You are on page 1of 5

Oficina de leitura e escrita

Oficina de leitura e escrita Gnero: Poema

Objetivos: Vivenciar, refletir e apropriar-se da prtica de alfabetizao a partir do texto em qualquer gnero textual. Reconhecer as principais caractersticas do processo de alfabetizao: listas temticas, conscincia fonolgica, anlise e sntese de palavras. Refletir sobre a importncia da sistematizao do trabalho realizado. Texto escolhido: Eu vi a Vera Leitura

Eu vi a Vera Eu vi a Vera no porto, tem cara de limo. Eu vi a Vera na janela, tem cara de panela. Eu vi a Vera na porta, tem cara de torta. Eu vi a Vera na varanda, tem cara de quitanda. Eu vi a Vera no jardim, tem cara de pudim. Eu vi a Vera na horta, tem cara de bolota. Eu vi a Vera um tempo, tou com cara de paixo

1 momento: - Ativar os conhecimentos prvios dos participantes. Eu vou ler para vocs um poema . Quem conhece pessoas que gostam de ficar na janela? Algum conhece alguma pessoa que se chama Vera? 2 momento: - Considerar o contexto de produo Eu vou ler para vocs o poema Eu vi a Vera . 3 momento: Pauta para a escuta. Vocs devero acompanhar a leitura que farei em voz alta. 4 momento: Leitura em voz alta pelo professor com antecipao a partir do gnero e ttulo e a partir de trechos lidos. O professor antes de iniciar a leitura perguntar: O que vocs acham que o autor do texto viu na Vera? Continuar a leitura em voz alta parando para confirmar ou refutar as hipteses levantadas. 5 momento: Abrir espao para a apreciao pelos ouvintes. Gostaram? Algo a comentar? 6 momento: Levantamento de perguntas para ajud-los na compreenso do texto: O que ele quis dizer quando escreveu Eu vi a Vera no porto, tem cara de limo... E quando escreveu Eu vi a Vera um tempo, tou com cara de paixo!.... 8 momento: Salientar as caractersticas do poema: 8.A Estabelecimento de dilogo: As linhas ocupam toda a extenso horizontal da pgina? Que nome damos aos blocos de linhas em que o texto est divido? Como denominada cada linha do poema? 8. B. Proposio de atividades Vamos nos organizar em grupos de 4 pessoas. 8. B. 1 Texto fatiado Distribuirei um envelope a cada grupo; dentro dele h fatias do texto para que vocs organizem o texto na ordem. Ao final da atividade levantar com a turma sobre os objetivos da escrita por estrofes. 8. B. 2- Texto lacunado

Os participantes recebero o texto contendo lacunas a serem preenchidas com as palavras listadas. 9 momento: Leitura do texto pelos alunos Controlar a qualidade da voz, da respirao e o ritmo da leitura em voz alta simulando o jornalista do Programa Jornal Nacional. Leitura silenciosa pelos alunos. Organizao dos alunos em duplas para a leitura em voz alta entre eles. Leitura em voz alta como se fosse o jornalista.

Escrita 10 momento: Sistematizar o trabalho pedaggico com a escrita de palavras retiradas do texto. Intensificar a insero do aluno no contexto da cultura escrita. A Vera foi vista em vrios lugares, no mesmo? 10. A- Vamos organizar uma lista dos lugares que voc gostaria de encontrar Vera? O professor ser o escriba da turma que levantar a lista de locais. Cito abaixo um exemplo possvel, mas, cada turma vai criar a sua lista. 10-B- Exemplo: Vamos listar as palavras que vocs conhecem que tem as mesmas letras iniciais de emprego. Exemplo: emprego empregar empregado empregador empregvel empregatcio empregabilidade empreendimento emprestado Podemos trabalhar o m antes de P / B 10.D - O texto traz a seguinte estrofe: Eu vi a Vera na horta, tem cara de bolota. A palavra horta inicia-se com H Vamos organizar uma lista de palavras que tambm comeam com H? H Hortalia Hoje Humanidade Homem Humildade 11 momento: Desenvolver a conscincia fonolgica e fonmica:

11. A - Vamos brincar de falar palavras que se iniciam com: SA: GE: (propositadamente escolhi esta slaba aqui o que importa o som porque a atividade ser realizada oralmente) Algumas possibilidades: gema, jeca, gelo, jeito, gmeo, jeitoso, jejum, jejuar, gemido, germinao, jejuar, geral, jenipapo, general, generalidade, Jeov, jerimun, etc Caso se faa o registro destas palavras seria conveniente o uso de cartazes distintos, um com G e outro com as palavras com J. 11. B - Encontramos no texto a seguinte estrofe: Eu vi a Vera na janela, tem cara de panela. Vamos descobrir palavras que terminem com o mesmo som das palavras: janela e Vera . Vamos nos reunir em duplas e cada dupla vai preparar a lista. Exemplos: Janela, panela, nela, cadela Vera, fera, era Construir a ambincia da sala. 11. C - Vamos trocar ou acrescentar uma ou mais letras e formar novas palavras? (comutao de letras) Retirei do texto trs palavras: TORTA, PANELA Ex:porta, morta, corta Construir a ambincia da sala.

12 momento: Compor e decompor palavras em slabas e letras, percebendo a relao todo-partes. Escolher palavras em estudo, retiradas do texto, para a anlise e sntese, perceber a relao do todo partes. Ex: as palavras retiradas do texto, escritas em fichas: limo, panela, bolota Separ-las em slabas. Recriar palavras com as slabas. Registrar. Compor a ambincia da sala. Separar as letras. Recriar novas palavras. Registrar. Compor a ambincia da sala.

A considerar: - Relao afetiva entre professor e alunos. - Inventrio dos portadores e suportes escritos. - Organizao do ambiente alfabetizador - Localizao e disponibilidade do material na sala de aula. - Tempo de exposio do material.

Agosto/2010 rea de Educao Formal Instituto Ayrton Senna

You might also like