You are on page 1of 4

Preparo inicial do solo * 1.

Introduo O preparo inicial do solo compreende as operaes necessrias para criar as condies de implantao de culturas, em reas no utilizadas anteriormente, podendo estas estar cobertas por vegetao nativa ou regenerada e serem localizadas em topografia acidentada. Consideram-se o preparo inicial do solo as operaes de desmatamento e movimentao de terra. O desmatamento compreende a derrubada da vegetao, o enleiramento dos troncos e vegetao e a limpeza da rea mobilizada. 2. Aspectos a serem considerados para o preparo inicial do solo a) vegetao o principal fator a ser considerado, pois o tipo de vegetao a ser desmatado que indicar o mtodo a ser utilizado, alm do tempo de servio e dos custos envolvidos na operao. Normalmente se encontra mata virgem (ou regenerada), de elevado porte e uniforme, ou vegetao tpica de cerrado, de caules tortos e altura e disposio variveis; b) solo as condies que mais afetam o desmatamento so a profundidade do perfil do solo, tipo e teor de umidade do solo e topografia; c) condies climticas as condies climticas, como chuva intensa, afetam o tempo e custo da operao; e d) finalidade da operao o mtodo de desmatamento variar em funo da finalidade da rea a ser desmatada. 3. Desmatamento de mata virgem ou capoeiro So utilizadas neste caso lminas cortadoras de rvores, acopladas a tratores de esteiras, para o corte e enleiramento de rvores. So encontrados basicamente dois tipos de lminas: a) lmina em ngulo (ROME KG) montada sobre um chassis com braos que permitem a regulagem do ngulo de ataque da lmina e do ngulo horizontal da mesma em relao direo do deslocamento. Possui uma base cortante, uma ponta dotada de uma faca destinada ao fendilhamento de rvores grandes e uma barra-guia destinada a empurrar o material j cortado; b) lmina em V (FLECO) montada tambm sobre um chassis, a lmina se divide em duas sees apresentando forma de V. Possui tambm uma ponta de ataque, uma barra de corte serrilhada e uma barra-guia.

EAG 3305 Mecanizao Agrcola Ricardo Ferreira Garcia LEAG UENF garcia@uenf.br

(A)

(B)

Figura 1 Lminas cortadoras de rvores: A lmina em ngulo; B lmina em V.

Figura 2 Derrubada de rvores: A de pequeno porte; B de grande porte. Quando existe ainda a necessidade de eliminar os tocos permanecentes no terreno aps a operao de derrubada, usa-se a operao de destoca. Esta operao pode ser feita com lminas de terraplanagem, destocadores acionados pela tomada de potncia ou implementos especficos como o destocador com esporo, ilustrado na Figura 2.

Figura 3 Destocador com esporo.

4. Desmatamento de cerrado, cerrado ou campo No desmatamento do cerrado, cerrado ou campo, geralmente se utiliza o corrento. Esta ferramenta dotada de elos extremamente resistentes com elos especiais para engatar e desengatar pequenos pedaos e outros giratrios para evitar seu enrolamento. A operao feita com o tracionamento das duas extremidades, com tratores de esteiras, sendo que a distncia entre os tratores no deve exceder 1/3 do comprimento do corrento. Normalmente se utiliza duas passadas, sendo a primeira destinada ao tombamento da vegetao, e a segunda, em sentido contrrio primeira, destina-se a arrancar a vegetao.
Comprimento da corrente - 90 a 150 m Distncia entre giradores - 30 m

Sentido de ida Sentido de volta 25 a 50 m

Figura 4 Operao de desmatamento com corrento. 5. Derrubada de rvores isoladas A operao de derrubada de rvor es isoladas pode ser feita com um implemento empurrador de rvores, acoplado na parte frontal do trator de esteiras. Consta de uma lana que atinge a rvore a uma altura maior do cho, formando um efeito de alavanca. Outro equipamento utilizado nesta operao o rolo-faca, porm utilizado apenas em vegetaes mais baixas. O rolo -faca constitui de um cilindro dotado de facas encarregadas de tombar e triturar o material, que posteriormente, pode ser incorporado ao solo.

Figura 5 Rolo-faca. 6. Enleirament o Aps a derrubada da vegetao, h a necessidade de se amontoar o material de forma a ocupar a menor rea possvel do talho movimentado, operao esta chamada de enleiramento.

O processo de enleirar pode ser realizado com a lmina em ngulo (ROME KG), logo aps a derrubada da vegetao. Pode -se tambm usar o ancinho enleirador (Figura 6), equipamento constitudo por lminas verticais presas a um chassi, sendo este acoplado ao trator de esteiras. O equipamento arrasta a vegetao, deixando o solo passar por entre as lminas.

Figura 6 Ancinho enleirador.

You might also like