You are on page 1of 4

Exposio da Monografia: Prxis e Cincia na Ontologia do Ser Social de Lukcs: Uma crtica ao neopositivismo.

Autor: Marcelo Victor de Souza Gomes.

Introduo fala: Quero, antes de iniciar a exposio de meu trabalho, agradecer a presena de todos vocs, em particular banca formada pelo Alexandre, Macrio e Emiliano; e dizer que estou muito feliz por cada um de vocs participarem disso comigo. Quero especialmente dizer o quanto estou satisfeito com a presena de meu pai neste lugar, porque acreditem, se eu quis provar algo a algum, se eu quis dar algum propsito a isto que fao, ou mesmo a este momento, que para mim to especial, ele deve saber mais do que todos o quanto eu lutei e sofri pra conseguir. muito importante, quando se inicia uma caminhada ter algum que lhe acompanhe, mas, to importante quanto, estar com algum quando se chega. No, nenhum de vocs, nem mesmo meu pai, estiveram sempre do meu lado, mas, saibam que s agora comea a minha caminhada e muito bom saber que esto comigo, melhor ainda ter essa oportunidade de dizer que gostaria mesmo de estar com vocs aonde quer que eu chegar.

Consideraes sobre a monografia.

A presente monografia trata de vrios temas que considero importantes e que constituram meu trajeto de dilogo com a filosofia nos ltimos anos. So questes prioritariamente levantadas com base em Lukcs, mas tambm por meio de Hegel, de Marx e de Lnin. Acredito que no possvel apresent-la totalmente nesta breve explanao, mas, apenas apontar-lhe o que lhe essencial, e portanto, o que a constitui como totalidade. Nesse sentido, no so os problemas especficos de que tratei na monografia que exporei agora, mas, minhas consideraes a respeito daqueles problemas.

Nesta monografia vocs podero ver uma crtica excluso da ontologia na filosofia e na cincia atuais, a apresentao dos limites da gnosiologia e da matemtica para resolver problemas filosficos, e a partir da o anncio de uma proposta de cincia renovada por sua articulao com a dialtica e com a ontologia. Essa monografia tambm vos explicitar o modelo geral sobre o qual esto assentados tanto a teoria como a prxis de nosso tempo, a saber, o modelo pragmtico instrumentalista de controle e de manipulao da realidade natural e social. Esse modelo produzido teoricamente pela corrente neopositivista. por isso que nesta monografia visamos a mostrar tambm as intenes ideolgicas que esto por trs da reivindicao de uma neutralidade na cincia. Assim como as suas conseqncias: a manipulao da vida social atravs da tcnica, do consumo e da manuteno nas massas de um carecimento religioso que nunca se exaure. Anunciando e denunciando a formao de um sistema irracionalista de dependncia que torna o homem um infeliz carente tanto material quanto espiritualmente. Cito Lukcs,
Quase todas as crises do pensamento filosfico do nosso tempo nascem de tais constelaes de reificao, qualquer que seja o seu aspecto: a positivista ausncia da realidade e, por conseguinte, de idias, a manipulatria desideologizao ou ainda o exasperado arbtrio subjetivista e, portanto, em ltima anlise, o predomnio do irracionalismo. (Cf. ALI, p. )

Acreditamos que a grande motivao terica de Lukcs para a reflexo presente na Ontologia do Ser Social, foi dar estatuto de cincia ao marxismo, e isso significa buscar uma via de reconciliao da cincia com a ontologia, pois, para Lukcs, as teorias de Marx esto assentadas em uma ontologia do ser social. Da a necessidade de realizar uma crtica ao neopositivismo, to dominante nas metodologias cientficas atuais, que tem como ponto de partida a negao de toda e qualquer pretenso ontolgica, postulando, pois sem justificativas e argumentos, ser isto uma formulao metafsica. No entanto, a Ontologia de Lukcs no se trata de um trabalho cujo nico objetivo seria validar teorias que dizem respeito a uma corrente de pensamento. Mas, apresentar argumentos que corroborem para a resoluo de problemas de ordem prtica, ou seja, para a tomada de posio dos homens diante da realidade. De outro modo, porque salvar a realidade? A expresso salvar a realidade, aqui, no significa apenas restabelecer na teoria a autonomia ontolgica do real, ou seja, a sua totalidade intensiva e a sua irredutibilidade ao puro controle subjetivo, mas, defender a realidade mesma, ameaada pelas correntes da manipulao neopositivista, pelas cadeias do arbtrio irracionalista do imperialismo e pelas redes do mandato social da classe burguesa que sistematiza a autodestruio de todo o gnero humano. Nesse sentido, o marxismo ainda constitui os elementos crticos com capacidade de reunir foras para um projeto humano comum de transformao radical da realidade, de ultrapassagem de uma razo tecnicizada e de retomada do desenvolvimento das personalidades como individualidades efetivamente livres. Cito Lukcs, De fato, no se trata de baixar a qualidade de vida alcanada no consumo e nos servios, de desmantelar a complexa e diferenciada diviso do trabalho etc., mas de reestruturar essas coisas para eliminar-lhes as tendncias alienao do homem de si mesmo, de transform-las em uma base de ser para que ele descubra e desenvolva a si mesmo. O fundamento terico para esta operao no pode deixar de ser um verdadeiro retorno ao marxismo, mas tal que recupere a nova vida o dado inatacvel do seu mtodo, isto , que seja capaz de restituir-lhe de novo as atuais possibilidades de conhecer com profundidade e verdade maiores os processos sociais do passado e do presente. (Cf. ALI, p. 150)

Segundo Lukcs: A nossa tarefa, o que nos compete como marxistas seria... mostrar que... uma nova fase do marxismo teria incio quando uma reforma da

humanidade fosse considerada a tarefa central. Para Lukcs, a misso marxista de afastar o crebro dos homens do fatalismo fetichizado fundamenta-se em apresentar que a tcnica foi sempre e apenas um meio no desenvolvimento das foras produtivas, e em ltima anlise so sempre os homens e as suas capacidades que podem determinar o seu destino. Noutras palavras, o homem uma construo de si. preciso revolucionar a forma como ele vem se construindo, e combater esse modo em que o homem vem produzindo-se atravs de uma negao de si mesmo. Ento, que no seja de outro modo, j era hora no s de sermos conscientes de que pertencemos a um sistema de alienao capitalista, mas, movermos foras tambm na direo de nos libertarmos dele definitivamente. A grande revoluo socialista efetuada no sculo XX no pde faz-lo e o inimigo venceu. Inmeras foram as causas, mas, a responsabilidade estalinista daquele declnio pode ser refletida como fator interno mais relevante. No somente pelos crimes e desumanidades que o marcaram de um significado contra-revolucionrio, mas tambm pela perverso da teoria de Marx, instrumentalizando-o dogmaticamente para fins manipulatrios.

Finalizamos estas consideraes, dizendo, que o empreendimento filosfico de Lukcs exposto na Ontologia do Ser Social, mais do que em qualquer outra de suas obras, o de um renascimento do marxismo. Para Lukcs, o renascimento marxista pressupe a retomada crtica no mbito da teoria, das idias de ontologia, como fundamento materialista das possibilidades dos homens construrem sua liberdade na realidade e de dialtica, como mtodo que nos dizeres de Marx, em sua essncia crtico e revolucionrio. Esta primeira tarefa constituiu o leitmotiv desta monografia que aqui lhes apresento. Mas, este renascimento para Lukcs, tambm pressupe uma tarefa que nos propomos como meta a apresentar num trabalho futuro, a saber, a retomada crtica no mbito da prxis das idias de humanismo como movimento revolucionrio civilizatrio e de democracia como democracia dos conselhos populares que, para Lukcs, seria um estdio que corresponde a um primeiro passo na busca pelo socialismo.

Obrigado

You might also like