You are on page 1of 6

Joo Calvino era Assim - Captulo 14 por Thea B.

Van Halsema

A Cidade do Lago

Poucas cidades tinham uma localizao to bela como Genebra. Construda sobre a rocha circundando um lago azul, crescera dentro de um crculo de monta- nhas, algumas verdes, outras coroadas de neve e envoltas por nuvens. O lago azul ajuntava as guas que rolavam das montanhas e as remetia adiante num poderoso rio, o Rdano, que seguia pressuroso para a Frana e at o Mediterrneo. Genebra situava-se numa das encruzilha- das da Europa. Importantes ro- tas de comrcio passavam pelos seus portes. A cidade estava na extremidade dos cantes suos, bem no sudoeste, como que olhando os pases ao seu redor.

Julius Caesar, numa de suas famosas marchas pela Europa, tinha descoberto Genebra cinqenta anos antes de Cristo. Tinha ali construdo alguns muros de defesa. Quatrocentos anos mais tarde Genebra tornara-se cidade.

O Cristianismo j houvera transformado a comunidade pag. Igrejas haviam sido construdas no lugar de templos pagos. No inicio do sculo dez, a impressionante catedral de Saint Pierre fora erguida no ponto mais alto da cidade. Tinha a forma de cruz, e suas torres quadradas, parecendo fortalezas, se destacavam contra a magnfica paisagem montanhosa.

Genebra estava ainda lutando pela sua liberdade quando Farel a visitou pela primeira vez. A cidade no pertencia a nenhum canto e lutava desesperadamente para tornar-se independente. Durante cento e cinqenta anos Genebra tinha conseguido cada vez mais poder para os seus habitantes, desafiando a garra do bispo e do duque que queriam controlar a cidade. Mas a luta fora sangrenta.

O duque Charles III de Savoy governava as terras circunvizinhas. Os castelos da regio eram as suas cidadelas. Tinha at capturado o castelo localizado na

ilha no meio do rio entre as duas partes da cidade. O bispo governava os habitantes como chefe da igreja a qual todos pertenciam. Era o inimigo dentro da cidade at a sua mudana para um palcio mais confortvel na encosta de uma montanha. O duque era o inimigo externo.

Os patriotas de Genebra lutavam amargamente contra o duque. Finalmente, em 1525, o duque Charles III sitiou a cidade com um grande exrcito. Os patriotas fugiram durante a sua entrada triunfal. Os que permaneceram juraram fidelidade ao duque; que mais poderiam fazer diante das machadas de cabo longo que os soldados do duque levantavam sobre suas cabeas? Os patriotas, porm, volta- ram. Reuniram-se em conselho e repudiaram o voto ao duque. Atordoado pela oposio repentina, o duque fugiu inesperadamente de Genebra sem oferecer batalha. Jamais conseguiu voltar.

Genebra voltava-se agora aos fortes cantes de Bern e Fribourg, fazendo com eles aliana. Esta aliana de 1526 contribuiu para que Genebra se livrasse do duque para sempre. Mas Bern era Protestante enquanto que Fribourg favorecia Roma. No futuro, ao se transformar a batalha em Genebra em luta religiosa, a cidade no lago ficaria novamente a ss.

Farel entrou em Genebra em 1532. Tomou um quarto na penso Tour Perce e logo saiu para avisar que tinha chegado. No dia seguinte, falou a um grupo que se reuniu na penso para ouvi-lo. No segundo dia, falou a uma multido. Os novecentos padres de Genebra comearam logo uma contra-ofensiva. Conheciam bem o dano que o ousado missionrio tinha causado a Igreja de Roma em outros lugares.

O conselho de representantes da cidade no podia botar Farel para fora da cidade porquanto o missionrio trazia salvo-conduto de Bern, aliado de Genebra. Os padres no desistiram: ajuntaram uma turba e cercaram Farel e seu companheiro numa das ruas. Com apupos e gritos, empunhando paus e lanas, os atacantes teriam matado os missionrios no tivera uma tropa de soldados chegado em tempo para dispersar o tumulto e escolt-los para a sua penso. Um guarda permaneceu a noite inteira junto a porta do seu quarto. Cedo de manha, amigos de Farel levaram-nos num barco para o outro lado do lago, deixando-os em lugar seguro.

Guilherme Farel estava acostumado com tais recepes. Fez um novo plano para Genebra. Dentro de algumas semanas apareceram avisos em vrios pontos da cidade. O povo lia com interesse: "Um jovem recm-chegado nesta cidade dar instruo na leitura e na maneira de escrever a lngua francesa, a todos que quiserem, grandes e pequenos, homens e mulheres, mesmo aqueles que nunca foram a escola. Caso no aprenderem a ler e a escrever dentro de um ms, ele no deseja nenhuma recompensa pelo seu trabalho. Encontra-lo-eis no Boytel- Hall, perto da Praa Molard, onde se v a Cruz Dourada. Cura tambm muitas doenas de graa." No tardou que a sala alugada na tabuleta da Cruz Dourada ficasse repleta de alunos. O professor, um jovem de vinte e um anos, chamava-se Antoine Froment. Era um dos auxiliares de Farel, trabalhando secretamente.

Ensinava francs como havia prometido, mas o misturava generosamente em pequenos sermes e comentrios sobre a Bblia. A sala transbordava. O povo aflua para ouvir o jovem mestre. No dia de Ano Novo, 1533, o grupo era to grande que Froment foi conduzido a Praa Molard, lugar freqentemente usado para reunies. Subiu numa banca de peixe, ao ar livre do inverno frio, e pregou ao povo sobre o texto: "Acautelai-vos dos falsos profetas."

Estava ainda pregando quando um magote enraivecido, liderado por padres armados, invadiu a Praa Molard. Froment refugiou-se na casa de um boticrio, cujas janelas foram logo estraalhadas. Assim como Farel, Froment teve que sair de Genebra as pressas, escondido pela escurido da noite. Mas a semente plantada pelos dois franceses germinou e cresceu.

A luta por causa da religio comeava agora de verdade. Bern, o canto Protes- tante, entrou na refrega com uma carta aos conselhos de Genebra: "Excelncias, deixai a verdade tomar livre curso." Dentro da cidade, o povo estava dividido.

A luz de archotes, setecentos padres, cnegos, e outros seguidores de Roma se reuniram e fizeram juramento para matar todos os Protestantes de Genebra. No dia seguinte, ajuntaram-se em frente ao altar-mor de Saint Pierre, liderados pelo cnego Wernli, o qual trajava uma couraa. Ao repique do grande sino Clemence, o exrcito de setecentos homens marchou para fora da catedral empunhando estandartes, cruzes, machadas, lanas, e bordes. Desceu pelas ruas at a Praa Molard, recebendo, a caminho,

adeses de reforos. Mulheres surgiram, seus aventais carregados de pedras. Adolescentes engrossaram as fileiras. Todos se alinhavam ataviados para a batalha, aguardando o inicio da contenda.

Os Protestantes, tambm, reuniram suas foras numa grande casa pertencente a um dos seus adeptos. Saram ao encontro dos seus concidados alinhados em cinco fileiras. Armas em riste, ambos os lados se encontravam em lados opostos da praa. E foi neste ponto que, espantosamente, sete negociantes de Fribourg puseram fim a luta antes que esta comeasse. Postaram-se entre os dois lados, implorando-os a fazerem as pazes em vez de brigarem vizinho contra vizinho. Os padres foram os ltimos a se convencerem. Mas, finalmente, toda a gente armada voltou para casa. Essa paz inquieta durou cinco semanas.

Mais uma vez, a tardinha de um dia de maio, 1533, o Cnego Wernli tirou suas vestes litrgicas e afivelou sua couraa e espada. Seguido por alguns padres armados, chegou a Praa Molard ao crepsculo. A notcia alastrou-se pelas ruas estreitas. 0 sino de alarme repicou, assustando a todo mundo. Protestantes e seguidores de Roma correram para participar na luta. Na escurido, o cnego Wernli terava com a espada para a esquerda e para a direita dentro da multido. A briga durou pouco. Alguns foram feridos, e logo todos retrocederam para os seus lares. Todos, menos o cnego Wernli, cujo corpo foi descoberto na manh seguinte Jazia morto na soleira de uma porta, uma lana delgada fincada entre as juntas da sua couraa.

Isso significava mais barulho. O cnego Wernli era de nobre famlia, do canto Catlico-Romano de Fribourg. O conselho de Fribourg exigiu o castigo de todos quantos tinham lutado contra o cnego. Matai-os, disse Fribourg, ou quebraremos nossa aliana com a vossa cidade. E foi ai que entrou o urso de Bern, que parti- cipava tambm da aliana tripartidria.

Estamos estranhando o vosso tratamento para com os Protestantes da vossa cidade, disse Bern para a sua minscula aliada, Genebra. Jogastes "nosso servo, Senhor Guilherme Farel" para fora da vossa cidade. Causastes aborrecimentos ao nosso servo Froment. Convidastes a vossa catedral um professor da Sorbonne em Paris que "pregou somente mentiras, erros, e blasfmias contra Deus, a f, e contra nos, ferindo a nossa honra, chamandonos de judeus, turcos, e cachorros." No estamos dispostos a agentar tudo

isso. Estamos enviando uma delegao a Genebra para encontrar-se com os vossos conselhos e para arranjar um debate publico para que todo o povo possa ouvir.

O conselho de Bern enviou em seguida o seu missionrio solteiro de barba ruiva para pregar e participar no debate pblico que havia sido solicitado. Farel reapareceu em Genebra em dezembro de 1533, carregando seu plpito porttil que era montado onde quer que desejasse pregar. Froment, o professor, tambm estava de volta. E um terceiro pregador, natural da Sua, chegou a cidade. Este, Peter Viret, era um homem erudito e amvel, respeitado por onde andava. Nas suas costas levava a cicatriz de uma leso infligida por uma lana nas mos de um padre.

Os conselhos de Genebra estavam passando por apertos. Tinham que toma ruma deciso. Caso recusassem um debate pblico, a delegado de Bern rasgaria o selo da sua aliana com a cidade. Caso concordassem com o debate, estariam contribuindo para o estabelecimento da Reforma em Genebra.

Entrementes, o numero de Protestantes estava aumentando. Por algum tempo Farel tinha pregado numa grande casa que podia receber quatrocentas pessoas. Os Protestantes tinham ento marchado numa multido para tomar conta do Convento de Rive, o qual podia receber quinhentos ouvintes. Viret batizava os convertidos e falava contra a ordem dos padres de que todas as cpias da Bblia fossem queimadas.

Os conselhos, finalmente, concordaram com a disputa publica em Saint Pierre. Durou uma semana e constituiu-se numa vitria para os Protestantes. Mas antes que a causa Protestante pudesse ser levada ao voto da cidadania, o duque de Savoy reapareceu nas cercanias da cidade. Tinha feito um acordo com o bispo impopular. Fribourg tinha rasgado o selo da sua aliana com Genebra.

Bern estava de fora, relutante a deixar-se envolver contra o duque, porquanto Charles III ostentava o apoio do imperador Charles V e do papa. Genebra estava agora sob gravssima ameaa.

Os castelos do duque ao redor de Genebra estavam apinhados de homens arma- dos. O duque enviou um ultimato aos conselhos da cidade. Livrem-se dos trs pregadores, ordenou o duque. Recebam o bispo de volta.

Tornem a obedecer a igreja me, e no enviarei meus exrcitos para os destruir. Bern enviou o seu parecer a pequena cidade. Seria mais prudente, aconselhou, submeter-se ao duque do que ser esmagada. Os cantes suos se reuniram e enviaram orientao aos conselhos de Genebra. Deveis vos submeter, diziam os cantes, pois no podeis enfrentar o duque, o bispo, o papa, e o imperador.

O povo de Genebra percebeu claramente o significado do ultimato do duque. No era tanto uma questo de religio. Era a escolha entre a liberdade e o cativeiro. Viver sob a tirania do duque, que tinha se aliado com o bispo e com Roma - poderia Genebra submeter-se a tanto depois de ter lutado tanto e com tanto ardor pela sua liberdade'?

Os conselhos tomaram uma deciso, representando a vontade do povo. No nos submeteremos, falou Genebra ao duque e aos seus aliados. Preferimos ser enterrados sob os escombros da nossa cidade do que perder nossa liberdade.

https://sites.google.com/site/estudosbiblicossolascriptura/Home/joaocalvino/joao-calvini-era-assim

You might also like