You are on page 1of 14

Cmara Ambiental do Setor Sucroalcooleiro

GT de P+L: Mudanas Tecnolgicas Procedimentos

A PRODUO MAIS LIMPA (P+L) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO


- INFORMAES GERAIS 1. Apresentao Este documento tem como objetivo apresentar informaes gerais sobre a P+L e sua aplicao no setor sucroalcooleiro, para compartilhamento de conhecimento sobre o assunto de modo a permitir sua discusso no Grupo de Trabalho (GT) de P+L: Mudanas Tecnolgicas Procedimentos, criado em 24/11/2002 no mbito da Cmara Ambiental do Setor Sucroalcooleiro.

2. Introduo O desenvolvimento da agricultura no Perodo Neoltico significou uma importante transio para a humanidade, a partir da qual o homem passou progressivamente a transformar os diversos recursos naturais em bens e servios para sua subsistncia e melhoria de qualidade de vida. Desde ento a histria da humanidade pode ser vista como o desenvolvimento progressivo das estruturas que garantam estas transformaes, e consequentemente a satisfao de nossas necessidades.

Este processo, de uso e transformao de recursos naturais, traz efeitos negativos, como tem ficado cada vez mais evidente conforme se tornam mais intensas e complexas as interaes entre a humanidade e a natureza. Este fato fez com que se fizessem necessrias medidas que limitassem os danos causados pela nossa atividade no meio ambiente.

As primeiras iniciativas neste sentido, denominadas de controle corretivo, tratavam de reduzir os danos causados ao meio ambiente por resduos j gerados. So exemplos a colocao de um filtro numa chamin, a instalao de um processo de tratamento de efluentes e a disposio final adequada dos resduos.

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

Com o passar do tempo percebeu-se que a gerao de resduos resultado da ineficincia de transformao de insumos (matrias-primas, gua e energia) em produtos, acarretando em danos ao meio ambiente e custos para as empresas. A gerao de resduos passou a ser considerada como um desperdcio de dinheiro com compra de insumos, desgaste de equipamentos, horas de empregados, etc, alm dos demais custos envolvidos com o seu armazenamento, tratamento, transporte e disposio final. A soluo para minimizao destes problemas veio com a adoo de tcnicas conhecidas como de controle preventivo, significando evitar ou minimizar a gerao de resduos na fonte geradora. So exemplos a minimizao do consumo de gua, o uso de matrias-primas atxicas, dentre outras.

Desta forma para se atingir a produo sustentvel so requeridas aes muito mais amplas, dentre as quais se destaca a chamada Produo Mais Limpa, cujos principais conceitos sero apresentados no prximo item.

3. Conceitos A estratgia de reduo (ou eliminao) de resduos (ou poluentes) na fonte geradora consiste no desenvolvimento de aes que promovam a reduo de desperdcios, a conservao de recursos naturais, a reduo ou eliminao de substncias txicas (presentes em matrias-primas ou produtos auxiliares), a reduo da quantidade de resduos gerados por processos e produtos, e consequentemente, a reduo de poluentes lanados para o ar, solo e guas.

Diversos termos, tais como Produo mais Limpa (Cleaner Production), Preveno Poluio (Pollution Prevention), Tecnologias Limpas (Clean Technologies), Reduo na Fonte (Source Reduction) e Minimizao de Resduos (Waste Minimization) tm sido utilizados ao redor do mundo para definir este conceito. Algumas vezes estes termos so considerados sinnimos, e s vezes complementares, requerendo uma anlise aprofundada das aes e das propostas inseridas dentro de cada contexto.

A CETESB utiliza os termos Preveno Poluio (P2) e Produo mais Limpa (P+L). O primeiro j consagrado nos EUA (Estados Unidos da Amrica) e foi disseminado pela EPA (Agncia Ambiental Americana), atravs de um Decreto Lei promulgado pelo Governo Federal Americano, em

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

1990 (Pollution Prevention Act). O segundo foi definido pelo UNEP (Organizao Ambiental das Naes Unidas), durante o lanamento do Programa de Produo mais Limpa em 1989.

As definies e conceitos apresentados a seguir tem a finalidade de promover uma uniformizao terminolgica relativo ao tema, de modo a facilitar a compreenso deste assunto e ressaltar que qualquer ao que promova a reduo ou eliminao de poluentes na fonte geradora deve sempre ser priorizada dentro da hierarquia de gerenciamento ambiental.

Produo mais limpa (P+L) a aplicao contnua de uma estratgia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e servios, para aumentar a eficincia ambiental e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. Aplica-se a:

Processos Produtivos: na conservao de matrias-primas, gua e energia, na eliminao de matrias-primas txicas e na reduo na fonte da quantidade e toxicidade dos resduos e emisses gerados;

Produtos: na reduo dos impactos negativos dos produtos ao longo do seu ciclo de vida, desde a extrao de matrias-primas at a sua disposio final;

Servios: na incorporao das questes ambientais no planejamento e execuo dos servios.


(UNEP- United NationsEnvironmental Programme)

Produo +Limpa requer mudanas de atitude, garantia de gerenciamento ambiental responsvel, criao de polticas nacionais direcionadas e avaliao de alternativas tecnolgicas.
(Conferncia das Amricas-1998)

Preveno Poluio (P2) - ou Reduo na Fonte o uso de prticas, processos, tcnicas ou tecnologias que evitem ou minimizem a gerao de resduos e poluentes na fonte geradora, reduzindo os riscos globais sade humana e ao meio ambiente. Inclui modificaes nos equipamentos, nos processos ou procedimentos, reformulao ou replanejamento de produtos, substituio de matria-prima e melhorias nos gerenciamentos administrativos e tcnicos da entidade/empresa, resultando em aumento de eficincia no uso dos insumos (matrias-primas, energia, gua etc). As prticas de reciclagem fora do processo, tratamento e disposio dos resduos gerados, no so consideradas atividades de Preveno Poluio, uma vez que no implicam na reduo da

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

quantidade de resduos e/ou poluentes na fonte geradora, mas atuam de forma corretiva sobre os efeitos e as conseqncias oriundas do resduo gerado.
(USEPA, 1990)

interessante ressaltar que as tcnicas de Preveno Poluio (P2) fazem parte das de Produo mais Limpa (P+L), mas no so as nicas. Existem, alm destas, estratgias de P+L para quando no se consegue evitar ou minimizar a gerao do resduo, e consistem basicamente em buscar outros usos para estes. Para melhor compreender estas tcnicas, interessante apresentar mais dois conceitos:

Reuso qualquer prtica ou tcnica que permite a reutilizao do resduo, sem que o mesmo seja submetido a um tratamento que altere as suas caractersticas fsico-qumicas.
(CETESB, 1998)

Reciclagem qualquer tcnica ou tecnologia que permite o reaproveitamento de um resduo, aps o mesmo ter sido submetido a um tratamento que altere as suas caractersticas fsico-qumicas. A reciclagem pode ser classificada como:

Reciclagem dentro do processo: Permite o reaproveitamento do resduo como insumo no processo que causou a sua gerao. Exemplo: reaproveitamento de gua tratada no processamento industrial;

Reciclagem fora do processo: Permite o reaproveitamento do resduo como insumo em um processo diferente daquele que causou a sua gerao. Exemplo: reaproveitamento de cacos de vidro, de diferentes origens, na produo de novas embalagens de vidro.
(CETESB, 1998)

Quanto tratamos do gerenciamento de um resduo dentro do conceito de produo mais limpa, devemos ter em mente que existe uma certa hierarquia de preferncia dentre as possveis alternativas, de modo a determinar qual a melhor soluo do ponto de vista ambiental. A figura a seguir apresenta esta ordem.

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

Figura 1: Hierarquia de gerenciamento ambiental

MAIOR PRODUO MAIS LIMPA


REDUO NA FONTE (P2)


Eliminao/ reduo no uso de matrias-primas ou materiais txicos; Melhoria nos procedimentos operacionais e na aquisio e estoque de materiais; Uso eficiente dos insumos (gua, energia, matrias-primas, etc); Reuso/ reciclagem dentro do processo; Adoo de tecnologias limpas; Melhoria no planejamento de produtos; etc.

VANTAGEM AMBIENTAL RELATIVA

RECICLAGEM/ RESUO FORA DO PROCESSO

TRATAMENTO RESIDUOS MEDIDAS DE CONTROLE DISPOSIO FINAL DOS RESDUOS RECUPERAO DE REA CONTAMINADA

MENOR Resumidamente esta hierarquia prope que antes de determinar solues de tratamento ou destinao final dos resduos j gerados sejam verificadas alternativas de reduo da gerao destes resduos na fonte. Em outras palavras, deve-se sempre tentar evitar (ou ao menos minimizar) a gerao dos resduos, para apenas depois buscar tcnicas de reuso e reciclagem destes resduos fora do processo, e apenas na impossibilidade de usar estas tcnicas enviar estes para tratamento e disposio final.

4. Programa de P+L/ P2 A implementao de aes de P+L pelas empresas implica no estabelecimento de um programa, que deve incluir desde o comprometimento da direo com os princpios da P+L at a avaliao de seu desempenho. Alm disso, um programa de P+L deve contemplar seu aprimoramento contnuo, ou seja, o estabelecimento de novas metas no final de sua execuo, reiniciando o ciclo de implementao.

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

Nesta parte do texto comenta-se brevemente alguns pontos importantes do processo de implantao de um programa de P+L. Para maiores detalhes sobre como implementar estas aes, consultar o Manual de Implementao de um Programa de Preveno Poluio da CETESB, disponvel para "download" no site (www.cetesb.sp.gov.br).

Quem pode implementar aes de P+L/P2? Qualquer pessoa / organizao que: visa otimizar o uso de insumos / recursos disponveis (gua, energia, matrias-primas, etc.); visa reduzir a gerao de resduos ou o uso de substncias perigosas em suas atividades ou processos produtivos; deseja melhorar a qualidade ambiental local e global; visa o bem estar da comunidade e das futuras geraes; visa operar de forma ambientalmente segura e responsvel; deseja alcanar um estgio superior ao de seus concorrentes em relao melhoria da qualidade ambiental; visa reduzir os custos envolvidos no tratamento de resduos, na compra de matrias-primas e nos processos produtivos;

Como implementar um programa de preveno poluio? Qualquer pessoa pode implementar aes de P+L/P2, adotando simples atitudes no seu dia-a-dia, tais como: otimizar o uso de gua, energia e demais recursos, evitando o desperdcio; dar preferncia compra de materiais que causem menor impacto ambiental; deixar o carro prprio na garagem, reutilizar embalagens; separar materiais reciclveis e enviar para um centro de coleta seletiva.

A implementao de aes de P+L/P2 por uma organizao implica no desenvolvimento de um Programa de P2. A metodologia sugerida pela CETESB obedece a seguinte seqncia: comprometimento da direo da empresa definio da equipe de P2 elaborao da Declarao de Intenes estabelecimento de prioridades objetivos e metas elaborao de cronograma de atividades disseminao de informaes sobre P2 levantamento de dados

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

definio de indicadores de desempenho identificao de oportunidades de P2 levantamento de tecnologias avaliao econmica seleo das oportunidades de P2 implementao das medidas de P2 avaliao dos resultados manuteno do programa

Quais os benefcios de implementar um Programa de Preveno Poluio? A implementao de aes de P+L/P2 resulta em: melhoria da cidadania e desenvolvimento sustentvel melhor qualidade de vida e melhoria da conscientizao ambiental melhoria da qualidade ambiental local e global economia de consumo de gua e energia reduo do uso de matrias-primas txicas reduo da gerao de resduos aumento da segurana no ambiente de trabalho, com conseqente reduo de afastamentos por acidentes reduo ou eliminao de resduos, com conseqente reduo dos gastos relativos ao gerenciamento dos mesmos minimizao da transferncia de poluentes de um meio para o outro melhoria do desempenho ambiental reduo ou mesmo eliminao de conflitos junto aos rgos de fiscalizao melhoria da motivao dos funcionrios melhoria da imagem pblica da empresa reduo de possveis conflitos com a comunidade circunvizinha melhoria da competitividade da empresa e da qualidade do produto

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

5. A Produo mais Limpa (P+L) no setor sucroalcooleiro O Setor Sucroalcooleiro, como uma das grandes foras econmicas e de produo de bens no nosso Estado, muito j realizou no sentido de aprimorar e otimizar seu processo produtivo.

As fbricas de acar e lcool, desde muito tempo, vm desenvolvendo e implantando medidas que minimizam os impactos ambientais decorrentes de sua atividade produtiva. Muitas dessas medidas esto inseridas no conceito de P+L, porm no so conhecidas e difundidas no setor como tal.

Este documento no visa apresentar uma compilao de tcnicas de P+L empregadas no setor, uma vez que a maioria delas so de amplo conhecimento dos inmeros especialistas da rea, mas sim mostrar que muito j foi feito e que da somatria dos conhecimentos tcnicos especficos do setor produtivo com os de proteo ambiental, muitas outras aes profcuas podero ser implementadas.

Como um documento que rene uma base terica inicial de informaes para embasar a primeira reunio do GT, apresenta-se na prxima pgina um fluxograma genrico e simplificado do processo de produo de acar e lcool, e logo em seguida uma tabela apresentando medidas de P+L para os principais rejeitos do setor.

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

Fig. 2: Fluxograma do balano de massa genrico de uma usina de aucar e lcool


CANA 1.000 t GUA (5.000 m3) GUA (270 m3) Cal + SO2 (20 m3) VAPOR

LAVAGEM

GUA DE LAVAGEM (5.000 m3)

MOENDA

BAGAO DE CANA (270 t) 110 m3

CLARIFICAO
1.130 m
3

P/ CALDEIRA 100 m3 40 m3 TORTA (35 t) GUA (50 m3) GUA (7.300 m3) C.B. GUA DO COND. BAROMTRICO (7.715 m3) GUA (3.400 m3) C.B. GUA DO COND. BAROMTRICO (3.470 m3)

DECANTAO
1.030 m3 VAPOR

FILTRO

EVAPORAO
235 m3

CONDENSADO DO EVAPORADOR (580 m3) P/ CALDEIRA P/ CALDEIRA

VAPOR

COZIMENTO
165 m3

GUA (3 m3)

CRISTALIZAO

GUA (400 m3)

DILUIO MELAO
500 m3

FERMENTAO
VAPOR P/ CALDEIRA

ACAR 96 L

DESTILAO

VINHOTO (360 m3) LCOOL 36 m3

RETIFICAO

EXEMPLOS DE MEDIDAS DE P+L REJEITO ORIGEM COMPOSIO REDUO

REUSO/ RECICLO

gua de lavagem da cana

Lavagem da cana antes da moagem;

Eliminao da despalha com fogo reduz aderncia de terra e Reciclagem no processo de pedregulhos, podendo haver dispensa embebio (permite recuperao de Teores considerveis de da lavagem; parte da sacarose diluda); sacarose, principalmente Realizao da lavagem em mesa Reciclagem no processo de no caso de despalha da separada daquela onde ocorre o lavagem (necessrio tratamento para cana com fogo; desfibramento (evita perda de remoo de slidos grosseiros e Matria vegetal, terra e bagacilho aderido); resduos sedimentveis, e pedregulhos aderidos; eventualmente para remoo Reduo vazo de gua usada, substncias orgnicas solveis); atravs da remoo seco de parte das impurezas;

Reduo perda do xarope:

gua dos condensadores baromtricos e gua condensada nos evaporadores

- reduo da velocidade do fluxo; - reduo da temperatura da gua de condensao;

Reciclagem da gua no prprio processo (cuidado com teor de acar); Reciclagem no processo, mas em outra etapa, como: - embebio da cana;

Concentrao do caldo

gua contendo acares, arrastados em gotculas;

- lavagem do mel aps cristalizao - uso de obstculos que diminuam o do acar; arraste (separadores e - gerao de vapor; recuperadores de arraste); - lavagem filtros; - aumento da altura dos evaporadores; - preparo de soluo para caleagem (na clarificao);

Recuperao do xarope:

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

EXEMPLOS DE MEDIDAS DE P+L REJEITO ORIGEM COMPOSIO REDUO


REUSO/ RECICLO Cogerao energia eltrica;

Bagao

Moagem da cana e extrao do caldo

Celulose, com teor de umidade de 40- 60%;

Obteno de composto- uso como adubo; Produo de rao animal; Produo de aglomerados; Produo de celulose; Uso como condicionador do solo; Produo de rao animal;

Torta de filtrao

Filtrao do lodo gerado na clarificao;

Resduos solveis e insolveis da calagem;

Rico em fosfatos;

Remoo qumica (soda gua de ou soluo c. clordrico) remoo de de sais, na concentrao do incrustaes caldo (volume reduzido);

Variam muito, mas predomnio de fosfatos, slica, sulfatos, carbonatos e oxalatos;

Pelo elevado teor de fosfato e pequena quantidade, incorporao ao vinhoto para uso como fertilizante; Uso como complemento da atividade em tratamento biolgico de efluentes;

Lavagem dos recipientes gua da Semelhante ao vinhoto, de fermentao, p/ lavagem das mas bem mais diludo(cerca obteno lcool (volume dornas de 20% de vinhoto); reduzido);

Vinhoto

Resduos da destilao do melao fermentado (para obteno do lcool);

Uso como fertilizante (observar taxa de aplicao em funo da composio e do tipo de solo);

Alta DBO e DQO;

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

Melao Ponta da cana

Fabricao acar;

Alta DBO (~90.000 mg/l);

Praticamente todo usado na produo do lcool;

Produo lcool; Fabricao levedura; Alimento animal;

Corta da cana para moagem;

6. Proposta de Trabalho Para aprofundar estas questes, a CETESB prope que dentro da Cmara Ambiental do Setor Sucroalcooleiro, no GT de P+L: Mudanas Tecnolgicas Procedimentos, sejam discutidos inicialmente os seguintes tpicos:

Difuso do conceito de P+L no setor;

Levantamento de Casos de Sucesso em P+L, entre as empresas do setor;

Elaborao de documento tcnico sobre a produo de acar e lcool e o meio ambiente;

So Paulo, 25 de Novembro de 2002.

Eng Flvio de Miranda Ribeiro Setor de Tcnicas de Preveno Poluio

A Produo mais Limpa no Setor Sucroalcooleiro- Informaes Gerais CETESB / Novembro 2002

referncias bibliogrficas
ALMANA, R.A., Avaliao do uso da vinhaa da cana de acar na gerao de energia eltrica (estudo de caso), dissertao de mestrado, Programa Interunidades de Ps Graduao em Energia da Universidade de So Paulo (PIPGE/USP), So Paulo, 1994. CENTURION, R.B., TARALLI, G., A experincia adquirida e os programas da CETESB relativos a tratamento e reutilizao de guas residurias de acar e lcool de cana, XVI Congresso Interamericano de Engenharia Sanitria e Ambiental, Santo Domingo, 1978. CENTURIN, R.E.B., DERSIO, J.C., Evoluo do controle da poluio das indstrias sucroalcooleiras no Estado de So Paulo, lcool e Acar n68, p.24 a 35, 1993. CETESB, Diretrizes ambientais para o disciplinamento da atividade agroindstrial canavieira no Estado de So Paulo, CETESB, So Paulo, 1986. CETESB, Projeto acar e lcool, CETESB, So Paulo, 1976. CETESB, Simpsio sobre resduos da industrializao da cana de acar, CETESB, So Paulo, 1969. CETESB, Sistema de recirculao de guas de lavagem de cana, CETESB, So Paulo, 1981. CETESB, Tratamentos fsico-qumicos e opes de reciclagem da vinhaa oriunda da fabricao de acar e/ou lcool, CETESB, So Paulo, 1983. CHESF, Fontes energticas brasileiras, Inventrio / Tecnologias Cana de Acar vol2 Tecnologias, Rio de Janeiro, 1987. CLINE, J.H. et alli, Uso de resduos agroindustriais na alimentao animal, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia Universidade de So Paulo, So Paulo, 1990. COOPERSUCAR, IV Seminrio COPERSUCAR da Agroindustria aucareira, Anais, guas de Lindia, 1976. COPERSUCAR, I Seminrio de tecnologias industriais, Piracicaba, 1983. ELETROBRS, Aproveitamento energtico dos resduos da agroindstria da cana de acar, Livros Tcnicos e Cientficos Ed., Rio de Janeiro, 1992. FABIANO, A.S.; LOPES, C.R., Sistema de recirculao em circuito fechado, aps decantao das guas de lavagem de cana de acar, X Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, Manaus, 1979. FEEMA/ FUNDES, Estudo sobre a poluio proveniente das 15 indstrias aucareiras e alcooleiras localizadas no Norte Fluminense, relatrio, Rio de Janeiro, 1979. HESPANHOL, I., Manufatura de acar de cana e lcool etlico- caractersticas e tratabilidade dos resduos: situao vigente no Estado de So Paulo, CETESB, So Paulo, S/d. INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA, Seminrio Internacional sobre tratamento de vinhoto, Anais, Rio de Janeiro, 1976. MINISTRY OF SUGAR CUBA, Sugar cane as the basis for a sustainable agroindustrial development, United Nations Conference on Environment and Development, Rio de Janeiro, 1992. MONTEIRO, C.E., Brazilian experience with the disposal of waste water from the cane sugar and alcohol industry, Processo Biochemistry, Nov. 1975. MONTEIRO, C.E., Disposio final dos despejos lquidos da indstria aucareira e alcooleira, So Paulo, CETESB, 1977. ONISHI, E.Y.; CAMPOS, J.F.F., Usinas de acar e lcool- tratamentos recomendados visando o controle da poluio das guas, brochura, s/e s/d. PARANHOS, S.B. (coord.), Cana-de-acar: cultivo e utilizao, Fundao Cargill, Campinas, 1987. PERCEBON, C.M., fluentes industriais gerados pela produo de acar e lcool- seu tratamento e disposio, CETESB, 1996. SOPRAL SOCIEDADE DOS PRODUTORES DE ACAR E LCOOL, Avaliao do bagao da cana de acar, SOPRAL, 1983.

You might also like