You are on page 1of 1

OBJETO E OBJETIVOS

O objetivo desta pesquisa analisar como podemos perceber a produo (e a reproduo) de novas identidades de mulheres lsbicas e bissexuais a partir da experincia da Editora Brejeira Malagueta. Este objetivo surge a partir da especificidade desta editora, que tem como proposta lanar apenas livros cujas a realidade destes grupos de pessoas na atualidade brasileira. personagens principais sejam lsbicas ou mulheres bissexuais e que mostrem .

METODOLOGIA
Para poder fazer um estudo sobre o processo de formao da Editora e suas relaes com o pblico, primeiramente foram coletadas informaes sobre a Editora em seu site, clipping de jornais, revistas, sites e programas de rdio e de TV. Como aporte terico, utilizou-se autores de diversos campos do conhecimento, principalmente autores da Sociologia da Literatura e de Etnografias Urbanas, assim como autores da Literatura e da Histria. Procurou-se realizar uma Leitura Etnogrfica dos textos (DARNTON, 1986), assim como uma Sociologia das Formas Literrias (MORETTI, 2007).

de uma mulher, criando uma personagem feminina? E sobre uma mulher lsbica? Como poderia um homem expressar tal tipo de sentimento e realidade? Este debate fecundo e polmico, porm a Editora tem mantido essa posio, publicando somente escritoras lsbicas. Busca-se entender e respeitar que ser lsbica diferente de ser heterossexual, mas tal diferena no torna nenhum grupo menos importante e merecedor de A respeito diante da sociedade. Entretanto, A mesmo as obras sendo voltadas para tais mulheres elas tm feito sucesso com mulheres heterossexuais, pois mesmo elas no sendo lsbicas, atravs dos livros desenvolvem a capacidade de realizar uma comunicao com seres diferentes, como prope Todorov (2009) Mesmo com as dificuldades editoriais em relao edio de livros, tiragem, distribuio e ao preo dos livros, a Editora vem se firmando junto aos grupos de mulheres lsbicas e bissexuais consumidoras de obras literrias. Mais que isso, com C entendemos que tem ajudado,D D seus eventos, a reproduzir novas identidades lsbicas que se constituem no Brasil atual, assim como as culturas de grupo em torno destas pessoas.

1 1 1 A C C

1 1 B1 D D

2 A

2 B

CONCLUSES
Podemos perceber, a partir das falas das mulheres envolvidas na Editora, assim como nas suas prprias leitoras e escritoras, o intuito de fazer nascer uma nova literatura no Brasil, uma literatura feita por e para lsbicas, dando visibilidade a esta grupo marginalizado da sociedade. C E Todorov afirma que ao dar forma a um objeto, um acontecimento ou um carter, o escritor no faz a imposio de uma tese, mas incita o leitor a formul-la: em vez de impor, ele prope. (TODOROV, 2009. p. 78), assim podemos pensar tais romances como uma forma de incitao sobre as mulheres lsbicas, incitao esta no mais marcada por esteretipos que somente aumentavam a angstia e o preconceito em relao s minorias sexuais.

ANLISES E DISCUSSES
Criada no incio dos anos de 1990, a Edies GLS, vinculada a Editora Summus foi o primeiro selo brasileiro de livros dedicados s minorias sexuais (FACC, 2003), sob a responsabilidade de Laura Bacellar. Porm, Bacellar afirma que mesmo com esse espao para publicaes, a Edies GLS no publicava obras que ela achava essencial. Alm disso, as lsbicas ainda mantinham uma menor visibilidade que os gays, pois apesar de todo o preconceito, os gays ainda conseguem um pouco mais de espao nas editoras em geral, em especial com o aumento da visibilidade do segmento com as paradas e toda a movimentao resultante (BACELLAR, 2011). Devido a esses problemas com o selo, Laura Bacellar resolveu se retira dele e comear a trabalhar especificamente com lsbicas. A Editora Brejeira Malagueta surgiu em 2008 como uma espcie de resposta demanda de leitoras que buscavam em sites de autoras independentes livros que versassem sobre questes relativas s realidades de mulheres lsbicas e bissexuais e se tornou a primeira editora brasileira a publicar livros para lsbicas editados por lsbicas. A Editora faz tambm um recorte em relao s autoras que publica: somente so publicados livros escritos por mulheres, pois o corpo editorial acredita que para escrever sobre mulheres lsbicas ou bissexuais necessrio ser lsbica ou bissexual. Elas defendem que, por mais que um homem utilize da sua imaginao, ele no poder expressar a viso e o sentimento em relao ao mundo que uma mulher expressa e principalmente se esta mulher for homossexual. Esta discusso sobre a legitimidade de escrever sobre e para mulheres um debate constante que vem ocorrendo na literatura. Ser que um homem poderia escrever sobre a forma de pensar e agir

2 2 C C

2 D

REFERNCIAS
G H BACELLAR, Laura. Publicao [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <ismeniaholanda@gmail.com> em 31 maio 2011. DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episdios da histria francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986. FACCO, Lcia. As heronas saem do armrio: Literatura lsbica contempornea. So Paulo: Summus, 2003. MORETTI, Franco. Signos e estilos da modernidade: ensaios sobre a sociologia das formas literrias. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq ) pela concesso de bolsas de Mestrado vinculadas ao Programa de Ps-graduao em Sociologia da UFC e ao Ncleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gnero e Subjetividades (NUSS).

You might also like