You are on page 1of 3

IDEIAS PARA A MINIRREFORMA POLTICA

por Luiz Otavio Nascimento LON

Est em gestao na Cmara dos Deputados a Minirreforma Poltica, sem que os polticos levem em considerao a existncia de um poder maior, aquele transformador, capaz de mudar tudo isso: o povo. este o poder que deveramos invocar para tentar colocar em prtica uma ideia relativamente simples, cujo princpio : SER POLTICO NO DEVERIA SER PROFISSO. Para tornar realidade esta declarao deveramos acabar de vez com toda e qualquer reeleio, em qualquer nvel do Legislativo ou do Executivo, impedindo a qualquer tempo que um poltico venha a exercer o mesmo cargo novamente. Isto significa, por exemplo, que um vereador somente teria uma nica possibilidade de exercer seu mandato. Findo este, ele jamais poderia exerc-lo novamente, mesmo que tenham sido decorridos 50 anos entre uma eleio e outra. Ele, se quiser se candidatar novamente, somente poderia faz-lo para outros cargos, ou seja, para prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente. Jamais e a tempo algum para um cargo que ele j tenha exercido, nem mesmo se trocar de cidade e/ou estado. Para prosseguir na pretendida carreira de poltico, ele teria de se destacar positivamente dos seus pares e obter o voto de seus concidados para ser eleito para outro cargo. Com isso estaramos promovendo uma grande renovao do quadros partidrios, que teriam - ento - de ter e praticar programas bem especficos e diferenciados, pois no estariam baseados em pseudas famas pessoais.

Casos como do Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, somente para citar uns poucos, no existiriam. E um bom subproduto dessa ideia que no teramos aposentadorias de polticos, pois a durao do maior mandato seria de senador, por um mximo de 8 anos, sem nenhuma possibilidade de reeleio. A alternncia do poder gerada poderia ser uma das maiores armas contra a corrupo. Ela dificultaria o aparelhamento da mquina pblica por um partido poltico. Outra ideia limitar a um salrio mnimo a maior doao que poderia ser feita a um candidato, tanto por pessoa fsica como jurdica, mantendo a proibio de doaes por parte de concessionrios e permissionrios de servios pblicos. Com isso, provavelmente veramos a diminuio dos valores totais a serem dispendidos nas campanhas, tornando-as mais democrticas e reduzindo a influncia do poder econmico. A terceira ideia voltar a fazer com que um cidado seja igual a um voto, e que no haja diferenas entre o voto de um paraense, por exemplo, de um gacho. Para isto teramos de implantar a total proporcionalidade dos votos para deputados federais, aproveitando para reduzir metade o tamanho da Cmara dos Deputados. Pois, afinal, quantidade no sinnimo de qualidade. O grande nmero existente hoje somente acarreta em maiores custos para todos os brasileiros. O leitor deste artigo certamente tem suas prprias ideias. hora de compartilhlas para que juntos possamos aprimorar o Poder Legislativo. A omisso nos ser por muito tempo prejudicial.

Escrito em 04.10.13

LON Luiz Otavio da Silva Nascimento. Engenheiro, especializado em Marketing pela Fundao Getlio Vargas. Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos nos Estados Unidos (Darden Business School da University of Virginia e Babson College

Boston, MA) e na Frana (Lcole des Hautes Etudes Commerciales HEC Paris). Tem mais de 25 anos de
experincia na gerao de resultados e na gesto de empresas varejistas e industriais, dentre as quais Perrier, Cisper-Owens Illinois, Smuggler, Carrier e Lojas Renner. Atualmente Scio-Diretor Geral da Merita Consultoria Empresarial e Scio da Cadre Solues, lanadora do aplicativo Mordomo. membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa e do Retail

Council do GLG Gerson Lehrman Group. professor das cadeiras de Inteligncia Competitiva,
Conhecimento do Consumidor e Criao de Valor atravs de Servios dos Mestrados da Business School de So Paulo (Laureate International Universities). Foi um dos fundadores do IPDV Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Varejo e Scio-Diretor da Gouva de Souza & MD. Palestrante nacional e internacional, tem diversos artigos publicados e autor do livro xodo da viso ao uma proposta para o varejo brasileiro. Tambm coautor do livro Varejo: Administrao de Empresas Comerciais, ambos publicados pela Editora Senac So Paulo. Seu ltimo livro Gestor Eficaz prticas para se destacar num ambiente empresarial competitivo foi lanado em novembro de 2010 pela Editora Novo Conceito.

You might also like