas bobinas (bobinas norte-sul), fazendo assim com que o feixe amplie sua rea de varredura sobre os produtos a serem irradiados.

Antes de interagir com os produtos, o feixe dever sair do scan horn, por uma fina janela de titnio localizada na sua parte inferior com espessura da ordem de 40m. Aps sair do tubo o feixe ir interagir como o material exposto. A penetrao do feixe, com as caractersticas fsicas j mencionadas, na densidade gua de cerda de 4,5mm; o que ressalta uma caracterstica relevante dos aceleradores de eltrons com voltagem menor que 10 MeV, o baixo poder de penetrao na matria. Sendo assim, conforme explicado durante a visita, esses equipamentos so utilizados em exposies que no requerem alta penetrao, como esterilizao e processos de reticulao. A alta voltagem, empregada nos aceleradores no local visitado, obtida atravs de um elevador de tenso, que funciona como um dobrador de tenso, localizado na parte externa da sala de irradiao do acelerador. O feixe de eltrons, ao migrar em alta velocidade, passar entre duas bobinas (bobinas norte-sul), tambm chamado de defletores magnticos, fazendo assim com que o feixe amplie sua rea de varredura sobre os produtos a serem irradiados. Antes de interagir com os produtos, o feixe dever sair do tubo a vcuo, por uma fina janela de titnio (20 m janela de Titneo) localizada no outro extremo do tubo com fina espessura. Aps sair do tubo o feixe ir interagir como o material exposto. A penetrao do feixe, com as caractersticas fsicas j mencionadas, na densidade gua de cerda de 5 mm; o que ressalta uma caracterstica relevante dos aceleradores de eltrons com voltagem menor que 10 MeV, o baixo poder de penetrao na matria. Esses equipamentos so utilizados em exposies que no requerem alta penetrao, como esterilizao e processos de reticulao.

4.4. Aplicaes da Radiao Ionizante na Indstria Na indstria encontramos vrias aplicaes em diversas reas, com o intuito de adquirir desde um eficaz controle de qualidade e at mesmo prolongar a durabilidade de alguns alimentos. Neste campo, proporciona uma maior durabilidade aos alimentos, eliminando microrganismos e evitando a utilizao de agrotxicos ofensivos aos seres humanos, melhorando a qualidade de vida dos consumidores.

A - Irradiao de Pedras Preciosas Na minerao, por exemplo, a radiao ionizante e utilizada em pedras preciosas para mudar a sua cor, assim a pedra e mais valorizada6. As pedras mais utilizadas nesse procedimento so: Topzios, Ctrico, Ametista, e Quartzos. B - Irradiao de Fios e Cabos Outra importante aplicao na irradiao de fios e cabos. A pesquisa nessa rea comeou por volta da dcada de 80. O Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares (IPEN) tem participado ativamente tambm nessa tecnologia. A radiao interage com os eltrons do material e produz a chamada reticulao:

O fenmeno fsico que ocorre a interao da radiao com os eltrons dos tomos da molcula polimrica. So formados radicais livres, que se recombinam, permitindo a chamada reticulao. O material surgido da possui excelentes propriedades7.

Os fios e cabos que so irradiados podem ser usados em diversas reas, como na indstria automobilstica, naval, computao, entre outras. Quando irradiados, tm sua resistncia aumentada, principalmente quanto a sua temperatura.
Um exemplo de como a tecnologia facilita o dia-a-dia das donas de casa pode ser notado no fio do ferro de passar roupa. Com a irradiao, o ponto de fuso do isolante do fio aumentado, ou seja, o material fica mais resistente, dificultando a ocorrncia de curto-circuitos7.

A irradiao feita em um sistema de polias que permite a irradiao dos dois lados do material, de forma contnua e uniforme. A velocidade atingida pelo fios que passam pela polia 300 metros por minuto. De acordo com especialistas: A grande vantagem do processo que ele dispensa a adio de reagentes ou produtos poluidores do meio ambiente. Isso torna a relao custo-benefcio melhor8.

Figura 2. Processo de irradiao de fios e cabos8.

No Brasil a tecnologia conta com o apoio de empresas que fizeram vnculos com o IPEN:
Para o desenvolvimento no setor de fios e cabos, o instituto contou com o apoio de indstrias como Pirelli, Furukawa e Cofibam. Esta ltima adquiriu e instalou um acelerador de eltrons por meio de um convnio com o Ipen. A mquina fica no instituto, que cuida de sua operao e manuteno, dispondo de um tempo para sua utilizao8.

C - Irradiao de Espumas de Polietileno

Espumas de polietileno possuem diversas aplicaes na rea industrial, desde na indstria de calados, artigos esportivos e etc10. Na indstria de calados so utilizadas para a confeco de palmilhas devido ao conforto e a absoro de impactos. De acordo com especialistas na rea de irradiao: Estas espumas apresentam uma estrutura regular de pequenas clulas, por este motivo apresentam capacidade de isolao trmica e acstica, como tambm de absoro de impacto11. Mas para que essa espuma possa ter suas aplicaes, ela deve passar por um processo qumico, conhecido como reticulao. Esse processo pode ser realizado por meios qumicos ou por meios fsicos, onde utilizada a radiao ionizante usando feixe de eltrons. Aps a irradiao ou o tratamento qumico a espuma colocada sob uma elevada temperatura e assim tem suas dimenses aumentadas. Estudos tm mostrado que a reticulao atravs da irradiao por feixe de eltrons tem obtido melhores resultados:
[...] observou-se que as espumas obtidas a partir do polietileno irradiado com doses de 40 kGy foram as que apresentaram uma estrutura celular mais homognea, sendo esta dose considerada ideal para a obteno de espumas com caractersticas melhores11.

Figura 3. Espuma sendo irradiada no acelerador de eltrons3.

Conforme a imagem abaixo, a espuma reticulada pelo processo de irradiao mais homogenia.

D - Irradiao de Madeiras (MDF) Cura por Radiao Outra aplicao notvel das radiaes ionizantes no processo de cura por radiao. Esse processo pode ser utilizado em madeiras (revestimentos) em embalagens, vernizes, etc. Naturalmente esses materiais apresentam quantidades altas de qumicos prejudiciais ao meio ambiente que so lanados na atmosfera durante o processo de cura12.
Por esta razo, as indstrias usurias destes sistemas so altamente poluidoras, causando grandes danos ao meio-ambiente. Estes sistemas, quando submetidos radiao ultravioleta ou feixe de eltrons, sofrem reaes de polimerizao e reticulao, formando um filme polimrico slido sem a evaporao de solventes. Assim, esta tecnologia no gera produtos poluentes do ar nem os resduos produzidos por mtodos tradicionais de cura12.

A utilizao da radiao ionizante nesse processo evita a liberao desses compostos prejudiciais. E outras vantagens so as caractersticas dos produtos irradiados, como alto brilho, superfcies macias e elevada resistncia mecnica e qumica12.

E - Produo de Membrana Hidrogel A radiao ionizante tambm tem sido aplicada em membranas para o tratamento de queimaduras e no combate de infeces da pele. Uma membrana conhecida como hidrogel est sendo testada no Centro de Qumica e Meio Ambiente (CQMA) do IPEN. Seus benefcios:
Ao mesmo tempo em que promove a liberao controlada do frmaco, a membrana estimula a cicatrizao do ferimento. A doena causada por um protozorio e transmitida por mosquitos infectados. [...] pesquisadoras decidiram testar se era possvel imobilizar um frmaco, liberando-o de forma controlada. O objetivo das primeiras membranas desenvolvidas no CQMA era o tratamento de queimados, pelas propriedades cicatrizantes do material13.

A membrana, composta por 90% de gua, passa pelo processo de reticulao por radiao Gama, que tem se mostrado o mais eficiente para as propriedades desse material:
Para preparar a membrana, as pesquisadoras testaram diferentes processos: reticulao por agente qumico, tratamentos trmicos e por radiao gama. Este ltimo mostrou-se interessante, explica Oliveira, por possibilitar a esterilizao do material. Foram estudadas doses diferentes de radiao entre 10 e 25 quilo Gray13.

F - Irradiao de Alimentos Irradiao de alimentos definida pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) como: Processo fsico de tratamento que consiste em submeter o alimento, j embalado ou a granel, a doses controladas de radiao ionizante, com finalidades sanitrias, fitossanitrias e ou tecnolgicas9 Alimento irradiado tambm definido pela mesma norma, como alimento que foi intencionalmente submetido ao processo de irradiao. Ainda pode ser definida como:
[...] um tratamento que utiliza radiao gama proveniente de uma fonte radioativa de cobalto 60 aplicado em certos alimentos com o objetivo de reduzir a contagem microbiana, e o aumento de prateleira e de esterilizao1.

O processo no deixa resduos nos alimentos: O processo de tratar os alimentos utilizando a radiao no traz qualquer risco para o consumidor. Ao contrrio, representa o uso da tecnologia em benefcio da sade10.

Um dos principais objetivos da irradiao de alimentos e a esterilizao dos mesmos. Atravs da radiao ionizante microorganismos so destrudos, prolongando a vida dos alimentos. Para a irradiao de alimentos so usadas fontes emissoras de raios Gama, (Cobalto60) ou tambm pode ser utilizados aceleradores de eltrons:
No processo de irradiao, so utilizadas fontes de cobalto ou aceleradores de eltrons. Neste ltimo, que implica em menor custo, a radiao atua superficialmente. indicado, por exemplo, para irradiao de hambrguer, como mostrou estudo recente desenvolvido em parceria com uma grande indstria nacional10.

Essa tcnica vem crescendo no mundo inteiro, devido ao aumento de doenas causadas pela contaminao de alimentos. A tcnica de irradiao permite o aumento da vida til (conservao) de alimentos.

Figura 4. Amostras de morangos no irradiados e irradiados, respectivamente15.

No Brasil a tcnica tem sido usada em especiarias, mas pesquisadores do Dentro de Tecnologia das Radiaes (CTR) no IPEN em So Paulo, tem desenvolvido pesquisas sobre o uso da radiao para tratamento de diversos alimentos, tais como manga, palmito in natura, vegetais, erva-mate in natura, hambrguer, salmo cru, soja, aa, entre outros10. Na indstria de bebidas a radiao ionizante utilizada no controle de qualidade para avaliar a quantidade do liquido presente na lata que deve estar de acordo com a informao fornecida no rtulo da bebida.

Figura 5. Smbolo de alimento irradiado e seu significado15.

4.5. Mercado no Brasil para Alimentos Irradiados H uma tendncia de crescimento para esse mercado no Brasil, em julho de 2007 produtores e pesquisadores do IPEN se reuniram para conhecerem os resultados das pesquisas com mangas irradiadas:
[...] produtores da regio do Vale do So Franscisco, em Pernambuco, autoridades e interessados na difuso da tecnologia no pas se reuniram com pesquisadores do Centro de Tecnologia das Radiaes (CTR) do IPEN para conhecerem os resultados de testes com mangas irradiadas. J foi assinado inclusive um acordo de cooperao tcnico-cientfica entre a Embrapa Semirido, Valexport (Associao de Produtos e Exportadores de Hortalias e 15 Derivados do Vale So Francisco, em Petrolina-PE e o Ipen .

Na agricultura a radiao j e utilizado no controle de disseminao de insetos, eliminando, sementes flores e folhas. Na rea de esterilizao os produtos so colocados no irradiador de Multipropsito Cobalto60, onde os produtos sero submetidos radiao ionizante do tipo Gama, os so irradiados embalados, sem o contato manual.

4.6. Proteo Radiolgica: Legislao para Radiologia Industrial Na rea industrial existem duas instalaes onde pode ocorrer o ensaio no destrutivo: Fechadas (empresas) ou Abertas (ao ar livre). Instalaes abertas: O prprio nome j diz que e no meio ambiente. Ex: manuteno de gasodutos. Neste caso utilizada uma parede mvel construda em concreto baritado com espessura de 60 mm. Instalaes fechadas: Seria em uma empresa. Para a segurana dos tcnicos na rea de trabalho se utiliza tempo e distancia. realizado um planejamento e um controle de rea (evacuao das reas prximas), tendo que respeitar o limite de doses, so utilizados canetas dosimetrias e equipamentos como colimador para diminuir a radiao espalhada. Alm da regulamentao para instalaes, no Brasil, existe a regulamentao para as aplicaes industriais, como por exemplo, para a irradiao de alimentos. No Brasil, a regulamentao para alimentos irradiados feita pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA):
No dia 8/03/85 a portaria N 9 da Dinal (Diviso de Vigilncia Sanitria de Alimentos do Ministrio da Sade), em conjunto com a CNEN (comisso nacional de energia nuclear), e o INCQS (instituto nacional de controle de qualidade em sade) da FIOCRUZ (fundao oswaldo cruz), estabeleceram as normas gerais para irradiao de alimentos no Brasil, indicando, para cada caso, o tipo, nvel e dose media de energia de radiao e o tratamento prvio, conjunto o posterior16.

Atravs da Resoluo n 21 de 26 de Janeiro de 2001 [ANEXO A], so determinados os requisitos para as instalaes que prestem esse tipo de servio e as doses mximas permitidas para esse tipo de aplicao:

Conforme a Resoluo-RCD No 21 De 26/01/2001. Qualquer alimento pode ser tratado com a radiao ionizante, considerando que: a dose minima absorvida deve ser suficiente para alcanar a finalidade e a dose mxima deve ser inferior quela que comprometeria as propriedades funcionais e/ou os atributos sensoriais do alimento16.

A norma determina tambm que todos os alimentos irradiados tm que ter uma nica finalidade, visa a qualidade sanitria dos produtos para o consumo, e informar em seus rtulos que o produto foi submetido radiao, ou o uso de algum condimento que tenha passado por esse procedimento. Essas normas esto passando por um processo de regulamentao, que visa melhora a aceitao no mercado desses tipos de alimentos.

4.7. Tipos de Irradiadores A - Irradiador Multipropsito Cobalto60

O Irradiador multipropsito do CTR/IPEN uma das fontes intensas de radiao, sendo amplamente utilizado tanto para pesquisas como para prestao de servios. O CTR est equipado com um irradiador Multipropsito do tipo compacto de categoria IV de Co60. O irradiador tipo compacto foi projetado e construdo pelo CTR, com tecnologia inteiramente nacional e indito em muitas de suas caractersticas, com financiamento da FAPESP Fundao de amparo Pesquisa do Estado de So Paulo. As descries do irradiador Multipropsito esto listadas abaixo: Capacidade total licenciada: (CNEN) 37PBq (1 milo de Ci), categoria IV; Piscina 7,0m de profundidade e 2,7m de dimetro; Portas de concreto: 1 deslizante e 1 giratoria; Parede de concreto: 1,8m de espessura (densidade de 2,35g,cm3; Geometria da fonte 2 racks de fontes retangulares, capacidade para 600 lpis de CO60; Sistema de irradiao product overlapping source, contnuo, duplo empihlamento de caixas, sendo que cada nvel de caixa movimenta se na mesma direo (horizontal), mas em sentidos contrrios; Capacidade da cmara 16 caixas, aproximadamente 6,7m3; Tamanho das caixas 60 cm x 70 cm x 100 cm; Volume das caixas 420 litros (0,42m3); Peso mximo por caixa 300 kg;

Figura 6. Vista frontal do sago do Irradiador multipropsito, e suas instalaes.

O irradiador possui como fonte Cobalto60, disposto em lpis localizados no fundo de uma piscina que serve tambm como blindagem. As principais aplicaes do irradiador so: Esterilizao de produtos mdicos e farmacuticos como luvas, seringas, gaze e algodo; Esterilizao de tecidos biolgicos para implantes cirrgicos; Esterilizao de materiais utilizados em laboratrios como recipientes de coleta de amostras; Aumento do prazo de validade de alguns alimentos secos como temperos; Aumento de tempo de armazenamento de sementes, vegetais, tubrculos e frutas; Controle de disseminao de insetos eliminando ovos, larvas ou insetos adultos em frutas, sementes, flores ou folhas; Esterilizao de alimentos para pessoas com problemas imunolgicos em hospitais; Beneficiamento de pedras preciosas (turmalinas, topzios, citrinos, ametistas e quartzos); Desenvolvimento de novos materiais polimricos por meio de modificao induzidas pela radiao.

B - Irradiador Panormico

A irradiao de alimentos realizada em dois tipos de equipamentos: Fonte de radiao do tipo panormica e Gamma Cell; a seguir uma descrio de ambas: Fonte Panormica

Fonte armazenada embaixo e depois locomovida para cima Fonte: Lpis Cobalto 20 cm/2 cm Blindagem na parte inferior mesa Hoje operando com 600 Curies (1 lpis - 5.000 Ci cap. Mxima) Cobalto: 5,2 a T1/2 Utilizada em pesquisas (Frutas alimentos, tecidos humanos). Mesa com marcaes para estimativa de taxa de dose

Figura 7. Acesso para o piso onde se localiza a fonte panormica de Co60 e mesa de exposio localizada acima da fonte panormica de Co60, as marcaes na mesa servem como refencial para estimar a dose no produto.

Figura 8. Alimentos expostos radiao Gama, na fonte panormica18.

C - GammaCell Descrio da fonte de radiao do tipo GammaCell: Fabricao 1968 / 1969 1997 ltima carga Blindagem at 12.000 Curies Fonte de calibrao secundria- p/ calibrao como referncia - homologada pela IAEA.

35 lpis de Co60 dispostos em volta Nunca sai da blindagem 14 cm a 20 cm dimetro 3 l de volume Elevador para levar amostra (pequeno volume) para prximo fonte. Taxa de dose nica (diferente do panormico que a taxa de dose diferente em cada posio).

Figura 9. GammaCell.

5. Consideraes finais
De modo concludente podemos dizer que as aplicaes das radiaes ionizantes na indstria, pesquisa e medicina tm contribudo para o avano cientfico da sociedade. O IPEN tem dado sua parcela de contribuio, no s por fornecer produtos e insumos paras essas atividades, mas por tambm d subsdios divulgao dessas reas, que na maioria das vezes no so de conhecimento pblico, e talvez unicamente por isso sejam vistas com tanto medo e discriminao. A importncia e praticidades que a radiologia industrial pode nos proporcionar imensa. Vimos ao longo desse trabalho que a radiologia industrial no apenas os processos de Gamagrafia e Radiografia de peas, mas envolvem muitos outros processos que na maioria so desconhecidos pela populao. Acreditamos que essas aplicaes devam ser mais divulgadas para que o estigma de que as radiaes ionizantes somente causam malefcios, seja desmitificado. Em relao ao mercado profissional, observamos que no Brasil existe um grande potencial para crescimento nessas reas. E que profissionais com formao tcnica podem e devem atuar nesse meio.

6. Referncias Biliogrficas 1. A energia Nuclear no Brasil. Disponvel em: <http://www.nuctec.com.br/educacional/enbrasil.html>. Acesso em: 14 ago. 2010 s 14h13min. 2. PORTAL DA RADIOLOGIA. A Histria da Radiologia industrial. http://portaldaradiologia.com/?page_id=531#none. Acesso em: 14 Ago. 2010 s 13h07min. 3. CALVO, W. A. P. Aplicao de Fontes Intensas de Radiao: Aceleradores Industriais de Eltrons e de Partculas. Apresentao em PDF.CTR: 2010 4. INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGTICAS E NUCLEARES. Irradiador multipropsito de cobalto 60. Catlogo informativo. Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares, So Paulo. 5. OLIVEIRA, H. B. de. Acelerador Ciclotron: Radioistopos para a vida. Catlogo informativo. Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares, So Paulo: 2005. 6. INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGTICAS E NUCLEARES. Reator IEA R1: Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Catlogo informativo. Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares, So Paulo. 7.______. Centro De Radiofarmcia: A Histria da Produo de Radiofrmacos no IPEN. Disponvel em: https://www.ipen.br/sitio/?idm=113. Acesso em: 06 dez 2010 s 22h36min. 8. ______. Produtos da Diretoria de Radiofarmcia. Disponvel em: https://www.ipen.br/sitio/?idm=115. Acesso em: 06 dez 2010 s 22h58min. 9. _____. Distribuio de radiofrmacos pelo Ipen. Disponvel em: https://www.ipen.br/sitio/?idm=115. Acesso em: 06 dez 2010 s 23h04min. 10.COMPANHIA BRASILEIRA DE ESTERILIZAO. Nossa Histria. Disponvel em: http://www.cbesa.com.br/?p=historia. Acesso em: 06 dez 2010 s 23h22min. 11. DIAS, D.B.; ANDRADE E SILVA, L.G. Influncia da radiao ionizante nas propriedades das espumas de polietileno reticulado por feixe de eltrons. IPENCNEN/SP. Disponvel em: http://www.metallum.com.br/17cbecimat/resumos/17Cbecimat410-022.pdf. Acesso em: 25 ago. 2010 s 21h20min. 12. INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGTICAS E NUCLEARES. Cura por Radiao: Aplicaes das radiaes na cura de tintas, vernizes, adesivos e revestimenos. Disponvel em: https://www.ipen.br/sitio/index.php?idc=264. Acesso em: 28 ago. 2010 s 14h47min. 13. ______. Aplicao: Tecnologia de polmeros e radiao para combater a leishmaniose. Disponvel em: https://www.ipen.br/sitio/index.php?idc=4868. Acesso em: 29 ago. 2010 s 13h45min. 14.MASTRO, Nlia L. Del. et all. Avaliao da Aceitao de Morangos e Citros Irradiados. So Paulo: Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares. 1999. 15. COMISSO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. NORMA. 3.03. Disponvel em: http://.www.cnen.gov.br/segurana. Acesso em: 18 mai 2010 s 23H40min. 16. Anna Lucia C.H. Villavicencio. DETECO DE ALIMENTOS IRRADIADOS. Apresentao em Power Point. IPEN/CEN:2009.

You might also like