You are on page 1of 9

Universidade Estadual de Santa Cruz.

Fsica Bacharelado.

Abrao de Oliveira Amaral Jnior. Alisson Pereira Costa. Suzana Ribeiro.

Experimento 2: Medidas Eltricas.

Ilhus-Bahia, outubro de 2013.

Abrao de Oliveira Amaral Jnior. Alisson Pereira Costa. Suzana Ribeiro.

Experimento 2: Medidas Eltricas.

Relatrio apresentado disciplina de Laboratrio de Fsica III da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como requisito para obteno de parte de um crdito desta disciplina, orientado pelo Prof. Dr. Leandro de Oliveira Kerber.

Ilhus-Bahia, outubro de 2013.

1. Introduo.
Um resistor eltrico (frequentemente chamado de resistncia, que na verdade a sua medida) um dispositivo eltrico muito utilizado na eletrnica e reas afins com a finalidade de transformar energia eltrica em energia trmica por meio do efeito joule, de maneira a limitar a corrente eltrica em um circuito. Para se medir a resistncia de um resistor se utiliza um voltmetro na funo apropriada. A maioria dos voltmetros mede a voltagem atravs de uma medida de corrente. Este tipo de aparelho comporta-se eletricamente como um resistor de resistncia r (chamada resistncia interna do voltmetro). A voltagem aplicada nos terminais COM e V provoca ento uma corrente no voltmetro, cujo valor registrado por um medidor de corrente chamado galvanmetro e que compreende a pea principal do voltmetro. O galvanmetro usa geralmente o fato que uma corrente eltrica numa espira condutora, em presena de campo magntico, resulta num torque sobre a espira. Num galvanmetro este torque mostrado como deflexo de um ponteiro, usando a lei de Hooke com uma mola acoplada no condutor. Este tipo de voltmetro chamado de voltmetro analgico. Atualmente grande parte dos voltmetros utilizados em laboratrios so digitais. Esses instrumentos funcionam com base na comparao da voltagem de entrada com padres de voltagens internas. Para obter uma boa medida de voltagem precisamos de um voltmetro cuja resistncia interna seja muito maior que as resistncias tpicas do circuito. Para os voltmetros digitais que utilizamos no experimento encontramos no manual a informao que o erro para todos os fundos de escala de voltagem DC (Direct current = voltagem constante no tempo e no alternada) de 0,5% da leitura mais o valor que corresponde cifra 1 no digito menos significativo. Uma quantidade importante a ser introduzida a de corrente eltrica que definida como todo movimento ordenado de partculas eletrizadas. Para uma

determinada associao de resistores com diferentes resistores, a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas sero diferentes uma das outras. Isto se d pelo fato de o resistor oferecer certa dificuldade passagem da corrente eltrica. Com a finalidade de medir esta dificuldade, define-se a grandeza resistncia do resistor.

Quando se trata de circuitos eltricos envolvendo resistores e as possveis medidas que este circuito proporciona, como corrente eltrica, ddp e resistncia, fundamental a considerao de duas leis, so elas: Lei das malhas e Lei dos ns. A Lei dos ns nos diz que em um circuito, em qualquer n (ponto em um circuito onde a corrente se divide), a soma das correntes que deixam este ponto igual soma das correntes chegam at ele. A Lei dos ns uma consequncia da conservao da carga total existente no circuito. Isto nos confirma que no h acumulao de cargas nos ns. Uma das representaes matemticas para a lei dos ns a seguinte:

J Lei das malhas, afirma que a soma algbrica das variaes de potencial em todos os elementos de uma malha fechada em qualquer circuito igual zero. Matematicamente:

2. Materiais e Mtodos.
2.1 Materiais. Fonte de CC ajustvel; Instrumentos de medidas (Ampermetro, Voltmetro e Ohmmetro);

Resistores de 1,5K e 2,0 K ; Maleta Minipa 500 Experincias de Eletrnica Mk-904 (utilizaram-se apenas as protoboards e os gatilhos conectivos com a fonte CC); Fios para ligaes.

2.2 Mtodos.
Arranjo I (Circuito em srie): Iniciou-se o experimento ajustando a voltagem da fonte C.C para uma ddp de 10V, logo aps conectou-se a ponta de prova na sada da fonte e a outra extremidade com os jacars nas molas da chave deslizante da maleta 500 em 1. Em seguida

prendeu-se cada extremidade dos fios nas molas e as outras nos furos da protoboard e posicionaram-se dois resistores da seguinte maneira: Para o primeiro resistor de 2k, uma de suas extremidades ficou conectada no mesmo furo que est um dos fios que faz a ligao entre a protoboard e uma das molas da chave deslizante. Para o segundo resistor conectou-se de mesma maneira que uma de suas extremidades esta ligada no primeiro resistor e a outra no segundo fio que faz a ligao entre a protoboard e uma das molas da chave deslizante. Logo aps, alternou-se a chave deslizante de maneira que uma ddp de 10V foi aplicada entre as extremidades do circuito provocando uma corrente que, teoricamente, levando em conta a configurao do circuito seria de 2,5mA, pois os resistores esto em serie logo pela lei de ohm, devemos ter:

Como:

Temos:

Logo:

Arranjo II (Resistores em paralelo): Para tal configurao utilizou-se o mesmo procedimento que no arranjo I, porm com algumas alteraes, so elas: Pegou-se o primeiro resistor 2k e conectou uma de suas extremidades em um furo da protoboard, onde se encontra a extremidade de um dos fios que liga a mola protoboard. Depois, colocou-se a outra extremidade do primeiro resistor no em outro furo da protoboard de maneira que neste mesmo furo est uma das extremidades do segundo fio que liga o circuito. Assim este resistor ficou submetido a uma ddp de 10V. Em seguida pegou-se o segundo resistor tambm de 2k e o conectou da seguinte maneira: Uma de suas extremidades foi conectada no mesmo furo onde se encontra a extremidade de um dos fios que liga o circuito e uma das extremidades do primeiro resistor, de forma que este ponto (furo) onde esto uma das extremidades dos dois resistores e do fio constitui um n. O mesmo foi feito para a outra extremidade do segundo resistor de forma que este tambm constitui um n, assim os dois resistores encontram-se em paralelo, ambos sob uma ddp de 10V.

3. Apresentao dos Resultados.


Para o primeiro arranjo (resistor em srie) a previso terica era que a corrente no circuito fosse de 2,5mA tomando como base o resultado em (6). Porm verificou-se com o multmetro que a corrente total do circuito foi de 2,4mA. Esta pouca diferena, provavelmente se deu devido incerteza do multmetro (na funo ampermetro). Para um fundo de escala de 20mA o erro dado por (0,8% corrente medida +1 no dgito menos significativo):

Dessa forma podemos verificar a lei das malhas, pois quando se mediu a ddp para cada resistor nesta configurao (em srie) percebeu-se que os valores encontrados so: Resistor I:

Resistor II:

Logo a ddp total de acordo com a lei das malhas ser:

Assim, o resultado terico seria de 10V em vez de

9,6V, porm devido a

incerteza do instrumento j expressada em (7) e a alguma provvel perda de potencial nos fios do circuito, visto que os mesmos no so ideias (oferecem alguma resistncia a passagem da corrente) ocasionou tal diferena.

Para o segundo arranjo (em paralelo) verificou-se atravs das medidas que para cada resistor a ddp foi de 10V e a corrente eltrica dividida no n que une as extremidades dos dois resistores e a extremidade do fio que liga o circuito em um dos lados da protoboard, de maneira que valores diferentes de corrente passem por cada resistor, logo:

Resistor I:

Resistor II:

Assim, pela lei dos ns, verificamos que a corrente total para esta configurao em paralelo de:

Como o esperado de acontecer de acordo com a previso terica, visto que estes dois resistores nesta configurao equivalem a apenas um de , pois:

(14)

4. Concluso.
Podemos dizer que o experimento teve como importncia o reconhecimento dos principais equipamentos relacionados medio de corrente, ddp e resistncia e, tambm, a percepo da relao entre corrente e tenso, bem como as leis, ou melhor, as regras tericas que relacionam correntes eltricas e tenso em determinados elementos de um circuito, ou seja, a regra das malhas e dos ns. Dessa forma, o experimento foi bem sucedido, pois, em nossas medies, pudemos verificar a regra das malhas e dos ns e perceber que as propriedades eltricas do instrumento de medio podem alterar o resultado previsto pela teoria, como no primeiro arranjo, de maneira que no houve um erro muito grande, pois o pequeno erro que houve foi devido s propriedades dos instrumentos de medio e algumas idealizaes feitas no modelo terico que no tem como serem verificadas em

configuraes reais, como por exemplo, fios ideais, ou seja, que no ofeream resistncia passagem da corrente eltrica.

5. Referncias Bibliogrficas:

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Fsica 3, 8 Edio. http://www.inf.pucrs.br/~calazans/undergrad/laborg/cod_cores_res.html (acessado em 27/09/13 s 00h11min). http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod07/m_s02.html (acessado em 27/09/13 s 00h13min).

You might also like