You are on page 1of 8

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA Faculdade de Engenharia Eltrica

Prof: Jos Roberto Camacho Aluno: Roberto Batista Neto

6 Trabalho:

Exerccio n 09, Lista 6

Uberlndia, 22 de Junho de 2013

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013

1 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo o estudo e implementao computacional da soluo numrica de Equaes Diferenciais Ordinrias pelo mtodo do ponto mdio. Resolver o exerccio 09 da lista 6 verificando a estratgia utilizada pelo mtodo e fazendo suas devidas anlises.

2 SOLUO NUMRICA DE EQUAES DIFERENCIAIS ORDINRIAS


Denomina-se Equao diferencial uma equao em que as incgnitas so funes e a equao envolve derivadas destas funes. Em uma equao diferencial em que a incgnita uma funo y(x), x a varivel independente e y a varivel dependente. Se houver apenas uma varivel independente, as derivadas sero ordinrias (comuns), e a equao chamada de Equao Diferencial Ordinria (EDO). Se houver mais de uma varivel independente, a derivada ser parcial, e a equao ser chamada de Equao diferencial Parcial (EDP). Para o presente trabalho restringiremos a soluo numrica de EDO, sendo que para o seguinte trabalho (Trabalho Final) ser apresentado uma soluo numrica para EDP. 2.1 Classificao quanto a ordem e linearidade Quanto a ordem uma equao diferencial pode ser de 1, de 2, ..., de n-sima ordem dependendo da derivada de maior ordem presente na equao. Uma equao diferencial ordinria de ordem n uma equao que pode ser escrita na forma:

F (t , y, y' , y",..., y ( n ) ) 0

(01)

Em relao a linearidade uma equao diferencial pode ser linear ou no linear. Ela linear se as incgnitas e suas derivadas aparecem de forma linear na equao, isto , as incgnitas e suas derivadas aparecem em uma soma em que cada parcela um produto de alguma derivada das incgnitas com uma funo que no depende das incgnitas. Por exemplo uma equao diferencial ordinria linear de ordem n uma equao que pode ser escrita como:

a0 (t ) y a1 (t )

dy dny ... an (t ) n f (t ) dt dt

(02)

As equaes diferenciais ordinrias que no podem ser colocadas nessa forma so no lineares.

2.2 Problema de Valor Inicial (PVI) Uma equao diferencial satisfazendo condies adicionais denominada Problema de Valor Inicial (PVI). Exemplo:

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


dy f ( x, y ) dx
(03) (04)

y( x0 ) y0

Se so conhecidas condies adicionais, pode-se obter solues particulares para a equao diferencial e se no so conhecidas condies adicionais pode-se obter apenas soluo geral. Todas tcnicas para soluo de equaes diferencias como do tipo mencionado anteriormente envolve uma inicializao com uma condio inicial ( x0 , y0 ) , e excursionando-se ao longo do eixo-x. A cada passo, um novo valor de y estimado. O efeito sobre a y de uma variao em x dada pela Eq.05:

yi 1 yi

xi 1

xi

dy dx dx

(05)

Em que ( x0 , y0 ) a condio inicial, e y i 1 o nova estimativa de y correspondente a

x xi 1 . O comprimento do passo em x est sob o controle do usurio e geralmente


definida como h, assim x xi 1 h Rearranjando Eq.05 leva a

yi 1 yi
Ou alternativamente: [ ] [

xi 1

xi

dy dx dx

(06)

Representando assim genericamente a forma de todas as tcnicas de soluo numrica com problemas de valor inicial. Existem duas abordagens principais para a execuo da integrao exigido pela Eq.6: a) Mtodos de passo nico, que usam informaes de nico ponto anterior, ( x0 , y0 ) para estimar o prximo ponto ( xi 1 , yi 1 ) b) Mtodos de passos mltiplos ou mtodos preditor-corretor, que usam informaes sobre vrios pontos anteriores ( xi , yi ) , ( xi 1 , yi 1 ) ... etc. para estimar o prximo ponto ( xi 1 , yi 1 ) . 2.3 Mtodo do Ponto Mdio (Midpoint method) O mtodo utilizado para resoluo do problema proposto ser o mtodo de soluo numrica de equaes diferenciais ordinrias chamado de Mtodo do Ponto Mdio. Consiste em um mtodo de passo nico baseado na regra do integrao pelo ponto mdio (Gauss-Legendre), tema abordado no ltimo trabalho.

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


Dado a equao diferencial e a condio inicial:

y ' f ( x, y ) com y( x0 ) y0
O mtodo do ponto mdio estima o novo valor de y usando a seguinte sequncia:

(07)

K 0 hf ( x0 , y0 ) 1 1 K1 hf ( x0 h, y0 K 0 ) 2 2 y1 y0 K1

(08) (09) (10)

Como mostrado na Figura 1, o gradiente da curva de soluo estimado no ponto mdio do intervalo e este gradiente 'mdio assumido para atuar em toda o intervalo.

Figura 1: Mtodo do Ponto Mdio

2.4 Reduo de equao de Ordem elevada facilmente demonstrado que uma equao diferencial de ordem n pode dividido em um sistema equivalente de n equaes de primeira ordem. Alm disso, se as condies de n que permite obter uma soluo particular para a equao de ordem n todos so dados ao mesmo valor da varivel independente, em seguida, o conjunto resultante de valores iniciais de problemas podem ser resolvidos usando os mesmos mtodos de resoluo de EDOs de primeira ordem.

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


Considerando uma equao diferencial de ordem n disposta de modo que todos os termos, exceto o termo da ensima derivada so colocados no lado direito da igualdade, assim:

dny dy d 2 y d n1 y f ( x , y , , ,..., ) dt n dx dx 2 dx n1
Com condies iniciais dada por:

(11)

y ( x0 ) A0 ,

dy d2y d n1 y ( x0 ) A1 , 2 ( x0 ) A2 ,... n1 ( x0 ) An1 dx dx dx

(12)

Substituindo todos os termos (exceto x) no lado direito da equao por variveis simples:

y y0 ,
Nota-se que:

dy d2y d n1 y y1 , 2 y2 ,... n1 yn1 dx dx dx

(13)

dy dy0 d 2 y dy1 d n1 y dy n2 , ,... n1 dx dx dx 2 dx dx dx

etc.,

As n equaes de primeira ordem em conjunto com a condio inicial podem ser escritas:

dy0 y1 dx dy1 y2 dx

y0 ( x0 ) A0 y1 ( x0 ) A1

dy n2 y n 1 dx

yn2 ( x0 ) An2 yn1 ( x0 ) An1

dy n1 f ( x, y, y0 , y1 ,..., y n1 ) dx

2.4 Soluo Simultnea de equaes diferenciais de primeira ordem Em geral, um sistema de n equaes diferenciais de primeira ordem dado da seguinte forma.

dyi f i ( x, y, y0 , y1 ,..., y n1 ) dx

i 0,1,2,..., n

Com n condies iniciais yi ( x0 ) Ai ,

i 0,1,2,..., n

Considerando o sistema de duas equaes dada por

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


dy f ( x, y , z ) dx y ( x0 ) y 0

dz g ( x, y , z ) dx

z ( x0 ) z 0

Avanando-se a soluo de y e z para os novos valores de x usando em geral expresses da seguinte forma:

y( x1 ) y( x0 ) K z ( x1 ) z ( x0 ) L
Em que a natureza de K e L dependendo do mtodo a ser aplicado. Para o mtodo do ponto mdio:

K K1 e L L1
Onde

K 0 hf ( x0 , y0 , z0 )
L0 hg ( x0 , y0 , z0 )

K1 hf ( x0 h, y0 K 0 , z0 L0 ) L1 hg ( x0 h, y0 K 0 , z0 L0 )
3 METODOLOGIA E RESULTADOS
Exerccio proposto: ___________________________________________________________________________ Dada a equao

y" 1 x com y (0) y ' (0) 0 , estimar y (0,5) utilizando o [1 ( y ' ) 2 ]3 / 2

mtodo do ponto mdio com h=0,25 e h = 0,05. ___________________________________________________________________________ Seguindo os passos citados no item 2.4, coloca-se todos os termos do lado direito da igualdade, exceto o termo da ensima derivada , assim:

y" 1 x [1 ( y ' ) 2 ]3 / 2

y" (1 x). 1 ( y ' ) 2

Primeiramente reduz-se o problema para duas equaes de primeira ordem:

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


dy z dx y (0) 0

dz (1 x). 1 ( y ' ) 2 dx

z (0) 0

A Implementao computacional da reduo da equao de ordem elevada (ordem=2), foi possvel pelas funes F e G que acompanham o programa principal. Sendo que:

dy f ( x, y , z ) dx
dz g ( x, y , z ) dx
Isto representa computacionalmente:
F = @(x,y,z) z; G = @(x,y,z) (1-x)*sqrt((1+(z)^2)^3);

3.1 Validando o algoritmo Para o problema proposto os dados de entradas foram: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Digite o valor inicial de Xo = 0 Digite o valor inicial de Yo = 0 Digite o tamanho do passo [h] desejado h = 0.25 Digite o valor inicial de dYo/dx (ou Zo) = 0 Digite o valor de x ao qual deseja calcular a funo = 0.5 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O programa retornou: 0.1124 Mudando apenas o passo h para 0.05 obteve se como reposta: 0.1087 O programa retornou como respostas valores esperado, demonstrando o xito na implementao do mtodo. Quanto menor o passo espera-se uma resposta mais prxima a da soluo exata.

6 Trabalho Mtodos Computacionais 2013


4 BIBLIOGRAFIA
[1] GRIFFITHS ,D. V.; SMITH, I.M. Numerical Methods for Engineers A Programming

Approach. Oxford University Press, 1993.


[2] SANTOS, Reginaldo J. Introduo s Equaes Diferenciais Ordinrias. Belo Horizonte: Imprensa Universitria, 2011. [3] CHAPMAN, Steven J. Programao em MATLAB para engenheiros. So Paulo: Thomson Learning, 2006.

You might also like